Nordeste: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte em 11 dias.

Fui com meu noivo para o Nordeste e gostaria de dividir essa experiência com vocês.

1º Dia: Porto Alegre/ Recife/ Porto de Galinhas

Chegamos na capital pernambucana às 16h30min, do aeroporto, pegamos um ônibus até Porto de Galinhas. Pegamos em frente ao aeroporto, custa R$ 6,10 e demora 1h30min até lá. Chegando lá, pegamos uma kombi (R$ 5,00)até a praia de Maracaípe onde fica a pousada. A pousada em que ficamos chama-se Pousada do Ray, era a mais barata que encontramos, custa R$ 50,00 o quarto e não tem café da manhã nem água quente nos chuveiros, porém podiamos sair em qualquer horário quando partíssemos, o que foi muito bom. Passamos a noite em Maracaípe mesmo. Lá é um lugar bem tranquilo e, fora a praia, não tem muito o que se fazer. Tem ônibus comum que leva até a vila de Porto de Galinhas até às 19hs e custa R$ 2,00.

2º Dia: Porto de Galinhas

Acordamos bem cedo e fomos caminhando até a praia de Porto de Galinhas (30 min), é um caminho bem legal de fazer durante o dia. Quando chegamos, fomos fazer o passeio de buggy, pois a maré ainda estava alta. O passeio é o clássico Ponta a Ponta, custa R$ 90,00 o buggy. É bem interessante, o bugueiro vai explicando tudo sobre os lugares. Ele vai até o pontal de Maracaípe, Praia do Cupe e para para o banho em Muro Alto. Muro Alto é uma praia linda e com uma imensa piscina natural. Retornamos até a praia de Porto de Galinhas. A maré já estava baixa (aliás, olhar a tábua das marés é importantíssimo, pois é na maré baixa que dá para visitar as piscinas naturais). Fomos ver as piscinas de jangada (R$ 10,00). Dá para ficar nas piscinas durante 45 min. É um lugar lindíssimo com muuuitos peixes e a cor do mar é de um azul incrível. Depois passamos o dia ali na praia de P.G. À noite a vila é um charme e é bem agitada, com muitas opções de bares e restaurantes.

3º Dia: Porto de Galinhas

Nesse dia, fomos conhecer o Manguezal de Maracaípe, no Pontal de Maracaípe. É feito de jangada, dura 1h e custa R$ 10,00. O jangadeiro dá explicações sobre o ambiente do local e mergulha para pegar um cavalo marinho. Coloca ele dentro de uma garrafa e mostra para nós, depois coloca na água novamente. É um passeio que vale a pena. A tarde, fomos fazer mergulho. O mergulho foi muito bom, tem uma visibilidade ótima, dura 45 min em baixo d’água e custa R$ 75,00 com o cd de fotos. À noite fomos jantar no famoso Beijupirá, o lugar é lindo, os pratos são uma delícia e custam entre R$ 50 à R$ 90 por pessoa.

4º Dia: Passeio em Carneiros / Recife

Resolvemos fazer o passeio em Carneiros que dura o dia inteiro. Fizemos com a empresa Cavalo Marinho, custa R$ 60,00 com almoço incluído. Esse é o passeio que não pode faltar. A praia de Carneiros é simplesmente maravilhosa, perfeita. É a verdadeira visão do paraíso. Durante o passeio, que é feito de Catamarã, paramos no manguezal do Rio formoso, praia de Guadalupe, Igreja de São Benedito, Carneiros e banho de argila natural (ótimo). Ao chegar, pegamos as malas e fomos pra Recife. Nos hospedamos na praia de Boa Viagem no Recife Praia Hotel (conseguimos a diária a R$ 90,00 no Decolar). Os quartos são de frente para o mar e o café da manhã é um show a parte.

5º Dia: Recife

Durante a manhã, fomos conhecer a parte histórica de Recife. Pegamos um barquinho e conhecemos o Parque das Esculturas (R$ 2,00 o barquinho). Depois, o Marco Zero, Sinagoga (R$ 4,00), Rua Bom Jesus, Embaixada dos Bonecos (R$ 4,00), Centro de Cultura, Torre Malakóf, Rua da Aurora, Praça dos 3 poderes. Na parte mais central, fomos até a Capela Dourada (R$ 3,00), é muito linda. À tarde passeamos um pouco pela praia de Boa Viagem, pena que não dá para entrar no mar, tem tubarão. Depois fomos ao Instituto Brennand, mesmo quem não curte museus deve ir, pois é lindíssimo. Porém é do outro lado da cidade e custa R$ 12,00.

