Mostrando conteúdo com a maior reputação desde 01-09-2020 em todas áreas

1. Acho que depois de deletar Twitter e nem entrar mais no Facebook, aqui vai ser o próximo lugar que eu vou ter que evitar. Começo a ver o domínio da polarização, os comentários exaltados.... enfim Existiu uma quarentena muito bonita lá no final de março. Todo mundo ficou em casa, muita gente deixou de ir trabalhar. Isso não foi só no Brasil né, a gente sabe. Abril ainda tudo parado. Maio já começou a ter pressão popular mesmo pra que as coisas começassem a voltar. E agora o que vemos é que não adianta mais segurar. As pessoas não aguentam mais. Deveriam aguentar? Sim! Mas aguentam? Não!
    9 pontos
  2. Dia 29 de agosto saí de BH em direção a Botucatu para passar duas semanas na UNESP e dar andamento às minhas linhas de pesquisas (vulgo, balbúrdias). Fui de carro sozinha pela BR381 até São Paulo, onde deixei umas amostras dos meus materiais com um pesquisador do Instituto Butantã. Dormi em um hotel no centro de Osasco e no dia seguinte segui pela BR374 (Rodovia Presidente Castelo Branco) até Botucatu. Todas as vezes que vou para Botucatu (essa foi a minha 4ª vez), sempre tento fazer caminhos e paradas diferentes para conhecer lugares novos, como já contei em outros relatos. Porém, por ca
    5 pontos
  3. Acho que o post começou a desviar da discussão e deu brecha para duas narrativas em choque. Melhor dar por encerrado mesmo. Até achei legal o que foi dito aqui, mas para evitar a "facebookização" ne... A última vez que lembro de uma treta no mochileiros foi de um possível caso de xenofobia para/com os norte-americanos num post de destinos da américa latina, se não me engano, rs. Um tempero de vez em quando é até interessante, mas é melhor mantermos o bom nível do convívio no mochileiros. Como disse anteriormente, é um dos poucos lugares onde há uma certa civilidade. E que a gente po
  4. @Rafael_Salvador @luizh91 Ou seja, você pode correr risco 'por obrigação' dentro de um ônibus porque é necessário mas não pode correr risco 'por prazer' de ir a praia. E olha que a chance de pegar o vírus dentro de um ônibus fechado deve ser bem maior do que numa praia que é local aberto. Isso fica ainda mais dificil de argumentar em cidades que a praia está a fácil acesso de qualquer cidadão (Rio de Janeiro, Fortaleza, Vitória...) Pra mim ainda é hipocrisia. Mas sinceramente, acho que é uma discussão que não vai a lugar nenhum. Se estiverem esperando uma vacina eficiente, boa sorte, porq
  5. concordo em gênero, número e grau com o que foi colocado aqui. As pessoas estão realmente Insanas, carentes, rancorosas, invejosas e com coração murcho, independente do ESPECTRO POLÍTICO, IDEOLÓGICO ou SOCIAL do qual fazem parte. E a modinha da atualidade é isso, vomitar achismo, destilar ódio e "cancelar", prejudicando as outras pessoas para ganhar alguns likes e compensar a própria miséria pessoal. As redes "sociais" são tudo, menos "sociais", hj em dia. Sinceramente não sei pq ainda tenho facebook, por exemplo. Se não fossem os memes, e algumas notícias verídicas de fontes independent
    5 pontos
  6. Rede social só serve para arrogancia, só serve para mostrar estar melhor que os outros, só traz inveja, nao existe 01 post 01 video que nao escorra falta de respeito e tudo mais, exclui minhas redes a quase 01 ano, a gente acaba vivendo pra postar no insta no face, viva porque VOCE QUER nao existe mais motivação, ngm mais vai pra academia, ngm mais vai num restaurante legal, ngm viaja pra nenhum lugar sem postar nas redes, sera que fariam as mesmas coisas se nao tivessem o vicio de ganhar likes e achar que alguem liga praaquilo ? liberte-se das redes viva sua vida, vai acabar é deixando d
  7. Livros e filmes nos ajudam a fazer planos, criar sonhos, e viajar sem sair do lugar. Depois da lista que fiz com filme para quem ama viajar, faço também uma com livros! Todas as fotos são de livros que possuo, e essa lista está sempre em constante atualização, pois histórias sempre acontecem e são contadas. Boa leitura! 1 – On the Road On the Road – Jack Kerouac O primeiro livro da lista foi o livro que despertou em mim a paixão pelas viagens de carro, a contracultura, e os anos 50 e 60. Embora eu ainda goste a ideia da viagem que eles fizeram no filme, acho a rot
    4 pontos
  8. Fala ai Galerinha!! Meu objetivo em escrever esse post , é justamento descrever o titulo : QUERO ME SENTIR VIVO. Recentemente passei por alguma desilusões na vida...que me fizeram refletir o objetivo de estar vivo. Atualmente moro sozinho , tenho um emprego que da para pagar minhas continhas kkk...mais não me sinto vivo. To berando os 30 , tenho 28 anos ... ja fui casado ...ja morei com amigos...sai de casa bem cedo...então apesar da idade ja vivi bastante coisas. Mais ...sinto que estou fadado a essa vida de trabalho pra casa e casa pro trabalho...e isso não é viver .
