Ir para conteúdo

Manual básico de "sobrevivência" no Salar do Uyuni


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Oi pessoal,

 

Nesses últimos 2 meses, eu recebi uma enxurrada de e-mails e MPs me perguntando como as pessoas deveriam se vestir para encarar o Salar do Uyuni.

Bom, depois de responder todos estas mensagens, achei que poderia deixar uma pequena contribuição para o site, com as minhas dicas sobre como "sobreviver os 4 dias de tour pela maior planície de sal do mundo"!

 

Quero lembrar que não sou nenhuma conhecedora de equipamentos ou roupas tecnológicas, e que fui com o básico para lá, com roupas normais, que qualquer um pode achar em seu guarda-roupa, mas claro, levando em conta alguns detalhes.

 

Então, peço ao pessoal que já foi ao Salar e que também tem suas dicas, que as registrem aqui, para que ajudemos o povo a ir bem quentinho para lá!!

Por favor, me ajudem!!

 

Ahhh, eu disse sobreviver, mas de maneira figurativa é claro!!! Mas algumas dicas de higiene tbm ajudarão a sue trip a ser mais confortável, e sem dúvida, inesquecível!

 

Vamos lá!

 

 

Roupas: quais vestir?

 

O Salar do Uyuni está localizado a sul do Altiplano Andino, uma das regiões mais áridas do mundo. Em se tratando de um deserto, já podemos esperar grandes variações térmicas... e em se tartando de altitudes sempre superiores a 3.800m, podemos considerar temperaturas baixíssimas!

 

Mas não se assuste! É frio sim, e faz frio de rachar o ano inteiro!!!! Pode prepara as roupas de frio, e para frio é bravo!! Mas não tem segredo, nem precisa de roupas especiais (se vc não puder, nem quiser, é claro)

 

Então vão ai, algumas dicas básicas, que funcionaram comigo!

 

- 1 meia calça de lã (ou segunda pele)

- 1 calça (pode ser jeans mesmo) de preferência grossa

- camiseta de manga comprida de algodão (leve várias, será a única peça, além, da calcinha, que vc irá trocar)

- 1 casaco de fleece grosso ou moleton grosso,

- 1 jaqueta beeeem quente, de preferência impermeável por fora e forrada por dentro (lã, fleece);

- cachecol, gorro e luva. O mais importante é o cachecol, para enrolar na cara, por causa do vento!!

- bota de caminhada

 

 

Pronto, vista as roupas, e a medida que o dia vai esquentando, vc vai tirando as camadas de cima, que nem uma cebola! Se vc for muito friorento (a), leve aquelas blusinhas de segunda pele (meninas, pode ser de meia-calça mesmo) para por por baixo.... e pode ir tranquilo (a)!!!

 

Pessoal, não se preocupem com suas roupas... a região é extremamente seca... vc provavelmente não irá suar, e tbm não irá se sujar... então, não precise se preocupar com mudas de roupas... leve o mínimo necessário... vc só precisará trocar a camiseta de baixo (a que está em contato com seu corpo), os casacos podem ser os mesmos todos os dias!

 

 

Saco de dormir? É necessário?

 

Se vc tiver saco de dormir, ótimo! Leve-o... não só pelo Salar do Uyuni, mas também durante seus deslocamentos anoite em ônibus, em geral mais simples, podem ser extremamente frias e totalmente desagradáveis (experiência própria, não queiram passar por ela).

 

Mas voltando ao Salar, leve seu saco de dormir, coloque-o sobre a cama nos abrigos e fim de papo!

 

Eu não recomendaria que se alugasse sacos de dormir... em geral, eles não devem ser higienizados constantemente, então, fica a seu critério!!

 

Agora, se vc se não puder ou naum quiser levar saco de dormir, faça que nem eu: leve um par de lençóis (o de baixo com elástico, isso é muito importante) e forre a cama, por cima do que já está lá.... Nos alojamentos tem muuuuuito cobertor.... mas posso te garantir que eles nunca virão uma máquina de lavar roupas! Por isso, coloque os seus prórpios lençóis limpos por cima dos lençóis que já estavam na cama e só utiliza os cobertores por cima, tomando cuidado para nenhum deles encostar no meu corpo!!!! :lol:

 

 

Dicas de higiêne

 

A primeira dica, e não só para o Salar do Uyuni é: LEVE SEU PRÓPRIO PAPEL HIGIÊNICO!!! Os alojamentos que dormimos, são extremamente básicos, não tem papel higiênico, na verdade, mal dá para usar o banheiro (no alojamento da Laguna Colorada, isso é uma realidade).

