Ir para conteúdo

New York City - 8 dias [Relato+Fotos] [02/2014]


Posts Recomendados

  • Membros

Aqui vai minha mais recente contribuição pra quem precisa de informações pra viajar, dessa vez pra New York City. A viagem foi no início de Fevereiro de 2014 e teve a duração de 8 dias, com o objetivo de turismo com minha esposa, nossa primeira vez lá. Não houve um roteiro entre cidades e ficamos basicamente perambulando por Manhattan durante a estadia. O foco foi mais compras mesmo, bem simples, nada de trekking ou aventuras dessa vez ( :

 

[li=Roteiro executado:]Dia 1 - 07/02 - Chegada em NYC

Dia 2 - 08/02 - NYC / Woodbury / NYC

Dia 3 - 09/02 - NYC

Dia 4 - 10/02 - NYC

Dia 5 - 11/02 - NYC

Dia 6 - 12/02 - NYC

Dia 7 - 13/02 - NYC

Dia 8 - 14/02 - Volta pro Brasil[/li]

 

[li=Dia 1 - 07/02 - Chegada em NYC]Saímos de GRU e depois de aproximadamente 9h50 de viagem chegamos no JFK cedo, por volta das 6h. Viajamos pela Tam, passagens econômicas compradas por pontos, Boeing 777-300, voo confortável com tomadas individuais e entretenimento individual, com muitos filmes, séries etc. A entrada na imigração foi muito rápida e tranquila, perguntaram apenas quantos dias iríamos ficar, em que cidade e qual o motivo da viagem. Respostas curtas, seguras e diretas e recebemos o carimbo. Pro tip: não é permitido usar nenhum eletrônico na fila da imigração. Vi muito brasileiro levando esporro mesmo após diversos avisos verbais de proibição e placas espalhadas pelo salão.

 

Do aeroporto, pegamos um táxi até nosso hotel em Manhattan, cerca de 1h de viagem (dicas mais abaixo). Nos hospedamos no Edison Hotel, quase na esquina da Times Square, pagamos pela Decolar.com adiantado e fizemos o check-in com o voucher. Pagamos um preço bom, R$2.302,00 (já com as taxas) para 8 diárias. Hotel bastante confortável, ficamos num quarto bem silencioso (que havíamos requisitado previamente).

 

Primeira coisa que fizemos foi ir direto à BH Photo pra comprar meu equipamento fotográfico ::otemo::

Se você curte fotografia, o lugar é realmente o paraíso que falam. Já cheguei lá com minha wishlist impressa do site, o que acelerou bastante a compra. Voltamos pro hotel, almoçamos por aí e descansamos, pra conhecer a Times Square à noite.

 

14032476033_ce6af11bbd_c.jpg

Times Square[/li]

 

 

[li=Dia 2 - 08/02 - NYC / Woodbury / NYC]O dia estava reservado para irmos à Woodbury Common Outlets, $37 por pessoa. Era o dia de diversão da minha esposa :D

Fomos cedo à Madame Tussauds, que fica próximo à estação, para trocar nossos vouchers pelas passagens. A viagem até lá dura em torno de 1h30~2h, dependendo do trânsito. Muita gente leva uma mala pequena pra guardas as coisas durante as compras, vale a pena fazer isso. Não levamos pois estávamos nos programando pra comprar pelo menos $1.000 no MasterCard, que a partir desse valor eles dão de graça uma malinha com rodinhas pra levar as compras :P

 

Lá tem bastante marca conhecida, muita coisa com preço bom, com descontos excelentes a partir de 3 peças, fora os vouchers de desconto que ganhamos assim que chegamos lá (passe na recepção de Woodbury assim que chegar pra pegar).

 

Ficamos até o início da noite, e voltamos pra NYC.[/li]

 

 

[li=Dia 3 - 09/02 - NYC]Dia de caminhar por aí. Fomos conhecer o Bryant Park, tem uma pista legal de patinação, muita criançada patinando, maior alegria. Almoçamos por aí, visitamos algumas lojas e conhecemos a Macy's, que acabou sendo a loja preferida da minha esposa.

