Ir para conteúdo

NÃO VISITEM A BOLÍVIA


Posts Recomendados

  • Membros

ACABO de chegar de férias pela Bolívia 15/01/17 já tinha feito a mesma viagem a 15 anos atrás e resolvi levar minha companheira para conhecer o país vizinho. Muita frustração nessas férias pois as poucas coisas boas que haviam por lá pioraram muito, o preço das coisas está igual no Brasil, porém de qualidade péssima (hotéis sujos, comida ruim e sem higiene, o atendimento de um modo geral é muito ruim) um país começando pela capital La Paz que é extremamente pobre e que trata muito mal seu turista, até mesmo no aeroporto vc é mal tratado, TODOS tentam te explorar, os passeios quase todos são grande fraude, descida da morte (grande fraude), Tihwanaco vale a pena porém as peças mais valiosas já foram tiradas do local e sumiram, algumas no museu do ouro em La Paz. Copacabana outro passeio fraude, vc compra o passeio completo para a Isla del Sol, chegando lá vc tem que pagar novamente uma taxa por pessoa para andar na ilha, um guia se apresenta e começa o passeio após 15 min ele para no meio do nada e cobra mais 10 paus por cabeça pra continuar, após umas explicações bem duvidosas sobre certas pedras sem nenhuma beleza especial (fora a beleza do lago q é maravilhoso, porém do lado peruano os passeios são bem melhores) chegando ao ponto mais alto da ilha ele se despede e dá a opção d voltar para o barco ou cruzar a ilha e ser resgatado 4 horas depois, os que seguem pelo caminho sozinhos, tem que passar por mais 3 pontos de checagem dos nativos que cobram novamente 15 paus por cabeça pra continuar, ou seja, te roubam na cara de pau várias vezes, no último já estava estressado e passei com minha esposa sem pagar na marra e nada aconteceu mas...

Em todas as cidades existe roubo e não se pode confiar nas pessoas de um modo geral, informações quase ninguém te dá, parace que vc é um invasor, as viagens de ônibus são um grande risco, em um bus que seguia a minha frente explodiu o motor e duas pessoas (turistas ficaram gravemente feridos) em uma outra viagem voltando d Copacabana meu bus caiu da balsa e perdemos 3 horas para resgatar quase perdemos as mochilas, enfim conheço a América do Sul e afirmo que pode-se pular a Bolívia, vá ao Peru onde a cultura andina é a mesma, porém um povo muito gentil, uma culinária maravilhosa e paisagens mesmas existentes na Bolívia e muito mais.

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente a Bolivia tem suas particularidades (sem julgamentos).

Estive lá duas vezes, e na minha primeira vesita eu realmente fiquei com más impressões, a começar no momento em que cruzei de Corumbá para Puerto Quijarro, nem cinco minutos em território Boliviano um policial local nos abordou (não no sentido violento da palavra) e perguntou se nós não poderiamos dar uma ajuda para "pagar o almoço dele", a primeira imagem que me veio à cabeça eram aquelas cenas do festival Tinku, com a policia descendo a borracha para "apartar" os participantes, obvimente não negamos, e nunca ví ninguém tão contente por ganhar R$5,00.

 

Também era muito comum ver pessoas urinando nas ruas, e não to falando de homens em pé virados para algum muro ou arvore, estou falando também de mulheres.

 

Ja em minha segunda visita a coisa foi bem mais tensa, nos vimos no meio de um protesto de alguma classe, não sei se caminhoneiros, ou agricultores, pois tinha caminhão e tratores bloqueando a estrada, quando chegou o exercito para desbloquear a rodovia, resultado, tiro e bomba para todo quanto é ládo, não soube se alguém ficou seriamente ferido, mas vi muita gente apanhando na rua (mais uma vez me lembrei do festival Tinku, hahahahahahahahaha!)

 

Esses "guias" e "pedágios" em Copacabana são coisas corriqueiras, eu passei por isso, e amigos que foram para lá também relataram a mesma coisa, tal como a higiene duvidosa de estabelecimentos e a alimentação.

 

Apesar das experiencias que a principio podem deixar alguns mais cautelosos, eu pessoalmente não deixaria de lado a oportunidade de conhecer o pais. Realmente não fica em primeiro lugar na minha lista de indicações justamente por conta destes problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Já fui duas vezes e pretendo voltar tantas quanto forem possível. Tenho um relato sobre o Parque Nacional Toro Toro que adorei, fiz duas vezes a Estrada da Morte e adorei, adorei Chalcataya e tantos outros lugares como o Salar e a Ilha do Sol onde não tive nenhum problema e o único arrependimento foi e de ter ficado poucos dias. Recentemente um Hostel aqui em minha cidade (RJ) foi assaltado e 30 pessoas que la estavam tiveram todos os seus pertences levados, na praia de Copacabana sempre tem um arrastão, nossa polícia não é das mais confiáveis e a miséria e pobreza se espalham por todo o lado, e todos os dias nosso país é noticia por conta da corrupção que levou o país a quase um estado de falência, meu Estado o RJ esta falido e a policia civil em greve porquê não recebe salários em dia, tem muito Hostel, pousada e hotel que atende mal e servem comida de qualidade duvidosa, somos roubados em passeios turísticos, somos explorados até pelo IBAMA basta ir para Fernando de Noronha, e você amigo vem aconselhar as pessoas para que não vá conhecer um dos países mais bonitos da América do Sul ? Você olhou bem nos olhos daquele povo sofrido, pobre e vivendo com as maiores dificuldades que um ser humano pode viver? Acho sinceramente que vc voltou com esta opinião porque deve ter sido influenciado por sua companheira de viagem e aconselho a rever seus valores e não os dela, veja as coisas através de seus olhos e não através dos olhos de outra pessoa. Fica na paz e quando puder volte a Bolívia mas volte só...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Bolívia é um dos melhores pais da América do Sul para se fazer uma ótima viagem. O que falta para algumas pessoas é ter disposição para sentar e ler os relatos para irem anotando as informações importantes em relação a segurança, lugares para conhecer, temperatura, altitude e etc. As pessoas não se informam e depois querem se lamentar... ::hahaha::::hahaha::

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...