Ir para conteúdo

Mochilão Europa 15 dias - Amsterdã, Praga, Munique, etc.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal.

 

Minha esposa e eu estamos querendo fazer um mochilão de +/-15 dias pela Europa em abril/2018 e as cidades que ela quer muito conhecer são: Amsterdã, Praga, Zagrebe. Eu quero conhecer Munique e gostaria de ir em Istambull, mas acho um pouco fora de mão.

 

Diante disso, pensei no seguinte roteiro:

- Amsterdã - 3 dias

- Berlim - 3 dias (ou outra cidade)

- Praga 3 - dias

- Munique - 3 dias

- Viena - 2 dias (ou outra cidade)

- Zagrebe - 2 dias

 

O problema é que não sei se consigo vôo barato de Zagrebe para o Brasil. Acho que devem ter cidades com opções mais em conta para vôo de volta para o Brasil.

Poderiam me ajudar nisto? Alguém sugere um roteiro melhor? Berlim e Viena não são cidades indispensáveis no roteiro, podemos ir para outras cidades mais legais, caso alguém sugira.

Com relação ao deslocamento por estas cidades, o ideal seria de trem?

 

Obrigado, desde já.

Link para o comentário
  • Membros

Olá,

 

Tem um problema nos seu roteiro! Você compraram uma máquina de teletransporte, onde você aperta um botão e num estalar de dedos se materializa na outra cidade?

 

Brincadeiras a parte, tem cidade demais para tempo de de menos.

 

Leve em conta que a maioria dos voos só chega depois do almoço na Europa, ai até você se livrar da imigração, ir até o centro, achar o seu hotel, fazer check-in e se acomodar no quarto, geralmente já é final da tarde ou começo da noite, e o dia foi perdido. Ou seja, o dia de chegada geralmente é um dia perdido, onde você não consegue fazer praticamente nada.

 

O dia da volta também pode ser um dia problemático, pois dependendo do horário do seu voo de volta, pode ser outro dia meio perdido, pois 4 horas antes do horário previsto do voo, você já tem que começar a se mexer para ir até o aeroporto.

 

E não para por ai, toda vez que você troca de cidade, você perde metade de um dia contando desde o momento em que começa a fazer as malas na cidade A, até o momento em que finalmente larga as malas no quarto do hotel da cidade B.

 

Ou seja, descontando o dia de chagada que é um dia perdido na maioria dos casos,, o dia da volta, que pode ser um dia meio perdido, e o tempo gasto nos deslocamentos entre as cidades, pode ficar tudo corrido e apertado demais, onde você só irão gastar um monte de dinheiro, mas não aproveitar direito nenhum local.

 

Gosto é gosto e não se discute, mas falando sério, o que a sua esposa viu de interessante em Zagreb? Na minha opinião, é uma cidade bem mais ou menos, sem nada que a diferencie em relação a outras cidades europeias, na verdade, é quase que uma cópia em menor escala de Viena.

 

O interessante na Croácia são as cidades do Litoral, como por exemplo Dubrovnik, Hvar, Split, etc, estas sim são espetaculares e merecem com certeza uma visita. Mas não vai dar tempo de ir até lá neste tempo disponível.

 

E sim, passagens saindo de Zagreb para Brasil vão ser bem mais caras do que saindo de Viena ou Munich.

 

Até dá para visitar o básico do básico de Berlin em somente 3 dias, mas pessoalmente eu recomendaria 4 dias para Berlin, lembrando que você vai perder praticamente metade de um dia indo até Praga.

 

3 dias para Amsterdam e Praga, na minha opinião estaria OK, são cidades um pouco menores e mais compactas. Mas 2 dias em Viena, pessoalmente eu acho que pode ficar bem corrido, eu recomendaria também colocar 3 dias.

 

Para a cidade de Munich em si, você precisa de 2 ou 3 dias, mas ir a Munich e não ir a Füssen/Neuschwanstein é quase um pecado. A visita a Neuschwanstein consome um dia inteiro.

 

Munich também é um excelente local para outros bate-voltas, como por exemplo para Salzburg, Nürnberg, Garmisch-Partenkirchen, Dachau, etc. Todos eles ficam bem conta de fazer utilizando o Bayern Ticket.

