Lençois Maranhenses - Perguntas e Respostas

Período da viagem: 17 a 25/07/2009.

1º dia, sexta-feira: Noite em São Luis

7º dia, quinta-feira: Santo Amaro

8º dia, sexta-feira: Santo Amaro

9º dia, sábado: Santo Amaro/São Luis

Quem quiser ver fotos: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=7242672559624569806

Quem quiser tirar dúvidas, manda um e-mail que eu venho aqui responder. Não constumo vir aqui sempre... então vocês podem ficar esperando e eu não vou responder!

-------------------------------------------------------------

1º dia, sexta-feira: Noite em São Luis

Hospedagem na Pousada Colonial. R$ 115,00 (casal) com ar condicionado, frigobar e chuveiro quente (chuveiro franquinho, mas ok). Fiquei no quarto 208, recém reformado. (Rua Afonso Pena, 112 - Centro Histórico (0xx98) 3232-2834 http://www.clickcolonial.com.br/).

Antes de fazer check in na pousada colonial, passei no Lord Hotel e no Portas da Amazônia.

O Lord Hotel é pééééééssimo. Feio, caído, cheio de mofo. O quarto é terrível, inclusive o banheiro. Olha, juro que não sou fresquinha. Mas também não dá pra topar tudo! Era mais barato (R$ 85,00 o casal, com ar). Mas não encarei. Ah, aliás, o cara da recepção não era nada simpático... não gosto disso rsrs

O Portas da Amazônia (3222-9937 http://www.portasdaamazonia.com.br) é bonito, o atendimento foi ótimo. Estava lotado, não pude conhecer o quarto. Mas conheci em Barreirinhas um casal que ficou lá e disse que é ótimo, amplo (o quarto tinha 40 m² segundo ela). Quando fui, me informaram que o preço era R$ 185,00 o casal, mas ia rolar desconto e eu pagaria 165,00. Não tinha vaga. Mesmo que tivesse, eu não iria pagar esse preço. Mas para quem tá disposto a gastar essa grana, deve valer a pena.

Ah, tava meio difícil de conseguir quarto disponível. Acho que vale dá uma ligada antes de chegar a São Luis e fazer reserva (fui na época das férias- julho).

Fomos à festa chamada “Vale Festejar”. Foi legal. Diversas barraquinhas de comida (hmmm adoro comer he he). Comi bejou recheado (cerca de 2 a 3 reais) e um prato numa das barraquinhas (churrasquinho, arroz de cuxá, farofa, torta de camarão) por 7 reais. Lá só vende cerveja sol, lata R$ 2,50.

A festa acontece durante todo o mês de julho no convento das mercês (centro histórico), de quinta-feira a domingo.

Todos os três hotéis que mencionei estão no centro histórico.

2º dia, sábado: São Luis

Fomos à Praia de Aracagy, no município de São José do Ribamar.

Ônibus no Terminal de ônibus Praia Grande (Centro Histórico) por R$ 1,80. O ônibus demorou uns 15 minutos pra chegar ao terminal e a vigem, 1 hora. Na volta, pegamos táxi por R$ 35,00. O motorista não sabia chegar ao centro histórico (!!!!). Uma moça que conheci na festa disse que pegou táxi e custou 25,00... Ah, falando nisso, anotem aí o telefone da Cooperativa de táxi (3222-2222). Eles atendem bem rapidinho.

Aracagy é a única praia própria pra banho da região. Eu não achei graça nenhuma. Na verdade achei feia. Não querendo puxar sardinha pro meu lado, mas já puxando, as praias do rio são bem melhores.

Muitas valas de esgoto despejando resíduos no mar. Alem dos carros que têm acesso livre à areia. Muitos estacionavam ao lado de suas mesinhas, bloqueando a vista para o mar das outras pessoas, e ligavam o som alto. Cada um tocando sua música... imagina! Sem contar a maioria que dirigia em alta velocidade pela areia... afeeee

Ficamos na barraca Bar Rainha II. Ao descer no ponto final do ônibus, vá no sentido da praia, vire à direita. Deve ser a 6ª barraca.

Casquinha de caranguejo com farofa R$ 5,00. Cerveja Bohemia 600 ml R$ 4,00. Skol ou antártica R$ 3,50. Comemos petisco de pescada acompanhada por farofa e vinagrete por R$ 20,00 (duas pessoas).

À noite Restaurante Cabana do Sol (Av. São Marcos nº 24 – A, Ponta do Farol http://www.cabanadosol.com.br). Partindo do centro histórico, o taxi custou R$ 13,00. Vale muito pra quem quiser uma refeição num lugar mais requintado. Restaurante amplo, com ar, ótimo atendimento (são 30 garçons na casa). Fui às 18h e tava vazio, mas o garçom disse que lá pras 21 horas, lota e faz longa fila pra entrar. Pode reservar, exceto domingo e feriado. Comemos Camarão na Brasa, servido no espeto, acompanhado por arroz a grega, purê, vinagrete e banana a milanesa (na verdade pedi pra trocar a banana por macaxeira frita). R$ 61,00 para 2 pessoas. Cerveja Bohemia 600 ml super gelada R$ 4,00. A conta deu R$ 78,00. Valeu muuuuito a pena. Adorei. Ah, tem um mimo... rola uns pastelzinhos de carne com geléia de pimenta de entrada (cortesia da casa).

3º dia, domingo: Barreirinhas

Na sexta-feira fui ao centro de informações turísticas que fica na Secretaria de turismo do Maranhão (Rua Portugal, Centro Histórico). Lá os funcionários podem te passar informações turísticas de São Luis e de outros pólos do Maranhão. Conheci a Isabel que deu várias dicas sobre os Lençóis e nos indicou a Rita da BR Tur para comprarmos o Pacote para os Lençóis (BR Tur 3082-8825; 3236-6056, 9114-5813).

