Ir para conteúdo

Mochilão Nova Petrópolis > São Francisco de Paula > Cambará


Posts Recomendados

  • Colaboradores

20130109112637.jpg

Como todos vocês sempre leem o meu blog diariamente e sabem que desde o meio do ano passado (Sim, já estamos em 2013), estou me organizando para o meu mochilão. O grande dia já esta bem perto, é hoje, e a ansiedade toma conta de mim. Bom, mas não é isso o assunto principal deste post.

 

Continuando, como comecei a pesquisar sobre o mochilão, sobre o que fazer, aonde ir e tal, comecei a conversar com várias pessoas que já haviam viajado, e com várias pessoas que iam viajar como eu . Nesse meio tempo conheci uma tal de Chris Menezes. Começamos a conversar sobre o meu roteiro, pois ela tinha também interesse em fazer um mochilão, e já estava organizada com mais uma amiga (Michele Bruski) e o primo dessa amiga (Joelson Matoso). Bom, para resumir a história, ficamos amigos e ela me convidou para um grupo no Facebook, que estava sendo organizado pela Aline Pires. Esse grupo tinha como principal objetivo juntar alguns mochileiros do Fórum e da pagina no Facebook para um reveillón acampando na serra gaúcha !

 

Imagina, uma coisa dessas ? Acampar com quem tu não conhece, em um lugar que tu não conhece sem nenhuma segurança de nada !? To dentro !!!! kkkkkkkk

O único problema foi arranjar grana para ir. Até cheguei a falar para o pessoal que não iria e tal, mas dei um jeito, e consegui ir sem problemas !!

 

Agora, segue o relato do que aconteceu !!!

 

28 e 29 de Dezembro ( Sexta e Sábado)

 

Muita ansiedade ao raiar do dia. Fui trabalhar e o tempo se arrastou. As 17:00 horas estava no aeroporto. O Voo foi tranquilo. Embarquei as 18:25 e cheguei as 23:00 em Porto Alegre, com uma conexão em Curitiba. Troca de avião e tal ! (Valeu Manuh)

 

Chegando no aeroporto, esperei minha carona, Srta. Chris Menezes. Chegando na casa dela, em Campo Bom(colado com Novo Hamburgo), já tinha um pessoal lá, o Balão, Flype e Jéssica, todos de Minas. Ai foi uma festa, rolando aquele churras gaúcho, e um feijão tropeiro preparado pelo Balão, que é chefe de cozinha!! A conversa foi longe naquela noite. Fomos dormir 4 hrs da manha, e acordamos as 5 hrs para tomar banho, acordar as meninas, e partir para São Francisco de Paula(São Chico).Todos prontos, bora pegar a circular até o terminal de Novo Hámburgo (R$2,45) !

20130109113013.jpg

Lá em Novo Hamburgo, não havia Ônibus direto para São chico, então tivemos que ir para Nova Petrópolis(R$11,50), pegar outro ônibus para São Chico !! Nesse caso foi até bom, porque tivemos a oportunidade de conhecer outra cidade bem pequena, porém aconchegante e bonita do Rio Grande do sul. Curtimos a Praça das Flores, tocamos um violão, e vencemos o Labirinto de Nova Petrópolis !!!Almoçamos em um restaurante perto da rodoviária e embarcamos as 12:14 para São Chico(R$13,70).

 

20130109113142.jpg

Depois de duas horas de viagem, se não me engano, chegamos em São Chico. Ligamos para a Aline, e o pessoal do acampamento já estava todo em São Chico, só esperando a gente ! Seguimos caminhando da rodoviária até uma lanchonete para encontrar o pessoal, e já no meio do caminho avistamos a Ruivona (onaa..onaa…) da Aline mais a Juliana e a Vivi’s ! Ai foi aquela alegria. Logo mais a frente o pessoal estava todo reunido esperando os lanches e foi só conversa jogada fora. Foi engraçado encontrar com a galera toda. Todos pareciam amigos de infância, só que ninguém se conhecia a muito mais que 1 dia !! Foi surreal e ao mesmo tempo muito doido ! Loucura.

 

Passamos no mercado para comprar o que iríamos precisar para a noite e no outro dia de manha, pois iríamos fazer a trilha das 8 cachoeiras, que ficava perto do nosso acampamento. Nos reunimos todos na casa da Thuani, e partimos em grupos para o acampamento para armar as barracas (hum..) e organizar tudo ! Foi só zueira a noite toda com muitos destilados e Heineken rolando !!! Valeu a pena cada minuto de espera !!!

 

30 de Dezembro ( Domingo )

 

O dia começou cedo para mim. Mesmo tendo dormido umas 4 da manha, acordei as 7, e me deparo com o Andreh e Thiago preparando um café da manha na fogueira !! E, sinceridade, tava tri bom !

