Ir para conteúdo

Minnesota: a fantástica terra do Snoopy, dos lagos e do gelo!


Posts Recomendados

  • Membros

Quando eu, Sra. Lao, optei por estudar e trabalhar, durante seis meses, em Minnesota, só sabia duas coisas sobre o lugar: que nevava um semestre inteiro e que lá ficava o maior shopping dos Estados Unidos. E vamos combinar que, para uma consumista que ama o frio, já era suficiente.

 

Fui sem grandes expectativas. A ideia era conhecer um estado fora da rota turística e fugir das universidades repletas de brasileiros de Nova York ou Califórnia. Dois erros: fiz amizades com dezenas de conterrâneos e me apaixonei por um dos lugares mais incríveis e visitados da terra do Tio Sam. Resumo da obra: fiquei dois anos por lá.

 

Minnesota fica na região centro-oeste dos Estados Unidos, faz divisa com o Canadá e os estados de Dakota do Norte, Illinois e Wisconsin. E, mesmo sendo conhecida pelos tornados e tempestades de neve, é o lugar perfeito para você passar uma semana ou dois anos. Juro. E quer saber o que essa terra encantada tem de imperdível? Eu conto.

 

minnesota3.jpg.fc9a09cb7491350fbb453736d51239d2.jpg

 

Lagos!

 

Não por acaso Minnesota é conhecida como a terra dos 10 mil lagos (na contagem oficial já passam de quinze mil). Eles estão em toda parte e são cercados de jardins, pistas de corrida, quiosques e restaurantes. No verão, os moradores aproveitam o sol, que brilha até às 21h, para praticar esportes ao ar livre, fazer piqueniques, andar de barcos (apesar de não ter praia, há um barco para cada seis habitantes no estado) e, claro, refrescar nas águas constantemente geladas.

 

Já o inverno não fica para trás: patinadores e trenós (puxados por cachorros) invadem as pistas de gelo. As famílias levam as crianças até às margens para brincarem na neve e os jovens se reúnem em torno de fogueiras, regados à boa música e marshmallow. Se visitar o estado no semestre do gelo, que vai de outubro à abril, aproveite para visitar não apenas os lagos, mas também uma cachoeira congelada. A Minnehaha Falls fica bem no centro de Minneapolis e tem um visual fantástico. Entre os lagos, o Lake Calhoun é o maior de Minneapolis e tem um pôr do sol incrível! Independentemente da estação em que você for, reserve um tempinho pra ele!

 

Minneapolis

 

Apesar de não ser a capital, é onde o agito acontece. A cidade tem uma das ruas mais incríveis para compras do estado, a Nicollet Mall (comparada à Rodeo Drive e Quinta Avenida), além do maior shopping americano, que merece um tópico a parte, claro.

 

Um dos melhores estádios do país está lá. O Target Field é palco de jogos, shows e concertos de astros da música internacional. O bairro mais descolado é Uptown, repleto de galerias, restaurantes subterrâneos e bares nas coberturas dos prédios. Quer ver gente bonita e tomar um bom drink? Separe um fim de tarde para a varanda do Stella’s. Já Downtown, o coração de Minneapolis, é o point das baladas. As casas noturnas ficam lotadas de jovens. Na região, está meu bar preferido na cidade: The Shout House! O piano-bar é super divertido e minha dica é ir às quarta-feiras, quando há um duelo de músicas dos anos 80. O preço das bebidas sai por menos da metade e vários americanos vão ao local vestidos à caráter. É hilário!

 

Alguns músicos famosos que moram em Minneapolis, como Bob Dylan, The Replacements e Prince, elegeram a casa noturna First Avenue (que ficou conhecida com o filme Purple Rain), como o melhor clube de rock do país, em 2011. Além da First, outros dois clubes de Minneapolis, a 7th Street Entry e The Cabooze, estão na lista dos melhores estabelecimentos do mundo, feita pelo site Pollstar.

