MOCHILÃO JAN/2016 - BOIPEBA/MORRO DE SÃO PAULO/BARRA GRANDE/ITACARÉ/ARRAIAL D'AJUDA + Fotos + Custo

Ola! Estou ha tempos querendo fazer um relato sobre esse mochilao que fiz em janeiro/2016 e criei coragem. Vou contar da forma mais detalhada sobre os Hostels, Transporte, Comida e Custo (por alto, pelo que me lembro). Já adianto que tem bastante historia e muitas fotos.

Viajei com uma amiga, a Luiza e nossa viagem durou 23 dias de muito suor, emoção, perrengues e gratidão.

Dia 08/01/2016 - Voo RJ X Salvador

- Nosso vôo era as 22h e chegamos em Salvador por volta das 00:30h. Optamos por passar a noite no aeroporto e sair bem cedo. Não sabiamos a forma de chegar em Boipeba, mas sabiamos que seria pelo Cais de Salvador, atrás do mercado central.

Dia 09/01/2016 - Salvador X Boipeba

- Fomos de onibus do aeroporto até lá e ja no caminho o onibus quebrou...Descemos e pegamos outro bem rápido que nos deixou no Elevador da sé, descemos e chegamos logo ao Cais.

Pra nossa tristeza, começou a chover. Muito! E o cais estava uma loucura. Muita gente querendo pegar os catamarãs e filas e filas pra comprar passagem. Descobrimos que apenas havia passagem para Morro de São Paulo e Mar Grande. Fomos indicadas a pegar o catamara para Mar Grande e de lá ir pra Valença e então, Boipeba. Quem dera fosse tão facil quanto indicado.

Pegamos o catamarã para Mar Grande e o valor foi de R$11, com duração de 1:30h até lá. Em Mar Grande era uma confusão de pessoas oferecendo vans e taxis fretados para Valença e Atacadouro. Depois de muito pechinchar, optamos por uma van fretada que foi R$40 por pessoa até Valença. Durou 2h de viagem e eis que para nossa surpresa, e canalhisse do motorista, ele parou em um lugar que quando fomos nos dar conta, era Atacadouro. Era do lado, mas não era o combinado. Ficamos muito nervosas e a essa altura, morrendo de fome, mas descobrimos que tinha um onibus em Atacadouro que ia direto pra Valença, mas era uma cidade tão pequena que ninguem sabia dar uma informação direito. Pra nossa sorte, o onibus chegou uns 15minutos depois e a confusão continuou! Nem o motorista sabia o valor da passagem, que era de R$2,50 até Valença. De lá, foi mais uma viagem de quase 1h. A chuva não dava tregua e a pegamos durante todo esse trajeto.

Em valença, por sorte, assim que chegamos no porto (que descobrimos que só fazia ValençaXMorro de SP) avistamos um Onibus com uma placa gigante escrito "Boipeba". Era R$25 e ele ia até torrinhas, e de torrinhas uma lancha até, finalmente, Boipeba. O ultimo horario do onibus era 14h e adivinha? Eram 14h. Sorte ou não, deixo pra vocês decidirem. O caminho foi de quase 2:30h.

Depois de horas de viagem e muito nervosismo, Boipeba.

Fizemos o Check-in quase as 16h. Cansadas e estressadas. Iamos ficar 3 dias e nos hospedamos no Abaquar Hostel.

O hostel era bem localizado e apesar do trajeto um pouco escuro a noite, não encontrei perigo. Quarto ok, area social ok e o melhor de tudo, o café da manhã, era servido porções individuais no momento que você chegava na mesa. Tudo muito saboroso e fresquinho. Optamos por conhecer o centro a noite, depois de estabelecidas e comer alguma coisa. Não foi dificil de encontrar o monte de barraquinhas que ficavam na praça, vendendo tapioca, pizza, hamburguer, drinks e tudo mais.

Dia 09-10-11/01/2016 - 1º e 2º dia em Boipeba.

