Ir para conteúdo

Mochilão América do Sul - Bolívia, Chile e Peru - 23 dias - 3.500 reais e ainda traga presentes!


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

Primeiro agradeço pelo interresse ao relato, várias pessoas já leram e curtiram, espero que vocês gostem.

 

Mas antes queria falar o link do Canal que eu tenho no YouTube, talvez alguns não tenham tempo para ler todo o relato, é extenso mas sei que tem tudo o que você precisa, realmente eu descrevi cada segundo vivido.

 

Link do Canal: https://www.youtube.com/channel/UCCDz8V_icqC3Rxk6BAwRMFQ

Se curtir deixa um like nos vídeos, se quiser, segue o canal, assim fica por dentro das novidades.

Se precisarem, podem me acionar, quero ajudar, assim como muita gente me ajudou.

 

Boa Trip e Partiu relato >>

 

E o mochilão iniciou na vontade de viajar o mundo, pesquisei diversos lugares, montei diversos roteiros, nacionais e internacionais, mas sempre esteve em minha mente fazer o Mochilão Clássico, Bolívia, Chile e Peru. ::otemo::

 

Com a cara no mundo, partimos de São Paulo em 25/03/2016, chegando em Santa Cruz, já compramos passagem de avião para Sucre (aconselho comprar na internet, antes), paguei 249 reais, 373,50 bolivianos.

 

 

Sucre

IMG_20160325_170121442.jpg.6f760341fb8b732e71ce2e158475b7f9.jpg

 

Em Sucre pagamos 30 bs de táxi para 2, para chegar a rodoviária, onde compraríamos a passagem para Uyuni, saindo as 20h30, chegando as 5h da manhã em Uyuni, mas tínhamos câmbio insuficiente para a compra das passagens, pegamos um táxi ao centro da cidade 15bs, pra nossa sorte, esqueci que era feriado e o câmbio estava igual ao do aeroporto 1 real = 1,50 bs (cotação Horrível), resolvemos ficar em Sucre aquela noite, um hostel (alojamento) qualquer por 35bs por cabeça, sem café da manhã (desayano), quarto privado (matrimonial), isso nos custou +5bs de táxi.

 

No dia seguinte, achamos câmbio por 1,68, já melhorou, foi o melhor que achamos.

 

OBS: Um carinha ofereceu 1,30bs no real, q=eu questionei novamente, achei que tinha entendido errado ou era zuera, olhamos pra cara dele com a cara de "tá achando que sou trouxa?".

 

Sucre fizemos tudo a pé, conhecemos o mercadão municipal, a Plaza das Armas, o Centro, dá pra fazer tudo a pé.

 

Só um detalhe, eu sou meio enjoada pra comer esses negócios na rua, mas ainda como, mas cara, chega na Bolívia pra tú vê se vai encarar hahahahaha. ::sos::

Na noite anterior fomos ao mercado e eu comprei sardinha e milho enlatado, essa foi minha janta.

 

Voltando ao Hostel, já estava quase na hora do check-out - 12h, já partimos pra rodoviária, compramos passagens para Uyuni, semi cama que é mais barato 70bs.

 

Ficamos pela rodoviária perambulando, jogando stop e blá, comemos frango, arroz e batatas (apollo, arroz y papas) em frente a rodoviária por 15bs.

 

Enfim, chegou o horário do ônibus 20h30, um loucura a rodoviária, mochileiros vai e vem, muito sujo e a comida exposta.

 

Ps: ninguém te fala que você ainda tem que comprar um ticket da taxa rodoviária, mas sempre tenha aquelas moedinhas, pois T.O.D.A.S as rodoviárias que eu passei no mochilão, tinhaaaam a maldita taxa, em valores diferentes, e o Banheiro Marcee ? poooo, o banheiro vai ter que pagar também, se estiver com diarreia e quiser mais papel higiênico, vai ter que pagar o mesmo valor da entrada do banheiro por um tanto limitado de papel, entãao Por favor, tenha o seu papel higiênico (Confort), em todos os lugares que você for.

