Ir para conteúdo

Florianópolis de Norte a Sul


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

Eu e minha namorada ficamos 15 dias acampados em Floripa onde dividi o passeio nas 03 regiões (Leste, Norte e Sul). Assim, aproveitamos bastante cada minuto e não perdemos tempo dentro de ônibus/carro devido ao trânsito na alta temporada.

Gostaria de agradecer ao pessoal de floripa que participa do Mochileiros, pois me deram bastante dicas! Segue abaixo meu roteiro, informações de cada lugar e algumas fotos conforme o roteiro......

OBS: O roteiro é de 13 dias, mas vc pode diminuí-lo dependendo do seu estilo e gosto pelos lugares. Podem considerar 01 dia para cada local que eu coloquei abaixo, mas, se vc não gosta de trilha e mata pode desconsiderar ir a lagoinha do leste e Praia dos Naufragados na região sul.Vamos lá:

 

1º Região Leste

(Lagoa da Conceição, Praia do Gravatá, Joaquina, Mole c/ Galheta e Barra da Lagoa)

OBS: Da lagoa da conceição, a única praia “mais distante” é a Barra da lagoa. Entre as outras praias é possível ir andando!!

 

1º dia - Lagoa da Conceição e Praia do Gravatá

Ficamos em um camping de frente para a lagoa onde passa a Av. Rendeiras, caminho para se chegar do centro para as praias citadas acima. Ao "fundo" da lagoa encontra-se uma pequena via gastronômica, onde chega-se após 30 minutos de barco (R$5,00), que ficam localizados no início da lagoa (saída pela manhã) ou uma hora de caminhada a pé por um belo caminho na mata, margeando a Conceição (na volta pode retornar de barco).

Próximo aos restaurantes, há uma cachoeira onde pode-se tomar banho.

Na noitada, o centrinho da Costa da Lagoa é a principal atração com diversos restaurantes e também na Av. rendeiras está cheio de outras opções.

Praia do Gravatá

No final da Av. Rendeiras, sentido a Praia Mole pega-se uma trilha sinalizada para a Praia do Gravatá (30 minutos de caminhada), praia pequena e praticamente vazia de água transparente, sem ondas e rasa. Para quem gosta de tranqüilidade é o lugar. No caminho da trilha você avista a praia mole do alto do morro..

Dica: 1. Sugiro ir para a praia do gravatá de manhã e no período da tarde finalizar na joaquina (estão bem próximas). Ou 2. conhecer a lagoa da conceição de manhâ e gravatá a tarde.

 

No meu caso não fiz o passeio de barco da lagoa então fui para o gravatá no mesmo dia na parte da tarde.

 

Centro

Nada funciona no final de semana, então se tiver que ir ao centro vá durante a semana. Você pode caminhar pela Av. Beira Mar, ir no Morro da Cruz (próximo ao Beira-Mar Shopping).

 

2º dia - Barra da Lagoa c/ Prainha

Dedique um dia inteiro para esta praia, pois vale a pena!! E passando a ponte pênsil sobre o Canal da Barra você segue uma pequena trilha que te levará a Prainha. E se vocês seguirem pela trilha (+ 10 minutos) no costão depois da prainha vai encontrar uma piscina natural onde é possível dar uns pulos do alto das pedras..muito bom!!!

Também existe na Barra o Projeto Tamar (Rua Professor Ademir Francisco, s/n.)

 

3º dia - Praia Mole com galheta Mole

Praia mole: de areia muito grossa, ondas fortes e repuxo. Seguindo lado esquerdo da praia mole, pela beira da praia, chega-se numa pequena trilha que leva até a praia da galheta, uma área de preservação, no parque ecológico da galheta e também de nudismo não obrigatório. A galera GLS toma conta do lado esquerdo da praia mole, e alugar uma barraca ou cadeira de praia deste lado é absurdo (10,00 por item).

Existem diversas opções para comer e beber. Na galheta tem vendedores, mas o preço é salgado, deixe para comer e beber na mole.

 

4º DIA - Joaquina

Praia badalada, rasa, com dunas altas, onde é possível fazer descidas com pranchas (5,00 aluguel por 30min). Vc pode passar um dia inteiro ou dividir com a praia do gravatá.

Quando fui estava chovendo e com muito neblina..sem fotos!!!

 

Região Sul

(Praia do Campeche, Armação com Matadeiro, Lagoinha do leste, Naufragados e solidão).

Ficamos acampados no Camping Açores situado no Campeche, lá também tem 04 chalés muito bons!!

O camping fica de frente para a praia do Campeche. O local é muito bom para se deslocar pela região sul e próximo fica o terminal TIRIO de onde tem diversas opções de ônibus.

 

5º - Praia do Campeche e Ilha do Campeche

A praia do Campeche é praticamente deserta, mas na alta temporada chega a ser bem movimentada, também tem bares e restaurantes na rua de entrada. A praia fica de frente para a ilha do Campeche, vale a pena ir! Vá de manhâ ou depois do almoço conforme horários disponíveis.

