Ir para conteúdo

Ferias 2013 ( Deserto Atacama e Santiago)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, serei bem breve, pois não sou uma boa narradora.

 

Finalmente, minhas férias chegaram destino: Deserto de Atacama e Santiago.

 

Viajei na sexta a noite, dia 15/03 para Santiago, pernoitar em Santi e depois pela manhã segui para Calama ( Aeroporto mais perto de Atacama).

Infelizmente, por equívoco meu, havia feito a reserva no Hotel Ibis Estación Central com a data de chegada errada, ao invés de 15/03 (entrada), reservei dia 16/03. ::putz::

 

Resultado, o recepcionista que me atendeu disse que não havia mais vagas e sequer me ajudou dando opções de hotel, mesmo eu tendo informado-o que voltaria, na outra semana para Santiago e ficaria no Providência outro Hotel Ibis Santiago. Simplesmente, ouvi um sonoro não tem vagas!! ::bruuu::

 

Então sai, pelas ruas com bolsa de viagem ( pesada) na mão e mochila nas costas, percorri 3 hotéis ( não sei se posso chamar de hotéis), até que consegui um quarto em um hotel ( cara, não tive coragem de tirar a roupa para dormir). Permaneci com a roupa que estava e só queria sair logo para voltar para o Aeroporto.

Ainda por cima a dona me cobrou US$ 50 a noite ( um absurdo!!).

 

Lição primordial, sempre verificar a data da reserva, pois na minha vida louca, poderia ter estragado toda minha viagem, mas virei a página e segui.

As 5 da manhã já sai da espelunca para o Aeroporto em Santiago.

 

Cheguei em Calama, no dia 16/03 - Durante o voo de manhã o que via era a Cordilheira dos Andes me acompanhando. Não existiria companheira mais perfeita?!

 

Tão logo aterrissamos, o que me surpreendia era olhar para os lados e somente ver “NADA”!

Fui retirar minha bagagem e procurar a empresa Licancabur, nem precisava procurar o Aeroporto é pequeno e o balcão da Licancabur fica bem próximo a área destinada a devolução de bagagem.

 

Eu havia contatado a Licancabur por email e a minha preocupação era se realmente teria um bom serviço. Apesar que já tinha vista comentários na Internet Bons e Ruins.

Cheguei no balcão e tinha uma placa com os nomes das pessoas que tinham reserva com esta empresa de transfer.

Paguei 24.000 pesos para o serviço ida x volta ( cerca de R$104 reais).

 

Particularmente gostei do serviço deles tanto na ida quanto na volta, me deixaram no Hostal Elim direitinho e me pegaram no dia programado.

Somente a horar na volta, apesar de terem dito que estariam as 06:30, chegaram com um atraso de meia hora. Foi até um comentário da dona do Elim “é normal o atraso de meia hora”.

 

Nota: Dolar câmbio Aeroporto Santiago – 455 pesos e Real Aerop. Stiago – 237 ( acho que foi isso, no meu caso troquei dólares x pesos no Aeroporto em Santiago, antes de embarcar para Calama).

No Atacama, pagavam 470 ( na Rua Toconao, nesta rua existem várias casinhas que fazem câmbio, fui em três casas que cotavam o mesmo valor ).

 

A Licancabur me deixou no Hostal Elim, onde a atendente Susana veio me recepcionar no portão.

Logo de cara adorei o lugar, bem simples, gostoso e a Susana foi muito atenciosa comigo, me passando as informações, mapa, mostrando meu quarto e dando o recado que a Grado 10 queria falar comigo.

 

Meu quarto era bem grande, afinal tinham 4 camas ( 3 de solteiro e 1 de cama) todas para mim! Rs

Este Hostal não divide quarto, a menos que você queira e o banheiro também é privativo.

Primeiramente, só queria tomar um bom banho, afinal depois de uma noite doida em Santiago num quarto que me arrepiava.

Ter uma cama limpa e quarto cheiroso era a melhor coisa que eu queria em minha vida.

 

Após o banho, parti para Rua Caracoles, procurar a Grado 10.

