Ir para conteúdo

Frio Extremo Causa Mortes


Posts Recomendados

  • Membros

Pois bem amigos, a mídia vem noticiando recentemente que a onda de frio que se instalou na porção sul do continente americano já fez centenas de mortes, tendo atingido seu ápice na semana passada com temperarturas negativas em torno de -20 a -25º. O Peru foi o país mais castigado com 400 mortes (segundo os jornais correio braziliense, e o globo) e seu presidente declarou estado de urgência em diversas regiões do país, sobretudo no sul, regiões como Cusco, Arequipa, Ancash, Lima.. que são roteiro certo dos mochileiros, inclusive eu que estou indo agora em agosto, também estão na relação do presidente peruano.

Portanto criei este tópico para podermos nos informarmos sobre o que se passa por lá, visto que nos tópicos que navego não vi ninguém comentando. Quem estiver por lá ou tenha voltado recentemente poderá relatar melhor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá jose ssa_BA

 

Muito pertinente seu tópico.

 

Estou embarcando para uma trip na Bolívia e Perú na primeira quinzena de agosto.

 

Vi nos noticiários sobre as mortes causadas pela onda e frio extremo na Bolívia.

 

Gostaría de pedir a colaboração dos amigos mochileiros que estiveram ou estão em transito pelos países em questão.

Como está o frio por lá?

Quais as recomendações com relação aos agasalhos? ::Cold::

Algum destino está sendo evitado?

 

a comunidade agradece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pessoal, ano passado, nessa mesma época (JULHO), muita gente morreu no Peru também por causa do frio, a maioria crianças.

 

Intão acho que já é meio "tragédia anunciada".

 

Tenho contatos em Lima, Ica, Nasca e Cusco, e o frio está bem forte mesmo na região sul, ou seja, região de Puno.

 

Nessa área central faz frio mais a noite e de manhazinha, mas suportável.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É isso mesmo Lico, por sinal em todas matérias que li as vítimas são na grande maioria indigentes, e as causas mais frequentes são de pneumonia, hiportemia e intoxicação por aquecimento, nessa época é sabido de todos que o frio pega a vera. Entretanto me chamou atenção pelo fato de serem as mais baixas temperaturas registradas em 46 anos e também o ocorrido no recorte que fiz abaixo: (que também não é novidade para ninguém)

"A situação agravou-se ainda mais na madrugada deste sábado (24/7) quando um terremoto de 3 graus de magnitude na escala Richter atingiu a área de Lulahuaná por volta das 4h52. As informações são da Presidência da República e do Instituto de Geofísica do Peru"-correio braziliense, 24/07/2010.

Ou seja o frio e o terremoto são características geológicas e climáticas da região, quem escolhe ir para lá deve estar ligado e se preparar para o que vai encontrar, quem sonha em ver neve por exemplo vai gostar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É vero. Esse ano as temperaturas estão mais baixas que ano passado mesmo. Mas isso está acontecendo aqui também, pois moro no noroeste paulista e esse ano já tive que usar blusa mais vezes do que o ano passado inteiro.

 

Sobre o terremoto, até 4 graus na escala Richter pode até ser sentido, mas dificilmente causa algum dano material. Também temos esses pequenos tremores aqui no Brasil, principalmente no nordeste.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

 

Faz dois meses que estou em Puno, um dos departamento mais atingidos pelo frio. Realmente, está muito frio aqui, principalmente para mim que sou carioca :) Durante o dia, a temperatura fica em torno de 10° ou 12°, à noite 0° e na madrugada abaixo de 0°, chegando a - 10° C em alguns dias. Em Lima não faz tanto frio, apesar da intensa umidade. Entretanto, eu acredito que a partir de agosto as temperaturas subam um pouco. Em relação às mortes registradas, de fato, os mais atingidos são as pessoas mais pobres e as crianças: não vivem em lugares protegidos do frio, não tem uma boa saúde (alimentação precária) e não tem muitos agasalhos. A vida no altiplano é muito dura, muita gente, mas muita gente mesmo não tem o que comer, é muito triste! Já em relação à mínima registrada, -25°, foi em Puno, mas não na cidade e sim no departamento e em cidades localizadas em pontos mais altos do altipalno, onde todos os anos se registram temperaturas muito baixas e muitas pessoas morrem, principalmente as crianças, de pneumonia.

 

Roupas; eu uso calça jeans (sem meia-calça por baixo), uma blusa comum, dois casacos, tênis e gorro. Meu primeiro casaco é comum e uso somente ele durante o dia, já à noite, uso mais outro casaco, que comprei aqui, mais quente e com muitas camadas. Eu comprei meu casaco por 50 soles em Puno, no Mercado Bella Vista.

 

Li um post aqui que alguém vai comprar casacos no Larcomar, só queria alertar que lá tudo é muito caro. Claro, não sei sobre as condições econômicas do colega, mas eu não pude comprar nada lá. Se eu pudesse, eu compraria também, tem casacos de ótimas marcas, com muita qualidade e mais baratos que no Brasil. Uma alternativa é pesquisar em algumas lojas de departamento com Falabella ou Ripley, ou mesmo em algumas lojas na Av. Larco, mais populares. É só uma dica para quem não tem 500 soles para dar em um bom casaco.

 

Abraço,

espero ter contribuído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

boa verdun, a intenção do tópico é justamente essa, não poderia ser melhor sua contribuição meu velho. Estive agora a pouco com um amigo peruano que mora aqui em salvador, e ele me indicou fazer o passeio da ilha de taquile, em puno, pernoitando lá na casa de nativos. Será que é lá que o frio tá cavernoso? eu estou indo para o peru sexta-feira agora e vou aí em puno também.

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quando vi o tópico pela primeira vez, nem abri. Achei que era alguma notícia espalhafatosa que tinha circulado pela internet. Todavia, fuçando a internet hoje, vi que a questão climática realmente anda complicada por lá. E eu, pernambucano que sou, viciado em sol e amante das praias, sei nem como vou me virar por lá! Como passarei primeiro pelo Chile e Argentina, acho que terei que comprar agasalhos naquelas bandas. Será que sai mais em conta que no Brasil?

 

O interessante é que tenho sempre olhado pela internet e o weatherchannel sempre mostra a temperatura dos locais do Peru em torno de -1 graus celsius. Parece que a informação está completamente destoante da realidade fática peruana.

 

Abraço aos colegas e obrigado pelas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...