Ir para conteúdo

Itália para dois: Roma, Verona, Vicenza, Pádua, Veneza - em 10 dias de 2012


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Planejamento preliminar

 

Nossa primeira viagem de verdade a Itália (escapadas rápidas para cidades durante conexões aéreas não contam) imaginamos daqui 2-3 anos, mas o plano foi adiado devido às circunstâncias. 80 mil milhas na conta Flying Blue, que juntei voando com KLM, Air France, Alitalia, Aeroflot e Gol nos anos anteriores, estavam a vencer, mas não conseguia reservar passagem aonde pretendia na Alemanha. A KLM - Air France com este valor oferecia poucos destinos, e todos voando Alitalia. Observando, que a malha da Alitalia é melhor na própria Itália, resolvemos definir alvos principais no interior deste país e aproveitar bem duas longas conexões em Roma, na ida e na volta.

 

Rastreamos nossos sonhos italianos e definimos os mais frequentes, além de Roma na lista entraram Gênova, Florença, Nápoles com Pompeia, Veneza e Verona (na ordem alfabética). Não cabia tudo em 10 dias, pelo menos com o nosso jeito de viajar. Então, logo elegemos a prioridade máxima - Veneza, enquanto não sumiu por baixo das águas. A Verona fica bastante perto, portanto ganhou o segundo lugar de destaque. Observamos também que entre duas cidades e em torno deste eixo há vários outros objetos da lista UNESCO de Patrimônio da Humanidade http://whc.unesco.org/en/statesparties/it, Portanto a zona operacional foi definida: Veneza - Verona.

 

Estudando estes dois alvos com mais atenção, observamos, que a Veneza é menos amigável em relação de preço dos hotéis e da distância até aeroporto, as passagens baratas para voos com datas e horários mais interessantes para nós desaparecem de um dia para outro... A Verona pareceu muito mais acessível, com preços razoáveis, logística fácil e tem posição mais estratégica na região. Assim, escolhemos esta cidade como porta de entrada na Itália, quer dizer entrada com bagagem toda (de duas mochilas), e não apenas com uma mochila leve de bordo, que levamos em Roma. E foi uma ótima decisão.

 

Então, 7 meses antes da viagem recebemos bilhetes eletrônicos GRU - VRN - GRU, com conexões de 10 horas em roma na ida e na volta.

Pagamos menos de 2000 reais, mais 80 mil milhas FB (quase 1800 reais passagem da minha esposa, mais minhas taxas de embarque, uns 160 reais)

 

Planejamento detalhado

 

Quando viajo sozinho, raramente faço reservas de hospedagem antecipadas. Mas para dois achei melhor caprichar neste item e deixar a flexibilidade apenas em horários de deslocamento entre cidades. Assim, 2 meses antes de embarque já reservamos hotéis e visualizamos várias opções de transporte interurbano. O site da cia. ferroviária http://www.trenitalia.com demonstrava muitas soluções boas, a qq. hora do dia. Considerando o horário de check-out e check-in em hotéis, normalmente 11 h e 14 h, otimizamos as viagens curtas entre cidades neste intervalo, que cabia tb. almoço. Mas sempre era possível embarcar mais cedo ou mais tarde e redistribuir o tempo entre algumas cidades, caso acharemos útil. A rota terrestre foi montada assim: Verona - Vicenza - Pádua - Veneza - Verona. Dois primeiros trechos foram pequenos, apenas meia-ora de trem. Terceiro já até o Terminal Mestre foi um pouco maior, mais 12 min. até o Centro Histórico. Para volta a Verona escolhemos trem rápido, um pouco mais de uma hora de viagem, os regionais levam duas horas e meia.

 

Nosso orçamento apertava mais em tempo do que em Euros, portanto resolvemos não gastar horas para busca de hospedagem econômica na área, e reservamos hotéis 2**-3*** que aparecem na Internet e têm localização estratégica, entre terminal ferroviário e centro histórico de cada cidade, mais próximo ao primeiro. Usamos vários sites de busca e reserva, mas acabamos reservando quase tudo no http://www.venere.com/hotels/.