 

Partiu Uyuni, chegamos as 4h30, antes do previsto, ansiedade a mil para chegar o deserto, tínhamos em mente em ir na Esmeralda Tour, geral indica e eu já havia negociado por e-mail, em 800bs. Saindo do bus tem maior galera fazendo propaganda de Cafeteira, com tomada, wifi e ar quente, partimos pro café mais próximos (não tinha wifi e a tomada não funcionava).

 

BRASILEEEIROS: Até ai já estamos em 5 pessoas, sai de Sampa com a minha morena (Stéfani), encontramos 6 pessoas de Recife no Viru Viru, que também estavam no mesmo ônibus pro Uyuni e que também encontramos eles todos os dias do tour até San Pietro do Atacama.

Mas digo 5, porque eles foram com a Esmeralda Tour, então ficamos juntos de 3 pessoas de Campinas, Júlio, Fernanda e Fernando, conhecemos quando fomos comprar a passagem na sexta feira e não deu certo, achamos a agência do Betto Tour que já estava aberto as 7h da manhã, fez a propaganda dele e fechamos, pois conseguimos por 700bs, já com a transferência pro Chile e o trajeto do tour era perfeito, o nosso guia foi Reinaldo, super indicamos.

 

Não posso esquecer de falar que quando descemos do ônibus no Uyuni, estava -3 graus, um frio do cãaaaaaaaaao, congelando, sem luva e a moça do café falando, tá chegando, tá chegando, mentiraa hahahahaha.

 

Partimos as 10h do Betto Tour, um Francês entrou na nossa gangue pra fechar 6 pessoas no 4x4.

 

Em 10 min já chegamos ao Cemitério dos Trens.

 

 

IMG_20160327_103923493.jpg.349d2a28f436586c893d444215b8ce0a.jpg

 

Tem o Tempo de passear, uns 30 min, voltamos por carro e partiu Uyuni, acho que 1h de Viagem, por ali ficamos o dia inteiro, almoçamos em um espaço com mesas e tall, geral das agências se encontram, perto do ponto onde fica as bandeiras, o Dakar, fomos andando no deserto de carro, longas horas, chegando nos pontos mais altos, mais brancos, mais craquelados, mais desenhados, óooo lugar lindo, óo saudade *-*

 

Uyuni

 

Descrição do Deserto de Sal e valores.

 

IMG_20160327_122137943.jpg.d7c5d7490eee8510b70cef3581707cc7.jpg

IMG_20160327_145113869.jpg.48b0474edae9f2c6d72f2323f59820bf.jpg

IMG_20160327_141847767.jpg.ff0d48c1c59e765161e4a091f4682e9a.jpg

 

Leve comida viu, barrinhas, bolachas, enlatados, manteiga de cacau ou protetor labial, solar, roupa corta vento, sapato hahaha, depois eu dou as dicas vaai.

 

IMG_20160327_123947112_TOP.jpg.77fe3b5c5b4d1a7e0d61fa838b4a8c61.jpg

IMG_20160327_124318666.jpg.ef2141d87b9971baa5f8516f4dd47125.jpg

 

Passamos pelo parque Nacional não sei do que, que tem cactos, tem que pagar 30bs pra entrar, ficamos do lado de fora, mas dá pra ver tudo do mesmo jeito, só não vai ver do alto, após essa reserva, saimos do Uyuni e entramos na Cordilheira dos Andes, partiu hostel.

 

1º dia de Tour Dormimos do Hotel de Sal, quarto de duas, três pessoas, nada maior que isso - Quem quiser banho quente tem que pagar 10bs, após o banho, chegou a sopa, janta - prato principal e partiu cama.

 

IMG_20160327_154620459.jpg.62235f677297fee3b6e7cb2445066759.jpg

Cactos no Uyuni

 

2º dia fomos pela Laguna Colorada, pagamos 150bs para entrar na Reserva Nacional de Fauna Andina, o ar já começava a ficar pesado, a água já não dava conta, uma corrida para chegar mais rápido ao carro já era motivo para descansar, nariz seco, mas muita paisagem linda. Paramos para almoçar em mais lagunas, encontro de todos que conhecemos no caminho, cerveja quente, tem wifi, mas tem que pagar, banheiro ? tem que pagar.

