Entrar no Uruguai: documentos e requisitos (2024)

Se preparando para viajar para o Uruguai no próximos dias? Confira quais são os documentos e recomendações para viajar para o Uruguai.

Documentos para entrar no Uruguai

Segue abaixo a lista de requisitos (publicada pelo site do Ministério do Turismo do Uruguai) com todos os documentos necessários para entrar no Uruguai:

  • RG ou passaporte válido em boas condições de conservação com foto atual (caso o documento gere dúvidas, pode lhe ser solicitado o passaporte que deve estar dentro da data de validade).
    – Atenção: embora o RG brasileiro não tenha uma “validade” (a nova carteira nacional de identidade nacional sim terá, conforme as idades), na prática RGs com emissão superior aos 10 anos não estão sendo aceitos para entrada no país.

Recomendação para Viajar para o Uruguai

  • CONTRATAR SEGURO VIAGEM
    Contratar um seguro viagem para o Uruguai é recomendado. Além do mais, o seguro é muito barato. Por exemplo: Um plano para 15 dias de viagem sai por menos de R$ 200 e você contará com as seguintes coberturas: Cobertura para extravio e atraso de bagagem, cobertura para cancelamento e atraso de voos, cobertura de assistência médica e hospitalar, cobertura sobre acidentes pessoais, reembolso de despesas médicas e outras coberturas para diversas situações.

Como contratar um Seguro Viagem?

Para contratar seu seguro o ideal é usar um comparador de planos de seguro viagem, pois em um mesmo lugar você irá encontrar informações de diversas seguradoras simultaneamente. Nós fizemos uma pesquisa em todos as plataformas disponíveis no mercado brasileiro e encontramos os menores preços e mais opções de planos e seguradoras no comparador Seguros Promo. Essa plataforma possui nota “Ótimo”, portanto usaremos ela como exemplo

A primeira coisa a fazer é entrar no site (aqui) e depois que abrir a janela clicar no botão “Aplicar Cupom de Desconto” para garantir o menor preço. Escolha o destino (no caso, América do Sul), as datas de embarque e desembarque no Brasil; preencha os campos com seu nome, e-mail e número de telefone celular e depois clique no botão “pesquisar seguro viagem”.

Assim que abrir a lista com todos os planos disponíveis, basta escolher a opção que melhor atende suas necessidades.

Planos de Seguro Viagem mais contratados

Segue abaixo a lista com os seguros mais contratados:

ITA 20 AM. LATINA

ITA 20 AM. LATINA da seguradora ITA Seguro Viagem é o seguro de viagem mais barato para quem está seguindo rumo ao Uruguai. O ITA 20 AM. LATINA custa R$ 6,85 por dia de viagem.

Custo de R$ 6,85 por dia de viagem (aplicando Cupom de Desconto)

ITA 20LATAM

Plano da seguradora ITA Seguro Viagem, destinado à viajantes de 0 a 65 anos*. Oferece cobertura total de US$ 20.000 para Despesas Médicas Hospitalares, US$ 150 para casos de extravio de bagagem, além de outras diversas coberturas extras.

MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein

MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein, da seguradora My Travel Assist é o seguro de viagem mais barato com cobertura para COVID-19. O MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein custa R$ 6,95 por dia de viagem.

Custo de R$ 6,95 por dia de viagem (aplicando Cupom de Desconto)

MTA15 eistein 02

Plano da seguradora My Travel Assist, destinado à viajantes de 0 a 75 anos*. Oferece cobertura total de US$ 15.000 para Despesas Médicas Hospitalares, US$ 400 para casos de extravio de bagagem, atendimento de telemedicina do Hospital Albert Eistein, além de outras diversas coberturas extras.

UA 35 AM. LATINA (exceto EUA) COVID-19

Custo de R$ 9,38 por dia de viagem (aplicando Cupom de Desconto)

UA35LATAM

Plano da seguradora Universal Assistance, destinado para viajantes de 0 a 65 anos*. Oferece cobertura total de US$ 35.000 para Despesas Médicas Hospitalares; cobertura de US$ 5.000 para COVID-19, US$ 200 para casos de extravio de bagagem e outras coberturas para diversas situações.

Nota: Os preços citados acima podem variar para mais ou para menos dependendo da cotação do dólar.
Nota 2 *: Os preços citados acima são para viajantes com até 64 anos. Confira no descritivo de cada plano, qual o preço para viajantes com idade superior.

Como aplicar o Cupom de Desconto

Primeiro clique aqui para ativar o cupom e espere abrir o site do comparador Seguros Promo em uma nova janela. Assim que carregar o site, clique no botão “Pegar Cupom de Desconto” que você já irá garantir 15% de desconto. (Muita gente faz a cotação usando o comparador, mas esquece de aplicar o cupom e acaba pagando 15% a mais no seguro.) Preencha o formulário: No campo “destinos” escolha América do Sul, coloque as datas de início e fim de sua viagem, seu nome, e-mail e telefone. Escolha um dos planos sugeridos acima ou outro de sua preferência. Pague com boleto ou pix e garanta mais 5% de desconto. Fazendo isso você garante no mínimo 20% de desconto.

Documentos para uma viagem de carro pelo Uruguai

Além dos documentos exigidos mencionados neste post, se você fará uma viagem de carro pelo Uruguai, ou em outro veículo particular como motorhome ou moto deverá carregar com você também:

  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dentro da validade, emitida no Brasil.
  • O original do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Se o veículo não estiver no nome de quem vai dirigir, o proprietário precisa assinar uma autorização e registrá-la em cartório.
    Detalhes sobre o que deve constar na autorização, entrada de veículos financiados etc podem ser conferidos no https://cgsanpablo.com/pt/ (na área ‘Preguntas frequentes’ > ‘Quais são os requisitos para entrada de veículos estrangeiros no Uruguai’)
  • Seguro Carta Verde. Este é um seguro automotivo obrigatório para rodar na Argentina, Uruguai e Paraguai (e também no Brasil, para estrangeiros). Este seguro garantirá indenização por danos pessoais ou materiais a terceiros não transportados no veículo. Vale frisar que ele não cobre danos ao próprio segurado ou ao seu veículo, é um seguro para terceiros.
    Segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que regulamenta e fiscaliza os seguros no Brasil, além de carros de passeio, o Seguro Carta Verde é obrigatório também para “motos, bicicletas motorizadas, reboques e moto homes matriculados e/ou registrados no Brasil, ao ingressarem, em viagem internacional, nos países membros do Mercosul.“
    Você deve ter o Seguro Carta Verde para o automóvel particular ou alugado.
    Vale lembrar que ele não precisa ser da mesma empresa na qual você contratou um seguro para o seu veículo, inclusive nem todas seguradoras trabalham com o serviço e alguns viajantes optam por fazer este seguro até em cidades fronteiriças.
    Esteja sempre atento(a) a data de vigência do seguro. Se for o caso deixe alguns dias a mais, para qualquer imprevisto.

Veículos de origem brasileira podem permanecer no Uruguai pelo prazo de 90 dias.

Ah, e se você estiver no Uruguai e resolver dar uma esticadinha e visitar terras hermanas, não deixe de conferir o post no qual falamos sobre como entrar na Argentina.

Dicas para Viajar para o Uruguai

Na alta temporada não vacile, já vá com tudo reservado. Para encontrar o maior número de hotéis disponíveis em um mesmo lugar nós recomendamos a Booking.com. Confira abaixo links para as principais cidades do Uruguai dentro da Booking.com


A imagem em destaque do post é de autoria de Silnei L Andrade / Mochileiros.com

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

310 comentários em “Entrar no Uruguai: documentos e requisitos (2024)”

  1. Parabéns pelas postagens de orientações para entrada nos paises vizinhos. Muito esclarecedoras e de grande valia.

    Responder
  2. Parabéns pelos esclarecimentos!
    Gostaria de saber como funciona para quem pretende permanecer no Uruguay por um período superior a 90 dias, porém inferior a 180.. Para residência temporária o período é de 180 dias porém a saída será feita antes disso. Saberia me dizer onde posso me informar sobre isso? O acesso será por meio de carro próprio.
    Muito obrigado!

    Responder
  3. E sobre a travessia Montevidéu X Buenos Aires achei um preço bem alto.
    É isso mesmo?
    Mais de 1500,00 para tres pessoas… só de ida…

    Responder
    • Oi Charles!
      Fiz uma simulação no site da BuqueBus (aqui) como se três adultos fossem viajar em 04/11/23 e o total saiu a 357 dólares americanos; ou seja, na cotação de hoje mais de R$ 1800. Não acrescentei na simulação qualquer veículo porque você não mencionou se iria em um ou não. Se sim, pode aumentar o valor.
      Se você for conhecer Colonia del Sacramento (é muito linda e tranquila) aí o preço cai bem: 174 dólares americanos. É bem pertinho de Buenos Aires.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • Oi aproveitando a dúvida, estarei na Argentina e irei ficar 3 dias no Uruguai, se comprar o BuqueBus na Argentina paga em pesos ou em dólar também?
        É mais recomendado comprar aqui no Brasil pelo site em dólar mesmo?

        Responder
        • Oi Pyetra!
          É possível comprar o ticket tanto em pesos quanto em dólares.
          Nós por exemplo, acabamos comprando no cartão de crédito em Colonia, porque estávamos sem moeda em papel (nem Real, nem Dólar pra trocar por Pesos ou pagar)
          Avalie o que é melhor pra você em termos de cotação, por exemplo.
          Abraço e boa viagem!

          Responder
  4. Oi boa Noite! Estou indo para Montevidéu dia 18/10 gostaria de saber qual melhor casa de câmbio para comprar moeda Uruguaia e se compensa levar dólar

    Responder
    • Oi Aurileda!
      Infelizmente não conheço uma casa de câmbio para te indicar. Na minha última viagem acabei utilizando os serviços da Western Union (transferi $ pra mim mesma e saquei numa agência no país). Se você quiser saber mais sobre, tem um artigo nosso falando das agências em Buenos Aires (aqui), mas parte dele fala como funciona de modo geral.
      Ah sim, dólar é sempre uma boa opção para qualquer viagem.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Oi Larissa!
      Não é a carteira de vacinação. É um seguro com cobertura Covid-19 para que você esteja protegida ($) caso necessite de atendimento médico no Uruguai.
      O seguro custa a partir de R$ 7,50 por dia; ou seja, se você vai ficar uma semana no Uruguai, vai R$ 52,50. Neste artigo (clique aqui pra ver) você encontra boas opções econômicas.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  5. Passamos dois pedágios do Uruguai sem pagar e agora? A cancela abriu! Alguém já passou por isso? Obrigada 🙏❤️💓

    Responder
  6. Olá! Viemos de carro do Brasil para Uruguai e no primeiro pedagio não tinha ninguém e abriu e passamos, no entanto ficamos encanados. No segundo pagamos e no terceiro tbm abriu e agora como fazemos pra regularizar? Obrigada

    Responder
  7. Olá!
    estou em dúvida sobre qual tipo de seguro contratar para entrar no Uruguai e Argentina de carro. Todos as seguradoras que encontrei especificam que cobrem viagens aéreas/marítimas ou de ônibus. Vcs contrataram esses seguros normais mesmo? Acredito que eles cubram assistências gerais, mas não devem cobrir problemas relacionados à viagem de carro especificamente, né?
    obrigada!

    Responder
    • Oi Olivia!
      Para circular no Uruguai e na Argentina você precisa do Seguro Carta Verde. Ele é facilmente encontrado na cidade brasileira de fronteira por onde você sairá para entrar em algum dos países. Sem o Carta Verde você não consegue entrar nem no Uruguai, nem na Argentina.
      Já o Seguro Viagem é um seguro relacionado à saúde do viajante. Para entrar na Argentina ele não é obrigatório, mas recomendável. Para entrar no Uruguai ele é obrigatório e com cobertura Covid-19. Você pode conferir boas opções baratas que atendem essa exigência clicando neste artigo.
      Se você tiver alguma dificuldade pode me mandar um e-mail: redacao@mochilabrasil.com.br
      Abraço e boa viagem!

      Responder
        • Oi Viviane!
          Não é mais obrigatório. Agora é apenas recomendável. Como é algo bem barato, vale a pena contratar. Por exemplo, se você vai ficar uma semana no país, por R$ 52,50 você viaja tranquila e ainda com cobertura Covid. (Clicando aqui você pode conferir as opções mais econômicas com cobertura Covid; sem cobertura Covid há opções ainda mais baratas).
          Abraço e boa viagem!

