Ir para conteúdo

Panamá e Costa Rica (Bocas del Toro, San Blas Puerto Viejo e San José) 12 dias sozinho. C/fotos


Posts Recomendados

  • Membros

Olá amigos mochileiros, acabei de chegar de mais uma viagem muito boa, e vou deixar aqui o meu relato, e algumas informações pontuais, para que vocês possam se programar e planejar a sua viagem. Tem muitos relatos aqui sobre o Panamá e a Costa Rica, mas é sempre bom atualizar as informações e dar outros pontos de vista.

Viajei sozinho entre os dias 13 a 27 de Fevereiro, a partir aqui do Haiti.

 

Cheguei no aeroporto de Tocumem por volta as 19h. O “hub das Américas” é bem grande e movimentado, a área de free shops é enorme, um shopping center. Mas não se anime, os preços não são lá essas coisas. Vale a pena dar uma olhada rápida. Mas em Panamá City você encontrará preços melhores (no Albrook Mall por ex). A imigração é demorada, quase 2h na fila.

 

Seguindo para o centro de Panamá City: os táxis cobram na casa dos USS 30,00. Uma van, estava saindo por USS 20,00, mas tinha que esperar encher. Esperei 15 min, e o cara não arranjou mais ninguém. Outra opção é pegar um táxi compartilhado (com desconhecidos). Vim espremido com uma famila panamenha, 7 pessoas no total! Saiu por USS 10,00 a aventura. Se for se hospedar no centro, imprima no Google Maps a localização do hotel/hostel para ajudar os taxistas. Eles não usam GPS e ficam meio perdidos ali naquela região.

 

Hospedagem: fiquei em 3 hosteis diferentes porque não havia feito reserva antes. Villa Vento Surf, Siriri e Los Mostros. Todos os três são bem semelhantes, e próximos um do outro. Em Marbella. Próximo ao Multicentro (shopping), e Hard Rock Hotel. Dormitórios por 15 dolares com ar-condicionado a noite, piscina e um simbólico café da manhã. Gostei mais do Villa Vento: staff legal, cerveja a USS 1,00. Quartos e banheiros mais limpos. Na cidade antiga (C asco Viejo) há o Luna Castle Hostel, estive lá.... mas estava cheio. Vi que é muito grande, e “agitado”. Se você quiser curtir a night panamenha (só sexta e sábado) fique no Lunas Castle.

 

Coisas para fazer em Panamá City:

1) compras: fui ao Shopping Albrook Mall, é absurdamente enorme, tem desde lojas de grifes famosas ás mais populares. Uma camiseta ali Tommy, Hurley, etc, na casa dos USS 50,00. Como viajei “pelado” precisei comprar roupas por lá, mas comprei nas populares. Umas camisas polo genéricas por USS 8,00! Comprei uma máquina fotográfica digital por USS 120,00 da Panasonic (Lumix), se você for a Bocas del Toro, San Blas, compre uma! Lhe renderá boas fotos. (A mesma máquina no free shop vi por USS 199,00). Existem ainda os Shoppings Multicentro e Multiplaza, com lojas semelhantes. Tem várias lojas da Cásio (relógios) chamadas Casiolandia, pude comprar uns relógios bacanas por bom preço lá.

2) Canal do Panamá (Panamá Locks). Saindo de táxi do bairro Marbella, me cobraram USS 10,00 até lá. De fato é meio longe. Você pode pegar aqueles ônibus de turismo abertos de city-tour, custa USS 29,00 e vai em vários pontos da cidade, inclusive no Canal do Panamá. Para entrar no canal são mais USS 15,00. Você tem acesso á um museu (bem bacana), um mirante do canal, onde há até uma arquibancada para você sentar e ver o “show” (os navios passando nas eclusas). E depois um cinema onde exibem um filmete 3D de uns 20 minutos com a história do canal. Pra quem curte coisas tipo Discovery Channel vale muito a pena.

3) Casco Viejo: é a parte da cidade antiga do panamá, bem charmosinha, com vários casarões em recuperação. Nas noites de sexta e sábado “bomba” com várias baladinhas e barzinhos. É bem policiada por ser zona turística. Garimpe nas lojinhas o seu autêntico chapéu panamá (made in Equador, da marca Montecristi) consegui o meu por USS 20,00. Proximo ali, há o mercado de mariscos, você pode descer apé e comer peixe frito, ceviches, etc. Era um local mais “panamenho” não vi turistas ali, e estava cheio.

4) Night: próximo a Marbella fica a Calle Uruguai, rua das baladinhas e barzinhos. Fui na SI6X, uma balada meio teen. Numa quinta-feira, USS 15,00 pra entrar com open bar de vodka e refri. Músicas meio Jovem Pan. Em Casco Viejo como eu falei há outras com um mixto de turistas e locais nas sextas e sábados. É tipo a “Rua da Moeda”no Recife. Ou em proporções bem menores a Lapa no Rio. Sábado a noite fui na Chil Out Zone, é uma balada da galera jovem também, mais “panamenha”. Não vi turistas por lá.

 

Seguindo para Bocas del Toro: na própria recepção do hostel eles te vendem a passagem. Compre com antecedência, pelo menos um dia. USS 35,00, comprei no Los Mostros Hostel. Se você for ao vivo na rodoviária ela te sai por USS 26,00. A rodoviária fica ao lado do Albrook Shopping, portanto, se você for lá, aproveite e compre sua passagem. Os ônibus saem a partir das 19h. Chegam em Almirante as 5h, 6h. Há uma parada para jantar lá pelas 22h. Leve uma blusa de frio! É sério! Essa empresa é conhecida pelo seu ar condicionado super-gelado. Quando for embarcar, é necessário passar por uma catraca com um cartão magnético, tipo no metrô. Só que você não tem esse cartão, certo? Dê 0,50 ou 1 dolar a um panamenho que estiver passando na fila, e peça pra ele passar o cartão dele pra você. (Se não compre o cartão por USS 3,00, e recarregue-o – é o mesmo cartão que eles usam nos ônibus coletivos da cidade).

