Perú: 15 dias sozinha - Lima, Huacachina, Paracas, Arequipa, Puno, Cusco e Machu Picchu

Relatos de viagem no Peru
Avatar
Bruna M.Correard
Mensagens: 294
Registrado em: 18 Jul 2011, 21:18
Localização: Pindamonhangaba/SP
Contato:

05 Ago 2014, 00:38  

É com muita satisfação que venho primeiramente agradecer, MUITO, a todos os muitos relatos que li, alguns com mais atenção, outros menos, mas que me ajudaram a montar meu roteiro e viver essa viagem, que foi mágica, inesquecível, levarei momentos incríveis no coração pra sempre! ::love::

Bom, optei por passar meus quinze dias disponíveis para a viagem somente no Perú, pois gosto de sentir a cultura do país em que estou, e pude fazer isto com muitos detalhes de guias bem competentes.

Meu roteiro:
12/7 - Guarulhos x Lima - chegada às 9h45 - horário local, permanência em Lima e pernoite.
13/7 - Lima x Ica - com a Cruz del Sur, chegada por volta de 12h local, táxi para Huacachina, pernoite
14/7 - Huacachina: Passeios - Islas Ballestas e Reserva Nacional de Pacaras - viagem noturna à Arequipa com Cruz del Sur
15/7 - Arequipa - chegada por volta de 9h, dia livre
16 e 17/7 - Cânion del Colca de dois dias, retorno à Arequipa fim da tarde, pernoite
18/7 - Saída de Arequipa a Puno em ônibus turístico - Empresa 4M Express - chegada em Puno por volta de 19h, pernoite
19/7 - Puno - passeios Isla de Uros e Isla Taquile, pernoite
20/7 - Saída de Puno a Cusco em ônibus turístico Inka Express, chegada em Cusco por volta de 17h30, pernoite
21/7 - Cusco - City Tour aos sítios arqueológicos próximos
22/7 - Cusco - Roteiro livre, explorei a pé a cidade e fiz circuitos centrais do Boleto Turístico
23/7 - Cusco - Roteiro livre, também roteiros do Boleto Turístico
24/7 - Ida ao Valle Sagrado - Pisac e Ollantaytambo - onde encerrei o passeio, para pegar trem a Águas Calientes - Peru Rail, pernoite em Águas Calientes
25/7 - Machu Picchu o dia todo, retorno de Trem Peru Rail até Ollantaytambo, onde tive pernoite
26/7 - Tour Privado saindo de Ollantaytambo a Moray e Salinas de Maras, com retorno a Cusco, pernoite
27/7 - Cusco - Despedida da cidade pela manhã, ida ao aeroporto, onde voei para Lima, e horas depois, ao Brasil
28/7 - Guarulhos - chegada no Brasil por volta de 6h, retorno à minha cidade de ônibus.

Devo abrir um parêntese para a simpatia dos peruanos, bem como havia lido de forma unânime em todos os relatos! Senti uma considerável receptividade das pessoas de modo geral, além de ter feito vários colegas peruanos desde em agência de viagem, como em passeios, onde encontrei peruanos também de férias do trabalho como eu.

Minhas hospedagens
Reservei todas antes de viajar, algumas via booking, outras pelo e-mail do próprio local. Levei também todos os comprovantes de reserva, porém não tive nenhum problema. Eles pedem seu passaporte, tiram uma cópia e te devolvem, bem simples. Mantenha a tarjeta de imigração com você, geralmente conferem.

*Lima: Hostel Pariwana - 31 soles a diária, quarto coletivo - fiquei uma noite - reserva direto no e-mail do hostel.
*Huacachina: Hosteria Suiza - 118 soles a diária - sim, é um hotel, não fiquei só em hospedagens econômicas - fiquei uma noite - reserva via booking
*Arequipa: El Albergue Español: 20 soles, quarto privativo sem banheiro e sem café da manhã - uma noite, guardei bagagem sem custo adicional para ir ao Cânion del Colca, e dormi mais uma noite - reserva via booking
*Puno: Conde Lemos Hotel: Aproximadamente 206 reais duas diárias, com calefação e banheira - sim, um luxo no frio de Puno me fez bem! foi o local mais confortável que dormi. - reserva via booking
*Cusco: Pariwana: 32 soles e depois 49 soles, o primeiro quarto coletivo de 12 pessoas sem banheiro, o segundo de 6 pessoas, com banheiro - cinco diárias ao todo, com intervalo de bagagem guardada para visitar Machu Picchu. - reserva direto com o e-mail do hostel
*Águas Calientes: Supertramp Hostel - 27,20 - uma diária - reserva direto via e-mail do hostel
*Ollantaytambo: Tikawasi Valley Hotel - uma diária, cerca de 100 soles. - reserva via booking

Quanto eu levei para despesas
Levei U$1,300 e voltei com U$255,00 - não fiz tanta pechincha e viajei com bastante conforto, quem poupar, gastará bem menos. Só saí com aéreos, passagens de trem da Peru Rail e ingresso de Machu Picchu pagos, todo o restante: hospedagens, comidas, bugigangas que comprei e passeios, foram com esse dinheiro, por quinze dias.

Ligando do Peru ao Brasil
Para quem quiser utilizar telefones públicos, tanto a cobrar como com cartões, há como ligar no 080050190, cai direto na possibilidade de ligações ao Brasil, eu usei bastante esta opção, que havia pesquisado antes de sair do país! Há também como pagar por ligações em estabelecimentos comerciais, com cabines telefônicas, isto eu usei uma vez em Lima, como vou citar no relato.

Documentação e Imigração:
Já se sabe que o Passaporte não é obrigatório, porém eu me senti particularmente mais segura de estar com ele, foi pedido em alguns contextos, como no check-in de TODAS as hospedagens. Eles tiram cópia da página que tem tua foto e verificam a Tarjeta que você recebe no voo. Eu voei com a Avianca, durante o voo os comissários passaram distribuindo a tarjeta, a dica é ter uma caneta fácil em mãos, agiliza bastante, eu havia levado. Se possível, preencha enquanto estiver no voo, pede seus dados pessoais e pergunta se está levando algum produto, como de origem animal, que não é permitido pelo Governo Peruano, só ter uma atenção para não preencher errado.

Ao chegar no aeroporto em Lima, siga o fluxo, você irá se deparar com diversos guichês da Imigração, aguarde na fila com Passaporte ou RG em mãos, junto com a Tarjeta preenchida. Confesso que na véspera da viagem mil fantasias, fruto de ansiedade, me perseguiram, imaginando a bendita imigração, afinal seria minha primeira vez e sozinha, passando por uma! Já sabia que a vacina contra febre amarela não é mais obrigatória no país, mas tive receio de me pedirem. De fato, a imigração peruana foi extremamente tranquila, as perguntas: quantos dias ficará no país? reside no Brasil? Bienvenida. Bom, passaporte carimbado, guarde esta tarjeta contigo por toda a viagem, é obrigatória a devolução. Feito este trâmite de imigração, vá buscar sua bagagem, há caminhos indicativos. Ao contrário do que li em alguns relatos, ao chegar até a esteira, em dez minutos eu já estava com minha mochila despachada nas costas e fazendo câmbio para pagar o táxi, no aeroporto. Sim, foi muito mais rápido do que esperava! Consegui um câmbio de 2,66 por dólar no aeroporto, é um câmbio que fica bem próximo das esteiras. Feito câmbio, passei pela aduana, ali mesmo, entreguei outra tarjeta, também obtida no voo, especifica para a aduana, não durou nem um minuto isto, e já estava na saída, onde estão as famosas placas com os nomes das pessoas.

Ingresso para Machu Picchu e Trem a Águas Calientes
Confesso que tive muito trabalho para conseguir adquirir previamente os ingressos de Machu Picchu e do trem. Não tinha cartão de crédito internacional e solicitei com este fim, já que sem ele fica bem mais complicado fazer a compra. Pode-se deixar pra comprar lá, mas como fui em julho - alta temporada, e gosto de sair do país já tranquila, não quis correr riscos.
Comprei o ingresso para Machu Picchu direto no site do Governo Peruano, este daqui: http://www.machupicchu.gob.pe/
Para o trem, há duas opções: Inca Rail e Peru Rail. Por questão de mais opções de horário, escolhi a Peru Rail: http://www.perurail.com/ - para buscas na Inca Rail, segue link: http://incarail.com/
Com o cartão em mãos, consegui comprar de primeira o boleto para Machu Picchu. Não comprei com montanha, por opção pessoal, adquiri o ingresso simples, porém cabe ressaltar que com ele você pode fazer trilhas no local, como Porta do Sol, que eu fiz e descrevo no relato, Ponte Inca, entre outros atrativos.
Já para adquirir ingressos do trem, mesmo com o cartão tive problemas, não foi aceito inicialmente, porém posteriormente gerou um formulário que eu recebi por e-mail, conforme já tinha lido em relatos por aqui, neste formulário, um funcionário da Peru Rail te escreve, você envia seus dados como cópia do passaporte, cópia do cartão e assina uma autorização para a compra, e pronto, em pouco tempo é emitido seu bilhete, que eles enviam para o e-mail.
Leve tudo impresso para apresentar na hora. Levei o cartão com o qual fiz a compra, mas não foi solicitado nem na entrada a Machu Picchu e nem no embarque do trem. Em caso de uso de cartão de terceiros, precisa da cópia do cartão e do documento do proprietário, caso te peçam e você não tenha, não é permitida sua entrada.

Táxis no Perú
Bom, na chegada a Lima eu realmente senti receio ao não visualizar a placa com meu nome no aeroporto, já que havia solicitado um taxista ao hostel Pariwana, justamente por conhecer a fama de bastante perigo com os táxis em Lima. Um senhor devidamente identificado como de táxi oficial, ao me ver sozinha e certamente com cara de assustada, me abordou e insistiu para que eu pegasse um táxi com ele. Mesmo ele estando com crachá e sendo táxi oficial, optei por esperar pelo taxista. Este senhor ligou, ou simulou ligar, para o hostel Pariwana, e disse que o hostel sempre fura com seus clientes sobre táxi. Achei insistência demais e fiquei com a "pulga atrás da orelha", até que chega um taxista, sem crachá, com meu nome e sobrenome escrito num papel pequeno, de bolso, e não num cartaz, dizendo ter sido enviado pelo Pariwana. Bom, no ato me despedi do taxista identificado e acompanhei o taxista que me fora enviado. O táxi dele não é oficial, um carro sem nenhuma identificação, senti receio, mas entrei no carro. Rapaz simpático, puxou vários assuntos, inclusive sobre a Copa do Mundo! ::lol4:: Cheguei segura no hostel. A Corrida custou 55 soles, não estava lá muito barato, porém não quis correr risco.