          Responder
    • Oi Vanessa!
      Não precisa não. “Só” deixar o Roaming ativado. Precisa ver como está o seu plano (se dá acesso ao Roaming internacional).
      Coloquei o só entre aspas, porque na nossa última viagem, com celulares do mesmo modelo, mesmas configurações, mesma operadora e meu marido com um plano até melhorzinho que o meu, tivemos um problema: internet não funcionou de jeito nenhum no celular dele assim que saímos do Brasil, a viagem toda; enquanto o meu funcionou perfeitamente. Ele acabou comprando um chip da ‘Movistar’ na calle Florida, em Buenos Aires. A atendente inseriu o chip, fez as configurações e aí deu tudo certinho. Não me lembro quanto ele pagou no chip, mas não foi caro…
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  8. oie..gostaria de saber se e difícil conseguir o permisso de entrada para entrar no uruguai de carro. e se eu preciso dele para embarcar na balsa que vai para Buenos Aires…consegue me ajudar?

    Responder
    • Oi Cristina!
      Tanto para circular pelo Uruguai, quanto pela Argentina você precisará dos documentos mencionados aqui no artigo onde você comentou: CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dentro da validade, emitida no Brasil.
      O original do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Se o veículo não estiver no nome de quem vai dirigir, o proprietário precisa assinar uma autorização e registrá-la em cartório e o Seguro Carta Verde (este você consegue emitir numa cidade de fronteira do Brasil).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  9. Oi Claudia,
    hoje em dia não temos mais o documento verde do carro e imprimimos a CRLV em casa.
    Mas tem pessoa que foram barradas nas fronteiras, pois uma cópia não é considerado documento oficial do veículo.
    Como fazer então?

    Responder
    • Oi Peter!
      Atualmente o Detran mesmo está imprindo em papel branco, sulfite o CRLV. Nele deve aparecer além de todas as informações legíveis, o QR Code.
      Não ouvi relatos de que tenham sido barradas pessoas com esse documento. Nós mesmos entramos no Uruguai e na Argentina (junho/julho 23) com o documento assim. Não houve qualquer questionamento. Na Argentina, até Buenos Aires fomos parados 1 vez na estrada, pediram os documentos e foi tudo ok.
      De quantas pessoas você ouviu esse relato (de terem sido barradas) e qual solução elas deram?
      Obrigada. Abraço.

      Responder
  10. Olá! Gostaria de saber se é necessário ter acessórios pro carro, comoe extintor, kit de primeiros socorros, adesivos, etc. Para ir a Uruguai e Argentina.
    E onde seria melhor fazer o câmbio no sentido de ganhar a melhor cotação?

    Responder
    • Oi Ana Carolina!
      Sobre os acessórios, os adesivos são pedidos para utilitários e também para SUVs, trailers e motorhomes. Obrigatórios: estepe e ferramentas para trocá-lo/utilizá-lo; extintor de incêndio e 2 triângulos (não nos cobraram, mas ao revistarem o carro na entrada em Puerto Iguazu – Argentina, olharam estes itens).
      Você pode trocar Reais em casas de câmbio nas cidades e ao menos um pouco (para pagar pequenos gastos de estrada, um café numa conveniência, pedágio, combustível etc) na fronteira antes de entrar no Uruguai ou Argentina (vai de carro né?).
      Sobre o câmbio, sugiro dar uma pesquisada (inclusive podendo simular) na Western Union. Tem um artigo falando sobre as melhores agências em Buenos Aires e ao final, como funciona (você pode conferir clicando aqui). Também há opções como o Wise e a Nomad. Temos um artigo falando da Nomad e em breve faremos de outras opções. Por enquanto, sobre a Nomad você pode ter mais informações clicando aqui.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  11. Ola Claudia, vou para o Uruguai de carro em Novembro mas este carro esta em nome da empresa na qual sou socio/gerente e tenho mais socios. Preciso da autorização que eu mesmo vou assinar !!! ou levo o contrato social da empresa comprovando meu estatus dentro desta?

    Responder
    • Oi Arthur!
      Você pode observar mais abaixo, que a Caroline estava com a mesma dúvida que você e, segundo ela, o Consulado informou que bastaria levar o Contrato Social. Acredito que como sendo uma informação vinda do Consulado seja confiável.
      Por segurança, como você tem mais sócios sugiro que peça para eles assinarem um documento autorizando/dizendo estarem de acordo com que você dirija o carro da empresa de vocês durante sua viagem. Aí você leva essa autorização e o contrato social.
      No https://cgsanpablo.com/pt/preguntas-frecuentes/, site do Consulado Geral do Uruguai em São Paulo tem um parágrafo falando sobre viagem com carro de pessoa jurídica. Veja no tópico “Quais são os requisitos para entrada de carros estrangeiros no Uruguai”) é o que a Caroline falou…
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  12. Olá Claudia, muito bom o seu conteúdo, ajudou muito, obrigada.
    Eu fiquei com uma duvida, o veiculo que vamos viajar está em nome de pessoa jurídica (o proprietário da empresa quem vai dirigir) só que quando entrei em contato com o consulado eles informaram que não precisa fazer a autorização nem a tradução juramentada e seria só levar o contrato social, como a empresa não possui contrato social por ser de produção rural, eles informaram para levar o cartão CNPJ, sabe me dizer se essa informação procede?

    Responder
    • Oi Caroline!
      Infelizmente não sei te dar essa informação, mas se foi proveniente do consulado acho que você pode confiar 🙂
      Não sei se você tem aquele cartão do CNPJ meio antigo (cor de papel pardo quase) e se é ele que deve ser levado. Hoje acho que esses cartões não são mais emitidos e é possível baixar o cartão a qualquer hora neste link https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp – é a “situação cadastral” da empresa.
      Até baixei o nosso aqui, porque não me lembrava se vinha escrito o nome do representante da empresa junto à Receita por exemplo. Vi que (o nosso aqui) não vem. Veja se quando baixa o seu aparece e se não aparecer, aparecer somente o nome da empresa (e em nenhum lugar o do proprietário da empresa), de repente vale dar uma perguntada no Consulado novamente, explicando isso.
      Não há nenhum documento que diga que a pessoa física X é dona da pessoa jurídica que aparece no documento do carro? Se sim, acho válido levar junto com o cartão.
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
  13. Ola bom dia
    Pretendo ir de xarro agora em outubro.
    O carro é alienado ao banco, a carta de autorização é simples ou precisa ser registrada em cartório?

    Responder
    • Oi Karla!
      Se no documento do carro estiver o nome do Banco como sendo o proprietário é preciso que ele lhe forneça uma autorização. Sugiro que consulte seu gerente ou SAC para providenciar o quanto antes.
      A autorização deve ser registrada em cartório. Neste documento é importante mencionar o(s) país(es) pelo(s) qual(is) irá circular o carro e também o período. Com esse documento em mãos você deve ir a um cartório e solicitar a ‘Apostila da Haia’ (tem mais informações no https://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/apostila-da-haia/ ).
      Só pra se ter uma ideia, uma das viajantes leitoras do blog comentou que pagou R$ 110 no cartório onde fez (não mencionou a cidade/Estado). Os preços de serviços de cartório, incluindo o de apostilamento, variam de estado pra estado.

      Se o carro estiver financiado por CDC/Consórcio, o Consulado Geral do Uruguai em São Paulo informa o seguinte:
      “Se o veículo estiver financiado por CDC/Consórcio deverá ser solicitada uma carta de autorização ao banco ou financeira, essa carta não precisa estar apostilada no Cartório brasileiro.
      No caso de financiamento por leasingé necessário apresentar autorização da financeira que autorizará o proprietário a sair com o veículo do país (Brasil), incluindo todos os dados da empresa financeira, os dados pessoais do proprietário do veículo (nome completo, CPF, RG, endereço) e os dados do veículo (placa, chassi, marca, modelo, cor). A assinatura deverá ser reconhecida no Cartório e o documento deve estar apostilado.”

      Está em https://cgsanpablo.com/pt/preguntas-frecuentes/ (no tópico “Quais são os requisitos para entrada de carros estrangeiros no Uruguai?”)

      Abraço e boa viagem!

      OBS: Karla, no campo onde deve estar o nome do proprietário está escrito o seu nome ou o nome do banco? Se estiver escrito “alienação fiduciária” somente no campo ‘OBSERVAÇÕES DO VEÍCULO’ e no campo onde está o nome do proprietário estiver o nome de quem vai dirigir não é necessário nenhuma autorização. Ainda estamos pagando nosso carro e entramos em junho/julho 23 no Uruguai e Argentina com os documentos/itens mencionados aqui no post e com o documento do carro assim. o “Nome do motorista, CPF” (de quem dirige) e no campo ‘observações do veículo’ está escrito ‘alienação fiduciária’ (só isso, não diz a qual banco, nada).

      Responder
      • Olá! Procurei o campo para perguntas mas não achei rss
        Vou aproveitar que é relacionado a esse assunto
        Iremos ao Uruguai em novembro!
        O carro está em meu nome.. e no campo observação está alienação fiduciária!
        Meu marido que vai dirigir a maior parte do tempo, eu estando junto não teria problema né?

        Responder
        • Oi Renata!
          Não precisará de autorização não.
          A regra do Mercosul diz o seguinte: “…esses veículos podem ser conduzidos pelo cônjuge ou por familiares do proprietário, até segundo grau de consaguinidade, não sendo necessária autorização expressa, desde que possam comprovar sua vinculação com documentação própria.(…)”. A informação está no https://www.mercosur.int/pt-br/temas/turismo/ (no tópico ‘Dirigindo’).
          Sobre a observação, não há problema com a informação “alienação fiduciária” não. Viajamos em junho/julho deste ano para Argentina e Uruguai e nessa mesma condição.
          Abraço e boa viagem pra vocês!

          Responder
  14. Estou indo com minha esposa para Punta del este em Novembro, ja fizemos a reserva do hotel , é nescessario a Declaração juramentada ainda

    Responder
    • Oi Douglas!
      Não é necessário preenchimento de mais nenhuma declaração para entrada no Uruguai.
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
  15. olá, parabéns! vou pelo Chuí em outubro até colonia. Na fronteira, todos carros param, mostram os documentos e podem passar por revista? ou alguns param e outros não? na saída devemos parar obrigatoriamente?

    Responder
    • Oi Maira!
      Na entrada todos param, mas nem todos passam por revista.
      Sim, voltando ao Brasil é preciso parar na saída do Uruguai, para “dar saída” do país.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  16. Olá, bom dia!!

    Preciso de ajuda 😀

    Vou estudar no Montevidéu por 10 meses, mas não sei como faço para ter minha estadia regularizada. Como faço para tirar Visto? O Visto pode ser tirado online? E neste meu caso, que permanecerei por 10 meses precisarei de Seguro de Viagem, ou a comprovação de vacinação já conta?

    ps: Sou de São Luís-MA e aqui não temos consulado

    Desde já, obrigado!!

    Responder
  17. Bom Dia, eu fui no cartório e registrei a autorização para saída do carro no exterior. mais a mulher do cartório me informou que deveríamos fazer uma APOSTILHA DE HAIA para entrar com o carro e circular por lá. ,ais nem um site eu vi essa informação. fiquei em duvida se faço ou não. apesar que o valor da apostilha é 110,00

    Responder
    • Oi Ingrid!
      Se o carro estiver no nome de quem irá dirigir não é preciso; isso é preciso somente no caso de estar no nome de terceiros. Se é o caso, sim; a pessoa do cartório lhe informou direitinho.
      Tem mais informações sobre essa Apostila da Haia no https://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/apostila-da-haia/
      Ao final do nosso artigo há respostas a dúvidas que vocês enviam pra gente (como você fez) e em algumas falamos sobre o apostilamento.
      Ah e só para esclarecer, o valor do apostilamento varia de estado para estado (para no caso de alguém ler o seu comentário e achar que também irá pagar R$ 110 – pode ser que sim, pode ser que não; dependendo de onde irá fazer o documento)
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Em todo Brasil existe local para vc tirar a RG do filho seja ele bebê ou não.
      Quando sai da maternidade já pode pedir a RG e CPF. Fiz assim com meus quatro filhos em BH e também São Luís. Registro agora é só para ter guardado em casa.

      Responder
  18. ola, meu carro está no nome do meu pai. Mesmo sendo parente de 1° grau. precisa de autorização registrado em cartório para sair com o carro do Brasil?

    Responder
    • Oi Jéssica!
      A regra de circulação de veículos do Mercosul para este caso diz o seguinte: “… esses veículos podem ser conduzidos pelo cônjuge ou por familiares do proprietário, até segundo grau de consaguinidade, não sendo necessária autorização expressa, desde que possam comprovar sua vinculação com documentação própria.(…)”. Ou seja, você tem que estar com um documento provando que você é filha do proprietário do carro.
      Esta informação está no site oficial do Mercosul, na aba ‘Dirigindo’: https://www.mercosur.int/pt-br/temas/turismo/
      Abraço e boa viagem!

      OBS: Como infelizmente algumas coisas, a gente sabe, dependem do “dia” do agente, eu levaria por precaução essa página do Mercosul impressa (grifado o trecho que fala sobre).