  9. Olá @Viajante Val que interessante o seu tópico! Eu não moro no Brasil, não uso redes sociais e não fazia a menor idéia que estava acontecendo esse patrulhamento. Concordo com os demais mochileiros que te sugeriram se desconectar das redes sociais. Siga o bom exemplo que outros viajantes já deram aqui, confie no seu bom senso e seja feliz. Eu moro na Europa e estou viajando desde o dia 20 de julho. Em nenhum momento senti que fiz/estou fazendo alguma coisa de errada, até porque todos os governos europeus estão incentivando o turismo. Pois é @Rezzende e @rafa_con o povo vai cansando d
  10. Um erro nas políticas publicas de contenção da pandemia não justifica uma má conduta social. Circular nesse momento, é sinônimo de circular o vírus, fato! Se esse papo de "tomar todos os cuidados necessários" fosse verídico, não precisaria esse investimento de bilhões para descobrir uma vacina. Bastava campanha publicitária para todos tomarem "os devidos cuidados" e estava tudo resolvido. Existem atividades essenciais que não podem parar, portanto existe um grupo de pessoas que realmente precisa pegar um transporte coletivo e se deslocar: É a moça dos serviços gerais dos hospitais, o
    4 pontos
  11. Minha resposta a pergunta; Viva e deixem os outros viverem. Completarei 74 anos em outubro, gosto de viajar e o faço sempre só, de março a julho permaneci em isolamento, moro com uma filha e acatei os cuidados, mas dia 22 de julho com um estoque de máscaras e álcool gel fui para Aracajú, fiquei numa pousada com 20 quartos e apenas 3 hospedes. A orla litorânea é ampla e espetacular. Fui para Praia do Saco, Estância, pousada com 15 chalés equipados com cozinha, apenas 3 ocupados, quilómetros de praia totalmente deserta, percorri as dunas a pé tbm totalmente deserta, preparei minhas refeições
  12. eu passei um fds em gramado/canela mês passado, seguindo todas as orientações dadas é importante lembrar que milhares de pessoas vivem do turismo, e elas estão sofrendo demais com a crise, não temos previsão de retorno a normalidade e nem sabemos se uma eventual vacina irá funcionar, por isso sou a favor da flexibilixação de certas atividades, inclusive do turismo Agora final do mês pretendo fazer uma viagem para o centro-oeste e já estou organizando uma para o nordeste em novembro. acho que não dá para programar uma viagem para fora (nem para ano que vem como alguns estão fazen
  13. Falou tudo! A Esmagadora maioria dos participantes estão aqui com o verdadeiro espírito mochileiro. Alguns que querem impor discussões sem respeitar o bom andamento do fórum e as pessoas, o melhor mesmo é não dar vazão a esse tipo de coisa. "Ignorar usuário" é o jeito!
