Ir para conteúdo

Ilha de marajó - Carnaval 2010


Posts Recomendados

  • Membros

Carnaval 2010 – Ilha do Marajó

 

Aqui, um breve relato sobre meu carnaval deste ano de 2010 na Ilha do Marajó.

Acho que muitas pessoas não fazem relato porque não consideram importantes, mas agora que estou planejando fazer meu primeiro mochilão pela Bolívia e Peru – 28 abril a 17 de maio – percebi que cada relato é parte importante para se montar um roteiro pessoal de viagem, por mais modesto que possamos achar que seja.

Dia 13/02 – Saída de Belém às 06h30min – Porto Hidroviário na Rua Marechal Hermes, próximo à Estação das Docas. O navio é bem grande, com capacidade, acredito, para 1000 passageiros, têm três andares, assentos dispostos em filas para até quatro pessoas. Nos altos, rola música ao vivo durante a viagem. Chega um momento em que só se vê céu e água, mas na maioria do percurso – médio de 3 horas – segue paisagens das florestas marginais.

O desembarque para qualquer ponto do Marajó acontece no porto de Camará; uma localidade bem simples , com estrutura básica de lanchonetes e modestos restaurantes. N chegada, existem várias vans e ônibus aguardando os passageiros

As cidades mais procuradas são Joanes, Salvaterra e Soure.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110414112150.jpg 500 375 Legenda da Foto][Porto de Camará][/picturethis]

Ficamos em Joanes, que é um distrito de Salvaterra, primeira localidade do percurso. As melhores pousadas estão à beira da Praia. Mas se você “não é de luxos”, pode ficar na Casa da Ester – 91-8803-0740. A casa fica na descida da praia. Não tem uma estrutura pronta para se chamar de hospedaria, mas a Ester é muito simpática e cobra R$ 15,00 a diária.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110414112449.jpg 500 375 Legenda da Foto][Praia de Joanes][/picturethis]

 

 

 

O que é caro é comer nos restaurantes. Infelizmente, turismo dentro da maioria dos lugares no Brasil é voltado para estrangeiro. Um peixe assado ( muito mal assado) sai por R$ 30,00. O consolo é que dá para até 03 pessoas. Compre peixe com os pescadores da praia – R$ 3,50 o kg – e peça para a Ester assar. É infinitamente mais delicioso.

Se você quiser circular pela ilha, não se preocupe com transporte. A D. Rosário tem uma frota de vans que faz o percurso de Camará Joanes, Joanes-Salvaterra-Soure-Salvaterra-Joanes-Camará. Não tenho o telefone dela, mas é muito conhecida em toda a parte. Deixe acertado e ela vai lhe buscar onde estiver para lhe levar a qualquer ponto. Cobra em média R$ 3,00. O mais caro é a partir do posto de Camará para qualquer localidade – R$ 5,00

Existem também opções de ônibus locais, alguns até de graça, como o que leva passageiros até a praia do pesqueiro em Soure.

14-02 – Joanes-Salvaterra – As 07:00 da manhã, a van da D. Rosário vem pegando os interessados. Salvaterra é a mais bem estruturada, com um comércio variado. A praia, em minha opinião, deixa a desejar. Areia grossa, água barrenta para banho, mas vá lá... vale a aventura. Combine o retorno com a D. Rosário.

 

20110414112700.jpg

 

15/02 – Joanes-Soure – Novamente lá está D. Rosário às 07 da manhã para buscar os interessados. Vale dizer que ela só faz esse roteiro se tiver um número mínimo de passageiros. Mas, se você partir direto de Camará para Soure não terá problema com transporte. A van deixa os passageiros até a balsa que atravessa o rio de divisa entre Salvaterra e Soure. A travessia para pedestres não é paga e não dura mais que 10 minutos. Chegando em Soure, você consegue Komb´s – R$ 3,00 – até a praia do Pesqueiro que fica aproximadamente há 10 minutos de distância. Se tiver sorte, pode pegar o ônibus gratuito. Nós não tivemos. Novamente os preços de bebida e comida na praia são de arrepiar. Água mineral por R$ 3,00, o prato mais modesto – um pequeno pedaço de peixe frito com arroz – custa 15,00. Passeio com búfalo R$ 5,00. Pague mais R$ 3,00 no retorno para Soure, onde seu transporte já pré combinado vai estar lhe esperando.

16 /02 – Existem dois horários de travessia de Camará de volta para Belém: 06:30 da manhã e 15:00h. Combine com a D. Rosário e ela vai lhe buscar onde você estiver.

Ah, e as comemorações de carnaval são bem modestas e charmosas. Não espere se esbaldar na farra por lá.