Eu reforço o alerta para cuidado com táxis clandestinos, embora sejam mais comuns em Lima, conheço pessoas também que receberam notas falsas de taxistas em Lima. Para evitar riscos, andei sempre com dinheiro trocado em mãos, quando tinha troco a receber, geralmente era em moedas de 5 soles por exemplo, então não tive absolutamente nenhum problema. Todos os taxistas que peguei em Lima foram tranquilos. Para sair do hostel em Lima até o terminal da Cruz del Sur, para ir a Ica, também reservei com o Pariwana, pois saí cedo e achei mais seguro, me custou 20 soles do hostel ao terminal, preferi ir com segurança.

As corridas de táxi em todo lugar do Perú precisam ser combinadas previamente, não há taxímetro, portanto antes de entrar, combine o preço. O único local já tabelado com preço foi de Ica a Huacachina, por 7 soles.

VAMOS AO DIA A DIA...

Dia 12/7 - Lima
Cheguei em Lima às 9h45 horário local e de lá direto ao hostel, como mencionado acima.

Sobre o hostel: Em Miraflores, exatamente em frente ao Parque Kennedy, achei a localização excelente, com ruas bem movimentadas e várias opções de comes, além de uma casa de câmbio muito perto.

Sobre o câmbio: Fiz o câmbio nesta casa oficial, praticamente do lado do hostel, consegui o dólar por 2,77 e encontrei esta cotação com diferença de 2,76 apenas, a viagem toda. Não troquei reais. Cotação abaixo da oficial que é 1,25. Pesquisando, achei por 1,13 como a mais alta, mas no geral, 1 real = a 1 sol: não compensa!

Sobre Lima: Assim como li no relato do DAN aqui no Mochileiros, acredito que cada pessoa deve ver o que sente vontade, com seus próprios olhos, pois o gosto de cada pessoa é singular. Muitos me perguntaram por que iria à Lima. Eu não quis tirar Lima do roteiro, embora tivesse optado por apenas um dia na cidade. Valeu a pena ter ido, e conhecido a capital deste país, acho importante para o contexto. Não tive tanto tempo, e como não sou tão vidrada em museus, vi quase tudo que tinha planejado para Lima.

Meu roteiro em Lima: como o hostel Pariwana estava literalmente transbordando de gente e eu teria pouco tempo, até poder dar o horário do check-in (a partir das 13h) e sair, optei por fechar na agência do próprio hostel um city tour. Não foi barato e hoje eu faria uma parte de táxi e outra a pé, mas, como havia pego um voo às 6h da manhã e mal tinha dormido - passei a noite no Slaviero do Aeroporto de Guarulhos, só pra confirmar que a hospedagem é cara e não muito confortável! - então, optei pelo tour, que me buscaria às 14h. Precinho salgado de U$35. Antes, saí para comer ali por perto, e ainda antes, fui ver o que tinha no Parque Kennedy. O Parque é pequeno, mas charmoso. Ali tive a felicidade de ver e conversar com um deles - um grupo de jovens de cerca de 15 anos, fazendo intervenções no Parque, com cartazes falando sobre amizade, sobre se permitir conversar e conhecer pessoas, senti uma energia boa vindo dali e me permiti observá-los e fotografar por alguns minutos. Um dos meninos, quando perguntei se poderia fotografar um dos cartazes, me perguntou de onde sou, quando disse que ficaria 15 dias em seu país, ele se mostrou surpreso e abriu um sorriso espontâneo, foi bacana!

Almocei um Pollo com arroz e papas fritas + suco de fresa, uma das comidas mais caras da viagem, cerca de 20 soles incluindo o suco. Encontrei um local para fazer chamadas internacionais e fui ver qual era, ali em frente ao Parque Kennedy, só tem que subir uma escada. Perguntei, custa 1 sol por minuto ao Brasil, liguei para casa e dei notícias aos meus pais. Logo desci e voltei ao hostel, aguardar para o city tour.

Com uns quinze minutos de atraso, fui pega no hostel, o city tour foi feito em uma van, com paradas nos pontos principais, confesso que algumas paradas bem mais rápidas do que eu gostaria! Iniciamos no Parque do Amor, em Miraflores, de lá passamos em mais alguns pontos do bairro e seguimos para o Centro Histórico, onde gostaria de ter ficado mais tempo, foi a parte de Lima de que mais gostei. No centro visitamos a Plaza San Martin, a Plaza de Armas e o Convento San Francisco, basicamente, sendo este último imperdível, tem toda uma explicação histórica, e não pode fotografar internamente.

À tardezinha, por volta de 18h30, me organizei para ir ao Parque das Águas ou, Parque de La Reserva, como chamam os Peruanos. Era um dos locais que mais queria conhecer em Lima. Peguei um táxi em frente ao hostel...como estava receosa com a segurança dos táxis, pedi uma dica na recepção, tal foi minha surpresa quando a mocinha pediu a um dos rapazes que trabalha lá, para parar um táxi seguro pra mim! ::otemo:: Foram 12 soles, peguei um taxista muito calado, mas de bom coração, ao descer, ele pediu que me cuidasse. Porém, infelizmente, ao chegar na entrada do Parque, o Segurança me informou que eu não poderia mais entrar! Foi chato, pois há espetáculos até às 22h, enfim, tive que voltar, o taxista da volta era bem falante e me fez bastante perguntas sobre o Brasil. Desci em frente ao hostel e fui procurar algo para comer... não sou chegada em Mc Donalds e afins, e não queria gastar muito, rodei, rodei, e acabei optando por uma Starbucks, ainda bem próxima do hostel. Tomei um Capucchino de mousse de chocolate branco e comi uma empanada de carne...não muito barato, uns 18 soles os dois, mas, me alimentou bem. Voltei ao hostel e fui direto para o quarto. Arrumei minhas coisas, pois iria para Ica pela manhã, tentei dormir...do meu quarto, ouvia a poluição sonora considerável do trânsito de Lima, com o sono isto virou pano de fundo...porém, de madrugada, uns americanos muuuito sem noção começaram a fazer barulho, rir alto, conversar muito alto, e dormi pouco. Saí antes do café da manhã, o táxi me buscou por volta de 6h, meu ônibus sairia às 7h.

Cabe ressaltar que cada companhia de ônibus tem seu terminal próprio no Peru, exceto em Puno e em Arequipa, eu viajei com a Cruz del Sur. Havia comprado passagens com o hostel, que me deu um voucher, para trocar no terminal pela passagem. É muito simples, só chegar pelo menos meia hora antes na Cruz del Sur, existe um guichê com senha, mas quando fui não precisava pegar a senha, você apenas apresenta seu voucher com um documento, passaporte de preferência, que eles emitem sua passagem bem rápido. É preciso despachar mochilas grandes, funciona como um aeroporto, tem um local indicativo, você despacha, recebe um comprovante e pode viajar tranquilo [a].

FOTOS DO DIA:
IMG_0189.JPG
Cordilheira dos Andes vista do avião Sp x Lima
IMG_0189.JPG (220.75 KiB) Exibido 13243 vezes

IMG_0199.JPG
Cordilheira dos Andes vista do avião Sp x Lima
IMG_0199.JPG (200.69 KiB) Exibido 13243 vezes

IMG_0208.JPG
Lago Titicaca visto do voo Sp x Lima
IMG_0208.JPG (197.6 KiB) Exibido 13243 vezes

IMG_0224.JPG
Igreja em frente ao Parque Kennedy
IMG_0224.JPG (275.07 KiB) Exibido 13243 vezes

IMG_0228.JPG
Parque Kennedy
IMG_0228.JPG (335.98 KiB) Exibido 13243 vezes

IMG_0225.JPG
Parque Kennedy - intervenção sobre amizade feita por jovens
IMG_0225.JPG (290.93 KiB) Exibido 13243 vezes

IMG_0232.JPG
Parque Kennedy, intervenção de jovens sobre amizade.
IMG_0232.JPG (280.76 KiB) Exibido 13234 vezes

IMG_0234.JPG
Miraflores
IMG_0234.JPG (246.33 KiB) Exibido 13235 vezes

IMG_0240.JPG
Miraflores
IMG_0240.JPG (171.84 KiB) Exibido 13235 vezes

IMG_0251.JPG
Miraflores, Parque do Amor
IMG_0251.JPG (226.48 KiB) Exibido 13235 vezes

IMG_0260.JPG
Miraflores
IMG_0260.JPG (213.26 KiB) Exibido 13235 vezes

IMG_0261.JPG
Mirafores
IMG_0261.JPG (91.98 KiB) Exibido 13235 vezes

IMG_0335.JPG
Plaza San Martin
IMG_0335.JPG (192.56 KiB) Exibido 13237 vezes

IMG_0336.JPG
Plaza San Martin
IMG_0336.JPG (209.69 KiB) Exibido 13237 vezes

IMG_0346.JPG
Plaza San Martin
IMG_0346.JPG (246.71 KiB) Exibido 13237 vezes

IMG_0366.JPG
Plaza de Armas
IMG_0366.JPG (268.45 KiB) Exibido 13237 vezes

IMG_0382.JPG
Plaza de Armas
IMG_0382.JPG (283.09 KiB) Exibido 13235 vezes

IMG_0386.JPG
Plaza de Armas
IMG_0386.JPG (272.85 KiB) Exibido 13234 vezes

IMG_0367.JPG
Plaza de Armas
IMG_0367.JPG (241.02 KiB) Exibido 13234 vezes

IMG_0361.JPG
Catedral, na Plaza de Armas
IMG_0361.JPG (251.75 KiB) Exibido 13234 vezes

IMG_0372.JPG
Catedral, Plaza de Armas
IMG_0372.JPG (274.68 KiB) Exibido 13234 vezes

IMG_0391.JPG
Centro Histórico
IMG_0391.JPG (226.21 KiB) Exibido 13232 vezes

IMG_0392.JPG
Casa de Literatura - Centro Histórico
IMG_0392.JPG (188.72 KiB) Exibido 13232 vezes

IMG_0402.JPG
Centro Histórico, locais...
IMG_0402.JPG (245.98 KiB) Exibido 13232 vezes

IMG_0407.JPG
Convento San Francisco
IMG_0407.JPG (261.58 KiB) Exibido 13232 vezes


Dia 13/7 - Huacachina
Ao chegar em Ica já tomei um táxi, o preço é tabelado, custou 7 soles até Huacachina.
Huacachina iria sair do meu roteiro. Li muitos comentários negativos do lugar, mas intuitivamente retomei com a ideia, como havia tempo no meu roteiro, resolvi ver qual era a minha impressão. E foi boa, não me arrependo de ter ido, não tiraria do roteiro. É um local para se passar uma tarde e noite, como fiz, mas é diferente do que já vi, as dunas são de fato impressionantemente altas. A lagoa é poluída, mas mesmo assim, o visual valeu a pena, eu gostei. Ao chegar, perguntei ao Hotel sobre passeios e a atendente simpática Roxana prontamente ligou para uma agência, onde veio ao meu encontro a gracinha da Liliana. Com um notebok, ela abriu as fotos, explicou tudo que eu iria ver, e me ofereceu três passeios: o buggy pelas dunas de Huacachina, que eu não ia fazer, e os dois que eu planejei: Islas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas. Os três me saíram 120 soles, tudo para o mesmo dia. Hoje eu teria encaixado o passeio de buggy para o dia da minha chegada, pois você se banha na areia só de estar ali, e eu faria uma viagem noturna à Arequipa, mas deu tudo certo. A Agência foi "Peru in your hands", em Huacachina. Recomendo, a atenção das meninas é uma gracinha, e fiz amizade com Liliana, ela me adicionou no facebook e quis que eu mostrasse músicas do Brasil a ela.

