Futaleufu - O paraíso do rafting

Do dia 24/01/2009 a 24/02/2009 realizei meu primeiro mochilão, fuia para Argentina e Chile, foi a melhor coisa que fiz na vida, vou destacar somente Futaleufu pq foi a realização de um sonho e tem pouca informação de viajantes que já foram.

Nessa viagem conheci pessoas maravilhosas mas vou me ater mais a parte "técnica" da coisa.

Sexta 06/02/2009 - El Chalten

Depois de ter passado um tempo na Patagônia comecei a subir a Argentina via "Ruta 40", saí de El Chalten sexta feira a meia note ( atrasou) pela Tacsa e cheguei em Esquel depois de 26:30 horas.

Se estiver na Patagônia e tiver grana vá de El Calafate e Esquel de avião, a subida da Ruta 40 não tem nada de interessante, são 24 horas sem nada pra ver, sem falar que a Tacsa faz uma parada na rodoviária da cidade de Perito Moreno de absurdas 4 horas, disseram que íamos continuar a viagem em um ônibus limpo, é uma logística ilógica, não dá pra acreditar.

Sábado e Domingo 07 e 08/02/2009 - Esquel

A cidade de Esquel serviu somente como base para conseguir informações a respeito de Futaleufu e dar uma descansada dos 5 dias de trekking em El Chalten.

Destaque para a oficina de turismo da cidade, funcionários prestativos e simpáticos, material e mapa com todas as informações de hospedagem, onde comer e o que fazer em Esquel, a respeito de Futaleufu consegui o principal...."Como chegar"

Segunda 09/02/2009 - Futaleufu

Como Cheguei ;

Quem faz o trajeto é a empresa Jacobsen, as saídas são as segundas, quartas e sextas, são 2 horários, as 08:00 e 17:00, outro meio comum é ir pedindo carona, mas o fluxo de veículos mesmo na alta temporada não é muito grande.

As 07:30 já estava na rodoviária de Esquel, por volta do horário marcado o ônibus chega na plataforma "servícios interioranos" , na lateral o ônibus está escrito via trevellin e na frente "La Balsa", interessante e que no caminho não se pega nem tampouco se passa perto de alguma balsa ::hein: , preferi ficar sem entender essa parte rs rs rs

A viagem é de cerca de 01:00, paga-se $20 pesos argentinos, o pagamento é direto com o motorista.

O ônibus te deixa na imigração Argentina, depois dos trâmites fronteiriços caminha-se cerca de 300 metros até a imigração chilena.

Chegando na imigração vá para a fila, note que do lado de fora terá uma van branca, ela te leva até a cidade por 2.000 pesos chilenos, se for pega-lá é melhor já ir deixando sua mochila com o motorista, no meu caso vacilei e depois dos trâmites já não tinha mais lugar, conheci uma estadunidense no ônibus que também perdeu o lugar.

Ficamos eu e a estadunidense conversando sobre o que iríamos fazer, no nosso caso um senhor simplesmente se ofereceu para dar carona, não precisamos nem pedir, nunca imaginei a cena, não existe lugar mais facíl no planeta pra pegar carona do que naquela fronteira chilena, e percebi que não era um caso isolado, outras pessoas também conseguiram carona tranquilamente ::otemo::

A cidade

Futaleufu é bem pequena, cercada por montanhas por todos os lados, mas ao contrário de El Chalten ela ainda não entrou na rota mochileira e turística da América do Sul embora receba muitos visitantes, não tem novas contruções se erguendo e também não se tem a impressão que está sendo literalmente invadida por europeus, americanos e israelenses.

Venta bastante o tempo inteiro e as ruas são tomadas por uma areia bem fina semelhante com de praias.

A temporada vai de dezembro até final de março, depois disso a cidade fica meio que "fantasma", é neve até a canela.

Tem estrutura satisfatória com mercadinhos, lan house, restaurantes e hospedagens, quanto a dinheiro não se preocupe, eles aceitam pesos argentinos, chilenos, dolares e euros, é uma festa :lol:

Hospedagem

Fui sem nenhuma ideía de onde ficar, pra minha surpresa tem hospedagens pra todos os bolsos e gostos.

Eu e a estadunidense ficamos na "Hospedaje Frontera" por indicação do senhor que nos deu carona, fica na rua J. Manuel Almaceda, do lado de fora não se tem um boa impressão, deu vontade de procurar outro lugar mas resolvi entrar, quando entrei minha impressão mudou totalmente, quem cuida do lugar é a maravilhosa Ana, é quase uma mãe essa mulher, me tratou super bem e foi sempre solícita.

