Ir para conteúdo

Itália-Outubro/2013 Roma, Salerno, Capri, Positano, Amalfi, Florença, Siena, San Gimignano e Veneza


Posts Recomendados

  • Membros

Em outubro de 2013 passei cerca de 15 dias na Itália.

Aqui coloco um resumo do meu diário de viagem

Meu roteiro detalhado, com inúmeras fotos pode ser encontrado no blog, que está em constante atualização.

http://parttimelady.blogspot.com.br/p/italia.html

 

Sai do Brasil dia 26/09, chegando em Roma dia 27/09.

 

27/09 Roma - A Chegada em Trastevere

Após 15 h de voo e escala em Madrid, cheguei a Roma no meio da tarde. Fiquei hospedada em Trastevere, no Trastevere Room, na via Natale del Grande, excelente localização.

Como estava já meio tarde, esse resto de dia foi pra explorar Trastevere, um gostoso, mega charmoso bairro boêmio de Roma. Difícil recomendar um roteiro pré definido, o bairro não é tão grande, o gostoso é sair sem rumo e encontrando as ruas e praças que mais farão você admirar. Escolher um dos inúmeros restaurantes pra almoçar ou um bar pra uma cerveja.

No meio da minha andança passei pela Piazza Santa Maria di Trastevere, com sua igreja de mesmo nome, com uma fonte bem no meio da piazza, onde as pessoas ficam sentadas madrugada adentro, Piazza San Calisto, que fica lotada de pessoas em frente ao bar de mesmo nome, Piazza Trilussa, outro local imperdível, Piazza Del Scala entre muitas outras ruazinhas que andei e nem sei o nome. Imperdível também atravessar a Ponte Sisto que sempre está cheia de pessoas admirarando o Rio Tevere. Trastevere é isso, é caminhar, se perder, se achar e se encantar.

 

28/09 Roma - Piazza Venezia, Pantheon, Piazza Navonna e Fontana di Trevi

 

Sai do apartamento pela manhã, e sem querer acabei chegando na Piazza Venezia, em frente ao Monumento Vittorio Emanuelle, que eu achava ser apenas uma estátua, e não estava preparada pra grandiosidade daquele local, que conta com um museu lá dentro.

Sai daquele monumento gigante, dedicado ao cara que unificou a Itália e segui a Via Del Corso, famosa rua pra compras, concentrado muitas grifes famosas, A via começa (ou termina) em frente a Piazza Venezia. Fui seguindo por ela até me deparar com uma placa indicando a Piazza Dela minerva. Não tive dúvidas e segui esse caminho, visando chegar a Basílica de Santa Maria Sopra Minerva que é muito linda. Desta mesma praça pode-se ver os fundos do Pantheon. Foi só contornar e cheguei a Piazza Dela Rotonda, dando de cara com o impressionante Pantheon que teve inicio como um templo pagão e depois transformado em igreja católica. É lá que está o tumulo de Rafael. Após a visita ao Pantheon, resolvi curtir um pouco a Piazza Dela Retonda, que é um charme, cercada de bares e restaurantes em prédios antigos e encantadores.

O próximo destino foi a Piazza Sant'Ignazio, onde fica a igreja de mesmo nome. Novamente, muito bonita, e lembra um pouco a Santa Maria Sopra Minerva. Ao fim do dia, olhando as fotos fica até difícil saber qual igreja é qual.

A partir dai, confesso que me "perdi um pouco" pra achar a igreja San Luigi dei Francesi, e no final, depois de tanto procurar e finalmente encontrar, nem pude entrar porque estava tendo um casamento.

Bem pertinho dessa igreja, fica a famosa Pizza Navonna, ótima pra se estar, cercada de restaurantes, bares, gelatterias, e com uma feira de artes.

Depois, fui em direção a Fontana di Trevi, um dos locais mais visitados de Roma. A fonte é linda e enorme como tudo em Roma, e nenhuma foto

expressa a real beleza do local, o único inconveniente é que é ao chegar é meio assustador, o local estava simplesmente lotado, mas lotado demais. Com muito custo consegui ir me aproximando mais, pra ficar mais de boca aberta e poder atirar minha moeda na fonte. A principio achei que as pessoas jogavam moedas na fonte pra fazer um desejo, mas o Google tratou de me corrigir, alertando que a lenda diz que quem joga uma moeda retorna a Roma, joguei logo 2 pra não restar duvidas que voltarei.

Depois de todo o encantamento, ainda quis ir a Piazza Spagna, mas estava tarde e eu cheguei lá tão exausta, que não consegui nem prestar atenção direito, peguei de volta o ônibus pra voltar e descansar meus pés, que aquela altura não me obedeciam mais.