Eu havia verificado várias empresas pela Internet para fazer os passeios pelo Atacama e não tive coragem de deixar fechar os passeios somente quando eu chegasse no Atacama, com receio de não ter disponibilidade.

Outro fato, que havia visto fotos da Grado 10 e queria muito aquele CAMINHÃO!! Atacama sem o Caminhão 10, para mim não seriam Férias!

Fui a Grado 10 paguei o restante dos 50% que eu devia( a primeira parcela foi paga no Brasil, através do meu cartão de crédito).

Fechei os seguintes passeios:

 

Março 16 (sábado): Valle del Arcoiris. CLP$30.000 – CANCELADO ( Passeio não realizado em virtude de falta de turistas)

Março 17 ( Domingo): Salar de Tara. CLP$50.000 & Valle de La Luna & Valle de La Muerte. CLP$10.000

Março 18 ( Lunes): Lagunas Antiplanicas. CLP$30.000

Março 18 ( Lunes): Lagunas Cejar. CLP$15.000

Março 19 (Martes): Geisers Del Tatio. CLP$30.000

Total por persona CLP$165.000. (sem incluir entradas)

 

Atacama é lugar inacreditável, com paisagens belíssimas, que parecem pinturas, além de eu ter conhecido pessoas sensacionais.

Principalmente, uma chilena que passou a ser companhia de balada e que me ajudava na difícil tarefa de tomar Pisco!!!

Elegemos o melhor Pisco de Atacama, feito no Adobe e descobri o prazer de comer palpa ( abacate) como “verdura”.

 

Cancelei na tarde do dia 19, o último passeio que eu faria pela Grado 10 para o Valle del Arcoiris, no dia 20 , pois continuava sem turista e desta forma, eles fechariam com outra agência. Como eu queria ter um dia só para mim, foi a melhor coisa, pois assim curti e muito o Atacama sozinha.

 

No dia 20 de março fui a Toconao, aluguei uma bici e fui a Pukara de Quitor que fica distante de S. Pedro uns 3 kms , a partir do Mirante temos a visão de S. Pedro, Cordilheira.

 

E infelizmente, fui embora no dia 21, quando decolei no avião da Lan e via as imagens que a Lan passava de dentro do avião e via a Cordilheira senti uma emoção enorme e chorei. Atacama é um lugar ímpar, fiquei muito emocionada e chorei, chorei de felicidade e tristeza por não ter ficado mais tempo.

 

Cheguei em Santiago no dia 21, mas engraçado, embora Santiago tenha suas particularidades, me hospedei na Providência, Bairro carismático, mas ficava triste por não estar mais no Atacama. Logicamente, são Cidades diferentes.

 

Santiago conheci vários lugares como Centro ( Ruas Ahumada, Bandera ), bairro Patronato ( é como meu Saara aqui do Rio, de comércio popular), bairro Bella Vista.

Os grandes shoppings como o Costanera Center e Parque Arauto.

 

Fui as casas de Pablo Neruda: em Santiago (La Chascona) e Isla Negra – recomendo-as , além das casas serem bem curiosas é ótimo conhecer um pouco mais da vida deste grande Poeta.

 

Desculpe-me, caso tenha sido bem sucinta em minhas informações, mas estou à disposição, caso vocês queiram saber mais detalhes de minha viagem.

Somente coloquei algumas fotos.

 

Abraços a todos.

DSCN0008.JPG.2c47a2fcd5313e7bd5a61d8f8ec2d89b.JPG

008.JPG.b0daad24cb01847191e9f41636ed3276.JPG

037.JPG.85068936f289f2c936f6c8754bff9b9c.JPG

046.JPG.722ad22dc67d3bb589169d2f3e014098.JPG

DSCN0037.JPG.f9bb67f18f8ed9de95c79df8f33cb7e6.JPG

DSCN0135.JPG.d74d96f151065a78926cf2856b91ca51.JPG

DSCN0190.JPG.b140fcfa036774be634744c78fe5658a.JPG

DSCN0093.JPG.1b7e7d5bd8a8b94c4abae0cffccf4d9a.JPG

DSCN0259.JPG.865e83cd1c537d0308b0ca99c2aae531.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Olá Sionev tudo bom?

