Mostrando conteúdo com a maior reputação desde 17-10-2020 em todas áreas

1. Fala galera! Estou aqui para relatar mais uma trip que fiz aqui na Austrália. A trip foi agora em Setembro de 2020 para Alice Springs e arredores incluindo Uluru. Foram 13 dias de viagem percorrendo aproximadamente 2300Kms de Campervan. Como sempre vou mostrar meu roteiro e dar umas dicas que funcionaram para mim! Roteiro: Alice Springs Simpsons Gap Standley Chaam Ellery Creek Big Hole Serpentine Gorge Ochre Pits Omiston Gorge Erldunda Roadhouse Kings Canyon Uluru Mount Olga N’Dhala Gorge Nature Park Corroboree Roc
    3 pontos
  2. ▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼ E aí Rezenhadores de plantão beleza? Nada melhor que um café da manhã mateiro com a família, levando pela primeira vez nosso filho para a mata virgem e comer alguns pão com ovo e misto quente! Só faltou fazer o café porque esquecemos água potável kkk! ▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼ PEDAL + NATUREZA - DEPRESSÃO = PAZ: Acampadas e Viagens: XURRAS MATEIRO: Trilha de Bike de Matão até Taquaritinga com fuga: Até mais e obrigado pelos peixes! • Inscreva-se no Youtube • Siga-nos
    2 pontos
  3. Bom dia, boa tarde, boa noite. Não sei em qual horário vocês irão ler esse relato mas, enfim, no Domingo, dia 08/04/2018, realizamos pela segunda vez a travessia Marins x itaguaré. O objetivo de termos feito novamente essa travessia foi estreitar nossos laços de amizade e também nos preparamos para fazer outras travessias ou projetos que temos em mente. Fomos em 9 pessoas, 3 delas nunca haviam feito uma travessia de montanha mas ansiavam em fazer. Com o grupo focado e devidamente treinado partimos para a cidade Marmelópolis para recrutarmos o último integrante e de lá fomos rumo à ba
  4. Não dependa de ninguem pra viajar. Achar alguem que queira ir pra onde voce deseja, ter a mesma disponibilidade de tempo e grana é quase uma loteria. Se voce sempre for ficar dependendo de alguem pra fazer suas viagens ficará a vida toda dentro de casa. Faça um planejamento, leia bastante, junte grana e pé na estrada. A índia é um destino desafiador pelo fato de ser totalmente diferente dos nossos costumes, com isso a gente acaba levando um choque quando chega lá, mas nada que uns dois ou três dias pra voce já se acostumar.
  5. Olá mochileiros! Mais uma vez esse fórum me ajudou muito e minha viagem de 10 dias pelo Chile foi excelente, graças às ótimas dicas adquiridas por aqui. Nada mais justo que retribuir escrevendo meu relato, não é mesmo? Vou tentar detalhar o máximo possível todas as informações, pois é sempre bom ter novas atualizações sobre como andam as coisas em terras chilenas. A viagem foi realizada entre os dias 19/04/2019 e 28/04/2019 e fomos em duas pessoas, então alguns gastos serão colocados de forma individual e outros para duas pessoas. Primeiramente, gostaria de agradecer aos membros que
    2 pontos
  6. Ficou muito bom esse roteiro! Pessoalmente, não gosto de Barcelona. Eu trocaria essa parte pela Toscana ou, especialmente, Cinque Terre.