Passeios pagos, recibo em mãos, fui caminhar ao redor da lagoa...o clima ali é gostoso, lugar pequenininho e muito seguro.
Almocei pollo saltado com suco de fresa, uns 20 soles, mas estava muito bom e veio absolutamente muita comida. Ao retornar para a volta ao redor da lagoa, um menino de 9 anos começou uma conversa ao me ver com a bandeira do Brasil e meu tripé, tirando fotos. Me fez muitas perguntas sobre o Brasil, e logo trouxe seus primos e primas, parecia que eu era o atrativo turístico da região...hahahah, foi uma tarde muito bacana.

Cabe ressaltar que estava exageradamente calor em Huacachina, considerando o frio de Lima. Andei a tarde toda com camiseta. Por volta das 17h30, com o pôr do sol, bruscamente a temperatura caiu, logo corri ao hotel, porém, esse choque de temperatura me deixou com calafrios! Fiz o máximo de esforço que pude, para sair da cama e procurar algo para comer...demorei um pouco, mas achei um creme de aspargos muito gostoso, e foi o que me levantou. Bebi bastante água. Ali também comprei duas maçãs e uma banana. Fez diferença, as frutas eu comi no dia seguinte. Alimentação leve + sono, algo necessário. Acordei melhor para passear.

FOTOS DO DIA:
IMG_0418.JPG
Dunas vistas da minha janela!
IMG_0418.JPG (231.65 KiB) Exibido 13232 vezes

IMG_0430.JPG
Locais se divertindo.
IMG_0430.JPG (227.86 KiB) Exibido 13232 vezes

IMG_0472.JPG
:))
IMG_0472.JPG (202.4 KiB) Exibido 13232 vezes

IMG_0476.JPG
Pollo Saltado, almoço em Huacachina
IMG_0476.JPG (207.69 KiB) Exibido 13232 vezes

IMG_0482.JPG
Ruas de Huacachina;
IMG_0482.JPG (260.7 KiB) Exibido 13232 vezes

IMG_0509.JPG
Huacachina!!
IMG_0509.JPG (229.17 KiB) Exibido 13232 vezes

IMG_0539.JPG
Yo!
IMG_0539.JPG (247.7 KiB) Exibido 13232 vezes

IMG_0550.JPG
A Sereia.
IMG_0550.JPG (224 KiB) Exibido 13232 vezes

IMG_0594.JPG
Sol se pondo em Huacachina
IMG_0594.JPG (199.93 KiB) Exibido 13232 vezes


Dia 14/7 - uma das Cerejas do bolo na viagem: Islas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas
Acordei, banho, café da manhã, e deixei minha mochila cargueira num depósito, sem custo adicional. Fui recolhida no hostel umas 7h. um senhor me levou até uma van, onde conheci uma brasileira e sua filha, de Campinas/SP, e ao desembarcar, vieram falar comigo os brasileiros Alex e Diogo, que me fizeram companhia boa parte do passeio. As brasileiras não puderam acompanhar, pois apesar de estarem na mesma van, eram de outra agência, e precisamos nos separar!

No meio do fluxo, você entra no barco rumo às Islas Ballestas. Tem que pagar uma taxa de uns 10 soles, é cobrada antes de embarcar, e te dão um comprovante, é bom já pagar o da Reserva Nacional também, os dois ficaram uns 17 soles.

Entrei no barco, estava feliz e saltitante para ver os animais, eis que me pedem para trocar de lugar, pois como estava sozinha, tinha um casal para se sentar no meu lugar, juntos. Sentei do lado de um cara francês, meio pescoçudo e tive receio de que fosse atrapalhar para fazer as minhas fotos, mas consegui registrar os momentos e curtir o passeio, que é bacana!! É incrível a grande quantidade de pássaros que vivem no local, além dos lindos Pinguins e dos charmosos Lobos Marinhos. Recomendo bastante as Islas Ballestas, o passeio é de meio período, e ao sair, me juntei aos brasileiros Diogo e Alex, até irmos de volta onde a van estava estacionada, para sairmos em direção à Reserva Nacional de Paracas.
Mas, antes uma observação: desde criança que eu tinha muita vontade de ver Pelicanos, antes de embarcar para o passeio, vi muitos. Ao retornar, Alex realizou meu sonho de criança e tirou foto minha com os Pelicanos, imperdível!!!

Ao chegar na reserva, logo percebi que seria um dos meus locais favoritos de toda a viagem. Difícil descrever a beleza única do local, um deserto e em toda sua extensão, diversos trechos com um mar límpido e impressionante! Como estes passeios de agência duram pouco, infelizmente fiquei só meio período, até depois do almoço, por volta de 14h. Almoçamos em frente a uma das praias, apesar do vento geladérrimo, o visual compensou, e mais Pelicanos, desfilando pra nós a todo momento. Lindo!!! ::love::

Ao chegar em Huacachina, eu já estava atrasada para o passeio de Buggy, o pessoal do retorno não calculou muito bem, e nisso, desci em frente à agência, que chamou um táxi para me deixar já literalmente correndo no buggy, falaram que tinha que pagar 4 soles, mas, eu havia deixado minha mochila pequena com a Liliana da agência, só levei minha câmera digital, estava sem dinheiro, não paguei. Depois, comentei com ela, e ela achou um absurdo me cobrarem isso, falou para não pagar. Tinha só que dar 3,80 para o guia, eu só tinha 3,60 trocados e ela disse que completava o restante, isso na volta.
Vamos ao passeio de buggy. Ele é diferente demais dos passeios do Brasil no Nordeste por exemplo, é um carro bem maior, e com cinto de segurança! e tem que usar, pois você literalmente pula junto com o carro o tempo todo...é muuuuita adrenalina, não estava tão animada pra este passeio, mas foi bacana!!! Retornamos após o pôr-do-sol, dura cerca de uma hora e meia ou 2h. Na volta estava já muito frio, e eu estava com areia até ao redor dos olhos! Detalhe: tem o snowboard, que eu não fiz, pensando na viagem que faria à Arequipa naquela noite. Assisti, vi o pessoal gritar descendo, é pra quem estava com mais "sangue no zóio" do que eu! hahaha.

Ao retornar, fui pegar minha cargueira, que estava guardada no hotel, pedi pra tomar banho, mas como eles não têm banheiro coletivo com ducha, não foi possível, nem pagando uma taxa, saí procurar um lugar, viajar a noite toda cheia de areia seria péssimo! Já estava "conhecida" em Huacachina, um rapaz que havia me cumprimentado, me viu com a mochila perambulando, e como se prontificou a saber se eu procurava algo, eu comentei do banho, ele pegou o táxi dele, me levou gratuitamente até um hostel, onde estava o guia do passeio do buggy, falou com eles e me deixaram tomar um banho. Foi um dos meus melhores banhos, um alívio, e não cobraram absolutamente nada. Voltei caminhando até a agência, pois estava para pegar um táxi até o terminal da Cruz Del Sur em Ica, este táxi foi ofertado gratuitamente pela agência. Enquanto esperava, conversei com a Liliana e a Kiara, outra moça que trabalha no local. Mostrei algumas fotos de viagens minhas pelo Brasil e carreguei um pouco a bateria da minha câmera digital. O táxi chegou, e além de mim, mais cinco pessoas para irem ao mesmo tempo. Bom, as meninas que fiz amizade correram me colocar no banco da frente hahaha, e os outros foram espremidos atrás, mas é perto. Cheguei na rodoviária da Cruz del Sur, e troquei meu voucher por uma passagem. Esta eu comprei na agência de Huacachina, 80 soles, com direito a um jantar.

Como cheguei um tempo antes, despachei a mochila cargueira no terminal, e fiquei de olho nos mototáxis, muito diferentes dos do Brasil, comentei com um taxista que faltou uma foto dos mototáxis, e não é que ele veio comigo até o posto de gasolina ao lado do terminal e perguntou a um dono de um destes mototáxis se eu poderia tirar uma foto de recordação do Peru, e o cara deixou! hahahahahah, depois dessa foto, voltei e aguardei o embarque no ônibus.

A viagem durou 12h. Confesso que apesar de muito seguro, o ônibus não foi tão confortável pra uma viagem longa, esperava uma "cama", mas era um banco, apenas mais inclinável...dormi um pouco torta, mas com sono você se adapta ao que tem! Veio um jantar gostoso, arroz com carne em pedaços cozida, e um docinho de sobremesa, além de bebida. Conversei antes do jantar com um peruano que viajava ao meu lado, seu nome é Miguel e tem 22 anos. Ele se admirou com o fato de eu estar viajando sozinha e perguntou quem tiraria minhas fotos...rs e aí permanecemos conversando por algum tempo, até o sono bater. E assim segui por esta noite...