Não deixe de saborear as tapioquinhas de mandioca com queijo de búfala: é uma delícia! Em Joanes, procure a banca da Rita em frente à mercearia do Gaúcho.

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110414121204.jpg 500 375 Legenda da Foto][Praia do Pesqueiro em Soure][/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membros

Oi Neith!

Moro em Manaus há 4 meses, vim a trabalho. Na Páscoa vou pra Chapada dos Veadeiros, e em junho, no feriado, quero conhecer Belém e a Ilha do Marajó.

Adorei as suas dicas, e vc tem razão: os Relatos de Viagem são muito importantes pra gente formar nossos roteiros! ::otemo::

Já simpatizei demais com a Ester e seus peixes fritos, assados e cozidos.... é pra lá mesmo que eu vou!!! ::lol4::

Terei 4 dias, pois saio de Manaus na 4a à noite e chego em Belém na madrugada (ainda não sei os horários certos dos vôos). Eu queria conhecer Belém, o Mercado Ver-o-peso, etc.... o que vc me recomenda?

Ai terei 3 dias pra conhecer a Ilha, mas se me der os 5 minutos, volto pra Manaus na 2a feira.

Me dê sua opinião: qtos dias em Belém, qtos dias em Marajó, e o que fazer em ambos?

Tenho um amigo aqui em Manaus que tem uma peça de cerâmica marajoara MARAVILHOOOSA ::ahhhh:: óbvio que quero comprar algumas peças de artesanato do Pará!

 

Bom, desde já agradeço seu relato e borimbora pra Chapada com a gente!!! ::lol4::

 

Um ótimo fds pra vc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Olás Mochileiros de Plantão!

 

Como de praxe no início do relato:: gostaria de agradecer sinceramente os relatos e dicas postadas no mochileiros.com, afinal ajudam mto nos planejamentos das trips!! Vou comentar de forma resumida todo o passeio, a fim de ressaltar os pontos que acho mais significativos e não ser mto repetitiva (em relação as infos já postadas aqui)!! Foram três dias para o passeio na Ilha do Marajó, gostei mto/ uma região belíssima ^^

 

ir para Belém

Havia comprado as passagens do voo de ida e volta, porém um atraso de 3 horas na rodoviária me fizeram perder o voo de ida (segundo meu planejamento pegaria um onibus intermunicipal as 19:00, depois de 2 h 30min chegaria no aeroporto com uma antecedência razoavel para pegar o voo de 00:10! Mas devido a saída do onibus com três horas de atraso + as 2 e 30 em transito, me fizeram perder o voo e tive de achar uma solução corretiva (fui de bus, mas cheguei em bélem treze horas mais tarde do que havia planejado!!) ::hãã2:: No final das contas, meu roteiro nos points de Belém foram por água abaixo, mas ainda sim Ilha do Marajó estava ok!

 

Belém>> Porto do Camará (ilha do Marajó)

Chegando na rodoviávia de Belém, é bastante tranquilo achar um ponto de onibus e ir até a estaçao das docas, o portão que se compra as passagens para o porto do Camará e demais portos é no portão 9 (desci perto do portão 15, daí tinha os restaurantes e etc, mas fiquei um pouco ansiosa e preferi ir direto comprar a passagem, mas depois comprei e fiquei desaminada de voltar para almoçar, fiquei na lanchonete mesmo. Enfim a tarde o barco sai as 15:00 e começa a embarcação as 14:30, dependendo do horário que vc chegar por lá almoce e vá tranquilo para o portão 9, acho que nunca falta passagens, até mesmo para a sala Vip do barco...). Aproximadamente 3 h de barco, vista linda, vegetação e paisagem lindas, e ainda passaros seguindo o barco! Um calor sem comentários! Um passeio muito gostoso!

 

20120416223913.JPG

Belém ficando...

 

20120416224329.JPG

Casinhas nas margens...

 

20120416230438.JPG

Passarinho gentil, que ficou dançando próximo ao barco durante a maior parte do trecho Belém> Marajó...

 

20120416231951.JPG

vista...

 

20120416232138.JPG

vista...

 

20120416234102.JPG

vista mangues...

 

20120416234229.JPG

vista...

