Entrar no Chile: documentos e requisitos (2024)

Se preparando para viajar para o Chile nos próximos dias? Confira quais são os documentos, requisitos e trâmites necessários para entrar no Chile.

Documentos para entrar no Chile

  • RG ou passaporte válido – O RG precisa estar em boas condições de conservação e com foto atual (caso o documento gere dúvidas, o agente de migração poderá solicitar o passaporte, que precisa estar com prazo de vencimento válido).
    – Atenção: embora o RG brasileiro não tenha uma “validade” (a nova carteira nacional de identidade nacional sim terá, conforme as idades), na prática RGs com emissão superior aos 10 anos não estão sendo aceitos para entrada no país.
  • Comprovação mínima de US$ 46 (quarenta e seis dólares americanos) para cobrir suas despesas durante a estadia no país.
    De acordo com o site oficial do turismo chileno o formato de prova pode ser “dinheiro em espécie, comprovante de conta bancária, cartões de crédito etc.” O controle dos valores mínimos é realizado pela autoridades de controle migratório em aeroportos, complexos de fronteira etc e ocorrerá no momento de entrada ao país.

Desde 09/05/2023 o Chile já não exige dos viajantes um comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou resultado negativo de teste PCR para a doença. Também deixou de realizar os testes aleatórios em viajantes que desembarcam no país. As informações foram divulgadas em 10/05/23 pelo Servicio Nacional de Turismo (Sernatur) chileno, aqui e no site oficial do turismo chileno, aqui.

Declaração jurada – Para entrar no Chile é preciso preencher uma declaração relacionada aos bens e produtos que esteja levando na viagem. A declaração pode ser preenchida neste link.
Você apresenta essa declaração no seu celular mesmo quando solicitado em alguma inspeção no aeroporto em Santiago, por exemplo.
Se por algum motivo você não preencheu a declaração online, encontrará formulários de papel para preenchimento no próprio aeroporto.
“Todo adulto maior de 18 anos deve declarar este formulário individualmente e incluir a bagagem de menores viajando às suas custas.”
Fique atento ao ingresso de produtos de origem animal ou vegetal. “Os produtos não autorizados não poderão entrar no país e serão retidos.
Caso não declare e traga algum produto de origem animal ou vegetal poderia estar sujeito a uma multa definida pela autoridade competente.” Mais informações sobre estes itens podem ser conferidos clicando aqui.

Recomendações para viajar para o Chile

  • Seguro Viagem
    Contratar um seguro viagem para o Chile é altamente recomendado e barato. Por exemplo: Um seguro para 15 dias de viagem sai por menos de R$ 120 e você contará com as seguintes coberturas: Cobertura para extravio e atraso de bagagem, cobertura para cancelamento e atraso de voos, cobertura de assistência médica e hospitalar, cobertura para acidentes pessoais, reembolso com despesas médicas e outras coberturas para diversas situações.

Como contratar um Seguro Viagem?

Para contratar seu seguro o ideal é usar um comparador de planos de seguro viagem, pois em um mesmo lugar você irá encontrar informações de diversas seguradoras simultaneamente. Nós fizemos uma pesquisa em todos as plataformas disponíveis no mercado brasileiro e encontramos os menores preços no comparador Seguros Promo. No site “Reclame Aqui” essa plataforma possui nota “Ótimo”, portanto usaremos ela como exemplo

A primeira coisa a fazer é entrar no site (aqui) e depois que abrir a janela clicar no botão “Aplicar Cupom de Desconto”. Escolha o destino (no caso, América do Sul), as datas de embarque e desembarque no Brasil; preencha os campos com seu nome, e-mail e número de telefone celular e depois clique no botão “pesquisar seguro viagem”.

Assim que abrir a lista com os planos disponíveis, você irá encontrar 2 filtros selecionáveis. Selecione apenas o segundo (à direita) a opção “Menor Preço” e escolha o plano mais adequado para suas necessidades ou um dos indicados na lista abaixo:

Abaixo seguem os 3 seguros mais contratados em 2023  por viajantes brasileiros com destino ao Chile, de acordo com dados da Seguros Promo:

ITA 20 AM. LATINA

ITA 20 AM. LATINA da seguradora ITA Seguro Viagem é o seguro de viagem mais barato para quem está seguindo rumo ao Chile. O ITA 20 AM. LATINA custa R$ 6,85 por dia de viagem.

Custo de R$ 6,85 por dia de viagem (aplicando Cupom de Desconto)

ITA 20LATAM

Plano da seguradora ITA Seguro Viagem, destinado à viajantes de 0 a 65 anos*. Oferece cobertura total de US$ 20.000 para Despesas Médicas Hospitalares, US$ 150 para casos de extravio de bagagem, além de outras diversas coberturas extras.

MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein

MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein, da seguradora My Travel Assist é o seguro de viagem mais barato com cobertura para COVID-19. O MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein custa R$ 6,95 por dia de viagem.

Custo de R$ 6,95 por dia de viagem (aplicando Cupom de Desconto)

MTA15 eistein 02

Plano da seguradora My Travel Assist, destinado à viajantes de 0 a 75 anos*. Oferece cobertura total de US$ 15.000 para Despesas Médicas Hospitalares, US$ 400 para casos de extravio de bagagem, atendimento de telemedicina do Hospital Albert Eistein, além de outras diversas coberturas extras.

UA 35 AM. LATINA (exceto EUA) COVID-19

Custo de R$ 9,38 por dia de viagem (aplicando Cupom de Desconto)

UA35LATAM

Plano da seguradora Universal Assistance, destinado para viajantes de 0 a 65 anos*. Oferece cobertura total de US$ 35.000 para Despesas Médicas Hospitalares; cobertura de US$ 5.000 para COVID-19, US$ 200 para casos de extravio de bagagem e outras coberturas para diversas situações.

Documentos para uma viagem de carro pelo Chile

Bem, como você sabe, o Chile não faz fronteira com o Brasil, então se você estiver fazendo uma viagem de carro pela América do Sul e quiser conhecer o país deverá entrar pelas fronteiras que ele faz com cidades da Argentina, Bolívia e Peru. Neste link você tem informações sobre os complexos fronteiriços e neste encontra recomendações relativas as fronteiras com os três países.

Além de todos os documentos citados no post para viajar de carro por estes países é necessário ter:

  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação dentro da validade, emitida no Brasil.
  • O original do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Se o veículo não estiver no nome de quem vai dirigir, o proprietário precisa assinar uma autorização e registrá-la em cartório.
  • PID – Permissão Internacional para Dirigir – por não haver acordo entre os países (Chile e Brasil) é necessária apresentação do documento. Ele pode ser solicitado no Detran do Estado onde você tirou sua CNH. (Pode ser solicitado online, nos Detrans dos Estados que oferecem essa opção).
    *Confira mais sobre a exigência da PID na área de comentários, ao final deste artigo.
  • Seguro Carta Verde. Este é um seguro automotivo obrigatório para rodar na Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia (e também no Brasil, para estrangeiros). Este seguro garantirá indenização por danos pessoais ou materiais a terceiros não transportados no veículo. Vale frisar que ele não cobre danos ao próprio segurado ou ao seu veículo, é um seguro para terceiros.
    Segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que regulamenta e fiscaliza os seguros no Brasil, além de carros de passeio, o Seguro Carta Verde é obrigatório também para “motos, bicicletas motorizadas, reboques e moto homes matriculados e/ou registrados no Brasil, ao ingressarem, em viagem internacional, nos países membros do Mercosul.“
    Você deve ter o Seguro Carta Verde para o automóvel particular ou alugado.
    Vale lembrar que ele não precisa ser da mesma empresa na qual você contratou um seguro para o seu veículo, inclusive nem todas seguradoras trabalham com o serviço e alguns viajantes optam por fazer este seguro até em cidades fronteiriças.
    Esteja sempre atento(a) a data de vigência do seguro. Se for o caso deixe alguns dias a mais, para qualquer imprevisto.
  • SOAP ou SOAPEX, ‘Seguro Obligatorio para vehículos de matrícula extranjera’. No Brasil alguns sites falam sobre este seguro usando a sigla/palavra SOAPEX.

O seguro SOAP ou SOAPEX

“Todo veículo com placa estrangeira que ingresse ao país tem obrigação de apresentar no controle aduaneiro um seguro de acidentes pessoais, que pode ser contratado previamente com uma companhia seguradora chilena”, frisa o Ministério de Transporte e Telecomunicações do Chile. Há mais informações sobre o SOAP aqui.
Neste link você acessa o portal das seguradoras chilenas autorizadas a venderem este seguro.

