Grupo de Trekking Pernambuco

Está procurando companhia para viajar para algum destino do Brasil? Então crie seu tópico aqui!
Ronaldo Barbosa

24 Mar 2014, 16:22  

Márcio Santos escreveu:
jordirg escreveu:Olá,

Acabei de chegar em Recife e estou procurando por trilhas para fazer trekking. Achei este grupo e gostaria de saber se esta organizado e como fazer para contatar.

Abs.

Ando também procurando grupo pra trekin por aqui, porém este aqui parece que não vai sair não amigo. A quase um ano deixei um mensagem e nada....

Caso queira organizar um grupo, conte comigo como participante. Ok?!

Gente, não sejamos pessimistas.

Me chamo Ronaldo Barbosa, moro aqui mesmo em Recife. Sou formado em Geografia na UFPE. Principalmente através do curso, tive a oportunidade de conhecer alguns lugares bem legais aqui no Nordeste. Desde então tenho a vontade de ou visitar novamente e/ou ir além, indo a lugares ainda desconhecidos pra mim. O que me faltava (e ainda falta) é recur$o$ :? .

Felizmente a situação melhorou um pouco de um tempo pra cá e estou já há alguns meses (desde o final de janeiro, para ser mais específico) estudando sobre Trekking e viagens pela região nordeste, principalmente. Topei já algumas vezes por esse blog, que tem ótimas informações, mas só vi agora esse tópico.

Sem mais delongas, eu estou muito interessado em participar de algum grupo. Acredito que fica bem mais fácil bolar e explorar roteiros se tiver mais gente, que tenham os mesmos objetivos. Estou pesquisando bastante para "me equipar" de uma forma correta, com materiais que não deem dor de cabeça num futuro próximo. A pesquisa, porém, atrasa um pouco o processo, de maneira que não comprei sequer a mochila ::putz:: . No meu planejamento tudo deverá estar nos conformes em Agosto, que é o mês que eu vou ficar de férias. Pretendo fazer um tour pelas praias da Paraíba e Rio Grande do Norte (parte sul e norte). Apesar de não ter carro disponível pra isso, pretendo fazer um percurso razoável, pingando bastante de lugar pra lugar (vai demandar um bocado de planejamento rsrsrs).

Mas vamos lá, tô com a ideia de fazer uma visitinha ao Vale do Catimbau (que ainda é pouco conhecido por muitos). Já fui lá e passei três dias ótimos. Mas como era por "objetivos acadêmicos", a pessoa termina que não aproveita tanto. Na viagem, inclusive, se for de carro, dá pra dar uma passadinha marota na Pedra Furada, no município de Venturosa, conforme já citado. Aqui em Pernambuco mesmo é possível montar belos roteiros. Vamos montar mesmo esse grupo que tenho certeza que todos têm a ganhar.

Mais uma informação, alguém conhece lugares onde é possível comprar materiais de Trekking aqui no Recife? As únicas lojas que encontro algo do tipo são as de pesca, que são bastante escassas (só encontrei ali no centro mesmo). Alguma dica?

Qualquer coisa deixem o recado no meu perfil ou aqui mesmo.

Camila Mergulhão

21 Abr 2014, 21:14  

Olá, pessoal!

Também sou de Pernambuco - Recife. Ando procurando um grupo que também toparia participar de Trekking. Mas como o nosso amigo disse, a galera cobra muito caro por ai. Então, seria mais interessante algo organizado por aqui, mesmo. E ai, com esse tempo todo, já chegou a rolar algum?

Ronaldo Barbosa

22 Abr 2014, 16:56  

Oi Camila.

Acho que ainda não rolou não. Mas assim, bolando por aqui e expandindo para o Facebook aqui que dá pra montar sim (num é possível).

Até o final do mês de maio eu devo estar concluindo as aquisições da primeira leva de equipamentos. Acho que tô mais acertando que errando.

Como disse, meu desejo é iniciar pelo Vale do Catimbau. Inclusive eu já contactei um guia, que inclusive tá montando uns roteiros de uma ou duas noites (veja que sorte). Lá eles cobram R$ 100,00 a diária para até 7 pessoas. No caso da trilha que entra pelo dia, ele disse que dá pra fazer por R$ 150,00 a diária. Acho que tá ótimo o preço. Ele ainda ficou de desenrolar algumas coisas como água e até a própria barraca.

Em Bonito tem uns lugares que dá pra montar uns roteiros desses. Mas lá eu só pretendo ir em Agosto, quando vou fazer um tour pelo sertão, antes de voltar e seguir pelo litoral.

Do lado de cá tem uns amigos que ficaram na instiga depois que viram que eu tô comprando as coisas, mas num sei até que ponto isso é fogo de palha...

Camila Mergulhão

22 Abr 2014, 22:35  

Ronaldo, dei uma olhada no Google, e vi que o Vale do Catimbau é um lugar magnífico!
Achei muito bom o preço que o guia te cobrou. Vamos bolar isso daí! Tenho uma grande vontade de praticar trekking, mas o que realmente falta, são outras pessoas para irem comigo. Meus amigos não curtem, preferem sair para beber e tal. Ai fica difícil.