Saídas diárias: da Praia da Armação, às 9h (R$ 35,00) de barcos – É mais longe o caminho e complicado para estômagos fracos. Também tem botes saindo da Praia do Campeche, mas não é garantido encontrar alguém e o preço é mais salgado (R$50,00). Leve água para a ilha, pois lá é tudo + caro.

Além de aproveitar a praia da ilha existem 05 trilhas que você podem fazer com a presença de um guia local onde os valores das trilha variam conforme a dificuldade e tempo (5,00 e 15,00).

 

6º - Armação, Ilha da Campanha e Praia do Matadeiro Armação é uma praia de ondas bem calmas, serve de acesso para a ilha da campanha (O lugar tem uma passarela de madeira que leva até a ilha) e a praia do matadeiro que tem mar mais agitado.

Tem ponto de ônibus bem em frente e acesso fácil à internet e restaurantes.

Praia do Matadeiro - O acesso, feito somente a pé pela praia da Armação (5' por passarelas de cimento), contribui para a tranqüilidade.

Dica : Na praia da armação e matadeiro tem uns restaurantes na beira da praia bem baratos. Vc curti os 03 lugares em apenas 01 dia.

 

Infelizmente não fizemos os 02 roteiros abaixo devido fortes chuvas e tempo fechado nos 02 dias...e até hoje estou triste pois os lugares são muito lindos para quem gosta de belas paisagens e de caminhar!!! Mas segue as dicas abaixo:

 

7º - Lagoinha do leste

A Praia da Lagoinha do Leste tem pouco mais de 01 km de extensão. Chega-se somente a pé (2h50min)

Há 02 opções de trilha: A) Pela Praia do Matadeiro (costão direito) até a Lagoinha do Leste que é muito bonita, e pode-se voltar pelo Pântano do Sul.

B) Pelo Pântano do sul (mais rápida a trilha, porém não tão bela), no meio do caminho à água.

Dicas: Primeiro, leve comida, a Lagoinha do Leste não tem comércio. Se tiver chovido alguns dias antes, não haverá problema de abastecimento d'água no percurso. Mas é bom levar seu próprio suprimento, para garantir.

 

8º - Praia da Solidão e Praia dos Naufragados.

Praia da solidão - Pegar o ônibus (Costa de Dentro) até ponto final e caminhar até a praia – 15mim.

A trilha começa na Praia da Solidão e termina na Cachoeira da Solidão. Atravessando a ponte de madeira sobre o Rio das Pacas, sobe-se, à direita, por uma trilha rústica até a Cachoeira da Solidão.

Da solidão tem uma trilha para Praia dos Naufragados (um pouco puxada), depois é possível almoçar em Naufragados (talvez não aceitem cartões) e se estiver cansado voltar de barco de lá.

 

Praia dos Naufragados - são 3 km de trilha (50 minutos de caminhada) percorrendo os dois morros que separam a Caieira da Barra do Sul, última comunidade da Baía Sul, e a Praia dos Naufragados.

Ônibus - TIRIO, e de lá, pegar a 561 (Caieira da Barra do Sul) - ir até o fim da linha e fazer a trilha.

Nessa trilha é praticamente impossível algum visitante conseguir se perder, por ser um caminho bem marcado, basta seguir a trilha principal. Contudo, 02 caminhos partem da trilha principal. O primeiro parte de um ponto no alto da primeira montanha e leva diretamente ao Farol, localizado no costão direito da praia.

 

Região Norte

Lado direito está - Canasvieiras, Ponta das canas c/ lagoinha, Brava, Ingleses e Santinho.

Lado esquerdo está – jurere, jurerê internacional, Forte e Daniela.

Ficamos acampados no Camping Costa do Sol em Canasvieiras e também possui quartos para alugar. O centrinho de Canas é muito bom, cheio de opções de bares e restaurantes e fica encostado na praia. Só um detalhe: não se assustem com tantos argentinos e uruguaios por lá! Eles dominam Canasvieiras e até os brasileiro de lá falam apenas portunhol com vc!!

OBS: Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas ficam na mesma faixa de areia, se quiser pode conhecer a pé em um dia!! Mas não recomendo siga o roteiro abaixo.

 

9º dia - Canasvieiras com passeio de Scuna

Praia de mar calmo e com vista para um belo pôr-do-sol. De Canasvieiras saem os passeios de barco pirata e Scuna (25,00 ou 35,00 – 03 ou 05 hs). Os passeios saem na parte da manhâ – 10h/10h30 e 11h.

 

10º - Ponta das Canas com Lagoinha

Ponta das canas - praia de águas calmas e mansas. Do lado do morro está a praia de lagoinha, vc pode ir pela estrada ou fazer uma trilha até lá! Mas eu não localizei esta trilha.

Lagoinha - São menos de 800 metros de praia temperatura da água é agradável, as poucas ondas são calmas e a faixa de areia clara e fina. As duas praias tem bares e boa estrutura.