 

Gostei muito dos seus relatos sobre o Deserto do Atacama. Estou pensando em fazer uma viagem em setembro para lá.

Estou pesquisando a empresa Grado 10 que você comentou em seus relatos, gostaria de saber suas opiniões sobre a empresa. Você foi bem atendida, o pessoal foi gentil, te explicaram tudo certo, houve algum contratempo, vocês dormiam aonde?

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Excelente relato... ::otemo::

 

estou pensando no mesmo destino.. uns 8 a 10 dias. depende do $.. ahahah

 

 

sobre suas reservas (passeios, hostel, passagens santiago - calama...) fez tudo pela internet ou como??

e os gastos (tirando as passagens)?? ah, e quais os meios de pagamentos??

 

muitas perguntas, mas se puder responder, agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
Olá Sionev tudo bom?

 

Gostei muito dos seus relatos sobre o Deserto do Atacama. Estou pensando em fazer uma viagem em setembro para lá.

Estou pesquisando a empresa Grado 10 que você comentou em seus relatos, gostaria de saber suas opiniões sobre a empresa. Você foi bem atendida, o pessoal foi gentil, te explicaram tudo certo, houve algum contratempo, vocês dormiam aonde?

 

obrigado

 

Ola, tudo bem?

 

Desculpe-me, realmente não vi os avisos no meu email e estava com a vida meio corrida não entrei no site dos mochileiros já fazia um tempinho.

No meu caso, eu escolhi a Grado 10, pois queria muito fazer os passeios pelo Deserto do Atacama no caminhão.

Sabe, para mim era condição primordial, besteira, mas era o que me colocava em extase, sempre quando eu pensava no Atacama.

E foi exatamente como queria, em todos os passeios pela manhã um café da manhã.

Amei!! Café da Manhã em pleno deserto e quando os passeios eram de tarde, tinha um guia que no final fazia Pisco para a galera. Não tinha como resistir?! Tomar Pisco em pleno deserto, com pessoas agradaveis. Por isso, tenho uma foto tomando Pisco no por do sol, feita nas Lagunas Cejars. Isso quando todas as Agências tinham ido embora e nos ficamos até a noite.

 

Não posso te garantir, que sempre é assim, mas foi assim comigo.

 

Realmente não me decepcionei, mesmo que no útimo passeio o guia que teria que ir conosco, na vespera não apareceu pontualmente e o dono da empresa fez o passeio sozinho, dirigindo e sendo guia.

Apesar, que algumas pessoas ficaram aborrecidas, mas a conduta da Grado 10, foi correta, devolveram parte do passeio, pois não foi feito com atenção integral, na hora do nosso café da manhã, o dono o fez sozinho, mas depois outros guias de outras agências o ajudou e no final todos aguardaram os equipamentos, inclusive que estava no grupo que era turista.

Sinceramente, mesmo nesta ocasião, não fiquei com raiva, afinal que faz a viagem e a gente.

E em todos os passeios, e encontrei pessoas incríveis, brasileiros e estrangeiros, tanto que minha melhor amiga atual é uma chilena que conheci em um passeio.

Só tente negociar, no meu caso, eu fiz tudo, no Brasil e conheci não consegui barganhar. Contudo, como eu fui justamente em uma semana que haveria um campeonato, quem deixou para fechar com a Grado 10, lá no Atacama teve que contar com os cancelamentos.

 

Eu dormi no hostal que eu fechei Elim, somente fiz com a Grado 10 os passeios.

No horário marcado eles apareceriam no Hostal para me buscar.

 

Espero que eu tenha te ajudado.

 

Mas existem várias empresas que fazem os mesmos passeios.

 

Qualquer dúvida me fale.

 

Desculpe-me pelo atraso e boa viagem!

 

E Ame o Atacama, pois eu amei e chorei muito quando entrei no avião da Lan, revendo as imagens.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Sio Blza!!

Quanto vc gastou em San Pedro e em Santiago?? Tirando as passagens aéreas. Desde já lhe agradeço, pela atenção dispensada.