Como eu tava sem tempo pra ter mais informações sobre como ir pros lençóis (eu estava a Trabalho em São Luis, não podia perder tempo buscando agências de viagens) e tinha apenas uma semana de férias após terminar meu trabalho, resolvi contratar a agência mesmo ao invés de ir por si só, o que deve ser mais barato. Sem contar que as pousadas em barreirinhas estava lotadas, pois estava na semana da festa vaquejada, o que fez a cidade ficar lotada. Como eu também não tinha como ficar atrás de pousada e fiquei com medo de chagar a Barreirinhas e não ter pra onde ir, deixei a agência fazer isso por mim (eles ligaram pra todas até achar um quarto pra mim).

O que eu não gostei foi que eu expliquei que tinha uma semana inteira e ela só me sugeriu o pacote de dois dias e uma noite. Eu insisti, dizendo que queria ficar mais tempo, mas ela disse que só tinha esse pacote e que se eu quisesse ficar mais tempo, teria que ser por minha conta. Então decidi comprar o tal pacote e, caso eu visse que teria possibilidade de continuar em Barreirinhas, ficava (A acabei ficando. Vocês vão ler mais pra frente)

Eu também liguei pra outras duas agências e elas também só sugeriram o pacote de 2 dias e uma noite.

Ah, as três sugeriram o seguinte pacote:

1º dia: Saída de São Luis as 7:30-8:00 da manhã. A van ou microônibus (com banco reclinável e ar condicionado) te busca no hotel que estiver.

Chegada a Barreirinhas Às 12:00. Eles te deixam na pousada reservada. Daí você deixa as malas e vai almoçar (não incluído o almoça)

Às 14:00 a toyota te busca na pousada para o passeio da Lagoa Bonita. Retorno depois do por-do-sol.

2º dia: A Toyota te busca as 8:20 para o passeio de voadeira no rio Preguiças até Caburé, com parada em Vassouras e Mandacaru. Chegada a Barreirinhas as 16:00. Depois o microônibus te busca e te leva de volta a São Luis.

Os pacotes de todas elas incluiam transfer ida+volta (R$70,00 – 35,00 por trecho); passeio da Lagoa Bonita (R$ 50,00), Passeio do Rio Preguiças (R$ 60,00) e 1 diária em pousada.

Propostas das agências:

BR Tur: R$ 260,00 por pessoa, no Pousada Paraíso das Águas.

Agente de turismo da Pousada Portas da Amazônia: (3222-9937, Vanessa) R$ 300,00 (não me disse qual era a pousada).

Encantos do Nordeste (3253-1217): R$ 280,00 por pessoa na pousada do Rio ou Paraíso das Águas.

Então, eu escolhi a BR Tur. Como não conhecia nenhuma outra, preferi essa pois, além de ter a proposta mais barata, tinha sido indicada pela moça no centro de apoio aos visitantes da Secretaria de Turismo... Acabou que paguei 240,00, pois nenhuma outra pousada tinha vaga. Só conseguiram na Pousada São José, que era mais barata. No final, achei ótimo. Pois fui muito bem atendida na São José.

Mas durante a vigem e conversando com mochileiros e com o dono da pousada, dá tranquilamente pra ir sem pagar agência de viagem. Eu também tinha lido isso aqui nos demais relatos de viagem. Mas essas minhas férias surgiram de uma hora pra outra e não pude correr atrás de pousada. Mas se você tem tempo e conseguir fazer uma reserva, vá em frente!!!

Pegue o ônibus da Cisne Branco (R$ 28,00) pra Barreirinhas (ônibus muito confortável, por sinal) ou contate o transfer das agências por R$ 35,00 o trecho. A vantagem deste é que te buscam no hotel e te levam à pousada em Barreirinhas. Então, não é preciso pagar táxi pra rodoviária nem em Barreirinhas. Além disso, é também mais rápido, já que o Cisne branco para diversas vezes na estrada pra pegar passageiro.

Chegando à pousada que você reservar, diga para o atendente ou o dono, sei lá, que você quer fazer os passeios. Eles mesmo ligam para a agência e reserva o lugar para você. Ou então avise-os no momento em que você fizer o contato pra fazer a reserva que você quer fazer os passeios. Assim eles já podem reservar.

Você pode também fazer contato direto com as agências de barreirinhas pra reservar os passeios. Os passeios que fiz dentro do pacote da BR Tur foram realizados pela agência ecodunas (3349-0545). No ultimo dia, fiz dois passeios pela agência São Paulo, reservados pelo dono da pousada que me hospedei (Agência São Paulo, falar com Maria José: 3349-0079). Não foi só o dono da pousada de barreirinhas que indicou a Agência São Paulo. A Isabel da Secretaria deTurismo também tinha falado da Maria José que, segundo ela, “faz tudo por nós”.

Bem, vamos ao relato da viagem nos lençóis:

Domingo: A Rita ligou no sábado a noite informando o horário que o Microônibus iria nos buscar (7:40). Foram pontuais. Tivemos sorte de chegar no ônibus e ainda ter assento bom. Se você for uma das ultimas pessoas a ser buscada, vai ficar na ultima fileira do microônibus. Quem sentou lá reclamou bastante. O espaço é pequeno para as pernas e o banco não reclina. Se você for alto, vai ser um incômodo. Os outros lugares são bem confortáveis.

A viagem durou 4 horas. Em Barreirinhas, o motorista deixou todos em suas respectivas pousadas. Achei estranho que ele ficava aguardando as pessoas fazerem o check in pois, segundo ele, corre o risco de as reservas não estarem feitas e a pessoa não ter quarto. Na hora fiquei com medo... rsrs e poios que aconteceu com um casal do grupo que achava que tinha reserva no Resort. Quando chegaram lá, não tinha quarto... Nem sei como se resolveram.