 

Pessoalmente, a menos que tenha um motivo muito forte para ir até lá, eu sugeriria tirar Zagreb da história, pois é o local mais fora de mão e o menos interessante na minha opinião.

 

Eu também pensaria na possibilidade de escolher entre Berlin e Viena, ficando só com uma delas, e aumentando o tempo em Munich, para que você possa fazer mais bate-voltas a partir de lá.

 

Quanto aos deslocamentos:

 

Praga x Munich você faz de ônibus e o restante dá para fazer de trem. Mas se você resolver cortar Berlin, seria melhor ir direto de Amsterdam para Praga de avião, e depois seguir de trem/ônibus.

Link para o comentário
  • Membros

Primeiramente, muito obrigado pela resposta Adriano.

 

A nossa ideia é fazer os traslados entre as cidades de madrugada, como forma de otimizar o tempo e reduzir os custos com hospedagens. Por isso, pensamos neste roteiro. Mas como nunca fomos, não sabemos se é possível fazer desta forma.

 

Zagreb é um desejo da minha esposa por ser na Croácia. Mas já que têm outras cidades melhores para visitar por lá, talvez seja melhor incluir a Croácia em um outro roteiro com Grécia e Turquia, futuramente.

 

Recomendaria passar uma noite em Heidelberg, saindo de Munique? E além disso, recomendaria passar uma noite na Brastilava saindo de Viena?

 

Gostei das suas dicas e acho que 4 dias em Berlin seria interessante.

 

Ou seja, 3 em Amsterdã, 4 em Berlin, 3 em Praga, 3 em Munich e 3 em Viena. Se der para fazer um bate e volta na Brastilava, ok, se não der, ok também!

 

O fato de você sugerir Praga X Munich de ônibus é pelo preço ser mais em conta do que trem ou pela beleza do trajeto?

Link para o comentário
  • Membros

Vocês estão acostumados a viajar a noite toda?

 

De inicio até pode parecer interessante viajar a noite toda, mas você parou para pensar que os ônibus são desconfortáveis, que as viagens duram só umas 5 ou 6 horas, perde-se praticamente metade de um dia, mas é muito pouco tempo para você conseguir dormir, quando você finalmente conseguir pegar no sono, vai estar chegando ao destino?

 

E que per não ter dormido quase nada, você pode chegar morto de cansaço, com sono, dolorido, com dor de cabeça e mau humor ao destino, e que isto pode fazer com que o seu primeiro dia na cidade seja horrível?

 

E que em Abril ainda pode ser bem frio na Europa, e você vão ter que ficar esperando ônibus de meia-noite no frio, ou ficar matando tempo das 5 da manhã até as 10:00 no frio, pois as atrações turísticas só abrem lá pelas 10:00?

 

Até dá para para fazer isto de vez em quando, mas tendo uma noite sem dormir a cada 2 ou 3 dias, será que depois de 10 dias vocês não estarão mortos de cansaço e não vão mais conseguir aproveitar direito nenhuma das cidades do final da viagem?

 

Já peguei muito ônibus noturno na minha vida, e pessoalmente eu acho horrível, e só encarro quando realmente é necessário ou não tem outra opção viável.

 

Mas em fim, coloque os prós e contras na balança e veja se viajar a noite vale a pena. Se vocês acharem que sim, sem problemas, afinal cada um escolhe o que achar melhor.

Link para o comentário
  • Membros

Eu sugeri fazer Praga x Munich de ônibus, pois o trem entre Praga e Munich é um trem "parador" que para em todas as cidades pelo caminho e por causa disto é bem mais demorado do que o ônibus que é direto.

 

Mas nos outros trechos, o trem é mais direto, não para em cada cidade pelo caminho e por causa disto vai ser mais rápido do que o ônibus. E se comprar as passagens de trem antecipadamente, geralmente custa praticamente o mesmo do que o ônibus.

 

Quanto ao seu roteiro:

 

Heidelberg fica meio fora de mão de todo o restante que você tem no seu roteiro, será que não seria complicação demais ir até lá só para ficar uma noite?

 

Se você tivesse tempo sobrando, até daria para pensar em passar uma noite em Bratislava, mas como o tempo de você já não é muito folgado, eu recomendaria deixar Bratislava como bate-volta a partir de Viena mesmo.