 

Abs,

Gy.

 

Gy, tudo bem?

 

Isso é muito pessoal.

 

Mas a respeito dos passeios foi o que eu disse:

 

Transfer - Paguei 24.000 pesos para o serviço ida x volta ( cerca de R$104 reais).

Março 16 (sábado): Valle del Arcoiris. CLP$30.000 – CANCELADO ( Passeio não realizado em virtude de falta de turistas)

Março 17 ( Domingo): Salar de Tara. CLP$50.000 & Valle de La Luna & Valle de La Muerte. CLP$10.000

Março 18 ( Lunes): Lagunas Antiplanicas. CLP$30.000

Março 18 ( Lunes): Lagunas Cejar. CLP$15.000

Março 19 (Martes): Geisers Del Tatio. CLP$30.000

Total por persona CLP$165.000. (sem incluir entradas)

 

Vc tem que dividir por 230 para saber o equivalente em reais, para o cambio da época que eu viajei que foi em Março/2013.

 

Hostal Elim / Hospedagem no Atacama - 170.000 pesos - 5 noites

Hotel Ibis/ Hospedagem em Santiago, na Providência - 280.000 pesos - 8 noites

 

No meu caso, eu viajei sozinha e também preferi dormir em quartos sozinha/ com banheiro privado.

 

Agora gastos pessoal de restaurantes/ saidas, como te disse não tenho como te dizer, pois isso vai depender do que você quer.

No meu caso, muitas vezes comia batata frita no almoço e iogurte, pois eu não tinha tempo de almoçar corretamente e assim a noite eu jantava, mas queria ir para bons restaurantes que eu tinha visto nas revistas.

 

Espero que tenha te ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Excelente relato... ::otemo::

 

estou pensando no mesmo destino.. uns 8 a 10 dias. depende do $.. ahahah

 

sobre suas reservas (passeios, hostel, passagens santiago - calama...) fez tudo pela internet ou como??

e os gastos (tirando as passagens)?? ah, e quais os meios de pagamentos??

 

muitas perguntas, mas se puder responder, agradeço muito.

 

Sim fiz tudo, pela net lia relatos em vários sites: Mochileiros, Viaje na Viagem, Matraqueando ( amei este site!!).

Além disso, Chile virou modinha entre os brazucas e tive a sorte de algumas revistas de viagem procurarem matérias exatamente dos locais que eu queria passear: Atacama e Santiago.

Como seria minha primeira viagem sozinha, preferi fazer tudo pela net depois que li e tinha mais informações.

Eh besteira, mas me sentia mais segura, sair do Brasil sabendo exatamente para onde eu iria e com quem eu tinha contratado.

Assim, foi mais zelo meu, contudo pode fazer tudo lah mesmo no Atacama, desde que você não pegue alta temporada lá, pois como te disse Chile tinha virado modinha para os brazucas. Praticamente 70% dos estrangeiros no Atacama em março eram brasileiros.

 

Passagens comprei pela Decolar, houve um dia que entrei e dei a sorte de estar em promoção passagens da Lan Chile.

 

Hospedagens - Pesquisei muito no Tripadvisor, lia os relatos e via também na Lonely Planet.

 

Gastos - Desculpe mas para eh muito pessoal, no meu caso sou do tipo que adoro levar as revistas do lugar e ficar sem almoçar para jantar num lugar legal. É besteira, sim é, mas para mim é algo extremamente prazeroso.

Então jantava em restaurantes como o : Adobe, Le Estaka, Tierra Todo Natural.

 

Neste site tem vários estabelecimentos em Atacama - http://www.sanpedroatacama.com

 

A respeito dos meios de Pagamentos - somente adiantei o pagamento do passeio com a Grado 10, que não aceitou efetuar a reserva sem o adiantamento de 50%, hospedagem paguei tudo quanto eu cheguei lá, pois aceitavam a reserva via site/email.

 

Qualquer dúvida me avise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Você saberia informar quanto gastou +/- ao final da viagem?

 

Ola, isso é muito pessoal.

 

Não é que eu não queira te informar, mas existem coisas que eu fiz ( fui a restaurantes citados em revistas/sites e todos os dias tomava pisco,no Atacama).

