Ir para conteúdo

Mochilão Europa - Janeiro 2018 (INVERNO)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Estou organizando meu primeiro mochilão pela Europa. Tenho lido sobre as dificuldades de viajar durante o inverno Europeu e estou quase desistindo. O problema é que eu só posso ir em janeiro, então Europa ficaria para uma outra oportunidade que não sei quando será. Tem muitos relatos de viagens, mas não estou achando no inverno (talvez eu não esteja procurando direito).

Vocês poderiam me indicar relatos de viagens pela Europa no inverno.?

Minhas férias iniciam 15/01/2018 e emendam no Carnaval. O que siginifaca que posso viajar no dia 12/01 e retornar em 13/02.

Qualquer dica é bem vinda.

 

Obrigada,

Giselle

Link para o comentário
  • Membros

Não é que seja ruim viajar a Europa no inverno, só fica ruim se você escolher as cidades erradas para visitar durante o inverno.

 

Por exemplo, praias da Grécia ou Croácia, campos floridos da Toscana, ou pequenas cidades e vilas pitorescas da Estrada Romântica ou Vale do Reno na Alemanha são furada no inverno, pois vai estar frio demais para você ir a praia e muitos locais estarão fechados nas cidades pequenas.

 

Mas em cidades grandes como Paris, Londres, Roma, Florença, Veneza, Amsterdam, Lisboa, Madri, Barcelona, Berlin, Munich, Praga e Budapeste, você sempre vai achar bastante coisa para fazer mesmo no inverno. A diferença é que no verão, você ficaria mais tempo na rua, praças e parques, no inverno vai estar frio e você vai passar a maior parte do tempo em algum local abrigado do clima, como por exemplo visitando museus, galerias de arte, igrejas, castelos e palácios, etc..

 

Como os dias são mais curtos, e eventualmente pode haver um ou 2 dias seguidos de chuva, você precisa alocar um pouco mais de tempo para cada cidade, para que 1 dia de chuva não estrague metade da viagem.

 

Mas se você viajar ciente destes fatos, e já se preparar adequadamente para o frio, programar passeios e cidades adequadas para o inverno, uma viagem a Europa no inverno também é excelente.

 

Relato Paris, Lodres e Amsterdam em dezembro: londres-amsterdam-paris-dezembro-t79218.html

  • Gostei! 3
Link para o comentário
  • Membros

Entendi. Vi em alguns blogs/sites que o ideal é visitar os países mais ao norte da Europa, e que ir a Praga e Moscou seria só para pagamento de penitência, pois a temperatura chega a muitos menos graus... São duas cidades que eu quero muito conhecer. O que você acha?

Tem algum país/cidade da Europa que vc tenha ido no inverno e não recomenda ir nessa época?

Vou ler o relato que você me indicou. Muito obrigada!

Link para o comentário
  • Membros

Definitivamente Moscou estaria fora de cogitação no inverno, eu fui em começo de Abril e já achei frio demais para aproveitar direito a cidade, e isto que eu sou acostumado com o frio.

 

Já estive em Londres, Paris, Amsterdam, Berlin, Praga, Viena, Munich, Roma, Lisboa e Barcelona no inverno, durante os meses de dezembro e janeiro.

 

Londres, Paris, Roma, Lisboa e Barcelona é frio, mas com um bom casaco, dá para visitar muita coisa legal mesmo no inverno, pois não chega a nevar e a temperatura dificilmente fica abaixo de 0ºC, não costuma ter aquelas temperaturas absurdas de -5ºC ou -10ºC e neve que sempre atrapalham.

 

Já Amsterdam, Berlin, Praga, Munich e Viena é questão de sorte, se tiver sorte, vai pegar temperaturas entre 0ºC de manhã cedo e 15ºC logo após o almoço, é frio mas com um bom casaco dá para aproveitar relativamente bem. Mas você também pode ter azar e pegar -10ºC e 50 cm de neve nas ruas, e ai não tem muito o que fazer...

 

Eu tive sorte em Praga, Munich e Viena, quando fui não estava muito frio, não chegou a ter temperaturas abaixo de zero e nem neve. Mas em Amsterdam eu tive azar, peguei um dia inteiro de nevasca e chuva, foi um dia horrível, quase morri molhado e congelado, no outro dia o tempo abriu efez um lindo dia de sol e ceu azul, mas a temperatura chegou a -10ºC, o que também não foi muito bom.

