Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Salve, salve, gente boa!

 

Minha namorada e eu vamos para a Itália em outubro, partindo daqui no dia 15. Ela já conhece o país, mas eu não. Não sou o maior fã de museus do mundo, mas sei que há galerias imperdíveis por lá, como a Borghesi, o museu do Vaticano, e outra em Florença. Mas sou apaixonado por sítios arqueológicos. Já fui a alguns incas (Machu Picchu) e aztecas (México). Depois conto como foi.

 

Bom, eis aqui o roteiro que planejo. Está 80% fechado. Estou inseguro com a previsão do tempo, já que o outono europeu não favorece muito mergulhos na Costa Amalfitana. Caso contrário, o plano B é seguir para a Sicília

 

Para dividir o roteiro, considerei que a Itália foi formada por reinos diferentes. Então, fixei uma estada máxima de sete dias em cada região, com exceção para Roma, que pode dispender de mais tempo ou, o que sobrar, distribuir por vilas pequenas nos arredores das cidades grandes.

 

Entraremos pelo norte e, de lá, desceremos para o sul, para sair por Roma.

 

 

Bergamo 2 dias

Milão? Cidade de Como ? 1/2 dia

Verona 2 dias

Veneza 2 dias (base para Pádua)*

Pádua 1/2 dia

 

Florença 4 dias*

Siena 1/2 dia

Região de Chianti 1 dia

San Gimignano 1/2 dia

Pisa 1/2 dia

 

Roma 7 dias*

 

Nápoles (como base para Pompéia) 1 dia

Pompéia 1/2 dia

Sorrento 2 dias (base para Capri)

Capri 1/2 dia

Costa Amalfitana (com base em Positano) ou Sicília (Palermo, Corleone e Siracusa) 3 dias

 

Os deslocamentos serão todos feitos de trem. Na Costa Amalfitana, pretendemos alugar um carro. Talvez faça o mesmo na região de Chianti.

 

E aí, o que acham?

 

Abraços

 

(*) Em parêntesis, as cidades que ela já conhece.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

A previsão do tempo é algo pra se pensar mesmo. Você vai numa época de chuvas, o que pode melar alguns passeios como Capri. Recomendo planejar alternativas pro caso de isso acontecer. Vá a Capri no primeiro dia que fizer sol.

 

E outra, não deixe pra ir pra lá muito tarde. A partir de novembro alguns serviços param de funcionar.

Link para o comentário
  • Membros

Valeu, Marcos! A meteorologia não é das mais favoráveis. Estou planejando essa viagem há uns meses. Uma amiga foi nesse mesmo período à Costa Amalfitana e gostou. Tenho cá minhas dúvidas se vale mesmo nem que seja pelo passeio, sem poder mergulhar ou fazer passeios de barco (porque, no mar, o vento frio é cruel), ou se troco esses dias lá pela Sicília, um pouquinho mais quente, ou enfio tudo em Sorrento e Roma.

 

Mas o que acham do roteiro? Quero evitar a correria de chegar num dia e partir no outro.

 

Vale a pena ficar 2 dias em Bergamo e 2 dias em Verona? Ou o melhor seria eleger uma das duas como base e fazer um bate-e-volta na região (Como, Milão, Trento e arredores)?

 

Há alguma cidadezinha no caminho que valha passar uma tarde, como Trento ou Assis?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

É questão de sorte. Eu estive na Costa no início de outubro do ano passado e peguei um tempo maravilhoso, dava até pra mergulhar ... mas se você olhar a previsão dos anos anteriores, teve gente que pegou chuva no mesmo período. Por isso é importante ter alternativas, pois dependendo das chuvas até os acessos à Costa podem ficar prejudicados.

 

Eu fiz a Costa sem mergulhar, mas fiz um passeio de barco. Mesmo sem o passeio teria valido a pena, é uma paisagem diferente.

 

O roteiro em geral tá bom. Eu prefiro montar bases e fazer daytrips. Trocar de hotel é muuito chato, pois fazer mala é um saco, depois tem que se deslocar com mala, achar o novo hotel, esperar o horário de check-in ...

 

Ideal seria mesmo ter duas bases porque o deslocamento entre elas não é tão pequeno (2h30, pelo que vi no Google Maps, totalizando 5h só de ida e volta). Mas 2 dias em cada é bem pouco ... cabe a você avaliar o que te parece melhor, cada alternativa tem seus prós e contras.

 

Mais ou menos no caminho de Verona para Milão tem o Lago di Garda, com Sirmione sendo uma opção mais no trajeto. A cidade conta com um castelo. Mas dizem que é a parte norte do lago a mais bonita. Como você pretende visitar Trento, pode conhecê-la no caminho. Também mais ao norte há as Dolomitas, que dizem, é uma região muito bonita. Mas aí você sabe aonde isso vai chegar, daqui a pouco você tá na Suiça ... tem que priorizar o que parece mais interessante, de acordo com o tempo que você tem disponível.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá!!

 

Estive na itàlia no ano passado e fiquei quase 20 dias lá.

Para Verona -1 dia e suficiente se não quer fazer nada corrido. Para Siena deixaria 1 dia inteiro, pois 1/2 dia vai ficar corrido. Dá para fazer Siena e San Giminiagno no mesmo dia, mas vai ficar super corrido. Se não você não vai entrar em todos os museus, 7 dias em Roma é muito. Depende muito do que vocês querem ver, mas ~eu deixaria 5 dias e 4 dias em Florença também é muito ( eu conheci em 2 dias e não entre em todos os museus não porque também não sou muito fã). Se você for montar base lá para conhecer outras cidades da Toscana aí sim vale a pena. Eu fiquei 8 dias lá, mas fiz a base lá para conhecer a Toscana, pois na época, a hospedagem lá estava muito barata. Fiz tudo de trem.

Bom...existem 2 cidades na região da Umbria que valem a visita- Assis e Orvieto. Só a chegada em Orvieto já vale a visita, você pega um funicular ao sair da estação de trem. A cidade fica no alto, tem uma vista maravilhosa. O duomo é maravilhoso! Eu me encantei com a cidade. E Assis não é só a Igreja de San Francesco, que é muito bonita e a vista lá de cima é mais linda ainda. è uma cidade medieval muito aconchegante..não dá vontade de ir embora. Eu deixei 1 dia inteiro para cada uma delas. Aí vocês tem que ver qual é a prioridade de vocês na viagem.

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros

Valeu, galera! O mundo de atrações em Roma é tão grande, incluindo a Ostia Antica, fora da cidade, que periga uma semana não ser suficiente! Hahahaha!

 

O tempo de estada em algumas cidades pode parecer longo, mas quero fazer com calma. Só fui à Europa duas vezes, e a trabalho! Esta será a minha primeira vez de férias. De repente, acrescento um terceiro dia em Sorrento. Como sou carioca, de praia bonita temos de montão aqui...

 

Assis é algo em que já havia pensado, e pode ser que a inclua no roteiro. Mas como já tenho Padova, que também é terra de santo e medieval... San Marino ficou de fora também, bem como Gênova, Cinqueterre, Sardenha... O fato é que, pelo menos para mim, a Itália será parada obrigatória em quase toda viagem que fizer à Europa.

 

Bom, agora é terminar de definir hotéis.

 

Uma última pergunta: vi que há dois ou três passes diferentes de trem pela Itália. Qual é o mais bacana? Parece que se pode comprar por número de paradas e por quantidade de dias de uso. É isso mesmo?

 

Abraços!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...