  7. Vai rolar essa viagem? Alguma possibilidade de ser em Janeiro/21? hehe
  8. RELATO OBJETIVO SOBRE A BOLIVIA E PARQUE SAJAMA EM MARÇO 2020. Roteiro: Belo Horizonte>> La Paz >> Parque Sajama>>La Paz >> BH Sai de BH dia 05\03 18 hs de voo com conexão em SP e Chile. Havia reservado o hostel Wild Rover- hostel agitado, muitos gringos ( só eu de brasileiro)com bar bem movimentado, muito bom para curtir a noite. Restaurante bom, banho quente, No entanto se pretende descansar não é um a boa escolha. LA PAZ Em LA PAZ não há muito o que fazer. Dei uma volta na cidade. Muito comercio de rua. Mais do que lojas oficiais. Fui lá n
  9. Relutei um pouco em escrever este relato, afinal, sabia que seria difícil descrever impressões tão pessoais acerca de tudo que vi e senti nestes dias de solitude pela Chapada Diamantina. Mas muito do estímulo que tive para esta empreitada me veio de outros relatos que li, de depoimentos de verdadeiras transformações pessoais advindas de viagens. Então, se este relato servir de inspiração para uma pessoa que seja, terá valido a pena cada palavra aqui escrita. Bom, em maio completei meus 30 anos. Não sei se é comum, mas nesta fase os já muitos questionamentos de vida que eu sempre tr
  10. sim por sinal as vinicolas no verão vão estar cheias de fruta se for no inverno você tambem consegue visitar as vinicolas, fazer degustação, etc porém vai ver só os galhos das videiras haha
  11. @Silvana AlmadaChile tem 2 épocas,o verão quando enche de europeus para vinícolas e praias,e inverno para brasileiros atrás de neve.Acho o inverno péssimo por ser muito poluído e não ter europeus, só chileno mesmo.As uvas são colhidas em fevereiro, auge do turismo em Santiago e Patagonia.Agora, para o Norte é Maio a melhor época de visitar San Pedro.
  12. Isso é relativo Em tese a temporada se encerra na última semana de setembro, as estações de ski funcionam até esse período, existem maquinas que fazem neve para manter as estaçoes funcionando. Porém outras pistas que não tem maquinas podem já estar fechadas por falta de neve natural Então se você for em setembro, vai conseguir subir até as montanhas, conhecer e se arriscar no snowboard ou no ski, Já fui para o Valle Nevado e estaçoes adjacentes 3 vezes (2010, 2016, 2018) Todas as vezes em agosto. Geralmente se a temporada de neve é fraca, a estação de Farallones fecha, as
  13. Cara, é assim... O Tratado de Schengen fala em dispor de meios suficiente para se manter. O que te deixa meio na mão dos Agentes. Alguns países tem legislação especifica. A Espanha por exemplo fala textualmente um minimo de "x" e um minino de "y" por dia... em moeda corrente ou equivalente. Ou seja, se tiver em dolares, reais, yens... ta valendo. Italia também fala em um minimo por dia ou moeda equivalente... No geral muitas pessoas relatam que levam a fatura ou a tela do aplicativo para demonstrar o limite e nunca vi ninguém falar q teve problemas nesse sentido...mas como comentei a
  14. Só perguntei sobre Milão, pois é comum na primeira viagem as pessoas incluírem alguns locais que são cidades grandes e centros econômicos importantes, sem saber o que exatamente gostariam de ver e fazer lá, Milão e Frankfurt costumam ser alguns destes locais. Seria mais ou menos como um turista europeu que vem para o Brasil pela primeira vez fazer questão de incluir São Paulo no roteiro. Se a logística de transporte obrigar ele a passar por São Paulo, ou se ele tiver algum interesse lá, sem problema incluir uma parada em SP, mas caso contrário, seria mais interessante pular SP. Tanto
  15. reclame aqui não adianta muita coisa, apesar de algumas empresas terem reputação de responder ao site, muitas outras o ignoram fazendo uma reclamação ao procon, a empresa é obrigada a dar uma satisfação
  16. Nessa época do ano lá é muito bom, tem os clubes, vida noturna tem tb o hot park no máximo em 4 dias dá pra desfrutar de tudo.
