Mostrando conteúdo com a maior reputação desde 19-12-2020 em todas áreas

1. Vão falar mal de você se escolher viajar sozinhx. Vão falar mal de você se escolher viajar acompanhadx. Vão falar mal de você se escolher viajar sem dinheiro. Vão falar mal de você se escolher viajar com economias ou outras fontes de renda. Vão falar mal de você se escolher viver viajando sem endereço fixo. Vão falar mal de você se escolher viajar por curtos períodos de tempo e voltar para casa. Vão falar mal de você se for com uma mochila ou bicicleta baratinhos. Vão falar mal de você se for com os melhores equipamentos. Vão falar mal de você se escolhe
    6 pontos
  2. Noronha - que lugar incrível! Que beleza deslumbrante! Um local único no mundo! Uma ilha de pedras vulcânicas com águas cristalinas e de uma cor turquesa incrível! A oportunidade de admirar uma natureza completamente preservada, repleta de vida marinha em total equilíbrio com os seres humanos. Um destino desejo, de luxo, mas ao mesmo tempo rústico e simples, 0% frescura, em que a natureza é a estrela principal! Tivemos a oportunidade de ficar por oito dias nesse paraíso, entre 19 e 26 de dezembro de 2020. Sim, eu sei, estamos em pandemia. Mas infelizmente, perderíamos nossa passagem
    5 pontos
  3. 𝙈𝙄𝙉𝘼𝙎 𝙂𝙀𝙍𝘼𝙄𝙎 - 𝘿𝙞𝙖𝙢𝙖𝙣𝙩𝙞𝙣𝙖 | 𝙊𝙪𝙧𝙤 𝙋𝙧𝙚𝙩𝙤 | 𝙈𝙖𝙧𝙞𝙖𝙣𝙖 | 𝙎ã𝙤 𝙅𝙤ã𝙤 𝘿𝙚𝙡 𝙍𝙚𝙞 | 𝘽𝙚𝙡𝙤 𝙃𝙤𝙧𝙞𝙯𝙤𝙣𝙩𝙚 | 𝙈𝙖𝙘𝙖𝙘𝙤𝙨 | 𝘾𝙖𝙥𝙞𝙩ó𝙡𝙞𝙤 Recentemente estive em Minas Gerais com um amigo conhecendo algumas cidades, ressalto que assumi o risco de manter a viagem mesmo com toda situação da pandemia, mantive os cuidados necessários e respeito as opiniões adversas. Compartilho abaixo algumas dicas dos pontos que visitei, para quem quiser acompanhar mais fotos meu Instagram é @danluiz_ 𝘽𝙀𝙇𝙊 𝙃𝙊𝙍𝙄𝙕𝙊𝙉𝙏𝙀 Praça da Liberdade; Feira Hippie; Basílica Nossa Senhora de Lourdes; Igreja São José (fechado) Museu Gerdau (fechad
    4 pontos
  4. Ilha Grande é uma ilha localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, integrante do município de Angra dos Reis, sendo a maior ilha do estado e a sexta maior ilha marítima do Brasil, e assim em novembro decidi passar 08 dias das minhas férias nessa região. Começo confessando o quanto eu me surprendi com a Ilha, para um amante da natureza como eu, aquele lugar é fantastico, com passeios de barcos, praias, trilhas e cachoeiras, tudo o que mais gosto de fazer no mesmo local, assim pude ter uma semana bem agitada, intercalando os passeios para aproveitar o máximo. A minha localização
  5. Comece fazendo um viagem de final de semana, depois mochilão de 15 dias, depois de 30 dias.. e assim vai! Tem muita gente que não aguenta o tranco.. e acaba se frustrando! O perfil que vejo que se dá bem na estrada "sem grana" são pessoas completamente desapegadas. Hoje é possível fazer grana na estrada através da internet.. obvio com muito estudo e dedicação!