 

Ficou deste jeito:

2 noites em Verona (chegando tarde de Roma)

Hotel Piccolo - Via Giulio Camuzzoni 3, Verona

http://www.venere.com/hotels/verona/hotel-piccolo/?ref=1298238

Coordenadas: http://wikimapia.org/#lat=45.4332139&lon=10.9781098&z=16&l=9&m=b

1 noite em Vicenza

Continental - Viale Trissino, 89, 36100, Vicenza

http://www.continental-hotel.it/

Coordenadas: http://wikimapia.org/#lat=45.5448916&lon=11.5572309&z=15&l=9&m=b

1 noite em Pádua

Hotel Corso - Corso del Popolo, 2 – Padua

http://www.venere.com/hotels/padua/hotel-corso/?ref=1298238

Coordenadas: http://wikimapia.org/#lat=45.4139367&lon=11.8792677&z=16&l=9&m=b

1 noite em Veneza - Mestre

Hotel Trieste - Via Trento 2, 30171, Mestre

http://www.hoteltrieste.com/

Coordenadas: http://wikimapia.org/#lat=45.4830451&lon=12.2310461&z=18&l=9&m=b

2 noites em Veneza - Dorsoduro

B&B Ancient Venice - Dorsoduro 3171 - Calle De Le Boteghe – Venice

http://www.venere.com/bandb/venice/b-b-ancient-venice/?ref=129823

Coordenadas: http://wikimapia.org/#lat=45.4333447&lon=12.3250924&z=18&l=9&m=b

2 noites em Verona (partindo cedo para Roma)

Hotel Martini - Via Camuzzoni, 2-3 B, Verona

http://www.venere.com/hotels/verona/hotel-martini/?ref=1298238

Coordenadas: http://wikimapia.org/#lat=45.4326812&lon=10.978649&z=16&l=9&m=b

 

Duas vezes por duas noites em Verona - não só porque esta cidade é muito interessante. Escolhemos voos entre Roma e Verona assim que dias destas viagens passamos na primeira, mas noites depois ou antes dormimos na segunda. Encontramos em Verona 2 hotéis bem localizados, um ao lado do outro, e com pequena diferença no preço, e reservamos diferentes na ida e na volta, para comparação. Entretanto, a recepção foi uma só, apenas tivemos apartamentos em prédios de projeto um pouco diferente.

 

Veneza foi a mais complicada em relação à hospedagem, com preços mais altos e com conforto menor. Entretanto, na parte continental, ao lado de Terminal Mestre, houve opções com bom custo-benefício. Depois de estudar vários relatos e tomar conhecimento de opiniões até extremistas e bem divergentes, resolvemos testar as duas soluções. Reservamos primeira noite em Mestre (só neste caso via http://www.hrs.com), e duas outras já na parte histórica (em Dorsoduro, próximo ao Canal Grande). Simbolicamente, o hotel em Mestre acabou sendo o mais barato nesta viagem, Eu 53 para dois, com bom conbforto, café de manhã e internet eficiente. E na própria Veneza o mais caro, Eu 100 por noite. Ainda foi o único 2**, todos outros mereceram suas 3***. E nem foi hotel, apenas, а «Bed & Breakfast», ou seja, um quarto na casa familiar, com banheiro no corredor. A prometida internet existiu na forma de sinal fraco da rede municipal. Funcionava um pouco apenas no lado de fora, na praça bastante movimentada.

 

Viajar a dois, apenas 10 dias e com mochilas leves, deixa um alto grau de liberdade, mesmo com hospedagem reservada e paga. Era possível antecipar ou adiar por várias horas partidas entre cidades, principalmente de Verona, na volta para Verona, e entre Pádua e Mestre. Nestes casos cabia até a esticada para algum outro destino, no sentido transversal à rota principal. Pensamos mais em Ferrara, mas acabamos mantendo apenas 5 cidades. E desviamos pouco dos horários otimizados, apenas antecipamos a chegada em Vicenza, já que pretendemos caminhar pelos subúrbios já no primeiro dia.

 

Diário da viagem

 

1-o dia , 6-a – chegada em Roma às 7:15, excursões pela cidade (Vaticano e algumas das praças principais), embarque para Verona às 17:35, chegada 18:35, alojamento e descanso.

2-o dia, sáb. – Verona, excursões pela cidade (San Zeno, Castelo Velho, Centro histórico, Teatro Romano, Duomo, Casa e túmulo da Giulietta, fortes, beira rio, etc. )

3-o dia , dom. – de manhã viagem curta para Vicenza, excursões pela cidade, à tarde passeio pelas Vilas em subúrbios sul.

4-o dia, 2-a – Vicenza, passeio pela cidade, viagem curta para Pádua, alojamento, excursões pela cidade.