Enfim, nossas reservas estavam certinhas e fizemos o check in na Pousada São José (3349-1398). Os donos são gente fina, o quarto é bonzinho (Não gostei muito do colchão, do travesseiro e dos lençóis - sou meio chata pra cama rsrs), como tv (só pegava a globo), frigobar e chuveiro quente. Ah, e café da manhã tmb. Fica a uns 7 minutos à pé da Beira Mar (rua onde ficam os restaurantes de barreirinhas).

Atenção mochileiros que viajam sozinhos! Na São José tem um quartinho com um beliche. Eles cobram R$ 20,00 com café da manhã. Mas se alguma outra pessoa na mesma situação chegar, você terá que dividir quarto com ela (esquema albergue).

Deixamos as malas no quarto e fomos almoçar.

Restaurante Marina, na Beira Rio. É o único que eu vi com comida à quilo. Como estávamos com pressa... O quilo custa R$ 24,90. Gostosinha a comida, embora tivesse muita coisa pesada (feijoada, vatapá, etc) não aconselhado para quem iria enfrentar uma hora de buraqueira numa toyota.

Às 14:00 a Toyota nos buscou para o passeio da lagoa Bonita. Pra quem não sabe, essas toyotas dos passeios têm na caçamba uns bancos de ônibus de linha instalados. A capacidade é de 12 pessoas, além das que podem ir na cabine (mas na caçamba é muito melhor :-).

São 19 km de trilha de areia até as dunas. Ao chegar lá, tem uma subidinha na areia. Tem uma corda pra ajudar aqueles com pouca condição física. Mas é muuuuito tranqüilo. Ao chegar ao topo desta subida, você já avista as lindas lagoas entre as dunas.

Tinham poucos grupos lá. Segundo o guia, a maioria das pessoas prefere ir ao passeio da Lagoa Azul, que é mais próximo. Ah, nesse momento que descobri que no meu pacote não estava incluída a Lagoa Azul. Que se eu quisesse ir, eu poderia ficar mais tempo em barreirinhas e contratar por fora.

Bem, vamos à Lagoa Bonita. Faz jus ao nome. Adorei o passeio. Não só por ser muito bela, mas também por ter sido nosso primeiro contato com os lençóis. Então estávamos muito impressionados. A água é fresquinha... Ah, e ao contrário do que eu achava, a areia não é quente. É aconselhável até deixar o chinelo na toyota. Não tem necessidade de carregar chinelo. Outra coisa que eu gostei é que, embora estivesse céu limpo e muito sol, não faz calor lá. Deve ser por causa do vento que refrescou bastante. Ah, levem água. As toyotas carregam caixa térmica, onde você pode guardar sua garrafinha.

O guia nos levou para andar pelas dunas e mergulhar em outras lagoas. São tantas no entorno, além da Bonita!

Após assistir ao belo por-do-sol, retornamos à Toyota. No caminho temos que atravessar um rio de balsa. Enquanto aguardávamos na fila, comemos tapioca de queijo e de leite condensado (R$ 2,00, cada).

À noite jantamos no restaurante Barlavento, ao lado do restaurante Dona Maria. Este último é mais chiquezinho, bonito, com ar condicionado. Mas ao longo da vigem conheci 3 casais que foram nele. Os três disseram que é ruim, que é só aparência. Não fui nele. Gostei muito do Barlavento. Primeiro pelo preço (hehehe). Comemos filé de peixe com molho de camarão (R$ 28,00 para uma pessoa, R$ 56,00 para duas). Pedimos para 1 pessoa e nós dois ficamos satisfeitos (não gostamos de comer muuuuuito à noite). Mas a quantidade foi boa, mesmo. E tava uma delícia. O camarão era dos pequenos, mas veio muuuuuito camarão.

Na volta do jantar, conversei com o dono da pousada. Disse pra ele que queria ficar mais tempo e fazer o passeio da lagoa azul. Ele disse que não tinha vaga pra eu ficar mais uma noite e que a cidade estava cheia. Mas que iria fazer contatos com outras pousadas no dia seguinte pra ver se outra teria. Liguei pra Rita da BR tur e disse que eu queria ficar mais tempo. Ela ficou também de procurar pousada pra mim e disse que iria tranferir meu retorno (microônibus), que já estava pago, para outro dia, caso conseguisse um lugar pra eu ficar.

Segunda: A Toyota nos buscou às 8:20 para o passeio do rio Preguiças. Após buscarmos outras pessoas em diversas pousadas, pegamos a voadeira às 9:00 no porto. A paisagem é linda. Gostei do passeio de voadeira, mas achei a parada em vassouras dispensável. É daquelas paradas que são programadas só pra você gastar... A voadeira te deixa em frente a um quiosque com lanches, bebidas e artesanato... E fala pra você voltar em 40 minutos!! Ridículo... E lá só tinham dunas com lagoas secas... não dava nem pra dar um tibum. Ficamos 40 minutos olhando os macacos-prego que ficam em volta da barraca pedindo comida aos visitantes.

Depois da parada em Vassouras, paramos em Mandacaru, localidade onde se encontra o farol preguiças. Você pode subir os 160 degraus pra observar a vista do alto. Lá você vê toda a localidade de Mandacaru, o Rio Preguiças, o Mar e o encontro do rio Preguiças com o mar. A entrada é franca. Agora, detalhe: vi muita voadeira chegando as 11:30 levando turistas, que não puderam subir o farol, pois ele fecha das 11:30 até 13:30. Então, se o barqueiro te levar neste horário e você quiser subir o farol (aliás, além disso não tem mais o que se fazer, além de gastar nas barraquinhas) peça para o barqueiro ir direto à Caburé e passar em Mandacaru na volta.

Chegamos a Caburé por volta de 12 h. O barqueiro nos deixou na Pousada Porto Buriti para almoçar que, segundo ele , “é o melhor de caburé”. Sei... A comida estava boa, sim. Mas aposto que eles ganham pela indicação.