FOTOS DO DIA:
IMG_0632.JPG
Local de Embarque para Islas Ballestas
IMG_0632.JPG (252.54 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_0651.JPG
Paracas, embarque para Islas Ballestas...Pelicanos em bando! *-*
IMG_0651.JPG (145.59 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_0699.JPG
Islas Balestas
IMG_0699.JPG (192.58 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1257.JPG
Candelabro. Desenho fixo na duna. Islas Ballestas
IMG_1257.JPG (149.12 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_0817.JPG
Islas Ballestas
IMG_0817.JPG (290.36 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_0833.JPG
Islas Ballestas
IMG_0833.JPG (249.72 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_0876.JPG
Pinguins ali! :D Islas Ballestas
IMG_0876.JPG (250.09 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_0889.JPG
Islas Ballestas
IMG_0889.JPG (242.38 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_0976.JPG
Islas Ballestas
IMG_0976.JPG (164.47 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1015.JPG
Pássaros. Islas Ballestas
IMG_1015.JPG (208.01 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1052.JPG
Fazendo um charme. Lobo Marinho! Islas Ballestas.
IMG_1052.JPG (348.45 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1080.JPG
Ah, o amor! Que lindos. Lobos Marinhos, Islas Ballestas.
IMG_1080.JPG (315.69 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1087.JPG
Quanta felicidade!! *-* Lobos Marinhos nas Islas Ballestas.
IMG_1087.JPG (300.92 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1106.JPG
Islas Ballestas
IMG_1106.JPG (209.71 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1208.JPG
Islas Ballestas
IMG_1208.JPG (304.92 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1298.JPG
Pelicano, na volta das Islas Ballestas, aguardando para ir à Reserva Nacional.
IMG_1298.JPG (241.77 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1297.JPG
Pelicanos! Voltando de Islas Ballestas.
IMG_1297.JPG (257.69 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1304.JPG
Chegando à Reserva Nacional de Paracas
IMG_1304.JPG (155.37 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1321.JPG
Deserto! Reserva Nacional de Paracas
IMG_1321.JPG (141.16 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1327.JPG
Você tenta pular e a gravidade te puxa! Reserva Nacional de Paracas
IMG_1327.JPG (197.47 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1347.JPG
Reserva Nacional de Paracas...deserto com mar!
IMG_1347.JPG (151.53 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1342.JPG
Reserva Nacional de Paracas
IMG_1342.JPG (199.72 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1340.JPG
Reserva Nacional de Paracas
IMG_1340.JPG (196.01 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1388.JPG
Reserva Nacional de Paracas!
IMG_1388.JPG (174.63 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1381.JPG
Reserva Nacional de Paracas
IMG_1381.JPG (173.33 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1390.JPG
Reserva Nacional de Paracas
IMG_1390.JPG (171.17 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1396.JPG
Reserva Nacional de Paracas
IMG_1396.JPG (128.76 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1404.JPG
Reserva Nacional de Paracas
IMG_1404.JPG (155.15 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1408.JPG
Reserva Nacional de Paracas
IMG_1408.JPG (146.94 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1414.JPG
Reserva Nacional de Paracas
IMG_1414.JPG (131.61 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1433.JPG
Alex e Diogo, colegas brasileiros. Reserva Nacional de Paracas
IMG_1433.JPG (194.01 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1436.JPG
Playa Roja. Reserva Nacional de Paracas
IMG_1436.JPG (173.71 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1442.JPG
Reserva Nacional de Paracas
IMG_1442.JPG (242.92 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1490.JPG
Almoçar em frente a este mar...que chato! Reserva Nacional de Paracas
IMG_1490.JPG (234.13 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1501.JPG
Reserva Nacional de Paracas
IMG_1501.JPG (197.05 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1508.JPG
Inca Kola e almoço em frente a este mar estupendo! Reserva Nacional de Paracas
IMG_1508.JPG (189.8 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1519.JPG
Este Pelicano ficou me "observando" por algum tempo! Reserva Nacional de Paracas
IMG_1519.JPG (326.05 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1578.JPG
Pelicanos...Reserva Nacional de Paracas
IMG_1578.JPG (242.51 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1653.JPG
Passeio de Buggy nas dunas altas de Huacachina.
IMG_1653.JPG (130.24 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1666.JPG
Este é o buggy, vai uma volta?! Huacachina.
IMG_1666.JPG (232.12 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1667.JPG
As altas dunas de Huacachina
IMG_1667.JPG (148.88 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1672.JPG
Sol se pondo nas dunas, em Huacachina.
IMG_1672.JPG (119.52 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1685.JPG
Pôr-do-sol nas duas, em Huacachina.
IMG_1685.JPG (148.03 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1689.JPG
Sol se pondo na duna, em Huacachina.
IMG_1689.JPG (114.49 KiB) Exibido 13222 vezes

IMG_1743.JPG
Mototáxi em Ica.
IMG_1743.JPG (246.72 KiB) Exibido 13222 vezes


Dia 15/7 - Arequipa
Cheguei em Arequipa por volta das 9h. Ao sair e pegar minha mochila no terminal, vários taxistas, escolhi um que me cobrou 10 soles, no caminho ele me recomendou que evite caminhar pela rua do hostel à noite, por questão de segurança, e deu outras dicas. Ao descer, eu percebo que só tinha 9 soles trocado, o resto era dólar que eu ainda faria câmbio. Ele aceitou os 9 soles, e tudo certo, fui até a recepção, o rapaz que esqueci o nome, mas muito simpático, me recebeu e subiu com minha mochila e eu até o quarto, foram vários lances de escada! O quarto ficava numa área externa, mas, próximo dos banheiros da parte de cima. O local é bem simples, mas privativo. Deixei minhas coisas e fui tomar um banho. Dali, saí para buscar uma casa de câmbio. O hostel fica a duas quadras da Plaza de Armas, que por sinal é muito bela.

Ao literalmente pisar na Plaza de Armas, fui abordada por um cara de uma agência, no impulso acabei aceitando saber mais sobre o tour com esses ônibus, já que para tour em Arequipa eu só teria um dia, mas avisei que precisava fazer câmbio, ele me levou até uma loja, onde foi possível fazer câmbio a 2,76. Subi com ele até a agência, na Plaza de Armas mesmo, fechei este tour por 30 soles e o Cânion del Colca de dois dias com almoço e pernoite inclusos por 105 soles - mas, é preciso pagar um boleto de 40 soles ao chegar no Colca (preço para estrangeiros da América do Sul), o guia faz o recolhimento das taxas. Para Peruanos, 20 soles, estudantes pagam meia, mas só de nacionalidade Peruana. Europeus, 70 soles cada.

O passeio de ônibus sairia meio dia e meia, eu tinha só uma hora e alguns minutos, literalmente corri até o Convento Santa Catalina, paguei 35 soles, a entrada é mesmo cara, mas o lugar é bem bonito. Não tive tempo de pagar um extra por visita guiada de 20 soles, pois não daria tempo de chegar para o bus panorâmico. Fui conhecendo aleatoriamente o lugar, às vezes disfarçava e pegava carona num grupo guiado, e assim fui dando as voltas meio às pressas.

Saí correndo do Convento Santa Catalina, vi uma moça fazendo sentada na calçada umas bonecas muito lindas, adoro artesanatos assim, comprei logo duas! Uma de presente. Passei também em uma farmácia, pois estava começando a sentir sintomas do mal de altitude, o Soroche. Comprei alguns comprimidos de Soroche Pills, por uns 12 soles , e fui até a saída do ônibus panorâmico. Por sinal ele já tinha acabado de sair, mas ia fazer o retorno, e tinha um grupo de senhoras e uma mocinha, chilenas, muito simpáticas, esperando também. A mulher da agência, quando comentei que estava com fome, me falou pra ser bem rápida e comprar algo pra viagem, corri loucamente, comprei um sanduíche de queijo e água, embarquei no ônibus. A mocinha ia conferindo os recibos do passeio e dizendo onde são as poltronas, esta parte foi legal, porque me puseram bem na frente, em uma das primeiras poltronas, uma das melhores visões!! Este passeio tem em média umas 4h de duração, e é bom porque vai a locais mais distantes, aproveita melhor quem tem pouco tempo para tour, como foi meu caso.

Ao encerrar o passeio, fui comer algo e comprar passagens para viajar a Puno ao retornar do Colca. Descubro que a Cruz del Sur não tinha mais passagens para dia 18, e a moça da agência me ofereceu o ônibus turístico de Arequipa a Puno, no começo estava pensando em recusar, pois era mais caro que ônibus comum, claro, mas, acabei topando após a moça me mostrar fotos das Lagunas que seriam visitas com paradas para fotos. Algo que eu desconhecia e achei que valeria a pena conhecer. Este ônibus saiu por 96 soles, com a empresa 4M Express. Voltei ao hostel de táxi, 4 soles, e fui descansar, pois às 8h sairia para o Colca.

FOTOS DO DIA:
IMG_1757.JPG
Convento Santa Catalina, Arequipa.
IMG_1757.JPG (282.1 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1747.JPG
Convento Santa Catalina, Arequipa.
IMG_1747.JPG (329.22 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1769.JPG
Convento Santa Catalina, Arequipa.
IMG_1769.JPG (297.61 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1773.JPG
Convento Santa Catalina, Arequipa.
IMG_1773.JPG (251.22 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1777.JPG
Mirador en Convento Santa Catalina
IMG_1777.JPG (170.76 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1802.JPG
Convento Santa Catalina, Arequipa.
IMG_1802.JPG (307.4 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1811.JPG
Convento Santa Catalina, Arequipa.
IMG_1811.JPG (256.99 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1819.JPG
Convento Santa Catalina, Arequipa.
IMG_1819.JPG (338.16 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1821.JPG
Convento Santa Catalina, Arequipa.
IMG_1821.JPG (205.81 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1884.JPG
Plaza de Armas
IMG_1884.JPG (360.7 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1837.JPG
Plaza de Armas.
IMG_1837.JPG (339.04 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1844.JPG
Catedral
IMG_1844.JPG (178.75 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1854.JPG
Mesmo com todo esse trânsito...a cidade é um charme!
IMG_1854.JPG (226.16 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1893.JPG
Arequipa.
IMG_1893.JPG (251.29 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1924.JPG
Mirador de Yanahuara, Arequipa.
IMG_1924.JPG (306.58 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1913.JPG
Mirador de Yanahuara, Arequipa.
IMG_1913.JPG (260.24 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1915.JPG
Mirador de Yanahuara, Arequipa.
IMG_1915.JPG (284.44 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1909.JPG
Mirador de Yanahuara, Arequipa.
IMG_1909.JPG (146.18 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1907.JPG
Mirador de Yanahuara, Arequipa.
IMG_1907.JPG (238.89 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1902.JPG
Igreja em frente ao Mirador de Yanahuara, Arequipa.
IMG_1902.JPG (231.41 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1957.JPG
Mirador de Carmen Alto, Arequipa.
IMG_1957.JPG (218.33 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1960.JPG
Mirador de Carmen Alto, Arequipa.
IMG_1960.JPG (264.72 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1971.JPG
Mirador de Carmen Alto, Arequipa.
IMG_1971.JPG (198.92 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_1973.JPG
Mirador de Carmen Alto, Arequipa.
IMG_1973.JPG (266.2 KiB) Exibido 13221 vezes

IMG_2003.JPG
Plaza de Armas noturna...cores!
IMG_2003.JPG (346.87 KiB) Exibido 13221 vezes


Dias 16 e 17/7 - Cânion del Colca - Segunda Cereja do Bolo na viagem

Acordei comendo algumas coisinhas que tinha na bolsa, já que não tem café no hostel, o pessoal do passeio atrasou para me buscar, pedi ajuda pro rapaz simpático da recepção e ele ligou no local, chegaram às 8h40 mais ou menos. Embarcada, se apresenta a nós o simpático guia Erik, diria que foi o guia mais simpático de toda viagem, levava tudo na esportiva, e também uma dicção muito legal, entendia tudo que ele dizia, perfeitamente, e não falo espanhol fluente, embora alguns colegas peruanos tenham dito que falo bem...foi a necessidade! ::lol4::

No caminho, explicações sobre a Ciudad Blanca, Arequipa, o guia é Arequipeño. Bueno, paramos para comprar coisinhas para levar, eu peguei um pacote de bolacha salgada e folha de coca, os dois por 5 soles.

Para quem tem dúvidas sobre o passeio do Cânion del Colca: optei pelo de dois dias para ver tudo com calma, além do mais, o de um dia não pára nos mirantes sensacionais pelo caminho, todo o percurso é muito bonito até chegar em Chivay. Almoçamos, Buffet livre, que no meu caso já estava incluso, comida boa e farta!