Pra ser sincera, tenho apenas: uma mochila de 48 litros e uma barraca "peba". kkkkkk
Pretendo comprar uma bota boa para essas aventuras. O problema é que aqui em Recife não tem muita loja especializada em equipamentos de aventuras... O jeito é comprar pela internet, mesmo.

Ronaldo Barbosa

24 Abr 2014, 13:44  

Oi novamente Camila.

Pois é, o Vale do Catimbau é um lugar lindo. Estive lá "para fins acadêmicos" em 2010, mas sempre tive a vontade de voltar lá para uma prática mais esportiva. Apesar de ter ficado três dias, não chegamos a conhecer grande coisa do Parque. São muitas trilhas, muitas. Se for pra conhecer tudo acho que é necessário uma semana inteira ::mmm: . Mas em poucos dias dá pra ver muita coisa boa, e essa opção de acampar é ótima, além de ser bem em conta. O guia comentou que é uma trilha pouco explorada, mas que ele considera a mais completa e uma das mais belas. Ahh... desse ano não passa! rsrsrsrs

Sobre praticar Trekking, no sentido real da palavra, acho bom a pessoa buscar uns campings pra ir se habituando à ideia de dormir fora. A pessoa tem que aprender a se virar com pouco, ao natural desconforto, enfim é costume. Com isso, eu tô pretendendo entrar mais ou menos preparado. A barraca, por exemplo, eu pretendia investir menos, comprar uma bem simples também. No final achei que não seria tanta vantagem e, depois de muita pesquisa, terminei adquirindo uma Falcon 4 da Nautika, que atende bem dentro do que propõe e do orçamento. Sobre ter amigos, eu também sou um lobo solitário :roll: . Mas penso que tem muita gente assim por aqui em Recife. É só juntar, se conhecer e seguir com um grupo mais estável. Isso ajuda bastante (vide blogs e páginas de grupos de trekking das bandas do sul/sudeste).

Sobre equipamentos, pelo menos no meu caso, é impressionante que quanto mais a pessoa pesquisa mais a pessoa acha coisa interessante e necessária. Assim, se quiser um pouco menos de aperreio na hora H, é bom dar uma olhada na internet é ler um bocado (esse blog aqui é arretado pra isso). A mochila, por exemplo, demorei um tempão pesquisando pra não fazer porcaria. No final, mas no final mesmo, terminei decidindo pela Crampon Tech 77 da Trilhas & Rumos. É uma mochila cargueira honesta, de bom preço e que atende bem travessias mais longas.

Por fim, pra não me prolongar demais, sobre as lojas, aqui em Recife é complicado mesmo. Houvi falar que existia uma World Tênis na shopping Tacaruna que vendia muita coisa pra camping, trekking e pescaria. Mas ela fechou. No Rio Mar eu busquei nessas lojas de surfistas. Mas a pessoa acha muito pouca coisa e os preços são altos. Corri pro centro e me deparei com algumas lojas de pescaria. Por intermédio do representante da Trilhas & Rumos aqui em Pernambuco eu topei com a loja O Pescador, que fica na Rua da Praia, no centro. É uma boa loja e tem muita coisa lá. Não tudo, mas já ajuda. Sobre os preços, lá termina sendo mais vantagem porque não tem frete e é "mais seguro". Já comprei umas besteiras lá e quando virar o mês vou fazer uma feirinha lá rsrsrs. Tem desconto pra pagamento à vista ::otemo:: . Comprarei o saco de dormir Mummy da Nautika lá, com o preço bem conveniente se comparando com lojas de e-commerce. Olha, pesquisei em muita loja virtual. Muita loja mesmo. No final, vi que muitas vezes o preço do frete deixa mais caro que em outras que oferecem frete grátis depois de certo valor (vide a loja arcoeflecha.com.br). Dessa forma eu aconselho pesquisar bem e comprar "de carrada", sempre que possível, garantindo o frete grátis. A orientista.com.br (tem muita coisa) e a rotaperdida.com.br (tem algumas boas botas e umas mochilas) são lojas boas, que têm frete grátis após certo valor. Essa última, inclusive, se for comprar alguma coisa pelos próximos 22 dias eu posso te conseguir 10% de desconto que ganhei da última compra ::otemo:: . Enfim, qualquer coisa, se não responder por aqui, pode mandar um e-mail pro [email protected].

Ps.: eu também gosto de beber. Isso não é desculpa pra não fazer trekking. kkkkkkkkk

Abraço.

Ronaldo Barbosa.

Camila Mergulhão

30 Abr 2014, 12:39  

::otemo::
Mandei e-mail!

Rê Moura

30 Abr 2014, 23:17  

Olá pessoal. Tem este grupo no facebook... https://www.facebook.com/groups/334953083314020/
Um grupo para mochileiros de Pernambuco. Bjos!!

Ronaldo Barbosa

02 Mai 2014, 12:59  

Eita peste, nem conhecia!

Adicionado Rê ::otemo::

chinaguitarr@

20 Mai 2014, 23:00  

Boa noite! O grupo já saiu do Papel? Vamos marcar uma reunião galera e definir isso. Moro em Goiana -PE.

Márcio Filipe

21 Mai 2014, 08:56  

Bom dia pessoal!

Gostei a ideia de um grupo de trekking aqui na rmr, vamos marcar um passeio aí.

Está faltando o que pra irmos ao infinito e além?

•   Informação