Final de Semana em SC (Florianopolis, Bombinhas, B Camboriu)

Relato de Viagem / Final de Semana em Sc (Saindo de carro Curitiba PR)

01,02 e 03 Março 2013

Nathalia e Joao Henrique

Obs: Ficamos na casa de familiares em Baln Camboriu Sc

01 – Após o trabalho, chegamos em Balneario Camboriu, mas devido o horário apenas jantamos e dormimos.

02 – Logo cedo, pegamos o carro e partimos para Florianopolis (Aprox 90km)

Identificamos que na Av das Rendeiras (Lagoa da Conceição) há vários barcos de passeio, optamos pelo Barco Ondança (http://ondanca.com/), uma vez que os mesmos dispõe um passeio de 2h com duas paradas por R$15,00. Neste passeio eles vão para diversos lugares e vale a pena conferir o serviço, as saídas é as 09h30 ou 12h.

Após desembarcar, pegamos o carro e fomos para Joaquina (aprox. 3km dali), no qual possui as famosas dunas altíssimas para a pratica do “skibunda” (sandboard). O preço para cada equipamento é de R$20, porem conversamos com eles e disponibilizaram 2 pranchas neste valor, a principio o tempo é de 1h, porem entre as decidas e subidas, o evento acaba sendo muito cansativo, se tornando 1h, tempo suficiente. Sugiro não se aventurar com relógios, joias...pois é fácil entrar no prejuízo após alguns tombos. É possível equilibrar-se em pé após algumas decidas, mas se ainda assim não tiver coragem, pode descer as dunas sentado.

598da1ecba735_floripa04-joaquina.jpg.38af0a19fa48a41bb8e4d4e9d1e4574a.jpg

A brincadeira estava cansativa e decidimos nos despedir das dunas, as placas indicavam um outro evento próximo dali, o Projeto Tamar (aprox uns 8km) (http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=8), o valor é de R$10 para adultos e R$5 para crianças, porem eles aceitam apenas em dinheiro. Vale a pena conhecer, há varias espécies de tartarugas e profissionais habilitados que estão dispostos a sanar as duvidas. Dica: as 15h30 diariamente são realizadas as refeições, momento pelo qual o criador interage mais ainda com os animais e visitantes, dependendo da conversa, você mesmo pode alimenta-las.

No interior do parque há uma loja, onde pode comprar varias lembrancinhas, la eles aceitam cartão.

O dia já estava acabando, decidimos voltar para B.Camboriu.

03 – Acordamos cedo e partimos para Bombinhas (aprox 35km) para realizar mergulho (Destino: Ilha do Arvoredo), já havíamos combinado com antecedência, pago as reservas, restava apenas receber algumas orientações. Optamos pela @Patadacobra (http://www.patadacobra.com.br/), pois tínhamos varias referencias positivas a respeito da mesma, inclusive seu preço estava mais "atraente" (235,00) comparando-se as demais. Papeladas assinadas, rumo ao trapiche, as 09h o barco estava saindo.

A viagem de barco até Arvoredo é de aproximadamente 1h30, sugiro ter uma alimentação bem leve e tomar Dramin para evitar enjoos ou desconforto. Chegamos no destino, recebemos mais orientações, vestimos as roupas e equipamentos adequados e já pulamos no mar, após uns instantes de adaptação com o cilindro é hora de submergir. Devido ao belo sol (aprox. 30ºC), o mar estava encantador, com varias espécies marinhas e claridade da agua possível até 20metros. Passamos por vários corais, cardumes dos mais variados peixes, estrelas do mar... tristemente não vimos tartaruga desta vez, mas ainda assim valeu a pena.

Após o mergulho com cilindro de aproximadamente 40minutos, nos alimentamos, esperamos um pouco e resolvemos brincar com o snorkel, modalidade esta que você fica apenas na margem da agua admirando o fundo do mar. A diversão é garantida!

Depois que todos se divertiram, hora de voltar, afinal, já eram quase 15h e tínhamos mais uma viagem de 1h30 até o trapiche. E assim foi...

Pegamos o carro e voltamos a Balneario Camboriu, pegamos um transito enorme!! Jantamos e voltamos a Curitiba com varias historias para contar, final de semana corrido, cansativo, mas muito produtivo.