O ônibus para em Almirante no meio do nada, mas já estão lá os táxis te esperando para levar até o porto. USS 1,00 pelo táxi. As lanchas correm para a Isla Colon a partir das 6h, de meia em meia hora, até as 16h se não me engano. USS 5,00 pela travessia. A Isla Colon é a maior de todas do arquipélago, Há uma pequena cidade, ruas, carros, táxis, supermercados, baladinhas. De lá, você pode seguir para hospedar-se nas demais ilhas, mais isoladas. Optei por ficar na Isla Colon.

Tinha reservado ficar no Hostel Mar e Iguana (cacofonia para Marijuana?), cheguei lá as 7h, tudo fechado. Dei uns berros, e nada. Esperei 10 min, e fui pro centro. Fiquei no Hostel Heike, é pequeno, mas com um staff (de locais) bem simpático, USS 12,00 o quarto com ar. Fica bem no centrinho (o anterior ficava mais longe da cidade um pouco). O Heike não faz reservas, tinha mandado um email pra lá. É na sorte você chegar e ter cama livre. Mais sorte ainda ficar num quarto de 6, com 4 argentinas e 1 chilena :P

A tarde aluguei uma bicicleta (USS 2,00 por hora) e segui pro norte da ilha pedalando. Por 1h30, fui parar numa praia deserta, muito legal. Cansativo, mas valeu a pena. No meio do caminho há uma lanchonete, point de surfistas. Com cerveja e água a USS 1,50. Nesse mesmo dia, fechei um passeio com a empresa Under Sea Tours, ali no centro. A noite, baladinha num outro hostel Mondo Taitu e depois na baladinha Iguana. A noite lá é bem agitado, com uns 3, ou 4 points de balada. Os surfistas devem ir dormir cedo, porque tinha muita menina na night.

 

1620645_10201358562032416_2034245024_n.jpg

Bocas del Toro, de bike!

 

Você pode conhecer as outras ilhas próximo, pegando as lanchas que saem em horários estipulados, ou fechar um passeio em alguma empresa, com algum grupo. Fiz a segunda opção. Pesquisei uns 3 lugares e achei esse o melhor. USS 49,00. Incluia: tour pela Isla Colon (num ponto que dava pra ver golfinhos, e vimos mesmo). Mais uns bichos preguiça, etc na mata. Depois seguimos pra Isla Zapatilla (quase 1h de barco). Incluso durante todo o passeio cerveja, agua, refri e um almoço. Em Zapatila ainda, fizemos o Deep Surfing, foi por isso que fechei esse passeio. É bem legal. Consiste numa corda amarrada ao barco, presa á uma pequena prancha. Você se agarra a prancha com as duas mãos, tipo o superman voando, e controla ela, pra cima ou para baixo, você vai acima ou pro fundo do mar, enquanto o barco te arrasta, por 20 minutos. Cansa o braço, mas você vai “voando” pelo fundo do mar, sensacional. Nunca tinha feito mergulho, ou coisa do tipo, achei legal. Meninas usem blusinha e short nessa modalidade. Tinha uma brasileira muito linda, que foi na minha vez (vao 5 pessoas no total), e o biquíni dela dava umas escapadas, o que me atrapalhava bastante, pois não conseguia prestar atenção no fundo do mar. ::lol4:: Não tente filmar ou fotografar com sua câmera a prova d’agua. Você não consegue, o empuxo é forte. Dê ela ao instrutor que vai junto, que ele consegue tirar umas fotos legais sua. Enquanto os demais turistas fazem o deep surfing, você pode ficar lá “brincando” na praia com seu snorkell e óculos. O aluguel já está incluído no preço. Ou ir conhecer a ilha. O almoço vem nuns tupperwares, uma macarronada, uns “doritos”, nada de mais. Bebi demais, e a volta de barco, foi doída, 1h com a bexiga cheia! :P::dãã2::ãã2::'>

 

1622048_10201405745051962_740568096_n.jpg

Isla Zapatilla

 

A noite fomos no AcquaLounge, balada famosinha lá. Pega-se um barco, USS 1,00 para atravessar. É uma balada mais “insana”, reaggae, reggeaton, etc. Divertido, gente do mundo todo curtindo.

 

Seguindo para Costa Rica: segui no outro dia cedo para Puerto Viejo de Talamanca. USS 25,00 pelo transfer da Caribe Tours, que você agenda no dia anterior no próprio hostel. Eles passam as 8h pra te pegar. Você chega em Puerto Viejo por volta das 12h. Ir de ônibus regionais de linha, deve ser mais complicado os horários não batem, além do que você tem que transpor a fronteira, enfim, vai perder tempo. O preço já inclui o barco de volta até Almirante, lá as vans estão esperando o pessoal pra ir até San José, Boquete (!) e Puerto Viejo... é bem confuso, certifique-se certinho qual é a sua van, e se colocaram a bagagem lá. Segue-se até a fronteira, lá você atravessa a pé, e pega outra van, que já está lá esperando. Paga-se USS 3,00 para se entrar na Costa Rica.

 

Puerto Viejo: a van te deixa no hostel que você quiser lá, se não tiver reserva, fica no centro. Fiquei no Rocking Js. Muito legal! Fica na praia praticamente, uma “vibe” bem surfista. ::otemo:: Você pode ficar em dormitórios, barracas ou redes! Fiquei na barraca, por USS 8,00. Fica numa área coberta. Enfim uma noite privada de sono (dormir pelado!). Chegando lá, alugue uma bike! Aluguei uma do lado de onde sai o ônibus pra San José, assim, no dia de devolver, fui pra “rodoviária” de bike, sem glamour nenhum. USS 8,00 uma diária. Lá eles pedem um documento ou $$ de calção. Deixei meu RG. De bike, você vai no centrinho, e nas praias. Playa La Chiquita, ali perto. Punta Uva e Manzanillo 10 e 15km. Você pode ir de ônibus pra essas duas últimas, pegando o ônibus cedo ali no centrinho da cidade. As praias são desertas, então ensinei as gringas a serem farofeiras. Enchemos as mochilas de cerveja e gelo e pedalamos até La Chiquita. Muito bom! Puerto Viejo é um vilarejo bem simpático, cheio de barzinhos e restaurantes tranquilos e aconchegantes. A cultura reaggae domina ali, muito reaggae e outras coisas mais :P De lá você pode contratar os passeios pelas agências no centro, pra Isla Tortuga por ex. Mas optei em ficar nas praias locais mesmo.