Este passeio foi um dos mais especiais pra mim, pelo conjunto: excelente guia, pessoal animado e gente boa + paisagens incríveis. Surpreendente. Ao chegar, fomos acomodados no hostel já incluso, fiquei sozinha num quarto com duas camas de casal e banheiro! Em apenas uma hora já saímos, rumo às termais. Já estava entrosada com duas peruanas que viajavam sozinhas, a Vânia do norte do país e Carla, de Arequipa. Fizemos um trio bem legal. Las chicas de las fotos...jajaja, encontrei duas pessoas tão apaixonadas por fotografar tudo, como eu. Nas termais, só para olhar mesmo, sabe quando que eu ia tirar meu corta-vento, meu fleece e minha segunda pele para colocar um biquini?! Mas, as peruanas estavam animadas, então foram elas, e uma parte do grupo também. Aproveitei para andar sozinha e fazer fotos, pensar na minha vida e apreciar a paisagem!

Uma das noites mais divertidas também foi lá, não sou noturna, mas todo grupo foi jantar no mesmo restaurante, e lá rola dança típica, foi mega divertido, chegou em um determinado momento que todos, absolutamente todos, me incluindo, fomos dançar juntos, de mãos dadas meio que em círculo, desordenado, mas valeu a intenção! Ali acabou cedo, 21h estávamos de volta. Não sem antes tirarmos fotos com a Alpaca, e dar propina pra garota, pelas fotos. Há centenas de peruanas "vendendo" as fotos com animais por todos os lugares, são Llamas, Alpacas, e outros.

Dia 17, às 6h estava combinada a saída do hostel rumo ao Mirador mais famoso, para visualizar o pássaro Condor. Um rápido café da manhã com pão, manteiga e chá de coca, lá estava eu e o pessoal do grupo. Muito frio, paramos na praça principal de Chivay, onde eu e as peruanas tiramos mais fotos e demos mais propina, e visitamos uma igreja, a principal. Aproveitei para comprar por 10 soles um gorro, por pura necessidade mesmo, pois fazia um vento que doía os ouvidos.

Seguimos viagem, paramos ainda para fotos em um mirante muito belo. De lá, o famoso Mirador. O guia Erik deu a opção, para quem quisesse, de caminhar com ele por uns 30 minutos e explorar o local, eu e Carla topamos, Vânia ficou na van. Quem bom que fomos, apesar do frio cortante, os primeiros contatos com o mirante me encheram os olhos, o Cânion é sem palavras, muito profundo, muito belo. Continuamos seguindo, tirando muitas fotos, até que encontramos Vânia. Faltava subir até a parte principal, Vânia ficou com preguiça, pois já tinha ido com a van, eu e Carla fomos animadas, tirando fotos o tempo todo, até que inesperadamente, apareceram os pássaros. Condores bem grandes, exibindo sua imponência sem hesitar. Após muitos suspiros e fotos, fomos embora, com mais uma parada para fotos, e o almoço. Buffet livre, que para mim já estava incluso. Ali, uma foto de todo o grupo para lembrança, e foto minha com as peruanas e o guia, claro! ::otemo::

Voltamos para Arequipa, com apenas uma parada rápida para usar serviços higiênicos, e por volta das 16h estávamos em Arequipa. Me despedi de Carla, Vânia quis me acompanhar, pois viajaria a Puno naquela noite, e optou por ver qual preço o hostel cobraria para ela apenas tomar um banho e descansar algumas horas. Feito isto, saímos para comer, o detalhe é que em razão do excessivo frio no local do Colca, meu ouvido entupiu. Jantamos uma pizza eu e uma macarronada Vânia, comprei um remédio local, após dizer meus sintomas a um balconista na farmácia. E olha que no dia seguinte desentupiu meu ouvido. Vânia saiu cerca de 21h, nos despedimos, não sem antes anotarmos nossos contatos, já temos contato no facebook! Com Carla também. Como sairia no ônibus turístico somente às 12h45 para Puno, teria a manhã livre para me ajeitar sem pressa.

FOTOS DO PERÍODO:
IMG_2018.JPG
Caminho para Chivay...
IMG_2018.JPG (256.37 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2029.JPG
Caminho para Chivay...
IMG_2029.JPG (201.16 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2036.JPG
A simbologia Inca: Serpente no mundo dos mortos, Puma no mundo presente, terreno, e Condor no undo dos Deuses. A caminho de Chivay.
IMG_2036.JPG (171.25 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2068.JPG
Laguna ao fundo, mas não é permitido se aproximar. Caminho para Chivay...
IMG_2068.JPG (203.9 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2081.JPG
Caminho para Chivay...
IMG_2081.JPG (197.14 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2089.JPG
Caminho para Chivay...
IMG_2089.JPG (230.21 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2098.JPG
Caminho para Chivay...
IMG_2098.JPG (242.06 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2103.JPG
Caminho para Chivay...
IMG_2103.JPG (228.28 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2116.JPG
Llamas e Alpacas. Caminho para Chivay...
IMG_2116.JPG (306.83 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2123.JPG
Llamas e Alpacas. Caminho para Chivay...
IMG_2123.JPG (314.12 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2149.JPG
O tempo estava fechado, não pudemos ter a visão dos picos nevados. Caminho para Chivay...
IMG_2149.JPG (299.69 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2150.JPG
Caminho para Chivay...
IMG_2150.JPG (217.05 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2182.JPG
Vista de Chivay, chegando.
IMG_2182.JPG (253.83 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2194.JPG
Termais, em Chivay.
IMG_2194.JPG (271.51 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2199.JPG
Termais, em Chivay.
IMG_2199.JPG (269.73 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2215.JPG
Eu com as peruanas Carla e Vânia, e a senhora das termais, que não estava muito pra foto! rs Termais, Chivay.
IMG_2215.JPG (279.64 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2218.JPG
Eu com as peruanas Carla e Vânia, termais, Chivay.
IMG_2218.JPG (291.81 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2234.JPG
Termais, em Chivay.
IMG_2234.JPG (228.3 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2245.JPG
Termais, em Chivay.
IMG_2245.JPG (295.57 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2249.JPG
Termais, em Chivay.
IMG_2249.JPG (328.94 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2255.JPG
Para quem não sentir frio... Termais, em Chivay.
IMG_2255.JPG (277.53 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2273.JPG
Banda tocando músicas típicas da cultura dos Incas. em Chivay.
IMG_2273.JPG (214.06 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2288.JPG
Dançarinos simpáticos. em Chivay.
IMG_2288.JPG (285.56 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2292.JPG
eu com Carla e Vânia, usando roupas típicas! e Chivay.
IMG_2292.JPG (160.01 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2304.JPG
Alpaca, na saída do restaurante. Chivay.
IMG_2304.JPG (255.42 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2307.JPG
Chivay, na plaza de armas.
IMG_2307.JPG (309.16 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2312.JPG
Igreja de Chivay.
IMG_2312.JPG (194.57 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2323.JPG
Experimentando os gorros...espelho? Nada. Vânia tirando fotos pra eu ver qual gostava mais ao invés de aceitar o espelho na mão da mulher da barraca! rsrs em Chivay.
IMG_2323.JPG (299.81 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2325.JPG
Igreja de Chivay.
IMG_2325.JPG (261.79 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2328.JPG
Igreja de Chivay.
IMG_2328.JPG (319.31 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2368.JPG
Mirador, parada para fotos, e caminho do Mirador Cruz del Condor.
IMG_2368.JPG (248.76 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2369.JPG
Mirador, parada para fotos, e caminho do Mirador Cruz del Condor.
IMG_2369.JPG (214.89 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2392.JPG
Chegando ao Mirador Cruz del Condor.
IMG_2392.JPG (305.91 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2394.JPG
Cânion del Colca
IMG_2394.JPG (249.53 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2398.JPG
Cânion del Colca
IMG_2398.JPG (230.93 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2409.JPG
Cânion del Colca
IMG_2409.JPG (237.78 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2503.JPG
Cânion del Colca
IMG_2503.JPG (263.45 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2512.JPG
Cânion del Colca
IMG_2512.JPG (239.29 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2543.JPG
Cânion del Colca
IMG_2543.JPG (196.1 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2559.JPG
a peruana Carla e eu! Cânion del Colca
IMG_2559.JPG (222.14 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2582.JPG
"...olhas o passarinho..." "...mira el pajarito..." Cânion del Colca
IMG_2582.JPG (204.31 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2625.JPG
Cânion del Colca, Mirador Cruz del Condor.
IMG_2625.JPG (242.76 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2631.JPG
Mirador Cruz del Condor.
IMG_2631.JPG (296.14 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2634.JPG
Cânion del Colca. Mirador Cruz del Condor.
IMG_2634.JPG (221.38 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2677.JPG
Mirador Cruz del Condor. Cânion del Colca
IMG_2677.JPG (298.52 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2718.JPG
E eis que vem ele: Condor. Imponente. Cânion del Colca
IMG_2718.JPG (168.1 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2721.JPG
O pássaro Condor. Cânion del Colca
IMG_2721.JPG (77.23 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_2856.JPG
Pássaro Condor.
IMG_2856.JPG (71.65 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_3007.JPG
Voltando do Cânion del Colca.
IMG_3007.JPG (314.66 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_3038.JPG
Mirador, voltando do Colca.
IMG_3038.JPG (320.59 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_3047.JPG
Voltando do Colca.
IMG_3047.JPG (100.7 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_3055.JPG
regressando do Colca
IMG_3055.JPG (312.82 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_3067.JPG
Pessoal do passeio do Cânion del Colca de dois dias. Valeu!
IMG_3067.JPG (264.52 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_3068.JPG
Carla, eu, o guia Erik e a Vânia. :))
IMG_3068.JPG (264.83 KiB) Exibido 13216 vezes

IMG_3076.JPG
Plaza de Chivay.
IMG_3076.JPG (247.31 KiB) Exibido 13216 vezes


Dia 18/7 - Partida para Puno
Acordei, juntei todas as minhas coisas com calma, comi algumas bolachas das que comprei para o Colca, desocupei o quarto e fiquei na recepção fazendo hora, me comunicando com pessoas via whatsapp. Resolvi sair para almoçar, ali próximo do hostel, comi um pollo com arroz, ensalada y papas fritas + suco, por 10,50. Fiz um câmbio e aguardei. Atrasou um pouco, mas chegou o ônibus para Puno, cerca de umas 13h e pouco. Carreguei tudo que era meu, não sem antes escutar do carinha recepcionista gente boa do hostel de Arequipa: "saudade!", dei um abraço nele, e parti.

O caminho até Puno passa inicialmente pelo mesmo caminho até o Colca, mas muda de rota, são outras paisagens. Tão lindas quanto. Há serviço de água grátis, e depois te perguntam qual bebida você quer, escolhi Inca Kola, e olha que esta bendita garrafinha me acompanhou até quase Cusco...kkkkkk. Enfim. Quando paramos nas Lagunillas eu fiquei maravilhada. O lugar é esplêndido, com diversos tons de azul. Enche os olhos. Muito frio, mas você resiste, para admirar e fazer fotos.

A chegada em Puno foi às 19h. Antes de descer, o guia nos informou que um preço justo do terminal ao centro seria 4 soles. Nos acompanhou até a entrada principal. Senti um clima estranho e não muito seguro no terminal, ao chegar, táxis querendo oferecer corrida, mas eu estava mais preocupada em reservar o passeio para Uros e Taquile no dia seguinte.