Vale lembrar que se você viajará ao Chile entrando por exemplo, pelo aeroporto de Santiago e irá alugar um carro para rodar pelo país não precisará ter o Seguro Carta Verde, mas sim o SOAP ou SOAPEX, que é obrigatório para rodar no Chile. Em um outro post (aqui) você encontra informações sobre como entrar na Argentina.

O serviço alfandegário/aduaneiro chileno informa que um veículo com placa estrangeira pode circular pelo país por no máximo 90 dias, prorrogáveis por mais 180 dias no caso de virem da Bolívia ou Argentina. Nestes casos o controle aduaneiro pedirá que seja preenchido um “Formulário Único de Ingreso y Salida de Vehículos” (online para veículos com placa de Argentina ou Bolívia). Para placas do Brasil (e outras nacionalidades) “o formulário de ingresso está disponível na respectiva fronteira”.

Mais detalhes inclusive para regras aplicáveis às crianças podem ser conferidas aqui.

Dicas para Viajar para o Chile

Na alta temporada reserve os hotéis com antecedência

Na alta temporada não vacile, já vá com tudo reservado. Para encontrar o maior número de hotéis disponíveis em um mesmo lugar nós recomendamos a Booking.com. Confira abaixo links para as principais cidades do Chile dentro da Booking.com.


A imagem em destaque do post é de autoria da fotografa Olga Stalska / Unsplah

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

230 comentários em “Entrar no Chile: documentos e requisitos (2024)”

  1. Ótimo post!
    Alguém sabe informar se a CIN Digital é aceita para entrada em países do Mercosul? Especificamente Chile e Bolívia?

    Responder
  2. Olá, parabéns pelo conteúdo!!! Ajuda muito!

    Tenho uma dúvida, estamos indo para o Chile e Argentina de carro, porém o carro ainda está financiando ao banco, mas consegui uma autorização para percorrer nesses países, você acha que essa autorização é suficiente ou precisa de algum apotilamento de Haia ?

    Responder
    • Oi Patrícia!
      Quando a autorização é dada por pessoa física é preciso o apostilamento; creio que jurídica (no caso o banco) também. Infelizmente não posso te dar certeza.
      Tente ver com o seu banco como eles costumam fazer.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • Para quem tiver essa mesma dúvida, sim precisa ser feito o apostilhamento de Haia. O banco no meu caso é o Itaú eles me enviaram a autorização e eu fui em um cartório autorizado e fizeram para mim a apostila… grata por tudo!!! ☺️

        Responder
  3. Olá, queridos. Vocês sempre incríveis. Obrigado!

    Vou cruzar o passo Jama em janeiro com meus filhos adolescentes e sem a presença da mãe. Ambos tem os passaportes com a autorização de viagem com só um dos pais. Isso é suficiente?

    Outra dúvida é sobre a exigência de Cambão de reboque, extintor de incêndio, dois triângulos e etc… Sabem dizer se preciso mesmo disso no carro?

    grande abraço!

    Responder
    • Oi Carlos!
      É preciso autorização da mãe sim. Esta página (veja aqui) do Conselho Nacional de Justiça explica bem direitinho e tem até um modelo de autorização.
      Estivemos na Argentina e no Uruguai em junho/julho deste ano e não nos cobraram, mas viram o extintor e os 2 triângulos na nossa entrada por Puerto Iguazu, por exemplo. Acho que nos pararam 2 vezes na estrada na Argentina (nenhuma no Uruguai) e só pediram os documentos do carro e do motorista, olharam pelas janelas o banco detrás e mais nada. Em nenhum momento ninguém cobrou por exemplo, o cambão.
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
  4. Ola! Estarei chegando no Chile de madrugada, ainda não sei como fazer para ir do aeroporto para o hotel em providencia. Pode me dar dicas?

    Responder
  5. Olá Cláudia boa noite!
    Como vai?
    Primeiro gostaria de parabenizar pelo conteúdo e ajuda!!
    Iremos para a Argentina mês que vem (El Calafate) e de lá alugaremos um veículo para atravessar para o Chile (Torres Del Paine).
    Para atravessar a fronteira de carro quais são os requisitos? Precisamos da carta verde e soapex?
    Muito obrigada

    Responder
    • Oi Michelle!
      Também precisará da PID – Permissão Internacional para Dirigir – por não haver acordo entre os países (Chile e Brasil) é necessária apresentação do documento. Ele pode ser solicitado no Detran do Estado onde você tirou sua CNH. (Pode ser solicitado online, nos Detrans dos Estados que oferecem essa opção).
      Essa questão da PID você vai encontrar gente dizendo que não lhe foi solicitada, portanto que não é preciso. Vou colar um comentário que deixei para uma outra viajante aqui mesmo neste artigo:
      “(…) Essa questão da PID realmente gera muitas dúvidas, pois muitos viajantes relatam que o documento não lhes foi solicitado; porém muitos que tiveram a solicitação não necessariamente vieram à internet relatar. É aquela coisa: o guarda pode não ter pedido (por n motivos: pressa, esqueceu etc), o que não quer dizer que não seja um documento necessário.
      Contatei o Serviço Nacional do Turismo (SERNATUR) chileno que me respondeu: sim, é necessário ter a PID, pois não há um acordo bilateral entre Chile e Brasil para a não exigência.
      O SERNATUR me enviou o seguinte link: https://www.chileatiende.gob.cl/fichas/4724-licencia-de-conducir-internacional com a informação. Embora pareça algo dirigido exclusivamente ao motorista chileno que irá viajar ao exterior, subentende-se que não havendo uma acordo de reciprocidade com o Brasil é preciso apresentar o documento.
      No site do Detran-SP por exemplo, há uma lista dos países que exigem a PID (os quais não têm acordo de reciprocidade ou não são signatários da Convenção de Viena): https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/cnhExteriorSignatarios/121bce75-827e-42ca-b8fa-fa278d31b7a3/
      A PID é algo não tão caro (que chegue a comprometer o orçamento da viagem) e relativamente simples de solicitar ao Detran (do Estado onde você tirou sua CNH).(…)”
      Como vocês vão alugar um carro na Argentina, também podem pedir mais orientações à empresa da qual alugarão o veículo.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  6. Ola boa tarde,
    Estarei viajando no próximo dia 19/10 vou para o Pan-americano em Santiago e vou levar meu filho de 13 anos junto comigo, além da declaração Jurada eu preciso de alguma autorização da Mãe para ele viajar comigo, entendo que como Pai e e por ser maior de 12 anos não haverá problema, outra coisa é sobre a vacina da Febre Amarela não vi nenhuma menção de que há necessidade de emitir o certificado porém fica a dúvida.
    Obrigado e parabéns pelo excelente conteúdo.

    Responder
    • Oi Francisco!
      Obrigada. Ficamos felizes em ajudar 🙂
      Não é necessário comprovação de vacinação contra Febre Amarela não.
      Com relação a autorização da mãe. Sim, é necessária. Nesta página do Conselho Nacional de Justiça https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2019/09/69a4edf47f9bee943e814f0d62446eec.pdf tem todas as informações e até um modelinho do formulário padrão de autorização a ser assinado (em duas vias).
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
      • Olá Cláudia,

        Assim como todos, gostaria de agradecer por sua disponibilidade em produzir conteúdo e também responder tantas mensagens.

        Gostaria também de pedir ajuda com uma dúvida

        Pretendo viajar para o Chile em janeiro/24
        Sou maior de idade, mas pretendo viajar com uma pessoa de 17 anos, sabe se é necessário algum tipo de autorização ou termo de responsabilidade pelo menor?

        Obrigada

        Responder
        • Oi Roberta!
          Fico feliz em ajudar 🙂
          Então, precisa sim.
          Neste link (aqui) do Conselho Nacional de Justiça há todas as informações e até um modelo de autorização.
          Abraço e boa viagem pra vocês!

          Responder
    • Oi Jaciara!
      O seguro não é obrigatório; é recomendável. Clicando aqui você encontra os mais baratos, sendo ótimas opções. Se você vai ficar uma semana no Chile por exemplo, vai gastar menos de cinquenta reais e viajará protegida.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  7. Boa tarde Cláudia.
    Em primeiro, meus parabéns por suas colocações e explicações,. Realmente são bastante elucidativas.
    Estou indo para o Uruguai, Argentina e Chile de carro. Não dará tempo para receber a PID impressa pelo Detran onde fiz a CNH. Ter pergunto: será que aceitam a PID em meio digital?
    Observação: Também não sei se o Detran disponibiliza PID em meio digital.