 

1901299_10201369267220039_1666400014_n.jpg

De farofeiro em Playa Chiquita

 

 

Seguindo pra San José: você pode ir com transfer da Caribe Tours (USS 47,00), contrata no hostel mesmo, ou ir com o ônibus de linha (USS 12,00) obvio que fui de ônibus. As saídas são as 7h, 9h, 11h. 16h. Saí as 11h, cheguei em San José as 16h. Parada para almoço. Ah! Atenção para o fuso horário, na Costa Rica menos 1h do Panamá!

 

Fiquei no Hostel Pangea, próximo ao centro da cidade. É bem próximo de onde o ônibus para, da até para ir apé se sua mochila for pequena. USS 4,00 num táxi até lá. O Hostel é “sofisticado”, não tem cozinha, mas um restaurante (caro). San José o clima era um pouquinho mais frio. A cidade serve apenas de dormitório, não oferece muitas atrações. Você pode contratar passeios nas proximidades em agências. O forte lá é o ecoturismo, rafiting, rapel, canopy, trilhas em Vulcões, etc. Muitos seguem pras cidades de Arenal, La Fortuna... Fui numa baladinha com uma turma do Hostel (La Concha de la Lora), defrente a outras 2 baladinhas. Nada demais. Baladinha popular. Tem outras mais “top” como a Vertigo, mas muito caro. No domingo, ia rolar um “clássico” do campeonato costariquenho: LDA x Saprissa. Ingresso caro, USS 20,00. Isso que comprei na bilheteria mesmo. Apesar disso, encheu, 35 mil pessoas. Tão perigoso ou seguro quanto ver um jogo no Brasil. Para seguir até o aeroporto o Hostel oferece um transfer, com alguns horários disponiveis, USS 12,00 (se for só você no horário USS 20,00).

Retornei a Panamá City de avião (Air Panamá USS 120,00). 2h de vôo. Tem o ônibus da TICA Bus por USS 56,00. Mas são umas 13h de viagem. Com 115kg e 1,92m, eu sofro!

 

1794664_10201385140856870_577002158_n.jpg

Deu 0 x 0. Sou pé frio, Mick Jagger.

 

Fiquei novamente no Villa Vento Surf, antes mandei um email do Daniel (staff) pedindo pra ele agendar meu passeio á San Blas já pra manhã seguinte.

 

San Blas: VÁ! Sim, é lindo, vale a pena. Nas recepções dos hosteis você agenda o transfer até o porto. São 3h30 de viagem. Eles passam as 5h pra te apanhar. Você paga diretamente ao motorista, e ele te dá uma pulseirinha, para você regressar com ele, um ou dois dias depois. Paga-se ainda 10+2 de taxas de visitação, e 10+10 do barco ida e volta, até a ilha desejada. São 365 ilhas! As mais “famosas” são Franklin, Robison, Coco Blanco. Fiquei em Franklin, USS 26 o pernoite, com três refeições incluídas. Em barraca compartilhada, para até 6 pessoas, dei sorte, 2 gringuinhas simpáticas. Você pode levar água, comida, etc pra passar o(s) dia(s) lá. Cup Noodles, Club Social, umas frutas, e principalmente Água! Um galão de 5 L safa a onça. Por lá eles vendem cerveja, água, 1,5. Coco 1,0 e comidas complementares também. Achei os preços justos. Fiquei 1 só noite. Honestamente, depois de um certo tempo bate um marasmo.

 

1964954_10201398412188645_867939757_n.jpg

Esqueça da vida em San Blas

 

photo.php?fbid=10201405749172065&set=a.10201088648644750.1073741831.1424642398&type=3&src=https%3A%2F%2Fscontent-b-mia.xx.fbcdn.net%2Fhphotos-frc1%2Ft1%2F1959601_10201405749172065_2012484683_n.jpg&size=960%2C720

San Blas Waterproof

 

O lugar é lindo, se for um casal, 2 ou 3 noites podem ser legais. Uma idéia seria ficar cada dia em uma ilha diferente. Na prática elas são iguais, mudam no tamanho. A minha eu gostei, em 3 minutos você andava ela toda. Muitos corais e piscinais naturais ao redor, Por 1 dolar você aluga o óculos e snorkel e pode ficar com eles até a hora de ir embora. Vale a pena! Por lá tem banheiro, e agua doce pra ducha (3 pra toda ilha usar), luz elétrica até as 22h. Certifique-se que o seu transfer é da empresa Mrs Manuela (algo assim o nome). Vi uns holandeses na volta, enrolados, queriam passar a perna neles, cobrando 200 pelo transfer, fui lá ajudar, porque eles não falavam espanhol . Acabou que a minha pick up chegou, e eles ficaram lá. Não sei o que virou.

 

photo.php?fbid=10201405746812006&set=a.10201088648644750.1073741831.1424642398&type=3&src=https%3A%2F%2Ffbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net%2Fhphotos-ak-prn2%2Ft1%2F1779080_10201405746812006_201646710_n.jpg&size=960%2C720

 

1958403_10201405746291993_1009248780_n.jpg

Cocos, cocos, cocos.....

 

Voltando a Panamá City, night de saideira, fomos ao Hard Rock, lá você pode subir até o 65º andar, onde tem restaurantes, piscina, etc. Fomos tarde, e estava vazio já. Só tirar fotos mesmo e “charlar”.