Chegamos ao hostel, quarto para os 6 do tour, havia banho mas como já tinha acabado a gasolina e estava muuuito frio, passamos o banho kk, zuera, fizemos o banho a francesa, com lenços umidecidos, teve um chá, depois de alguns minutos chegou a sopa, janta - prato principal, nesse dia havia vinho, eu tinha comprado Amarula em Sucre, mas acabamos não bebendo nesse dia de frio, fomos dormir pois acordaríamos as 4h30min,

 

IMG_20160327_154558460.jpg.c39e30bbe828b0a7bb3a34afa0ef883d.jpg

 

 

3º dia já era hora de dizer xau ao tour, com isso acordamos as 4:30, partimos para os Geyses (gases do vulcão), no caminho vimos o nascer do sol, passamos pelo ponto mais alto do tour, pegamos -6 e estava um puta sol, com direito a águas calientes, mas eu estava morta e não aguentava descer do carro que me faltava o ar, fiquei no carro, cheio de pó, levantar o braço já poluía o ar (áa velha), os meninos entraram na água, passamos pelo deserto Dali e outros, já pegamos a estrada poluída para laguna verde e branca, que não estava verde e branca hahaha, fomos para a fronteira pagamos 20bs para pegar o visto de saída da Bolívia, esperamos uma van que ia nos levar para San Pietro do Atacama, a van já estava incluso nos 700bs, 10h já estávamos no Chile, sendo que no Chile é uma hora a mais do que na Bolívia.

 

Laguna Colorada

 

IMG_20160329_061446466.jpg.85566770ad40ce8b5cc2cf7c6cb097fe.jpg

 

Cordilheira dos Andes em 360º

 

Fomos atrás de câmbio, pra real estava 168 pesos, já trocamos ali mesmo, como eu não queria ficar no Chile e já queria adiantar os dias, para sobrar tempo de ir em Ica - Huacachina, fomos para a Rodoviária com o pensamento de chegar em Arica, mas já estava saindo ônibus para Antofagasta o motorista falou que era melhor ir pra lá, que era mais perto de Arica e tall, fomos banheiro, compramos comida e partiu, fomos eu e a Stéfani, o restante ficou em San Pietro, o bus custava 9.000 pesos chilenos, parou em Calama, chegamos em Antofagasta as 18h, compramos o bus para Arica, saia as 22h e chegamos em Arica as 6h da manhã.

 

OBS: Ninguém reparou que estamos sem banho desde o 1º dia de deserto ? kkk #Aconteceu!

OBS2: Era melhor ter esperado o ônibus em San Pietro direto para Arica que saia as 20h30.

 

Por que ?

Demos o maior role e a Stéfani foi furtada no ônibus, estavamos dormindo e a mochila estava embaixo das pernas dela, abriram e levaram a câmera, carteira com documentos (ps: o passaporte estava na doleira), fomos atrás da agência quando chegamos em Arica, mas eles simplesmente falaram que não podiam fazer nada, fomos na base móvel da PDI (policia chilena) fazer o B.O, era na mesma calçada, fizemos o B.O. pegamos um táxi para o Centro por 1000 pesos, fomos ao MC Donalds que era o único lugar com Wifi grátis e tomada, dentro do MC a atendente veio nos pedir para tomar cuidado, pois estavam acontecendo muitos furtos na cidade, fomos fazer câmbio para pegar o bus pra Tacna e já cambiamos para pesos peruanos também, outra senhora nos informou dos furtos frequentes na cidade.

 

Voltamos a rodoviária, compramos passagem para Arica, já que o ônibus que sai direto para Arequipa, só saia as 9h da manhã. Pagamos 2000 pesos chilenos pela passagem + 350 pela taxa, coisa de 1:30 já atravessamos a fronteira do Chile e do Peru.

 

Chegando em Tacna, já tínhamos o câmbio, então já compramos passagem para Arequipa que saia as 14h30, só comemos e fomos para o bus, chegamos em Arequipa 21h, pegamos um táxi até o hostel, não achamos o Wild Rover, fomos para o Mochileros e ficamos por 3 dias. Porem no Chile são 2h a menos do que no Peru, por isso chegamos as 21h, mas são 9:30 min de viagem.