    Responder
  8. Olá, vou viajar para o Chile com a minha esposa, posso fazer a comprovação do valor mínimo com um único extrato bancário para os dois, somado os valores?

    Responder
    • Oi Michael!
      Acredito que sim; porém sugiro que você confirme esta informação com o serviço nacional do turismo chileno. Eles são bem solícitos e respondem relativamente rápido os e-mails. O e-mail deles é o turismoatiende@sernatur.cl
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  9. Oi Claudia

    Queria antes agredecer pela perfeita resposta a uma pergunta minha de outrora. Preciso de outra ajuda, por favor. Vou de carro ao Chile, em breve. Não temos mais no Brasil o documento do carro (CRLV) em papel-moeda (verde). As autoridades chilenas aceitam o CRLV digital (aplicativo Carteira Digital de Trânsito)? Se não, qual a solução em caso de nos ser solicitado tal documento?

    Rildo Salvador Ferreira

    Responder
    • Oi Rildo!
      Fico feliz em ajudar.
      Então, o documento deve ser impresso. Pode ser no papel branco mesmo (sulfite), onde aparece o QR Code, emitido atualmente pelo Detran.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  10. boa tarde soy venezolana. vivos hace 5 años en Brasil. y tengo mi rnm. pero. no tengo pasaporte. será que con eso puedo entrar a chile ?..

    Responder
  11. Bom dia!
    Primeiramente, parabéns pelo conteúdo!

    Tenho uma dúvida, estou viajando de carro pela América Latina e vou passar pelo Chile. Preciso fazer a Declaração Juramentada? Se sim, poderia me enviar o link? Se não, poderia também me enviar algo que comprove? Pois tenho receio deles solicitarem mesmo assim.

    Desde já, agradeço!

    Anna Paula.

    Responder
  12. Olá, tudo bem? Estou indo pro Chile Puerto Montt, parada em Santiago, no próximo mês, estou com dúvida sobre meu RG (visto que é mais antigo que 10 anos, e não encontro horário para 2via), estou preocupada de não aceitarem. Meu passaporte é 2019, portanto válido. Corro algum risco?

    Outra questão é sobre vacinas, é necessária algum cartão de vacinação?

    Outra dúvida é sobre o que levar numa bagagem de mão? Será minha primeira viagem a um local frio e não compramos bagagem extra.

    Desde já agradeço, Marina

    Responder
    • Oi Marina!
      Se seu passaporte está válido não haverá problema.
      Não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação para entrada no Chile.
      Sobre o que levar… procure peças com tecido leve, de secagem rápida porém que esquentem. Sugiro que dê uma pesquisa (no Google) em como vestir-se em camadas.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  13. Oii,
    Estamos indo de carro do Brasil para Argentina e chile.
    Você sabe me dizer qual a quantidade de garrafas de vinho é permitido entrar e sair de cada país?

    Responder
  14. Olá,

    Irei viajar mês que vem para o Chile de carro. O seguro do meu carro é o Allianz e já é carta verde, devido o estado em que moro fazer fronteira com outro país. No meu seguro carta verde que é tanto para meu carro como para terceiros já comtempla o Chile. Mesmo assim preciso contratar o SOAPEX?

    Responder
    • Oi Daiane!
      O Seguro Carta Verde é obrigatório para circulação na Argentina, Brasil (no caso, exigido dos estrangeiros que vem pra cá), Uruguai e Paraguai.
      Confesso que nunca tinha ouvido falar de um Carta Verde que contemplasse o Chile. O Chile, segundo fontes oficiais, pede o SOAPEX. Até onde eu sei o Carta Verde não é exigido ou válido no Chile.
      Vale você dar uma pesquisada melhor, se for o caso.
      Abraço e boa viagem!

      COMPLEMENTANDO: Nesta página (clique aqui) da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) você pode conferir informações sobre o Carta Verde para quem mora perto de cidades de fronteira e confirmar que o Carta Verde não é aceito no Chile.

      Responder
  15. Na hora que entramos no Chile, além de apresentar a DECLARAÇÃO JURADA impressa e assinada, existe outro documento que precisamos emitir, para depois conseguirmos sair do país sem problemas?

    Responder
    • Oi Rutt!
      Não precisa não.
      Guarde qualquer papel que a imigração chilena (ou qualquer outra, de qualquer país) lhe der (se derem – muitos processos têm sido online. Se tiver dúvidas, pergunte na hora para o agente).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  16. Bom dia Claudia

    Vou de carro ao Chile. Ajude-me quanto aos seguros, por favor

    Tenho que contratar o SOAPEX obrigatoriamente e este cobrirá tratamento de saúde etc dos possíveis acidentados (inclusive o motorista e passageiros brasileiros). Assim, no quesito cobertura de saúde, seria desnecessário contratar um seguro de viagem, porque cobririam o mesmo tratamento de saúde em caso de acidente automobilístico. Estou certo, por favor?

    Parabéns pelo trabalho, enfim!

    Responder
    • Oi Rildo!
      O SOAPEX irá cobrir despesas decorrentes de um eventual acidente com o veículo segurado. Se você quebrar o pé numa trilha ou tropeçando num desnível de calçada por exemplo, quem irá cobrir é o Seguro Viagem (o SOAPEX não tem nada a ver com isso).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  17. Boa tarde Claudia!
    Excelente seu conhecimento e disponibilidade, muito obrigado!
    Sobre o comprovante de vacinação COVID para entrada no Chile, sabe se é necessário estar impresso e em espanhol?

    Responder
    • Oi Glauber!
      Espero que o conteúdo tenha ajudado 🙂
      Então, desde maio de 2023 o Chile já não pede mais comprovante de vacinação.
      Se você quiser baixar o seu através do ConectSUS e deixar o pdf num e-mail ou celular, pode baixar em português, inglês e espanhol (é simples, não ocupa espaço e é de graça rsrsr).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  18. Bom dia! Vou alugar um carro em Salta/AR, rodar um pouco pelo norte da Argentina, depois vou ao Chile e retorno para a Argentina. Já estou providenciando a autorização da locadora para cruzar a fronteira com o Chile. Saberia dizer como faço para tirar o Soapex e a Carta Verde neste caso?

    Responder
    • Oi José!
      Acredito que você possa tirar a Carta Verde em Salta mesmo. Verifique se a locadora não tem parceria com alguém que emita na cidade.
      O mesmo com o Soapex.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  19. Olá, vou para o Chile a partir da Argentina. Vc sabe quantas garrafas de vinho podemos levar na bagagem despachada? Li que seriam apenas 3 por pessoa, mas não encontrei a informação em sites oficiais.

    Responder
    • Oi Larissa!
      Infelizmente não tenho essa informação. Sugiro que consulte o site e ou o SAC da companhia aérea com a qual pretende viajar.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  20. Bom dia!
    Vamos viajar para o achile de carro em outubro/2023. No link para preenchimento da declaração juramentada não encontrei. Fronteira Paso de Jama nas opções. Sabe se está fechada ou se tenho de solicitar outro nome?

    Responder
  21. Oi! vou viajar em setembro com uma menor de 18 anos emancipada, e com autorização por escrito dos pais, acha que terei algum problema?

    Responder
  22. Boa tarde Cláudia!

    Farei uma viagem ao Chile com minha filha e o padrasto dela. Pelo que entendi, preciso de:

    – RG atualizado ou passaporte
    – comprovação 46 dolares por dia/pessoa
    – declaração de bens
    – autorização em 2 vias do pai dela com firma reconhecida

    É isso mesmo? Ou falta algo?

    É importante ter em mãos também o endereço do hotel e passagem de volta?

    Responder
  23. Boa noite Cláudia !!!

    Há necessidade do PID ? Vamos viajar em setembro/2023 para Santiago e dar uma esticada com carro alugado em Púcon.