    3 pontos
  14. e @Rezzendefaltou dizer: Sim te entendo perfeitamente, as vezes lemos coisas que nos chateiam, uma vez eu respondia mas agora simplesmente ignoro as pessoas agressivas e/ou sem sentido. Faço isso de maneira literal: dá uma olhada na ferramenta "ignorar usuário". Desde que bloqueei alguns usuários e passei a seguir vários usuários positivos minha experiência no forum mudou para muito melhor! Atualmente sigo várias pessoas super bacanas, gente mente aberta, aventureira, empatica e gentil, aliás foi assim que cheguei nesse tópico - sigo StanlleySantos e vim aqui conferir. O fórum está cheio de ge
  15. Não sou cientista, mas teve um famoso ai no Youtube que falou em pelo menos dois anos pra aparecer uma. Quero dizer que vacina e VACINA SEGURA E EFICIENTE são coisas diferentes e essa segunda vai demorar. Eu interpreto tudo isso ai que se falou como "se for pra vc morrer espero que morra trabalhando porque sua vida não é miseravel o suficiente". Não foram só profissionais essenciais que não pararam. Moro do lado de uma fábrica de camisetas que continuou normalmente. Cabeleireiros de bairro também não fecharam. É muita inocência achar que só continuou trabalhando o essencial MESMO.
  16. Como ja falaram, redes sociais viraram ringue. Eu ate tenho algumas, mas praticamente não uso, pq pra me aborrecer ja basta a vida ^^. Eu ja tive covid, perdi parente para a doença, então sei que não é brincadeira. Ao mesmo tempo que sei que as coisas aos poucos vão voltando ao normal pra muitas pessoas. Eu ainda tenho o privilegio de poder ter um estilo de vida mais resguardado durante esse período, mas tenho me dado mais liberdade para sair (tomando os cuidados), se comparado ao inicio da pandemia. Com relaçao a viagens, acho que tudo isso é uma questão de bom senso. Antes não es
    3 pontos
  17. Esse é o problema das redes sociais atualmente. Estão virando um câncer social. Eu até gosto delas mas viraram um antro de ódio. Facebook quase nem entro. Twitter apaguei. O Insta é o que eu mais uso, gosto de postar fotos, gosto de ver fotos, ainda não tá muito dominado pelo ódio e apesar de saber que a maioria das pessoas tenta passar lá uma sensação de que tudo é lindo e maravilhoso, eu sei discernir o que eu vejo da realidade. Eu tenho férias em novembro. Já decidi que vou fazer uma viagem de carro (não precisa programar mto, não precisa comprar passagens que podem vir a ser cancelad
  18. Em toda parte voce encontrará pessoas que vão concordar ou discordar das suas ideias e/ou opiniões. Penso que voce não precisa dar tanta importância em algo que não vai ti acrescentar em nada, ou seja, simplesmente releva!
  19. Galera, gostaria de compartilhar com vcs algumas informações sobre minha trip roots. Pode ajudar vcs minha ideia era sair em grupo fiz uma grupo no whats com umas 10 pessoas. muito confirmaram no final só 3 foram. Meu nome é Francisco, eu larguei trabalho, casa a porra toda e saí pelo mundo em 01 de Janeiro de 2019. Destino até onde a natureza quiser. Objetivo: aprender a prosperar do zero. Aprender novas habilidades e Conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Meu estilo de viagem no começo era rápido, mas sem distino fixo vi que gastava muito dinheiro, então desacelerei ao ponto de
    3 pontos
  20. Deixem seus números com DDD aqui e vou criar um grupo com todo mundo que tem essa mesma vontade.
    2 pontos
  21. Numa noite de lua cheia ouvi a seguinte estória: Cada vez que alguém escreve "anota meu uatizap aí pra gente conversar" (ao invés de conversar por ali mesmo - enriquecendo o fórum que tanto te enriquece-), A ALÇA DE ALGUMA MOCHILA ESTOURA EM ALGUM LUGAR DO MUNDO! Lenda? Verdade? Superstição? Uma vez a alça de minha mochila estourou, sem razão ou aviso. Só posso dizer: verdade! FICA A DICA! ***Por um fórum com menos whatsapp e mais trocas coletivas de informações, dúvidas, vontades ou anseios.***
  22. Procuro companhia (feminina) que , depois da pandemia, esteja com muita vontade de fazer um Mochilão, respirar novos ares, mas que, assim como eu, tá com a grana beeeeeeem curta e não tenha medo de trabalhar em troca de hospedagem. Proponho o seguinte roteiro: - Morro de São Paulo - Boipeba - Itacaré - Ilhéus - Porto Seguro - Arraial D'ajuda - Trancoso Podemos fazer alterações.