      Responder
  19. Ola, ainda é necessario o seguro viagem para Covid?
    Irei alugar um carro em Pelotas, será que ja esta incluso a Carta Verde ?
    Parabens pelo Blog

    Responder
    • Oi Thiago!
      Sim, é necessário o seguro com cobertura para Covid-19.
      O Carta Verde é um seguro que sai em nome do motorista; você precisa verificar se a locadora tem alguma parceria com alguém que emita (no nome de quem vai alugar) ou você mesmo procurar alguém/alguma empresa para fazer, numa cidade de fronteira. Como você vai pegar um carro em Pelotas, suponho que sairá do Brasil por Jaguarão ou Chuí né? (pode fazer em uma delas) No Chuí, fizemos com a Fabiana. Telefones: (53) 3265-2535; 9701-0073 ou 9995-4220.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  20. Olá, tudo bem? Eu iria de carro e minha companheira e filha de avião. Elas conseguem entrar no Uruguay com passagem apenas de ida? Nós voltaríamos juntos de carro.

    Responder
  21. Oii! Sabe me informar se tem limite de garrafas de vinho para ENTRAR no Uruguai?
    Vou da Argentina para lá com vinhos, queria saber se tem algum limite para taxação. No Chile por exemplo você é taxado (acho que em 15%) se entrar com mais de 2,5L de bebida, mas não encontrei sobre o Uruguai. Obrigada!

    Responder
    • Oi Suely!
      Os preços aparecerão de acordo com a configuração que você deixou habilitada no site ou app.
      No site, ao lado da bandeirinha (do idioma) aparecem as letras BRL (moeda brasileira, Real), ali você pode mudar. Já no App, você clica no seu perfil e vai até “configurações do dispositivo”, aparecerá idioma, moeda e etc.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  22. Boa tarde, tudo bem?
    Tenho passagem comprada de ida e volta já comprada para Montevideo, mas pretendo passar boa parte do periodo na Argentina (1 mês). Neste caso, eu contrato o seguro viagem só para os dias que estarei em Montevideo (1 semana)? Neste caso, teria que mostrar alguma comprovação de que eu irei para a Argentina depois do fim do seguro?

    Responder
    • Oi Luan!
      Pode comprar só para os dias em que estará em Montevideu sim. Atente às datas (entrada e saída do território uruguaio) pois o seguro é válido somente durante o período que você informou.
      Não é preciso mostrar comprovante nenhum que você vai a Argentina; só se você for voltar ao Brasil via Uruguai é que terá que fazer os trâmites de imigração novamente. Se você vai voltar a partir da Argentina, terá que fazer os trâmites lá.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  23. Boa noite,

    como comprar bilhete para travessia de Colônia para Buenos Aires para carro alugado, sem os dados específicos do veículo (marca, modelo) que é solicitado no momento da compra?
    obroigado

    Responder
      • Olá, estou com dúvidas a cerca do Ferry de travessia Uruguai x Argentina. Estou viajando em Novembro com a minha esposa de moto e tentei comprar a travessia via site mas não consegui, é fácil comprar na hora? qual o valor médio?
        Ficarei somente 1 dia em Buenos Aires e retorno para Uruguai, terei problemas de documentação por isso?

        Responder
        • Oi David!
          É fácil comprar na hora sim. Você vai em feriado prolongado? Se sim, neste caso é bom dar uma sondada antes.
          Então, talvez você não tenha conseguido cotar porque no site realmente fica meio despercebido o quadradinho a ser ticado, “saio do Uruguai” (saindo de Colonia). Ali você pode colocar a data, número de passageiros e o veículo (moto).
          Pra você ter uma ideia fiz uma cotação para viagem em 02/11/23, 2 adultos e 1 moto, saiu 158 dólares americanos. (Apenas ida. Você pode escolher ida e volta).
          No https://intl.buquebus.com/?locale=pt você pode fazer a cotação.
          Não tem problema ficar um dia só em Buenos Aires não, mas vocês deveriam ficar mais!!!
          Abraço e boa viagem pra vocês!

          Responder
  24. olá…minha dúvida é se precisa ter hospedagem já reservada no Uruguai, pois iremos agora em setembro/23 e pretendemos procurar na hora onde se hospedar.

    Responder
    • outra dúvida…li sobre tag de pedágio…precisa disso? se sim, adquiro isso fácil lá? Sobre moeda, levar apenas real dá certo?

      Responder
      • Oi Sérgio! Você pode cadastrar os dados do veículo e motorista através de um sistema que eles chamam de “Passe Turista”. Nele você já acrescenta os créditos (até para toda a viagem se quiser, pois no primeiro pedágio eles já lhe informam quantos pedágios haverá de cidade X a cidade Y) e pode passar nos pedágios sem ter que se preocupar em parar e pegar o dinheiro pra pagar. Utilizar esse “Passe Turista” não é obrigatório, é opcional, mais uma “facilidade” para o turista que está viajando de carro.
        Já com os créditos a catraca de pedágio identifica sua placa e libera a passagem. Se eventualmente algum não liberar é só você chamar alguém da praça de pedágio e mostrar o comprovante que inseriu os créditos no sistema e eles vão te liberar.
        Tem mais informações no https://telepeaje.com.uy/ . Achei bem prático. Vamos publicar um artigo sobre em breve.
        Se você levar Reais terá que trocá-los por peso uruguaio. Somente as cidades de fronteira costumam aceitar e olha que em alguns lugares de algumas dessas cidades nem aceitam.
        Abraço e boa viagem!

        Responder
        • Olá Claudia.
          Gosto muito do seu conteúdo. Iremos de carro do litoral norte do RS para o Uruguai nessa semana (sairemos dia 06/09) e peguei várias dicas aqui.
          Sobre o pedágio, fiquei com dúvida em relação ao pagamento, pois no site (https://telepeaje.com.uy/acceso-a-telepeaje) tem a informação que pode cadastrar o veículo e que, ao passar pelo pedágio, ele irá ler a placa. Diz que é possível ir até o destino final e lá (na rede credenciada) fazer o pagamento dos pedágios pelos quais passou e recarregar o valor para o trajeto de volta.
          Como você fala em colocar créditos antes, fiquei na dúvida se realmente funciona da forma como eles descrevem no site. Você tem alguma informação extra sobre isso?
          Muito obrigada.

          Responder
          • Oi Regina! Que maravilha, essa hora você já deve estar na estrada <3
            Então, nós pagamos antes. Fomos aconselhados na primeira praça de pedágio a fazê-lo. Informamos que iríamos até Montevideu e eles calcularam x pedágios (não me lembro) e pagamos. Havendo essa possibilidade de pagar no destino de volta é uma boa também. Informe-se sobre a possibilidade na primeira praça ou então até mesmo onde entrarão no Uruguai. (No guiche de imigração no Chuy tinha um banner bem grande falando do ‘Passe turista’ – como lá é imigração e não tem pedágio pode ser que não tenham muitos detalhes, só o banner mesmo; na primeira praça de pedágio é o mais certo pra pegar mais informações).
            Abraço e boa viagem!

    • li sobre problemas na aduaneira do Chuy…guardas dificultando o acesso a fim de conseguir um “algo a mais”..isso procede?

      Responder
      • Oi Sérgio!
        Não presenciamos. Conosco não ocorreu e também não ouvi falar.
        Abraço e boa viagem!

        Responder
        • prometo ser a última dúvida…o carro que dirigirei não está em meu nome, mas o seguro do carro meu nome consta como segundo motorista e o proprietário estará comigo..mesmo assim preciso levar a autorização com firma reconhecida do cartório? já tenho o seguro viagem, preciso levar todo o processo impresso? e a carta verde tb já tenho e são 16 páginas, preciso levar tb impressa? muito obrigado por sua colaboração!

          Responder
          • Oi Sérgio!
            Pode perguntar a vontade 🙂 Tentamos responder o mais rapidamente possível e se eu não souber tento linkar/indicar alguma página/alguém que talvez possa saber…
            Bem, o proprietário do veículo é seu familiar consanguineo? Porque a regra de circulação de veículos do Mercosul para este caso diz o seguinte: “… esses veículos podem ser conduzidos pelo cônjuge ou por familiares do proprietário, até segundo grau de consaguinidade, não sendo necessária autorização expressa, desde que possam comprovar sua vinculação com documentação própria.(…)”. Ou seja, você tem que estar com um documento provando que você é parente (até segundo grau) do proprietário do carro.
            Esta informação está no site oficial do Mercosul, na aba ‘Dirigindo’: https://www.mercosur.int/pt-br/temas/turismo/

            Sinceramente não sei como funciona essa questão de segundo motorista, mas o que vão verificar é o nome que consta como proprietário no documento do carro (não no seguro).
            Caso não sejam parentes, ele também dirige? Se sim, uma alternativa (para não gastarem com cartório) é ele entrar dirigindo com o carro no país. Lembrando que o seguro carta verde tem que estar no nome do motorista. E em eventuais ‘blitz’ se vocês resolverem trocar a direção, terão que ficar dando explicações… Tem agente compreensivo, tem agente que não é…

            Nossa, DEZESSEIS páginas de Carta Verde? É o primeiro que ouço dizer que tenha tantas. Até hoje só vi com uma única página. (E sim, o papel, embora seja sulfite mesmo, é verde).
            Agora se quiser providenciar a autorização, nela é importante mencionar o(s) país(es) pelo(s) qual(is) irá circular o carro e também o período. Com esse documento em mãos você deve ir a um cartório e solicitar a ‘Apostila da Haia’ (tem mais informações no https://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/apostila-da-haia/ ).
            Se não me engano, alguém comentou por aqui que pagou R$ 110 pelo apostilamento. Os preços de serviços de cartório variam de estado pra estado.

            Abraço e boa viagem pra vocês!

  25. Boa tarde,
    Estou indo de carro para o Uruguai daqui 30 dias. Posso utilizar o documento digital de licenciamento do carro ou tem que ser em impresso?

    Responder
    • Oi Gustavo!
      Você deve levar o documento impresso. Pode ser o que emitem no Detran atualmente mesmo, simples em papel sulfite onde há um QR Code.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  26. Bom dia, estou com viagem marcada para novembro, o cartão Wise funciona em Punta del este

    Responder
  27. Bom dia Claudia. Obrigado pelas informações! Pretendo ir para o Uruguai de carro no próximo ano. Vou até Porto Alegra de avião e de á alugar um carro. Recebi uma informação de uns amigos que fizeram essa viagem em 2015 (de carro) que com carro de terceiro (no meu caso da locadora) só é permitido permanecer por 6 noites no país. Sabe dizer se isso ainda é uma exigência? Grato.

    Responder
    • Oi Thiago!
      Confesso que nunca ouvi falar neste prazo.
      Nos sites oficiais do governo uruguaio não há menção a carros alugados, mas o site do Mercosul diz que “…O prazo de permanência de um veículo alugado em território de um Estado Parte diferente ao de registro ou matrícula será o prazo concedido pela Autoridade Migratória ao locatário, ou será o prazo de vigência da Autorização para Trânsito no MERCOSUL, considerando aquele cuja data de expiração for a mais próxima.(…)” (Clique aqui e vá na aba ‘Dirigindo’)
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  28. Olá.
    Irei de carro para Argentina, Chile e Uruguai.
    Os seguro viagens que consulto, são para viagem aérea, já liguei em algumas e falam que não cobre viagem terrestre.
    Pode informar sobre isso?

    Outra coisa, qual limite de trazer vinhos no carro? kkkk
    Aguardo.
    Obrigado.

    Responder
    • Oi Luciano!
      Estão te passando informação errada. Todos os seguros mencionados neste artigo no qual você deixou seu comentário atendem todas as exigências dos países tendo você viajado por terra ou por ar.
      Vou ficar te devendo a informação sobre o vinho, mas se não me engano em algumas lojas, principalmente em Buenos Aires tem plaquinhas informativas falando sobre…
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Oi Samuel!
      Por enquanto é uma das exigências de entrada no país, independente da cidade de fronteira por onde entrará.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  29. Olá a todos!
    Alguem sabe se apenas para conexão no Uruguai, em voo com destino final a Santiago, é necessário seguro viagem com cobertura covid-19?

    Responder
    • Olá Israel!
      Para entrada no Uruguai é obrigatório; para entrada na Argentina apenas recomendável.
      Como o custo é baixo, vale avaliar contratar para os dias em que estiver na Argentina também, já que com um único seguro “Destino América do Sul”, você já estaria protegido/segurado em ambos os países.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  30. Olá! estamos com viagem marcada para Montevidéu e nossa primeira hospedagem será em Colônia de Sacramento.
    Sabe informar se tem transporte direto do aeroporto para Colônia?
    Obrigada!