Fiquei em um quarto com cama de casal só pra mim ( dei a idéia pra estadunidense de ficar no mesmo quarto mas ela não aprovou muito :roll: ) , a diária é de 5.000 pesos chilenos por pessoa sem café da manhã ou com café´por 2.000 a mais.

Tem cozinha, banheiro, varal, tanque, área de camping pela metade do preço do quarto, só tem que fechar as janelas senão corre o risco de ser enterrada pela areia k k k k , o melhor custo x benefício da cidade.

Onde comer[/size]

Nos 2 dias que fiquei na cidade comi no restaurante "Cocina America" fica ao lado da hospedaje frontera, comida farta e gostosa por 4.000 pesos chilenos

O que fazer ?

%99 das pessoas que visitam Futaleufu vão principalmente para 2 coisas, rafting e pesca.

Sua principal atração é o inacreditável Rio Futaleufu, por muitos considerado o melhor rio para rafting do planeta, muitos trechos do rio são nível V+, para se ter uma idéia existe até o nível VI que é inavegável

Terça 10/02/2009

Eu, Steen e um israelense resolvemos visitar as empresas, como sabíamos que as saidas para o rio eram na parte da tarde usamos a manhã para pesquisar os preços.

Visitamos as empresas Futaleufuexplore, Zona Sur expediciones e Fly George.

Os preços começam por 35.000 que é o trecho chamado "Puente a Puente", para continuar depois desse trecho que tem mais algumas partes de nível V se paga mais uma grana que varia de 10 a 20 mil pesos chilenos, que é o trecho Puente a puente até macau.

Optamos pela empresa Sur Expediciones, no início queriam cobrar 55 mil o trecho Puente a Macau, mas depois de uma breve negociação ficou tudo por 45 mil com direito a fotos.

O rafting[/color]

Primeiramente para se ter uma idéia do que o aguarda olhe esse vídeo

::ahhhh::

As 14:00 chegamos na oficina da empresa que fica na rua Pedro Aguirre Cerdan 697, depois de 40 minutos chegamos no local onde íriamos descer o bote.

A empresa tem uma excelente estrutura, nos forneceram roupas de neoprene que é a mesma que os surfistas usam , colete salva-vidas e 3 guias, 1 no bote com a gente, os outros 2 auxiliavam exclusivamente para resgates, 1 no kayak e outro no catarafting

O descida do rio é de 02:30, o passeio não é somente pra quem curte rafting, a natureza é exuberante, o tempo todo as corredeiras são acompanhadas de montanhas, e o que me deixou mais ebasbacado foi a cor da água desse rio, é uma coisa que nunca tinha visto a olho nu e desconfiava que não existia, é indescritível, tem trechos que são de um verde esmeralda misturadas com azul piscina, desculpem o palavreado mas é linnnnnnnndo pra caralho !!!!!

Tem trechos que são realmente fortes, em 2 oportunidades o bote virou mas era parte do show, o guia não se esforçou muito para impedir isso rs rs rs, mas não tem problema, tudo é feito com a maxíma segurança, os caras fazem isso todos os dias na temporada, uma delícia, sem dúvida valeu cada centavo pago e ainda saiu barato, em qualquer outro lugar do mundo o preço seria uma fortuna.

Atenção:A sur expediciones é uma boa empresa, cumpriram com todo o combinado, o único ponto negativo foram as fotos, passei por corredeiras de dar medo e os caras simplesmente tiraram fotos somente da saída do bote e o comecinho do rafting, ficou uma merda, qualquer empresinha furreca de Brotas dá um show neles, decepcionante.

Pelo que percebi todas as empresas tem estruturas e preços semelhantes, quando vc for lá pesquise por quem as fotos são tiradas, é importante que quem tire seja o guia do cararaft, a lugares propícios pra ele fazer isso.

Abaixo tem uma das parcas fotos, hospedei no imageshack, é só clicar

Atenção 2:Existem programas de 3 dias descendo o Rio Futaleufu que custam cerca de 1000 dolares, segundo informações de um guia que conheci em Pucon esse tour é o melhor do planeta pra rafting, são 3 dias de muito nível V, mas nenhuma empresa da cidade de Futaleufu está habilitada para fazer esse tour. Todos tem programas de 3 dias mas é "meio" que enganação, mas pra quem curte rafting e tem uma grana sobrando até que compensa.

As unicas empresas habilitadas são 2 peruanas e 3 americanas, perdi o papel com o nome delas que o cara me deu ::putz:: , isso tem que ser pesquisado com os moradores da cidade, com certeza uma experiência que pretendo realizar futuramente.