  6. É meio off-topic esse comentário, mas ADM tá tendo trabalho esses dias ein que situação do fórum
    4 pontos
  7. Aproveitando o feriado do Natal resolvi aproveitar viajando, esta foi minha primeira viagem estilo mochilão e o destino escolhido foi Paraty, cidade que sempre me encantou devido a junção da parte histórica, que remonta a história colonial do brasil, e a deslumbrante Costa Verde do Brasil: uma conservada porção de mata atlântica formando um verdadeiro paraíso tropical com praias, cachoeiras, entre outros. Vale ressaltar que não possuo carro e que todas as minhas viagens são low cost, ou seja, aqui vou compartilhar informações de como fiz para viajar sem gastar muito. Minha aventura
    3 pontos
  8. Fala pessoal, decidi compartilhar meu relato de viagem. Foi um pequeno mochilão, eu e meu marido, entre o RS e SC em dezembro/2020 de pandemia, bandeira vermelha e tudo mais. O relato vale muito a pena especialmente para quem quer fazer essa região sem carro (porque nem eu nem meu marido dirigimos). VIAJAR EM PANDEMIA? Não que eu deva satisfação para alguém aqui mas vamos lá. Eu comprei a passagem em Julho na certeza que em Dezembro as coisas iriam melhorar. Não foi o que ocorreu, na verdade, piorou. Eu cheguei muito perto de cancelar tudo mas... Eu não sei quando terei féria
  9. Oi, estou planejando ir pra BH em feveiro e passar na Serrado Cipó uns dias. Estarei do dia 11/02 à 15/02 na cidade. Quem tiver pelo mesmo roteiro me dá um alô.
  10. Eu tambèm estou otimista, jà estou planejando as ferias para Abril, pois tenho que tirà-las atè Junho. Teoricamente, atè Abril em muitos paìses os idosos jà estarão vacinados, então a mortalidade vai estar bem baixa (assim esperamos), voltando a abrir as fronteiras, mesmo com medidas de distanciamento.
    3 pontos
  11. Olá viajantes, Em junho de 2019 aproveitei um feriadão para conhecer uma belíssima região de MG, famosa pelos seus queijos artesanais fenomenais. Mas se engana quem pensa que só tem queijo pra ver aqui. O lugar também é muito famoso pelo parque nacional da serra da canastra, onde se encontra a nascente do fundamental Rio São Francisco, o rio da integração nacional. Hospedagem: ficamos na principal cidade da região, que é São Roque de Minas, neste airbnb: https://www.airbnb.com.br/rooms/17631730, R$327 reais por 3 diárias; Casa simples, funcional, próximo a entrada da cidade,
  12. Fala pessoal, escrevendo meu primeiro relato de viagem aqui, em 05 de janeiro de 2021. Vou tentar ser o mais sintético possível. Planejamento Bom, somos um casal e tínhamos a semana do réveillon pra viajar, saindo no dia 24 de dezembro e voltando na segunda dia 04 de janeiro, um total de 11 dias. Tirando a estrada, seriam 9 ou 8 dias de viagem. Primeiro pensamos em ir à costa oeste do Rio, Ilha Grande, Paraty e Angra, mas desistimos porque os preços estavam surreais, mesmo em camping. Além disso, todos nos disseram que as águas são muito geladas, mesmo no verão. Então pri
  13. Grata pelas sempre gentis palavras, irmã! Conheci o mochileiros.com em 2008 e levei 7 anos espiando o fórum (ah, o esplendor do auge dos fóruns... mochileiros, usinavirtual, internet discada e torrent corrompido risos), degustando os mais diversos relatos até chegar a minha hora de ter coragem de abrir mão de tudo que achava que jamais poderia viver sem (documentos, emprego, faculdade, relacionamentos, casa alugada, meus gatos, etc) e ir, com a cara, a coragem e um papelão com meu primeiro destino escrito rumo ao desconhecido. Até a barraca era emprestada! Acontece que Coragem é
    3 pontos
  14. Hoje ao acordar notei que tudo estava mais lindo, mais colorido, podia enxergar a alegria estampada em pequenos detalhes e afazeres. Não tinha como ser diferente afinal, não são todos os dias que fazemos aniversario, hoje dia 07/02/2018 faz exatamente 1 ano desde que sai do comodismo, do comum, da rotina estafante que vivemos, e continuamos, sabe por que ? por que temos a sensação de estar tudo bem, esta confortável, por que mudar algo que pensamos ser o melhor, afinal é seguro. Mas eu não, eu pensava diferente, não estava legal, não me completava, apenas me absorvia mais e mais, até que em ce
  15. Procuro companhia para viagem de moto em dezembro 2020, saindo de SP capital, pretendo chegar em Montevideu. Já fiz essa viagem outras vezes.
