Genebra, Lausanne e Montreux

fpfleming

Como eu já vi muitos falando, finalmente, aqui vai o meu primeiro relato completo! Fui para a Suíça no final de janeiro de 2015. Aproveitei q ia para a Europa e fiquei somente 3 dias.

Meu roteiro:

Sexta-feira - 23/01/2015

Chegada a Genebra

Sábado - 24/01/2015

Genebra

Domingo - 25/01/2015

Lausanne e Montreux

Vou dar umas dicas q achei importante nas minhas pesquisas q me ajudaram e outras q descobri quebrando a cara mesmo e acho importante avisar! Vou tentar dar os preços mas não sei todos! Me enrolei muito com trem lá pois comprei na maquina e morro de medo do fiscal falar q to errada então posso ter feito varias burradas, mas foram por “medo” mesmo!

Minha passagem não foi barata por causa da minha viagem como um todo. Fui de Air France, não comento muito se é bom pq ODEIO viajar de avião!

Transporte

#DICA IMPORTANTE#

Logo q você desembarca no aeroporto em Genebra (não sei de trem nem ônibus), na sala de pegar a mala mesmo, ANTES de sair para o “mundo”, tem uma maquina, ao lado da porta de saída, q emite um bilhete válido, se não me engano, por 80 minutos, em todos os transportes de Genebra. Ou seja, quando for sair, pegue um e você chegará no seu hotel/albergue de graça! Do aeroporto você chega a Gare de Cornavin de trem para pegar o ônibus ou tram para o lugar onde vai ficar. É bem ampla essa rede de transportes e fácil de andar. Quando chegar no hotel/albergue, você receberá um cartão com a data de sua hospedagem e seu nome q lhe dará direito a utilizar todos os transportes dentro de Genebra de graça (na verdade, pelo q entendi, está dentro do preço da hospedagem, no imposto). Isso é uma mão na roda! Você nem pensa em gastar e anda pra todos os lados, faz troca-troca de linha! Só NÃO SE ESQUEÇA de estar sempre com o cartão! Em Genebra mesmo não vi fiscalização, mas se te pedirem seu bilhete e você não tiver dá problema! Ah, esse bilhete vai servir também para você ir embora para o aeroporto!

#DICA IMPORTANTE# Para andar por Genebra e Lausanne sem internet no celular, baixei um app de cada cidade no meu iPhone q usa somente o GPS pra te localizar no mapa e ainda tem tours e dicas. Super ajuda!

Alimentação

Eu estava muito mão-de-vaca, sozinha, preguiçosa, não estava com paciência de sentar sozinha e pagar o olho da cara por uma refeição… Já ia comer bem na França. Comi basicamente sanduíche! E Mc Donalds lá não é barato não!! Comprava muito era no mercado, Migros! Era bom também comprar queijos! Huuumm! Adoro!

Dinheiro

Lá é tudo muito caro. Achei q fosse exagero do pessoal daqui relatando, mas é! Por isso também q disse ai em cima q não comi muito bem! O primeiro lugar no qual troquei dinheiro foi no aeroporto pois tive q deixar uma mala lá (já falo disso!) e precisava de franco suíço! Não fez muita diferença não, viu. Troquei em mais dois outros lugares pelo centro de Genebra, não é difícil achar lugar pra trocar e os preços variam menos de dois centavos. Quando fui o Euro tinha dado uma desvalorizada boa e as coisas ficaram ainda mais caras!!

Hospedagem

Fiquei no Geneva Hostel, perto da Gare. Tava sozinha, valeu a pena dar uma economizada em hospedagem! Achei hotel lá bem caro pra bancar sozinha! Paguei um terço do preço ficando em albergue. Lá é tranquilo, não sou das mais frescas (só com banheiro e é limpinho!), tendo a vantagem de ter café da manhã! Nada demais mas dá pra começar bem o dia! Achei boa a localização, perto de trams "estratégicos" e da Gare q te leva a todo o canto.

Sexta-feira - 23/01/2015

Cheguei por volta das 11:00am em Genebra, vindo de Paris, voos sem problemas! Peguei minhas malas e o bilhete pro transporte e lá fui eu procurar o armário pra guardar uma das minhas malas! Sem brincadeira, dei umas 3 voltas no aeroporto e só me mandavam andar mais 10m, mais 20m! Até q finalmente achei! Tava me mordendo, escondido. ::hein: Mas depois q achei reparei q tem armário nos dois lados do grande corredor de passagem a caminho pro trem. Dá para consultar os tamanhos e preços dos armários no site do aeroporto de Genebra. Tem q colocar moedas e pode deixar por até 3 dias. Ótimo! Agora precisava de dinheiro!

Fui trocar! A agência da SBB CFF FFS (sigla da cia de trem nas três línguas oficiais da Suíça - alemão, francês e italiano, respectivamente. Tem essa sigla em todos os cantos ou só CFF pois em Genebra se fala francês, mas todo mundo arranha um inglês, é super fácil e ninguém se ofende!) do aeroporto faz cambio, troquei lá - €1 = CHF0,95! Facada!