5-o dia, 3-a – Pádua, excursões pela cidade, viagem curta para Mestre, alojamento, almoço, excursões pela Veneza (Dorsoduro e San Polo), à noite concerto de música clássica e retorno para hotel.

6-o dia, 4-a. - Mestre, mudança curta para Veneza, deixamos mochilas no hotel e continuamos excursões pela cidade (Castello e San Marco), visitando museus (Palácio Ducale, Campanilla, Catedral San Marco e outros próximos), à noite concerto de música clássica.

7-o dia, 5-a. - Veneza, excursões mais dispersas pela cidade, usando passe diário de "vaporetto" (Murano, Canareggio, Santa Croce, San Marco), museus, à noite passeio para Lido.

8-o dia, 6-a. - Veneza, de manhã passeio pela cidade (Dorsoduro e San Polo), museu Ca Rezzonico, viagem para Verona na hora de almoço, excursões pela cidade (Arena Romana, torre Lamberti, Casa do Romeu etc.).

9-o dia, sáb. – Verona, passeio beira rio, pelas colinos a norte do Centro (Templo da Madona Lourdes), pelo Centro e em outros bairros.

10-o dia, dom. – saída de hotel cedo, o nosso voo de retorno foi antecipado e perdemos o café de manhã, mas ganhamos mais 2 horas em Roma, ônibus para aeroporto às 6, partida às 7, chegada às 8:05, excursões pela cidade (Coliseu e vizinhanças, Panteão, mais algumas praças e parque), partida para São Paulo às 21:30.

 

Custos

 

As despesas com hotéis, incluindo café de manhã e internet já foram previstas antes (dentro de Eu 700 para dois, 9 noites), com pagamento no cartão, antecipado, ou na chegada, faltava levar Euros para 10 dias de outros gastos. Considerando preços conhecidos de vários museus, trens etc., mais a alimentação sem pretensões, estipulamos em Eu 100 por dia. Aplicamos coeficiente de segurança 1,5 e levamos Eu 1500, mais cartões como reserva estratégica.

 

Na realidade, tudo ficou mais amigável e gastamos para dois menos de Eu 1500 já incluindo hotéis:

688 - hotéis com café de manhã e internet (9 noites)

273 - alimentação e bebidas

266 - museus e concertos

234 - transporte interurbano e urbano, sanitários públicos (em Veneza é um assunto sério)

33 - lembranças

 

O que agradou e-ou chamou a atenção mais

 

- água potável gratuita nos centros de todas estas cidades, distribuída pelas redes antigas, com torneiras charmosas;

- taça de bom vinho para almoço (0,25 l) custava não mais que 0,2 l de cerveja ou de Coca Cola;

- passagens baratas de trens regionais

 

Em Roma e Vaticano:

- Vistas da Catedral de Pedro e Paulo de longe;

- acabamento interno da mesma, incluindo textos em latim e em grego;

- passeios beira rio de Tibre, com dois níveis e com verde dos plátanos na primavera romana;

- panoramas da cidade que abrem de Vittoriano e da Vila Medici;

- praça Navona, muito aconchegante;

- multidões de turistas junto â Fontana Trevi e em alguns outros lugares;

- quantidade inacreditável de ônibus turísticos, com andar superior aberto;

- contraste entre a arquitetura racional de Coliseu e a natureza das diversões praticadas no mesmo;

- área total das escavações da Roma Antiga;

- vagões e corredores de metro, apertados e desconfortáveis.

 

Em Verona:

- a planta da cidade dos tempos do Império Romano, com teatro de um lado e arena de outro;

- o próprio teatro e a própria arena, bem conservados;

- pontes e avenidas beira rio, o próprio rio Adige

- canal que desvia a água excedente do rio em linha reta, evitando que passe pelo centro da cidade;

- grande estacionamento de «motorhome» ao lado do canal, com maioria dos veículos da Alemanha;

- panoramas da cidade que abrem de Templo da Madona Lourdes e da Torre Lamberti

- jardins de oliveiras nas colinas norte;

- sistema «bikesharing»;

- anel de fortes de século 19 que cercam o Centro, a herança austríaca, transformadоs em parques, quadras de esportes e estacionamentos;

- monumento em um desses parques, às vitimas de uma das tragédias da 2-a Guerra Mundial, pouco conhecida fora da Itália;

- hiper-lotação no pátio da Casa Giulietta, em torno de monumento, muitos fazem questão de tirar foto segurando o peito de bronze, bem polido em comparação com o resto da figura;

- ruas e cafés aconchegantes do Centro, um pouco do lado das vias turísticas rotas obrigatórias;

- Igreja San Zeno.