    Responder
    • Oi Erveli!
      Infelizmente não tenho essa informação, mas creio que não haja, exceto particulares você negociando lá. Mas não é certeza tá?
      Você pode tentar buscar essa informação contatando o aeroporto. No site tem as redes sociais e também WhatsApp: https://aeropuertodecarrasco.com.uy/
      Agora de ônibus parece que as saídas são diárias para Colonia (a confirmar). Você pode consultar o site do terminal rodoviário Tres Cruces: https://www.trescruces.com.uy/
      (Do Aeroporto Internacional de Carrasco até o Terminal Tres Cruces são cerca de 18km de distância; do terminal até Colonia são mais cerca de 180Km, segundo rota traçada pelo Google Maps)
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  31. Estou pretendendo fazer uma viagem de 4 dias (um em montevideu, um em Punta del leste e um dia em colônia del sacramento), de sexta a segunda. tem alguma agência confiável pra que eu possa comprar os tours day use pra Punta e colônia.
    Obrigado

    Responder
  32. Olá amigos mochileiros. Quero passar de carro entre Colonia e Buenos Aires. Como estarei saindo do Uruguai e, posteriormente ,entrando na Argentina preciso dar baixa na Migração.Uruguai em Colônia e depois entrada na migração Argentina. Por favor poderia esclarecer onde em q momento farei isso em Colônia e na chegada em Buenos Aires?

    Responder
    • Oi Rogério!
      Você irá de balsa né? (BuqueBus ou Colonia Express)
      Se sim, para ter acesso ao embarque você terá que passar pela imigração em Colônia (no prédio onde você deixará seu carro estacionado até embarcar na balsa), é tudo organizado, você vai quase no automático rsrs. Chegando em Buenos Aires a mesma coisa, neste caso nem precisará sair do carro. Os agentes pedem seus documentos, dão uma olhada no carro e… “bien venido” 🙂 (Foi assim com a gente recentemente e foi o que vimos com todos que estavam como a gente).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
        • Oi Vanessa!
          Não precisa não.
          Atente se o documento está no nome do condutor. Se estiver no nome de terceiro (pessoa física ou financeira, banco etc) precisará ter uma autorização deste para viajar. Essa autorização deve ser apostilada em cartório.
          Abraço e boa viagem!

          Responder
  33. Olá, boa noite! É fácil andar de Uber por lá? Meu vôo vai para Punta, mas já quero ir pra Montevideo direto. Estou pensando em ir de Uber até a rodoviária e de lá ir de ônibus.

    Responder
    • Oi Joziane!
      Em Montevideu é sim. Em Punta acredito que também seja. Só não posso afirmar pois não tive essa experiência na cidade.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  34. Fui ao Uruguai em 2021 entrando com todos os tramites exigidos. Na saída, não paramos para fazer registro de saída. Agora quero entrar no Uruguai novamente. Alguem ja passou pela situação ou sabe responder, se posso ter dificuldades em entrar novamente no Uruguai?

    Responder
    • Olá, Heverton!
      Já aconteceu comigo e, na entrada seguinte, precisei pagar uma multa para poder entrar novamente.
      O valor foi baixo mas tinha que ser em moeda uruguaia e, no meu caso, por estar reentrando por Aceguá, tive que pagar numa agência do correio deles. Foi fácil e rápido.
      Boa viagem,

      Luís Garcez

      Responder
  35. Parabéns pelo site, sempre me ajuda muito nas duvidas. Estou indo fazer o trajeto que fizeram recentemente. Entrar no Uruguai pelo Chuí, ir pelo litoral até atravessar de Colonia para Buenos Aires. Perguntas: melhor forma de pagamento no Uruguai e depois na Argentina (cartão? dinheiro? Alguma recomendação?). Adoraria ler post sobre toda sua viegam recente. Vai sair nesses primeiros dias?

    Responder
    • Oi Heverton!
      Infelizmente não vai dar tempo de vocês lerem nosso artigo sobre, antes da viagem; mas felizmente a viagem de vocês está chegando 😀
      Fico feliz que estamos ajudando a tirar as dúvidas.
      Bem, é esse trajeto que fizemos mesmo e para pagar tanto no Uruguai quanto na Argentina, a melhor forma é em dinheiro, moeda local. Você pode fazer o câmbio ou enviar em reais para vocês por exemplo, via Western Union e sacar numa agencia em moeda local.
      No Uruguai você pode cadastrar os dados do veículo e motorista através de um sistema que eles chamam de “Passe Turista”. Nele você já acrescenta os créditos (até para toda a viagem se quiser, pois no primeiro pedágio eles já lhe informam quantos pedágios haverá de cidade X a cidade Y).
      Já com os créditos a catraca de pedágio identifica sua placa e libera a passagem. Se eventualmente algum não liberar é só você chamar alguém da praça de pedágio e mostrar o comprovante que inseriu os créditos no sistema e eles vão te liberar.
      Tem mais informações no https://telepeaje.com.uy/ . Achei bem prático. Vamos publicar um artigo sobre em breve.
      No Chui trocamos (cambiamos) Reais por Pesos uruguaios na Farmácia “Nova Uruguai”. Até pedi alguma nota menor para pagar os pedágios, mas como nos deparamos com esse sistema de pagamento automático achamos até melhor.
      Fizemos o Seguro Carta Verde na BR 471-1301, Chuí. Tem o Whatsapp: 53 9701-0073 e 53 9995-4220 (com Fabiana). Aí você já faz para rodar Uruguai e Argentina.
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
      • Excelentes dicas como sempre. É muito bom viajar com as instruções dadas por você. Me ajuda com mais uma coisa. Na Argentina, poderia me indicar lugares onde se hospedaram? E se possível, falar de valores. Olhando Booking, hotéis em Buenos Aires com R$2.000,00 de diária.. Achei estranho valores tão elevados.

        Responder
        • Oi Heverton!
          Olha, podem até existir hotéis com esse valor de diária mas fique atento se os preços estão em reais, dólares ou pesos argentinos.
          Nós acabamos ficando em 2 opções que achamos no Airbnb, pois achamos mais baratos que os encontrados no Booking.
          Se optar por alugar algo via Airbnb, filtre buscando os ‘SuperHost’ e dê uma lida nos comentários, antes de reservar.
          Tá chegando a viagem hein? Abraço pra vocês. Divirtam-se!

          Responder
  36. Ola,
    Olha so esse mural me ajudou em muito nas duvidas que tive e uma que pintou aqui e achei de perguntar é se é tranquilo voar de drone por la, vc sabe alguma coisa sobre?
    agradeço Wanderlei

    Responder
    • Oi Wanzam!
      Não chegamos a ver nenhum aviso sobre, mas sugiro que consulte a Direção Nacional de Aviação Civil uruguaia perguntando se há alguma restrição para voo de drone civil de turistas, se não há se é preciso fazer algum registro online etc.
      O e-mail deles é o info@dinacia.gub.uy
      O pessoal dessa associação talvez também possa ajudá-lo: http://www.aud.org.uy/ (Asociación Uruguaya de Drones).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • boa tarde Claudia!! tira uma dúvida existe alguma restrição para pessoas Árabes, musulmá ou espanholes para entrar no Uruguay?

        Responder
        • Oi Jessi!
          Nunca ouvi falar sobre qualquer impedimento, de cidadãos de quaisquer países ou de qualquer fé.
          Boa viagem!

          Responder
  37. Olá! Vamos para o Uruguai no sábado, rumo à Montevideo e Colônia. Minha dúvida é sobre a melhor alternativa de percurso. Mais perto por Jaguarão ou Chui? Se incluirmos Punta, qual a mehor alternativa: Jaguarão ou Chui? E para comprar pesos lá, as lojas Abitab e Redpagos abrem no fim de semana?
    Pode me dar dicas de restaurante e hospedagem com bom custo benefício em Colônia?
    Obrigada

    Responder
    • Oi Nice!
      Se você descer pelo Chuí (RS – BR) entrando em Chuy (UY) vai pegar uma parte litorânea do Uruguai, que quase sempre é mais estruturada. Suponhamos que há um imprevisto ou vocês queiram descansar e então precisem dormir no caminho; encontrarão mais opções de hospedagem, por exemplo.
      De Jaguarão a Montevidéu são 418Km; de Chuí a Montevidéu são 329Km (trajetos traçados no Google Maps).
      Em Colônia a gente comeu no El Ramar. O restaurante é simples, barato e a comida estava muito boa e não vem merrequinha não rsrs. Infelizmente não tenho indicação de hospedagem por lá. Na última viagem (começo deste mês) só passamos por Colonia (almoçamos no El Ramar) e pegamos o BuqueBus para Buenos Aires. Fizemos uma viagem pelo Uruguai em 2013, mas não me lembro o nome do hotel onde ficamos. Mas tem vária opções. Dá uma olhadinha no Booking.com (veja as avaliações) e no Airbnb (opte pelos SuperHost e leia os comentários).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • Boa noite, pessoal,
        Uma sugestão:
        O caminho entre Jaguarão e Punta dela Leste, via Vergara, Cebollati, Lascano e Aiguá, não é o mais curto mas, certamente, é inesquecível.
        Passa-se por paisagens lindíssimas e por florestas preservadas de pés de palmitais (do verdadeiro palmito).
        Vale à pena os quilômetros à mais…
        Abraços e parabéns pelo trabalho de vocês…

        Luís Garcez

        Responder
  38. Olá! Tentei cotar o seguro da MTA 15 Am. Latina +COVID-19 e mesmo com cupom aplicado o menor valor foi 10 reais/dia. Uma pergunta, se vou só cruzar o Uruguai para chegar na Argentina, posso fazer o seguro apenas para os dias que entrarei e passarei pelo país né? Fazendo o seguro, precisa também fazer a declaração juramentada? Obrigada!

    Responder
    • Oi Maithê!
      Fiz uma simulação e o MTA 15 Am. Latina +COVID 19 pra mim saiu por R$47,44 para 5 dias de viagem. Simulei viagem de 01/08 a 05/08. Deve haver uma variação conforme as datas.
      Sim, você pode fazer somente o seguro para os dias em que estiver no Uruguai.
      Não é preciso preencher mais nenhuma declaração.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • Claudia, acompanhando aqui os posts pois vou fazer o mesmo, cruzar o Uruguai para chegar na Argentina. Fazendo o seguro apenas para cruzar o Uruguai você diz. Minha duvida, na Argentina não é necessario o seguro?

        Responder
        • Então Heverton, ter o seguro viagem com cobertura Covid-19 é requisito exigido (obrigatório) para entrar no Uruguai. Já a Argentina não obriga, somente recomenda.
          Você pode fazer só para os dias que estiver no Uruguai. Porém vale avaliar se convém inserir os dias para Argentina também, já que o custo é bem baixo e quando você informa “Destino América do Sul” e os países pelos quais passará estará coberto em qualquer um deles com um único seguro.

          Responder
  39. ola
    vou de carro para o Uruguai em uma semana. Entrarei por Rio Branco- Jaguarão=== e irei para Montevidéu. Nao sei se ha pedágios na estrada. Se tiver tenho que ja ter trocado reais para a moeda uruguaia em Jaguarão ou Rio Branco . pode me dar uma dica sobre isso

    Responder
    • Oi José!
      Tem pedágios sim. Você pode cadastrar os dados do veículo e motorista através de um sistema que eles chamam de “Passe Turista”. Nele você já acrescenta os créditos (até para toda a viagem se quiser, pois no primeiro pedágio eles já lhe informam quantos pedágios haverá de cidade X a cidade Y).
      Já com os créditos a catraca de pedágio identifica sua placa e libera a passagem. Se eventualmente algum não liberar é só você chamar alguém da praça de pedágio e mostrar o comprovante que inseriu os créditos no sistema e eles vão te liberar.
      Tem mais informações no https://telepeaje.com.uy/
      (Vamos publicar um artigo sobre em breve)
      Agora se você preferir, pode cambiar Reais por Pesos uruguaios em Jaguarão e levar para ir pagando os pedágios. Aí você pode pedir para te darem algumas notas menores (poucas) para facilitar o pagamento.
      Eu achei prático o “Passe Turista”….
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  40. Olá, estou planejando ir passar uns quatro dias no Uruguai, não tinha lido nada ainda sobre o RG com mais de 10 anos de emissão, que é o meu caso, terei problemas para entrar?

    Responder
    • Oi Eduardo!
      Infelizmente estão bastante rígidos com essa questão.
      Veja se consegue se informar quanto ao prazo de emissão de um novo ou do passaporte em seu Estado/Cidade, pra ver se se encaixa no período no qual você planeja viajar…
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  41. Boa tarde! Estaremos (eu, meu esposo e minha filha de 14 anos) saindo de São Paulo para o Uruguai no dia 12 de julho, esse site me ajudou muito, Obrigada.
    Será a nossa primeira viagem e de carro para fora do país, e já providenciamos a carta verde, seguro viagem covid e RG atualizados. De lá queremos ir para Argentina! Acredito que está tudo ok. Você têm algumas dicas para esses novos aventureiros???