 

Um dos maiores jardins de esculturas do país também fica na cidade, o Minneapolis Sculpture Garden. São mais de 40 obras fixas e dezenas de outras instalações itinerantes. A preferida dos turistas é a famosa “colher-ponte e a cereja” (Spoonbridge and Cherry), cartão postal da cidade.

 

Mall of America

 

Talvez nem com um dia inteiro, você consiga desbravá-lo. O espaço agrupa mais de 500 lojas, um aquário enorme, uma cidade feita de Lego e nada mais nada menos que um parque de diversões da Nickelodeon, com montanha-russa e tudo mais! A área equivale a 35 campos de futebol e o shopping recebe, por ano, o dobro de visitantes do Magic Kingdom, na Disney. Tá bom ou quer mais? Se quiser, pode preparar a sola do sapato: está em construção uma área anexa, que vai dobrar o tamanho do complexo.

 

St. Paul

 

Vizinha de Minneapolis e capital do estado, a cidade gêmea St. Paul, tem uma vida cultural agitada e praças deliciosas, quem valem a visita! Entre os museus, o da ciência (Science Museum) e os das crianças (Children’s Museum) ganham destaque. Já o histórico Como Park encanta com suas áreas externas, que inclui um pequeno zoológico e um conservatório.

 

No centro da cidade, fica o Rice Park, famoso por suas esculturas da Turma do Charlie Brown. O beagle mais amado do mundo é de Minnesota! O cartunista criador do desenho, Charles Schutz, nasceu em Minneapolis e encantou o estado e o mundo, com seus personagens. Snoopy dá as boas vindas até no aeroporto das Twin Cities.

 

Projetado pelo arquiteto Cass Gilbert, o Capitol também fica em St. Paul e é o coração político de Minnesota. Se programe para conhecê-lo por dentro, é lindo! Na região, outra visita imperdível é à Cathedral de St. Paul. A arquitetura é imponente, o estacionamento é gratuito e a sensação de paz interior é incrível! Seguindo pela Selby Avenue, contemple a vizinhança em um dos trechos mais bonitos da cidade. Com casarões no estilo vitoriano, é quase um pedacinho da Europa dentro dos Estados Unidos. E, para relaxar, no fim do dia, jante no Wild Onion. Além de boa comida e bebida, o restaurante tem área externa, transmissão de jogos e até uma pista de dança, badaladíssima nos finais de semana.

 

Nascente do Rio Mississippi!

 

O segundo maior rio dos Estados Unidos surge no Parque Estadual de Itasca e percorre por mais de mil quilômetros em Minnesota antes de descer até o sul do Golfo do México. Segundo a lenda dos índios americanos, quem faz a trilha de pedras que cruza a fonte do Mississippi, terá uma vida longa, afortunada e feliz. O que não custa tentar, né? Outra programação imperdível é o cruzeiro ou a prática de canoagem. A Above the Falls Sports (em Minneapolis) oferece passeios de 2,5 horas, meio dia ou dia inteiro.

 

Lago Superior

 

O maior lago de água doce do mundo e um dos lugares mais incríveis de Minnesota. Alugue um carro na capital, St. Paul, e dirija pelas lindas estradas, rumo ao Canadá. Tendo como base a linda cidade de Duluth (terra de Bob Dylan), passe de dois a três dias, na região. De Duluth até a fronteira do Canadá, são magníficos 240 km, margeando o lago. A Highway 61 ficou conhecida como All-American Road, ou seja, a “estrada tipicamente americana”, por ser um destino por si só. E, claro, não deixe de parar no farol Split Rock Lighthouse e conferir uma das paisagens mais incríveis da viagem.

 

Mais fotos e dicas em: http://sresralao.com/2014/12/17/minnesota-a-fantastica-terra-do-snoopy-dos-lagos-e-do-gelo/

 

598dc134a06d7_montagemmn.jpg.fb31030290d602b8fd568d522fc5d81a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...