 

Em Vicenza:

- popularidade de bicicleta como transporte urbano;

- ruas desproporcionalmente estreitas, com fachadas bonitas das muitas obras do arquiteto Palladio;

- imponentes construções da praça central;

- rios límpidas da cidade, cheios de peixe que parece com truta;

- panoramas da cidade que abrem de Monte Berico;

- Vila Rotonda e outras do gênero;

 

Em Pádua:

- popularidade de bicicleta como transporte urbano, maior ainda;

- transporte público: VLT sobre um trilho central e com pneumáticos laterais;

- manifestação anticlerical dos estudantes, em frente ao prédio histórico da universidade, uma das mais antigas do mundo;

- feiras ambulantes nas praças do Centro;

- a aura da Igreja de Sto.Antonio e das suas dependências;

- o jardim Botânico mais antigo do mundo (daqueles que ainda funcionam) tombado pela UNESCO;

- Praça Prato Della Valle, с овальным каналом вокруг её центральной части;

 

Em Veneza:

- quase tudo, é impossível de citar com a mesma precisão.

 

Tiramos muitas fotos e montamos álbuns em uma das nossas galerias Picasa, com indicação de locais no Google Maps:

Vaticano: https://picasaweb.google.com/116153783132715915822/VaticaneVaticano?authuser=0&feat=directlink

Roma: https://picasaweb.google.com/116153783132715915822/Roma?authuser=0&feat=directlink

Verona: https://picasaweb.google.com/116153783132715915822/Verona?authuser=0&feat=directlink

Vicenza: https://picasaweb.google.com/116153783132715915822/Vicenza?authuser=0&feat=directlink

Pádua: https://picasaweb.google.com/116153783132715915822/PadovaPadua?authuser=0&feat=directlink

Veneza: https://picasaweb.google.com/116153783132715915822/VeneziaVeneza?authuser=0&feat=directlink

 

A seguir apresentarei seleções mais compactas...

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

120401-Vicenza%2520pic%2520%252815%2529.JPG

Teatro Olimpico

 

120401-Vicenza%2520pic%2520%252821%2529.JPG

Centro Palladiano

 

120401-Vicenza%2520pic%2520%252819%2529.JPG

Contrá San Marco

 

120402-Vicenza%2520pic%2520%252817%2529.JPG

Piazza dei Signori

 

120402-Vicenza%2520pic%2520%252816%2529.JPG

Piazza dei Signori

 

120401-Vicenza%2520pic%2520%252827%2529.JPG

monumento Andrea Palladio

 

120402-Vicenza%2520pic%2520%252819%2529.JPG

Loggia del Capitanio (1565), Piazza dei Signori

 

120402-Vicenza%2520pic%2520%252822%2529.JPG

Corso Andrea Palladio

 

120402-Vicenza%2520pic%2520%252826%2529.JPG

Giardini Salvi

 

120401-Vicenza%2520pic%2520%252818%2529.JPG

Ponte Pusteria

 

120401-Vicenza%2520pic%2520%252833%2529.JPG

Centro

 

120401-Vicenza%2520pic%2520%252834%2529.JPG

Villa Valmarana "Ai Nani" http://www.villavalmarana.com/en

 

120401-Vicenza%2520pic%2520%252835%2529.JPG

Villa Capra "La Rotonda" (1591) http://www.villalarotonda.it/

 

120401-Vicenza%2520pic%2520%252844%2529.JPG

Basilica di Monte Berico

 

120401-Vicenza%2520pic%2520%252838%2529.JPG

Basilica di Monte Berico

 

120401-Vicenza%2520pic%2520%252842%2529.JPG

panorama Monte Berico

 

120401-Vicenza%2520pic%2520%252843%2529.JPG

panorama Monte Berico

 

120402-Vicenza%2520pic%2520%252832%2529.JPG

despedida com a Vicenza

Link para o comentário
  • Membros de Honra

120402-Padova%2520pic%2520%252812%2529.JPG

Capella degli Srovegni http://www.cappelladegliscrovegni.it/eng/index_e.htm

 

120403-Padova%2520pic%2520%252817%2529.JPG

Piazza dei Signori

 