    Responder
    • Oi Amanda!
      Que bacana. Fico feliz que conseguimos ajudar.
      Então, chegamos há pouco de uma viagem parecida, mas ainda não consegui me organizar para publicar novos artigos (farei em breve).
      Não sei como está o roteiro de vocês então de repente pode avaliar pegar o BuqueBus em algum momento (ida ou volta). Tem informações sobre no https://www.buquebus.com.uy/
      O Uruguai tem um sisteminha de pagamento prévio dos pedágios. É bem interessante.
      Você pode cadastrar os dados do veículo e motorista através de um sistema que eles chamam de “Passe Turista”. Nele você já acrescenta os créditos (até para toda a viagem se quiser, pois no primeiro pedágio eles já lhe informam quantos pedágios haverá de cidade X a cidade Y).
      Já com os créditos a catraca de pedágio identifica sua placa e libera a passagem. Se eventualmente algum não liberar é só você chamar alguém da praça de pedágio e mostrar o comprovante que inseriu os créditos no sistema e eles vão te liberar.
      Tem mais informações no https://telepeaje.com.uy/
      (Vamos publicar um artigo sobre em breve)
      Agora se você preferir, pode cambiar Reais por Pesos uruguaios na cidade de fronteira por onde entrará e levar para ir pagando os pedágios. Aí você pode pedir para te darem algumas notas menores (poucas) para facilitar o pagamento. A mesma coisa com a Argentina; mas eles não têm esse sisteminha. Aliás, são poucos pedágios na Argentina e achei muito barato! (comparado ao Brasil então rsrsrs)
      Abraço e uma ótima viagem pra vocês!

      Responder
    • Oi Haury!
      Você pode levar Reais ou Dólares americanos por exemplo e trocar lá.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • Olá Cláudia!
        Vc sabe dizer sobre o uso do cartão WISE em MVD?
        Estou indo em breve e li em alguns blogs de viagem que é prático o ouso do wise lá.
        Excelentes dicas por aqui 😃

        Responder
        • Oi Lucinda!
          Poxa, infelizmente nunca usei o Wise, mas também já li comentários positivos sobre. Em breve vou tentar fazer até pra produzir um artigo. Dias atrás abri uma conta na Nomad (falamos sobre aqui).
          Abraço e boa viagem!

          Responder
  42. Olá, boa noite! Como vai?
    Para atravessar de barco da Argentina para o Uruguai, precisa de Declaração Jurada?
    A cia que faz a travessia, tinha algo no site, mas não compreendi se precisa talvez só para passar de barco?

    Obrigada!

    Responder
  43. boa noite, estou indo para o Uruguai daqui alguns dias, gostaria de saber qual a melhor opção de moeda para levar em cach ?

    Responder
    • Oi Haury!
      Você pode levar Reais mesmo; se tiver Dólares americanos (ou achar que compensa comprá-los no Brasil antes de viajar, por causa da cotação) também.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  44. Oi,
    Tenho um filho de dois anos que ainda não foi vacinado contra COVID e tenho outro com 10 anos que já tomou as duas doses.
    Você sabe se eu conseguiria entrar com eles no Uruguai nessas condições?
    Já fiz o seguro contra COVID.

    Responder
    • Oi Rafael!
      Desde fevereiro de 2023 o Uruguai já não exige o comprovante de vacinação contra a Covid, só o seguro mesmo.
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
  45. Bom dia! Uma dúvida (para variar)rsrs:
    Para viajar de carro no Uruguai, além da carta verde e seguro( + COVID), precisa cambão, triângulo extra e kit primeiro socorros?
    Eu li isso em alguns lugares e em outros, que a lei de trânsito deles é igual a nossa. Daí a minha dúvida! thanks!

    Responder
    • Oi Ricardo!
      Não é preciso não. Embora estivéssemos com o extintor e 2 triângulos no carro (porque também rodamos na Argentina), ninguém nos cobrou nada.
      De qualquer forma, se te cobrarem é só voltar e comprar na cidade brasileira mesmo. Não costumam ser itens caros (extintor tem em alguns postos de gasolina e o triângulo em lojas de autopeças).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  46. Obrigado pelas dicas atualizadas !!

    Estarei indo ao Uruguai de moto, entro por Chuí, sigo a Punta del Diablo, Punta del Este, Montevidéu e Colônia del Sacramento.

    Alguma dica nesses locais ?

    A fronteira pelo Chuí é demorada ? Como é o movimento por lá ? Na minha última viagem (Arg/Chile) na fronteira Arg/Chile por paso de jama, fiquei mais de 4 horas.

    Obrigado !!!!

    Obrigado !!!

    Responder
    • Oi Alexandre!
      Acho que as demoras dependem das datas (final de semana, feriados etc). Não me lembro quanto tempo demorou, mas a passagem pela fronteira Chuí/Chuy foi rápida.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  47. Olá!
    Quanto a documento de identificação, possuo a CNH e um RG em boas condições porém de uns 12 anos atrás, quando tinha 13 anos rsrs. É aceito para irmos ao uruguai ?
    No mais tenho todas as documentações.

    Responder
    • Oi Julio!
      Estão bastante rígidos quanto a essa questão de documentação. Para evitar problemas eu providenciaria um novo RG ou o Passaporte. Consulte como estão os prazos para emissão de ambos na sua cidade/Estado.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  48. Olá Cláudia! Q bom q vcs já estão no Uruguay. Está muito frio aí? Vamos entrar no Uruguay sábado, dia 01/07/23. Estou com toda documentação certinha, só tem um porém: renovei minha CNH semana passado e não chegou ainda a CNH impressa. Estou com a CNH Digital válida. Será que eles aceitam ou terei problema por estar com a CNH impressa vencida? Abraço

    Responder
    • Oi Rosangela!
      Bemmmm frio. Bem, já peguei alguns 12 graus em São Paulo na vida, mas sei lá o vento parece congelante por essas bandas rsrs.
      Acabei indo rapidinho pra Colonia del Sacramento e de lá peguei o BuqueBus pra Buenos Aires.
      Você não consegue imprimir a CNH num papel sulfite mesmo (em que apareça o QR code)? A CNH do Silnei que foi emitida no RJ é assim, no sulfite simplona. Não sei como sairia imprimindo a versão digital (printando, baixando pdf e imprimindo); aí você leva a digital, a impressa a partir da digital e a antiga…
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • Oi Cláudia, tudo bem?
        Você poderia contar mais sobre o buqueBus? Estamos pensando em irmos de carro até a colônia, deixarmos o carro lá (aceito sugestões de local para deixar o carro), e atravessar para Buenos Aires de balsa. Você fez isso com o buqueBus?

        Responder
        • Oi Marina!
          Desculpe a demora em responder. Estava viajando e o tempo fica curto quando a gente tá o dia todo na rua rsrs.
          Então, fizemos Colonia-Buenos Aires de BuqueBus, mas fomos com o carro. Infelizmente não sei lhe indicar um local para deixar o carro em Colonia, mas há estacionamentos particulares próximos ao local de embarque do BuqueBus e talvez até algum “conveniado” a companhia.
          Abraço e boa viagem!

          Responder
  49. Bom dia!! Estou indo à Montevidéu de carro, agora em julho, mesmo tendo acabado a pandemia é necessário o seguro de viagem contra COVID-19? E, se sim, onde e qual é aconselhável comprar?
    Desde já agradeço a atenção.

    Responder
    • Oi Lizete!
      O seguro viagem com cobertura Covid-19 é uma das exigências de entrada no Uruguai. Você pode encontrar bons seguros que atendem esse requisito nesta página mesmo que comentou. O seguro é barato: a partir de R$ 7,40 por dia você já consegue (clicando aqui por exemplo).
      A apólice chega no seu e-mail logo depois de você efetuar o pagamento.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  50. Olá, as regras em relação ao que ter no carro é igual a argentina?
    Verifiquei que lá preciso de KIT de primeiros socorros, 2 triângulos, uma corda para reboque caso necessário e extintor.

    Tem algo a mais que preciso para o uruguai? Pois irei para a argentina cruzando o uruguai. Obrigado

    Responder
    • Oi Victor!
      Na prática a Argentina não nos pediu o cambão (para reboque), porém olhou os demais itens. Kit primeiros socorros é recomendável, não obrigatório e portanto sequer perguntaram sobre.
      No Uruguai não há exigências extras. Nós entramos ontem (27) por Chuí(BR)/Chuy(UY) fizemos a imigração no guichê à pé (deixando o carro estacionado), apresentamos os documentos de identificação (motorista e passageiro), documento do carro, carteira de habilitação, o Seguro Carta Verde, Seguro com cobertura Covid (a Argentina não exige, o Uruguai sim) e como chovia ninguém veio questionar mais nada, nem olhar o carro (que estava numa área descoberta)… seguimos, estou te respondendo de Montevidéu.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  51. Vou com carro para o Uruguai. Documentos ok, Carta Verde ok, só preciso saber: melhor entrada é pelo Chuy? Há restrição ou exigencia pela Covid? O que preciso mais ter no carro tipo extintor, primeiro socorros (ambos extintos no Brasil? Passaporte recente de brasileiros como documento é aceito?

    Responder
    • Oi Edson!
      Pelo que você comentou, está tudo ok por aí com seus documentos. Pode o passaporte sim.
      A única exigência com relação à covid é ter um seguro viagem com cobertura para a doença. Você encontra a partir de R$ 7,40 por dia (tem boas opções neste artigo aqui).
      Olha, já entrei via Santana do Livramento (RS-BR)/Rivera (UY) e saí pelo Chui/Chuy há dez anos atrás; e ontem (27/06) entramos via Chuy. Em ambos os casos foi tudo bem tranquilo. Estava com a lembrança de ter gostado mais de Rivera, mas não posso mais afirmar isso já que se passaram 10 anos… As paisagens do Brasil para o Uruguai em ambos os trechos não mudam muito (minha opinião). Vai depender também de onde você partirá. A gente decidiu mais uma vez pegar um trechinho da Lagoa dos Patos (RS), mas o tempo estava bem feio. Tem que dar uma pensada, ver que hora você chegará, se vai ter de dormir em qual cidade…
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • Em julho/22 entrei no Uruguai pelo Chuy, fui a Colônia del Sacramento depois voltei por Riveira. A estrada (no BR) é muito melhor pelo Chuy além do menor movimento. Na volta por Riveira, tinha muitos buracos e dos grandes na Região de São Gabriel e Rosário do Sul, além de muitos caminhões. No Uruguai a estrada é perfeita, tanto faz por onde ir, apenas os pedágios são bem caros. Cláudia sabe informar se é tranquilo entrar na Argentina de carro por Paysandu ?

        Responder
        • Oi Gib!
          Acredito que sim. As estradas pelas quais passamos tanto na Argentina quanto no Uruguai estão bastante boas. Havia obras em alguns trechos, mas nada que tenha causado algum transtorno.
          Abraço e boa viagem!

          Responder
  52. Olá. Tudo bem? Espero que sim.
    Hoje para entrar no Uruguai basta apresentar SEGURO DE VIAGEM COM COBERTURA PARA COVID. Sabe dizer se na imigração, no aeroporto, pedem para apresentar o seguro de viagem com cobertura para COVID? Tem que levar impresso e em espanhol? Como fazem para saber se estamos cumprindo este requisito de entrada?

    Responder
    • Oi Ricardo!
      Sim, é uma das exigências para entrada no país. Você consegue encontrar boas opções a partir de R$ 7,40 por dia.
      As apólices dos seguros comprados via Seguros Promo chegam em pdf no seu e-mail para você baixar e já estão em português, inglês e espanhol. Tem boas opções neste artigo.
      Abraço e boa viagem.

      Responder
      • Olá Cláudia, estamos planejando ir de SC a Santiago passando pelo Uruguai, entrando em Rivera, depois Mendoza, Santiago. Saberias me dizer se neste trajeto de Rivera a Mendoza tem hospedagens, postos de combustíveis, restaurantes?

        Responder
        • Oi Denise!
          Infelizmente vou ficar te devendo, pois infelizmente não conheço o trajeto.
          Além de pesquisar em outras fontes (sugiro que dê uma olhada nos relatos publicados por outros viajantes no nosso fórum também, aqui), acesse o Google Mapas e trace a rota Rivera-Mendoza (você verá que não há grandes cidades no caminho – e são mais de 1.500Km de distância). No alto da tela aparecerão os botões “hotéis”, “postos de gasolina” etc não é a informação/dica ideal, mas dá pra ter uma ideia…
          Abraço e boa viagem pra vocês!