Você pode encomendar o almoço e ir pra praia. Basta voltar pro restaurante no horário combinado. Pedi em 40 minutos um Camarão à milanesa para 1 pessoa. Custou R$ 42,00, com cerca de 25 camarões grandes. Também ficamos satisfeitos com este prato de 1 pessoa. Na verdade, até sobrou (os acompanhamentos, não o camarão hehe).

Não gostei da Praia de Caburé. Como venta muito, não dá pra colocar barracas na areia. Então, se quiser ficar na praia, tem ficar sob aquele solão... E se der vontade de beber algo, tem que voltar lá no restaurante pra comprar. Outra coisa, a água é escura (devido à foz do rio Preguiças) e o mar estava puxando muito. Enfim, só fomos lá pra comer, mesmo. Depois do almoço, ficamos dormindo na rede, esperando o horário de ir embora.

Por volta das 14h fomos embora, direto pra Barreirinhas.

Achei esse passeio totalmente dispensável. Mas tem gente que gosta. Acho que tem mesmo é que fazer pra conhecer e tirar suas próprias conclusões. Mas eu não gostei.

De volta à pousada, o dono (Júnior) disse que uma das pessoas que tinha reservado um quarto não apareceu. Então pudemos ficar mais um dia (eeeeeeee). Na verdade, ficamos mais duas noites lá, pois queríamos ir pra Santo Amaro e o ônibus pra lá só parte às 6h da manhã ou 14h. Assim, passamos terça-feira o dia todo em Barreirinhas e quarta-feira partimos pra Santo Amaro. A diária da pousada São José ficou em 80,00, o casal.

Quanto ao meu transfer que já estava pago, liguei pra Rita da BR tur e combinei com ela de cancelar meu retorno e eles depositarem o valor na minha conta. Já que eu voltaria para São Luis partindo de Santo Amaro e não mais de Barreirinhas. Então preferi voltar por minha conta mesmo. Além do mais, não precisaria ficar todo dia ligando pra ela cancelando minha volta toda vez que eu resolvesse ficar mais um dia. Bem, o valor era de R$ 70,00, já que era eu e meu marido. Ela disse que o gerente topou em devolver apenas R$60,00, pois tinha tipo uma taxa de no show. Eu falei que tudo bem, né.. fazer o que... acabou que eles depositam os R$ 70,00. Vai entender... Ah, eles só foram depositar na sexta-feira... Tive que ligar pra reclamar e tal... quando liguei pro banco e vi que o din din não tinha sido depositado. mas acabaram depositando uns dias depois.

Então, quem quiser fechar o pacote com agência e não tiver certeza de quando vai voltar, combine de pagar o pacote, porém subtraindo os R$ 35,00 de transfer de volta. Assim você não fica preso pra voltar na data combinada ou não precisa ter que ficar adiando e agendando nova data de retorno se mudar de idéia. Caso depois não consiga transfer de volta através de agências (acho difícil não conseguir) tem o ônibus da cisne branco, lembra?? Mas não deixe pra comprar o bilhete em cima da hora... vai que não tem lugar, né?!

Bem, o Júnior ligou pra São Paulo turismo e já nos encaixou em dois passeios para a terça-feira. Na manhã ele agendou o passeio de bóia no rio Formiga na localidade de Cardosa, em Paulino Neves. Á tarde, ele agendou o passeio da Lagoa Azul. Cada um custaria R$ 50,00 por pessoa. Mas o Júniro disse que pediu desconto e saiu 40,00 cada.

Fui à Lan House e procurei telefone de Pousada em Santo Amaro. Dos cinco telefones que consegui, só funcionava o da Pousada Rio Alegre (3369-1137 ou 1007). Na hora liguei e reservei quarto até sábado. Ah, em Santo Amaro também estava difícil conseguir hospedagem. Mas tive sorte e na primeira tentativa consegui.

Jantamos na pousada, mesmo. Queríamos apenas beliscar algo, pois tínhamos almoçado bem. O Júnior fez um petisco de carne de sol com macaxeira frita (R$ 12,00).

Enquanto estávamos comendo e tomando uma cervejinha, conversamos com uma hóspede sobre o sobrevoo. Estávamos comentando que era muito caro (as agências cobram R$ 180,00 por pessoa. 25-30 minutos de sobrevoo). Na hora chegou um rapaz no bar (a pousada tem um bar com mesa de sinuca e tal). O júnior falou que ele era o cara do sobrevoo. Só entendi quando o rapaz se apresentou como dono da empresa que faz o sobrevoo. E negociando direto com ele, ofereceu o passeio por R$ 150,00. Papo vai, papo vem, consegui fechar for R$ 140,00, já que éramos cinco pessoas e iríamos ser encaixados num horário que estava vago na manhã do dia seguinte. Então vai aí a dica: Quem quiser fazer sobrevoo, ligue direto pro cara. Pois se fizer através de agência, vai pagar mais (Sr. Berfúcio 8159-7016. Ele me deu um flyer da OPERATUR. Deve ser a empresa dele... 8121-2652, 8116-7218, 8123-2395). Ah, ele falou que pode procurar a esposa dele, também, caso queira negociar o preço. Só eles dois podem fazer preçinho camarada.

Bem, agora sim tava saindo tudo como eu queria... Fui pros lençóis disposta a passar uma semana por lá fazendo todos os passeios possíveis. E tava dando tudo certo. Não façam como eu. Não aceitem passeios de 2 dias. Teve até uma pessoa aqui no mochileiros que disse isso. Mas sou trouxa... emfim.