  16. Obrigado pelas respostas, ter pontos de vista diferentes é o principal pra mim na hora de montar uma visão definitiva sobre qualquer coisa, e aqui eu vi todo tipo de respostas, e no fim cheguei a conclusão de que eu vou tentar começar devagar, indo até um lugar mais perto aqui no Brasil mesmo, com um pouco mais de dinheiro no banco e menos na mão (os 500 reais seriam o que eu levaria na mochila, eu ainda teria um dinheiro no banco pra emergências sérias ou caso eu precisasse de voltar). "Vender água" foi só o que eu citei aqui, mas eu to planejando a um tempo, então eu já tinha ideias mais pla
    3 pontos
  17. Oii Eu gastei mais ou menos R$ 7.000,00 com tudo, passagem, hospedagens, passeios, ônibus, alimentação, etc. A minha passagem não foi das mais baratas, já que sai de Floripa. Acho que saiu uns R$ 2.300,00 Dá pra economizar mais se você não beber, cozinhar no hostel. Confesso que cozinhar só pra mim já rola uma preguiça, ainda mais depois de chegar morta das trilhas
  18. Olá meu povo iniciei mais uma aventura no dia 11/12/20 junto com mais 04 amigos e estamos iniciando de São Luiz no Maranhão até Maceió. “Mas antes do relato vamos refletir ?Tem uns 20 ou mais anos, não lembro! Eu estava lendo em uma revista masculina uma reportagem sobre a modelo Cindy Crawford ex esposa do ator Richard G. O autor utilizou toda uma página para descrever a beleza daquela que era a mulher do momento, e descreveu com detalhes toda beleza e "perfeição", não apenas de seu rosto mas também de seu corpo, esbelto e escultural, padrão de beleza para muitos no mundo todo. M
    2 pontos
  19. E aí, moçada! Sou novo no Fórum e, na prática, em toda essa história de mochilar. Hoje tenho 24 anos e, desde bem cedo, sinto muita necessidade de me ver livre, desapegado, sem os laços usuais que nos prendem a um lugar (emprego, relacionamentos, estudos). Nunca segui esse desejo; tenho emprego fixo, uma namorada e faço faculdade. Hahahah Me atrai muito a ideia de viajar caminhando, carregando a casa nas costas, conhecendo as pessoas e a história das cidadezinhas que temos por aí. Honestamente, acho que me falta a coragem para atrasar (mais ainda) minha faculdade, ter de começar
  20. Tô no Ceará, nunca saí da minha cidade natal antes. Tô com 21 anos e quero aproveitar minha juventude viajando o mundo. Sou da paz e gosto de respeitar todo mundo! Quero alguém pra viajar sem dinheiro, pois sozinho não tenho coragem. Já chamei amigos mas nenhum aceitaram por medo.
  21. 2020 ano imprevisível. Ficamos a deriva desde fevereiro. Toda a temporada de montanha foi se embora, as viagens minguaram. Precisamos recorrer a destinos não antes planejados. Foi assim que topamos com a Ferrovia do Trigo, como descrevi em relato anterior, conseguimos fazer um circuito pelo Campo dos Padres em setembro e cinco dias antes de sairmos para a Serra Geral catarinense, recebemos um convite para fazer o trekking Guaporé Muçum. É claro que já havíamos ouvido falar e lido algum relato, mas não estávamos muito iterados sobre. Não gosto de perder oportunidades, então, após uma lida
    2 pontos
  22. Olá pessoal, Fiz um longo texto acerca da minha viagem para Itália. Mas, desta vez, vou dividir em 2 tópicos: o planejamento e a própria viagem, já que, com a pandemia e o euro nos céus, só podemos fazer essa primeira parte mesmo. Itália – Parte 1 – O Planejamento Viajar tem um grande problema – vicia, e é pior do que cocaína e ainda legalizada. Para completar, não conheço tratamento para poder atender à necessidade. E o que a gente pode fazer para conseguir satisfazer a necessidade? Viajar de novo. E assim começou a viagem para a Itália. O planejamento dessa viagem c
  23. Alguém indo para Patagônia esse ano? Vamos trocar ideias