          Responder
  53. Olá!
    Estou indo para o Uruguai daqui uns dias, porém todos os hotéis que vi para fazer reserva pedem cartão de crédito. Número, validade e CVV! Falei com alguém do banco que tenho conta e orientaram-me a não passar o CVV, por segurança. Porém sem isso não consigo fazer reserva, falei pelo whats com alguns hotéis, disse que vou pagar em dinheiro local, mas mesmo assim não fazem reserva, dizem que é pra cadastro e garantia e tals…
    Podem auxiliar-me? Consigo fazer reserva sem passar número de cartão?
    Obrigado desde já e parabéns pelo blog!
    Ajudou-me muito nos preparativos para a viagem

    Responder
    • Oi Grígori!
      Eu nunca passo o CVV de qualquer cartão meu pra ninguém, mesmo pra um hotel. Ele pode ser inserido sim, com os demais dados em plataformas de reserva de hospedagem seguras como grandes sites, como o Booking.com por exemplo.
      Ficamos contentes em ajudar.
      Abraço e uma ótima viagem!

      Responder
    • Boa noite amigo reserve um hotel pela azul viagens, ou booking.
      aproveite solicite um cartão Wise e pague sua compras com dinheiro daquele próprio país.

      Responder
    • Se a sua operadora do cartão permitir, crie um cartão virtual para essa finalidade. Eles tem número, data de validade, CVV e são vinculados ao seu cartão.

      Responder
  54. Um carro alugado no Brasil, pela Localiza por exemplo, pode entrar no Uruguai por Aceguá?
    E retornando em menos de 90 dias.

    Responder
    • Oi Nilson!
      É preciso obter uma autorização da própria locadora. Você pode se informar com a Localiza mesmo.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • para entrar no país precisa de seguro que cubra COVID, nesse mês de junho?
        minha amiga foi e na migração nem pediram.

        Agora estou na dúvida

        Responder
        • Oi Hills!
          É uma exigência de entrada no país. O agente pode não ter solicitado por algum motivo (pressa, esqueceu etc), pode acontecer, mas é regra e além disso, numa eventualidade, te protege. Você pode encontrar boas opções a partir de R$ 7,40 por dia.
          Sobre as exigências, incluindo o seguro com cobertura para Covid-19 você pode conferir em “Qual documentação necessito para viajar ao Uruguai?” no site oficial do turismo uruguaio: https://uruguaynatural.com/index.php/pr/requisitos-de-ingresso-e-tramites
          Abraço e boa viagem!

          Responder
  55. Boa tarde. É necessário o RG ou posso portar somente a CNH? Quanto ao documento do veículo, pode ser digital?

    Responder
    • Oi Abel!
      É necessário o RG (CNH não é considerada um documento de viagem). E o documento do veículo tem que ser impresso, do jeito que estão emitindo no Brasil mesmo (papel comum que tem o QR Code).
      Abraço e boa viagem!
      OBS: o acordo sobre Documentos de Viagem do Mercosul está disponível clicando aqui.

      Responder
  56. Olá,
    Para entrar em Rivera de carro, sendo do Brasil, é necessário a carta verde e seguro viagem com cobertura para covid?

    Responder
    • Oi Alex!
      Isso mesmo. Seguro Carta Verde (que pode ser comprado em Santana do Livramento, por exemplo, já que entrará por Rivera) e o Seguro Viagem com cobertura Covid-19 online (neste artigo no qual você comentou tem algumas opções).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  57. Olá, tudo bem?

    Claudia vou te enviar, pois talvez vc possa me ajudar…irei ao Uruguai em julho com o Filho menor, mas o marido não irá, preciso de alguma autorização para levá-lo? já faz mais de 10 anos que fui com ele pequeno, e só levei a identidae dele na época. Mas não lembro mais! Vc consegue me ajudar nisso?

    Responder
  58. Boa noite.
    Para entrar no Uruguai é necessário tem o documento do veículo impresso ou pode ser o digital, já que não emitem mais o impresso, só se for solicitado e pago?

    Responder
    • Oi Daniela!
      Impresso no sulfite mesmo (como estão emitindo no Brasil atualmente) já é suficiente.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  59. Olá,
    Pretendo ir ao Uruguai de carro. Meu carro tem engate para caretinha. Me disseram que tem alguns tipos de engate são proibidos no Uruguai, sabe me dizer se procede? O meu é fixo, daí gostaria de saber se preciso tirar ou não. Grato pela atenção.

    Responder
    • Oi Wilson!
      Infelizmente não sei lhe informar. É algo muito difícil/caro de retirar e depois colocar? De repente você pode ir com ele e se não conseguir entrar, retirar na cidade de fronteira por onde entrará e quando voltar ao Brasil reinstala…
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • Oi Claudia me chamo lene, para ficar somente em Montevideo é necessário o RG e o seguro pois só irei até à fronteira ?

        Responder
        • Oi Iene!
          Se você vai à Montevidéu, você já estará bem longe de qualquer fronteira com o Brasil né?
          Sim, se você vai viajar ao Uruguai você precisará do RG e do Seguro com cobertura Covid-19.
          Abraço e boa viagem!

          Responder
  60. Bom dia Cláudia ! Td bom ??
    Gostaria de saber se ainda esta válido o desconto do imposto com o uso do cartão de crédito para turista ?
    Muito Obrigado !!!

    Responder
  61. Olá, somos uruguaios, mas moramos no Rio de Janeiro, nosso carro é brasileiro, que precisaríamos para cruzar a fronteira de Rio Branco.

    Responder
    • Oi Mayra!
      São os documentos mencionados no artigo onde você comentou mesmo.
      Vale ressaltar que se o veículo não estiver no nome do condutor, este deverá ter um documento assinado pelo proprietário do veículo (como consta no documento) autorizando que ele possa viajar com ele. Neste documento é importante mencionar o(s) país(es) pelo(s) qual(is) irá circular o carro e também o período. Com esse documento em mãos você deve ir a um cartório e solicitar a ‘Apostila da Haia’ (tem mais informações no https://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/apostila-da-haia/ ). Agora se o carro estiver no nome de quem vai dirigir não é preciso nada disso.
      Mais informações sobre os requisitos de entrada no Uruguai podem ser conferidas no site oficial do turismo uruguaio no https://uruguaynatural.com/index.php/pr/requisitos-de-ingresso-e-tramites
      Abraço e boa viagem pra vocês!

      Responder
  62. Olá! Estou procurando se há exigência de itens obrigatórios no carro (correntes de pneu, kit emergência, etc), mas não achei nenhum informação concreta, se puder me ajudar agradeço! 🙂

    Responder
    • Oi Camila!
      Você vai precisar dos itens que precisa aqui no Brasil mesmo (triângulo, pneu reserva/estepe e chave para trocá-lo, macaco). Sobre um kit primeiros socorros não é exigido, mas recomendável ter pelo menos um bem básico.
      Nós viajamos de carro pelo Uruguai a muito tempo (em 2013) entrando por Rivera (Santana do Livramento – RS / Rivera) e nada nos foi exigido. Somente em Montevidéu um guarda nos alertou sobre acender os faróis (na época não precisava aqui no Brasil). Em todo Uruguai os faróis devem estar sempre acesos, tanto no perímetro urbano como nas estradas. Ele foi super simpático, não falou em multa, nada… Pedimos desculpa, dissemos que não tínhamos essa informação e ele falou “ok” e nos desejou boa viagem 😀
      Abraço e boa viagem!

      OBS: corrente para pneu só é preciso em estrada com neve.

      Responder
        • Oi Jordana!
          Nós levamos. Não questionaram sobre nenhum item.
          Se você for sem e te questionarem, é só você voltar pra trás e comprar um numa loja ou posto de gasolina da cidade brasileira da fronteira por onde vai passar.
          Abraço e boa viagem!

          Responder
  63. Olá. Ótimo artigo. Sabem me informar sobre a questão de imigração no Uruguai? Vou de carro e cruzarei para a Argentina. Onde faço os trâmites de entrada no país?

    Responder
    • Oi Camila!
      Vai depender do seu roteiro* (por qual cidade de fronteira aberta você decidirá entrar).
      No https://www.argentina.gob.ar/seguridad/pasosinternacionales você encontra as fronteiras e informações sobre suas respectivas situações (se está aberta ou não, horário de atendimento, telefone de contato). Clicando sobre o nome da fronteira abre-se uma nova página com essas informações. (Para encontrar as que fazem fronteira com o Uruguai, escreva na busca Uruguay – com y no final, em espanhol. Em português, com u, não vai aparecer nada).

      *Alguns viajantes que estão em Colonia del Sacramento (no Uruguai) vão à Buenos Aires (Argentina) de balsa e vice-versa. As empresas que fazem esse trajeto são a BuqueBus (https://www.buquebus.com/) e a Colonia Express (https://www.coloniaexpress.com/ar). Nos sites delas você encontra mais informações.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  64. Boa noite. Há alguma restrição de entrada com RG emitida há mais de 10 anos , em bom estado de conservação e foto semelhante ao atual?

    Responder
    • Oi Moisés!
      O Acordo sobre Documentos de Viagem do Mercosul (disponível clicando aqui) diz que o prazo de validade dos documentos será estabelecido pelo país emissor. Até falarem em “Nova Carteira de Identidade Nacional” o nosso RG não tinha data de validade (agora vale somente até fevereiro de 2032 – depois disso todos terão que ter o novo, que terá data de validade conforme as idades).
      O seu RG deve estar em bom estado de conservação e o acordo diz que “caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância”.
      No seu caso você diz que não mudou muito (com relação a foto) né? Então acredito que não terá problema, mas eu levaria outro(s) documento(s) para no caso de eventualmente algum agente questionar…
      Abraço e boa viagem!

      Responder
      • bom dia!
        sabem se a carta verde ainda precisa ser impressa em papel verde mesmo ou se já está podendo levar o documento digital?

        Abraços!

        Responder
        • Oi Heitor!
          O ‘Seguro Carta Verde’ é conhecido no Brasil por este nome “porque o certificado era impresso em meia folha de papel formato A4, de cor verde, conforme parágrafo único do artigo 1º da Circular SUSEP Nº 10/95, que implantou o seguro no país.  Hoje, o certificado pode ser emitido por meio físico ou, nos termos da regulamentação específica, por meios remotos, conforme disposto no parágrafo único do artigo 2° da Circular SUSEP N° 614/2020, norma atualmente em vigor. (…)”, conforme informa o site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
          Hoje acredito que emitir o seguro em papel verde, branco ou de outra cor, além de digital irá depender da seguradora mesmo. Você pode tirar essa e eventuais outras dúvidas com a qual for contratar. Também há mais sobre o Seguro Carta verde no site da SUSEP: https://www.gov.br/susep/pt-br/assuntos/meu-futuro-seguro/seguros-previdencia-e-capitalizacao/seguros/seguro-carta-verde
          Abraço e boa viagem!

          Responder
    • A validade do RG quando não indicada é considerada como 10 anos. Identidades profissionais não são válidas para ingresso no Mercosul.
      Logo, é necessário dispor de passaporte válido ou RG emitido há menos de 10 anos.

      Responder
  65. Em meados 2024 pretendo pegar minha moto e viajar passado pelo Uruguai, Argentina e Paraguai. Qual a melhor época para viajar de moto (menos chuva e intempéries)?
    Além dos documentos pessoais (CNH, RG CRLV), Seguro Carta Verde e o Seguro COVID de 30.000 dólares, quais outros documentos devo prever? Tenho que pagar algum tipo de taxa nas fronteiras?
    Obrigado!

    Responder
    • Oi Luís!
      Por enquanto são estes documentos. O Seguro precisa ter cobertura Covid-19, mas o Uruguai não exige um valor mínimo (de US$ 30.000) para cobertura.
      De qualquer forma a viagem deve ocorrer daqui a 6 meses né? Siga acompanhando as informações porque de repente pode haver mudança nas exigências.
      Sobre o melhor período para viajar de moto pra lá, infelizmente não sei lhe dizer, mas sugiro que dê uma olhada nos relatos de viagem sobre o Uruguai publicados no https://www.mochileiros.com/forum/493-uruguai-relatos-de-viagem/ (alguns são de viagens feitas de moto). Você também pode deixar sua dúvida no https://www.mochileiros.com/forum/255-fa%C3%A7a-perguntas/
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  66. Olá,
    Como proceder com a entrada de veículo alugado? Pretendo viajar pelo RS e depois visitar umas cidades do Uruguai, tudo com carro locado.

    Responder
    • Oi Dayvson!
      O site oficial do Mercosul informa sobre trânsito de veículos alugados:
      “… Para transitar por outro Estado Parte* com veículo alugado, o cidadão do MERCOSUL precisa dos seguintes documentos:
      Documento de identidade válido para transitar pelo MERCOSUL.
      – Carteira de habilitação.
      – Documento que ateste sua condição de turista, emitido por autoridade migratória.
      – Autorização para Circulação no MERCOSUL (ACM): documento emitido pela Empresa Locadora de Veículos do qual constem os dados principais do contrato de aluguel do veículo, além daqueles referidos a sua identificação e seguro. A vigência da ACM não poderá, sob hipótese nenhuma, ultrapassar os 90 dias contados a partir de sua data de emissão.