 

Esqueça o banho!! No alojamento da Laguna Colorada só tem água gelada! Em Chuivica (não sei se é assim que se escreve) da para tomar banho tranquilamente, se o pessoal que dividir o quarto com vc colaborar! Eles estipulam cerca de 30 min por quarto (com 5 ou 6 pessoas), então, banho de gato!!! Mas dá até para lavar o cabelo (shampoo 2 em 1). Aproveitem para tirar a poeira!

 

Diante dessas condições, recomendo que levem lenços umidecidos, quebra um galho nessas horas! Ahh, meninas, no alojamento da Laguna Colorada vistam as botas para tentar usar o banheiro! Eu não tive coragem, afinal, a descarga mandava a água para fora do vaso sanitário... então, melhor improvisar.... e com -10ºC lá fora, pipizinho na moita não rola... (guardem uma garrafa pet de 2L,e cortem a boca.... improvisem...)

 

 

Alimentação e Hidratação

 

As refeições durante o passeio até o Salar do Uyuni são bem básicas e tipicamente bolivianas....

Então, prepare-se para tomar muita sopa de legumes (lotada de coentroooo), e ironicamente, sem sal! Mas é claro, a nossa pressão já sobre naturalmente na altitude.. não dá para pensar em ,ainda por cima, salgar os alimentos! imagine os hipertensos!!! Então, nada de sal!

Ovos cozidos, macarrão, purê, salsicha.... esses são os menus.... simples, porém não tenho do que me queixar!

 

Agora, rapazes, quem come muito, prepare um belo estoque de barrinhas de cereais e chocolate!! A comida é relativamente pouca, para ogros!!

 

Ítem número 1 de preocupação: ÁGUA. Leve muita água!!! Vc estará num deserto, e apesar do frio (vc não sente muita sede), tem que se hidratar!!! A pior coisa seria vc ter uma desidratação ou diarréia naquele lugar, não é?? não há nada por perto!! nenhum posto de saúde! Então se cuide! leve galão de 5L (não é exagero calcule mais de 1L por dia), e beba bastante, mesmo sem sentir sede! Não tem onde comprar água por lá heim!

 

 

Outras dicas, não menos importantes...

 

Não esqueça o protetor solar e protetor labial ( manteiga de cacau)!!! O sol e o vento a 4.000m de altitude acabam com seus lábios e queimam terrivelmente sua pele.... vi muita gente com verdadeiras feridas na boca e bochechas roxas de tanto sol!!! Não abusem, isso é sério!

 

Óculos de sol: artigo de 1ª necessidade!! A brancura do Salar exige sim proteção!!

 

Hidratante, nem se fale! Meninas, abusem do "pele extra seca" para não aprecerem cobras escamosas!

 

CACHECOL!! Não apenas para o frio! E principalmente para o vento!!! Em muitos momentos vc precisará enrola-lo em volta da sua boca e nariz! Principalmente se vc fizer a caminhada ao mirante da Laguna Colorada (imperdível, porém vá agasalhado).

 

 

 

Bom pessoa, é isso! Espero ter colaborado com algumas dicas e espero que mais mochileiros experientes deixem suas dicas tbm!

Precisando de mais informações, é só pedir!

 

Beijos!

 

Agora umas fotinhos para dar vontade!!

 

 

20100607211135.jpg

Laguna Verde

 

20100607210936.jpg

Caminhada para o mirante da Laguna Colorada! Prepare-se para o vento!

 

20100607211240.jpg

Emiliano preparado para o frio e vento!!

 

20100607211341.jpg

Alojamento da Laguna Colorada

 

20100607211542.jpg

Enfim, o Salar do Uyuni!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Muito boa todas as dicas...

 

estive la ano passado e fez um frio lascado mesmo e nem era inverno!!!

 

Creio que luvas (dois pares, um por cima do outro ) sao essenciais. Em especial nos Geiseres. Fazia tanto frio que eu nao conseguia articular os dedos para tirar fotos....

 

E meias de la, sem duvida..... pouco depois do geiseres tem um lugar que as toyotas (so tem toyotas la- parece comercial da marca....) paravam e tem uma piscina de agua quente, natural, a agua devia estar a uns 40oC.

 

coloquei o pé ali e demorou 10 minutos para comecar a formigar, ou seja estava congelado mesmo....