  24. Chegando na praia do Bonete todas as nossas esperanças de sinal foram por água abaixo lá só chega Wi-Fi para as maquininhas de cartão e a luz vai até as 18h, então estejam preparados para ficarem incomunicáveis já chegando em Ilhabela, na parte Sul quase não tem sinal. Assim que pisamos fui no primeiro restaurante que encontrei e esqueci de pegar o nome pra tomar um Coca, como uma boa viciada, todos os atendentes foram super gente boa e me emprestaram o celular só para avisar que estava viva. reparamos que tinha uma ducha na porta desse restaurante e um camping do lado. Nos afastam
    2 pontos
  25. @Nani84 eu faço parte de um grupo de caminhada aqui em Lafaiete. Mais ou menos a cada 15 dias a gente faz uma caminhada em torno de 10 a 15 km, então eu sou bem acostumado a caminhar. Já fiz algumas trilhas na Patagônia, em Arequipa, subidas super íngremes que exigem bastante, então caminhar 30km praticamente plano como é no Parque da Serra do Cipó é bem tranquilo pra mim. A bike lá eu achei meio cara, me disseram entre 50 e 70 reais dependendo da qualidade da bike. E tem o rio pra atravessar onde eles recomendam deixar a bike do lado de cá do rio, atravessar e terminar os ultimos 1 ou 2
  26. Respondendo pelo Rafael, quando você barrado pela imigração do Espaço Schengen, eles costumam fazer alguns riscos a caneta no passaporte, para que qualquer outro policial que olhar o passaporte depois consiga identificar facilmente que você teve problemas na imigração. Exato, isto que ele falou está com muita cara de ser um "terror psicológico", para que você não pense em fazer algo ilegal, eles costumam pegar pesado com pessoas que ficam longos períodos, nos EUA é mais pesado ainda, praticamente um interrogatório policial. Se tudo estiver certo com a documentação, perfil e
  27. Estive na Serra do Cipó no reveillón, fiquei no camping Véu da Noiva, estrutura muito boa. Parque Nacional estava aberto, trilha ao canion das Bandeirinhas mto boa, 12km (24 ida e volta) e se esticar pra Cachoeira da Farofa dá 29km. Tá podendo alugar bike tb se quiser. Eu fiz a pé mesmo, cheguei no parque logo depois que abriu às 8h e saí de lá depois das 15h
    2 pontos
  28. Introdução. A trilha que tem início em Parelheiro e termina em Itanhaém é de extrema beleza. Trata-se de uma trilha proibida ao público em geral e as visitas ao parque somente com autorização da administração do Parque Estadual da Serra do Mar (sede Itanhaém – núcleo Curucutu que abrange 26 mil hectares), acompanhado de um guia credenciado. Porém, não para essa trilha em específico, pois ela é proibida pela administração do parque mesmo com guias. De todo modo, são muitos os que entram na mata com guias clandestinos e até mesmo por conta própria (meu caso), a fim de desafiar a sort
  29. Galera, gostaria de compartilhar com vcs algumas informações sobre minha trip roots. Pode ajudar vcs minha ideia era sair em grupo fiz uma grupo no whats com umas 10 pessoas. muito confirmaram no final só 3 foram. Meu nome é Francisco, eu larguei trabalho, casa a porra toda e saí pelo mundo em 01 de Janeiro de 2019. Destino até onde a natureza quiser. Objetivo: aprender a prosperar do zero. Aprender novas habilidades e Conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Meu estilo de viagem no começo era rápido, mas sem distino fixo vi que gastava muito dinheiro, então desacelerei ao ponto de
  30. Depois de perder um monte de dinheiro com cancelamentos, e depois da canseira e complicação de correr atrás dos reembolsos em 2020 e sem conseguir reembolso de tudo, e ainda sem perspectiva concreta de que vai haver vacinação logo para todo mundo, e sem perspectiva de a situação estar normalizado em 2021, eu também desisti de viagens internacionais em 2021. Como estou residindo na Alemanha, e já faz um ano que não visito meus pais e sogros, no máximo vamos ir visitá-los no Brasil mais para a metade ou final de 2021, se a situação melhorar. Mas se formos para o Brasil, como eles são
    2 pontos
  31. Nunca tinha ido pro RS e estou muito positivamente suspresa com tanta coisa legal que tem pra fazer por lá. Minha próxima vez no estado, espero que seja pra fazer a travessias da praia do cassino que tenho muita vontade também