  23. Vou para Jeri sozinha e passar uns dias em fortaleza também, to querendo uma boa companhia
    2 pontos
  24. Olá!! Me chamo Érica e sou de sampa e estarei de férias em novembro. Alguém que esteja sem cia e que tenha um local em mente p compartilhar? Qqr coisa me chamem no zap 11 95484.3386. Bjo
  25. Passei a quarentena em São Paulo-capital. Aqui o governador instituiu uma multa pra quem não estivesse usando máscara. No meu caso, sou do "grupo de risco ", pois sou "idoso "(62 anos). Até tentei viajar neste período, mas as cidades estavam fechadas(fui até Paranapiacaba a uns 3 meses, e não nos deixaram entrar, tinha barreira). Entrei em contato com as pousadas próximas aos pico da mina e parque Itatiaia e não estavam recebendo hóspedes, e os parques e acesso aos picos estavam fechados. Mas andei muito por aqui, apesar que parques, museus...estavam fechados (os parques foram
  26. Fala mochileiros! Cheguei recentemente de um passeio no chamado "caribe brasileiro" (nome mais do que merecido, diga-se de passagem), ou Alter do Chão, para quem não conhece, e, como me surpreendi com a experiência que tive lá (principalmente em relação a gastos, uma vez que destinos exclusivamente turísticos acabam sendo por vezes temidos pelos custos de viagem), nada mais justo do que compartilhar. Então, partiu!!! Alter do chão lá de cima, com a ponta do cururu bem definida. Acreditem, caminhei boa parte disso aí de praia A época escolhida foi a segunda semana de novemb
    2 pontos
  27. Ah e uma última dica que lembrei agora, quando forem comprar passagem aérea não comprem direto para a islândia porque custa uma fortuna e raramente tem promoção. O melhor custo benefício é ir por Londres. Dá para pegar qualquer promoção pra Londres e de lá tem vôo low cost para Reyqjavik, só tem que ficar atento com a restrição de bagagem. Eu paguei para despachar a mochila, até porque para economizar com a comida eu levei as compras de supermercado daqui do brasil na mochila com alimentação para 3 pessoas por 14 dias kkkkk só compramos lá o que estragava, porque até o supermercado lá é u
  28. Também acho prudente adiar, mas vou aproveitar o tópico para deixar algumas dicas Fui em fevereiro de 2019, fiz a ring road em 14 dias, de campervan Peguei muito gelo na pista na parte norte, alguns locais estavam inacessíveis com estrada fechada por gelo e neve, mas não acho que prejudicou a experiência no geral, já que a maior parte das atrações ficam no sul da ilha. Acho que o 4x4 é mais interessante para quem vai no verão para poder acessar as estradas do interior da ilha. Indo nessa época de fevereiro-março provavelmente essas estradas estarão fechadas de qualquer maneira, então
  29. Eu concordo com tudo que o Rafael disse, o roteiro é muito espalhado, tem muitos deslocamentos aéreos mesmo. Nessa fase de planejamento 47 dias parece coisa pra caramba, mas passa voando e não vai dar pra fazer tudo que você imagina. Para você ter uma noção, na última vez que fui a Europa gastei 40 dias só entre Espanha e Grécia, com um detalhe que não passei nem por madrid nem por barcelona que já conhecia de outra viagem, então colocando essas 2 cidades já ocuparia os 47 dias do seu roteiro só com 2 países. E mesmo assim com certeza ainda viajo outra vez para a Espanha pois ainda n
    2 pontos
  30. Tenho uma Quechua como esta e recomendo. Tem aberturas em três lados deixando bem ventilada e fica muito escura pela manhã e mesmo durante o dia tem que ligar uma lâmpada para ver em seu interior. O que é muito bom para dormir especialmente no nordeste que o dia amanhece muito cedo lá pelas 4:30h. Mas se acampar no sol, bem, aí não dá. Tem que ter a sombra de árvores.
  31. INTRODUÇÃO E PREPARATIVOS para quem quiser, tem a versão mais bonitinha em PDF aqui -> RELATO TRIP - @der_wanderlust .pdf PROMESSA FEITA, PROMESSA CUMPRIDA... Fala galera mochileira e não-mochileira, Depois de ter colocado o pézinho pra fora desse Brasilzão pela primeira vez na vida na minha primeira trip internacional, me sinto na obrigação moral de retribuir a toda ajuda que eu recebi de outros mochileiros que já tinham feito esse rolê antes, e que compartilharam suas experiências de viagem, para que pessoas como eu, que nunca tinham comprado sequer
  32. Olá viajantes, temos um roteiro para maio de 2021 Paris, Bélgica e Amsterdã caso alguém passar por estes lugares podemos combinar algo, eu mais uma prima.