120403-Padova%2520pic%2520%252816%2529.JPG

Piazza dei Signori

 

120402-Padova%2520pic%2520%252824%2529.JPG

Palazzo del Bo

 

120402-Padova%2520pic%2520%252845%2529.JPG

Basilica di Sant'Antonio http://www.basilicadelsanto.org

 

120402-Padova%2520pic%2520%252844%2529.JPG

Orto Botanico http://whc.unesco.org/en/list/824

 

120402-Padova%2520pic%2520%252834%2529.JPG

Prato della Valle

 

120402-Padova%2520pic%2520%252838%2529.JPG

Prato della Valle, Basilica di Santa Giustina

 

120402-Padova%2520pic%2520%252822%2529.JPG

Piazza della Frutta

 

120402-Padova%2520pic%2520%252820%2529.JPG

Piazza della Frutta

 

120402-Padova%2520pic%2520%252816%2529.JPG

Riviera dei Ponti Romani - VLT monotrilho com pneumáticos laterais

 

120403-Padova%2520pic%2520%252811%2529.JPG

Via Giotto, memorial 11.09.2001

 

120403-Padova%2520pic%2520%252826%2529.JPG

Via Giotto

Link para o comentário
  • Membros de Honra

120403-Venezia%2520pic%2520%252811%2529.JPG

Chiesa S. Simeone Piccolo, Santa Croce

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252812%2529.JPG

Canal Grande (Stazione)

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252814%2529.JPG

Rio Nuovo

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252817%2529.JPG

Rio Pantalon, Santa Croce - Dorsoduro - San Polo

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252822%2529.JPG

Chiesa del Carmini, Dorsoduro, entrada livre

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252821%2529.JPG

Chiesa del Carmini, Dorsoduro

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252826%2529.JPG

Chiesa San Angelo Raffaele, Dorsoduro, entrada livre - http://it.wikipedia.org/wiki/Chiesa_dell'Angelo_Raffaele

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252831%2529.JPG

Dorsoduro, Fondamenta Zattere al Ponte Lungo

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252832%2529.JPG

Dorsoduro, Fondamenta Zattere al Ponte Lungo

 

120404-Venezia%2520pic%2520%252811%2529.JPG

Rio San Barnaba, Dorsoduro

 

120404-Venezia%2520pic%2520%252813%2529.JPG

Rio San Barnaba, Dorsoduro

 

120404-Venezia%2520pic%2520%252814%2529.JPG

Ponte dell`Academia, Canal Grande

 

120404-Venezia%2520pic%2520%252819%2529.JPG

Canal Grande, vista da Ponte dell`Academia para Salute

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252843%2529.JPG

Canal Grande, jeito de construir e reformar em Veneza

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252844%2529.JPG

Chiesa Santa Maria della Salute

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252845%2529.JPG

Chiesa Santa Maria della Salute

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252860%2529.JPG

Riva degli Schiavoni

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252846%2529.JPG

Punta della Dogana

 

120405-Venezia%2520pic%2520%252813%2529.JPG

Murano

 

120405-Venezia%2520pic%2520%252818%2529.JPG

Murano

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252858%2529.JPG

Canal Grande, Ponte di Rialto, Fondamenta del Vin

 

120405-Venezia%2520pic%2520%252842%2529.JPG

Rialto

 

120405-Venezia%2520pic%2520%252844%2529.JPG

Mercato, Canal Grande

 

120405-Venezia%2520pic%2520%252850%2529.JPG

Rio di San Zan Degolá, Santa Croce

 

120403-Venezia%2520pic%2520%252855%2529.JPG

Rio Malpaga, Dorsoduro

 

120404-Venezia%2520pic%2520%252826%2529.JPG

Rio dei Barcaroli, San Marco

 

120404-Venezia%2520pic%2520%252848%2529.JPG

Riva degli Schiavoni, Castello

 

120404-Venezia%2520pic%2520%252830%2529.JPG

(Campanilla) - Canale di San Marco, Castello

 

120404-Venezia%2520pic%2520%252837%2529.JPG

(Campanilla) - San Marco - Castello - Cannaregio

 

120404-Venezia%2520pic%2520%252835%2529.JPG

(Campanilla) - Piazza San Marco

Link para o comentário
  • Membros de Honra

...concluindo

 

Guardamos muito boas impressões desta viagem. Correu tudo bem, sem dificuldades, sem problemas com segurança, etc.