  17. Até os 60 anos fiz muitos trekkings de um dia . As chapadas, itaimbézinho e outras. Decidi que após os 6a nos, eu faria uma travessia ou um trekking mais encorpado. Completando 7 trekkings até os 66 anos. Aos 60 anos (2015), passei meu aniversario na tríplice fronteira - Monte Roraima. Até os 62 (2016/2017) fiz a trilha do ouro a partir de sjbarreiro e também o Vale do Pati. Sempre estive de olho na Serra fina - mas muito intimidado - a idade já é um limitante, claro, para quem não é atleta. Agora em Abril (2018), completando 63 , enfrentei este desafio. Contratei um g
  18. Muito legal seu relato! Cada vez mais tenho tido vontade de explorar lugares exóticos e que me permita sair da zona de conforto. Acredito que a China seja uma forte opção nesse sentido. Mas confesso que já tive contato com alguns chineses em experiências não tão boas, o que me deixa um pouco receoso. Abraços, Gustavo Woltmann
  19. Eu achei muita barata a passagem. Estou na expectativa que os preços das passagens caiam no próximo ano devido aos efeitos da pandemia nas companhias aéreas e retomada do turismo para que eu possa ir para a Ásia. Sobre o stop-over, como você fez? Comprou a passagem e depois entrou em contato com a cia aérea? Abraços, Gustavo Woltmann
  20. kkk boa sorte e muita animação pra tu, queria eu ter tempo pra isso kk
  21. Oi Aline, tb pretendo eua em 2021 me chama no watts 66 9 9615 9550
  22. Desde a minha adolescencia sempre quis conhecer dois lugares: Machu Pichu e Camboja. Mês passado consegui realizar um desses sonhos! Um dia antes de viajar, fiquei sabendo através de um grande amigo meu piloto que vários vôos estavam sendo cancelados por causa do tufão que passava pelo local justamente onde eu iria fazer conexão. Eu estava super nervosa com medo do meu vôo ser cancelado e com isso arruinar o meu planejamento. Cheguei no aeroporto, suando de nervosa, olhei para a atendente e estava tudo certo para minha viagem! Pra chegar ao meu destino dos sonhos passei por
  23. 24º dia - 17/01/20 - Barilloche - 0 Km Combinamos que esse dia seria apenas para bater perna na cidade. E foi o que fizemos, batemos muita perna, fizemos muita compra de recordações, e no almoço em 4 pessoas tomamos umas 5 cervejas Quilmes de litrão. hehehehe. O calor na cidade estava a 28º c. No final da tarde no último ônibus fomos ao cerro Oto conhecer a confeitaria giratória. O teleférico que leva a gente até o topo em dias de calor é infernal... A gente fica cozinhando lá dentro nos 10 a 15 minutos que são de subida. Porém o visual lá de cima compensa o perrengue. É uma região
  24. 23º dia - 16/01/20 - Puerto Puyuhuapi a Barilloche - 547 Km Acordamos cedo e nos encontramos todos na frente da praça dos bombeiros. Antes de sair peguei o galão que tinha abastecido na Argentina e coloquei uns 15 l no tanque da Ranger. Não queria ter que abastecer no Chile pois era bem mais caro. Pegamos a estrada. No sentido norte de Puyuhuapi a estrada tem uns 10 a 15 km de terra e depois tem asfalto até a Villa de Santa Lucia. No caminho, montanhas nevadas, lagos majestosos, visuais arrebatadores. Depois da Villa seguimos por estrada de terra até arredores de Futaleufu com mais
  25. 21º dia - 14/01/20 - Coyhaique a Puerto Puyuhuapi- 233 Km Acordei mais cedo pois eu iria até o centro comprar uma correia nova para a Ranger para levar junto para casso a que estava arrebentasse. Tomei café e fui até a loja as 9 h. Comprei a correia e voltei para o hostal e a seguir saimos em direção a Puiuhuapi. O tempo estava fechado e chuvoso, bem diferente dos dias anteriores. Fomos seguindo o GPS, mas não sei porque ele nos mandou para puerto Cisnes. Quem me alertou foi o André que saiu do final da fila e me fez ver que deveríamos ter feito a curva a uns 10 Kms atrás. Que bobei
  26. 15º dia - 08/01/20 - El Calafate - 50 Km Neste dia ficamos apenas vadiando em El calafate. Passeamos pelo centrinho, fizemos muitas compras de lembranças e artesanatos, comprei uma camiseta de 120 reais (é muito bonita, não resisti), almoçamos e andamos. Depois do almoço eu deixei o carro na oficina e o mecânico me prometeu o carro para dali 2 dias pela manhã. Então a Ranger ficou a tarde, o outro dia inteiro e a manhã do dia seguinte na oficina. Como no dia da ida ao porto de embarque do passeio pelas geleiras o carro estaria na oficina fomos buscar meios de ir para lá. Procu
  27. 14º dia - 07/01/20 - Puerto Natales a El Calafate - 351 Km Acordamos tarde pois a pernada era curta. Saímos do hostel umas 10 h. Seguimos em direção a paso Dorotea onde fizemos os tramites de saída do Chile e entrada na Argentina. Tudo muito simples e rápido. Seguimos até a cidade de Rio Turbio e logo desembocamos na mítica Ruta 40, uma estrada de mais de 5 mil km que corta a argentina o norte até o sul. Neste caminho até El Calafate a estada tem muitos trechos cheios de buracos que se podia ver de longe pois geralmente estavam assinalados por grandes marcas de freiada antes deles.