Acordamos cedo ainda com o tempo nublado e uma chuvinha fina que durou a noite toda e a manhã toda ::mmm: Aproveitamos para descansar, conhecer o pessoal do quarto e dar uma volta no centro, esticando pra praia. Fomos orientadas a não ir muito além da caminhada pela orla porque a maré enche muito rapido e poderiamos ficar sem ter como voltar! A noite conhecemos um grupo no Hostel que havia comentado de uma festa que teria e decidimos ir todos juntos. O lugar se chamada uidistock e apesar de ser iradissimo, com tendas para descansar e conversar, almofadas no chão, slack line nas arvores, o caminho era tenebroso. Era uma boa caminhada pela orla da praia e em certo momento não exista iluminação, mas nada que uma lanterna no celular não ajudasse. Conheci pessoas ótimas lá, historias das mais diversas. Voltamos mais cedo pro Hostel pra dormir e acordar cedo na esperança de um tempo melhor.

Acordamos cedo e pra nossa Surpresa, o tempo estava lindo! Sol de doer. Fomos na caminhada cedo pela Orla, dispostas a ir até Bainema.

O trajeto das praias ficou: Boca da Barra, Prainha, Tassimirim, Cueira, Moreré e Bainema.

Não sei explicar a beleza que vi em cada uma delas.

O caminho durou pouco mais de 1h, andando tranquilamente, com parada pra fotos e alguns mergulhos. Voltamos para Moreré antes da maré encher, pois forma um Rio que depois, só passa a nado. Se tiver com aparelho eletronico, já era.

Dia 12/02/2016 - Boipeba X Morro de São Paulo.

A ida pra Morro foi fácil, até porque ja sabiamos que precisavamos fazer o caminho inverso e em Valença pegar uma lancha direto pra Morro.

Pegamos esse mesmo onibus de R$25 com lancha até torrinhas+onibus até Valença.

Já adianto, que esses onibus são bemmmm trash...não tem ar, cobrador passa durante o percurso, cheiro de mofo etc. Mas nada que você nao sobreviva.

Chegando em Valença, fomos ao banco sacar dinheiro, não foi um trajeto facil, visto que, estavamos com mochilões enormes e pesados. Mas fica perto do porto. É extremamente necessario sacar dinheiro em Valença ou antes da sua viagem a Morro de SP. Lá não existe caixas eletronicos, e os que tem (bradesco e banco do brasil) não funcionam. Em contra partida, todos os estabelecimentos aceitam cartões de todas as marcas. . Pegamos a Lancha de R$21 pois era a mais rápida.

Dia 12-13-14/01/2016 - 1º e 2º e 3º Dia em Morro de SP.

- Chegamos em Morro!!!!!! Ufa! Iamos ficar 5 dias. Chegando lá, é necessario pagar a taxa de 15 reais para entrada na Ilha e pedimos a ajuda de um dos varios homens com carrinho de mão que te ajudam a subir com os mochilões na ladeira inicial. Reservamos de antemão o Bamboo Hostel, e acabamos descobrindo que fica muito longe do centro e de tudo, então, muito solicitos os donos devolveram o dinheiro, mas resolvemos passar uma diária lá, que na verdade, passamos mesmo na festa a noite na Toca do Morcego. Lugar sensacional. Comece a se acostumar em ver muita gente latina. Argentinos, Chilenos, Bolivianos, Uruguaios, o litoral da Bahia é tomado por eles, e as musicas das festas voltadas pra eles uma parte tambem. E você passa a amar.

- 2º dia fomos em busca de um novo hostel, e encontramos o Rosa dos Ventos, com a diária a R$70. Recomendo muito, apesar das avaliaçoes no Booking e Tripadvisor. O café da manha era excelente, quartos limpos e ar condicionado potente. Deixamos nossas coisas lá, e fomos conhecer as praias. 1º, 2º e até a 3º praia.

598dd5a04352e_2016-01-1305_32_451.jpg.05ceba4ba958203e8cea9296765c1302.jpg

A noite, optamos ir para a festa que teria na Gamboa, com duas pessoas que estavam no nosso quarto no Rosa dos Ventos. As festas em morro de sao paulo são bem caras, por volta de R$60-80 reais e de bico seco. Mas são sensacionais, pelo menos as duas que fui foram lindas de se ver.