 

Tava cheio de turista ali tomando banho, entao se nao se importar em o que pode haver alem de agua ::xiu:: ali, leve roupa de banho...

 

O salar é unico, vale muito a pena....

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Muito boa todas as dicas...

 

estive la ano passado e fez um frio lascado mesmo e nem era inverno!!!

 

Creio que luvas (dois pares, um por cima do outro ) sao essenciais. Em especial nos Geiseres. Fazia tanto frio que eu nao conseguia articular os dedos para tirar fotos....

 

E meias de la, sem duvida..... pouco depois do geiseres tem um lugar que as toyotas (so tem toyotas la- parece comercial da marca....) paravam e tem uma piscina de agua quente, natural, a agua devia estar a uns 40oC.

 

coloquei o pé ali e demorou 10 minutos para comecar a formigar, ou seja estava congelado mesmo....

 

Tava cheio de turista ali tomando banho, entao se nao se importar em o que pode haver alem de agua ::xiu:: ali, leve roupa de banho...

 

O salar é unico, vale muito a pena....

 

É verdade Ploc! Tinha me esquecido de falar para levarem roupa de banho para as termas.... eu tbm não tive coragem de arrancar a roupa naquela friaca!!! E tem um monte de gringo que até entra pelado!!!! Mas tem quem se aventure, então boa sorte!

 

Meias são essenciais tbm.... eu usava duas, sendo que uma era de lã! Mas na volta, no último dia, eu me esqueci que passaríamos novamente local tão frio (já próximo a aduana da Bolívia) e saí apenas com uma meia... meu pé quase congelou!!! No nível do Salar prorpiamente o frio não é tanto, já que estamos a 3800m... já próximo ao Chile, a altitude é bem mais elevada (acima de 4000m sempre) então o frio é maior mesmo!!

 

Beijos e obrigada pelas contribuições!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Parabéns Gabriella, pelas dicas e principalmente pelo bom humor! :wink: Adorei!!!!

Dou a dica das meias e luvas térmicas, para proteger bem as extremidades. Tem gente que é mais sensível ao frio. Tipo, minha irmã usou três meias comuns e passou muito mal e chegou a não sentir mais os pés. Maior perrengue! Já eu usei um par de meias térmicas em poliester e algodão e fiquei super bem. O lance do cachecol é verdade, peça fundamental, parece que o vento corta o rosto da gente.

 

Beijos,

 

Giselle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Oi, Gabriella. MUITO obrigado pelas dicas! Me ajudarão bastante. Fiquei com uma dúvida em relação às botas para caminhada, que você listou como imprescindíveis. A gente caminha muito durante o tour ou elas são mais importantes por causa do frio? Antes de ler esse tópico eu estava pretendendo encarar o Salar de All-Star, você acha loucura?

 

Oi Pedro, td bem?

 

Que bom que vc gostou do tópico!!

Quanto as botas de caminhada, eu acho imprescindível por causa do frio!!! E claro, pelo conforto! Mas não dá para pensar em ir para um lugar como o Salar do Uyuni de All-star! É um calçado muito frágil! O tecido é fino, e não aguenta o frio!!! E se vc tiver que por mais umas meias, de lã, tem espaço??

Se vc não quiser comprar uma bota de caminhada (na faixa de uns 200 reais), use um bom tênis! mais robusto que o all-star!

 

Essa é a minha dica!! E não só pelo Salar, mas tbm por outros lugares que vc deve passar na viagem.... é importante ter um calçado confiável... As botas de caminhada são ideais, te dão sustentação e são quentes.... mas isso vai da preferência de cada um tbm!

 

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Gabriella,

Adorei seu relato. Vou tirar várias dicas dele para minha viagem que começa dia 16 em Foz. Estou muito ansiosa para o Salar mas vou passar frio por todo canto. Como vou começar por Foz do Iguaçu, vou estar bem pertinho do Paraguay, então pensei em comprar a bota por lá ou na Argentina. Vc indica alguma bota impermeável legal? Sabe onde posso encontrar no Paraguay ou na Argentina com um precinho mais camarada? Vou para Ciudad del Este, para BsAs e norte e sul da Argentina.

Beijos e sorte na próxima trip.

 

Olá Freespirit!

Que bom que vc gostou do manual! Espero que ajude!

Eu acho importante ter uma boa bota de caminhada. Não sei se precisaria ser impermeável, pelo menos lá no Salar do Uyuni ou Deserto do Atacama é extremamente seco, então esse recurso não é necessário.