Terça-feira: As 6:30 o cara do sobrevoo nos buscou na pousada e nos levou ao aeroporto. Quando chegamos, o avião estava pousando com um grupo de gringos fotógrafos. Nem precisei perguntar se gostaram. Eles saíram do avião com sorriso de orelha à orelha. Rsrs

Decolamos às 7:00. O voo foi ótimo. Não tem turbulência alguma, o piloto é gente fina e mostra todos os pontos interessantes (os vilarejos, as lagoas mais conhecidas etc). Porém, só escuta quem está ao lado dele. Devido ao barulho, a galera de trás não escuta. Essa é a única vantagem de quem senta na frente. Quem vai no banco ao lado do piloto (que foi o meu caso) perde metade da vista devido à asa que fica ao lado da janela e só tem a vista do seu lado. Pois, é claro, você não vai ficar se debruçando sobre o piloto pra olhar a janela ao lado. O melhor é sentar atrás, ao lado de uma janela. O campo de visão e muito maior.

Outra coisa, eu achei legal fazer o sobrevoo após os dois passeios. Pois a gente reconhecia, de cima, os locais que passamos em terra. Se fizéssemos o sobrevoo antes, iríamos ficar meio perdidos.

Bem, foi lindo, lindo, lindo. Fotos no meu orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=7242672559624569806

Ah, a máquina do cartão estava ruim. Então ele aceitou cheque.

No final, ele nos levou de volta pra pousada. Tomamos café rapidinho, pois às 8:15 a Toyota já estava na porta pra nos levar pra mais um passeio.

Levamos 1 hora pra chegar ao Rio Formiga. Logo pegamos nossas bóias (na verdade, câmara de pneu) e descemos o rio por cerca de 50-60 minutos, acompanhados de dois guias mirins.

Eu imaginei que o rio tivesse mais velocidade... tipo corredeira rsrs Mas, não. Você vai devagarziiiinho.... por isso é bem relaxante. As águas são clarinhas. No início é fria, mas logo se acostuma.

Chegamos às 13:00 em Barreirinhas. A Toyota nos deixou logo na Beira Rio para almoçar, já que as 14:00 viria outro carro pra nos levar pra Lagoa Azul. Almoçamos novamente no Marina.

Como combinado, as 14:00 chegou o Guia e embarcamos na toyota. Uma trilha de 10 quilômetros nos levou à Lagoa. Inicialmente passamos pela Lagoa da Esmeralda, depois fomos para a Lagoa Azul. Em seguida, fomos para a Lagoa do Peixe, mais distante. Esta última, com cor mais escura e peixes maiores, tem vegetação no seu entorno, ao contrário das demais. Todas são muito belas, mas não são grandes como a Lagoa Bonita. Outra diferença é que tinha muito mais gente. Era difícil tirar uma foto sem que houvesse alguém aparecendo. Na lagoa bonita isso não acontece.

Depois voltamos para a Lagoa Azul, de onde assistimos ao por-do-sol. Depois fomos embora.

Chegamos exaustos na pousada e encomendamos uma pizza. Não tenho o telefone. Os meninos da pousada que pediram pra gente. Pizza de metade carne sol e metade calabreza com cebola, pequena, R$ 15,00 (quatro fatias).

Quarta-feira: Acordamos muito cedo para pegar o ônibus pra Santo Amaro. Demos mole pois não sabíamos que era concorrido. Tinha que ter comprado com um ou dois dias de antecedência. Quando chegamos lá, as 5:30, não tinha mais vaga pro das 6:00. Não que não tivesse vaga no ônibus (ele até foi quase vazio). Mas não tinha vaga na Toyota da Cisne Branco, já que não dá pra ir de ônibus direto. Como muitos já explicaram aqui, o busão te deixa na localidade de Sangue. Lá tem uma Toyota te aguardando pra te levar durante duas horas numa trilha de areia até Santo Amaro.

Mas o cara da Cisne Branco nos orientou a comprar só o bilhete do ônibus até sangue (R$ 5,00 por pessoa). Lá haveria outras toyotas que não da Cisne que fazem o trajeto e são utilizadas por nativos. Estas toyotas são de uma cooperativa e partem apenas em dois horário para Santo Amaro: 7 da manhã e 4 da tarde. Bem, fizemos isso. Fomos com medo de ficar presos em sangue, mas fomos. Já aqueles que compram com antecedência, já garantem a vaga na toyota da cisne branco. Mas um detalhe: pagam mais caro. O bilhete direto pra Santo Amaro da Cisne custa R$ 28,00. Já indo separado, paga-se 5,00 pra cisne e 12,00 na toyota da cooperativa, perfazendo R$ 17,00.

Segue telefone da Cisne Branco de Barreirinhas: 3243-2847 e 3245-1233

Telefone de informações turísticas de Santo Amaro (pra confirmar o horários das toyotas que saem de sangue) 3369-1190

Chegamos as 7:00 em Sangue e deu tudo certo. Assim que desci do ônibus não perdi tempo e já fui atrás da toyota, que lotou em um minuto. Mas já fui subindo e garanti nossos lugares.

No meio do caminho ela para na casa de uma tia que vende “merenda”. Foi ótimo, pois estávamos com fome. A fatia de bolo com café custa R$1,00. Já com café-com-leite, R$1,50.

Quando eu liguei no dia anterior para a pousada Rio Alegre de Santo Amaro, eu perguntei como eram os passeios lá. A Silva me explicou que você tem que fretar toyotas e eles não cobram por pessoa, e, sim, pelo passeio. Então o interessante era formar um grupo com maior número de pessoas possível para pagar menos. Mas os passeios lá são bem mais baratos que em Barreirinhas. Vocês vão ler adiante.

Sabendo disso, já fui procurando saber quem na toyota era turista e estava interessado em fazer passeio. Assim conhecemos dois paulistas e já combinamos de fazer passeio no mesmo dia.

Eles não ficaram na nossa pousada pois queriam algo mais barato. Falei pra eles que achei na internet uma chamada Pousada Pontual (3369-1112), que custava 60,00, sem ar, nem tv, frigobar ou chuveiro quente. Eles foram pra lá.