Dia 15-16/01/2016 - 4º e 5º dia em Morro de SP

No 4º dia ficamos toda a manha e tarde na 1º praia. O clima é maravilhoso, as 14h a praia esta lotada de jovens, alguns com caixas de sons tocando música alta e são todos muito simpaticos e adoram uma conversa. Os restaurantes da orla estavam todos com música ao vivo.

No 5º dia, fomos fazer uma pequena trilha de 5min em direção a Gamboa e resolvemos parar nessa praia antes, infelizmente não sei o nome, mas é uma coisa de louco. Agua morninha, sem ondas...

Demos uma volta no comércio do centro, que é cheiiiiio de lojinhas e restaurantes, de todos os tipos e gostos, muita opção mesmo. A noite, teve um luau gratuito na 1º praia e você vê praticamente toda a ilha por lá, e o amanhecer, mesmo com tempo nublado, foi lindo.

Dia 17-18-19/01/2016 - Morro de SP X Barra Grande e estadia por lá

Acordamos cedo dia 17 pro check-out em Morro e pra chegar cedo em Barra Grande.

Pegamos a lancha rapida de MorroXValença por R$25, porque era domingo e os preços aumentam. Em valença, fomos pra rodoviaria de lá, uma boa caminhada que optamos por fazer a pé. Foi algo em torno de 15-20min até lá. De lá, pegamos um onibus pra Camamu, que custou por volta de R$13 e demorou cerca de 1:30h e em Camamu, pegamos uma lancha, R$35, duração de 40min até Barra Grande.

Chegando fomos recepcionadas por um senhor, que sem querer nos ofereceu exatamente o Hostel que iamos ficar, o Ganga Zumba e acabou nos levando até lá. Pouco mais de 5min de caminhada.

O hostel era um charme em si, foi um dos melhores Hostels que fiquei nessa viagem. Pagamos R$55 na diária. Quarto impecável, cafe da manha saboroso, areas sociais enormes e os donos uns amores. Assim que chegamos fomos recepcionadas pela Dona que fez questão de sentar na mesa, abrir um mapa gigante e nos contar um pouco sobre a Ilha, e que passeios deveriamos fazer.

A cidade é toda de areia, bem pacata e bem "antiga" as casas e moveis na maioria de madeira. O tempo estava chuvoso durante nossos 2 dias por lá.

No 2º dia fizemos um passeio na Baía de Camamu e Ilha da Pedra Furada, custou R$40 e o responsavel foi até o Hostel nos buscar. Durou uma parte da manha e a tarde inteira e valeu cada centavo.

Dia 19-24/01/2016 - Itacaré

Em Barra Grande, bem perto do nosso Hostel, tem um posto de gasolina (com wifi gratis e aberto) onde passa as 15h um onibus pra Itacaré. O valor é R$13 e demora cerca de 1:30h.

Em Itacaré, ficamos no Hostel Che Lagarto, o melhor da viagem. o valor pra 5 diárias, reservadas com antecedencia pelo booking custou R%202. Ele fica na Rua da Pituba, ou seja, a rua em que tudo acontece em Itacaré. As melhores pessoas da viagem, conheci nesta viagem e neste hostel. É uma animação sem fim de todos os hospedes e dos funcionários.

Infelizmente, o tempo foi de chuvinha chata todos os dias por lá mas soubemos aproveitar bem nosso tempo.

Fizemos a Trilha da Prainha, que durou cerca de 40min e pode-se dizer que cansa, viu.

12558844_813976102064893_1980387821_n.jpg.55f747b5f7b8bc5a05e7c25cc6bd6038.jpg

Fomos ao Favela Bar, o Bar mais famoso de Itacaré e demos uma volta na praia da Concha, clima muito agradavel, muitos bares na orla e preço bem em conta. A dica tambem é alguns shows que acontecem no bar do Banana's Hostel.

Nossa estadia se baseou em praias em meio a chuva e a drinks e bares a noite. Foi uma animação sem tamanho.

Dia 24-30/01/2016 - Arraial D'ajuda.