Eu não conheço o Paraguai nem a Argentina, infelizmente, então eu não saberia te dizer onde comprar essas coisas... mas creio que em Buenos Aires vc deva achar bons artigos esportivos, por um preço melhor que no Brasil. Dá uma olhadinha nos foruns aqui no site, tenho certeza que vc acha boas dicas!

 

E quanto ao Deserto do Atacama, Salar do Uyuni, La Paz, Titicaca, Arequipa e Cusco, pode contar comigo!!

 

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Gabriella

Tenho algumas pequenas dúvidas sobre o teu manual...

 

- Quantos pares de calçados você levou na viagem? somente o par de botas?

- As camas dos alojamentos no salar são todas de solteiro? (só pra saber sobre o par de lençóis que devo levar)

- Sobre os óculos de sol, deve ser de alguma marcar esportiva profissional (tipo Julbo = caro demais), ou pode ser um Chilli Beans mesmo... rsrs

 

obrigada desde já... adorei tuas dicas!

 

Oi Bruninha!

 

Sempre que eu viajo, eu levo dois pares de calçados, pq nunca se sabe oq pode acontecer! Molhar, rasgar, sujar de mais.... enfim, são muitas possibilidades! Quando eu fui para o Salar, tbm fui a San Pedro do Atacama e Santiago, então levei uma bota de caminhada e um tênis. Como o Salar seriam apenas 4 dias, e já retornaríamos a SPA, fui apenas com a bota de caminhada e o chinelo.

 

As camas nos alojamentos são de solteiro.... mas não é bem padrão, parecem um pouco maiores.... por isso o lençol de elástico é uma boa... além de vc não ter que levantar o colchão para prender!!! Quanto menos vc mexer nas coisas por lá, melhor!

 

Sobre o óculos de sol, acho que vc não precisa se preocupar em gastar dinheiro com isso não. Eu, como uso óculos/lentes de grau, fui com um óculos escuro de grau, feito em ótica, mas sem marca... as lentes de contato foram super vetadas pelo meu oftalmo, por ser muito seco (deserto) e pouca higiêne para manuseá-las... Procure levar um óculos de sol escuro, não daqueles que as lentes são degradê ou bem claras.... o sol é de lascar!

 

Espero ter ajudado, e precisando, é só perguntar!!

beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Gabriela,

 

Achei as dicas bem bacanas!!!

Eu também pretendo ir no salar em janiero de 2011

Partindo de La Paz qual seria o meio de transporte mais adequado para se chegar lá (pensamos até em alugar um carro, seria vantajoso?)

 

Você me sabria dizer também quanto tempo costuma durar essa viagem

 

Obrigado desde já

 

Olá Thiago, tudo bem?

 

Sem dúvida a forma mais proveitosa de se conhecer o Salar é com um tour de 3 ou 4 dias em um 4x4. Alugar um carro não é vantagem, pq no Salar não há estradas.... e vc não tem como se orientar... fora que é um deserto... se acontecer qqr coisa com seu carro não há possibilidade de ser ajudado... além do mais, vc precisaria de um 4x4 para poder andar lá.... eu desaconselho totalmente essa opção!

 

Já com o tour, é bem melhor...vc terá que ir de La Paz a Uyuni de ônibus e de lá fechar um passeio de 4 dias e 3 noites (que vai até a divisa com o Chile e volta a Uyuni) ou de 3 dias e 2 noites, e vc termina o passeio em San Pedro do Atacama, no Chile, e não retorna a Uyuni.

 

Vc consegue mais informações no tópico específico do Salar do Uyuni!

 

Espero ter ajudado, e precisando, estou a disposição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Oi Gabriela!

Estou organizando minha viagem para Bolivia e Argentina em jan/2011 e esse topico sobre o Salar está sendo extremamente útil, principalmente pq vc indica coisas "comuns" para levarmos, sem a necessidade de apetrechos profissionais carissimos que são inviáveis para quem faz esse tipo de viagem uma vez na vida [praticamente].

 

Bom, ainda assim queria te perguntar em que época do ano vc foi ao Salar? Será que em janeiro (verão) tb faz essa friaca toda? Eu ja morei na Alemanha e passei um outono/inverno todinho por la, entao tenho uma bota térmica, impermeável que eu usava todo dia para ir para escola e tem os casacos q eu usava la e que eram otimos contra o vento (que é o que mais faz com que sintamos frio), um inclusive tá bem batidinho de tanto que usei. Vc aconselha levar esses itens?