      O prazo de permanência de um veículo alugado em território de um Estado Parte diferente ao de registro ou matrícula será o prazo concedido pela Autoridade Migratória ao locatário, ou será o prazo de vigência da Autorização para Trânsito no MERCOSUL, considerando aquele cuja data de expiração for a mais próxima.
      Caso o locatário se veja impossibilitado de retornar o veículo ao Estado Parte de origem, seu reingresso poderá ser feito por empregado ou pessoa contratada exclusivamente para esse fim, mediante autorização expressa da empresa locadora. Neste caso, não será exigido o requisito de residência do motorista no Estado Parte de registro ou matrícula do veículo. O arrendatário ou arrendador deverá expor esta situação, para conhecimento da Aduana de jurisdição do local onde estiver o veículo. (…)”

      Não esqueça também do Seguro Carta Verde, como mencionado no artigo no qual estamos interagindo.
      *País que faz parte do Mercosul.

      As informações publicadas no site do Mercosul estão neste endereço (na aba ‘Dirigindo’): https://www.mercosur.int/pt-br/temas/turismo/
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Oi Laisa!
      Não é preciso mais preencher nenhuma declaração ou fazer teste de Covid-19 para entrar no Uruguai.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  67. Boa tarde, é necessário apresentação de comprovante de vacina contra febre amarela para ingresso no Uruguai ?

    Responder
  68. Bom dia.
    Saberiam informar se os Benefícios para turistas não residentes tais como isenção/descontos de IVA em hotéis, restaurantes e locação de carros foram prorrogados? A vigência seria até 30/04/23.

    Responder
    • Oi Alessandra!
      Por enquanto não houve nenhum comunicado falando que haveria volta destes benefícios anunciados até 30 de abril de 2023. Qualquer novidade publicaremos no post e também volto a escrever aqui no seu comentário.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  69. No ano de 2020 entrei no Uruguai pelo Chuí, e fiquei uma semana viajando. Na saída, esqueci de registrar a saída. Em junho pretendo retornar ao Uruguai, de carro. Eu terei algum problema? Ouvi que é possível a cobrança de uma multa, alguém tem conhecimento do valor da multa,?

    Responder
    • Oi Samira!
      Como não tinha essa informação, enviei sua dúvida ao Consulado Geral do Uruguai em São Paulo. Embora eles não sejam responsáveis por controle de saída do Uruguai, dar baixa em passaportes ou RG achei que poderiam ter alguma informação sobre e me responderam o seguinte:
      “… Sugerimos entrar em contato com a Aduana Uruguaia no Chuí para verificar os próximos passos:
      Administración de Aduanas de Chuy
      Departamento: Rocha
      Ciudad: Chuy
      Dirección: Samuel Priliac esq. León Ventura
      Teléfono: 4474 2003
      Fax: 4474 2007
      E-mail: chuy@aduanas.gub.uy
      Horário: 09:00 a 17:00 hs
      2) Outra sugestão é solicitar um Certificado de Movimentos Migratórios na Polícia Federal Brasileira, o pedido deve ser realizado diretamente na Polícia Federal, e não tem custo: https://www.gov.br/pt-br/servicos/expedir-certidao-de-movimentos-migratorios
      3) Esse fato não impedirá que você possa realizar viagens para outros países ou mesmo para o Uruguai. (…)”
      Comentei sobre eventual multa, mas eles não falaram nada sobre. Acredito que o pessoal da Aduana do Chuy pode te ajudar com mais informações.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  70. Oi, boa noite.
    poderia me responder sobre:
    -carteira de habilitação do Brasil, é valida no Uruguai:
    – o documento do carro que agora é digital, tem algum problema?

    Responder
  71. Boa tarde!!

    Irei para o Uruguai dia 11/06/2023 as 16/06/2023. Rei tomar a quinta dose em maio. È necessário fazer teste de covid?

    Responder
    • Oi Laisa!
      Atualmente não é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 para entrada no Uruguai. Somente o seguro viagem com cobertura para Covid; além do RG OU passaporte.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Oi Eduardo!
      O Consulado Geral do Uruguai em São Paulo informa o seguinte sobre carros em nome de pessoa jurídica:
      “O representante legal da empresa no Brasil ou em qualquer país membro do MERCOSUL deve redigir uma autorização (pode ser no Word) com todas as informações do carro para as pessoas que vão guiá-lo, o modelo é livre, mas os dados de todas as partes interessadas devem ser indicados.

      A autorização deverá ter a assinatura reconhecida em Cartório e apostilada..

      Sugerimos viajar com uma cópia do contrato social da empresa, em que é indicado o nome do representante legal.”

      Nesse caso, se você tiver um(a) sócio(a) acredito ser necessário que ele(a) assine um documento autorizando você a viajar com o carro da empresa de vocês.
      Esta e outras informações estão no: https://cgsanpablo.com/pt/preguntas-frecuentes/ (no tópico: “Quais são os requisitos para entrada de carros estrangeiros no Uruguai?”)
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  72. Bom Dia.
    Vou para o Uruguai de carro agora em maio, e vou passar por Riviera em um sábado. Onde fica a aduaneira para dar entrada no páis? Ela funciona 24h?

    Responder
  73. Ola!
    Estou com uma dúvida, eu carro está financiado quais documentos preciso para poder entrar no Uruguai. Veiculo esta no meu nome

    Responder
    • Oi Luciano!
      Sobre entrada no Uruguai com veículo financiado, o Consulado Geral do Uruguai em São Paulo informa o seguinte:
      “Se o veículo estiver financiado por CDC/Consórcio deverá ser solicitada uma carta de autorização ao banco ou financeira, essa carta não precisa estar apostilada no Cartório brasileiro.
      No caso de financiamento por leasingé necessário apresentar autorização da financeira que autorizará o proprietário a sair com o veículo do país (Brasil), incluindo todos os dados da empresa financeira, os dados pessoais do proprietário do veículo (nome completo, CPF, RG, endereço) e os dados do veículo (placa, chassi, marca, modelo, cor). A assinatura deverá ser reconhecida no Cartório e o documento deve estar apostilado.”

      Está em https://cgsanpablo.com/pt/preguntas-frecuentes/ (no tópico “Quais são os requisitos para entrada de carros estrangeiros no Uruguai?”)
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Oi Ricardo!
      Infelizmente não tenho tal informação de pronto.
      O site ‘Precios mundi’ ( https://preciosmundi.com/uruguay/ ) informa que o valor do litro da gasolina está 77 pesos uruguaios. Diz ter pesquisado nas cidades de Montevideo, Salto, Paysandú, Maldonado, Rivera, Tacuarembó, Melo, Artigas, Mercedes, Minas e que foram atualizados em abril de 2023.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  74. Olá. Estive no Uruguai há pouco mais de um mês, uma viagem de 12 dias. Fiz entrada e saída com passaporte tudo nos conformes. Minha dúvida é: Eu posso voltar para outra viagem daqui um mês para mais alguns 10 dias? Ou há alguma regra em relação a isso?

    Responder
  75. Olá tudo bem?
    Tenho uma dúvida. É permitido entrar com alimentos no Uruguai, já que os preços estão absurdos.
    Sabe me informar se produtos industrializados e lacrados são permitidos?

    Responder
  76. A carteira de identidade da minha mãe tem mais de 10 anos e o passaporte está vencido, ela já deu entrada na nova, porém não ficará pronta a tempo da viagem. Possui CNH recente. Acha que iremos ter problemas ou consegue entrar assim? Iremos para Punta del Este!

    Responder
    • Olá Marina,

      Somente RG e Passaporte são considerados “Documentos de Viagem” de acordo com o tratado do Mercosul. Vou replicar aqui abaixo um texto do site da Polícia Federal explicando como funciona a fiscalização. Quando o texto fala sobre “companhias aéreas, bancos e cartórios”, pode incluir “agentes de migração” também, pois quem vai decidir na hora ali se o documento está 100% ou não são eles. Portanto, o ideal é não dar margem pra botarem defeito:

      “Embora a identidade não tenha prazo de validade por lei, as companhias aéreas, bancos e cartórios podem negar identidades emitidas há mais de 10 anos, por medida de segurança contra fraudes. Havendo dúvida quanto o estado de conservação, quanto à fotografia ou quanto à data de emissão da identidade, a empresa aérea escolhida deve ser consultada com antecedência, evitando transtornos no dia embarque.”
      FONTE: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/ajuda/duvidas/inicio/inicio-posso-viajar-ao-mercosul-sem

      O passaporte vencido eles não irão aceitar, mas se o RG estiver em bom estado de conservação e a foto ainda estiver “atual”, pode ser que não haja problemas, mas as condições serão as que estão citadas acima ou seja, vai depender da avaliação do agente de migração.

      Responder
  77. Boa tarde! Vocês estão de parabéns pelas respostas esclarecedoras. Peço ajuda quanto ao que levar de roupa na mala, já que eu e meu marido viajaremos dia 27/4/23 e ficaremos até 9/5/23., viajando pelo Uruguai de carro! Somos cariocas! Agradeço desde já o retorno!

    Responder
  78. Entrarei de carro por Rivera e voltarei pelo Chuí. Existe algum problema por entrar por uma fronteira sem controle de acesso e voltar por uma com controle? Neste caso você acha que é necessário ter o seguro saúde e a carta verde?

    Responder
    • Olá Diego,
      Em Rivera não há controle de acesso para as atrações da cidade, mas se você for viajar país adentro, terá que passar na migração para dar entrada no Uruguai e cumprir com os requisitos de entrada.

      Responder
  79. Boa tarde!
    A maioria das pessoas e agências de viagens falam que não é mais necessário seguro de viagem por conta da covid. Sabe informar se realmente não se faz mais necessário?
    Por exemplo, se por acaso for e não tiver seguro de viagem, mas o comprovante de vacina de 3 doses, eles liberam?

    Responder
  80. Olá. Estou confuso. Você pode explicar a diferença da Carta Verde e dos demais seguros de viagens internacionais?

    Responder
    • Olá Antônio,
      O seguro carta verde é para o carro. É um seguro obrigatório para quem vai entrar no país de carro. O seguro viagem com cobertura para COVID-19, é um seguro de saúde obrigatório para o viajante.

      Responder
  81. Bom dia e uma feliz Páscoa.
    Vou visitar somente as cidades que ficam na fronteira com o Brasil, sem entrar mais no interior do Uruguai, e mesmo assim vou precisar de todos estes documentos para o veículo?

    Responder
    • Olá Luiz, entre o Brasil e Uruguai há regiões de fronteira que não possuem controle de acesso como é o caso de Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai). Em casos como este você não irá precisar apresentar nenhum documento. Nestes casos, você não dará entrada no país, portanto não será necessário cumprir com os requisitos de entrada.

      Responder
      • Oi Lígia!
        O ‘Seguro Carta Verde’ é conhecido no Brasil por este nome “porque o certificado era impresso em meia folha de papel formato A4, de cor verde, conforme parágrafo único do artigo 1º da Circular SUSEP Nº 10/95, que implantou o seguro no país.  Hoje, o certificado pode ser emitido por meio físico ou, nos termos da regulamentação específica, por meios remotos, conforme disposto no parágrafo único do artigo 2° da Circular SUSEP N° 614/2020, norma atualmente em vigor. (…)”, conforme informa o site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
        Hoje acredito que emitir o seguro em papel verde, branco ou de outra cor irá depender da seguradora mesmo. Você pode tirar essa e eventuais outras dúvidas com a qual for contratar. Também há mais sobre o Seguro Carta verde no site da SUSEP: https://www.gov.br/susep/pt-br/assuntos/meu-futuro-seguro/seguros-previdencia-e-capitalizacao/seguros/seguro-carta-verde
        Abraço e boa viagem!

        Responder
    • Olá Rafael, você pode comprar o seguro para um determinado período de sua viagem e depois renová-lo. Para renovar você precisará ligar para a seguradora ao menos uma semana antes do prazo de expiração da apólice.

      Responder
      • ola.
        gostaria de saber se para ir ate a fortaleza de santa teresa de moto é necessario o seguro carta verde ou e liberado para fazer esse trajeto para ir e voltar no mesmo dia?

        Responder
        • Oi Leandro!
          É preciso o Seguro Carta Verde sim, mesmo para viagens de um dia.
          Abraço e boa viagem!

          Responder
  82. Bom dia! Feliz Páscoa!
    É necessário comprovar passagem de volta para a entrada no país? Vou de ônibus de Porto Alegre para Punta del Este. Obrigado!