Ai já chega o Pablo e ficamos nos na fogueira, comendo e papiando !

 

20130109113302.jpg

Logo em seguida, o Andreh e Guilherme foram procurar um lugar para montar o SlackLine !! Ai, pela primeira vez, conheci o que era esse tal de SlackLine, e curti o negócio hein!!!! Mas é muito difícil no começo (eu ainda estou no começo). Ficamos lá nos divertindo e devagarinho todos foram acordando. Quando eram umas 10 horas, e depois de muitos tombos do SlackLine, começamos a nos preparar para realizar a trilha das 8 cachoeiras. Depois de todos prontos, partimos para o Parque das 8 Cachoeiras, que ficava a uns 300 metros da onde estávamos acampados. Nisso, buscamos o Seu João para ficar olhando o nosso acampamento! Mesmo sendo bem afastado da cidade e do movimento, sempre havia alguém passando e tal, e é sempre bom prevenir, certo ? Tinha gente com barraca e outras coisas de valor ! Todos prontos ? Então vamos nessa !

20130109113340.jpg

Chegamos no Parque da 8 Cachoeiras as 11:00 hrs. Logo na entrada existe uma taxa de R$ 10,00. Achei um valor justo, e que ajuda a preservar o local. Depois que entrarmos, percebi que lá existe também uma pousada. Não tenho informações sobre preços nem nada. Mas achei interessante pra quem gostaria de ir com a familia, ou até mesmo com um grupo ! Tem até piscina lá !! Não é uma Beleza !!?

 

Ao chegar no começo da trilha, paramos para tomar um ar, tirar algumas fotos e analisar as informações da trilha que iríamos fazer. Existem várias opções de trilhas, todas marcadas, tornando fácil qualquer um fazer, não havendo também a necessidade de nenhum guia ! Eu tirei umas fotos para quem se interessar em ir pra lá ! Pegamos a trilha mais difícil, que é a chamada Trilha das Cachoeiras Gêmeas Gigantes ! Uma trilha nível 5 de dificuldade, que tem um tempo aproximado de realização de 5 horas entre ida e volta ! São 10 km(ida+volta) de mata fechada, e olha, não é fácil não viu !

 

20130109113411.jpg

20130109113423.jpg

Depois de verificar todas as informações, respiramos fundo e seguimos em frente ! Pois o dia iria ser cheio de aventura !

 

Logo do começo da trilha já se tem uma descida ferrada. Ai você pode pensar, “na descida, todo santo ajuda, mas e na volta” ? Depois de ter andado uns 10 km na mata, e ta mais quebrado que arroz de terceira ! uehauehauea

Mas se esses pensamentos me impedissem(e você também) de fazer alguma coisa, deveria ficar em casa, certo ? Então, Bora lá !

20130109113517.jpg

Depois de uma hora e meia de caminhada, chegamos a cachoeira do Quatrilho. Essa é a melhor pra quem curte tomar um banho de cachoeira ! E como nós todos somos filhos de Deus, paramos nessa cachoeira para curtir aquela água congelante da Serra gaúcha !! Ficamos lá acho que de 30 min a 1 hora curtindo a cachoeira, fizemos um lanche, e partimos para Cachoeiras Gêmeas Gigantes !

20130109113553.jpg

Continuando, a trilha vai se tornando mais pesada no decorrer do caminho. Ele vai afunilando, e ai começa a parte que começamos a atravessar o rio ! Acho que atravessamos, só na ida, umas 30 vezes ! E existe a parte final da trilha é só pelo rio !! Pedreira !

E eu , como um bom rapaz, usando minha bota Quechua Forclaz 100 impermeável, tentei e tentei não molhar minha bota ! Mas não teve jeito, a trilha ganha de você !! Ai o negócio é ligar o Foda-se e meter o pau !!!

 

Dica Importante: É importantíssimo tu ter um calçado adequado para se fazer qualquer tipo de trilha, principalmente as mais difíceis. Eu estava de bota, mas mesmo molhada, ela foi ótima para me dar firmeza e sustentação nas horas de subidas, descidas, e andar entre as pedras ! Tu se sente muito mais seguro. Ai teve gente que fez com all star, e outros tênis desse tipo, e olha, estavam escorregando demais ! Se machucando até. Isso foi falta de uma bota adequada, que tem que ser confortável e resistente, pra que gosta de trilhas !

Dica Importante 2 : Se você tem alguma problema no joelho, na articulação ou coisa do tipo, não aconselho fazer a trilha que fizemos. É um terreno bem acidentado(quando não é só pelo rio), e você irá forçar muito seu joelho ! O Pablo ja teve problema no joelho, e no final da trilha, o Joelho dele parecia um ET de tão grande que estava ! Ele fez a volta da trilha com muita dor. Se esse é o seu caso, pense bem antes de fazer essa ou qualquer trilha nível 5 ou mais ! Seu Joelho agradece !