  32. Olá mochileiros e mochileiras ! Tudo bem com vocês ? Como estão os planos para a(s) próxima(s) viagem(s) ? Estes próximos posts são para quem está almejando uma viagem ao Peru, e para quem ainda não tem isso em vista, após conhecer esse pedacinho de mundo bem do nosso ladinho, vai querer passar na frente na lista de destinos! Estou aqui para compartilhar um pouquinho dessa experiência incrível que tive o prazer de me proporcionar nesse ano de 2017. O intuito é te ajudar! Da mesma forma que sempre recebo muita ajuda por essa galera sensacional desse grupo! Seja bem vindos
  33. Ola a todos, Que ano difícil foi esse 2020, heim pessoal? Tomara que 2021 seja melhor a todos. Um feliz ano novo. Aproveitando esse período de quarentena para redigir alguns relatos de viagens entre 2018 e 2020 que havia feito e não tinha tempo para relatar. Em marco de 2019 ficamos uma semana agradável em Manaus, e foi uma viagem muito especial porque foi a primeira viagem de avião da nossa filha mais velha, à época com 1 ano de idade. Então tínhamos uma expectativa/preocupação durante o voo, mas foi absolutamente tranquilo. Passagens aéreas: compradas na Gol, em torno de
    2 pontos
  34. Não sei se sua viagem já ocorreu, mas estive na região antes do natal e fiz as trilhas principais (Rio do Boi, Malacara e Fortaleza e Itaimbezinho) com a Guia Gezaela, o contado dela é 48 9165 3848, ela é super querida e está sempre disposta a ajudar. Outro contato que eu tenho é da Aline, não fiz passeios com ela, mas o host do meu airbnb também indicou, o telefone é 48 8816 8966. Acredito que o custo do passeio, saindo de Cambará, não deve ficar barato, o percurso entre as cidades é todo por estrada (horrível) de chão batido e leva 1h30 +/-. Talvez alguns desses contatos que passei
  35. Oi gente, alguém procurando cia pro reveillon ou com alguma idéia de passeio em algum destino interessante ? Me add
  36. Olá pessoal, essa foi minha primeira viagem para o inesquecível Velho Continente, a Europa. E coloco aqui como foi a viagem e, principalmente, a preparação - meu amigo sempre me "cobrou" para que eu apresentasse para os outros o planejamento. Portugal e Espanha – Parte 1 – O Planejamento O planejamento dessa viagem começou em junho de 2017, com a emissão dos passaportes – era um sonho viajar para fora, assim como o é de milhões de pessoas. A ideia de Portugal, por óbvio, era a fama de ser um país desenvolvido barato e a conveniência do idioma. Mas, assim como é a no
    2 pontos
  37. Evergreen, Também tenho o mesmo questionamento. Cheguei numa conclusão pra mim, que pode ser útil pra ti também. É a seguinte: - Faça um roteiro curto, tipo viajar para a capital do próximo estado e voltar. - Separe um valor considerável, tipo uns 1500 reais, e deixe na sua conta bancária. - Separe um outro valor, uns 250 reais, e leve consigo, na doleira ou escondido dentro da sua mochila. - Se você estourar os 250 reais muito rápido, decida se consegue reduzir seus gastos ou não. Aí você saca um pouco do dinheiro do banco. - Tente usar o mínimo possível do dinhe
  38. Em 2022 farei essa viagem novamente. Bolívia, Chile e Peru, 10 anos depois. Aguardem.
  39. Sou de Salvador e a Bahia esta tudo fechado. Ocupação de leitos acima de 75%. Não é momento de recebermos turistas por aqui... variantes do vírus circulam por outros estados e nossa condições de saúde pública são precárias! Não tem absolutamente nada para fazer em Salvador. Não é momento de turismo. O momento é de empatia, caridade, respeito ao próximo, solidariedade, amor.
    2 pontos
  40. Olá Amanda, boa tarde! Estou com tudo pago para ir para praia e acho que vou ficar em casa por causa da 'segunda' onda do covid. Estou realmente com medo, infelizmente. Abraços e bom final de ano pra você, Gustavo Woltmann
  41. Compre um ukulele ou um cavaquinho, ou algo similar. Viajar com violão tamanho normal em transporte é arriscado de quebrar. Exceto se está querendo viajar de carona, pois daí você pode cuidar do violão por si.