 

Conhecemos também uma pizzaria que tem logo atrás do hotel, que vende por fatia, a preços bons, a Patzeria Perfect Pizza. É de mexicanos, quase não falam inglês, e fazem uma pizza excelente! A de Lasagna é altamente recomendável.

 

14032469733_bdcd5fee31_c.jpg

Patinação no Bryant Park[/li]

 

 

[li=Dia 4 - 10/02 - NYC]Nesse dia havíamos programado Estátua da Liberdade pela manhã e Empire State Building pela tarde.

 

Estátua da Liberdade

 

Pegamos o metrô e chegamos bem rápido ao Battery Park, que é de onde sai o ferry pra estátua. Compramos o bilhete com acesso ao pedestal, por $18 por pessoa. Há um security check igual ao dos aeroportos antes de embarcar no ferry, exigindo tirar câmera da bolsa, jaquetas, botas, passar por raio-x etc. É uma longa fila.

 

Na Liberty Island tem bastante área pra caminhar, algumas árvores, é relativamente bonito, mas não tem muito o que se ver. Não é lá essas coisas, vale mais ir pelo turismo em si. Fomos ao pedestal mas também não achei muito legal. Subir na coroa já não queria, então nem comprei o bilhete. Pro tip: você vai ter que passar novamente pelo security check antes de subir ao pedestal (vai entender), com um adicional: você não pode entrar com mochila, mesmo pequena. Se for uma bolsa de alsa, mesmo grande, não tem problema, foi o caso da minha bolsa da câmera, passei tranquilo, mas muitas mochilas menores de outros turistas tiverem que ficar guardadas no armário. 'Murica's logic.

 

14012975544_53a0163be5_c.jpg

Liberty Island

 

Empire State Building

 

Após o almoço fomos ao ESB, chegamos lá por volta de 16h20 pra pegar o pôr-do-sol. Compramos o Main Deck Only (86º andar), por $24,80 + $2 de "taxa de conveniência", por pessoa. Estava com medo de alguns relatos que li sobre filas enormes, 3h de espera etc, por não termos comprado o Express. Mas quando chegamos, a fila estava minúscula, quase ninguém, talvez por causa do inverno. Uma maravilha mesmo, em uns 35 minutos já estávamos lá em cima. O acabamento do ESB é incrível, muito bonito mesmo. E a vista ao pôr-do-sol é espetacular, mesmo com o frio cortante lá fora. Ficamos até anoitecer, e na saída, pegamos a primeira precipitação de neve.

 

14012987144_98b3c2c824_c.jpg

Pôr-do-Sol no Empire State Building[/li]

 

 

[li=Dia 5 - 11/02 - NYC]Fomos à tarde conhecer o Central Park. Muito bonito, enorme, coberto de neve. Estava tendo um torneio júnior de hockey por lá, inclusive. Dá pra fazer muita foto boa lá, principalmente no pôr-do-sol, nas partes mais altas do parque. A sombra chega logo por causa dos prédios ao redor, então se for pra fotografar na golden hour, tem que chegar mais cedo, pois ela dura muito pouco lá.

 

Infelizmente o Sheep Meadow fica fechado no inverno, é uma área muito bonita.

 

14032541403_399c06ec34_c.jpg

Caminhos do Central Park

 

14009339162_1e7216f361_c.jpg

Sheep Meadow[/li]

 

 

[li=Dia 6 - 12/02 - NYC]Fomos conhecer o Charging Bull e Wall Street. Símbolo de força econômica, mas bastante difícil de fazer uma foto dele sem aparecer os milhares de turistas asiáticos que ficam em volta disputando uma foto. Os entornos de Wall Street parecem ter um clima pesado, totalmente o oposto da sensação que você tem ao ver montanhas na Patagônia, por exemplo.