::otemo::::otemo::

Tudo foi na medida certa. Muitas novidades, muitas atrações inesquecíveis... Mas não demais.

Em 10 dias conseguimos desligar bem da rotina, mas não chegamos à saturação, quando novas sensações não cabem mais.

O povo italiano nesta região parece muito simpático, e ainda bastante discreto (é um elogio).

Em geral, houve percepção de alguma mistura do Brasil com a Alemanha (ingredientes conhecidos), fazendo parte deste bolo.

Portanto, o balanço de semelhanças e novidades também foi bom. O idioma é bastante parecido, conseguimos se comunicar com ajuda de dicionário de bolso e estudando um pouco no avião e nos trens. E este esforço constante tb. é uma parte gostosa de tais viagens.

 

Mesmo sabendo que a vida é curta e que há muitos países interessantes que ainda não visitamos, queremos nos próximos anos fazer mais 1-2 viagens à Itália, no formato semelhante.

Para explorar outras regiões, por 4-5 destinos de uma vez, e com duração de até 2 semanas. E de novo aproveitando bem as conexões aéreas em Roma, e-ou em Milão.

 

Bem, é isso... quem precisar de mais detalhes sobre as atrações, o transporte, etc., estou à disposição. ::cool:::'>

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Russo, bela viagem belo relato e belas fotos.!!!!

 

Tambem estou sonhando e planejando um roteiro pelo sul da França e Italia ( Veneza, Florenca, Roma c/ bate volta Napoles) para Setembro.

 

Alias, voce fez esta viagem quando ?

 

Voce acha que 11 dias ( Roma 5 , Veneza 3 e Florença 3) daria para fazer esta rota, incluindo algum bate volta como Padua, Assis , etc/

 

Pelo que voce relatou de custos deu uma media de 83 Euros por cabeça por dia? confere?

 

Rodei por Portugal e Espanha sozinho ano passado e a formula dos 60 euros(Hospedagem,Alimentacao,Tranporte, Passeios) por dia deu certo .rs Mas sao paises mais baratos, creio que Sul da França e Italia este custo deve aumentar para uns 80 Euros dia.

 

Abraço..

Link para o comentário
  • Membros de Honra

joao alexandre, obrigado!

 

Esta viagem foi na Semana Santa, curtimos muito a primavera italiana. Considerando que foram 10 dias de passeios, o custo por pessoa, sem parte aérea, ficou dentro de Eu 75 por dia. Não definimos orçamento previamente, apenas levamos o suficiente e contabilizamos o que foi. Creio que com Eu 60 como meta tb. seria possível fazer quase igual.

 

Para encaixar em Eu 1200 tal roteiro, apenas:

pernoitar só em Mestre e nada nas ilhas da Veneza,

mais alguma redução de categoria de hotel,

buscar diversões noturnas mais em conta e aproveitar melhor passes dos museus,

voltar para Verona de trem regional,

e pronto.

 

Não fizemos esses bate-volta, reduzimos deslocamentos ao máximo. E visitamos duas outras cidades interessantes no caminho entre duas mais famosas. Assim, gastamos pouco tempo e pouco dinheiro. Acredito que em 11 dias o triângulo Roma - Veneza - Florença pode ser feito de várias formas. Mas a inclusão das demais cidades é melhor fazer com mais paradas e menos idas-voltas. E considere tb. o nosso truque com aéreo, o trecho doméstico neste caso ganha de graça, e 2 dias de conexões em Roma podem ser bem aproveitadas. Se achar pouco, depois repita a doze de conexões, visitando outros destinos.

 

Abraços e boas aventuras!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Russo,

 

Eu considerei as noites de hospedagem e dividi por 9, por isto a diferença.

 

To ligado nestas conexoes rs..

 

No meu caso devo ir de Iberia (milhas) entao vou chegar por Barcelona, Madri ou direto em Marsellha ou Roma. Ainda falta definir o sentido do roteiro.

De Marsellha seguiria para outras cidades ate Nice e de la para fronteira, da fronteira para Milao e de la ate Veneza, depois seguindo para Florença e Roma. De Roma viria direto para o Brasil ou pararia em Barcelona uns 2 dias.

 

Posso inverter o sentido chegando em ROma e terminando na França, mas por ser inicio setembro, creio que o sul da franca, e a provence se fosse, seria melhor primeiro.

 

Obrigado..

 

Abs..

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...