Aprox.1000 Km rodados (entre idas e vindas)

Trilha Sonora: Monobloco, Natiruts Acustico Rj

Curitiba – Floripa = 4 pedagios, R$1,70 cada

_________________________________________________________________________________________________________

Aos poucos vou fomentando meu relato conforme minhas frequentes viagens para essa regiao

Segue mais dicas::

Para quem se interessar...

A Rodovia Interpraias é um prato cheio para quem deseja apreciar a paisagem através dos mirantes, dentre eles, o meu preferido que fica em Taquaras.

Nessa mesma rodovia é possível dirigir enquanto admira a paisagem de belas praias ao redor e ela liga os diversos balneários da região.

Não deixe de conhecer esse caminho!

Em Bombinhas também tem a pratica de stand up paddle, que é o surf com remos.

Não é um esporte muito complexo, no entanto, há uma preocupação com a utilização de coletes salva vidas e um limite de acesso, para quem não está familiarizado com esse esporte, é possível realizar sentado e aos poucos ficando em pé.

Há diversos lugares que alugam as pranchas, o preço varia pelo ponto e tempo, mas está na faixa de 25 a 50reais (30minutos a 1hora)

Por fim... apresento a vocês, um lindo nascer do sol em Balneario Camboriu

Mais uma dica, desta vez para Bombinhas

Continuando o caminho "interpraias" que disse anteriormente, essa é saindo de Baln Camboriu sentido Bombinhas

olha como é a estrada:

Bombinhas há diversos balnearios, dentre eles meu preferido que é a Praia da Tainha, uma das ultimas da região e para chegar nesse lugar voce passa por uma estrada de terra, onde nao indico nos dias de chuva, pois corre perigo de atolar, no entanto sua vista é maravilhosa, há diversos mirantes no caminho

Dentre eles o meu preferido, na ponta desta pedra é possivel ver todo o litoral Catarinense, inclusive, nao tao distante assim, a linda e esbelta capital -- Floripa!

O caminho até chegar a praia da Tainha ja é uma aventura a parte, entre subidas e descidas é possivel confundir o "azul brincadeira" do mar com o céu, duvida?

Boa Viagem!

Posted Images

Estou passando em todas as páginas no mochileiros e vendo muitos relatos felizes e bonitos sobre Florianópolis e Região.

Cada vez fico mais feliz de morar em um lugar tão bonito e tão admirado.

Bom, então para quem procura roteiros, pontos turísticos, de nossa ilha da magia, deixo aqui um site que tenho certeza que vão gostar (tanto os que pretendem visitar ou mesmo que já visitaram e queiram matar a saudade):

www.maaxcam.com.br

Cipriano

Obrigada!

Aff qase fui pra floripa nesse finds, mas o tcc tá me consumindo Rsrsrs

E meu sonho eh morar aí, cada vez mais encantada por floripa, n eh a toa q eh carinhosamente chamada "ilha da magia", sorte q Curitiba fica próximo, ai vez por outra da pra esticar rapidinho até aí.

Compreendo perfeitamente seu orgulho

hehehehe

Valeu Nathalia.

Ah! Nem me fale...fugi da faculdade exatamente na época do tcc hehehehehe

fugi do suplicio.

Mas também amo Curitiba. Tive poucas oportunidades de ir, fui mais quando criança...mas sempre guardo bem na memória as praças arborizadas e a quantidade de espaço cultural invejados de vocês!!!

Espero poder voltar à Curitiba logo também. A ultima vez já faz três anos e este ano tive que cancelar a passagem por aí que tinha programado...ia no meu aniversário, em junho, congelar um pouco hehehe

As vezes um pouquinho de frio também é bom :)

Tenho alguns amigos que moram nessa região e desconheço sobre hospedagens, no entanto, ouvi falar muito bem de alguns hostels:

Lagoa Hostel http://www.lagoahostel.com.br/hostel.html - Fica na lagoa da conceição, particularmente eu adoro

Floripa Hostel http://floripahostel.com.br/ - Tem algumas unidades, mas gostaria de destacar a que fica no centro, que por sinal é muito bem localizado e próximo de tudo, especialmente dos agitos.

Beijos e boa viagem!

A menos de uma semana(14/15)dez)fiz quase o mesmo roteiro que você, menos o mergulho. O nosso litoral catarinense é realmente excepcional. fui de moto e apesar de já conhecer essa nossa região,ainda fico de queixo caido quando faço aquele trajeto. Costa do encanto como é conhecida. {Recomendadíssimo}