 

 

29/09 Porta Portese, Castelo Saint'Angelo e um pulinho no Vaticano

O dia começou com um passeio pelo Porta Portese, um mercado de pulga em Trastevere, onde se vende de tudo, e apesar de ter turistas, é onde os locais fazem compras.

O mercado de rua acontece somente aos domingos e é bem grande, ocupando vários quarteirões, é bem legal passear por lá, nem que seja pra apenas olhar.

De lá, peguei um onibus que me deixou em frente a ponte Saint Angelo, uma bela ponte que cruza o rio Tevere e deixa na entrada do Castelo de Saint Angelo.

Foi minha primeira visita paga na Itália, O Castelo que foi construído pra ser um mausoléu, virou forte pros Papas e atualmente é um museu. É bem interessante de ser visto.

Como o Vaticano estava tão perto, a menos de 10 minutos de caminhada, foi pra lá que decidi ir. Sabia que nesse dia os museus estariam fechados, mas havia a Basílica de São Pedro, situada na Praça São Pedro, a maior e mais famosa igreja católica do mundo. Assim que cheguei lá, me dei conta que estava de short, e óbvio que fui barrada por isso na entrada, mas nada que amarrar um casaco pra cobrir as pernas não resolvesse, e mesmo me sentindo ridícula entrei, melhor que perder a viagem.

A Basílica é linda demais, simplesmente impressionante. É enorme, e como toda igreja, é um pouco escura, logo as fotos são bem injustas com a beleza do local.

 

30/09 Roma: De Volta ao Vaticano + Villa Borguese e Piazza Spagna

Como sofri bullying do site do museu do Vaticano que não aceitou nem com reza forte meus cartões Santander, não consegui comprar o ingresso on line e tive que ficar 2 horas na fila de entrada. Quem compra o ingresso on line não enfrenta fila nenhuma.

Cheguei lá uns 10 minutos antes das 9h, que é a hora que o museu abre, e a fila já estava enorme.

O museu do Vaticano,fundado no começo do século XVI, tem mais de 5 km de corredores e é considerado um dos maiores museus do mundo, abrigando uma coleção de arte impressionante. O museu é enorme, ricamente decorado, e mesmo pra quem não gosta de museus é imperdível, apesar de que em alguns momentos é insuportável de tao cheio. Algumas salas estão tão tão tão ( isso mesmo, 3 vezes) lotadas que se torna praticamente impossível apreciá-las.

O fim da visita ao museu foi coroada com a visita a Capela Sistina, no interior do mesmo, cujo famoso teto e paredes abriga o Ultimo Julgamento, que foi pintado por Michelangelo.

Como já tinha visitado a praça e Basílica de São Pedro no dia anterior, sai do Vaticano pegando o metro até a Piazza del Papolo onde em frente fica o Portão del Popolo. Antigamente, antes da era das estradas era esta a primeira vista que o visitante tinha de Roma. A praça é circudada pelas igrejas gêmeas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dos Milagres, além da igreja Santa Maria del Popolo.

Contudo, o melhor da praça é subir a ladeira que fica por trás dela onde se tem uma bela vista, e continuar a subida até chegar a Piazzeta Napoleone, que oferece uma vista maravilhosa de Roma. Da praça pode se pegar o caminho em direção a Villa Borguese, um enorme e belíssimo parque com muito verde que além disso abriga uma galeria de arte, a Galeria Borguese. É um local imperdível em Roma. Pode se pular a galeria, como eu fiz, mas passear pelo parque é tão gostoso, tão agradável que é quase um crime não o fazer.

Após uma volta pelo parque é só achar o caminho pra igreja Trinita dei Monti, descer as escadarias e chegar a famosa Pizza di Spagna, na base da igreja. É uma grande e movimentada praça no coração de Roma, cheia de pessoas sentadas nas escadarias e ao redor da fonte em seu centro. Depois de um tempo sentada nas escadarias, observando as pessoas, peguei a rua Via Condotti, cheia de grifes como Gucci, Prada, Armani, Dolce & Gabanna, Cartier e etc, que pelos preços só possomesmo olhar as vitrines. Segui pela rua até a Via del Corso, famosa também para compras e já esgotada de tanto andar mas satisfeita com tudo que vi, voltei pra Trastevere.

 

 

01/10 Coliseu, Forum Romano e Monte Palatino

Como não quis comprar o Roman Pass ( que dá direito a furar a fila) fiquei quase 1 hora na fila ( moleza depois do Vaticano).