Na manha do dia 24, bem cedo, fizemos o check-out em Itacaré, pois pegariamos o ônibus na rodoviária as 07h rumo a Arraial D'ajuda. O trajeto foi de 7 horas! SIM! e até que não foi tão ruim quanto pensei. O valor foi de R$65 e o ônibus tinha ar, aee! e dormi a grande parte. Mas o pouco que fiquei acordada foi uma paisagem de tirar o folego.

O hostel que ficamos em Arraial foi o Arraial D'ajuda Hostel, a diária foi R$55. Café da manhã farto, espaço social ótimo e tinha piscina também. Ficava do lado do centro.

Arraial D'ajuda foi um espetáculo e uma surpresa a parte. No roteiro original, iriamos pra Chapada Diamantina, mas adiamos por causa da chuva na região e decidimos seguir viagem mesmo assim.

A rua do mucugê é a rua mais charmosa que eu já vi. A noite fica cheia de luzes e pisca pisca nas arvores, é um clima muito romantico pra ir de lua de mel, com a familia, com os amigos, o que for. Tem varios e varios restaurantes e na praça muitas barraquinhas. A praia do Mucuge é repleta de bares pela orla, com musica ao vivo e das mais diversas opções.

A noite tambem é agitada. Basicamente o bar mais agitado, com banda e DJ é o Morocha, vale a conferida. Fui em 2 das noites que fiquei em Arraial e foram muito divertidas.

No 4º dia fizemos um passeio fechado no Hostel mesmo que iria pra Trancoso e Praia do Espelho, e foi R$60, a van te buscava e deixava na porta.

Primeiro destino foi a Praia do Espelho e foi a praia mais bonita que vi nessa viagem (logo em seguida fico com Bainema, em Boipeba).

Conheci pessoas incriveis no Hostel e a ultima noite foi um destaque especial. Além da dona muito atenciosa nos deixar permanecer nas dependencias até a noite, hora do nosso vôo, ficamos todos bebendo, conversando e dividindo o violão.

Ao todo, gastei em torno de R$3.000. Com hospedagem (Cerca de R$1200), vôo RJXSalvador ida e volta (R$404), voo Porto SeguroXSalvador (200), Transporte (Por volta de R$500)e o resto foram custos de comida, presentes, baladas.

Voltei ao Rio com a mala cheia...cheia de saudade, historia e bagagem.

• Obrigad@! 1

Incrível seu relato!

Estou programando um roteiro parecido para julho e fiquei com medo de não curtir por causa do período de chuvas, mas já desencanei depois do seu relato! ahhahaha

Meu roteiro é de 15 dias apenas, então pretendo ficar 6 dias em Morro de SP, 3 dias em Barra Grande e 6 dias em Itacaré. Vc acha bem distribuído?

Vou ficar no mesmo hostel q vc ficou em Barra Grande ::hãã2::

Dúvidas:

1) Vc acha que da para dar uma passada em Boipeba no meio do caminho? Só para conhecer mesmo!

2) as lanchas de Morro para Barra são fáceis? tem toda hora?

3) Esse ônibus da Barra para Itacaré é de alguma empresa? tem toda hora?

Obrigada pela ajuda!

Incrível seu relato!

Vou ficar no mesmo hostel q vc ficou em Barra Grande ::hãã2::

Dúvidas:

2) as lanchas de Morro para Barra são fáceis? tem toda hora?

3) Esse ônibus da Barra para Itacaré é de alguma empresa? tem toda hora?

Obrigada pela ajuda!

Oi, Rafa!!

Achei seu roteiro de dias ótimo <3

No ganga zumba é paixao a primeira vista! Você vai amar...tem tanque pra lavar roupa (foi a coisa que mais me emocionou quando cheguei lá hahahahah fiquei feliz de poder lavar algumas peças de roupa (finalmente). O pessoal foi um dos mais bacanas que conheci. Não esquece de fazer os passeios oferecidos no hostel...são baratissimos tem um de R$40, o que eu fiz e um de R$60, que vai pro lado oposto do outro e vale super a pena.