Rodei no terminal sem saber direito onde ir, tinha uma escada, eu olhei, mas não subi, dava para notar que o lugar era ermo, e havia uma mulher em cima, sozinha ou não, me chamando. Até hoje quando lembro dessa cena, e a visualizo mentalmente, sinto uma sensação ruim, intuitivamente senti uma certa maldade, tenho certeza de que seria roubada se tivesse subido. Intuitivamente ainda, vi um rapaz que trabalha no terminal carregando bagagens num carrinho e perguntei onde conseguiria uma agência, ele chamou um taxista que tinha me oferecido uma corrida quando cheguei. Ele tinha um catálogo de passeios em mãos e me levou até o escritório, na rodoviária. Estava trancado, ele abriu e entramos. Negociando, mas não tanto pelo horário, cansaço, etc, fechei Uros e Taquile com almoço por 65. E o táxi com ele também, por 4 soles. Ele me colocou em um táxi credenciado. Cheguei segura, na recepção já me ofereceram chá de coca e eu aceitei, afinal, Puno se encontra 3,810 metros acima do nível do mar. Pedi uma sopa por 10 soles no hostel mesmo. E, inaugurei a banheira maravilhosa do meu quarto! kkkkk. Acionei a calefação, e só não dormi melhor porque o Soroche me acompanhou na madrugada. Mas, acordei, me banhei e estava animadíssima para conhecer o Titicaca.

FOTOS DO DIA:
IMG_3139.JPG
Caminho de Arequipa a Puno.
IMG_3139.JPG (234.04 KiB) Exibido 13214 vezes

IMG_3140.JPG
Caminho Arequipa a Puno
IMG_3140.JPG (190.81 KiB) Exibido 13214 vezes

IMG_3151.JPG
De Arequipa a Puno
IMG_3151.JPG (213.73 KiB) Exibido 13214 vezes

IMG_3184.JPG
Caminho para Puno, Lagunillas.
IMG_3184.JPG (210.73 KiB) Exibido 13214 vezes

IMG_3188.JPG
Caminho para Puno, Lagunillas.
IMG_3188.JPG (173.34 KiB) Exibido 13214 vezes

IMG_3193.JPG
Caminho para Puno, Lagunillas.
IMG_3193.JPG (206.98 KiB) Exibido 13211 vezes

IMG_3227.JPG
Caminho para Puno, Lagunillas.
IMG_3227.JPG (179.04 KiB) Exibido 13211 vezes

IMG_3256.JPG
Caminho para Puno, Lagunillas.
IMG_3256.JPG (233.76 KiB) Exibido 13211 vezes

IMG_3289.JPG
Caminho para Puno, Lagunillas.
IMG_3289.JPG (152.78 KiB) Exibido 13211 vezes

IMG_3341.JPG
Caminho para Puno, Lagunillas. Reflexo das nuvens na água.
IMG_3341.JPG (169.46 KiB) Exibido 13211 vezes


Dia 19/7 - Uros e Taquile
Neste dia, acordei com o Soroche sambando na minha cabeça!! fui para o café da manhã, bastante farto, de lá logo fui chamada para o passeio. Recolhendo pessoas em suas hospedagens, eis que sobe uma moça, que intuitivamente senti que era brasileira, mas estava acompanhada de um peruano, que depois fui saber, era seu guia privado, Kleber. Ela se sentou com o peruano ao meu lado, quando a ouvi conversar, logo falei em voz alta "é brasileira", ela me olhou e aí começamos a conversar um pouco sobre a viagem, até descermos para embarcar primeiramente para Uros.

Ao chegar em Uros, achei o local um tanto rústico, diferente, mas não foi o melhor do dia! Eu e a brasileira, que se chama Tatiane e é de MG, nos olhamos pensando se iríamos ou não dar uma volta de barco de Tutora, achei caro 10 soles, mas como isso é uma coisa que você faz uma vez na vida, resolvemos ir. Inicialmente, com bastante receio de afundar, mas depois, já descontraímos, trocamos de lugar para tirar fotos e descobrimos a afinidade de sermos duas metódicas com ângulos em fotos, etc!

Saindo de Uros, fomos finalmente para Taquile. Ao chegar, uma subida nada modesta, sem contar a altitude, parece que você vai enfartar, mas sobrevive, só parar para respirar! Infelizmente começou uma chuvinha nada interessante, fomos para o restaurante, comemos truta, estava boa. Ao caminhar ainda com um pouco de chuva, e eu sem minha capa de chuva, que estava no hotel, logo a chuva parou! E abriu um sol. E o lago ficou de um azul imensurável! :o Não conseguia parar de fotografar, e infelizmente tivemos que ir. Tatiane e eu resolvemos ir na parte de cima, sozinhas, tomando brisa, conversando, e claro, tirando fotos! Permanecemos na parte de cima até o frio falar mais alto, quando descemos.

Ao retornar, combinamos de nos encontrar mais tarde para jantar. Antes, recebi meu ticket do Inka Express, havia solicitado a entrega no hotel antes da viagem. Pela facada de 65 dólares, com tudo incluso, todos ingressos de visitação e almoço, paguei meu ônibus até Cusco. Apesar de caro, o percurso vale a pena, enfim, isto comento no próximo post.

Tatiane foi me buscar no hotel, saímos e depois de alguma procura, optamos por uma pizzaria perto da Plaza de Armas, onde eu estava hospedada. Pizza individual muito boa por 15 soles, e claro, eu estava com uma fome que auxiliava no paladar!!! :lol:
Em seguida me despedi da Tatiane, e já passei meu contato de Whatsapp, pois nos encontraríamos de noite em Cusco, no dia seguinte.

FOTOS DO DIA:
IMG_3368.JPG
Chegando a Uros
IMG_3368.JPG (269.18 KiB) Exibido 13206 vezes

IMG_3377.JPG
Islas de Uros
IMG_3377.JPG (176.78 KiB) Exibido 13206 vezes

IMG_3376.JPG
Tutora. Islas de Uros
IMG_3376.JPG (169.55 KiB) Exibido 13206 vezes

IMG_3373.JPG
Andando no Tutora. Islas de Uros
IMG_3373.JPG (204.39 KiB) Exibido 13206 vezes

IMG_3386.JPG
Islas de Uros
IMG_3386.JPG (314.33 KiB) Exibido 13206 vezes

IMG_3410.JPG
Islas de Uros
IMG_3410.JPG (423.01 KiB) Exibido 13205 vezes

IMG_3423.JPG
Islas de Uros
IMG_3423.JPG (288.26 KiB) Exibido 13205 vezes

IMG_3482.JPG
Chegada à Isla Taquile.
IMG_3482.JPG (345.74 KiB) Exibido 13205 vezes

IMG_3496.JPG
Islas Taquile
IMG_3496.JPG (269.35 KiB) Exibido 13204 vezes

IMG_3511.JPG
Islas Taquile. A subida é "poderosa", cuida das pernas! rsrs
IMG_3511.JPG (227.63 KiB) Exibido 13204 vezes

IMG_3542.JPG
As habitações de Isla Taquile.
IMG_3542.JPG (255.51 KiB) Exibido 13204 vezes

IMG_3546.JPG
Isla Taquile.
IMG_3546.JPG (211.08 KiB) Exibido 13204 vezes

IMG_3550.JPG
Isla Taquile. Existe uma placa escrito Rio de Janeiro por ali!
IMG_3550.JPG (208.46 KiB) Exibido 13204 vezes

IMG_3560.JPG
Isla Taquile.
IMG_3560.JPG (274.89 KiB) Exibido 13203 vezes

IMG_3563.JPG
Isla Taquile.
IMG_3563.JPG (258.97 KiB) Exibido 13203 vezes

IMG_3608.JPG
Isla Taquile.
IMG_3608.JPG (228.98 KiB) Exibido 13203 vezes

IMG_3611.JPG
A Brasileira Tatiane e Eu! Isla Taquile.
IMG_3611.JPG (227.1 KiB) Exibido 13203 vezes

IMG_3616.JPG
Isla Taquile.
IMG_3616.JPG (216.74 KiB) Exibido 13203 vezes

IMG_3627.JPG
Isla Taquile.
IMG_3627.JPG (330.3 KiB) Exibido 13203 vezes

IMG_3630.JPG
Isla Taquile.
IMG_3630.JPG (219.96 KiB) Exibido 13201 vezes

IMG_3662.JPG
Isla Taquile.
IMG_3662.JPG (246.53 KiB) Exibido 13200 vezes

IMG_3672.JPG
Saída de Isla Taquile.
IMG_3672.JPG (296.57 KiB) Exibido 13200 vezes

IMG_3681.JPG
Indo embora de Isla Taquile. Vista da parte superior do barco...sentindo a brisa!
IMG_3681.JPG (162.09 KiB) Exibido 13199 vezes

IMG_3693.JPG
Indo embora de Isla Taquile. Vista da parte superior do barco...sentindo a brisa!
IMG_3693.JPG (209.06 KiB) Exibido 13199 vezes

IMG_3726.JPG
Deixando Isla Taquile.
IMG_3726.JPG (222.92 KiB) Exibido 13199 vezes

IMG_3747.JPG
Lago Titicaca, Taquile ficou lá atrás!
IMG_3747.JPG (214.84 KiB) Exibido 13199 vezes

IMG_3752.JPG
Pôr-do-sol no porto de Puno.
IMG_3752.JPG (197.29 KiB) Exibido 13198 vezes

IMG_3761.JPG
Porto de Puno, pôr-do-sol.
IMG_3761.JPG (172.48 KiB) Exibido 13198 vezes
Editado pela última vez por Bruna M.Correard em 18 Out 2014, 13:52, em um total de 33 vezes.
"A vida é curta demais pra focar o que não satisfaz." - Bruna M.Correard

Trip ao Ceará:
http://www.mochileiros.com/9-dias-no-ceara-fortaleza-arredores-e-jericoacoara-jan-2013-t79052.html

Pq. Nacional Serra dos Órgãos e Petrópolis:
http://www.mochileiros.com/teresopolis-e-petropolis-6-a-10-de-julho-de-2013-t84486.html

Curitiba e Morretes:
http://www.mochileiros.com/curitiba-e-morretes-pr-27-a-31-de-marco-de-2013-t84581.html

Salvador e Praia do Forte:
http://www.mochileiros.com/salvador-e-vila-de-praia-do-forte-28-5-a-1-6-2013-t84962.html

PETAR - {núcleo Santana}
http://www.mochileiros.com/petar-parque-estadual-turistico-do-alto-ribeira-nucleo-santana-iporanga-sp-t87450.html

Rolê em Brasília:
http://www.mochileiros.com/a-pe-e-de-onibus-por-brasilia-22-a-25-de-agosto-de-2013-t87783.html

Canela e Gramado:
http://www.mochileiros.com/canela-e-gramado-no-feriado-da-proclamacao-da-republica-2013-t88927.html