Lá mesmo eles guardam mala também. Não é 24h como os armários mas começa cedo, tipo 05:00am e vai até tarde. Como ia chegar num horário tranquilo no aeroporto achei mais fácil deixar com uma pessoa, não gosto de ter q lidar com máquinas! CHF10/dia! Só facada até agora. No armário eram CHF9! Pouca diferença.

Peguei o trem + tram e cheguei fácil ao meu albergue. Arrumei as minhas malas, troquei minha roupa (fazia um friiiooo!) e já fui conhecer Genebra! Ah, já estava com o meu cartão de transporte!

Peguei o tram 15 - sentido Nations e saltei no ponto final, bem na praça da sede da Nações Unidas, onde fica o Palácio das Nações. Nessa praça fica a Broken Chair, você já deve ter visto foto (mais uma abaixo!) e lido q é um protesto contra as minas terrestres. Logo na frente tem o corredor com as bandeiras.

Para a visita guiada tem q dar a volta, tem uma placa indicando o caminho. Essa entrada da ONU pra visita fica bem em frente ao prédio do Museu da Cruz Vermelha (o prédio é lindo! Mas acabou q não deu tempo de entrar, fica pra próxima!). A visita da ONU tem horário no site, mas o estranho é q cheguei lá e tinha um horário extra q não estava no site! Aproveitei! Custa CHF12, fazem na hora um crachá pra você. Eu pude levar o meu de recordação. Minha visita foi em inglês, achai bem interessante conhecer a historia de como surgiu e como funciona a ONU.

Saindo de lá dei uma volta nos arredores do Museu da Cruz Vermelha, mas não deu pra entrar, fecha às 17:00h no inverno. Desci até a praça, peguei o tram 15 de novo no ponto final, sentido Palettes e fui dar um pulinho no centro, do outro lado do rio. Saltei logo q o tram cruzou o rio, ponto Stand e fui andando perdida. Tava sem bateria no celular, tentei me guiar pela minha memória do q já havia visto e "estudado"! Queria muito ver o relógio de flores! Desci pela Rue du Marché q tem as lojas tentadoras, entrei na Victorinox (tava na Suíça né?!) q tem muito canivete maneiro! Finalmente achei o Relógio, acho q no verão deve ser mais florido, digamos… Voltei pro albergue pra descansar pro dia seguinte.

Sábado - 24/01/2015

Acordei pra tomar café e sair pra trocar mais dinehiro. Perto do meu albergue tava €1 = CHF0,955, nada demais. Depois troquei no centro do outro lado do rio por €1 = CHF0,965. Foi o melhor q eu consegui! Segui para a Gare para pegar o tram 18 - sentido CERN até o ponto final CERN para conhecer o globo.

Lá é a Organização Européia para a Pesquisa Nuclear. Tem uma exposição cuja entrada é por trás de onde se chega, entrada gratuita. Essa exposição é pequena, mas até q é interessante. Li q lá é o maior laboratório de física de partículas do mundo! Fui mais pra ver ao vivo por curiosidade, vale pq é super fácil! Demora um pouco mas é fácil. Fiquei pouco, depois peguei de novo o tram 18 - sentido Carouge e fui quase até o final! Saltei no ponto Marché. O legal de ser sábado é q tava tendo mercado de rua! Carouge é muito fofo! O mercado é pequeno (não sei se é pq era inverno!) mas interessante!

Dei uma voltinha por lá e tram 18- sentido CERN de novo!! Viram como esse cartão de transporte vale muito! De lá me enrolei um pouco mas faça o seguinte: desça no ponto Plainpalais. É uma grande praça q tinha uma feirinha de antiguidades (e bugingangas!) de lá siga na direção em q o tram continua q você chegará na entrada do famoso Parc des Bastions, q fica na Place de Neuve. É bonita a praça, tem um ponto de tram lá se preferir. Logo entrando tem os também famosos tabuleiros gigantes de xadrez e damas.

Entrando no parque, à esquerda tem o grande Mur des Réformateur, simbolizando a reforma protestante em Genebra. Tem uma história de ter um banco super longo lá mas eu nem procurei.

Tava frio e eu já tava ansiosa pela Place du Bourg-de-Four. É pertinho. E… q decepção. Pq não é bem uma praça, É um largo com umas cadeiras no meio do frio e uma fonte. Nada demais. Nem deu vontade de pagar caro por um café! ::hahaha:: Mas é do ladinho da Catedral de São Pedro.

Na rua q segue da praça você chega a uma escadinha q sobe pros fundos da Catedral. Pra subir são CHF5, vale a pena a canseira, a vista é linda!

Quando saí de lá tive uma surpresa maravilhosa, estava nevando!! Fui curtindo a neve pelas ruelas fofas até o centro e, por sorte, dei de cara com um Mc Donalds, almocei por ali mesmo! Quando saí, tava nevando mais ainda! Fui caminhando para a Igreja Ortodoxa Russa. É pequena e tava em obra, então nada demais.