1)Olha, vale sim a pena ir pra Boipeba, mas em Morro de SP tem vários passeios pra lá...custam de R$70 pra cima, então acho que você pode investir em um bom passeio que passe pelo máximo de praias por la com o dinheiro que gastaria se hospedando, mas não deixa de conhecer, aquelas praias foram as mais bonitas que vi na vida. Maré baixa, sem ondas, é incrivel!

2)Então, como eu disse no relato, de Morro eu voltei pra Valença, fui pro terminal de lá, em seguida Camamu e depois a Lancha pra Barra.

No terminal tem duas opções de empresa pra Camamu, mas assim que eu cheguei lá ja teria onibus chegando pra levar, era por volta de 11h. Nas lanchas em Camamu, eu acredito que eles trabalhem com lotação, porque ficamos um bom tempinho lá (mas o cais é modernissimo, com banheiro, agua e lugar pra sentar). Parece confuso mas é super pratico. Pegue um taxi no cais de Valença ate a rodoviaria, vale a pena, porque tivemos que fazer varias paradas porque minha mochila tinha 10kg e a da minha amiga, 17kg...

3)Olha, eu realmente não me lembro...sei que o valor foi em torno de R$13 e nos foi dito que só passava as 15h, no posto de gasolina perto do Hostel. Andamos do Ganga Zumba até lá por uns 10 à 15min, sugiro que você vá um dia antes e pergunte ao pessoal por lá, talvez os horarios mudem pela temporada. O pessoal do hostel sabe a localização do Posto, pergunte a eles pra chegar direitinho.

Espero ter ajudado, beijooos!

Ola Karine!

Estou planejando uma trip parecida pra Novembro: Barra Grande/Itacaré, talvez estenda a Morro de SP que já Conheço e é minha grande paixão! ::love::

Arraial d'Ajuda já fui a partir de porto seguro e é muito bom tbm!

Gostei muito do seu relato, vou pegar algumas dicas , já que são atuais...

Ansiosa pra que chegue logo novembro ::hãã2::

abs.

Gostei muito do relato.

Estou querendo ir em junho,no feriado de São João,é muita loucura? Bem nos primeiros dias de inverno rsrsrs

Eu realmente não consigo esperar até setembro/outubro que é quando chega a primavera,estou muito ansiosa!!!

VÁÁ!! hahaha não espere! mas veja a epoca de chuva e tudo. Com sol por esse pedacinho é muito mais vantagem.

Ola Karine!

Arraial d'Ajuda já fui a partir de porto seguro e é muito bom tbm!

Gostei muito do seu relato, vou pegar algumas dicas , já que são atuais...

Ansiosa pra que chegue logo novembro ::hãã2::

abs.

Aproveita por nós duas que eu ja morro de saudade de tudo hahaha

Muito bom o Relato Karine!

Vou fazer so Morro SP, o que mais me preocupa é a viagem. Não sou acostumado com mar-aberto, então nao quero sair direto de SSA para Morro. Devo ir optar pelo Semi-Terrestre.

Mais gostei das dicas, muito legal mesmo. Parabéns!

abs,

Thiago

Muito legal Karine seu relato. amo ler essas experiências de viagem! Gostei de saber um pouco mais a respeito de Barra Grande, pois um dia ainda pretendo ir lá :) e sobre Arraial D'ajuda também! Em relação à Morro de São Paulo realmente lá é incrível, já fi algumas vezes com umas amigas (até porque moro consideravelmente perto - Salvador rsrsr) e tive ótimas experiências lá. Agora, achei que você pagou uma pouco caro na diária do hostel. Quando fui lá em setembro de 2015 pagamos 180,00 por três diárias e ficamos no Che Lagarto. Foi minha primeira vez em um hostel e amei! Realmente o clima do Che Lagarto é maravilhoso. Fui em Janeiro deste ano também pra Itacaré, mas não conseguimos ficar no Che Lagarto e sofri muito por isso. Ficamos em outro hostel. Mas, enfim, o que vale é a experiência! Obrigada pelas dicas e as fotos estão ótimas! Boipeba é um sonho mesmo :)