Ir para conteúdo

Mergulho - Nadadeiras


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Nadadeira

 

Popularmente conhercida como pés-de-pato (mas o nome não é bem visto entre os mergulhadores, lembro), elas facilitam a natação, dispensando o uso das mãos para deslocamentos durante o mergulho, permitindo, assim, o melhor deslocamento debaixo d´água, o que seria praticamente impossível sem elas em alguns locais. Uma nadadeira é formada pela calçadeira e pala. O material da primeira é normalmente de borracha. Da segunda, plástico, e/ou borracha.

 

Tipos: Hoje existem diferentes tipos de nadadeiras. Todas podem ser classificadas em duas grandes categorias: com tiras ajustáveis e com calçadeiras completas (fechadas).

 

Fechadas - devem ter o tamanho dos seus pés porque não são reguláveis. Normalmente dispensam o uso de botas ou meias (em água fria podem ser usadas com meia de neoprene, salvo em águas mais frias (no caso, para usar com bota ou meia, a nadadeira deve ter alguns números a mais do que você normalmente calça).

 

Normalmente, as de pala mais comprida são usadas para o mergulho em apnéia.

 

De alça/tira - as reguláveis, ao invés de envolver completamente os calcanhares, vêm com tiras que permitem um melhor ajuste nos pés. A aquisição de um modelo com tira regulável nos obriga a comprar também uma bota ou pelo menos uma meia de neoprene porque seu espaço interno é grande. Essas nadadeiras geralmente são largas e curtas.

 

Além das diferenças nas calçadeiras, as nadadeiras também podem possuir outra característica, a chamada canaleta (linha longitudinal), em suas palas. Essas canaletas, que podem ser em menor quantidade e mais longas ou em maior quantidade e curtas, ajudam a direcionar a água para frente, aumentando a eficiência em cada pernada.

 

Coloque aqui suas dicas sobre Nadadeiras

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Na hora de comprar... Como escolher a primeira nadadeira?

 

Da mesma forma que se escolhe o primeiro carro: opte pelo modelo mais econômico e fácil de “dirigir”. Esta facilidade de usar as nadadeiras também virá com a prática: é preciso dar o tempo para que nossa musculatura se acostume e fique devidamente fortalecida.

 

Quando for adquirir suas nadadeiras, é importantíssimo ir à loja pois não podem ficar nem muito folgadas, nem muito apertadas.

 

Manutenção: Como a maioria dos equipamentos de mergulho, as nadadeiras podem durar muitos anos se forem bem conservadas. Infelizmente elas não suportam uma grande carga de trabalho e abrazão e são talvez o equipamento que mais se desgasta. O principal cuidado, que vale para outras peças, é jamais deixá-las desnecessariamente expostas ao sol, nem mesmo para secar. Depois do mergulho, lave-as apenas com água doce par tirar o sal e os resíduos de areia. Não guarde as nadadeiras em pé, apoiadas no chão, prateleira ou armário, pois a pala pode deformar (dobrar). Guarde-as penduradas ou deitadas.

Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...