Ficamos na Rio Alegre mesmo. R$ 80,00 o casal, com ar condicionado. Também nada de tv, frigobar ou chuveiro quente. Achei isso ruim, pois tínhamos tudo isso em Barreirinhas pelo mesmo preço. Enfim...

Ah, a toyota já te deixa na sua pousada. É só avisar ao motorista onde você quer ficar. Chegamos as 9:30, acho.

Ao chegar na pousada já falei pra silvia que queríamos fazer passeio. Ela ligou pro cara da toyota e conseguiu marcar pra ele nos buscar as 10:30.

Ele nos levou pra lagoa da Gaivota, que fica a apenas 20 minutos do centro de Santo Amaro. Ele cobrou R$ 70,00 pelo frete. Éramos 4, então ficou por R$ 17,50 por pessoa. Muito mais barato que os 40, 50 reais que pagávamos por passeio em Barreirinhas.

Ah, a Silvia nos emprestou uma caixa térmica. Passamos no depósito, compramos cerveja (R$ 2,00 a lata) e gelo (3 saquinhos por R$ 2,00) pra levar. Em Santo Amaro não é proibido, mas em Barreirinhas o IBAMA proibiu o transporte e consumo de cerveja nos lençóis. O pessoal larga as latas pelo chão e vários turistas foram feridos.

Bem, chegamos na lagoa da gaivota as 11:00. Pedimos para o motorista nos buscar as 16:00. O legal é ver o por-do-sol, mas não iríamos agüentar ficar lá até o horário (muito sol e tal...).

A Lagoa da gaivota é linda e enorme. Acho muito melhor que as de barreirinhas pois é bem mais perto, mais barato, mais vazia (só tínhamos nós quatro na maior parte do tempo). Só lá pras 15:30 que começou a chegar mais gente.

Daí que nos tocamos que fizemos errado. Era melhor ter dado mais um tempinho em santo amaro pra depois ter ido à gaivota, pra pegar o fim da tarde e ver o por-do-sol. Outra opção, também, era ter fechado o passeio da Betanha que, além da Lagoa da Betanha, passa no fim do dia pela Lagoa da Gaivota para o Por-do-sol. Então, pagaríamos só um passeio e aproveitaríamos o dia pra conhecer logo dois locais, e não apenas um como fizemos. Mas, enfim. Fica aí a dica pra vocês.

Mas o Betanha fica mais longe e é mais caro. O frete custa R$ 180,00. Como a toyota faz um trajeto pelas dunas, eles não lotam com 12 pessoas. Eles carregam no máximo 8 adultos.

À noite almoçamos na pousada. Camarão da malásia (enorme) acompanhado por arroz, vinagrete, farofa e feijão, R$ 20,00 (uma pessoa, dois camarões) R$ 40,00 (duas pessoas, 4 camarões). Pedimos o de uma pessoa. Mas ficou um gostinho de quero mais. Ali elas cobram mais caro pela comida do que em barreirinhas e não é bem servido como lá. Percebi que a comida e a hospedagem na pousada rio alegre são caros pois em Santo Amaro não tem concorrência. Não há restaurante na cidade e ela é a única pousada que serve refeição. Os hóspedes das demais vão lá pra comer.

Mas tem uma pousada chamada Água Doce (3369-1105) que uma família que eu conheci ficou. É mais cara (por volta de R$ 150,00 o casal). Talvez lá tenha comida... já que é uma pousada mais chique. Como era mais distante e o telefone não funcionada, não pude saber.

A Silvia ligou pra outras pousadas perguntando se tinha alguém interessado em fazer passeio. Assim, arranjou outro casal que estava hospedado na pousada mendonça, além de um casal na nossa pousada mesmo. Junto com os paulistas fechamos um grupo de 8 e agendamos o passeio mais caro, porém o dia todo. O Queimada dos Brito, por

Esse outro casal nos informou que a Pousada Mendonça também cobra 80,00 e tem chuveiro quente. Mas eles conseguiram desconto e pagaram 70,00. Eles gostaram de lá. Talvez valha a pena quem for dar uma olhada lá pra ver se gosta.

Aliás, vale dizer que na primeira noite nos colocaram no quarto 1 e eu quase não dormi com o barulho do ar condicionado. No dia seguinte pedi pra que nos trocasse. Fomos pro quarto 4. Aí sim eu dormi. Ah, e ele é mais amplo que o 1.

Mas a Silvia disse que estão ampliando a pousada. E realmente já estava em construção. Em breve haverá quartos novos com ar condicionado split, ou seja, silencioso. Se forem se hospedar lá, peçam pra reservar um quarto novo ou o 4.

quinta-feira: Passeio da Queimada dos Brito (R$ 350,00 o frete. Pagamos 87,50 o casal). Este é o nome de um vilarejo instalado no meio das dunas. O passeio começa com uma volta pelas dunas e por lagoas. No caminho paramos na Lagoa mais alta dos Lençóis, segundo o guia. Muito boa pra banho, também. Uma pena que neste dia o tempo estava ruim, inclusive com chuva em parte da manhã. Mas o resto dia foi só céu nublado, mesmo. Por volta de 12:00 chegamos na casa da D. Joana na Queimada dos Brito. Lá você encomenda o almoço: Galinha ao molho pardo (R$ 15,00 por pessoa). Dona Joana diz qual horário podemos voltar para almoçar (no nosso caso ela pediu pra voltar as 14:00, já tinha um grupo para 13:00). Daí seguimos pelas dunas até a praia.