 

Por isto que é bom deixar um pouco mais de tempo em cada cidade como eu falei antes.

 

Eu tinha 3 dias alocados para Amsterdam, no primeiro dia não consegui fazer quase nada devido a chuva e neve, no segundo dia foi um pouco melhor, não estava chovendo, mas estava muito frio, somente no terceiro é que realmente consegui fazer e visitar tudo o que eu queria visitar na rua e ao ar livre.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Pessoal,

 

Podem me ajudar de novo?

Pensei na seguinte sequencia de cidades. Poderiam me dizer o que acham? Da ordem, distribuição de dias para cada cidade. Se a passagem saindo do Rio estiver mais barata para Paris, pensei em ineverter a ordem. Isso é uma questão que está me deixando com muita dúvida, pois os dois aeroportos são caros e não consigo ver uma outra sequencia interessante na qual eu chegue e saia de aeroportos mais em conta.

Minhas férias começam no dia 15/01/18, se eu considerar a sexta como data de possível saída e volta 11 ou 12/02 (meio do carnaval) posso ter até 33 dias para a viagem.

Outra dúvida é o melhor deslocamento entre essas cidades.

 

Paris - 5

Londres – 5

Amsterdam - 4

Bruxelas - 2

Bruges - 1

Berlim - 3

Munique - 3

Praga - 5

 

Obrigada,

Giselle

Link para o comentário
  • Membros

Se possível, evite deixar Paris no começo ou final do seu roteiro, complica um pouco deslocamentos que são bem mais simples de serem feitos se Paris não for o começo ou final do seu roteiro.

 

Uma sequencia ideal seria:

 

Chegada por Londres

Londres > Paris de trem (http://www.eurostar.com)

Paris > Bruxelas de trem (http://www.thalys.com)

Bruxelas > Brugge > Bruxelas bate volta de trem comprando as passagens lá na hora.

Bruxelas > Amsterdam de trem (http://www.thalys.com)

Amsterdam > Berlin de trem (http://www.bahn.com)

Berlin > Praga de trem (http://www.bahn.com ou https://old.cd.cz/eshop/)

Praga > Munich de ônibus (http://www.flixbus.com ou http://www.bahn.com, não vá de trem neste trecho, demora mais pois o trem é parador e os ônibus diretos)

Munich > Brasil

 

Desta forma você não precisaria pegar nenhum voo lá na Europa, voos sempre são bem mais burocráticos e problemáticos no inverno europeu, sujeitos a constantes atrasos e cancelamentos devido ao mau tempo. Os aeroportos também ficam distantes do centro, tem um monte de restrição, tem que pagar a parte para despachar bagagem pois você vai estar viajando no inverno com mais roupa pesada, etc..

 

Quanto a distribuição de dias, na minha opinião tem tempo demais em Praga e muito pouco em Berlin e Munich. Eu pensaria seriamente em tirar 2 dias de Praga e passar para Munich ou Berlin. Se não quiser tirar 2 dias de Praga, eu pensaria em tirar só 1 dia então e tirar o outro dia de Bruxelas ou Amsterdam, pessoalmente eu tiraria de Bruxelas.

 

A cidade de Munich em si precisa de uns 2 ou 3 dias para você visitar as principais coisas, mas há excelentes bate-voltas de 1 dia para você fazer a partir de Munich como por exemplo para Neuschwanstein, Salzburg, Nürnberg, Garmisch-Partenkirchen, etc. E pessoalmente eu acho que ir a Munich e não ir a Neuschwanstein é quase um pecado, rs...

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros

Adriano, muito obrigada.

 

A forma de tirar férias ainda está meio incerta aqui no trabalho (estão implementando o ponto eletrônico) e talvez eu tenha que tirar 20 dias certinho se eu quiser deixar um saldo pra depois. Nesse caso eu terei que cortar Bruxelas.

3 dias para Praga não é pouco?

Precisa de visto para algum desses países?

Como você sugeriu a maioria dos deslocamentos de trem, não seria interessante eu comprar o Europass?

 

Obrigada mais uma vez!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...