Quando voltar do rafting não se esqueça de comprar o ticket da van para ir até a fronteira no dia seguinte, fica na Pedro Aguirre Cerdan depois da praça, todos conhecem, nesse lugar também funciona lan house e é possível cambiar, troquei 500 pesos argentinos por 85 mil pesos chilenos, cotação boa.

Quarta 11/02/2009

Eu e a Heather(estadunidense) fomos pegar a Van no lugar que cambiei na noite passada, custou 3.000 pesos chilenos, saída as 08:45 e no período da tarde, como tinha muita gente a van teve que fazer 2 viagens, mas não se preocupe, o ônibus da Jacobsen espera todos chegarem e fazerem os trãmites fronteiriços.

As 11:30 cheguei na rodoviária de Esquel, se for pra Bariloche não fique enrolando e vá direto no guiche da empresa Via Bariloche, consegui pegar o penúltimo lugar. 12:00 já estava a caminho de Bariloche.

Bem amigos, depois de alguns dias que saí de Futaleufu fiquei sabendo que o vulcão Chaiten entrou em erupção novamente, ele fica proxímo da cidade e as cinzas chegam até lá, antes de ir se informe se o vulcão está em erupção, dependendo da força não compromete a viagem.

Aproveite enquanto ela ainda não foi invadida, certeza que não se arrependerá

Marcio, perfeito esse rafting, olugar é lindo mesmo hein!!

Quem já desceu as corredeiras de Brotas, ve que não chega nem nos pés desse ai!!

Vou ver se aprendo a nadar direito, e quem sabe um dia encaro isso aee!!

Parabéns pela viagem e o ótimo relato!!

Abs

Xunfos

Márcio, ótimas informações!!

Rafting animal esse, hein! Altas corredeiras e o cara surfando no vídeo... show! Sacanagem não ter sido registrado com fotos...

Espero ter tempo e dinheiro pra conhecer a região da Carretera em breve...

Abs

Leo

Márcio,

Show de bola o relato cara!

Estou indo com mais dois amigos descer a Carretera a partir de Puerto Montt e deu vontade de conhecer Futaleufu e fazer o rafting depois de ler o seu relato.

O nosso problema é a quantidade de dias que nós temos, pois nosso destino é Ushuaia. Você acha que chegando de manhã, daria para fazer o rafting e sair na manhã seguinte?

Nós vamos alugar um carro em Puerto Montt e ir rumo ao sul na carretera, portanto esses "desvios" têm que valer a pena!!

Abraços

Sérgio

Hice algunas decidas en kayak por el Futaleufu, fue deportivamente una de mis mayores experiencias.

Recomiendo a todo kayakista que tenga mucha experiencia en varios rios clase IV Y V+ y nunca bajarlo solo, quien lo haga no lo va a olvidar nunca en su vida, es una, siempre sera emocionante recordar esos momentos de extrema adrenalina.

Ahora vivo en Itacare-Bahia y tengo la empresa Planeta Rafting, mi email para cualquier informacion es planetarafting@hotmail.com.

Un fuerte abrazo y los espero por el nordeste para nuevas emociones.

Eric.

Abraços

Sérgio

Olá Sérgio, já li que vc fez sua viagem a Futaleufu, desculpe não ter respondido antes, fiquei um tempo sem entrar no forúm.

Mas respondendo sua pergunta caso outras pessoas tenham a mesma dúvida........Sim ! é perfeitamente possível, o rafting começa no início da tarde, e antes do anoitecer já voltamos a cidade, se quiser não precisa nem esperar a manhã seguinte.

Abração

Eric, quando visitar Itacaré com certeza não deixarei de fazer o rafting por aí.

cara, to planejando ir à Patagonia em Outubro, e esse teu relato me deixou com mta vontade de fazer esse rafting... acho que vou inclui-lo no meu roteiro!

sabe se pessoas sem experiencia em rafting, pode fazer tb??

valeu!!

abraço!

O nível do rafting é forte, o bote virou duas vezes, por isso é importante a pessoa ter o mínimo de intimidade com o esporte se no caso de cair no rio e não entrar em desespero, mas não precisa ter experiência, ninguém vai exigir isso de vc.

Aproveite muito a viagem, a patagônia é um espetáculo

Abraço[/b]

Quantas horas de viagem de El Chaltén até Esquel? vc não falou, por favor me diga, obrigado estou indo dia 03/09/2011 já incluí no meu roteiro, pois fiz raffting em Pucom em 2009. ::otemo::::otemo::

Olá, Trota, uma pena não ter visto seu comentário antes, provavelmente já deve ter até voltado, mas eu citei sim quantas horas são a viagem, está bem no começo essa informação, cerca de 26 horas.

Abraço e espero que tenha feito uma excelente viagem