 

De lá fomos conhecer a Century 21, que tem MUITA coisa barata. Você não encontra produtos com a mesma qualidade que na Woodbury ou na Macy's por exemplo, mas dá pra encontrar muita coisa boa num preço acessível. É ótimo pra trazer lembranças.

 

À noite chegou a nevasca, que acabou cancelando alguns dos nossos passeios planejados pro próximo dia.

 

14012996834_9a56667db3_c.jpg

Charging Bull[/li]

 

 

[li=Dia 7 - 13/02 - NYC]Muita neve o dia inteiro, muita água na rua, muita gente escorregando pelos cantos, muito frio também. A locomoção ficou bem difícil, cada rua pra atravessar era perigoso, por causa do trânsito+neve+água. Era o dia que tínhamos reservado pra conhecer a Ponte do Brooklyn e algumas coisas nos entornos. Acabamos apenas conhecendo mais algumas lojas próximas do hotel.

 

Nos preocupamos com a volta no próximo dia, pois os aeroportos fecharam e várias pessoas morreram em acidentes causados pela nevasca.

 

14012550705_ca29f02965_c.jpg

Nevasca[/li]

 

 

[li=Dia 8 - 14/02 - Volta pro Brasil]O dia amanheceu incrivelmente ensolarado, o único dia com temperatura positiva na viagem (ainda tinha bastante água na rua, mas o transtorno maior já tinha passado). Foi excelente, pois era Valentine's Day e iríamos já estar com o checkout pronto no hotel, pra termos um almoço legal no Olive Garden, bem pertinho do hotel, antes de viajar. Foi uma excelente despedida de NYC, pois a ideia era podermos comemorar 2 vezes o dia dos namorados esse ano (:

 

Ao chegar no aeroporto, demos sorte pois somente a Tam já tinha voltado a operar. A fila pro security check é gigantesca, mesmo quem é de lá se assustou. Foi bem tranquilo também, há um sorteio prévio pra saber se vamos passar pela checagem química (o que é vantagem, pois a fila é BEM menor), ou se vamos pela checagem comum. Acabemos indo pela química, mas apenas verificaram minha esposa.

 

Chegada no Brasil, imigração

 

Não fomos parados, mas por precaução, caso fôssemos parados, já havíamos retirado todas as etiquetas das roupas, nos livramos de caixas, abrimos embalagens, voltamos apenas com 2 bagagens (uma minha e outra da minha esposa). Meu maior medo era quererem tarifar o equipamento fotográfico. A princípio, os itens mais caros não entrariam na cota de $500, a câmera estava cheia de fotos etc. Mas vai muito da honestidade do fiscal.

 

14012918334_a225da23d6_c.jpg

Restaurante Olive Garden[/li]

 

[li=Outra Dicas]Táxi

 

Dica de segurança: NUNCA pegue os táxis clandestinos (os que não são amarelinhos) que tentam te empurrar na porta do aeroporto/hotel. Provavelmente vão te cobrar uma fortuna. Há uma fila específica dos táxis credenciados, amarelos, bem na porta do terminal, onde você vai e informa seu destino. As taxas são afixadas pela administração pública: taxa inicial de $0,50 e trajeto Manhattan-JFK $52,00. As gorjetas são tradição, algo em torno de 15% do valor total, tanto para os táxis quanto para restaurantes etc.

 

Tarifas de Táxi em NYC: http://www.nyc.gov/html/tlc/html/passenger/taxicab_rate.shtml

 

Andar de táxi inclusive não é uma experiência muito boa lá, muito estresse, taxistas querendo sair no braço por qualquer coisa, trânsito travoso. Se não estiver com bagagens pesadas nem tiver algum problema com locomoção, vale a pena pegar o trem.