    Obrigada,
    Patrícia

    Responder
    • Oi Patrícia!
      Essa questão da PID realmente gera muitas dúvidas, pois muitos viajantes relatam que o documento não lhes foi solicitado; porém muitos que tiveram a solicitação não necessariamente vieram à internet relatar. É aquela coisa: o guarda pode não ter pedido (por n motivos: pressa, esqueceu etc), o que não quer dizer que não seja um documento necessário.
      Contatei o Serviço Nacional do Turismo (SERNATUR) chileno que me respondeu: sim, é necessário ter a PID, pois não há um acordo bilateral entre Chile e Brasil para a não exigência.
      O SERNATUR me enviou o seguinte link: https://www.chileatiende.gob.cl/fichas/4724-licencia-de-conducir-internacional com a informação. Embora pareça algo dirigido exclusivamente ao motorista chileno que irá viajar ao exterior, subentende-se que não havendo uma acordo de reciprocidade com o Brasil é preciso apresentar o documento.
      No site do Detran-SP por exemplo, há uma lista dos países que exigem a PID (os quais não têm acordo de reciprocidade ou não são signatários da Convenção de Viena): https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/cnhExteriorSignatarios/121bce75-827e-42ca-b8fa-fa278d31b7a3/
      A PID é algo não tão caro (que chegue a comprometer o orçamento da viagem) e relativamente simples de solicitar ao Detran (do Estado onde você tirou sua CNH).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  24. Olá, vou para o Chile em outubro/23, e pelo que li, preciso da declaração de bens, comprovação de renda de 46 dólares/dia, e seguro viagem, é isso mesmo? Meu receio é ser barrada no aeroporto e minha viagem ser prejudicada..Me ajude, por favor.

    Responder
  25. Minha filha de 3 anos vai viajar comigo e minha esposa para o Chile. Ela ainda não possui RG. É possível entrar semente com a certidão de nascimento ou alguma declaração a nível emergencial se for necessário?

    Responder
    • Oi Geivisson!
      Acredito que não.
      Tenta dar uma perguntada também na companhia aérea pela qual você viajará, de repente conhecem algum trâmite emergencial…
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Oi Felipe!
      Não é obrigatório, mas recomendável. Como o custo é baixo (menos de R$ 8 com cobertura Covid) vale avaliar a contratação.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  26. Boa tarde!

    Estou indo para o Chile em 03/08. Posso comprovar o correspondente a 46 dólares dia em pesos chilenos? Ou vale somente em dólares?

    Compramos os pesos no Brasil.

    Obrigada.

    Ivana

    Responder
    • Oi Ivana!
      Desculpe, só vi sua mensagem hoje (você já deve estar no meio do caminho). O valor de 46 dólares é o equivalente (pode ser em Real, Dólar ou Peso)
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  27. Cláudia, boa noite!
    Tudo bem?

    Preciso de auxílio. Pode me ajudar ?
    Vou para o Chile daqui há 2 dias e não entendi 2 pontos:
    1. Eu preciso preencher esse Formulário ?
    2. Como funciona essa comprovação de 46$ ? Eu preciso ter esse dinheiro em mãos ? Tem que ser em Dólares ? Pode ser em Reais ? Vou ficar 10 dias! Só tenho reais na minha conta bancária. Como faço para converter para Dólares ? Ou não preciso fazer essa conversão ?

    Obrigado.

    Responder
    • Oi Tiago!
      Você pode preencher o formulário online ou impresso lá no Chile mesmo.
      Então, sobre a comprovação, como está no site: “…pode ser “dinheiro em espécie, comprovante de conta bancária, cartões de crédito etc.” Sim, você mostra para o agente de imigração se solicitado.
      Vamos lá, você vai ficar 10 dias no Chile, precisa então ter no mínimo 460 dólares para essa viagem, coisa perto de R$ 2.180 (pra ser rápida, coloquei no Google 460 dolares em reais). Você não precisa fazer a conversão, tem que ter o equivalente…
      Espero ter ajudado.

      Responder
        • Oi Kleiton!
          Pode ser extrato da conta (com saldo positivo equivalente ou maior rsrs), dinheiro em espécie, crédito no cartão…
          Abraço e boa viagem!

          Responder
  28. Olá! Alguém saberia me informar se estão aceitando o RG Digital para entrada no Chile (perdi o meu documento físico)?

    Responder
  29. Boa tarde! Tudo bem?

    Viajarei agora em Ago/23 e não terei mala a ser despachada, mesmo assim preciso da Declaração jurada?
    Desde já agradeço muito o auxilio!

    Responder
  30. Vou viajar com minha esposa, preciso preencher 2 declarações, no caso?
    Além disso, o valor de US$ 46 é por pessoa também? Ou seja, vou ter que ter o dobro por estar com minha esposa?

    Responder
    • Oi Julio!
      Sim, cada viajante precisa ter uma declaração preenchida.
      Exato, US$ 46 por pessoa/dia.
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
  31. Oi, boa noite!

    Eu estou curioso com a declaração dos 46 dólares. É isso mesmo? Tenho que comprovar que esse mínimo? Se eu ficar 20 dias, tenho que provar que tenho disponível 20 x USD 46? Meu cartão de crédito(limite) e outras formas de dinheiro estão disponíveis no app bancário no celular. Vou ter que abrir o app e mostrar meu limite em reais? Muitos anos atrás, no Chile, eu não precisei disso. Só eram rigorosos com a entrada de alimentos.

    Obrigado pelo texto e dicas!!

    Responder
    • Oi Wagner!
      Sim.
      Isso, tem que comprovar ter no mínimo US$ 920 para 20 dias de viagem pelo Chile. De acordo com o site oficial do turismo chileno o formato de prova pode ser “dinheiro em espécie, comprovante de conta bancária, cartões de crédito etc.” O controle dos valores mínimos é realizado pela autoridades de controle migratório em aeroportos, complexos de fronteira etc e ocorrerá no momento de entrada ao país.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Oi Olga!
      É preciso preencher uma declaração relacionada aos bens e produtos que você está levando na viagem. O link para preenchimento está no https://djsimple.sag.gob.cl/etapas/ejecutar/11090825
      Você apresenta essa declaração no seu celular mesmo quando solicitado em alguma inspeção no aeroporto em Santiago, por exemplo.
      Se por algum motivo você não preencheu a declaração online, encontrará formulários de papel para preenchimento na área de restituição de bagagem do aeroporto.
      “Todo adulto maior de 18 anos deve declarar este formulário individualmente e incluir a bagagem de menores viajando às suas custas.”
      Fique atenta ao ingresso de produtos de origem animal ou vegetal. “Os produtos não autorizados não poderão entrar no país e serão retidos.
      Caso não declare e traga algum produto de origem animal ou vegetal poderia estar sujeito a uma multa definida pela autoridade competente.” Mais informações sobre estes itens podem ser conferidos no https://www.sag.cl/tramites/declaracion-jurada-sag-sobre-ingreso-de-productos-de-origen-vegetal-o-animal-chile
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • tenho a comprovação de renda, mas o cartão não está em meu nome ( está no nome do meu amigo ) , será que tem problema?

        Responder
        • Oi Rafael!
          A comprovação tem que ser no nome do viajante ou no caso de menores ou dependentes, dos responsáveis.
          De qualquer forma sugiro que você envie sua dúvida para o pessoal do turismo chileno. Eles são bem solícitos e costumam responder relativamente rápido. O e-mail é o turismoatiende@sernatur.cl
          Abraço e boa viagem!

          Responder
  32. Olá, bom dia!
    Vou par o Chile dia 01/08/2023, posso apresentar a vacinação pelo Conecta Sus no caso de pedirem? Mas eu li, que desde maio não estão mais solicitando. Obrigada por essa informação também.

    Responder
    • Oi Rafaela!
      Sim, o Chile já não exigem mais o comprovante de vacinação e sim, se viessem a solicitar o do ConecteSus serviria.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Oi Marina!
      Não precisa de passaporte não. Você pode entrar com o RG em bom estado de conservação e com data de emissão inferior a 10 anos.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
        • Oi Márcia!
          Desculpe, mas só vi sua mensagem agora.
          Os departamentos de imigração estão sendo bem rigorosos com a documentação. Espero que seu marido entre sem problemas. Depois conta pra gente o que houve…
          Abraço e boa viagem pra vocês!

          Responder
  33. Boa noite, estou indo viajar para o chile e meu cpf está pendente de regularização, sabe se isso pode me impedir de poder viajar?

    Responder
    • Oi Maicon!
      Se seu documento de viagem (RG ou Passaporte) estiver em dia está tudo ok.
      Lembrando que o Chile pede que você comprove ter o mínimo de US$ 46 (quarenta e seis dólares americanos) diários para cobrir suas despesas durante a estadia no país.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  34. Oi! Vou para Chile em outubro de 2023, queria saber se preciso apresentar algum comprovante de vacina no aeroporto ou tomar a vacina de febre amarela. Vou passar pela fronteira de carro do Chile para Bolívia, também queria saber se por acaso preciso de alguma vacina. Desde já, obrigada!