 

Depois de atravessar o rio umas trocentas vezes ::vapapu:: ( enche o saco, mas é a vida), chegamos as Cachoeiras Gêmeas GIgantes !!! Meu DEUS DO CÉU !! É LINDIMAIS !!!!!! Caramba, nunca vou esquecer !! Bem na hora que chegamos, começou a chover, por isso, o pessoal foi embora rápido, e nem tiramos muitas fotos ! Somente o Thiago, o Sorrent e eu decidimos escalar uma parte da cachoeira para ficar embaixo dela. Não aconselho ninguém a fazer isso. Estava chovendo, e havia perigo de tromba d’água ::ahhhh:: ! Mas mesmo assim nós decidimos. Levamos uma baita sorte, porque logo que a chuva parou, e o pessoal foi embora ( Sim, as meninas ficaram bravas com a gente e foram embora ::toma::o.O), o céu abriu e vi umas das cenas mais bonitas que já vi na minha vida, estando embaixo da cachoeira ! Nesse momento tu lembra daquela música do Rappa ” Valeu a pena ê ê ” ::hahaha:: !!! Foda demais !!! Ficamos lá mais um tempo ( que que é um peido pra quem já ta cagado, certo ::tchann:: ?) e voltamos !

 

20130109113705.jpg

20130109113717.jpg

Bom, a volta foi bem cansativa, cheguei no acampamento as 19: 40 (quase 8hrs de trilha), falo que cheguei, por ter que ir correndo na frente da galera, na parte final da trilha, pois tínhamos que ir no mercado ainda comprar as coisas para noite e para o outro dia, pois iríamos no Canion Fortaleza, em Cambará do Sul, e o mercado fecha as 8 !

 

Voltamos do mercado a Srta. Vivi’s, conhecida como a motorista do besouro assassino(Ford K), a Thuti e eu ! Íamos fazer Yakisoba, só que não tinha shoyo no mercado (cidade pequena né), fizemos um Salsipão ( Vai pro Rio Grande do Sul pra saber o que é hehehe) e um Macarrão com molho branco e Frango !! Comemos até não aguentar mais, bebemos e ficamos tocando violão, conversando até altas horas !! Só curtindo a companhia um do outro !! Foi Tri !!

 

31 de Dezembro (Domingo)

 

Por que dormir na Serra Gaúcha, se posso dormir em casa ? Hahahha

 

O dia começou cedo novamente . Acordei as 6 hrs da matina (tinha ido dormir as 4hrs), com aquela cara amassada, parecendo um trem batido, mas pronto para o último dia do ano, e também o último dia oficial de acampamento !

 

Mas, dessa vez, tinha um trabalho a fazer !! Não era o mais cobiçado, mas tinha que ser feito ! “Do what you have to do !!! E esse trabalho era acordar todos. Agora tu me pergunta, por que ?

 

Bom, nesse dia estava no roteiro(sim, nós tínhamos um) conhecer o Canyon Fortaleza, em Cambará do Sul(69 km). Iríamos de Van, e a Aline marcou com a van as 8 da manha, logo…… alguém tinha que acordar o pessoal, e logo….. Eu me encarreguei desta tarefa !!!

 

Quando acordei, o Carioca e Guilherme já estavam de pé, me juntei a eles, tomei café e comecei a acordar o pessoal. Fui acordando eles gritando aos poucos, até que todos acordaram. Devagarinho mas acordaram. Agora era só tomar um bom café da manha, preparar a “merenda” e pular na van.

 

Sorrent e a Thuti ficaram responsáveis pela preparação dos lanches (#orgulhoso) que consistia em Trakinas, Bolinhos da Mônica e Sandubas(Pão, Queijo e manteiga) e sucos.

 

No horário marcado, a van chega, e logo já entramos e partimos para Cambará do Sul !

20130109181718.jpg

Galera Morrendo de Sono !

20130109182124.jpg

Entrada Cambará do Sul

 

Cambará é uma cidade bem pequena, não tem muita estrutura, mas nada tão ruim também.Uma típica cidade do interior gaúcho, pelo menos pelo que percebi. Logo na entrada, existe um mercadinho em que paramos, logo a direita. Existe também uma farmácia e padaria. Aconselho, se você não estiver levando água, a comprar 2 litros para cada pessoa. Nós compramos 8 litros para 17 pessoas, e faltou ! Da cidade até o Canyon são mais ou menos 20 km. Desses 20km, 10 km de estrada pavimentada e mais 10km de estrada de terra. A estrada de terra é muito acidentada, com muitas pedras, então, tome cuidado e procure não ir com um carro muito baixo.

