Eu e uma amiga decidimos partir pra Ibitipoca/MG no feriado de 15 de novembro de 2013. Mesmo tendo amigos que já foram e o google pra salvar viagens, não pesquisamos muita coisa. O sufoco foi só na ida pois fomos de ônibus do Rio de Janeiro até Juiz de Fora (3 horas exatas de viagem). Rodoviária do Rio lotaaaada, ônibus atrasados, pessoas nervosas, um caos! ::vapapu:: Nosso ônibus que tava com data de partida às 23:00h, saiu de lá 24:30h! Fomos sabendo que iríamos dormir um pouco na rodoviária de Juiz de Fora até o Sol nascer.

Pra quem vai de ônibus como eu fui é bom ligar antes pra rodoviária de Juiz de Fora pra se informar sobre a saída dos ônibus para Lima Duarte. Ah! Esqueci de falar um detalhe! A rota é: Rio de Janeiro -> Juiz de Fora -> Lima Duarte -> Conceição de Ibitipoca. ::mmm: No site Ibitipoca.tur.br tem dicas de como chegar até lá, mas as informações estão DESATUALIZADAS! Ficamos esperando o guichê da empresa Frota Nobre abrir para comprar a passagem para Lima Duarte e fomos informadas que eles não estavam fazendo mais esse trajeto. Descobrimos que a empresa responsável é Bassamar e o ônibus só partiu pra Lima Duarte 08:30 da manhã. Ficamos 5 horas na roviáriaaaaaaa! Aff! Quando descemos em Lima Duarte fui no bar perguntar que horas passava o ônibus pra Ibitipoca e a resposta foi 15:30h! hahahaha Ainda era 09:30 da manhã e não dava pra esperar. Pegamos carona no caminhão e finalmente chegamos!!!

Ibitipoca é um vilarejo lindo, cheio de lojinhas, com artesanato e tudo lá se chama Ibiti...alguma coisa! O camping/bar é Ibitilua e a padaria se chama Ibitipão. Na sexta quando chegamos não tivemos condições de fazer nada! Muito cansadas, tomamos banho no camping, fomos almoçar ( a comida no bar da Cleuza é ótima e não é cara, pagamos R$18,00 num escondidinho delicioso. Fica ao lado do Ibitilua) e depois fomos dormir um pouco. A noite ficamos no centrinho mesmo, tomamos uma cerveja artesanal muito boa. Fez um friozinho bom... Eu não sei qual o nome do camping que ficamos pq não tinha placa, mas fomos por indicação assim que chegamos e gostei! O camping é super calmo, sem som alto, galera tranquilona,chuveiro com água quentinha! Pra chegar lá, basta passar do vilarejo sentido parque florestal e é a primeira rua a esquerda após passar o Diógenes Bar. Nessa rua tem uma casa com placa de venda de sementes e mudas de plantas na esquina e logo após um caminho cheio de hortências lindas. No final é o camping! Não é tão longe, tanto que estávamos via canela! rs O dono do camping, Seu Zé, é um senhor muito simpático e ele também aluga quartinhos. Fugimos do camping famoso por lá, Ibitilua, pois disseram que rola até funk. ::bruuu::

No sábado acordamos cedinho, tomamos café e fomos conhecer o Parque de Ibitipoca. Andamos 3km até a entrada do parque! Chegamos lá por volta de 08:30 eu acho. O limite máximo de visitantes são 800 pessoas por dia. Pagamos R$15,00 pra entrar. Lá são 3 circuitos (Circuito das águas - Pico do Pião - Janela do Céu) e o ideal é que vc faça 1 por dia. Nós fizemos o Circuito das águas e Pico do Pião em um dia só. Não deu pra conhecer a Janela do Céu :(, mas é um bom pretexto pra voltar lá :). Como o nome já diz, o Circuito das águas são vários lagos e cachoeiras. Gostei muito da Prainha das Elfas, Lago dos Espelhos e Cachoeira dos Macacos. Fora o paredão de Sto Antônio que é fantástico! Fomos em algumas grutas, mas não levamos lanterna, então não teve graça pq não exploramos nada! Já no Pico do Pião a vista é linda! Lá no alto tinha uma igrejinha demolida e só restou o altar. Ficamos lá sentadas no altar contemplando a vista de 1.720mt de altitude. Lindo demais! Uma dica é levar biscoitos, frutas, barras de cereal, água... lá dentro do parque até tem um restaurante e um centro de visitantes com bebedouro que dá pra abastecer a garrafinha, mas é logo no início do parque e não dá pra ficar indo lá toda hora pq lá é td longe. Por exemplo, de uma cachoeira até uma gruta qualquer são 2 km ou até mais! Prepare-se para andar muito! Andamos uns 5 km do início do parque até o Pico do Pião.