    Responder
    • Oi Giovana!
      Não é preciso comprovante de vacina para entrada no Chile.
      Já para entrar na Bolívia, até o momento pedem os comprovantes de vacinação contra Covid-19. Se você não tiver, pode apresentar um resultado de teste negativo para a doença. É preciso também o comprovante (internacional) de vacina contra a Febre Amarela.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  35. Bom dia a todos!
    Uma ótima opção para viajar pela América do Sul é adquirir o cartão de Débito internacional WISE. Você não precisará levar dinheiro e aqui mesmo no Brasil vice transfere reais e saca lá nos ATM’s em CLP (pesos chilenos) vale muito a pena!!!!
    Entre no site da Wise que está tudo explicadinho!!

    Responder
    • Bom dia Giancarlo!
      Obrigada pela dica. Em breve faremos um artigo falando sobre essa e outras opções.
      Uma outra é a Nomad (pode ser baixado clicando aqui). Na Nomad, inserindo o cupom MOCHILEIROS20, o viajante ganha até 20 dólares de cashback em sua primeira remessa (se feita em até 15 dias). Também faremos um artigo explicando direitinho como funciona a Nomad.
      Abraço.

      Responder
    • Olá… tenho este cartão. É fácil sacar dinheiro com ele?
      posso ter o valor que pedem para 7 dias de estadia só no cartão? sem levar dinheiro? Wise é bem aceito no Chile? taxis?
      obrigada pela ajuda

      Responder
  36. Bom dia
    Minha filha de 15 anos tem passaporte com autorização pra viajar sozinha. Ela ira ao Chile com os avós. Eu preciso providenciar autorização reconhecida em cartório ou se ela apresentar o passaporte ela pode embarcar normalmente?

    Responder
  37. boa tarde!! estou indo para o Chile esse mês, estou querendo saber oq e melhor a se fazer, trocar o dinheiro lá ou Aki msm no Brasil??

    Responder
  38. Olá! Primeiramente, muito obrigado pelas dicas e parabéns pelo conteúdo.
    Tenho uma dúvida, sem contar os valores para passeios e hotel, qual é um valor ideal para gastar por dia no Chile? Por exemplo, valores para almoço, lanches, comprar algumas lembrancinhas. Enfim, gastos diários por lá. Obrigado.

    Responder
    • Oi Marcos!
      Obrigada. Ficamos felizes que tenha lhe ajudado 🙂
      Os gastos de uma viagem dependem muito do estilo do viajante.
      No https://pt.preciosmundi.com/chile/ você pode ter uma ideia dos preços por lá. Também pode dar uma olhada nos relatos publicados por outros viajantes no nosso fórum: https://www.mochileiros.com/forum/467-chile-relatos-de-viagem/
      Lembrando que para entrar no país você deve comprovar ter a renda de no mínimo 46 dólares diários durante sua estadia no Chile. (Não tem a ver com sua pergunta, é somente para reforçar mesmo já que estamos falando de $).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  39. não é necessário ter nenhum seguro de vida, seguro viagem então? para ingressar no chile? somente o soapex, o carta verde, e seria isso?

    Responder
    • Oi Diego!
      Não é necessário seguro de vida não; o seguro viagem (que cobre problemas relacionados à saúde do viajante durante a viagem pelo país) também não é obrigatório, mas recomendável.
      E sim, o SOAPEX é obrigatório para quem vai de carro. O Carta Verde se você for circular por Argentina, Uruguai e ou Paraguai. Se você for entrar no Chile a partir de alguma cidade boliviana ou peruana, por exemplo, não precisaria do Carta Verde. (É preciso levantar a informação se o Peru ou Bolívia exigem algum seguro tipo o Carta Verde para circulação em seus respectivos territórios).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  40. boa tarde, parabens pelo post! Gostaria de saber se e necessario ter a passagem de volta comprada ao entrar no Chile

    Responder
  41. Olá, onde fica essa foto do blog? Saberia dizer qual o nome da estrada ou do complexo de construções? Gostaria de mais informações sobre esse local. Estou indo ao Torres Del paine em janeiro e gostaria de visitar esse local. Agradeço a atenção

    Responder
    • Oi Ana Carolina!
      É no Lago Pehoe, Parque Nacional Torres del Paine. E o prédio que você vê é da Hosteria Pehoe.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  42. Olá pessoal, TD bem?
    estou indo para o Chile no início de agosto, e terei 3 dia para passeio, ganhei a passagem e tô indo tipo mochileira, atrás de passeios e comidas “econômicas”, teria alguma dica, lugares, podem ser lanches, sou o tipo que topa tudo, até msm uma agência de confiança e que não enfie a faca…RS…

    Responder
  43. Olá,
    Quero viajar com um familiar e usaremos apenas um cartão para compras e afins. No momento da comprovação de renda, posso justificar para ambas as pessoas que temos o limite diário mínimo para garantia através de um único cartão?

    Responder
      • oi Cláudia meu caro quero viajar com esposa e três filhos de carro 4,8e12 anos eles devem comprovar tmbm?

        Responder
        • Oi Michel!
          Desculpe a demora em retornar. Estava tentando uma resposta pois eu também fiquei com essa dúvida.
          Calcule em torno de 50% (dos 46, portanto 23) por criança e tenha o valor de todos vocês em dinheiro, saldo em conta ou cartões de crédito.
          Ao perguntar sobre a necessidade de comprovação (e como comprovar) para menores tive uma resposta um pouco vaga das autoridades: “… En cuanto a menores, los padres o adultos responsables deben acreditar la solvencia económica para realizar turismo.”
          Abraço e boa viagem pra vocês!

          Responder
  44. Olá gostaria de tirar uma dúvida sobre esses 46 dólares, eu não posso mostrar minha conta do meu banco mesmo sendo em reais? Fiquei na dúvida sobre isso e não entendi muito bem

    Responder
    • Oi Thais!
      Pode mostrar o seu saldo em reais da conta do seu banco sim.
      Suponhamos que você vá ficar 10 dias no Chile… precisa ter no mínimo 460 dólares na conta, ou seja, pouco mais de R$ 2210 (cotação de hoje 19/7/2023). Também pode levar cartões de crédito com limite disponível.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Oi Sebastião!
      Atualmente, o Chile não exige vacinação para entrada em seu território.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • OI BOM DIA
        NAO TENHO RG NOVA
        MAS TENHO CNH NOVA JA COM PERMIÇÃO DO MERCOSUL
        SERVE TAMBEM ?ESSA CNH COMO RG ?

        Responder
        • Oi Cristiano!
          Não, infelizmente a CNH não é considerada documento de viagem. Somente RG e Passaporte são.
          Abraço

          Responder
  45. Boa tarde, fiquei com uma dúvida, estamos pesando em ir para o Chile agora em Agosto de 2023, mas não temos Passaporte e acredito que não pelo tempo não vamos conseguir tirar, se agente fizer o novo RG conseguimos entrar no pais apenas com o novo RG ou será necessário o passaporte ? no caso será um casal e um filho de 15 anos. muito obrigado pela ajuda

    Responder
    • Oi Allan!
      Não precisa ter os 2 não; pode ser o RG ou o Passaporte.
      Pesquise bem sobre a emissão no seu estado tanto do RG quanto do passaporte. Onde eu vivo (RJ) por exemplo, o Passaporte estava ficando pronto antes que o RG (e também para maiores de 18 não sairia o novo RG brasileiro).
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
      • ola..o seguro SOAPEX está fora do ar mesmo? nao consigo emitir a uma semana tentando..mais alguem com esse problema?

        Responder
        • Oi Franciele!
          Incrível, realmente o sistema do SOAPEX volta e meia está fora do ar. Veja se consegue alguma coisa nestes sites:
          https://www.hdi.cl/hdi-seguros-home/seguros/seguros-de-auto/soapex/
          https://soapex.online/
          https://www.soapex.com/
          Por qual cidade você entrará no Chile? Tente fazer uma busca por SOAPEX na cidade de fronteira (argentina, boliviana ou peruana) pela qual entrará e contate-os de alguma forma, talvez eles possam ajudá-la.
          Abraço e boa viagem!