A praia não é muito diferente da Praia de Caburé. Mas achei a água mais clara e mais quente. Como estava nublado, ficamos um bom tempo lá sem sofrer com o sol. Lá também não tem barraquinhas pra fazer sombra e pra vender coisas. Então leve água, cerveja (he he), biscoitos, sanduíche... enfim. O que preferir. Ah, no mercado eu vi que vende caixa de isopor, caso vocês não consigam uma emprestada.

Voltamos à D. Joana e almoçamos. Tava gostoso. Mas poderia ter mais galinha...

Lá mesmo tem uma tenda com várias redes. Deitamos e dormimos nem sei por quanto tempo.

O guia ofereceu nos levar a uma cachoeira por mais 50 reais. Mas não topamos ir. Parece que a queda é baixa e com pouco volume de água. Não nos interessou.

Ficamos mais um tempo lá descansando... tirando foto... Depois continuamos pelas dunas e pelas lagoas. Já no fim da tarde paramos na Lagoa da Gaivota (viu, realmente não precisa pagar os 70 reais somente para a Lagoa da Gaivota. Outros passeios passam por ela). Estava frio, mas demos um mergulho e assistimos ao que dava do por-do-sol por entre as nuvens. Depois, fomos embora.

Não quis jantar, pois almoçamos tarde. Comi um sanduiche na praça. Eles chamam de hambúrguer, mas é um egg-cheese-tudo, na verdade. Vem com ovo, queijo, presunto, alface, tomate... R$ 2,50.

Sexta-feira: Era nosso ultimo dia e tínhamos duas opções de passeio: O da América, que você pega um barco, navega por uma lagoa até chegar à localidade de América onde tem diversas lagoas (R$ 70,00 o frete, meio turno) ou o da Betanha que era passeio por dunas e lagoas (R$ 180,00 o frete, o dia inteiro). Como era pra optar, preferimos o América, pois tinha o passeio de barco, portanto, um pouco diferente do que já tínhamos feito. Já o Betanha era novamente dunas e lagoas. E, embora muito bonito, já estávamos há uma semana passeando de toyota, então era meio igual...

Aproveitamos a manhã para conhecer o rio Alegre. Uma delícia. Águas clarinhas e calmas, bem próximo da pousada. Demos alguns mergulhos e depois voltamos pra pousada pra descansar um pouco.

Almoçamos na pousada Carne de Sol para duas pessoas com arroz, vinagrete, farofa e feijão (30,00).

Às 14:00 fomos para o porto junto com outro casal para pegar o barco: uma canoa a motor de pescador. O passeio pela lagoa é legal e bonito. Mas pula muito. Prepare-se para se molhar bastante rs. Talvez nas outras embarcações maiores que fazem esse passeio não molhe tanto. Mas esse foi o único barco disponível que encontramos. Todos os outros estavam em uso.

Chegando ao América, não me arrependi nada de ter escolhido esse passeio. O lugar pode até ser parecido com os lençóis lá em barreirinhas... mas é diferente... As lagoas são bem maiores e como é pouco visitado, quase intocado. Vazio... só a gente.Andamos até chegar à maior lagoa e ficamos lá por horas... uma delícia! Nesse dia o tempo já estava bom novamente (incrível como o tempo muda rápido) e pudemos apreciar o por-do-sol. Adorei esse passeio. Santo Amaro é realmente melhor e mais bonito que Barreirinhas. Só não tem estrutura para receber a quantidade de turistas que barreirinhas recebe. Bem, isso foi ótimo, pois tivemos uma lagoa inteirinha só pra gente :-)

De volta a pousada, jantamos peixe frito com acompanhamentos. Pra duas pessoas R$ 35,00.

As, esqueci de mencionar. Ainda bem que no primeiro dia em Santo Amaro a menina da pousada nos avisou pra comprar com antecedência o ônibus para São Luis. Senão, ficaríamos sem tem vaga pra ir embora. Imagina... Eu nem acreditei que na quarta-feira eu teria que comprar bilhete pra sábado. Mas realmente... na quinta-feira já não tinha pro horário que queríamos (12:00). As Toyotas saem de Santo Amaro para Sangue apenas em dois horários: 4 da manhã e meio dia. Na quinta-feira já não tinha vaga na de 12 horas de sábado! Comprem logo! (Santo Amaro – São Luis R$ 28,00 cisne branco).

Sábado: Ficamos só na pousada na parte da manhã. Na verdade, estávamos cansados e com muita vontade de ir pra casa. Aqui eu só relatei essa viagem de uma semana. Mas eu já estava viajando há duas semanas à trabalho no Ceará e no Maranhão. E ao término do trabalho entrei de férias direto e fui pros lençóis. Então tava na estrada há um tempinho já.. acordando cedo de segunda a segunda bla bla bla...

Dormi a manhã inteira. Só acordei pro café da manhã, depois pra comer brigadeiro de panela que a menina da pousada fez pra mim (fofa, né?? Eu comentei que tava com desejo... ela falou que eu se eu comprasse os ingredientes, ela faria pra mim). E às 12:00 levantei pra almoçar.

Pedimos filé de frango frito com arroz, feijão, vinagrete e farofa pra duas pessoas (28,00).

Às 12:20 a toyota chegou pra nos levar pra Sangue. Chegamos as 14:30 em Sangue. O ônibus chegou às 15:00. As 18:40 o ônibus nos deixou num ponto de táxi bem próximo ao aeroporto de são luis. Pagamos R$ 5,00 de táxi para o aeroporto. O taxista queria cobrar R$ 7,00. Mas falei pra ele que eu não era trouxa. O trajeto não custaria nem R$ 3,00 com o taxímetro ligado (que ele disse que estava quebrado). Sei que a diferença é pouca, mas não suporto quando querem me enganar. Paguei os R$ 5,00, até porque R$ 3,00 não vale pro cara nem sair do ponto.

Bem, chegamos antes das 19h no aeroporto e nosso voo era só as 3:40. Não queríamos ir pra um hotel e pagar uma diária de mais de 100 contos só por algumas horas de descanso.