 

O hostel custava 25 soles com café da manhã, quarto com 8 camas, mas só tinha 2 alemães e 2 chilenos)

Lavamos roupa no hostel, custava 5 soles o kilo.

 

Passeamos pela cidade, compramos, comemos, na plaza das Armas tem wifi livre, compramos miojo no mercado, fizemos todas as noites, tem MC Donalds na Cidade, KFC, Burger King, Pizza Hut. Olha assim como o MC nos salvou no Chile, esses restaurantes nos salvou em Arequipa, pois não estávamos nos alimentando direito.

 

Pegamos um dia INTEIRO para ir ao banco e tentar sacar grana, mas o meu cartão não era internacional, a Stéfani tinha sido furtada, não conseguimos nada, a esperança era um amigo que estava vindo para Arequipa chegar e transferir a grana pra ele tentar sacar.

 

Decisão difícil de ser tomada, excluímos Ica do nosso roteiro, tínhamos grana na mão ainda, mas Ica era longe e iria gastar mais, a grana ia acabar em tão breve.

 

Achamos uma agência, compramos a passagem para Cusco por 70 soles, para 20h30.

 

Fizemos um tour na cidade com aqueles bus de turismo por 25 soles, começaram oferecendo por 50, olha a pechincha kk.

 

E o banho ? hahahaha, estamos sem banho até hoje, zuera kkk tomamos banho no primeiro dia do hostel, claro.

 

Lembra dos Chilenos e da Amarula ? tomamos um pouco, durante a noite no hostel, trocamos contato e conversamos muito.

 

Logo os alemães partiram e os chilenos também, no dia seguinte partiríamos para Cusco.

 

No dia 02/04 encontramos o Guilherme no MC e 6 meninas, a nossa salvação.

 

Abrindo uma história paralela, se não quiser ler esse item, pula ai, mas é importante hein:

No trecho de San Pietro do Atacama, dois meninos que estavam com ele foram furtados, deixaram a bolsa no banco e foram no banheiro, quando voltaram, alguém que desceu ou não em Calama levou a bolsa, mas o pior é que TODOS os documentos dele estava na bolsa, os 2 meninos tiveram que ir a Santiago, no consulado Brasileiro, 32h de ônibus, para tirar outro passaporte, pagaram 700 reais, SIM, 700 reais para tirar um passaporte fora do país, então cuidado.

 

Saindo do MC as 18h, fomos pegar as mochilas e partir para a rodoviária, comprei o bilhete de taxa, empresa Oltursa, o melhor ônibus da minha vidaaaa', deu janta, uma mini coberta, café ruim kk, manoo, vou te contar.

 

Eu peguei um café após a janta e não gostei, deixei apoiado no porta copos, o moço passou para recolher o lixo e tinha uma gringa na minha frente, ela entregou o lixo e abaixou a poltrona dela, onde estava o café mesmo ? apoiado e como eu não tomei, TINHAAAA café no copo, e veio tudo em cima de mim #banhodecafé ::putz::::lol4::::ahhhh::::mmm:::prestessao::::bad:::o

 

Galera, só uma pausa para Machu Picchu, pois há muitas pessoas interessadas somente sobre esse tema, então fiz um post separado

 

Relato sobre Machu Picchu

post1182384.html#p1182384

 

Cordilheira dos Andes

 

Cactos no Uyuni

 

Cemitério de Trens

 

Chacaltaya

 

Machu Picchu

 

Continua (...)

Férias 2016 - Bolívia Chile e Peru - Concluido.xlsx

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marcee, to na fase do meu planejamento onde to focado nos valores, parte chata né rsrs

Como vc é a pessoa que "conheço" que esteve nos mesmos lugares que estarei, e ta com tudo atualizado me ajudaria com alguns valores?

Passagens:

Sucre X Uyuni

Arequipa x Cusco

Cusco x Copacabana

Copacabana x La Paz

La Paz x Santa cruz

 

Olha, já agradeço a ajuda, sei que isso dá um trabalhão pra responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...