20130109182211.jpg

Estrada Pavimentada

20130109182332.jpg

Estrada de Chão

 

Nessa foto logo acima, já se consegue ver as pessoas lá na ponta do Canyon !! Fantástico.

Chegando perto do Canyon, existe um “estacionamento” onde o pessoal deixa os carros e vans. Nada pago, mas é la também que fica o começo da trilha.

 

É uma trilha muito fácil, na verdade, só um caminho mesmo, com pedras. Eu fiz no começo de chinelo, depois tirei os chinelos(com medo de arrebentar) e fui descalço mesmo !! Bem sossegado.

 

Logo no começo do caminho, existe uma bifurcação. Se tu virar a esquerda, vai para a parte mais baixa do Canyon, muito bonita, e a direita já vai direto ao “mirante”. Nós primeiro pegamos a esquerda, curtimos um pouco a paisagem. A primeira visão que se tem é impressionante.

 

Não sei vocês, mas como moro no Paraná, o tipo de geografia lá do Rio Grande do Sul é muito diferente daqui. E principalmente o Canyon. Impressionantemente Demais ! Claro, que pra quem gosta desse tipo de coisa, como é o meu caso !

 

20130109182424.jpg

Mi e Eu

20130109182501.jpg

Olha que Vista !

 

Depois, retornamos ao caminho, e seguimos à direita. Caminho muito fácil de se fazer, só aconselho o mínimo de resistência nas pernas. No dia, o sol esquentou demais, tirei a camiseta e foi torrando as costas no sol !! Outra coisa que vale a pena falar é o uso de protetor solar !! Só usei no rosto e nos ombros, e graças a isso, estou com os ombros brancos, e a costa preta !! ueahuehauee

 

No decorrer do caminho, você irá ver paisagens sensacionais. Tiramos várias fotos, e valeu a pena !! Foi muito bom !!

 

20130109182607.jpg

Subindo !!!

20130109182643.jpg

Parada no Caminho !

 

Depois de muita subida, chegamos !! Não tenho palavras para descrever !! Foi Demais !! Aquela visão, o céu limpo( antes de sair de casa, havia previsão de chuva para todo o final de semana na serra gaúcha, e com céu nublado constantemente).

 

Como diz aquela música do engenheiros:

“Se eu pudesse, ao menos te contar

o que se enxerga lá do alto

Com céu aberto, limpo e claro ou com os olhos fechados

Se eu pudesse, ao menos, te levar comigo lá”

 

20130109182806.JPG

Olha a Visão

20130109183013.JPG

Os Mochileiros Reunidos

20130109183105.jpg

Fera Não ?

20130109183204.JPG

::hahaha::

 

Ficamos lá por um bom tempo, comemos, GUARDAMOS O LIXO, e voltamos para a van. Tínhamos a opção de ir para Pedra do Segredo, só que estávamos morrendo de sede, estava quente e tal, ai resolvemos voltar para o acampamento! Foi a melhor opção, porque tínhamos que passar no mercado, comprar as coisas para os preparativos da ceia. O Balão ia fazer o feijão tropeiro, o Thiago um típico churrasco gaúcho, e a Vivi’s a famosa lentilha de ano novo, dizem que traz dinheiro né(Já pode parar de trabalhar então Vivi’s ?) !

 

20130109183308.jpg

Quer dormir do meu lado e do Sorrent é ?

 

Passamos no mercado na volta. Enquanto o Balão, Thiago, Eu , Aline comprávamos as coisas no mercado, o pessoal foi visitar a Lago São Bernardo em São Chico. Eu não cheguei a ir lá, só passávamos em frente para ir ao acampamento. O pessoal foi e gostou ! Da próxima eu vou !! Só a título de conhecimento, a van ficou 25 reais para cada um. E valeu muito a pena. Ir com os carros da galera iria ser complicado, e além do mais, o motorista passou no mercado com a gente, nos esperou realizar as compras. Parceria total !

 

Bom, chegamos ao acampamento, o pessoal foi tomar banho de mangueira ( a água estava fria pra KCT), e começamos a organizar os preparativos para o ano novo. Claro que, enquanto nos preparávamos, rolou Heineken, Vodka, a famosa caipirinha do Thiago, além outras cositas masss.

 

A galera estava em um clima muito bom, ai começou a chover, todos foram para a cabana, e ficamos lá curtindo a companhia um do outro ! Demos muitas risadas. Nada como passar o ano novo com amigos.

Mesmo tendo conhecido eles a uns meses, e pessoalmente a 2 dias, parecia que estávamos juntos a anos, que brincamos na rua de burquinha e por ai vai. Impressionante !

Link para o comentário
  • Silnei locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...