 

Aproveitei para comprar casacos de frio e minhas mochilas esportivas da Columbia, que no Brasil não tem loja e lá era mais barato.

 

Em Santiago, eu queria ficar no Bairro chamado Providência, paguei mais caro, fiquei em hotel e não deixava de ir aos restaurantes citados em revistas e fazer o que os chilenos fazem a tarde tomar um vinho a tarde.

 

Depende muito do foco do que você quer, onde ficar, comer.

 

Então para mim fica dificil falar o gasto de minha viagem.

 

Desculpe em não poder te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

GASTOS TOTAIS:

 

Transfer Aeroporto Calama x Hostal Elim x Aeroporto Calama - Paguei 24.000 pesos ( cerca de R$104 reais).

Transfer Aeroporto Santiago/ IBIS Providência (acordado com o IBIS) ( cerca de R$ 50 reais).

 

Passeios Atacama

Março 16 (sábado): Valle del Arcoiris. CLP$30.000 – CANCELADO ( Passeio não realizado em virtude de falta de turistas)

Março 17 ( Domingo): Salar de Tara. CLP$50.000 & Valle de La Luna & Valle de La Muerte. CLP$10.000

Março 18 ( Lunes): Lagunas Antiplanicas. CLP$30.000

Março 18 ( Lunes): Lagunas Cejar. CLP$15.000

Março 19 (Martes): Geisers Del Tatio. CLP$30.000

Total por persona CLP$165.000. (sem incluir entradas)

 

Cafe da Manha Atacama: Tomava café no Hostal ou quandos os passeios eram pela manhã a Grado 10 sempre fazia um gostoso café da manhã.

Almoço ( Atacama): Eu tinha 2 passeios por dia então enrolada no almoço com lanchinhos: batata frita, iogurte.

No último dia, o qual não tive passeio, fiz um lanche no Todo Natural ( paguei carinho)

Jantar ( Atacama): Jantar (Atacama): em média gastava cerca de R$ 50 tudo - Adobe, Estaka, são os principais restaurantes na Caracoles.

** Nos jantares, sempre eu pedia o prato principal, sobremesa local e Pisco.

 

Café da Manhã em Santiago

Primeiro dia paguei caro, pois não conseguia ainda Santiago, então tomei dentro do IBIS providência.

Nos demais dias - tomava numa rede chamada Castano - gostosa, comprava: cafe, iogurte, paozinho, Donuts ( o que não falta em Santiago sao os Donuts), cerca de R$ 6

 

Jantar - prato principal, sobremesa + vinho, geralmente serviam uma entradinha -

Jantei nos seguintes restaurantes: Aqui esta Coco, Como Agua para Chocolate, Bar Liguria cerca de R$ 50/60 e no último dia na Pizzaria maravilhosa-Tiramisu ( pizza/ vinho e sobremesa cerca de R$ 40!!!).

 

Passagens - Rio x Santiago ( pernoite de uma noite) x Calama x Calama x Santiago x Rio - cerca R$1200 pela Decolar/parcelado em 5 x

 

Santiago - é muito tranquilo e tem um bom sistema de metrô. Você pode fazer tudo de metrô.

Eu particularmente, comprava os bilhetes e preferia sempre caminhar inclusive de um bairro para outro, para conhecer as coisas.

Como vocês podem notar, eu gastei mais pois queria uma determinada agência para fazer os passeios no Deserto em Atacama e não abria mão de jantar bem em lugares conhecidos e fiquei em quarto sozinha/banheiro privativo.

 

E particularmente em Santiago, queria ficar em um bom bairro - Providência.

 

Com certeza, tem gente que viaja pagando bem menos.

 

Por isso, creio não ser um bom parâmetro.

 

Detalhe para quem gosta de comprar artigos em loja de roupas esportivas, Santiago é mais barato do que Atacama.

Mas não mais barato que Buenos Aires.

Contudo, equipamentos vale a pena pesquisar, pois eles não tem nosso I.I (imposto de Importação).

Na época, Tables Apple estavam a metade do RJ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...