 

Ai você decide lá em Viena se faz o bate-volta, se não gostar da cidade e achar que em 2 dias vai ver tudo, você faz o bate-volta a Bratislava, mas se gostar de Viena e achar que 2 dias não são suficientes, fique em Viena mesmo.

 

Afinal de contas, é melhor aproveitar bem um local que você gostou do que passar correndo por um monte de locais, só para dizer que esteve lá, mas não conseguir aproveitar nenhum deles.

 

Pessoalmente eu gosto mais de Munich em relação a Berlin, e das ótimas opções de bate-volta que Munich oferece também em relação a Berlin.Então se eu precisasse sacrificar uma delas, deixando uma delas só com 3 dias, eu sacrificaria Berlin.

 

Mas isto é questão de gosto e preferência pessoal de cada pessoa, dê uma pesquisada a respeito das atrações e passeios de Berlin e Munich, e priorize aquela que vocês acharem mais interessante.

Link para o comentário
  • Membros

Croácia é muito mais que Zagreb, o litoral Croata e as ilhas são algumas das mais bonitas do mundo...

 

Já que a sua esposa tem origem Croata, programe uma viagem no futuro para conhecer bem o país, alocando uns 7 ou 8 dias só para a Croácia, para poder visitar Dubrovnik, Hvar, Plitvice, Split alem de Zagreb, com certeza vocês não irão se arrepender.

 

Mas só lhe avisando antecipadamente, encaixar Croácia e Grécia no mesmo roteiro costuma dar dor de cabeça, pois apesar de serem praticamente vizinhas, não há meios de transporte eficientes e baratos entre os dois países.

Link para o comentário
  • Membros

Realmente esta questão do cansaço pode pesar bastante. Compensa mais fazer um roteiro mais equilibrado e proveitoso. Nestas viagens queremos visitar o maior número de cidades possível, mas esquecemos de aproveitar de verdade cada cidade que visitamos.

 

Esta dica do transporte de Praga X Munich foi interessante para abrir nossa campo de visão. Pensava sempre que ir de trem era a melhor opção, mas nem sempre né!? Este caso é um exemplo.

 

Com relação a Croácia, consegui convencer ela a ir para lá futuramente em uma rota integrada com a Itália. Já com relação a Berlin, pode ser o ponto de partida de uma rota para o norte da Europa, incluindo Dinamarca e Noruega.

 

Assim, nesta viagem acho que vamos dedicar mais tempo a menos cidades: 3 dias em Amsterdam, 4 em Munich, 3 em Praga e 3 em Viena. Fazendo a rota desta forma, Heidelberg pode ser um stop no caminho entre Amsterdam X Munich.

 

Brasil > Amsterdam > Heidelberg (stop) > Munich > Viena > Praga > Brasil

 

Muito obrigado mais vez Adriano.

Link para o comentário
  • Membros

São 5 horas de Amsterdam até Heidelberg, com uma conexão em Mannheim, ou seja, você sai com o primeiro trem as 08:00 da manhã de Amsterdam e chega as 13:00 em Heidelberg.

 

E de Heidelberg até Munich são outras 3 horas de trem, o último trem sai as 19:00 e chega em Munich as 22:00.

 

Colônia vai demorar exatamente o mesmo, 3 horas de Amsterdam até Colônia e depois mais 5 horas de Colônia até Munich, a única diferença é que são trens diretos, não precisa trocar de trem no meio do caminho.

 

Ou seja, até dá para fazer, mas é bem puxado para um pit-stop, afinal serão 8 horas de trem para nenos de 7 horas de tempo livre em Heidelberg ou Colônia.

 

Qual escolher entre as duas é questão de preferência pessoal, Colônia é uma cidade grande, uma metrópole com mais de 1 milhão de habitantes e famosa pela sua catedral e cerveja Kolsch, e cheia de bares e restaurantes animados, já Heidelberg tem mais cara cidade pequena, com o castelo na encosta da montanha e alguns bares e restaurantes na cidade histórica.

 

Como você tem a intenção de tirar Berlin eu pensaria em pernoitar em Heidelberg pelo menos 1 noite, tipo sair no final da tarde lá pelas 16:30 de Amsterdam, pernoitar em Heidelberg ou Colônia, passar o dia na cidade e no final do dia seguinte ir para Munich.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...