  42. Eu não tenho tanta experiência de viagem quanto outros, e obviamente nunca fiz algo similar ao que tu almeja. De toda forma, se minha opinião puder ser de alguma valia, eu diria que tudo é possível, desde que você se organize. Neste caso específico, por se tratar de algo extremamente complexo e com infinitas variáveis - desde que você se organize muito. Em dois anos muita coisa pode acontecer (assim como foi o caso da pandemia que acabou com os planos de muitas pessoas), por isso, antes de mais nada é fundamental que você tenha seu plano de desistência bem formulado - isto é, qu
    2 pontos
  43. Oi Taissa! Eu acredito que sim! eu não peguei chuvas fortes no período da viagem. Leve 2 sacolas com você na mochila, se chover muito, coloca elas nos pés e pronto haha
  44. Oláá! Voltei pra contar dos meus primeiros dias em El Chaltén. Demorou um pouco, mas consegui escrever mais algumas coisas sobre a viagem. Se você for pra patagônia com o objetivo de fazer trilhas, não deixem de incluir El Chaltén no seu roteiro. Essa cidade é fantástica, parece um vilarejo, com uma energia boa demais e trilhas pra todos os gostos. Lugar que mais me encantou e surpreendeu. Ali todo mundo quer a mesma coisa: Trilhar. Na rua se você não estiver com uma mochila nas costas, bastão de trekking, cheio de casacos e coberto de pó, vai se sentir um alienígena.
  45. Oláá ! Tô ficando sem criatividade para escrever esses relatos, mas vou terminar, prometo! 29/12 – PUERTO NATALES – TREKKING TORRES DEL PAINE Finalmente chegou o dia de conhecer as Torres del Paine. O dia amanheceu bem melhor, já fiquei feliz e muito grata pelo app Windy Optei por fazer esse trekking por conta. Comprei a passagem de ônibus por CLP 15.000, se você optar de fazer por empresas com guia vai sair em torno de CLP 40.000. O ônibus saiu às 7h da rodoviária, peguei um taxi até lá que custou CLP 1.500. A viagem até a entrada do parque (Laguna Amarga) dura umas 2 horas e
    2 pontos
  46. Oiee! Voltei pra contar mais um pouquinho da minha trip! 24/12 – USHUAIA – EL CALAFATE Dia de me despedir de Ushuaia. Confesso que a primeira cidade me surpreendeu, não estava com as expectativas muito altas. Fiz o trajeto Ushuaia – El Calafate de avião, comprei todos os trechos juntos na opção multidestinos que a Aerolineas oferece. Meu voo saiu ainda de manhã, então não consegui fazer nada. Dividi o Remis até o aeroporto com dois meninos que estavam no hostel comigo e custou o mesmo preço da vinda ARS 300. O voo até El Calafate é curto, apenas 1h e a vista é de tirar o
  47. 11º dia 01/01 – Bariloche X Púcon – 355km – Saímos de Bariloche por volta das 7 da manhã, até a aduana chilena acredito que não passaram por nós nem 5 carros, importante, ao longo deste trajeto só vimos posto de gasolina praticamente em Pucón, então, dependendo de onde sair não saia de tanque vazio, estava na expectativa de abastecer ainda antes de cruzar a fronteira pois a gasolina na argentina estava mais barata, mas não deu. Antes de chegar na aduana Argentina tem um trecho de 11km de rípio, depois mais 1km para chegar na chilena, as aduanas não são integradas. Este caminho é muito bonito,
  48. 10º dia 31/12 – Villa La Angustura – Cidade top e fica a aproximadamente 83km de Bariloche, subimos o Cerro Bayo onde tinha nevado na noite anterior mesmo em pleno dezembro, então vimos a neve pena primeira vez em alguns pontos do topo, não ficamos lá mais do que 30min pois estava um frio de doer e pagamos 70,00 por pessoa pela subida, mas valeu a experiência. Uma pena que de repente o tempo fechou e caiu um temporal, ainda bem que já tínhamos descido pois estávamos na gondola aberta, não deu pra tirar muitas fotos pois o tempo fechou de vez. Voltamos para Bariloche pois no dia seguinte tínha
    2 pontos
  49. 9º dia 30/12 – Bariloche – Tiramos o dia para passear pela cidade a fazer o Circuito Chico, em toda sua extensão tem vários pontos de parada com diversos mirantes e visuais fantásticos, não cheguei a marcar mas o circuito todo deve dar uns 50km. Depois subimos também o Cerro Otto só que de carro, na verdade não observamos que domingo estava fechado, não sei se é por ser baixa temporada, não chegamos a ir nem no teleférico, já pegamos o caminho de terra que sobe para o cerro e fomos, chegando na base onde tem um funicular e estava tudo fechado, atravessamos a cancela e subimos até próximo a co