 

Metrô

 

Andar de metrô em NYC é a melhor opção (depois de andar). É muito simples, achei barato, seguro e rápido. No site da MTA você tem o mapa completo das linhas: http://web.mta.info/maps/submap.html

 

Mas anexei aqui um pdf que fiz na época, com as linhas de Manhattan, pra imprimir e andar no bolso lá. Isso foi essencial na viagem:

 

Alimentação

 

Se você é do tipo que curte comida saudável, vai sofrer um pouco lá. Eu não tomo refrigerante nem como fast food, então complicou um pouco pra mim. Só sobrou comida e bebida cara uhehuehe

 

Enfim, vale muito sair por aí explorando os restaurantes, tem sempre cardápio na porta então não dá pra errar. No geral, comemos razoavelmente bem.

 

Compras

 

Já falei sobre os lugares principais que fui, mas entrei em outras lojas menores no caminho, várias estavam com promoções boas, tinha loja no estilo "estamos fechando, 90% de desconto" :D

 

Vale lembrar que cada coisa que você comprar, além do IOF de mais de 6% se usar cartão de crédito/débito, tem a taxa de NY, que é um pouco mais de 8%.

 

Segurança

 

Achei bem seguro por lá, sempre viatura passando, policiais etc. Não tive problemas, usei mais ou menos a lógica brasileira de segurança: olhos abertos, não dar bobeira : )

 

Idioma

 

Claro que inglês é essencial, mas descobri que o espanhol também é necessário. Fui em 2 lugares de proprietários mexicanos onde - por incrível que pareça - alguns atendentes não sabiam falar inglês. Então tive que enrolar no espanhol.

 

Inverno

 

Levei roupa técnica, e me foi bastante útil nos dias de nevasca, pois podia sair despreocupado. Nesses dias ninguém se preocupa em andar "na moda". Mas nos outros dias, sem neve/chuva, deu pra andar bem vestido.

 

Internet/Telefonia

 

Se você é dos que curte usar redes sociais durante a viagem, essa dica é muito útil. Comprei um chip da T-Mobile pré-pago (sem contrato, sem nada), custou em torno de $75, com 200Mb (eu acho) de franquia internet 4G, que após o uso caía pra 2G mas ainda ilimitada. As ligações internacionais pra telefone fixo eram de graça também, ilimitadas, pra qualquer país. O chip é válido por 3 meses se não me enagano, aí depois tem que pagar novamente caso queira continuar usando.

 

Deu pra postar fotos durante a viagem, fazer check-ins, ler/enviar e-mails, pagar contas (foi muito necessário!), pesquisar informações durante a viagem, checar horários, meteorologia etc.[/li]

 

 

Espero que o relato seja proveitoso pra quem queira passar por onde passei. Qualquer dúvida, estou por aqui.

Manhattan Subway.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito boa essas fotos!

Qual câmera e lentes que você usou? Chegou a editar elas antes de postar no relato?

Estou indo ano que vem para NY e pretendo trazer muita coisa, como um Macbook, câmera, PS4 e uma GoPro.

Pretendo declarar o Macbook mas vou esconder o resto dentro da mala.

O pessoal da alfândega chegou a inspecionar dentro da sua mala?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito boa essas fotos!

Qual câmera e lentes que você usou? Chegou a editar elas antes de postar no relato?

Estou indo ano que vem para NY e pretendo trazer muita coisa, como um Macbook, câmera, PS4 e uma GoPro.

Pretendo declarar o Macbook mas vou esconder o resto dentro da mala.

O pessoal da alfândega chegou a inspecionar dentro da sua mala?

 

Valeu Gui! Usei uma 6D com a 17-40mm f/4L. Todas as fotos foram feitas em RAW (ETTR+UniWB), logo, editadas no Lightroom.

 

Ninguém inspecionou nada, mal olharam pra minha cara quando eu passei (era meio-dia, talvez não quisessem atrasar o almoço ::lol3:: ). Passou também uma moça na nossa frente com umas 6 malas gigantes e nada. Vai do ânimo do fiscal, mas sempre tem o risco de quererem abrir a mala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...