6º Dia: Recife/ Olinda/ João Pessoa

Na parte da manhã, ainda em Recife, fomos conhecer o museu da cachaça. É bem interessante conhecer o processo e fazer a degustação. Depois fomos passar o dia em Olinda. Almoçamos lá e depois pegamos um guia para conhecer o sítio histórico (R$ 30,00). Passamos pela esquina dos 4 cantos, subimos a ladeira da misericórdia, casa de Alceu Valensa, Alto da Sé, artesanato local, Mosteiro de São Bento, Catedral,... Um ótimo passeio. Depois, pegamos as coisas no hotel e fomos para João Pessoa. Ficamos no Bristol Portal do Sol, perto de Tambaú. Não recomendo esse hotel, eles cobram o café da manhã separado e não avisam, não é bom e fica longe da melhor parte de João Pessoa.

7º Dia: João Pessoa

Tivemos de alugar um carro para conhecer melhor a Paraíba, pois as praias ficam distantes uma da outra e o sistema de ônibus não é bom como o de Recife. Ficamos na praia de Tambaú, depois fomos a parte mais ocidental do Brasil, no farol de Cabo Branco. Ao entardecer, fomos assistir o famoso pôr-do-sol na praia do Jacaré. Esse é o passeio que não pode faltar em Jampa, é lindíssimo.

8º Dia: João Pessoa/ Praia da Pipa

Acordamos cedo e fomos conhecer o litoral sul da Paraíba. Fomos até a Praia do Amor, que é bem bonita e Coqueirinhos. Passamos a tarde na praia de nudismo de Tambaba. Nunca tínhamos ido à uma praia naturalista antes, valeu a experiência. Tambaba é bonita e super organizada, as pessoas se respeitam e dá um ar de liberdade. Depois partimos para a Praia da Pipa. Ficamos em uma pousada maravilhosa, o nome é Pomar da Pipa. Você fica dentro de um jardim, super bem cuidada pelo simpático dono, café da manhã ótimo e muito limpa. Custa R$ 75,00 para casal.

9º Dia: Praia da Pipa

Passamos o dia em diferentes e lindas praias na Pipa, que são acessíveis a pé. Tem a Praia do Amor, Do Centro, Dos Golfinhos e do Madeiro, todas de encher os olhos. Pipa é rodeada de gente bonita, de diversos lugares do mundo, bem preservada e com um astral muito bom. Com certeza a praia mais interessante que já fui. À noite lá é bem agitada e tem restaurantes bons com preços acessíveis.

10º Dia: Praia da Pipa/ Natal

Depois de passar a manhã na Pipa e conhecer o Projeto Tamar (R$ 5,00), fomos costeando o litoral em direção à Natal. Paramos para conhecer o maior cajueiro do mundo, simplesmente incrível. Ao chegar em Ponta Negra fomos para o Hostel Lua Cheia em que nos hospedamos(R$ 104,00 para casal). O lugar, que é um castelo é uma atração a parte. A noite fomos para o Pub que fica no porão do Castelo, bem legal.

11º Dia: Natal / Porto Alegre

Acordamos bem cedo e fomos conhecer o morro do Careca, depois fomos fazer o famoso passeio de buggy. Esse passeio não pode faltar. Dura o dia inteiro e, se pedir com emoção, melhor ainda. Passamos pelas dunas de Genipabú, paramos em um bar que fica dentro de uma lagoa, conhecemos os dromedários, mirantes, fizemos o famoso esquibunda e aerobunda ( maravilhoso e custa RS 7,00 cada). Almoçamos e conhecemos as dunas móveis e passamos de balsa para chegar. O passeio custa R$ 60,00 por pessoa, fora almoço. Vale muito a pena. De madrugada, retornamos a Porto Alegre. Foram 11 dias de pura diversão mesmo!