 

1625468_10201405748732054_312515079_n.jpg

Hard Rock Hotel, 65º vale a pena subir até lá.

 

Para regressar ao aeroporto de Tocumen, não tem jeito, USS 30 dolares o taxi. Não tem transfer nem ônibus pra lá. Pelo menos não descobri. Chegue cedo, e aproveite o free shopp. Compare os preços que você viu em Panamá City. Algumas coisas podem ser mais baratas, outras não. Aproveite para degustar di grátis whiskys caríssimos.

 

Considerações finais:

 

Taxis em Panamá City: negocie e peça preço mais baixo. Eles querem enfiar a faca no turista. O mesmo trecho me pediram 10,00. Fiz por 2,5 com outro motorista (Multicentro a Casco Viejo). Tem muito táxi por lá. Nem dava conversa, virava as costas, dizendo um VTNC em português, e pegava outro táxi. Não pague mais do que 10,00 numa corrida. Inclusive de madrugada. A mais cara mesmo foi até o Canal do Panamá.

 

Comida: só vi fast food por lá e na Costa Rica também. Dificil achar comidas típicas. Passei a maior parte dos dias a base de cup noodles nos hostels. Em frente ao Villa Vento Surf é possível comer um PF por 3,5! Arroz e feijão!

 

Cambio: No panamá, a moeda Balboa está em paridade com o dólar. Ou seja, lá corre dólar normal. Na Costa Rica USS 1,00 = 500 colones em média.

Para deixar a Costa Rica se paga USS 29,00 de “imposto”. Dinheiro ou cartão.

 

Gastos: ficam na casa de uns USS 100,00 por dia. Depende da pessoa. Isso considerando diária de hostel (em média 12 a 18 dolares), almoço e janta. Night, cerveja. Ônibus, táxis Não comprei presentinhos pra ninguém!

 

Eu tenho cara de panamenho. Em todo lugar me perguntavam isso. Levei um baculejo da policia na Costa Rica, foram logo perguntando se eu era panamenho. Depois de mostrar os documentos e passagens, foram bem simpáticos, pediram desculpas e foram bem cordiais. No canal do Panamá, na bilheteria dei 20,00 me voltaram 10,00. Pensaram que eu era panamenho (se cobram 15 do estrangeiro). Em San Blas, um índio Kuna Yala perguntou se eu era panamenho. As meninas que foram na pick up comigo, pensaram que eu era o guia turístico daquele passeio. Enfin, soy panameño.

 

Meninas colombianas na balada: cuidado, provavelmente elas estão lá a trabalho ($). Panamenhas gostam dos brasileiros. Costariquenhas são mais marrentas. Costariquenhos adoram futebol, estão super animados com a Copa do Mundo. Conheci um carinha que trabalha no mercado municipal de San Jose, super humilde, trabalha na limpeza. Me viu com a camisa do Corinthians e puxou papo. Conversamos por 1h, chorou de alegria por ter feito um “amigo brasileiro”. O sonho dele era ir ver a Copa, tadinho.... se alguém for lá, mande um abraço á ele, Rigoberto. ::cool:::'>

 

Foram 13 dias viajando. A costa rica é um país onde os tours são caros. Vale a pena mais curtir as praias. Esse roteiro, ou semelhante, o ideal são 2 semanas mesmo.

Vocês viram que eu só falo em bebidas e festas. Haha, mas sou uma boa pessoa. Gosto de viagens assim, curtir locais “incríveis”durante o dia, e festinhas bacanas a noite. São viagens cansativas, mas legais. As empresas o outros nomes que mencionei, você acha no Google, Hostelworld e etc. Era mais para terem uma idéia de preços e horários aqui... Pesquise! É uma fase legal da viagem: a preparação.... Se tiver tempo, não tenha um roteiro tão rígido, principalmente se viaja sozinho. Você pode ir conhecendo mochileiros(as) bacanas no caminho, e mudar um pouco os planos, pra lá, ou pra cá mais uns dias. Procurando sugestões e companhia para a próxima viagem. ::hahaha:: Abraços!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia Lucas!

 

Tudo bem?

 

Quer dizer que vc visitou o Panamá?

Vai ser meu roteiro com partida dia 19/04/2014, bora? hahaha

Vou com minha namorada, Com toda a certeza iremos a San Blas, porem, ainda estamos decidindo sobre Bocas Del Toro..

Já entramos em contato mas ainda não reservamos a hospedagem no Luna's Castle, vc citou que esteve lá, é realmente um lugar legal?

Quanto vc gastou mais ou menos na viagem toda?

Como sou mochileiro de primeira viagem, estou pesquisando bastante, para tentar curtir ao máximo.

É muita informação, já estou com um nó na cabeça! ::essa:: kkkkkkkkkkk

 

Referente a hostel, pelo que li vc foi sem nada reservado, certo? É tranquilo achar um lugar pra dormir ou vc sentiu dificuldade?

Estávamos pensando em fechar com o Luna's para os 11 dias, na verdade quase fechamos ontem.. kkkkk

Mais pensando bem, sempre que formos a algum lugar, teremos que voltar até o hostel, isso pode nos render algum gasto maior! ;/

já se não tivermos nada reservado, podemos encontrar algum lugar pra dormir próximo de onde estivermos, o que vc nos aconselha?

 

Tens algum contato para trocarmos ideias?

Esse é meu primeiro mochilão, mas já estou pesquisando os próximos! kkkkkkkk

 

Gostei muito do seu relato, na volta farei um também, para ajudar a galera que pretende por o pé na estrada!

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Zeca, Bocas del Toro é um ótimo lugar para mergulhos. Tem várias agências que fazem isso lá.. honestamente não vi muito sobre preços. Como eu disse no meu relato, fiz um passeio só com "deep boarding" e achei ótimo pela http://underseapanama.com/. Eles fazem mergulhos tbm.... talvez nesse site tenha alguma informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi GugaOs e namorada!