          Responder
          • Eu e meu esposo fomos do Brasil ao Chile, em 2019, e atravessamos o Chile pelo deserto do Atacama até o Peru e voltamos pela mesma rota somente com a CNH e carta verde. Nas aduanas ninguém pediu nada além desses documentos.

          • Oi Gisele!
            Obrigada por dividir sua experiência com a gente.
            Sim, na prática nem sempre se cobra o que estão nas regras. Em muitos casos vai depender do agente. Nós temos que informar o que os órgãos oficiais falam sobre.
            Abraço!

        • Entrei em contato com a empresa que aluga carros no Chile a Chilean.rent car e me informaram que não precisa do PID e nem do Soap ou SOAPEX! Vou estar lá em Agosto (Puerto Montt e Santiago) e vou de carro para Vina Del Mar, Algarrobo, Portillo (los caracoles) e ao sul na Ruta 7(Carretera Austral) Isla Chiloe entre outros de carro alugado!!

          Responder
      • Olá, tudo bem, estou indo pro Chile, gostaria de saber se em Santiago no aeroporto tem chip pra comprar, e qual valor ? Alguém sabe me dizer como posso usar celular lá estou com medo de chegar no Chile e ficar sem Sinal Qual a melhor forma e mais barata ?

        Responder
  46. Olá tudo bem, obrigado pelas dicas e pela ótima iniciativa.
    Queria saber se ainda é necessário realizar a declaração Juramentada, pois a Jurada continua normal né ?
    Fico no aguardo e obrigado desde já.

    Responder
    • Oi Julien!
      O Chile já não exige mais comprovantes de vacina (seja da Covid ou outra).
      Infelizmente não sei lhe indicar lugares para compra de presentes no Chile.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Lugar bom para comprar presentes e lembranças é na Feira de Santa Lucia em Santiago, fica ao lado da estação de metrô Santa Lucia da linha vermelha e em frente ao cerro Santa Lucia. Os preços são iguais aos do Brasil, é bom você ter dinheiro em espécie em mãos que é possível fazer negócios, porém eles aceitam cartões de crédito e débito.

      Responder
  47. Olá, amei as dicas! mas queria tirar uma dúvida, eu perdi meu RG e só tenho o app da carteira digital… dentro do Brasil eu já consegui viajar tranquilamente, mas a minha dúvida é se preciso ter o documento físico para ir ao Chile, viajo em julho/23

    obrigada

    Responder
    • Oi Alda!
      Desculpe, mas não entendi muito bem. Quando você diz “carteira digital” é a CNH?
      A CNH e o CRLV digitais podem ser validados através do aplicativo ‘Vio’, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Tem mais informações sobre clicando aqui.
      A CNH não é considerada documento de viagem; somente o RG ou passaporte.
      Se você está falando “carteira digital”, como sendo o RG, infelizmente não sei lhe dizer se ele pode ser validado pelo Vio também. Tente dar uma olhada no app. Você também pode enviar sua dúvida para o pessoal do turismo chileno através do e-mail: turismoatiende@sernatur.cl
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  48. Olá, estamos programando nossa viajem para o Atacama para Dezembro/Janeiro…
    Vamos de carro, estamos pretendendo fazer os passeios com nosso carro mesmo o que vocês podem nos dizer? Conseguimos fazer os passeios com carro próprio?

    Responder
    • Oi Camila!
      É possível sim, mas nem todos. Dê uma boa pesquisada antes. Dependendo dos lugares que você quer conhecer as distâncias podem ser grandes (mantenha o tanque sempre cheio de combustível); pergunte aos moradores sobre a situação da estrada pela qual pretende passar antes de seguir. Se cruzar com outros viajantes que estejam indo de carro, tente combinar de irem próximos (tipo “comboio”) assim um pode tentar ajudar o outro numa eventualidade.
      Você pode conferir alguns relatos de viagem pelo Chile publicados no Mochileiros.com clicando aqui.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  49. Prezados, boa noite! Agora em Junho vamos comemorar 10 anos de casados no Chile e gostariamos de saber se pela sua experiência, saberia nos informar se é recomendado alugar um carro em Santiago para fazer os passeios por conta propria as vinícolas, para Portilho e posteriormente para Farellones ou vc recomendaria que fossemos por alguma agência de turimos?

    Responder
    • Oi Thiago!
      Que ótima maneira de comemorar 🙂 Parabéns pra vocês! Felicidades!
      Confesso que não sei lhe dizer se alugar um carro para estes passeios compensa, por exemplo, em custo; porém estar com o carro dá certa independência né? Podem parar mais ou menos tempo em um lugar sem ter que correr para seguir o pessoal do grupo que está junto na viagem; dá pra eventualmente parar para mais fotos, descansar etc. Também tem o inconveniente de achar estacionamento (mas isso mais em centros e principalmente de grandes cidades), é preciso redobrar a atenção ao dirigir, pois o caminho de Santiago para Farellones ou Portillo, é montanhoso, cheio de curvas. Ou seja, me parece que o carro seria legal para as vinícolas, já para as estações de Ski o carro vai ficar encostado enquanto vocês estiverem nelas.
      Dê uma pesquisada nos passeios oferecidos antes de se decidirem. Os sites GetOurGuides e Civitatis têm algumas opções, fora as indicações feitas por outros blogs e também no nosso fórum (aqui).
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
      • Olá em agosto vou com meu esposo, e meus filhos de 14 e oito anos para Pucon. Viagem em comemoração aos quinze anos que minha filha completará em setembro.
        Compramos as passagens e reservamos o hotel além de comprar a passagem de ônibus de Santiago até Pucon.
        Minha dúvida é o que mais devo fazer.
        Pretendemos conhecer o vulcão Villa Rica e as termas geométricas, você sabe qual o valor para ir nesses locais?
        Pretendo comprar pesos chilenos aqui no Brasil pois só tenho cartão de débito e não sei como funciona usar o débito lá. Se puder me dizer quanto gastarei em média eu agradeço.

        Responder
        • Oi Daniele!
          Bem, a maioria dos estabelecimentos turísticos de médio e grande porte aceita cartões do Brasil; em lugares pequenos pode ser que você tenha alguma dificuldade.
          De qualquer forma você estará com pesos chilenos em mãos né? Você pode ter uma ideia dos custos por lá dando uma olhadinha neste site: https://preciosmundi.com/chile/ (diz ter sido atualizado em julho de 2023).
          Sobre os preços para as atrações que você mencionou, pode dar uma olhada nos sites oficiais:
          Villarrica: https://www.conaf.cl/parques/parque-nacional-villarrica/
          Termas Geométricas: https://termasgeometricas.cl/en/rates/
          Daniele, outra forma de ter pesos chilenos lá é enviar reais para você mesma (ou para seu esposo, por exemplo), através da Western Union. Você envia em reais e saca lá em Santiago ou Pucon, em pesos chilenos. Nós ainda não temos um artigo falando sobre a Western Union, ou sobre agências dela no Chile, mas neste artigo (https://www.mochileiros.com/blog/western-union-em-buenos-aires – que fala das agências em Buenos Aires), na parte que fala sobre como retirar o dinheiro você consegue ter uma ideia de como funciona; além do site oficial que tem tudo bem explicadinho: https://www.westernunion.com/br/pt/home.html
          Abraço e boa viagem pra vocês! Muitas felicidades para filha 🙂

          Responder
  50. Boa noite Cláudia,

    Estamos com uma dúvida aqui que não encontrei informação sobre, se vc conseguir nos auxiliar agradeço muito, tenho uma filha de 1 ano e 4 meses e iremos para o Chile em junho agora, no RG dela ela tem 5 meses, sabe se tem alguma validade específica do RG para bebes?

    Agradeço muito se puder nos ajudar!