  28. 11º dia - 04/01/20 - Ushuaia a Punta Arenas - 629 Km Na ultima postagem eu não relatei o perrengue para achar nova hospedagem. Nós fomos imprudentes e não fechamos hospedagem antes de fazer o passeio de barco. Quando voltamos é que saímos procurar. fomos a um lugar chamado "descanso eterno" (kkkkk) que era um muquifo e pulamos fora. ai achamos uma hospedagem chamada Los Coihue, o preço estava surpreendentemente muito baixo, dava uns R$ 35,00 por pessoa. Fizemos reserva pelo AirBnB. Chegando lá as meninas entraram e eu fui abrindo a tampa traseira para baixar a bolsas que iriam para o ou o
  29. 10º dia - 03/01/20 - Ushuaia - ??? Km Acordamos tarde pois compramos o passeio de barco que saía as 15 h. No dia anterior resolvemos ficar mais um dia para poder fazer esse passeio, porém não conseguimos extender a nossa estadia no AP que estávamos. Tivemos que desocupar e fomos para o centro. Pela manhã ficamos batendo perna pela cidade comprando lembranças. Almoçamos na Av principal de Ushuaia. Descansamos e mais tarde nos dirigimos para o porto onde pegamos nosso catamarã. A tarde estava com bastante sol e proporcionou excelentes fotos. A primeira parte da navegação
  30. 8º dia - 01/01/20 - Rio Gallegos a Ushuaia - 583 Km Nosso residencial não tinha café da manhã então fizemos o nosso mesmo e seguimos viagem as 8 da manhã. Abasteci e botamos o pé na estrada. Cerca de 3 a 5 Km antes da aduana existe uma entrada a direita que nos leva a Laguna Azul, que é a boca de um vulcão extinto que se encheu de água e na verdade tem uma coloração mais para o verde. Tiramos algumas fotos e seguimos até a aduana. Como era dia primeiro de janeiro o movimento estava fraco e fizemos os tramites com rapidez. A revista foi bem camarada e seguimos viagem. Chegamos a Punta
  31. O Pôr do Sol é um dos momentos que mais gosto do dia, pois em meio a cores vibrantes, e pensando no que o dia inteiro me trouxe, eu contemplo a chegada do céu estrelado, e com ele, surgem novos planos para novos dias. Aqui listo os lugares que mais gostei de presenciar o Pôr do Sol no estado de São Paulo. Praia de Boiçucanga – São Sebastião – SP A praia de Boiçucanga está a mais ou menos 8km da praia de Maresias, e esse curto caminho é incrível! Entre curvas fechadas, a todo momento o mar se mostra no horizonte, e o céu parece se fundir com a imensidão de água. Assistir o Pô
  32. 4º dia - 28/12/19 - Azul a Puerto Piramides - 1080 Km Saímos de Azul as 7 da manhã, durante a noite houve uma ventania danada, mas o tempo estava apenas nublado pela manhã. E seguimos as inúmeros retas gigantescas adentrando a Patagônia argentina. A vegetação foi ficando cada vez mais baixa e os horizontes mais distantes. Em uma região da estrada existem vários pontos de wi-fi livre distantes um do outro para as pessoas contactarem socorro caso tenham algum problema naqueles confins desabitados e secos. De repente uma luz se acendeu no painel, "check cage", mas se apagou em
  33. 3º dia - 27/12/2019 - De Paso de Los Libres a Azul - 940 Km Dia da temida Ruta 14. Temida pelos policiais que costumam morder os brasileiros na estrada. Existem diversos relatos de pessoas que foram extorquidos e outros que foram multados de maneira correta segundo a legislação deles. Pela manhã saímos um pouco tarde pois eu e o André do outro carro fizemos o envio de dinheiro pelo app da Western Union e que no dia que enviamos estava com a cotação de 17,21 pesos por real. Achamos as lojas abertas mas eles não tinham o valor que enviamos pois tinham acabado de abrir. Como nós da