Canastra/MG, Réveillon:
http://www.mochileiros.com/delfinopolis-capitolio-e-furnas-na-serra-da-canastra-mg-reveillon-2013-2014-t91619.html#p922092

Bonito/MS
http://www.mochileiros.com/bonito-ms-carnaval-2014-t93478.html

Uruguai - Páscoa 2014
http://www.mochileiros.com/montevideo-punta-ballena-e-punta-del-este-pascoa-2014-t97749.html#p970095

Perú - 15 dias sozinha http://www.mochileiros.com/peru-15-dias-sozinha-lima-huacachina-paracas-arequipa-puno-cusco-e-machu-picchu-t100078.html#p988883

Colômbia: http://www.mochileiros.com/colombia-bogota-cartagena-e-san-andres-14-dias-20-11-a-4-12-2014-t105398.html#p1030706

Bolívia e Norte do Chile sozinha: http://www.mochileiros.com/post1096253.html#p1096253

14 dias de Patagônia Argentina: http://www.mochileiros.com/post1141829.html#p1141829

Avatar
Bruna M.Correard
Mensagens: 294
Registrado em: 18 Jul 2011, 21:18
Localização: Pindamonhangaba/SP
Contato:

09 Ago 2014, 12:54  

Dia 20/7 - Chegada a Cusco
Neste dia, check-out feito, aguardei o táxi que o Miguel da Inka Express, o mesmo que me trouxe o ticket na véspera, se comprometeu a chamar, embora não seja procedimento deles incluir um táxi, que tem que ser por conta da pessoa, mas eu pedi, "quem não chora não mama". Porém, ao tomar o café e descer, percebo que o tal táxi, marcado para 6h30, visto que meu ônibus sairia às 7h, estava atrasado. Levemente desesperada, me dirigi à recepção do hotel de Puno, ligaram e foram informados de que Miguel estava vindo com o táxi e estava chegando. Poucos minutos depois ele chegou todo esbaforido, quase me arrastou até o carro, e fomos! Não cobraram o táxi, Miguel pagou, carregou minha cargueira e perguntou de onde eu vinha.

Bom, quanto ao ônibus, ele faz algumas paradas para visitações, nesse valor de U$65 (pudera), estava tudo incluso, todas visitações e o almoço de buffet livre também.

A primeira parada do ônibus foi no Complexo Arquelógico Pukara, o local é bem pequeno, tem algumas salas para visitação, o guia que nos acompanhou desde o ônibus,Matias, contou sobre uma parte da história Inca, porém é difícil lembrar de todo relato, são muitos detalhes!!!

A segunda parada foi em La Raya, um mirante incrível, com um charmoso pico nevado, o frio é bem intenso, mas rende boas fotos!

Houve uma parada de uns 40 minutos para almoço, e em seguida, a terceira parada, que eu considero mais importante e imponente, o Sítio Arqueológico de Raqchi, dedicado ao Deus Inca Viracocha. O local é muito interessante, estar diante das ruínas e ouvir sua história é algo de que gostei muito, foi um dos sítios arqueológicos de que mais gostei.

As próximas paradas foram em Andahuaylillas, vilarejozinho a caminho de Cusco, onde vimos uma parte histórica relacionada à parte do catolicismo e sua ostentação - mas foi bacana - e depois, paramos em Huaro, e depois seguimos viagem, chegando em Cusco por volta das 17h30.

Ao chegar, um taxista abordando, cobrou 10 soles para o hostel, como estava com pressa nem hesitei muito e aceitei a corrida, conversamos um pouco, também perguntou de onde eu venho quase respondendo por mim que Brasil rs. Enfim no hostel, fui à recepção, uma mocinha educadinha e simpática me apresentou o hostel, e me deixou no quarto, fiquei no hostel Pariwana, eles te marcam com uma pulseirinha, para controle de segurança ao chegar e sair. Fechei com a agência do hostel dois passeios: City tour por 20 soles e Valle Sagrado sem almoço por 30 soles.

Existe um telefone público no pátio do hostel, dei sinal de vida aos meus pais, e aguardei a Tatiane, que gentilmente veio me buscar na porta do hostel para darmos uma volta no começo da noite. Fazia muuuuito frio. Descemos até a Plaza de Armas, que é um charme à noite. Eu estava afim de comida mexicana neste dia, e a Tatiane me acompanhou até um restaurante, numa ruazinha paralela à Plaza de Armas. O local era bem pequeno e estava lotado. Esperamos conversando, até desocupar uma mesa. Matei minha vontade: burritos! Estava muito bom. Estômago cheio, fomos ao Mama África, dar uma passada beeem rápida, por volta das 22h, admito que não sou baladeira e fico com preguiça de muita gente num local pequeno, entramos e saímos, eu resolvi pegar um táxi, já que íamos por caminhos diferentes e eu ainda não sabia muito bem do meu senso de direção na cidade. Me custou 5 soles. Me despedi da Tatiane, pois ela iria embora no dia seguinte. Valeu a companhia moça!! Povo de Minas sempre receptivo e animado. ::otemo::

Fui direto ao quarto, onde havia um grupo de chilenos amigos que viajavam juntos. Esse pessoal foi a única irritação séria que tive na viagem! Nesta primeira noite, chegaram duas meninas amigas do grupo, às 3h a luz foi acesa e não apagavam, dormi mal...

FOTOS DO DIA:
IMG_3779.JPG
Caminho de Puno a Cusco
IMG_3779.JPG (247.78 KiB) Exibido 13191 vezes

IMG_3789.JPG
Complexo Arqueológico Pukara
IMG_3789.JPG (162.24 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3785.JPG
Complexo Arqueológico Pukara, caminho de Puno a Cusco.
IMG_3785.JPG (196.93 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3801.JPG
La Raya, Caminho de Puno a Cusco.
IMG_3801.JPG (207.72 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3804.JPG
La Raya - Caminho de Puno a Cusco.
IMG_3804.JPG (190.85 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3808.JPG
La Raya - Caminho de Puno a Cusco.
IMG_3808.JPG (269.36 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3816.JPG
La Raya - Caminho de Puno a Cusco.
IMG_3816.JPG (282.62 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3838.JPG
Igreja ao lado do Sítio Arquelógico de Raqchi. Caminho de Puno a Cusco.
IMG_3838.JPG (266.27 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3840.JPG
Sítio Arquelógico de Raqchi, caminho de Puno a Cusco.
IMG_3840.JPG (233.59 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3890.JPG
Sítio Arqueológico de Raqchi, caminho de Puno a Cusco.
IMG_3890.JPG (376.77 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3845.JPG
Sítio Arqueológico de Raqchi, caminho de Puno a Cusco.
IMG_3845.JPG (231.11 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3847.JPG
Sítio Arqueológico de Raqchi, caminho de Puno a Cusco.
IMG_3847.JPG (175.58 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3856.JPG
Sítio Arqueológico de Raqchi, caminho de Puno a Cusco.
IMG_3856.JPG (246.84 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3871.JPG
Sítio Arqueológico de Raqchi, caminho de Puno a Cusco.
IMG_3871.JPG (292.74 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3877.JPG
Sítio Arqueológico de Raqchi, caminho de Puno a Cusco.
IMG_3877.JPG (286.25 KiB) Exibido 13184 vezes

IMG_3907.JPG
Andahuaylillas - distrito a 40km de Cusco.
IMG_3907.JPG (329.58 KiB) Exibido 13183 vezes

IMG_3908.JPG
Andahuaylillas - distrito a 40km de Cusco.
IMG_3908.JPG (227.58 KiB) Exibido 13183 vezes

IMG_3931.JPG
Igreja de Huaro, a caminho de Cusco.
IMG_3931.JPG (319.21 KiB) Exibido 13183 vezes

IMG_3929.JPG
Museu em Huaro, a caminho de Cusco.
IMG_3929.JPG (244 KiB) Exibido 13183 vezes

IMG_3918.JPG
Museu em Huaro, a caminho de Cusco.
IMG_3918.JPG (268.35 KiB) Exibido 13183 vezes

IMG_3922.JPG
Museu em Huaro, a caminho de Cusco.
IMG_3922.JPG (257.54 KiB) Exibido 13183 vezes

IMG_3936.JPG
Portal importante, próximo da chegada a Cusco.
IMG_3936.JPG (176.33 KiB) Exibido 13183 vezes


Dia 21/7 - City Tour aos Sítios Arqueológicos ao redor de Cusco
Neste dia, aproveitei para dar uma volta por Cusco, já que o city tour sairia por volta das 13h30. Tomei antes café da manhã no hostel e fui, descobri neste dia o encanto e delícia de caminhar pelas ruas de Cusco. Eu não sou nada boa em localização geográfica e achei muito fácil caminhar por Cusco, desci até a Plaza de Armas, fiz várias fotos, e voltei para carregar a câmera antes do city tour.

Na recepção, aguardando o city tour, conheci dois brasileiros gente boníssima: Cauã e Fernão, amigos que viajavam juntos, ambos estavam fazendo a rota Bolívia x Peru. Chegou o guia, fomos os três com ele até o local onde pegamos nosso ônibus.
O primeiro local a ser visitado foi o Complexo do QoriKancha, muito mais imponente do que eu imaginava, diga-se de passagem! O local é muito bonito, e dali se tem ideia da genialidade das construções incas. Custa 10 soles a entrada, e não está incluso no Boleto Turístico, que eu ainda não havia adquirido neste momento.

Nossa segunda visita foi ao Sítio Arqueológico de Saqsayhuamán (se fala sexy woman! hahahahahahahaha :roll: ), um local muito interessante, onde a nossa guia explicou sobre a cidade de Cusco ter o formato de um Puma. Na cultura Inca, há o mundo dos mortos, representado pela serpente, o mundo terreno, dos vivos, representado pelo Puma, e o mundo dos deuses, representado pelo Condor. Ao chegar neste Sítio Arqueológico, quem não tiver o Boleto Turístico precisa comprar, como ainda não havia comprado, fiz a compra do integral, pois gostaria de visitar muitos locais inclusos. Custa 130 soles, estudante de qualquer nacionalidade paga meia, como não sou mais estudante...inteira.

Nossa terceira e mais rápida visita foi ao Sítio Arquelógico de Q'enqo. De lá, seguimos para o Sítio Arquelógico de Tambomachay, que eu achei lindo, porém na estavávamos após às 16h, e fazia absolutamente muuuito frio. Na fome, eu e Cauã compramos milho, o milho deles é muito maior que o brasileiro, e muito gostoso! demorei para conseguir comer tudo!

Visita muito rápida ao Sítio Arquelógico Pukapukara, já estava escurecendo, na verdade estava já um tanto escuro, embora na foto não apareça...câmera colaborativa!! De lá, fomos a uma parada numa fábrica e loja de roupas feitas com lã de alpacas. Totalmente comercial, mas...demos uma olhada rápida e só.