 

Chegando no porto do Camará, não se preocupe, seja apenas ágil para sair da multidão e achará uma van / onibus disponível para te levar para seu destino por lá. Eu segui para Salva Terra (quero voltar e ir para o interior da ilha, região do Cachoeira do Arari, tinha uma van indo para lá..). Mas seguindo, creio que em uns 40 min, cheguei em Salva Terra e fiquei na pousada Boto. Pousada ok, tem area para barracas, para redes. Fornecem infos sobre os points mais próximos (agendaram o passeio em Soure para mim, na faz. Sao Jeronimo), atendimento oks, café da manhã gostoso ^^. Depois de deixar as malas na pousada e tomar um banho fui à pousada / restaurante dos Guarás para jantar e assitir um showzinho de carimbó (que não houve, acho que por causa da chuva... não sei, mas dizem que toda quinta tem..), eh distante / mas há mototaxi de R$ 5,00 (na verdade para qualquer lugar eh R$5,00 =)

 

Salva Terra> Soure> Salva Terra

Pela manhã (c/ mototaxi) fui para o porto rumo a Soure. Fiz a travessia com a balsa, vista bonita.. chegando lá um bufalo, caminhei pelas redondezas um pouco (recomendo andar mais, afinal peguei um mototaxi rumo a fazenda para fazer o passeio, mas no "centro" de Soure tem umas casas antigas, uma avenida com uma arvore frondosa, uns mercadinhos, lugar pitoresco eu diria... mas enfim segui direto para a fazenda. Chegando já havia um grupo para o passeio, ficamos aguardando o horario de inicio. O passeio lá consiste de percorrer um bom trecho montado em bufalos, depois uma caminhada em uma trilha de vegetaçao tipo de mangue, chegando então ate uma praia "deserta", mais uma caminhada tranquila, depois um trecho em um barquinho tipo canoinha. Sobe um rio e quando paramos já está perto de onde saimos. O negocio desta fazenda é plantação de cocos, os bufalos são apenas atrações, a fazenda de criação mesmo, é a vizinha a esta.. Sabe que fiquei numa dozinha daqueles bichões (estive na ilha do marajó e não comi carne de bufalo!).... Mas enfim sobre o passeio:: recomendo muito! Paisagens maravilhosas, não há palavras!! De lá fui para a praia do pesqueiro e fiquei lá a tarde, depois retornei da Soure e depois Salva Terra! Confesso que as praias não são "felomenais", mas o bacana mesmo, é esta parte dos passeios nos rios, ver os mangues etc.

 

20120416234229.JPG

vista...

 

Salva Terra> Joanes> Porto do Camará> Belém

Pela manhã depois de um super desjejum: com uma tapioca maravilhosa com queijo de Marajó e um café quentinho *nada melhor* e um suco de taperebá (que mais tarde conclui que era cajá) segui para o Joanes! A ideia era ir até o Igarapé Limão, mas o pessoal me falou que a maré não estava adequada (?) e daí como o tempo era restrito apenas caminhei por Joanes (tem um mirante perto das "ruinas de Joanes" maravilhosooo, um vista privilegiada mesmo) e fiquei um tempo apenas curtindo o som das ondas quebrarem (que nem comentei, "o quente" daquela região não são as praias... afinal tem muitos galhos e raizes secas e água é um pouco turva, o bacana são os rios * mas em nenhum momento deixo de recomendar a ida até a Ilha do Marajó!) Em Joanes fiquei pouco tempo mas fiz questão de anotar o telefone de um pousada por lá, afinal fiquei com vontade de voltar. Proximo ao restaurante peixaria do Sales, onde deixei pedido meu almoço de saladas, acertei com o pessoal de lá mesmo o transporte, eles agendaram via telefone com o sr. da van (onibus? enfim do transporte mais peculiar que já vi!) para passar por lá antes de seguirem para o porto do Camará pois tinha uma passageira! O retorno foi tranquilo, detalhe:: em Salva Terra mesmo, comprei minha passagem para embarcaçao da tarde rumo a Belém.. Chegando em Belém peguei um bus, fiquei mais de uma hora e depois cheguei no aeroporto ^^ (*uns probleminhas básicos, por não ter ido de aviao, afinal como voltaria?! mas sobre esta história nem comento ::lol3:: )

 

20120416234229.JPG

vista...

 

20120416234820.JPG

Mirante em Joanes... vista linda...

 

Lembretes / Recomendações:

* imprimir mapinhas das cidades que pretende passar;

* ler, anotar e fazer um planejamento detalhado;

* na mochila, não esqueça o repelente!

* ainda na mochila... JAMAIS JAMAIS vá a ilha do Marajó/ região e esqueça o repelente!! Levei e me senti mto feliz ^^

* na mochila, o protetor solar também não deve ser esquecido (mas confesso que: não sei porque fiquei cismada de passar os dois produtos quimicos (???), daí preferi ficar um pouco queimada abrindo mão do protetor solar a favor do repelente, acho que não faria mal, mas só usei repelente... e mto durante todo o dia!) ::hãã2::

* por onde passar não esqueça para trás as embalagens e resíduos gerados!

::otemo::

 

Oks!

Abçs. Loh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...