  34. @vitorv para evitar as estradas ruins aqui do BR sugiro sair do BR por Foz do Iguacu ou Dioniosio Cerqueira. Acabei de voltar da carretera austral e fui de VW up, da para fazer a viagem tranquilamente, apenas nos trechos de estrada de chao eh que tem que ir com mais calma. De estrada ruim so peguei a 290 no RS e um pouco da 280/373 no PR. Boa viagem @xexelo
  35. @LucaSantos @LucaSantos Sobre o Airbnb: eu nunca utilizei, pois tive experiencias horriveis em reservar hospedagem via fone(antigamente era assim, pegavamos o guia 4 rodas, e pesquisava). Aqui no Brasil, prefiro chegar na cidade e ir pessoalmente conhecer o lugar, geralmente consigo precos melhores do que pelo aplicativo, pagando em dinheiro(choro muito) Estava programando ir para o sudeste Asiatico no final do ano, por precaucao fiz algumas reservas neste aplicativo, achei interessante, ia testar.... mas infelizmente fui obrigado a cancelar a viagem. Uber: eu nunca utilizei, quando
  36. No caso do Uber, passou recentemente no noticiário da TV casos de motoristas que estavam sofrendo assaltos e alguns até sendo assassinados por criminosos que estavam levando seus carros. Apesar de ocorrer com o motorista e não com o passageiro, isto acaba meio que afugentando quem porventura precise usar desse tipo de transporte.... a pessoa acaba querendo usar o próprio automóvel ou o transporte público (ônibus, metrô). Acho que se a pessoa nunca usou o serviço e vê alguma notícia negativa desse tipo acaba sendo desencorajada a ter a primeira experiência...
  37. rapaz com 80 da pra começar com um canivete baratinho e um facão tramontina. por mim uso os dois
  38. @alesilva00000 bike não compensa por agência, em Santiago tem muitos pontos para retirada por app ou aluguel. De nada, qualquer coisa só perguntar! Esse site dá previsões de neve para o Valle Nevado, fica de olho para as suas datas: https://pt.snow-forecast.com/resorts/Valle-Nevado/6day/mid
  39. Que legal o relato! Só de ler cada post com o "diário" de viagem já bate uma saudade danada! Legal que tenha aproveitado. Apenas para interagir, posso dizer, orgulhosamente, que fui o único dentre duas vans da agência para os gêiseres que encarou entrar nas piscinas termais no dia em que fomos! hahaha! E que pena que o Salar de Tara está fechado. Para mim, foi o passeio mais fotogênico e mais contemplativo em SPA. Sobre ele estar fechado, acho que é bem o que foi comentado aí: como não existia estrutura, tanto nele quanto nas Piedras Rojas, devem estar criando algo para controlar o acesso
  40. 26/04/2019 - GEISERS DEL TATIO, VALLE DE LA LUNA E TOUR ASTRONÔMICO (INTENSIVÃO!) Acredito que chegamos no dia mais "hard" da viagem. Acordamos por volta das 04 da manhã, pois o passeio dos Geisers começa bem cedo para aproveitar o período de maior atividade do campo geotérmico (entre 06 e 07 da manhã). A van da 123 Andes passou por volta das 05:10 da manhã e partimos rumo ao Geisers del Tatio. O guia da vez foi o Gabriel, excelente pessoa. Ele explicou que o percurso até lá durava cerca de uma hora e quinze minutos e que como ainda estava escuro, só restava ao grupo dormir. Aqui também f
  41. 25/04/2019 - LAGUNAS ANTIPLÂNICAS, MIRADOR PIEDRAS ROJAS, LAGUNA TUYAJTO, SOCAIRE, SALAR DE ATACAMA, TOCONAO Primeiro dia de passeios no Atacama e a euforia era enorme Acordamos às 05:30 da manhã e começamos a nos arrumar para o passeio, mas já adianto desde já: vá muito bem agasalhado para este passeio. Alguns pontos passam dos 4.200 m de altitude, a temperatura é baixa e o vento forte é constante, com vezes que chega a te desequilibrar. Fomos até a cozinha do hostal para pegar nosso lanche (o Mamatierra pergunta no dia anterior se você vai sair antes das 07 para algum passeio. Caso p
  42. Oi Mirna, já sabe quais passeios vai fazer? Se for em Santiago, recomendo muito a 321 Chile. Os preços são justos e o serviço é bom. Qualquer dúvida avisa.