 

11º dia - Praia Brava

Praia Brava - faixa de areia clara e fina pode chegar a 150 metros de largura. Ela fica próxima a praia da lagoinha, mas é uma subida e tanto, não recomendo ir a pé!!!rsss Digo isso porque só andávamos de Bike na região norte, Na praia do Bom Jesus (entre canasvieiras e Ponta das canas) alugamos bike por 15,00 o dia, foi muito bom, pois tem ciclovia em quase todas as ruas e também pode andar pela praia.

Protegida por morros, para chegar à Brava é necessário passar por um mirante, tendo uma panorâmica vista paradisíaca da praia.

Dica: Subir a trilha a esquerda da praia, do alto se tem uma bela paisagem!!!

 

12º - Ingleses e Santinho Praia dos Ingleses - Com quase 5 km de extensão, as dunas que separam Ingleses de Santinho são outro atrativo natural imperdível. Quem quiser fazer um passeio diferente pode atravessar andando os pouco mais de 4 km de dunas. Muito linda esta praia...show!!!!!

Santinho - procurada principalmente por turistas que gostam da natureza e tranqüilidade do lugar.

Trilha costão do Santinho (40min) – Seguir até o costão direito da Praia do Santinho e subir o topo do Morro das Aranhas, a 255 metros de altura. Na região existem vários percursos possíveis, como a travessia até a Praia do Moçambique

 

13º - Jurerê, Daniela

Jurerê ou Jurerê internacional são praias comuns, ainda prefiro canasvieiras.

Jurerê Internacional, a praia dos ricos e famosos, cheia de mansão e sem muros. Mar calmo com barzinhos, duchas e até sofás de couro branco na areia. No período que estava lá não localizei os bancos de couro na praia e qual a graça de ficar olhando/babando a casa dos outros, eu não sou engenheiro e nem arquiteto!!! Não achei tão bom como dizem nas mídias e sites...fica agora a opinião de vcs!!!

Daniela – Para relaxar, tranquila praia de águas mornas e calmas.

 

No mais é isto...espero q tenho gostado e se precisarem de mais complemento/dicas estou a disposição.....

Até a próxima...................

DSC00300.jpg.6bd0cf623531c1f643934ae05869ee44.jpg

DSC00315.jpg.ce28e70bd258dfadcd4bdb76ad175889.jpg

DSC00348.jpg.96fa794291128dd0c82719218141ebd2.jpg

DSC00384.jpg.bd602af8371a1678616f5db7daa77619.jpg

DSC00375.jpg.1e6eea0050543f5e544d1f80ac1d8f1d.jpg

DSC00428.jpg.cfde9e30205e345700f2804fbe046bb9.jpg

DSC00463.jpg.a39303ce8b6399f931cda055c372fbff.jpg

DSC00446.jpg.82b60353756fb5695a6a096ae0b06d57.jpg

DSC00440.jpg.29b87093d53db9e5522989130015c131.jpg

DSC00546.jpg.c0b98e76c6c694ccc9cd30ee70d86e4e.jpg

DSC00545.jpg.17e6d1a7c6c4c3ffa22fe2e5d420bc44.jpg

DSC00486.jpg.326be88a34c0cddc59bb2b8cfd85a88e.jpg

DSC00522.jpg.bb9cbaf6303fd708f3ea165bc46699c4.jpg

DSC00567.jpg.bb084cc425937373d0eeeb9048c6adde.jpg

DSC00587.jpg.a42653b4785c6b38900e80b69ad90e7b.jpg

DSC00595.jpg.97a2f8f19e300b36a952a7f098b0ddc6.jpg

DSC00862.jpg.ab0e03b7b5469d6110ad14dd14367555.jpg

DSC00869.jpg.25021be1947a9bad584081d75b6fc730.jpg

DSC00910.jpg.6ce7175a16e1a2caa6d023eb26451524.jpg

DSC00917.jpg.9e655dd5a5e5e596080966c9ebe79b6e.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bem legal seu relato...

 

Também fui pra Floripa em março/2011 e fiquei 4 semanas mas o tempo definitivamente não colaborou... foram pouquíssimos dias de céu aberto/sol... no geral era chuva ou céu cinza com nuvens e até certa neblina...

 

Para falar a verdade, fiquei bem decepcionado com a viagem por causa do clima... sem dúvida Floripa é um lugar mágico e que possui uma infinidade de atrações... mas é o típico lugar de praia que a presença de sol faz toda a diferença na impressão que se tem da cidade.

 

E para que não digam que é frescura minha, segue abaixo 2 fotos tiradas da Praia de Cacupé em dias diferentes (a primeira num dia típico de março de 2011 e a outra num dos poucos dias de sol na cidade em março/2011)

 

20110417111500.JPG

 

20110417111252.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Muito bom o relato.

Estive em Floripa em janeiro/2011 e fiquei uma semana, nesse tempo conseguimos conhecer bem o norte da ilha e demos uma passada rápida no leste, além de um dia que passamos no centro da cidade. Pelo que conversamos com algumas pessoas de lá e mesmo de fora que conhecem bem Florianópolis seria muito interessante conhecer o sul da Ilha, que é menos badalado e oferece grande variedade de belas praias e trilhas. Um dia farei essa trip...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...