Ir para conteúdo

Guinga agredido na Espanha


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[t3]Compositor leva soco de policial em aeroporto e perde dois dentes. Casaco do músico foi roubado[/t3]

 

Carol Medeiros

 

Rio - Uma passagem pelo inferno. Foi assim que o compositor Guinga — autor de vários sucessos da MPB e reconhecido internacionalmente pelo seu talento ao violão — descreveu o que deveria ser apenas uma escala de três horas no Aeroporto Barajas, em Madri. A conexão de seu vôo da Ibéria, que saiu de Roma, na Itália, em direção ao Rio, acabou se transformando em uma “estada” de três dias de muita humilhação, quando o músico teve um casaco com dinheiro e passaporte roubado e foi vítima até de agressão física. O autor de ‘Bolero de Satã’, sucesso na voz de Elis Regina, perdeu dois dentes ao levar um soco na boca de um policial espanhol.

Ironicamente, Guinga, cujo nome verdadeiro é Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, é neto de espanhol. Mas nem a ascendência européia foi capaz de lhe garantir tratamento respeitoso e digno. Depois de passar um dia inteiro no aeroporto esperando por um vôo que nunca saiu, sem nenhuma previsão ou informação da companhia, ele teve que dormir na cidade e tentar uma conexão no dia seguinte. Mas no sábado, novamente, não haveria partida da Ibéria para o Brasil. Ao passar seus pertences pela esteira de raio-X, o pior da viagem começou.

“Coloquei minhas duas mochilas, sapatos e o casaco com 400 euros e 200 reais, passaporte, chave de casa, carteira com todos os documentos na esteira. Fiquei esperando e o casaco não voltou. Reclamei com o policial e ele disse que não era seu problema, para eu procurar a minha embaixada. Eu tinha acabado de ser roubado, era sábado, e ele não fez absolutamente nada para me ajudar”, conta.

Depois de tentar auxílio “de uma dezena de policiais”, Guinga foi ao posto da Polícia Nacional da Espanha e, exaltado, pediu que o ajudassem. Sem passaporte, ele não poderia embarcar. “Mais uma vez me disseram para procurar a embaixada brasileira. Quando vi, estavam me empurrando para fora do posto e um policial me deu um soco.

Senti dois dentes caindo na hora. Saí dali destruído por dentro. Com 60 anos, sem dinheiro, sem passaporte, sem dente, humilhado. Eu não tinha mais o que fazer”.

 

[t3]Mais de dois mil brasileiros barrados[/t3]

 

Rio - Para o violonista, pior do que a agressão foi ver a maneira como os brasileiros e os sulamericanos são tratados pelos funcionários do aeroporto. Ele não processará a Ibéria, mas espera providências das autoridades brasileiras.

“Nós somos humilhados, tratados como vermes. Parece que já é costume lá. Eles nos olham com indiferença. Eu viajo há mais de 20 anos para o exterior a trabalho e nunca pensei que testemunharia algo assim. O Itamaraty tem que fazer algo para defender o povo brasileiro desses maus tratos”, diz, indignado.

O episódio com Guinga não é novidade. Ano passado, um de cada quatro brasileiros que chegavam na Espanha era barrado. Um grupo de 30 pessoas, com documentação legal, foi deportado depois de ficar mais de 80 horas no aeroporto, sem comida, banho ou informações. Até voluntárias católicas que iriam para a Alemanha foram impedidas de seguir viagem ao fazer escala em Madri.

Em 2008, 2,5 mil dos 9,5 mil brasileiros que desembarcaram na Espanha foram mandados de volta. Houve crise diplomática e o Brasil adotou o princípio da reciprocidade, barrando espanhóis.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O mais vergonhoso disso é que nosso governo não toma nenhuma atitude.

 

Se fosse um americano, primeiro que não fariam isso e segundo que causaria um incidente internacional.

 

A culpa disso é somente do nosso governo omisso.

 

Deixando a hipocrisia de lado...

 

A verdade é que ninguém gosta de pobre em seu país, e o Brasil representa isso, tendo em vista a enorme taxa de imigrantes ilegais em diversos países.

 

Muitas dessas pessoas estão tentando uma vida melhor e se sujeitam a muitas humilhações.

 

E isso gera o habito de que brasileiro pode ser mal tratado, pois não terá ninguém que o defenda, nem mesmo as autoridades brasileiras.

 

Isso acontece com turcos, brasileiros, indianos, palestino e por ai vai...

Link para o comentário
  • Membros

É uma pouca vergonha isso mesmo.

 

Mas sabe que tem um detalhe que me deixa espantado. Lá onde votamos sobre qual o destino no mundo em que mais gostaríamos de conhecer, a maioria escolhe a Europa, justamente o lugar que pisa em cima dos brasileiros. Coincidentemente, poucos se manifestaram até o momento sobre o ocorrido com o Guinga (e com muitos outros brasileiros que viajam para o exterior também)...

 

Se a gente não se respeitar, quem vai?

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...