    Responder
    • Oi Gustavo!
      Feliz Páscoa!
      Não é preciso comprovar passagem de volta não.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  83. ola, tudo bom? gostaria saber o seguinte. sou extrangeiro com RNE brasileiro dentro da validade de 10 anos. Apenas com esse documento consigo entrar no Uruguai???

    Responder
    • Olá Javier!
      Se você tem cidadania brasileira precisará somente dos documentos mencionados no artigo.
      Sugiro que contate um consulado uruguaio mais próximo de você para tirar a dúvida se consegue entrar no Uruguai com o RNE. Nesta página https://cgsanpablo.com/pt/loja/ você encontra telefones, endereços e e-mails para contatar.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  84. Olá, bom dia.

    No fim de abril vou de carro com minha filha. Vi que é obrigatório o documento do carro, no entanto, atualmente em São Paulo (e acho que no Brasil todo), nao recebemos mais o Documento do Carro via Detran. Temos apenas o aplicativo. Basta imprimir o documento diretamente do aplicativo “Carteira Digital de Transito”?

    Obrigado.

    Responder
    • Oi Nariele!
      O “Carta verde” é um seguro e você pode fazê-lo na fronteira mesmo e sim, é solicitado para entrada no país.
      Não sei por onde você entrará no Uruguai… nós quando estivemos lá entramos por Santana do Livramento (Rio Grande do Sul – Brasil) – Rivera (Uruguai) e o pessoal da pousada onde ficamos é quem nos deu a dica com quem fazer o seguro. Fizemos na Hélio Seguros (Av. João Belchior Goulart, 600 – Centro de Santana do Livramento), mas há outros oferecendo também. Se os telefones da Hélio não mudaram são os: 55 3244-1760 e 55 9105-3072 (aí você pode dar uma ligadinha para obter mais informações).
      O preço do seguro depende do número de dias que você pretende ficar rodando pelo Uruguai (se for para Argentina e Paraguai, exigirão também).
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  85. Olá Cláudia, tudo bem?

    Você teria dicas de restaurante para Almoçar em Colonia Del Sacramento e Punta Del Leste.

    Minha viagem será em setembro 2023.

    O cartão Wise funciona ?

    Responder
  86. Estamos pensando em ir pro Uruguai. Via terrestre, porém estamos de férias em Santa Catarina é só viemos com a CNH. Não entra lá será?

    Responder
      • Olá, tenho uma bebê de 1 ano e 3 meses, consigo entrar no Uruguai só com certidão de nascimento dela ? Ou precisa de RG?

        Responder
        • Oi Leonardo!
          Tem que ser o RG ou Passaporte. Mesmo sendo de bebezinhos não aceitam a Certidão de Nascimento como documento de viagem.
          Abraço e boa viagem pra vocês!

          Responder
  87. desde 16-02-2023 não é necessário mais apresentar comprovante de vacina ou teste negativo. Conforme decreto Decreto N° 55/023

    Responder
  88. Olá,
    O documento do meu carro está com o sobrenome do meu ex marido.
    Já me casei de novo mas não alterei o documento porque o próprio Detran do meu estado me orientou a fazer isso na hora da revenda do carro.
    Isso pode dar algum problema na hora de entrar no Uruguai?
    Nossa ideia era ficar uns dias no Uruguai e depois ir para a Argentina.
    Obrigada

    Responder
    • Oi Karine!
      Infelizmente não posso afirmar se você terá ou não algum problema. Sugiro que você contate um consulado do Uruguai mais próximo de você para tentar tirar essa dúvida. O pessoal do consulado de São Paulo é bastante solícito (acredito que os de demais cidades também), o telefone do consulado em SP é o 11 2879-6600 (seg a sex das 9h às 15h). Também tem um formulário de contato no https://cgsanpablo.com/pt/contacto/ Este consulado tem jurisdição de SP, MS, MT e PR (não sei em que estado você vive, mas para obter a informação não fará diferença).
      O ministério do turismo do Uruguai também tem um e-mail para o qual talvez você possa enviar sua dúvida: dnm-consultas@minterior.gub.uy
      Abraço e boa viagem!

      Responder
    • Oi Michele!
      O Uruguai já não exige mais o comprovante ou teste (desde 16/02/23). Ter a vacina contra a Covid-19 é apenas recomendável.
      Obrigatório mesmo somente o seguro com cobertura Covid-19 e o RG OU passaporte.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  89. Bom dia
    Para entrada no Uruguai posso apresentar o certificado de vacinação salvo do conect sus pelo celular

    Responder
    • Oi Armando!
      Pode sim, embora já não exijam mais (desde 16/02/23) o comprovante. Somente o seguro com cobertura Covid-19 é obrigatório.
      Abraço e boa viagem!

      Responder
  90. oi, gostaria de saber melhor referente a questão das vacinações.
    Se por exemplo tenho tomado 2 doses da vacina eu preciso fazer o teste para entrar no Uruguai.
    ou será permitido apenas quem tomou toda as doses:

    Responder
  91. Ola , o seguro viagem é valido para a america do sul, pois estou me planejando de ir ao uruguai e argentina de carro do Brasil ! e seguro de carro também é valido ou é so para um pais ?

    Responder
    • Oi Maciel!
      No site do Portal Consular (Ministério das Relações Exteriores) havia até bem pouco tempo, um texto citando problemas relacionados ao RG. Infelizmente mudaram bastante os sites do governo, que traziam muitas informações importantes, inclusive país a país e não encontrei mais o texto que dizia o seguinte:

      Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem

      Como membro do MERCOSUL, o Uruguai permite a entrada de cidadãos brasileiros em seu território portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte. A questão da entrada em território uruguaio com RG emitido há mais de dez anos é objeto de múltiplas consultas ao Consulado. A exigência de RG emitido há menos de dez anos não consta do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem. Nos termos do Acordo, o RG brasileiro expedido pelas instituições competentes não tem prazo de validade e é documento hábil para entrada no Uruguai. É necessário, no entanto, que o RG esteja 1) em bom estado de conservação e 2) com foto que permita identificar claramente o titular.

      Ainda nos termos do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, se houver alguma dúvida sobre a identificação do portador (RG com foto antiga), o agente da imigração poderá solicitar outro documento com foto para esclarecer a identidade (art. 1º – “Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.”) É possível, caso o RG esteja com foto desatualizada mas em bom estado de conservação, argumentar que o procedimento previsto no Acordo do MERCOSUL sobre Documentos de Viagem autoriza o esclarecimento da identidade do viajante com base em outro documento com foto. Mas tal possibilidade será aplicada ou não a critério do agente migratório. Assim sendo, caso o RG conte com foto muito desatualizada, recomenda-se que cidadãos brasileiros solicitem novo documento de viagem (RG ou passaporte) a fim de evitar dissabores.

      Não são aceitos como documento de viagem : Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade) e qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil, como Carteira Nacional de Habilitação, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos Estados.

      Abraço e boa viagem pra vocês!
      Claudia.

      Responder
  92. Postagem maravilhosa! esclareceu muito facilmente minhas dúvidas e me fez economizar 400 reais!! ia contratar o seguro através da minha seguradora do carro, mas fiz a a busca e a contratação de um seguro conforme as orientações dadas, foi super simples e saiu muito mais barato! Grata hehehe

    Responder
  93. Oi, Claudia!
    Minha mãe de 89 anos está indo de carro comigo para o URUGUAI e não achei seguro para pessoas da idade dela… o que devo fazer? obgda pelas dicas e tudo de bom!

    Responder
    • Oi Maria!
      Existe seguro para essa faixa etária sim 🙂
      Você pode acessar o https://www.segurospromo.com.br/?utm_medium=afiliado&pcrid=1546&utm_source=site-blog&pcrtt=entrar-uruguai e preencher os campos com destino (América do Sul), datas de embarque e desembarque (saída e chegada no Brasil), seu nome e-mail e telefone. Depois clique em ‘Pesquisar seguro viagem’.
      Uma janela com os resultados será aberta, aí então você clica em “Filtrar”. Dentre as opções de filtro está a faixa etária “acima de 80 anos”. Não se esqueça também de selecionar uma opção com cobertura Covid, que é exigência para entrada no país.
      Fiz uma simulação por aqui e uma opção que apareceu para mim que se encaixa no que você está buscando é o ‘Coris 60 Basic Covid19+70‘ (cuja faixa etária atendida é de 70 a 99 anos).
      Abraço e uma ótima viagem pra vocês!
      Claudia.

      Responder
  94. Oii, minha identidade foi roubada hoje… pouco menos de duas semanas da viagem. Será que consigo entrar com o BO e uma identidade antiga? Ou habilitação? Tenho passaporte mas venceu em 2020. Pretendia ir para Uy no carnaval.

    Responder
    • Oi Janaina!
      Sinto muito. Perder documento é uma coisa realmente chata.
      Infelizmente a CNH não é considerada “Documento de Viagem” e o passaporte tem que estar válido.
      Como é algo muito específico e o Carnaval está chegando, sugiro que você tente obter essa informação (se consegue embarcar com BO + identidade antiga + passaporte vencido) com a companhia aérea. Caso vá via terrestre (veículo próprio, ônibus) tente contato com o posto de migração pelo qual entrará.
      Não sei em que Estado você mora, mas em alguns há possibilidade de pedir a segunda via do RG online (para os emitidos após agosto de 2014) e retirá-lo em até 5 dias. É o caso de SP por exemplo, segundo esta notícia.
      Abraço, boa sorte e boa viagem!
      Claudia.

      Responder
  95. Olá, já estive no Uruguai por algumas vezes sempre de carro. Pois minha dúvida é a seguinte, minha RG é de 2007, da bem para ver que sou eu, saberiam me dizer se estão cobrando muito a questão da RG ter no máximo 10 anos
    Até porque em 2019, passei com a mesma RG, emitida em 2007.
    Obrigado

    Responder
    • Oi Rogério!
      Infelizmente não tenho tal informação sobre o critério no Uruguai de pronto. A recomendação é que leve consigo outro(s) documento(s) com foto para no caso de questionamento do agente de migração.
      O Portal Consular relata algo sobre, mas no caso, sobre a Argentina. Vou colar na íntegra aqui:
      ” Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem

      Como membro do MERCOSUL, a Argentina permite a entrada de cidadãos brasileiros em seu território portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte. A questão da entrada em território argentino com RG emitido há mais de dez anos é objeto de múltiplas consultas ao Consulado. A exigência de RG emitido há menos de dez anos não consta do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem. Nos termos do Acordo, o RG brasileiro expedido pelas instituições competentes não tem prazo de validade e é documento hábil para entrada na Argentina. É necessário, no entanto, que o RG esteja 1) em bom estado de conservação e 2) com foto que permita identificar claramente o titular.

      Ainda nos termos do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, se houver alguma dúvida sobre a identificação do portador (RG com foto antiga), o agente da imigração poderá solicitar outro documento com foto para esclarecer a identidade (art. 1º – “Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.”) É possível, caso o RG esteja com foto desatualizada mas em bom estado de conservação, argumentar que o procedimento previsto no Acordo do MERCOSUL sobre Documentos de Viagem autoriza o esclarecimento da identidade do viajante com base em outro documento com foto. Mas tal possibilidade será aplicada ou não a critério do agente migratório. Assim sendo, caso o RG conte com foto muito desatualizada, recomenda-se que cidadãos brasileiros solicitem novo documento de viagem (RG ou passaporte) a fim de evitar dissabores.

      Não são aceitos como documento de viagem : Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade) e qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil, como Carteira Nacional de Habilitação, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos Estados.”

      Fonte: http://antigoportalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/argentina#entrada
      Abraço e boa viagem!
      Claudia.

      Responder
  96. Oiii. O seguro viagem precisa ter um mínimo de valor coberto? Em uma seguradora me informaram que o mínimo era 30.000 mas não achei essa informação em lugar nenhum. Podem me tirar essa dúvida?

    Responder
    • Olá Taina, alguns países especificam um valor mínimo total de cobertura e geralmente esse valor é de US$ 30.000 e por conta disso quase todos os planos possuem no mínimo esse valor total de cobertura. É o caso dos planos citados no post. Todos eles cumprem com os requisitos para entrar no Uruguai.

      Responder
      • prezados, muito obrigado por toda ajuda.
        Gostaria de saber se precisa de algum seguro específico para alugar um carro em Punta Del este e ir até Montevideo?
        Tenho somente 3 dias inteiros no Uruguay(em Punta) e queria saber se vale a pena um bate e volta em Montevideo.

        Responder
        • Oi Guilherme!
          Para rodar pelo país você vai precisar do Seguro Carta Verde, mas como alugará um carro já no país seguramente a locadora irá lhe informar.
          No Brasil, o mínimo de dias que fazem um Seguro Carta Verde costuma ser 3.
          Acho que vale o bate e volta sim. São cerca de 130Km de distância (Punta del Este – Montevideu)
          Abraço e boa viagem!

          Responder

Deixe um comentário