 

Estou indo para o Panamá no dia 18 de abril, mês que vem. Fico 15 dias (que é o tempo que temos de férias aqui na Argentina). Eu vou sozinha, quem sabe a gente pode se juntar? Fico na Cidade do Panamá até 21 de abril e vou para Bocas del Toro, onde fico até o dia 26 de abril. Ainda não tenho rumo certo entre os dias 26 de abril e 2 de maio.

Vocês já tem datas, hostels, essas coisas? Por quanto tempo vocês ficam?

Bom, o meu facebook é https://www.facebook.com/mcampello se vocês quiserem me adicionar. Sou brasileira, mas moro há quatro anos em Buenos Aires.

 

Um beijo para vocês e aguardo contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi GugaOs e namorada!

 

Estou indo para o Panamá no dia 18 de abril, mês que vem. Fico 15 dias (que é o tempo que temos de férias aqui na Argentina). Eu vou sozinha, quem sabe a gente pode se juntar? Fico na Cidade do Panamá até 21 de abril e vou para Bocas del Toro, onde fico até o dia 26 de abril. Ainda não tenho rumo certo entre os dias 26 de abril e 2 de maio.

Vocês já tem datas, hostels, essas coisas? Por quanto tempo vocês ficam?

Bom, o meu facebook é https://www.facebook.com/mcampello se vocês quiserem me adicionar. Sou brasileira, mas moro há quatro anos em Buenos Aires.

 

Um beijo para vocês e aguardo contato.

 

 

 

Olá, tudo bem com vc?

Poxa que legal, as datas vão bater quase 100%

Entrarei em contato pelo face..

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

É isso aí macho!!!

 

b]Em dezembro eu faço Panamá e Costa Rica mas partindo da Colômbia! [/b]

 

Pessoal se liguem!

 

Na TAM está por 12 mil milhas para Bogotá (SAINDO DE GUARULHOS) e de lá por R$ 100 dólares (CEM isso mesmo) de BOG para Panamá City via WWW.VIVACOLÔMBIA.CO ...

 

Já viram aí, vamos embarcar nessa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...
  • Membros
Em 28/02/2014 em 19:46, lucasbeltrao disse:

Olá amigos mochileiros, acabei de chegar de mais uma viagem muito boa, e vou deixar aqui o meu relato, e algumas informações pontuais, para que vocês possam se programar e planejar a sua viagem. Tem muitos relatos aqui sobre o Panamá e a Costa Rica, mas é sempre bom atualizar as informações e dar outros pontos de vista.

Viajei sozinho entre os dias 13 a 27 de Fevereiro, a partir aqui do Haiti.

 

Cheguei no aeroporto de Tocumem por volta as 19h. O “hub das Américas” é bem grande e movimentado, a área de free shops é enorme, um shopping center. Mas não se anime, os preços não são lá essas coisas. Vale a pena dar uma olhada rápida. Mas em Panamá City você encontrará preços melhores (no Albrook Mall por ex). A imigração é demorada, quase 2h na fila.

 

Seguindo para o centro de Panamá City: os táxis cobram na casa dos USS 30,00. Uma van, estava saindo por USS 20,00, mas tinha que esperar encher. Esperei 15 min, e o cara não arranjou mais ninguém. Outra opção é pegar um táxi compartilhado (com desconhecidos). Vim espremido com uma famila panamenha, 7 pessoas no total! Saiu por USS 10,00 a aventura. Se for se hospedar no centro, imprima no Google Maps a localização do hotel/hostel para ajudar os taxistas. Eles não usam GPS e ficam meio perdidos ali naquela região.

 

Hospedagem: fiquei em 3 hosteis diferentes porque não havia feito reserva antes. Villa Vento Surf, Siriri e Los Mostros. Todos os três são bem semelhantes, e próximos um do outro. Em Marbella. Próximo ao Multicentro (shopping), e Hard Rock Hotel. Dormitórios por 15 dolares com ar-condicionado a noite, piscina e um simbólico café da manhã. Gostei mais do Villa Vento: staff legal, cerveja a USS 1,00. Quartos e banheiros mais limpos. Na cidade antiga (C asco Viejo) há o Luna Castle Hostel, estive lá.... mas estava cheio. Vi que é muito grande, e “agitado”. Se você quiser curtir a night panamenha (só sexta e sábado) fique no Lunas Castle.

 

Coisas para fazer em Panamá City:

1) compras: fui ao Shopping Albrook Mall, é absurdamente enorme, tem desde lojas de grifes famosas ás mais populares. Uma camiseta ali Tommy, Hurley, etc, na casa dos USS 50,00. Como viajei “pelado” precisei comprar roupas por lá, mas comprei nas populares. Umas camisas polo genéricas por USS 8,00! Comprei uma máquina fotográfica digital por USS 120,00 da Panasonic (Lumix), se você for a Bocas del Toro, San Blas, compre uma! Lhe renderá boas fotos. (A mesma máquina no free shop vi por USS 199,00). Existem ainda os Shoppings Multicentro e Multiplaza, com lojas semelhantes. Tem várias lojas da Cásio (relógios) chamadas Casiolandia, pude comprar uns relógios bacanas por bom preço lá.

2) Canal do Panamá (Panamá Locks). Saindo de táxi do bairro Marbella, me cobraram USS 10,00 até lá. De fato é meio longe. Você pode pegar aqueles ônibus de turismo abertos de city-tour, custa USS 29,00 e vai em vários pontos da cidade, inclusive no Canal do Panamá. Para entrar no canal são mais USS 15,00. Você tem acesso á um museu (bem bacana), um mirante do canal, onde há até uma arquibancada para você sentar e ver o “show” (os navios passando nas eclusas). E depois um cinema onde exibem um filmete 3D de uns 20 minutos com a história do canal. Pra quem curte coisas tipo Discovery Channel vale muito a pena.