No final do dia fomos orientadas a deixar o parque. Como fez muito calor durante o dia, já armava uma tempestade tipo de verão. Voltamos pro camping embaixo de muuuuuuita chuva. Lavou até a alma! Mas a noite o céu abriu e a Lua brilhou forte. Fomos pro centrinho e curtimos uma banda de rock show de bola! De lá conhecemos o famoso bar do Firma. Pegamos carona até lá pq depois de andar tanto durante o dia merecíamos uma mordomia e o bar fica afastado do vilarejo. O bar do Firma é simplesmente roots! Muitas raízes, plantas, um som agradável rolando,no banheiro feminino um sofá aconhegante, na porta um disco da Janis Joplin, cerveja 5 reais e a cachaça desce por uma cordinha do teto (de graça!). Sem palavras...

No domingo nos despedimos da galera que conhecemos lá. Pra quem for ficar em pousada, recomendo a Pousada do Meio, um pouco depois do Diógenes Bar à direita. Mas pra não passar o sufoco da ida, conseguimos uma carona até Juiz de Fora. Excelente!

::cool:::'> O melhor de Ibitipoca:

Cachoeira dos Macacos

Bar do Firma

Pão de Canela (Recomendo o pão de canela da Dona Maria que fica no caminho pro parque. Tem recheio de banana, goiabada, leite condensado c/ coco, chocolate...)

Parque Florestal todo sinalizado com placas e ótimo atendimento no centro de visitantes (não tem como se perder e nem precisa de guia!)

::bad:: O pior:

Transporte irregular ( duas vezes ao dia somente). Vá de carro ou contrate um serviço de taxi! Me cobraram R$200 reais de Juiz até Ibitipoca para até 4 pessoas. Sinceramente, vale a pena! Mas como tava só eu e uma amiga eu recusei pq iria ficar fora do nosso orçamento. rs

Posted Images

Ibitipoca é fascinante, um dos parques mais bem organizados de MG.

Tem uma excelente área de camping que comporta 15 barracas, tem restaurante, bar e vestiário com água quente e tomadas.

O parque alem de lindo é muito limpo. Para quem gosta de trilhas na natureza, esse é o lugar.

Parabém pela viagem Marina Cerqueira numa próxima oportunidade visite a janela do céu pois o nome já diz tudo.

Oi Marina, ótimo seu relato.

Pretendo conhecer Ibitipoca o mais breve possível... até pensei em ir no final de Outubro pois estávamos de férias eu e minha esposa e mudamos o destino, sou de Contagem e realmente tenho muita vontade de conhecer...

Existem muitos barzinhos? os mesmos ficam aberto até madrugada? existem muitas pousadas?