    2 pontos
  33. Pra fazer uma renda, talvez pudesse vender algo nas cidades que visitar. Talvez doce, por exemplo.
  34. Identidade faz sentido pq é vinculado a outros documentos (CPF, Título de Eleitor...). Já passaporte usando fora, não tem como eles cruzarem dados. Eu mesma ja assinei "errado" o passaporte, pq tenho o mesmo problema da Isa, não tenho costume de escrever em letra cursiva e de assinar meu sobrenome de casada, nunca tive problema.
  35. Mochilão Bariloche Aproveitando a quarentena para escrever esse relato... E lá vem textão... Moramos em cidade do interior de São Paulo, sendo assim, fomos até à capital, onde pegamos o voo em Guarulhos (GRU). O nosso voo foi pela Aerolineas, no período da manhã. Fizemos uma escala de um dia em Buenos Aires (R$1.338,15 cada passagem + bagagem). Buenos Aires- 19/08/2019 Chegamos em Buenos Aires por volta das 11:00 horas, desembarcamos no Ezeiza (EZE), ele estava em reforma, mas mesmo assim é muito bonito; ficamos mais de 2 horas e meia na Aduana. S
    2 pontos
  36. Bom quando postei essa questão é porque queria ler mensagens construtivas e não argumentos repetitivos de Facebook e muito menos ver pessoas agredindo seus colegas. Já sai de várias redes sociais devido ter visto tantas pessoas más, onde o dialogo não existe. Vamos para 7 meses de COVID - desculpe, mais ninguém suporta, nem os defensores do fica em casa estão em casa. Em 05.09.2020 fui ao centro de SP pela 1º vez após 7 meses, olha a quarentena do povo, não viaja, não vai para praia mais se aglomeram no centro, no bar, na feira, no supermercado, na a academia, não são capazes de
  37. toda vez que alguem fala a palavra coletividade morre uma fada, isso nao existe, nao existe, é papo de sindicato, politico, etc.... NADA VAI MELHORAR A NAO SER VOCE MESMO. faça o melhor que puder da forma que puder, viva sua vida, ajude quem puder e danesse os outros; ah, excluir rede social se nao é sua fonte de renda pode ser fundamental nessa mudança de postura
  38. Uma falácia (e isso sim hipócrita, na minha opinião) é a que "estou viajando pra movimentar a economia, tem gente que depende do meu dinheiro". Com certeza existem milhões de pessoas que vivem do turismo, direta ou indiretamente, mas dizer que você viaja, ou que tá saindo pra festa clandestina, pra beber em bar, pra "ajudar as pessoas" é uma mentira né... você pode até "distribuir renda por ai", mas isso é um efeito colateral!
    2 pontos
  39. Acho que a questão é de parcimônia e cuidado. Mas no Brasil (e não só) pedir equilíbrio das pessoas é demais. Dizer que só porque o governo não fez sua parte em conter a pandemia não deveríamos fazer a nossa parte é uma mentalidade bem típica do brasileiro - "se estão roubando porque eu também não posso ?" Viajar é um hobbie. Não é algo essencial. Se você precisa de viajar pra viver, deveria procurar ajuda com um profissional de saúde mental, algo não tá bem contigo. Se os brasileiros desde o começo estivessem fazendo o isolamento social e esporadicamente indo encontrar um amigo, v
  40. @Rômulo Cruz viajar no tipo mochilão é um estilo que nem todo mundo se enquadra por mais que se ache bonito o termo. Resumindo, fazer um mochilão é viajar no modo econômico, dormir em hostel com quarto compartilhado, usar cozinha compartilhada, é economizar sempre que possível. Dê uma lida no tópico a seguir, vai ti dar um norte sobre esse estilo de viagem -> https://www.mochileiros.com/blog/mochilao Sobre opinar onde voce deve ir é complicado, cada pessoa tem seus próprios gostos, e não é porque voce nunca fez nenhuma viagem que nao poderá ir para os Estados Unidos ou para o Japão. A
  41. Voce é epidemiologista? Cientista? Com que autoridade pode fazer uma afirmação destas? Garota, esquece a personalização! Uma coletividade de profissionais estão correndo os riscos por todos nós, para manter em funcionamento os serviços básicos. Ja imaginou se o lixo estivesse acumulado nas ruas? Hospitais fechados? Postos sem combustíveis? Agora o que não é essencial ao atendimento das necessidades básicas pode esperar, diante de uma ameaça grave a vida. Faça-me o favor! Onde esta havendo hipocrisia nisso ai? Na verdade até sei onde está... mas deixa cada um "seguir sua vida", por
    2 pontos
  42. Boraaa .to na mesma pegada..estou deixando tudo p trás .. sei nem p onde começar
  43. Acho que cada pessoa deve fazer o que quer, mas sempre respeitando o próximo. Se você estiver tomando todos os cuidados (usando máscara, álcool para desinfetar, fazendo distanciamento social) e julgar que é seguro viajar, siga seu caminho e não ligue para críticas não construtivas.