3) Casco Viejo: é a parte da cidade antiga do panamá, bem charmosinha, com vários casarões em recuperação. Nas noites de sexta e sábado “bomba” com várias baladinhas e barzinhos. É bem policiada por ser zona turística. Garimpe nas lojinhas o seu autêntico chapéu panamá (made in Equador, da marca Montecristi) consegui o meu por USS 20,00. Proximo ali, há o mercado de mariscos, você pode descer apé e comer peixe frito, ceviches, etc. Era um local mais “panamenho” não vi turistas ali, e estava cheio.

4) Night: próximo a Marbella fica a Calle Uruguai, rua das baladinhas e barzinhos. Fui na SI6X, uma balada meio teen. Numa quinta-feira, USS 15,00 pra entrar com open bar de vodka e refri. Músicas meio Jovem Pan. Em Casco Viejo como eu falei há outras com um mixto de turistas e locais nas sextas e sábados. É tipo a “Rua da Moeda”no Recife. Ou em proporções bem menores a Lapa no Rio. Sábado a noite fui na Chil Out Zone, é uma balada da galera jovem também, mais “panamenha”. Não vi turistas por lá.

 

Seguindo para Bocas del Toro: na própria recepção do hostel eles te vendem a passagem. Compre com antecedência, pelo menos um dia. USS 35,00, comprei no Los Mostros Hostel. Se você for ao vivo na rodoviária ela te sai por USS 26,00. A rodoviária fica ao lado do Albrook Shopping, portanto, se você for lá, aproveite e compre sua passagem. Os ônibus saem a partir das 19h. Chegam em Almirante as 5h, 6h. Há uma parada para jantar lá pelas 22h. Leve uma blusa de frio! É sério! Essa empresa é conhecida pelo seu ar condicionado super-gelado. Quando for embarcar, é necessário passar por uma catraca com um cartão magnético, tipo no metrô. Só que você não tem esse cartão, certo? Dê 0,50 ou 1 dolar a um panamenho que estiver passando na fila, e peça pra ele passar o cartão dele pra você. (Se não compre o cartão por USS 3,00, e recarregue-o – é o mesmo cartão que eles usam nos ônibus coletivos da cidade).

O ônibus para em Almirante no meio do nada, mas já estão lá os táxis te esperando para levar até o porto. USS 1,00 pelo táxi. As lanchas correm para a Isla Colon a partir das 6h, de meia em meia hora, até as 16h se não me engano. USS 5,00 pela travessia. A Isla Colon é a maior de todas do arquipélago, Há uma pequena cidade, ruas, carros, táxis, supermercados, baladinhas. De lá, você pode seguir para hospedar-se nas demais ilhas, mais isoladas. Optei por ficar na Isla Colon.

Tinha reservado ficar no Hostel Mar e Iguana (cacofonia para Marijuana?), cheguei lá as 7h, tudo fechado. Dei uns berros, e nada. Esperei 10 min, e fui pro centro. Fiquei no Hostel Heike, é pequeno, mas com um staff (de locais) bem simpático, USS 12,00 o quarto com ar. Fica bem no centrinho (o anterior ficava mais longe da cidade um pouco). O Heike não faz reservas, tinha mandado um email pra lá. É na sorte você chegar e ter cama livre. Mais sorte ainda ficar num quarto de 6, com 4 argentinas e 1 chilena :P

A tarde aluguei uma bicicleta (USS 2,00 por hora) e segui pro norte da ilha pedalando. Por 1h30, fui parar numa praia deserta, muito legal. Cansativo, mas valeu a pena. No meio do caminho há uma lanchonete, point de surfistas. Com cerveja e água a USS 1,50. Nesse mesmo dia, fechei um passeio com a empresa Under Sea Tours, ali no centro. A noite, baladinha num outro hostel Mondo Taitu e depois na baladinha Iguana. A noite lá é bem agitado, com uns 3, ou 4 points de balada. Os surfistas devem ir dormir cedo, porque tinha muita menina na night.

 

1620645_10201358562032416_2034245024_n.jpg

Bocas del Toro, de bike!

 

Você pode conhecer as outras ilhas próximo, pegando as lanchas que saem em horários estipulados, ou fechar um passeio em alguma empresa, com algum grupo. Fiz a segunda opção. Pesquisei uns 3 lugares e achei esse o melhor. USS 49,00. Incluia: tour pela Isla Colon (num ponto que dava pra ver golfinhos, e vimos mesmo). Mais uns bichos preguiça, etc na mata. Depois seguimos pra Isla Zapatilla (quase 1h de barco). Incluso durante todo o passeio cerveja, agua, refri e um almoço. Em Zapatila ainda, fizemos o Deep Surfing, foi por isso que fechei esse passeio. É bem legal. Consiste numa corda amarrada ao barco, presa á uma pequena prancha. Você se agarra a prancha com as duas mãos, tipo o superman voando, e controla ela, pra cima ou para baixo, você vai acima ou pro fundo do mar, enquanto o barco te arrasta, por 20 minutos. Cansa o braço, mas você vai “voando” pelo fundo do mar, sensacional. Nunca tinha feito mergulho, ou coisa do tipo, achei legal. Meninas usem blusinha e short nessa modalidade. Tinha uma brasileira muito linda, que foi na minha vez (vao 5 pessoas no total), e o biquíni dela dava umas escapadas, o que me atrapalhava bastante, pois não conseguia prestar atenção no fundo do mar. ::lol4:: Não tente filmar ou fotografar com sua câmera a prova d’agua. Você não consegue, o empuxo é forte. Dê ela ao instrutor que vai junto, que ele consegue tirar umas fotos legais sua. Enquanto os demais turistas fazem o deep surfing, você pode ficar lá “brincando” na praia com seu snorkell e óculos. O aluguel já está incluído no preço. Ou ir conhecer a ilha. O almoço vem nuns tupperwares, uma macarronada, uns “doritos”, nada de mais. Bebi demais, e a volta de barco, foi doída, 1h com a bexiga cheia! :P::dãã2::ãã2::'>

 

1622048_10201405745051962_740568096_n.jpg

Isla Zapatilla

 

A noite fomos no AcquaLounge, balada famosinha lá. Pega-se um barco, USS 1,00 para atravessar. É uma balada mais “insana”, reaggae, reggeaton, etc. Divertido, gente do mundo todo curtindo.