O que posso dizer além do óbvio? O Coliseu, como é amplamente conhecido foi uma espécie de grande estádio em Roma, onde os romanos iam apreciar shows, lutas de gladiadores e condenados sendo desmembrados por feras selvagens. Foi um dos pontos altos da viagem a Roma. É impressionante toda a sua grandiosidade, sem contar a emoção de estar em locais que você ouviu tanto falar na vida escolar. Acabei fazendo amizade com um peruano que me acompanhou por lá e fez o dia ser mais agradável.

Depois de cerca de 1 hora de admiração lá dentro, passei pelo Arco Di Constantino bem em frente ao coliseu e segui pro Forum Romano, em frente ao Coliseu também.

A entrada de 12 euros da direito a visitar o Coliseu, o Forum Romano e o Monte Palatino.

O Forum foi o centro politico e social de roma, onde os romanos se reuniam, onde ficavam diversos templos, o senado e outras construções importantes da Roma Antiga. Passei cerca de umas 2 horas percorrendo o local com suas ruínas, e depois iniciei a subida ao Monte Palatino.

No Monte Palatino, umas das 7 colinas de Roma, foi construído o Palácio onde morava o imperador . A palavra palácio se origina do local onde foi construído. Por essa altura já estava exausta de tanto andar, e morrendo de fome. Fui ate a Piazza dela Rotonda pra jantar e depois voltei pro apartamento.

 

02/10 Roma: Campidoglio, Circo Massimo, Termas di Caracala e Campo di Fiori

Esse foi um dos dias recordes de preguiça e como havia chegado muito tarde na noite anterior, quando consegui sair do apartamento já passava de 13h, e meio dia já estava perdido.

Seria meu último dia completo em Roma, já que no dia seguinte pegaria o trem cedo para Salerno. Havia tanta coisa que ainda queria ver mas tomei a decisão de ir ao Mercado de Trajano.

Bom, na minha ignorância, achando que era um tipo de Flea Market onde se pode fazer compras, chego lá e descubro que o local na verdade é um momumento construido a Trajano no século II e que agora abriga um museu. Tem se uma bela visão dele da Via dei Fori Imperiale, e como não estava muito animada pra museus, decidi não entrar, o que me dá mais um motivo a voltar a Roma pra visita-lo da próxima vez.

De lá foi só atravessar a rua e estava na Piazza del Campidoglio. Uma bela praça elíptica, atrás do monumento a Vittorio Emanuelle, projetada por Michelangelo e circundada pelos museus capitolianos.

É uma bela praça pra conhecer e tirar algumas fotos mas não ha motivos pra demorar muito por lá.

Peguei, então, um ônibus e segui para o Circo Massimo um antigo estádio de corridas, construído na Roma Antiga pra entreter os imperadores. Não sei bem o que esperava de lá, mas fiquei meio decepcionada, é um grande espaço verde apenas, com aspecto de abandono. Talvez imaginar mais de 150 000 romanos lá, há séculos gritando e torcendo possa tornar as coisas mais interessantes.

Bem perto do Circo Massimo, pegando a Viale di Termas di Caracalas, cheguei a própria. A Termas di Caracalas foi na sua época de esplendor uma espécie de clube romano, com piscinas, e local pra fazer exercícios. As ruínas estão relativamente bem conservadas, em algumas partes os pisos originais foram restaurados. O local é realmente enorme. A entrada custou 6 euros, e vale uma visita

Saindo de lá, peguei um ônibus até a Catedral de San Giovanni in Laterano,que é simplesmente a sede do bispo de Roma, ou seja, o papa, a mais antiga e a mãe de todas as igrejas católicas, visto que na hierarquia está acima até da famosa Basílica de São Pedro. Infelizmente, só pude apreciá-la por fora. Sempre esqueço que não se pode entrar de short nas igrejas, e como o calor reinava em Roma, dessa vez não tinha nem um casaco pra cobrir as pernas. Ao lado da Catedral, fica o portão de mesmo nome.

O próximo destino foi o Campo di Fiori, que demorei uma eternidade pra achar no mapa, e que no fim descobri que ficava bem perto de Trastevere e super fácil de chegar.

Infelizmente, cheguei lá no fim da tarde e a feira que ocorre lá já tinha acabado. O Campo di Fiori é uma praça, cercada por muitos bares e restaurantes, bem animada a qualquer hora. Tomei um gelatto de Tiramissu, Crema de Grom e Nociolle e depois voltei pro apartamento.

 

 

O restante do relato dos meus 15 dias na Itália estão disponíveis em

http://parttimelady.blogspot.com.br/p/italia.html

6.jpg.31a432e7b21694dfaa1491f601ac0e0a.jpg

9.jpg.2ca02728061a1c181f747e3e97193769.jpg

13.jpg.584fd5c1e4206d60aaa63489535cfc9f.jpg

17.jpg.1b0f65c396e74f5d8521b4e82c51ab5b.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...