  43. DIA 19/04/2019 - CHEGADA A SANTIAGO E CONHECIMENTO DA ÁREA E chegou o grande dia da viagem. Saímos bem cedo do litoral de São Paulo rumo ao aeroporto de Guarulhos, pois nosso voo sairia as 10:15 da manhã. Chegamos ao aeroporto bem antes do horário, imprimimos as passagens e fomos tomar um café da manhã. Logo depois já fomos para a sala de embarque e o voo saiu pontualmente as 10:15. Assim que entramos no avião, já alteramos o relógio, pois o Chile está no que é chamado de "horário de inverno", em que os relógios são atrasados uma hora em relação ao Brasil. A Gol oferece um almoço em seus
  44. Muito legal seu relato, o Irã é um país tão distante de nós e que só recebemos notícias ruins pelos noticiários, que acabamos criando um preconceito besta sem ao menos conhecer o básico do país. Sua trip está bem da hora.
  45. YAZD (2 DIAS) Para seguir até voltei até Isfahan para ai sim pegar um outro ônibus, 4h30 de viagem custando $5,30 dólares. Cheguei final da tarde e foi mais fácil achar meu hostel por $10 dólares, bem melhor que Isfahan e com café da manhã. Você pode conseguir um tour ou apenas táxi para Persépolis, antiga capital do Império Persa. Não tive interesse mas parece ser bem interessante. Fiquei focado mais na cidade com muitas mesquitas (pagas e 0800). Isto é um restaurante bom preços dentro da média, mesas para quem gosta mas o ideal é comer no sofá mesmo As ruas da cidade antigas
  46. KASHAN (3 DIAS) Aqui tudo mudou, da minha casa mais liberal em Teerã fiquei com uma família super tradicional, onde mesmo em casa as mulheres não tiravam o véu. Fiquei 3 dias e começaram os problemas, primeiro que fiquei doente devido a alguma coisa que comi, nada sério, só descansar foi o suficiente. Kashan é uma das cidades mais antigas do país onde você vai poder conhecer as casas históricas de Tabatabaei, Amerie Abbasi custando no combo $8,75, paguei pois queria ver ao menos uma vez na vida. Uma delas é uma tradicional casa de banho, é fora da nossa realidade. Um dos momentos mais
  47. Bem, vamos por partes. A melhor cia no momento para fazer esta viagem é a HAMBURG SUD e você entra direto no site deles e faz a pesquisa e as perguntas lá mesmo, sem intermediários. São atenciosos e muito legais. Quanto a não ser uma boa opção pelo preço, vamos repetir e ponderar. Uma viagem de avião você chega em 14 horas ao destino...aí vai pagar o hotel, vai comer...etc....por 14 dias. Quanto vai sair isso? Se você é realmente um aventureiro, vai preferir uma viagem de navio cargueiro pois a aventura vale muito a pena e em 14 dias você tem 5 refeições por dia.....e para nos portos e con
  48. Carioca, Quantos dias tu acha que da pra ficar em Barbados ? Qual foi o seu roteiro ? se tiver alguma planilha ou algo do tipo: [email protected]
  49. Fala povo ! Segue um treino que fiz 3 meses e ajudou bastante, já que não sou muito fã de corrida e precisamos aérobico. Peito, biceps e corre 5minutos na esteira Peito, biceps e corre 5 minutos na esteira peito, biceps e corre 5 minutos na esteira peito, bíceps e corre 15 minutos na esteira Fim No dia seguinte repetia, Costas e triceps e corre no eliptico (aparelho muito bom) No terceiro dia era perna (8exercicios) e ombros e corre na bike Voce tambem pode trocar a ordem esteira, eliptico e bike Descanso é importante, indo 3x por semana e um talvez só para fazer aéro
  50. Hidroginástica!!!!!!!! Na verdade eu faço Hidropower, que nada mais é que uma aula de hidro beeemm puxada. 1 hora de aula 3 vezes por semana. Fez toda a diferença na minha vida. Tenho MUITO mais fôlego que na época da academia , além de fortalecer as articulações sem nenhuma sobre carga. Recomedo! []s.Júnia Pimenta