    Responder
    • Oi Bárbara!
      Sua bebê já tem o novo RG (CIN – Carteira de Identidade Nacional)? Se sim, ela é válida por 5 anos para quem tem de 0 a 12 anos incompletos. Sendo assim, não haverá problema, já que o Acordo para Documentação de Viagem do Mercosul (pode ter acesso a ele clicando aqui) diz que o prazo de validade dos documentos será estabelecido pelo país emissor. Até falarem da CIN o nosso RG não tinha data de validade (agora vale somente até fevereiro de 2032 – acredito que sua bebê vai ter que tirar uma nova antes disso, quando tiver quatro, cinco aninhos)
      O acordo diz que “caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro(s) documento(s) efetivo para sanar tal circunstância”; então acho que você levando outro documento dela (certidão de nascimento, por exemplo), só pra reforçar pode ajudar. Lembrando que a certidão de nascimento não é considerada Documento de Viagem, nem pra menores.
      Eu sugiro que você envie sua dúvida também para o pessoal do Turismo chileno. Eles respondem relativamente rápido e são bem solícitos. O e-mail é o turismoatiende@sernatur.cl
      Ah e se vocês forem de avião, de repente a companhia aérea pela qual viajarão também pode ajudá-la com mais informações.
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
      • Oi Claudia, me perdoe a demora para agradecer! muito obrigada pelas informações! deu tudo certo com o RG dela, mesmo ela sendo mais bebezinha na foto, eles ficam mais atentos em conferir os nomes dos pais nos documentos do que olhar a foto em si. Mais uma vez muito obrigada! e parabéns pelo blog!

        Responder
    • Oi Tatiane!
      Você pode utilizar: MOCHILEIROS15 (assim, tudo junto e na maiúscula)
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  51. Bom dia, estou preparando uma viagem de carro desde o Rio de Janeiro para o Chile, passando por Uruguai e Argentina, a pergunta é principalmente sobre a autorização para veículos em cada país, considerando que meu carro é financiado !! Quem puder me ajudar, agradeço.

    Responder
    • Oi Alejandro!
      O Consulado Geral do Uruguai em São Paulo traz a seguinte informação sobre entrada com veículo financiado:
      “Se o veículo estiver financiado por CDC/Consórcio deverá ser solicitada uma carta de autorização ao banco ou financeira, essa carta não precisa estar apostilada no Cartório brasileiro.
      No caso de financiamento por leasing é necessário apresentar autorização da financeira que autorizará o proprietário a sair com o veículo do país (Brasil), incluindo todos os dados da empresa financeira, os dados pessoais do proprietário do veículo (nome completo, CPF, RG, endereço) e os dados do veículo (placa, chassi, marca, modelo, cor). A assinatura deverá ser reconhecida no Cartório e o documento deve estar apostilado.”
      O mesmo deve se aplicar à entrada na Argentina.
      Com relação ao Chile, sugiro que envie a dúvida para o e-mail do Serviço Nacional de Turismo: turismoatiende@sernatur.cl (eles costumam responder relativamente rápido e são bem solícitos).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  52. Bom dia!

    Estou programando uma viagem p/ Santiago no proximo mes (06/2023) e gostaria de saber se realmente o teste aleatório pcr na chegada nao está mais acontecendo, pois no site https://www.chile.travel/pt-br/, ainda consta a informação do teste aleatório.

    Obrigado.

    Responder
  53. Olá,
    Estou indo para o Chile com meus filhos adolescentes e gostaria de saber se é obrigatório a apresentação da carteira de vacinação completa.

    Responder
    • Oi Lika!
      Não é mais necessário. Somente o que é informado no artigo no qual comentou mesmo.
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
  54. Olá, tudo bom?

    Irei para Santiago com minha esposa e filha, que terá 1 ano e 6 meses na viagem. Emitimos o RG dela quando tinha 5 meses. Tentamos renovar agora, mas como ela estava muito irritada não foi possível atualizar a foto, contudo, sairá um novo documento com a data de emissão atualizada.

    Acha que é suficiente?

    Obrigado pelas dicas da matéria!!

    Abs

    Responder
    • Oi João!
      Como a data de emissão estará atualizada acredito (porém não posso afirmar) que não haverá problema.
      Talvez a companhia aérea pela qual vocês irão viajar possa ajudá-lo a tirar essa dúvida.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  55. Boa noite!
    Vou ao Chile ( Puerto Montt e Santiago em fins de agosto e vou alugar carro nas duas cidades. Pergunto: tenho que levar o PID? e é preciso contratar o seguro SOAPEX? na ocasião da retirada do veiculo, já não é calculado o seguro contra terceiros?
    Obrigado!

    Responder
    • Oi Naty!
      São várias as operadoras que têm cobertura para esporte amador.
      Para você encontrar mais facilmente essas opções e fazer a comparação de qual mais se encaixa no que procura (valor de cobertura, cobertura Covid, com ou sem internet, prática de esporte etc) clique neste link e utilize os ‘filtros’, ticando os quadradinhos correspondentes ao que possa lhe atender. Neste caso, não esqueça de ticar “Prática de esporte amador”. Depois clique em ‘aplicar filtro’. Ao utilizar o filtro, não tique no nome de nenhuma seguradora, assim aparecerão as opções de todas que oferecem essa cobertura.
      Ao analisar as opções clique em “ver a cobertura completa”. Ali aparecerá tudo que o seguro em questão oferece e clicando em “Cobertura Médica para Prática de Esportes” você pode ver mais detalhes sobre esse item especificamente.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Oi Eric!
      Sim, você pode viajar ao Chile com um resultado negativo para a Covid-19.
      Conforme informa o site do Turismo chileno: “… Deverá apresentar um resultado negativo de um teste PCR de máximo 48 horas desde sua saída. Não é obrigatório ter Seguro de Saúde, no entanto, recomenda-se viajar com um que tenha cobertura para SARS CoV 2 (COVID19). (…)”
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Oi Eric!
      Como sua mensagem é meio recente pode ser que você não tenha ido ao Chile ainda e, hoje (10/05/23) divulgaram novidades sobre os requisitos de entrada. Nosso artigo que fala sobre e onde estamos comentando ( https://www.mochileiros.com/blog/entrar-no-chile ) foi atualizado.
      Bem, não é mais necessário apresentar o comprovante de vacinação ou um teste negativo para a Covid. Os testes que eram feitos com viajantes aleatoriamente na chegada ao país também não serão mais realizados.

      Responder
  56. Olá, para andar de ônibus no território Chileno eu posso usar apenas meu RG? (No caso eu vou de Santiago a Val paraíso de ônibus). Obrigado.

    Responder
  57. Olá, alguém que foi recente para o chile sabe como estão fazendo os testes aleatórios? Ou já não estão mais fazendo?

    Responder
    • Oi Caroline!
      Como sua mensagem é meio recente pode ser que você não tenha ido ao Chile ainda e, hoje (10/05/23) divulgaram novidades sobre os requisitos de entrada. Nosso artigo que fala sobre e onde comentamos ( https://www.mochileiros.com/blog/entrar-no-chile ) foi atualizado.
      Bem, não é mais necessário apresentar o comprovante de vacinação ou um teste negativo para a Covid e os testes que eram feitos com viajantes aleatoriamente na chegada ao país também não estão sendo mais realizados.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  58. Boa noite,
    O nosso veiculo está em nome da minha FALECIDA sogra. Os demais herdeiros(duas cunhadas) assinaram uma escritura pública de “Cessão de Direitos” sobre o veículo renunciando as suas legítimas em favor de minha esposa. O inventário não está concluído. Assim que o referido veículo continua, no documento(CRLV) em nome da minha sogra. A título de informação o veículo não está alienado. Com o documento original da “Escritura Pública de Cessão de Direitos” teremos problemas para entrar na Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile? Obrigado

    Responder
    • Fala Sídney,
      Sua dúvida é bastante específica. É a primeira vez que alguém nos pergunta sobre esse assunto. Sugiro que você se informe com um advogado ou com alguém que entenda melhor sobre essa questão de inventário.
      Espero que você possa resolver essa questão o mais breve possível.
      Um abraço,
      Silnei

      Responder
  59. Olá,
    Irei para Puerto Montt Chile em julho com conexão em Santiago, tenho duas doses da vacina, é considerado sistema vacinal completo?
    No caso do teste aleatório de covid der positivo posso fazer a quarentena no arbnb que aluguei em puerto montt?

    Responder
    • Oi Vanessa!
      Sim, duas doses de vacina contra a Covid-19 é considerado ciclo completo de vacinação.
      Quanto ao caso de resultado positivo pra Covid chegando ao Chile, infelizmente não sei se você poderá ficar em quarentena em outra cidade que não a de chegada (Santiago – mesmo sendo somente conexão). Sugiro que você tire essa dúvida com o pessoal do turismo chileno através do e-mail turismoatiende@sernatur.cl (eles respondem relativamente rápido e são bastante solícitos).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  60. Oi, quero visitar Chile sou venezuelana
    con documentos brasileiros en día residencia permanente até 2030 posso entrar no Chile con eles o não meu passaporte venezuelano está vencido minha filha e brasileira tenho dúvida se eu posso entrar ?