  44. Boa noite me chamo Jeferson tenho 25 anos, atualmente moro em Cabo Frio / RJ não tenho experiência alguma como mochileiro e gostaria de iniciar nisso no momento quase que sem dinheiro pois me separei recentemente e acabei tbm perdendo meu emprego sendo assim deixando a casa pra minha ex e tendo que morar de aluguel sendo que agora com essa pandemia ficou complicado as dividas apertando e minha depressão voltando. Nunca fiz mas tenho vontade minha ideia é a principio ir acampando e fazendo trampos para se sustentar no começo, tbm trabalho com Design e Marketing Digital talvez sirva para algo, e
    2 pontos
  45. Eu estou na mesma! Quero viajar, sem data, sem destino e sem experiência ainda!
  46. TÔ com planos de um mochilão, mas só Chile, Bolívia e Peru
  47. Fala aí gente! Tudo bom? Bem, eu sou um jovem sem experiências de mochilao, mas tenho muita vontade de aprender e pegar o jeito, tenho em mente pro futuro quando pegar o jeito percorrer a costa do Brasil, preciso de companheiros de viagem para que me ajudem, quero fazer uma viagem com pouco dinheiro e free camping, de início queria fazer um trajeto não enorme nem minúsculo. De apenas uma semana por aí. Desculpem o texto grande, precisava explicar que não tenho experiência e o tipo de trajeto que quero fazer. Obrigado!
    2 pontos
  48. DESPESAS COMPILADAS Eu tentei manter um controle de nossas despesas antes e durante a viagem, mas infelizmente algumas coisas passaram batidas. Todos os valores estão na proporção 'por pessoa'. Estacionamento (PareBem) 11 dias: BRL 36,30 (cartão). Aéreo (Aerolíneas Argentinas): BRL 1.409,81 (cartão). Hospedagem (Folk Hostel) 2 dias: ARS 3.272,73 (cartão). Minitrekking (Hielo y Aventura): ARS 9.000,00 (cartão). Entrada (Parque Nacional Los Glaciares): ARS 800,00 (espécie). Transfer (Laguna del Desierto) + Entrada (Glaciar Huemul): ARS 1.700,00 (es
  49. 9º DIA (16/02/2020) – LOMA DEL PIEGLE TUMBADO Havia ventado muito durante a noite anterior, porém, quando levantamos, o dia se mostrava muito lindo, quase sem vento. Tomamos nosso café da manhã e nos dirigimos para a Loma del Piegle Tumbado. Enquanto caminhávamos em direção ao Centro de Informações Turísticas (essa trilha inicia no mesmo local que a que leva ao Mirador de Los Condores e de Las Águilas), observamos que as montanhas ao redor da cidade estavam com seus picos todos brancos (e definitivamente não estava assim no dia anterior). O caminho que leva a um dos mirantes
  50. Queridos mochileiros. É com grande alegria que faço esse relato, pois ele se refere a um dos trekkings que eu mais desejava na vida: Torres del Paine. A minha viagem ao Chile, foi exclusivamente para fazer o Circuito O (deveria ter reservado mais dias para ir a Cafalate e El Chaltén...) e mais dois dias de intervalo em Punta Arenas e Puerto Natales. Em todos os relatos eu falo sobre a facilidade e aprendizado de se viajar sozinho. Mas essa foi minha primeira viagem fora do Brasil sozinha, e estou ainda meio sem palavras para conseguir expressar aqui o que significa. Eu não quero