 

Seguindo para Costa Rica: segui no outro dia cedo para Puerto Viejo de Talamanca. USS 25,00 pelo transfer da Caribe Tours, que você agenda no dia anterior no próprio hostel. Eles passam as 8h pra te pegar. Você chega em Puerto Viejo por volta das 12h. Ir de ônibus regionais de linha, deve ser mais complicado os horários não batem, além do que você tem que transpor a fronteira, enfim, vai perder tempo. O preço já inclui o barco de volta até Almirante, lá as vans estão esperando o pessoal pra ir até San José, Boquete (!) e Puerto Viejo... é bem confuso, certifique-se certinho qual é a sua van, e se colocaram a bagagem lá. Segue-se até a fronteira, lá você atravessa a pé, e pega outra van, que já está lá esperando. Paga-se USS 3,00 para se entrar na Costa Rica.

 

Puerto Viejo: a van te deixa no hostel que você quiser lá, se não tiver reserva, fica no centro. Fiquei no Rocking Js. Muito legal! Fica na praia praticamente, uma “vibe” bem surfista. ::otemo:: Você pode ficar em dormitórios, barracas ou redes! Fiquei na barraca, por USS 8,00. Fica numa área coberta. Enfim uma noite privada de sono (dormir pelado!). Chegando lá, alugue uma bike! Aluguei uma do lado de onde sai o ônibus pra San José, assim, no dia de devolver, fui pra “rodoviária” de bike, sem glamour nenhum. USS 8,00 uma diária. Lá eles pedem um documento ou $$ de calção. Deixei meu RG. De bike, você vai no centrinho, e nas praias. Playa La Chiquita, ali perto. Punta Uva e Manzanillo 10 e 15km. Você pode ir de ônibus pra essas duas últimas, pegando o ônibus cedo ali no centrinho da cidade. As praias são desertas, então ensinei as gringas a serem farofeiras. Enchemos as mochilas de cerveja e gelo e pedalamos até La Chiquita. Muito bom! Puerto Viejo é um vilarejo bem simpático, cheio de barzinhos e restaurantes tranquilos e aconchegantes. A cultura reaggae domina ali, muito reaggae e outras coisas mais :P De lá você pode contratar os passeios pelas agências no centro, pra Isla Tortuga por ex. Mas optei em ficar nas praias locais mesmo.

 

1901299_10201369267220039_1666400014_n.jpg

De farofeiro em Playa Chiquita

 

 

Seguindo pra San José: você pode ir com transfer da Caribe Tours (USS 47,00), contrata no hostel mesmo, ou ir com o ônibus de linha (USS 12,00) obvio que fui de ônibus. As saídas são as 7h, 9h, 11h. 16h. Saí as 11h, cheguei em San José as 16h. Parada para almoço. Ah! Atenção para o fuso horário, na Costa Rica menos 1h do Panamá!

 

Fiquei no Hostel Pangea, próximo ao centro da cidade. É bem próximo de onde o ônibus para, da até para ir apé se sua mochila for pequena. USS 4,00 num táxi até lá. O Hostel é “sofisticado”, não tem cozinha, mas um restaurante (caro). San José o clima era um pouquinho mais frio. A cidade serve apenas de dormitório, não oferece muitas atrações. Você pode contratar passeios nas proximidades em agências. O forte lá é o ecoturismo, rafiting, rapel, canopy, trilhas em Vulcões, etc. Muitos seguem pras cidades de Arenal, La Fortuna... Fui numa baladinha com uma turma do Hostel (La Concha de la Lora), defrente a outras 2 baladinhas. Nada demais. Baladinha popular. Tem outras mais “top” como a Vertigo, mas muito caro. No domingo, ia rolar um “clássico” do campeonato costariquenho: LDA x Saprissa. Ingresso caro, USS 20,00. Isso que comprei na bilheteria mesmo. Apesar disso, encheu, 35 mil pessoas. Tão perigoso ou seguro quanto ver um jogo no Brasil. Para seguir até o aeroporto o Hostel oferece um transfer, com alguns horários disponiveis, USS 12,00 (se for só você no horário USS 20,00).

Retornei a Panamá City de avião (Air Panamá USS 120,00). 2h de vôo. Tem o ônibus da TICA Bus por USS 56,00. Mas são umas 13h de viagem. Com 115kg e 1,92m, eu sofro!

 

1794664_10201385140856870_577002158_n.jpg

Deu 0 x 0. Sou pé frio, Mick Jagger.

 

Fiquei novamente no Villa Vento Surf, antes mandei um email do Daniel (staff) pedindo pra ele agendar meu passeio á San Blas já pra manhã seguinte.

 

San Blas: VÁ! Sim, é lindo, vale a pena. Nas recepções dos hosteis você agenda o transfer até o porto. São 3h30 de viagem. Eles passam as 5h pra te apanhar. Você paga diretamente ao motorista, e ele te dá uma pulseirinha, para você regressar com ele, um ou dois dias depois. Paga-se ainda 10+2 de taxas de visitação, e 10+10 do barco ida e volta, até a ilha desejada. São 365 ilhas! As mais “famosas” são Franklin, Robison, Coco Blanco. Fiquei em Franklin, USS 26 o pernoite, com três refeições incluídas. Em barraca compartilhada, para até 6 pessoas, dei sorte, 2 gringuinhas simpáticas. Você pode levar água, comida, etc pra passar o(s) dia(s) lá. Cup Noodles, Club Social, umas frutas, e principalmente Água! Um galão de 5 L safa a onça. Por lá eles vendem cerveja, água, 1,5. Coco 1,0 e comidas complementares também. Achei os preços justos. Fiquei 1 só noite. Honestamente, depois de um certo tempo bate um marasmo.