    Responder
    • Oi Rosaura!
      Você pode entrar no Chile porém, como informa o Turismo chileno, cidadãos venezuelanos (e também de algumas outras nacionalidades) precisam de um “Permiso de Permanencia transitoria” para entrarem no país. Tem informações sobre os trâmites para o ‘permiso’ nesta página: https://serviciosconsulares.cl/tramites/permiso-de-permanencia-transitoria
      No caso, o passaporte deve estar válido.
      De qualquer forma, se você preferir pode tentar mais informações ou confirmar estas através do e-mail oficial do Turismo do Chile que é o turismoatiende@sernatur.cl (eles respondem relativamente rápido e são bem solícitos).
      Espero que dê tudo certo e vocês façam uma linda viagem! Abraço!

      Responder
    • Olá Adrielly,
      Se seu RG é o novo RG Digital que possui o código MRZ, sim, ele é um documento de viagem. Fora isso, só são considerados documentos de viagem o RG (físico) e o passaporte. E no caso do RG precisa estar em bom estado de conservação e com a foto atualizada.
      De qualquer forma, se quiser entrar em contato direto com o órgão oficial do turismo chileno pra esclarecer melhor suas dúvidas, você pode fazer através do e-mail turismoatiende@sernatur.cl Eles costumam responder rápido e são bastante solícitos.

      Responder
    • Oi Juliane!
      Acredito que sirva como comprovante sim.
      De acordo com o turismo chileno “O formato de prova pode ser apresentado de distintas formas como mostrando dinheiro em espécie, comprovante de conta bancária, cartões de crédito etc.” (está na área de perguntas frequentes do site oficial – https://www.chile.travel/pt-br/planoviagemparaochile/ – em ‘Entrada no Chile’ > Devo transportar dinheiro ou cartões?’)
      De qualquer forma se você preferir pode contatar o Turismo chileno através do e-mail turismoatiende@sernatur.cl (eles costumam responder relativamente rápido e são bem solícitos).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Olá. Por gentileza. Não entendi bem sobre o teste PCR. Fala em 48h desde a sua saída. Não entendi. Pode me ajudar?

      Responder
      • Oi Pyerre!
        Se você não tiver como comprovar que se vacinou contra a Covid-19, deverá apresentar um teste PCR com resultado negativo para entrar no Chile. Este teste deve ser feito até 48h antes de você embarcar para o país.
        Abraço e boa viagem!

        Responder
    • Olá Gabriel,
      Somente o novo RG digital terá data de validade de 10 anos, os antigos não tem data de validade e nesse caso, irá depender das condições do documento e da foto. Vou replicar aqui abaixo um texto do site da Polícia Federal falando sobre essa questão. Quando o texto fala sobre “companhias aéreas, bancos e cartórios”, pode incluir agentes de migração também, pois quem vai decidir na hora ali se o documento está 100% ou não são eles. Portanto, o ideal é não dar margem pra botarem defeito:

      “Embora a identidade não tenha prazo de validade por lei, as companhias aéreas, bancos e cartórios podem negar identidades emitidas há mais de 10 anos, por medida de segurança contra fraudes. Havendo dúvida quanto o estado de conservação, quanto à fotografia ou quanto à data de emissão da identidade, a empresa aérea escolhida deve ser consultada com antecedência, evitando transtornos no dia embarque.”
      FONTE: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/ajuda/duvidas/inicio/inicio-posso-viajar-ao-mercosul-sem

      Se o RG estiver em bom estado de conservação e a foto ainda está atual, acredito que vc não terá problema, mas as condições serão as que estão citadas acima.

      Responder
      • Silnei, a identidade está bem conservada e a foto não muda muito a feição. Agradeço sua atenção e resposta rápida, pois já esclareceu bastante a dúvida. Abraços!

        Responder
        • Olá, Gabriel. Pode me informar se conseguiu viajar mesmo com o RG vencido em bom estado de conservação? Minha namorada está com a mesma dúvida, iremos viajar a princípio semana que vem para o Chile. Obrigado!

          Responder
    • Olá Magnum,
      O comprovante de vacinação é emitido conforme a vacina. Se a vacina é de 2 doses, vc tem o ciclo completo nas duas doses. Se é uma vacina de dose única, o comprovante será desta vacina de dose única.

      Responder
  61. olá boa tarde.
    Em relação à documentação necessária para ir ao Chile, se eu for de avião eu preciso do passaporte ou eu posso ir somente com a carteira de identidade ?
    Eu fico em dúvida pois no próprio Brasil dependendo de para onde você vá de avião precisa de passaporte para viajar pode dentro do Brasil.

    Responder
  62. Boa noite, estamos indo para Ushuaia em abril, e vamos passar a fronteira do Chile.
    Nossa questão é, o documento do nosso carro está no nome do meu esposo, mais ainda estamos terminando de pagar, teremos problema para atravessar a fronteira do Chile? ano passado andamos o norte da Argentina, fomos parados várias vezes e não tivermos problemas.

    Responder
    • Oi Isabela!
      Se está no nome dele não haverá problema. Agora se o documento estiver no nome da empresa de leasing ou da financiadora (banco, concessionária, loja) aí é preciso uma autorização registrada em cartório assinada por tal empresa. Se for este o caso, aí você contata a empresa e pergunta sobre como proceder.
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
  63. Bom dia. Vamos ao Chile dia 20/03 e estou em dúvida sobre necessidade do PCR para a entrada. Alguns sites informam não ser obrigatório, o que pode acontecer e de exigirem, de forma aleatória, a realização de teste de COVID. Podes me ajudar?

    Responder
  64. Melhor coisa, dúvida??? peça a PID, R$ 105,00. Acabei de pedir a minha, vou p o Chile com 3 netos menores, antes pecar por excesso do q falta dele. Fé em Deus e pé na estrada, CORDILHERANDO,,,KKKKKKK

    Responder
  65. Bom dia estou tentando fazer seguro obrigatorio soapex. mais não estou conseguindo fazer.
    alguem sabe informar como ou onde consigo fazer ?

    ja entrei varios site mais parece que estao tudo desatualizado.

    Responder
  66. Olá!
    Atualmente está sendo obrigatório o seguro de veículos estrangeiros (Brasileiro) para visitar o Chile?
    Não encontrei em lugar nenhum onde contratar o seguro Soapex.
    Me falaram sobre a seguradora HDI, mas eles descontinuaram a venda deste produto e tiraram do seu site.
    Caso saibam onde contratar, agradeço desde já uma indicação.
    Grato.

    Responder
  67. bom dia. estou em dúvida. Uruguai, Argentina e Chile, não precisa mais a declaração juramentada? pois não acho mais como fazer. se puder mandar os link se ainda for necessário.
    desde já agradeço.

    Responder
    • Olá Inês!
      Obrigada por nos fornecer o link com esta informação.
      *Bem, essa questão da PID realmente gera muitas dúvidas, pois muitos viajantes relatam que o documento não lhes foi solicitado; porém muitos que tiveram a solicitação não necessariamente vieram à internet relatar. É aquela coisa: o guarda pode não ter pedido (por n motivos: pressa, esqueceu etc), o que não quer dizer que não seja um documento necessário.
      Este link que publicou é de uma lei de 2005 e eu não sei se houve outra para atualizá-la.
      O que ocorre é que segundo o Serviço Nacional do Turismo (SERNATUR) chileno nos respondeu que sim, é necessário ter a PID, pois não há um acordo bilateral entre Chile e Brasil para a não exigência. No link que nos enviou aqui (de 2005) também diz que é possível que seja solicitada a tradução oficial da licença estrangeira (o que já seria resolvido com a PID).
      O SERNATUR me enviou o seguinte link: https://www.chileatiende.gob.cl/fichas/4724-licencia-de-conducir-internacional com a informação. Embora pareça algo dirigido exclusivamente ao motorista chileno que irá viajar ao exterior, subentende-se que não havendo uma acordo de reciprocidade com o Brasil é preciso apresentar o documento.
      No site do Detran-SP por exemplo, há uma lista dos países que exigem a PID (os quais não têm acordo de reciprocidade ou não são signatários da Convenção de Viena): https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/cnhExteriorSignatarios/121bce75-827e-42ca-b8fa-fa278d31b7a3/
      A PID é algo não tão caro (que chegue a comprometer o orçamento da viagem) e relativamente simples de solicitar ao Detran (do Estado onde você tirou sua CNH).
      Abraço,
      Claudia.

      Responder

Deixe um comentário