Ali do lado tem o Museu de História Natural, não entrei, mas disseram q é de graça a entrada. Segui para caminhar pelo Jardim Inglês. Lá é tudo perto, as distâncias podem parecer grandes mas não são! Andei todo o jardim rapidinho, chegando de novo no Relógio de Flores. Mais bonito na luz do dia. Dei mais uma voltinha pela Rua das compras comprei um lanche pro jantar no Migros e fui pro albergue. Dia seguinte ia ser longo!

Domingo - 25/01/2015

Lausanne e Montreux

Nem acordei muito cedo, tomei café e parti pra Gare pra pegar o trem pra Lausanne. Logo q chegar no aeroporto tem um livrinho com todos os horários de trem das regiões de Genebra e Lausanne. Facilita a programação. Se como eu você ignorou esse livrinho, chegue na Gare e pegue o primeiro trem na sorte pq tem sempre trem indo pra lá! Como já disse, me enrolei toda pra comprar os bilhetes. Muito! Comprei: Genebra -> Lausanne CHF44,80; Lausanne -> Montreux (passe diário Mobilis para as Zonas 11, 12, 19, 64, 70, 71, 73) CHF25,20; Montreux -> Veytaux-Chillon (bilhete individual válido por 1h - se não me engano, para as zonas 73, 77, para bem ao lado do Castelo de Chillon) CHF3,60. Fora o Metrô em Lausanne pra ir e voltar de Ouchy q foi CHF3,60 cada perna (bilhete válido por 1h, eu acho). Eu sei, me dei muito mal!

::toma::

To passando os preços para todos saberem como fiz e, de repente, não errarem assim!! Acho q o q pode ser feito de mais inteligente seria comprar Genebra -> Montreux, via Lausanne, saltar em Lausanne. Conhecer Lausanne, tendo q pagar o metrô lá de qualquer forma. Pegar com aquele bilhete inicial um trem Lausanne -> Montreux e voltar de lá direto para Genebra como eu fiz. Esse bilhete direto custa CHF60, eu acho. Mas tive medo de não poder, sou meio medrosa com trem e seus fiscais! Rs… Leva uns 40min de Genebra até Lausanne. Cheguei umas 10 e pouca e lá o app só funcionou com meu iPhone fora do modo avião. Como eu estava sem o SIM card mesmo não tive problemas. Fui em frente subindo as ladeiras em direção ao Palais de Rumine e a Catedral de Lausanne.

Tava tudo branquinho de neve. Como era domingo eu cheguei a Catedral bem no horário de intervalo q não dava pra subir, mas eu não tinha mais perna pra subir mesmo, ainda tinha muito chão pela frente! Dei uma volta na região ao redor da Catedral e desci em direção ao Parc de Mon Repos (o app q sugeriu!). Atrás do parque tem um prédio bonito do Tribunal Fédéral Suisse.

Descendo a rua em frente a entrada do parque direto você chega na Gare onde tem o metrô para Ouchy, região na beira do lago em Lausanne. Lá é lindo e tem o Museu Olímpico! Antes de descer comprei na vendinha dentro da Gare mesmo um sanduíche e uma bebida pra comer na beira do lago, sentei num banco lá e comi tranquila.

Não entrei no Museu Olímpico, mas só de fora já deu pra ficar com “medo” da Olimpíada no Rio. Nada do q tá na foto q eles divulgaram de plano para o parque olímpico tá pronto!

Voltei pra Gare e comprei correndo minha passagem pra Montreux. Na Gare mesmo em Montreux comprei o bilhete para a estação q fica coladinha no Castelo de Chillon. Resolvi ir de trem e voltar andando! Ainda bem, pq é uma andada boooaaaa!! Não tava podendo andar muito e ia me arrepender. A volta é mais bonita, na minha opinião. A vista do lago é melhor na volta. Quando cheguei o Castelo tava fechando. Tirei muita foto, o sol já se pondo e caminhei na beira do lago vendo e fotografando aquele cenário lindo (não reparem nas fotos tortas, sou bem novata nisso!)

Cararra! O tal do Freddie Mercury nunca chegava!! Já tava ficando nervosa! Quando o vi, nem acreditei! (a estátua do Freddie Mercury fica no centro de Montreux na beira do lago).

Dali voltei pra Gare e peguei um trem q ia direto pra Genebra. Comprei lanche no Migros de novo e fui arrumar minhas coisas pra ir embora no dia seguinte!

Segunda - 26/01/2015

Mandei mal no horário de ir pro aeroporto! Quase perdi meu voo. O check-in online me salvou! Corri muito também! Sempre peguem o bendito livrinho com os horários dos trens no aeroporto! Rs… Cheguei correndo peguei minha mala e… Cade o balcão de check-in da Air France?

#DICA IMPORTANTE# O balcão de check-in da Air France fica dentro de uma área restrita francesa. Passe por umas portas automáticas com a bandeira da França em cima e lá dentro tem o check-in da Air-France!

Ufa! Pronto, França, aqui vou eu!

Me desculpem o post longo, espero ter ajudado!

Qualquer dúvida podem perguntar, se eu souber, respondo!!