 

Aproveitando a mensagem, outra perguntinha: vc sabe se existe uma maneira (caminho, onibus, trem, qq coisa) que, no final do passeio de tres dias pelo Salar, nos leve para a fronteira com a Argentina e não com o Chile? Quero ir para a Quebrada de Humahuaca no norte da Argentina e de lá para Salta e depois Buenos Aires... Mas ate agora nao achei ninguem que tenha feito esse trajeto nessa ordem.

 

Obrigada pelas dicas!

abs,

Marla.

 

Oi Marla, td bem??

 

Eu fui ao Salar justamente em janeiro!!! Sim, lá faz frio o ano inteiro!!! Claro, que no inverno as temperaturas são beeeem mais baixas, mas no verão vc deverá pegar ao entorno de -10ºC a noite. Porém, dentro dos 4x4 há aquecimento (pelo menos na maioria deles) e no alojamento há uma pilha de cobertores (que tomando o devido cuidado - usando seus lençóis ou saco de dormir - dá para usar e se aquecer tranquilamente).

 

Eu aconselho que leve sim suas roupas de frio! Melhor ainda que vc não terá que comprar! O fato da bota ser impermeável nem é tão importante, pois lá é muuuito seco (afinal, é um deserto), porém, com certeza ela é quente e vc já está acostumada a usá-la (oq não te causará bolhas ou machucados no pés)... então aconselho sim a levar!!!

 

Agora quanto ao passeio, eu encontrei 2 casaia de uruguaios na minha trip ao Peru/Bolívia, que foram para o Salar pela divisa da Argentina com a Bolívia... não sei se a cidade seria Tupiza.... naum me lembro.... porém, o passeio é um pouco diferente, e não passava pelas lagunas Verde e Colorada (um pecado no meu ver).

Mas no seu caso, vc quer partir de SPA e voltar para Argentina certo?? Não saberia te informar, mas creio que com o tour normal não dê para fazer isso. Acredito que vc tenha que fazer o passeio de 3 dias e 2 noites, saindo de SPA e finalizando em Uyuni... de lá tentar um ônibus para a Argentina.

 

Talvez a editora Maria Emilia saiba lhe informar, pois ela já foi inúmeras vezes a Bolívia... não será dificil achá-la nos tópicos da Bolívia!!

 

Espero ter ajudado!

Beijos, e precisando é só chamar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Gabriela!

Ajudou sim!

-10ºC???? Como diria um amigo meu "valei-me nossa senhora!" rsrs. É realmente vou ter que tirar meu "kit Alemanha" do armário. Isso me preocupa por conta do tamanho da mala, ja q vou ter que levar roupas para dois climas extremos. Vou terminar a viagem em Buenos Aires, e a ultima vez que estive la (tb em janeiro) peguei 42 graus!! Foi o dia mais quente da minha vida, parei numa das praças super verdes q tem na cidade e fiquei umas tres horas tomando picoles, um atras do outro... o sorveteiro que adorou a gente, acabamos com o estoque dele rsrs.

 

Qto ao roteiro, a minha ideia era fazer Sta Cruz-Sucre-Potosí-Uyuni e dai partir para a Argentina. Vou procurar pela Maria Emilia e ver se ela ja fez esse caminho.

Obrigada pela ajuda!!!!

 

Oi Marla!!

 

Acho que vc não deve se preocupar muito com o tamanho da mala.... nesses lugares muito secos, nós não nos "sujamos" muito. Dá para usar várias vezes a mesma roupa sem estar sujo! Depois, vc pode lavar as principais peças no caminho, como calças e camisetas de algodão... o resto (no meu caso 2 fleeces e uma jaquetona) é sempre o mesmo!!! Até nas fotos é engraçado, pq to sempre com a mesma roupa!!! Mas as camisetas de algodão eu sempre troco!!! mas o que aparece mesmo são os casacos, dai naum dá, são os mesmos!! hahahaha

Quanto as roupas de calor, é bem mais fácil, pq ocupam bem menos espaço! É só levar algumas peças combinado,que já dá para se arranjar!

 

Ahhh, a dica do Tonelato é ótima!! Em La Paz as roupas são muito baratas e vale a pena comprar tudo lá!! inclusive mochila cargueira!! Parece que em Santa Cruz tbm encontra bons preços!!

 

Beijos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...