Valeu! ::otemo::

Oi Fernando! Lá tem alguns bares sim. Como fui no feriadão de 15/11, tinha música ao vivo em vários bares (Diógenes Bar, Ibitilua...) e não tinha hora pra acabar! Foi ótimo ter conhecido Ibitipoca. Lá tinha bastante família, casais, um ambiente bem legal. :) Curtam muito e boa viagem!!!

fala marina ....sou do interior de são paulo e fiquei interessado na sua viajem,,,,,em janeiro to de ferias,,,,iria a praia de são sebastião ,,,,mais pesquisando acho que vou querer ir pra ibitipoca........mais preciso de sua ``ajuda``,,,,,,vc sabe de Camping por lá ,,,,,,tem mercadinho ,,padaria ,,,,,próximo,,,,,e ser der pra vc passar algum contato que vc tenha de lá (tel...email...),,,,,outra coisa vc saiu do rio qual foi seu roteiro vale ate mais ,,,,

Estou aqui para dizer que voltei em Ibitipoca após dois meses da primeira viagem. Pois é, não aguentei ficar muito tempo longe de Ibitipoca. ::love:: Dessa vez fui com um grupo, com uma excursão que viajo sempre e já somos todos amigos, portanto, dessa vez não precisei mofar na rodoviária de Juiz de Fora e nem pegar carona no caminhão de Lima Duarte pra chegar em Ibiti. Foi tudo mais fácil e nem por isso menos interessante e divertido. A saída foi da Cinelândia no RJ e o ônibus nos levou até Lima Duarte. De Lima Duarte já tinha um ônibus da região que aguenta o tranco de subir a serra nos esperando. O amigo que organiza a viagem reservou a pousada Estrela da Serra e dividi o quarto com mais três amigas. Como paguei um pacote que incluiu ônibus + pousada, não sei informar o preço real da diária na pousada, mas no site tem informações e acho que fica na faixa de 100 reais o quarto pra casal. Em relação à pousada dou nota 7. O café da manhã era farto devido a quantidade de hóspedes (lotamos a pousada que tem mais de 20 quartos), mas o pão de queijo era duro. rs Já o bolo de banana uma delícia! Outro ponto negativo da pousada era a higiene porque ficamos 3 dias e ninguém passou no meu quarto nem pra recolher o lixo do banheiro. Poxa, pode ser simples mas tem que ser limpinho! A localização da pousada era ótima, bem no centrinho de Ibitipoca. Mas falando do que interessa, dessa vez achei o parque menos cheio (talvez porque era feriado no RJ mas em MG não) e além de visitar os mesmos lugares das outras vezes, exceto Pico do Pião, dessa vez fui até a Janela do Céu. Andamos bastante, cerca de 16km ida e volta. Todo o sacrifício dos joelhos doendo valeram a pena. A Janela tem um visual incrível da serra. Há um corredor de pedras com uma piscina bem funda onde poucos vão mas que vale a pena o banho gelado. Bem próximo de lá tem a Cachoeirinha. Gente, é uma queda d'água linda e bem fraquinha e lá eu senti uma energia muito boa. Não há poço pra mergulhar, mas tem bastante areia formando uma prainha boa pra deitar e relaxar. Mas a dica é não voltar da Janela do Céu no final da tarde. Já haviam falado isso pra gente e mesmo voltando relativamente cedo no horário de verão (umas quatro horas da tarde) o céu já fechava e o barulho dos raios dava medo. Voltamos correndo literalmente! ::mmm: No centro à noite estava tranquilo, os bares cheios, rock ao vivo, reggae voz e violão na cervejaria Brauhaus e o Bar do Firma nem se fala, vibe boa demais! Em relação aos preços, descobri dessa vez que a água de 1,5lt que na padaria Ibitipão é vendida por 4 reais, na sorveteria bem perto dali é vendida por 2,50! O preço do ingresso pro Parque continua o mesmo 20 reais e meia entrada pra estudante. A comida à quilo do restaurante Serra Nostra é muito boa e não é cara apesar da fachada parecer que é local chique. Comi também num restaurante simples e aconchegante com legítima comida mineira e demos um prejú lá. hahah R$18,00 e coma à vontade. Não sei o nome do restaurante mas fica numa das ladeiras bem no centro.Quem nos indicou foi o motorista da kombi e eu superindico à vocês! Dessa vez tinha kombi que nos deixava na porta do Parque por R$5,00 e da outra vez não tinha visto.

É isso, espero ter colaborado um pouco mais com informações sobre Ibitipoca. Voltarei no evento Ibitiblues!