Ir para conteúdo

Ilha de Chiloé - em 3 dias


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi amigos!

Em janeiro fomos conhecer a mística Ilha de Chiloé, ao sul de Puerto Mont, no Chile.

Como encontramos muito pouco sobre os roteiros para se fazer por lá, tanto na net, como aqui no mochileiros.com, resolvi postar aqui as dicas e o que visitamos para ajudar os próximos mochileiros que queiram fazer o mesmo roteiro. Chegamos de Punta Arenas e depois seguimos para Puerto Varas.

Boa leitura!

 

18/01/12

Depois do café o proprietário da pousada fez nosso transfer até o aeroporto (20 km da cidade) por PCH$3.000 por pessoa. Nosso vôo da LAN saiu no horário (10:00h) e chegamos em Puerto Montt as 12:00h.

Fomos na agência da Europcar do Aeroporto pegar nosso carro que reservamos e para nossa surpresa não havia mais carro da categoria que nós reservamos e nos cederam, pelo mesmo preço que pagaríamos na categoria inferior uma camionete Nissan Navara. Estou amando dirigi-la...

Saímos do aeroporto e seguimos direto a balsa no porto de Pargua para a travessia a Ilha de Chiloé, que fica a uns 50 km do aeroporto.

Antes da travessia almoçamos em um restaurante comida local... Uma sopa com uma cara estranha, mais muito gostosa. Depois congrio na chapa com batatas assadas. Bom, se a gente não passar mal agora, a gente vai poder comer de tudo...

Depois da travessia seguimos direto os 196 km sentido sul da Ilha (Ruta 5) até chegar na comunidade de Quellon. A estrada tem trechos lindos e alguns monótonos. A estrada está em boas condições, mas não possui acostamento, nem terceira faixa nas subidas. Isso dificulta um pouco a viagem quando aparece um caminhão lento a frente. Fizemos o trecho em mais ou menos 3 horas.

Chegamos em Quellon e achamos um bom hostel Chiloé Verde e fomos conhecer um pouco das vilas de pescadores locais. Muitas criações de mariscos e coletadores de algas.

Encontramos até um caminhão de Piracicaba enorme carregando pescados para o Brasil.

Voltando a cidade fomos ao Kkafe Rose, muito bons sanduiches e tortas.

Voltamos ao hostel e fomos dormir...

 

20120315161111.jpg

 

19/01/12

Depois do ótimo café da manhã seguimos voltando pela Ruta 5 sentido Norte e fomos conhecer o vilarejo Chonchi. Visitamos o Fortin Tauco (que estava mais pra Fraquin Tauco).

O que mais chama a atenção são as igrejas de madeira, todas tombadas pelo Patrimônio Histórico da Humanidade. Seguimos até Castro, a capital da ilha. Conhecemos as famosas palafitas de Castro.

Em Castro conseguimos uma cabana (Cabañas Pleno Centro) completa por PCH$ 45.000 pela noite, com wifi e sem café.

Fomos almoçar na cidade em um restaurante local. Depois do almoço fomos até Dalcahue (o vilarejo mais lindo que visitamos na ilha até agora) e fomos até as Cascatas Tocoihue (PCH$ 500 por pessoa).

Também pela mesma estrada fomos até a vila de Tenaún, onde vimos a igreja mais bonita de todo o passeio.

Voltamos a Castro, fomos comprar algo para jantar e para o café da manhã (já que a cabana tem cozinha completa) e fomos descansar...

 

20120315160100.jpg

 

20120315160311.jpg

 

20120315160611.jpg

 

20/01/12

Depois de fazermos e tomarmos nosso café da manhã, seguimos a Ancud e fomos ao Forte Santo Antônio como uma vista muito bonita para o mar.

Depois seguimos até o Faro Corona e Forte Agui. Após quase 20 km de estrada de chão e vistas lindas das encostas pedregosas do litoral, chegamos a uma bifurcação que dizia que o Forte estava fechado. Desistimos de seguir e fomos dar uma volta pelas estradas de chão da região. Em algunstrechos tive medo de descer com o carro e não conseguir subir, mesmo sendo um 4x4. Chegamos a um local lindo demais onde locais estavam catando algas e secando para depois vender na cidade. Nem imagino onde e como eles comem aquilo.

Voltamos a Ancud, seguimos pela Ruta 5 sentido Norte. Saímos da Ilha de Chiloé (balsa está atravessando o tempo todo, PCH$10.500 camionetes e PCH$10.000 para carro). Chegamos em Puerto Montt e fomos ao shopping. Almoçamos e fomos trocar dinheiro no Banco Falabela. O segurança nos disse que só atenderiam depois das 17h, e como eram 16h ficamos mosqueando pelo shopping. As 17h voltamos ao banco Falabela e o segurança nos disse que eles nos atenderiam só depois das 18h. Fiquei “p” da vida. Nos fez perder 1h... Saímos do shopping e fomos a Puerto Varas pois ainda teríamos que conseguir uma pousada e trocar o dinheiro.

Chegamos em Puerto Varas as 18h, encontramos uma Cabaña bem legal (Cabañas Iguazu de um chileno que morou 20 anos no Brasil – PCH$35.000) e fomos a cidade trocar dolares. A pior cotação até agora (U$1=PCH$466). Demos uma volta na maravilhosa cidade de Puerto Varas, avistamos o vulcão Osorno ao longe e conhecemos a catedral dea cidade.

Compramos comida para janta e café da manhã e fomos dormir.

 

20120315161235.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

carla, vc saberia me dar uma informação?

tô querendo conhecer chiloé em tres dias também, ir de ônibus pras cidades principais ancud, castro e quellón. (tudo isso partindo de puerto varas).

 

a idéia é:

 

- ANCUD: chegar cedinho em ancud, passear pela cidade até o fim da tarde;

- CASTRO: de noite ir pra castro (dormir lá), passar o dia até o fim da tarde;

- QUELLÓN: de noite ir pra quellón (dormir lá) e passear pelo dia depois ir embora.

 

minha pergunta é: você lembra como funcionam os onibus entre essas cidades? eles funcionam até o fim da tarde ou tem horarios mais específicos?

Obrigada :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...