 

1964954_10201398412188645_867939757_n.jpg

Esqueça da vida em San Blas

 

photo.php?fbid=10201405749172065&set=a.10201088648644750.1073741831.1424642398&type=3&src=https%3A%2F%2Fscontent-b-mia.xx.fbcdn.net%2Fhphotos-frc1%2Ft1%2F1959601_10201405749172065_2012484683_n.jpg&size=960%2C720

San Blas Waterproof

 

O lugar é lindo, se for um casal, 2 ou 3 noites podem ser legais. Uma idéia seria ficar cada dia em uma ilha diferente. Na prática elas são iguais, mudam no tamanho. A minha eu gostei, em 3 minutos você andava ela toda. Muitos corais e piscinais naturais ao redor, Por 1 dolar você aluga o óculos e snorkel e pode ficar com eles até a hora de ir embora. Vale a pena! Por lá tem banheiro, e agua doce pra ducha (3 pra toda ilha usar), luz elétrica até as 22h. Certifique-se que o seu transfer é da empresa Mrs Manuela (algo assim o nome). Vi uns holandeses na volta, enrolados, queriam passar a perna neles, cobrando 200 pelo transfer, fui lá ajudar, porque eles não falavam espanhol . Acabou que a minha pick up chegou, e eles ficaram lá. Não sei o que virou.

 

photo.php?fbid=10201405746812006&set=a.10201088648644750.1073741831.1424642398&type=3&src=https%3A%2F%2Ffbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net%2Fhphotos-ak-prn2%2Ft1%2F1779080_10201405746812006_201646710_n.jpg&size=960%2C720

 

1958403_10201405746291993_1009248780_n.jpg

Cocos, cocos, cocos.....

 

Voltando a Panamá City, night de saideira, fomos ao Hard Rock, lá você pode subir até o 65º andar, onde tem restaurantes, piscina, etc. Fomos tarde, e estava vazio já. Só tirar fotos mesmo e “charlar”.

 

1625468_10201405748732054_312515079_n.jpg

Hard Rock Hotel, 65º vale a pena subir até lá.

 

Para regressar ao aeroporto de Tocumen, não tem jeito, USS 30 dolares o taxi. Não tem transfer nem ônibus pra lá. Pelo menos não descobri. Chegue cedo, e aproveite o free shopp. Compare os preços que você viu em Panamá City. Algumas coisas podem ser mais baratas, outras não. Aproveite para degustar di grátis whiskys caríssimos.

 

Considerações finais:

 

Taxis em Panamá City: negocie e peça preço mais baixo. Eles querem enfiar a faca no turista. O mesmo trecho me pediram 10,00. Fiz por 2,5 com outro motorista (Multicentro a Casco Viejo). Tem muito táxi por lá. Nem dava conversa, virava as costas, dizendo um VTNC em português, e pegava outro táxi. Não pague mais do que 10,00 numa corrida. Inclusive de madrugada. A mais cara mesmo foi até o Canal do Panamá.

 

Comida: só vi fast food por lá e na Costa Rica também. Dificil achar comidas típicas. Passei a maior parte dos dias a base de cup noodles nos hostels. Em frente ao Villa Vento Surf é possível comer um PF por 3,5! Arroz e feijão!

 

Cambio: No panamá, a moeda Balboa está em paridade com o dólar. Ou seja, lá corre dólar normal. Na Costa Rica USS 1,00 = 500 colones em média.

Para deixar a Costa Rica se paga USS 29,00 de “imposto”. Dinheiro ou cartão.

 

Gastos: ficam na casa de uns USS 100,00 por dia. Depende da pessoa. Isso considerando diária de hostel (em média 12 a 18 dolares), almoço e janta. Night, cerveja. Ônibus, táxis Não comprei presentinhos pra ninguém!

 

Eu tenho cara de panamenho. Em todo lugar me perguntavam isso. Levei um baculejo da policia na Costa Rica, foram logo perguntando se eu era panamenho. Depois de mostrar os documentos e passagens, foram bem simpáticos, pediram desculpas e foram bem cordiais. No canal do Panamá, na bilheteria dei 20,00 me voltaram 10,00. Pensaram que eu era panamenho (se cobram 15 do estrangeiro). Em San Blas, um índio Kuna Yala perguntou se eu era panamenho. As meninas que foram na pick up comigo, pensaram que eu era o guia turístico daquele passeio. Enfin, soy panameño.

 

Meninas colombianas na balada: cuidado, provavelmente elas estão lá a trabalho ($). Panamenhas gostam dos brasileiros. Costariquenhas são mais marrentas. Costariquenhos adoram futebol, estão super animados com a Copa do Mundo. Conheci um carinha que trabalha no mercado municipal de San Jose, super humilde, trabalha na limpeza. Me viu com a camisa do Corinthians e puxou papo. Conversamos por 1h, chorou de alegria por ter feito um “amigo brasileiro”. O sonho dele era ir ver a Copa, tadinho.... se alguém for lá, mande um abraço á ele, Rigoberto. ::cool:::'>

 

Foram 13 dias viajando. A costa rica é um país onde os tours são caros. Vale a pena mais curtir as praias. Esse roteiro, ou semelhante, o ideal são 2 semanas mesmo.

Vocês viram que eu só falo em bebidas e festas. Haha, mas sou uma boa pessoa. Gosto de viagens assim, curtir locais “incríveis”durante o dia, e festinhas bacanas a noite. São viagens cansativas, mas legais. As empresas o outros nomes que mencionei, você acha no Google, Hostelworld e etc. Era mais para terem uma idéia de preços e horários aqui... Pesquise! É uma fase legal da viagem: a preparação.... Se tiver tempo, não tenha um roteiro tão rígido, principalmente se viaja sozinho. Você pode ir conhecendo mochileiros(as) bacanas no caminho, e mudar um pouco os planos, pra lá, ou pra cá mais uns dias. Procurando sugestões e companhia para a próxima viagem. ::hahaha:: Abraços!

Sensacional seu post amigo ...irei seguir uma boa parte deste roteiro gracias 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...