Quando já estávamos procurando um lugar no aeroporto pra jantar e uma cadeirinha pra gente se ajeitar até chegar o horário, um rapaz nos abordou oferecendo a sala vip do aeroporto. R$ 35,00 por pessoa, com open bar (água, cerveja, suco, whisky, vinho a vontade), petiscos (torradas, chá, tábua de frios com queijo, azeitona, salgadinhos etc), internet livre, tv a cabo, banheiro, telefone liberado pra ligações locais), sofás e espreguiçadeiras. Bem, o cara me ganhou na hora. Não precisamos gastar dinheiro com jantar (que no aeroporto é caro), pudemos dormir tranquilamente naquelas espreguiçadeiras maravilhosas e eu que acabara de perceber que tinha perdido minha carteira no ônibus voltando pra são luis, pude usar o telefone pra ligar pro banco sem gastar meu celular. Maravilha! Fica aí a dica pra quem tiver que passar horas no aeroporto de São Luis. Vá à agencia de viagens que tem na sala de embarque (só tem uma) e peça pra ir pra Sala Vip. Ah, eles só aceitam pagamento em din din!

Abaixo segue planilha com gastos (para duas pessoas, não incluído passagem de avião):

jantar cabana do sol camarão R$ 78,00

sala vip R$ 70,00

taxi pra casa R$ 36,00

Total R$ 2.338,10

Pessoal, a Karen me enviou por e-mail algumas perguntas. Vou postar aqui as respostas e minhas sugentões, pois outras pessoas podem ter as mesmas dúvidas.

conte-me, agora vem as duvidas, vc me ajuda?

1) estou em contato com um amigo virtual dizendo q vale a pena ir pra sao josé de ribamar porque tem muitas

coisas historicas ruinas e tals, é verdade?

2) em santo amaro qual a melhor pousada?

3) como tenho uma semana pra fazer slz até for, preciso ser rapidinha, penso em fazer:

- alcantara (?) bate e volta pra slz - isso consome 1 dia

- sto amaro - betanha e gaivota no mesmo paseio e talvez o bóia cross - 2 pernoites

- de sto amaro pra barreirinhas é o mesmo eskema de falta de passagens???

- barreirinhas - 2 pernoites

4) de barreirinhas pra jeri q tenho q contratar com alguem

Aí vão as respostas e sugestões.

1) Em S. J. do Ribamar eu só conheci a praia. Não soube de coisas históricas e tal. Só pesquisando mesmo na internet. Mas você só tem uma semana de SLZ à Fortaleza (!!). Acho que você poderia descartar... Assim como eu descartei Alcântara. Meu marido já tinha ido e ele achou nada demais... Olha que ele é arqueólogo e gosta destas coisas...

2) Em Santo Amaro só conheci a pousada que eu fiquei hospedada (Rio Alegre). Mas quem compra pacote, as agências levam os turistas para a Água Doce. Ela é mais cara e parece ter mais estrutura. Mas eu não passei lá pra conhecer. Tem a Mendonça, também. Pelo que me disseram, ela é melhor do que a que eu fiquei. Mas te responder dentre as que existem qual a melhor, eu não posso...

3) Não entendi. “Santo Amaro 2 pernoites”São 3 dias que você planeja lá? Eu acho ótimo, mas perante ao seu pouco tempo, acho que só daria 1 pernoite pra você lá...

1º dia: SLZ ou Alcântara

2º dia cedinho: Partida pra Santo Amaro. Você tem que se informar qual o horário mais cedo da Cisne Branco saindo de SLZ pra você estar as 7 da manhã em Sangue pra pegar a toyota, ou comprar o bilhete da Cisne Branco direto pra Santo Amaro. Se quiser comprar o direto, o faça assim que chegar em São Luis, para não correr o risco de não ter mais vaga. Daí no 2º dia Você poderia fazer o passeio da América. Mas antes de sair pro passeio, passe na Cisne Branco pra comprar sua ida pra Barreirinhas (Saída de Santo Amaro no 4º dia às 4 da manhã). O passeio da América vale muito à pena!

3º dia: Passeio da Betanha com gaivota. Ah, pergunta: que bóia cross é esse? Não ouvi falar.

4º dia: Respondendo sua pergunta: sim, é o mesmo esquema de falta de passagens. Mas como eu disse no relato, o problema não é falta de vaga no ônibus que você vai pegar em sangue e, sim, falta de vaga na toyota! Então no dia que você chegar em Santo Amaro você já compra sua ida pra Barreirinhas. O horário da toyota é 4 da manhã. Ah, quem sabe na Cisne Branco de São Luis você não consegue comprar seu bilhete Santo Amaro-Barreirinhas?? Tente! Bem, chegando a Barreirinhas no 4º dia pela manhã, você até consegue fazer um passeio saindo as 8:15 – 8:30. Vai depender do teu pique. Ou então faça só à tarde. Enfim... é só você escolher dentre as opções (Lagoa Azul, Lagoa Bonita, Rio Preguiças, Bóia no Cardosa, Sobrevoo). Ah, podendo, dê preferência pra fazer Lagoa na parte da tarde, pra poder assistir ao por do sol.

5º dia: Barreirinhas - Passeio a sua escolha.

6º dia: Partida cedo para Jeri. Tente já fazer contato com uma agência antes de viajar ou quando chegar a Barreirinhas pra se informar sobre toyotas que levam para jeri. Mas se prepare que deve ser carinho...

7º dia: Jeri/Fortaleza

Que tal?!

saudaçoes a todos

Olá Aline

é exatamente isso que farei, mas não fecharei com agencia alguma conforme vc me indicou, farei tudo por conta própria, como

mochileira msm!

não vejo a hora de conhecer pessoalmente os lugares que estou há tempos namorando por todas as lindas fotos que vc e os outros postaram!