Ao chegar no hostel, combinei um jantar com o Cauã e o Fernão, os planos eram comer Ceviche, que eles já haviam provado, mas eu ainda não. Pegaram indicação com o hostel e fomos a um restaurante na Plaza de Armas, um tanto careiro, mas, a comida estava divina. Pedimos um Ceviche bem básico para os três, como entrada, gostei muito! E de prato principal, arroz com mariscos...como não como camarão, eles se beneficiaram com todos os meus. Foi uma noite bem agradável. Valeu meninos! Quem sabe nos trombamos numa próxima trip. Acabei não anotando os contatos.

FOTOS DO DIA:
IMG_3939.JPG
Plaza de Armas
IMG_3939.JPG (240.65 KiB) Exibido 13168 vezes

IMG_3980.JPG
Plaza de Armas
IMG_3980.JPG (224.5 KiB) Exibido 13168 vezes

IMG_3985.JPG
Mama África, pra quem gosta da night. Plaza de Armas.
IMG_3985.JPG (279.7 KiB) Exibido 13168 vezes

IMG_4020.JPG
Plaza de Armas
IMG_4020.JPG (231.22 KiB) Exibido 13168 vezes

IMG_4136.JPG
Palácio de Justiça. Av. El Sol. Centro Histórico.
IMG_4136.JPG (242.04 KiB) Exibido 13168 vezes

IMG_4138.JPG
Centro Histórico de Cusco.
IMG_4138.JPG (250.65 KiB) Exibido 13168 vezes

IMG_4143.JPG
Plaza de Armas.
IMG_4143.JPG (255.98 KiB) Exibido 13168 vezes

IMG_4168.JPG
Centro de Cusco. Peruana concentrada em sua música.
IMG_4168.JPG (329.41 KiB) Exibido 13168 vezes

IMG_4174.JPG
Pedra de 12 ângulos.
IMG_4174.JPG (332.54 KiB) Exibido 13168 vezes

qorikancha.jpg
Qorikancha - City Tour.
qorikancha.jpg (63.64 KiB) Exibido 13155 vezes

IMG_4246.JPG
Qorikancha - City Tour.
IMG_4246.JPG (276.27 KiB) Exibido 13155 vezes

IMG_4196.JPG
Qorikancha - City Tour.
IMG_4196.JPG (252.9 KiB) Exibido 13149 vezes

IMG_4205.JPG
Visual externo a partir do Qorikancha - City Tour.
IMG_4205.JPG (314.48 KiB) Exibido 13149 vezes

IMG_4221.JPG
Qorikancha - City Tour.
IMG_4221.JPG (249.08 KiB) Exibido 13149 vezes

IMG_4223.JPG
Qorikancha - City Tour.
IMG_4223.JPG (241.11 KiB) Exibido 13149 vezes

IMG_4241.JPG
Construções Incas. Qorikancha, City Tour.
IMG_4241.JPG (193.64 KiB) Exibido 13149 vezes

IMG_4263.JPG
Ao fundo, o "Cristo" peruano. Chegando ao Sítio Arqueológico de Saqsayhuamán. City Tour.
IMG_4263.JPG (211.75 KiB) Exibido 13149 vezes

IMG_4273.JPG
Sítio Arqueológico de Saqsayhuamán. City Tour.
IMG_4273.JPG (271.75 KiB) Exibido 13148 vezes

IMG_4280.JPG
Guia explicando sobre a Cidade de Cusco e seu formato de Puma. Sítio Arqueológico de Saqsayhuamán. City Tour.
IMG_4280.JPG (272.36 KiB) Exibido 13148 vezes

IMG_4294.JPG
Sítio Arqueológico de Saqsayhuamán. City Tour.
IMG_4294.JPG (304.13 KiB) Exibido 13148 vezes

IMG_4321.JPG
Sítio Arqueológico de Saqsayhuamán. City Tour.
IMG_4321.JPG (232.73 KiB) Exibido 13148 vezes

IMG_4352.JPG
Sítio Arqueológico de Q'enqo. City Tour.
IMG_4352.JPG (208.97 KiB) Exibido 13148 vezes

IMG_4355.JPG
Sítio Arqueológico de Q'enqo. City Tour.
IMG_4355.JPG (230.47 KiB) Exibido 13148 vezes

IMG_4372.JPG
Visual do Sítio Arqueológico de Q'enqo. City Tour.
IMG_4372.JPG (248.58 KiB) Exibido 13148 vezes

IMG_4378.JPG
Cheada ao Sítio Arquelógico de Tambomachay. City Tour. Milho enorme e delicioso.
IMG_4378.JPG (111.42 KiB) Exibido 13148 vezes

IMG_4385.JPG
Sítio Arqueológico de Tambomachay. City Tour.
IMG_4385.JPG (320.93 KiB) Exibido 13148 vezes

IMG_4397.JPG
Sítio Arqueológico de Tambomachay. City Tour.
IMG_4397.JPG (334.26 KiB) Exibido 13148 vezes

IMG_4402.JPG
Sítio Arqueológico de Tambomachay. City Tour
IMG_4402.JPG (304.9 KiB) Exibido 13147 vezes

IMG_4411.JPG
Sítio Arqueológico Pukapukara. City Tour.
IMG_4411.JPG (354.56 KiB) Exibido 13147 vezes

IMG_4422.JPG
Sítio Arqueológico Pukapukara. City Tour.
IMG_4422.JPG (363.21 KiB) Exibido 13147 vezes

IMG_4435.JPG
Sítio Arqueológico Pukapukara. City Tour.
IMG_4435.JPG (346.03 KiB) Exibido 13147 vezes


Dia 22/7 - Cusco - dia livre
Deixei este dia e o posterior para roteiros livres em Cusco, pois gostaria de caminhar pela cidade e descobri-la. Café da manhã tomado, bora caminhar por Cusco. Optei por conhecer museus inclusos no Boleto Turístico e que estivessem localizados na parte central da cidade. Conheci quatro museus, sendo eles o Museu Histórico Regional e o Museu de Arte Contemporâneo, muito próximos, praticamente em frente um do outro, além do museu de Arte Popular, localizado na Av. El Sol, e o Museu de QoriKancha (que não é o mesmo que o sítio arqueológico citado acima, mas é anexo ao local). As visitas aos museus foram muito ricas, pena não poder fotografá-los! De lá eu segui caminhando, estava decidida a conhecer o Monumento Pachacuteq, também incluso no Boleto Turístico, porém um tanto distante do centro. Antes, almocei perto da Av. El Sol, pedi um menu e paguei 10 soles. Menu: sopa ou crema + prato principal e um suco neste caso. Tudo muito gostoso. Finalmente, desci pela Av. El Sol, e foi chão! Muita caminhada, antes de chegar, encontrei uma praça muito charmosa, parei para admirar a fonte, sentei uns minutos, redobrei o fôlego e fui antes a um centro de artesania, em frente a esta praça. Dadas algumas voltas, pedi informação e caminhei cerca de mais 1km, até chegar ao tal monumento! Observei que moradores de Cusco não pagam para entrar, e há muitas crianças e adolescentes peruanos espalhados na grama, no local, subi e pude ter uma visão panorâmica de Cusco. Algumas fotos, segui de volta a pé, foi uma longa subida até o hostel, descansei e resolvi sair apenas para comer algo por perto, voltei ao hostel.

Nesta noite, Após ter passado algumas horas largada na sala de internet do hostel, onde tem umas poltronas e sofás bem convidativos. Por volta de 23h, resolvo dormir, qual não foi minha surpresa ao chegar no quarto e encontrar cerca de dez pessoas, sentadas no chão, com uma garrafa de bebida que parecia Vodca ou Whisky, e jogando cartas. Oi? Existe um bar para quem quer beber, dentro do hostel, e festas toda noite, no quarto a regra é silêncio após 23h. Novamente, não falei nada, peguei somente o carregador do celular e uns produtos de higiene e saí, fui até a recepção, pois estava na hora e até passava dela, de pedir mudança de quarto. Na recepção, um brasileiro, Guilherme, gaúcho gente boníssima me ouviu, e quando citei da bebida e do baralho no quarto, pediu pra que eu aguardasse e subiu até o quarto. Falou com os chilenos e pediu para guardarem, porém ficaria um clima péssimo eu voltar ao quarto e falei que não voltaria, e naquela noite não tinha possibilidade de trocar, somente no dia seguinte. Falei que iria ficar pelo hostel e dormir na sala de internet, Guilherme se compadeceu da situação e propôs algo irregular: eu dormir em seu quarto, coletivo também, mas com mais pessoas que atuam de modo voluntário no hostel para pagar sua viagem, como é o caso do Guilherme, e ele iria para meu quarto, pois tinha planos de sair naquela noite e mal ficaria no quarto. Fiquei muito grata e aceitei, ele me acompanhou e pude dormir. Fiquei com a chave do quarto do Guilherme, demorei um pouco a encontrá-lo, mas deu certo e ninguém notou nosso "acordo". No dia seguinte, café tomado, fui até a recepção e um dos carinhas me trocou de quarto, pediu desculpas pelo incidente. Ok, subi para o quarto ao lado, fui pegar minhas coisas, por sorte só estava uma das meninas no quarto, e ela ficou sem graça ao me ver, me dirigi ao quarto ao lado, onde conheci o Peruano Oscar, tranquilão. Me acomodei e saí para o passeio do dia 23...

FOTOS DO DIA:
IMG_4448.JPG
Museu Histórico Regional, Centro Histórico.
IMG_4448.JPG (250.51 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4445.JPG
Museu Histórico Regional, Centro Histórico. {não pode fotografar as exposições}
IMG_4445.JPG (247.37 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4444.JPG
Museu Histórico Regional, Centro Histórico. Moças com roupas típicas são guias no museu, e não se paga nada por suas explicações.
IMG_4444.JPG (215.05 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4442.JPG
A guia nos leu esta frase, achei de muita sensibilidade e valorização da cultura, foi preciso registrar a mensagem. Museu Histórico Regional, Centro Histórico.
IMG_4442.JPG (277.58 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4451.JPG
Praça com grande acervo cultural, dois museus em seu entorno. Ao fundo, a imponente construção do Museu Municial de Arte Contemporâneo.
IMG_4451.JPG (253.91 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4454.JPG
Museu Municipal de Arte Contemporâneo. Centro Histórico.
IMG_4454.JPG (217.19 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4456.JPG
Museu Municipal de Arte Contemporâneo. Centro Histórico.
IMG_4456.JPG (292.55 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4458.JPG
Museu Municipal de Arte Contemporâneo. Centro Histórico.
IMG_4458.JPG (246 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4459.JPG
Museu Municipal de Arte Contemporâneo. Centro Histórico.
IMG_4459.JPG (272.19 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4467.JPG
Plaza de Armas.
IMG_4467.JPG (347.95 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4504.JPG
Museu Qorikancha. Incluso no Boleto Turístico. Não se pode fotografá-lo.
IMG_4504.JPG (231.23 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4493.JPG
Jardim do Museu Qorikancha.a Não se pode fotografar dentro do museu, que é anexo ao Sítio Arquelógico de mesmo nome.
IMG_4493.JPG (295.42 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4509.JPG
Me chamou a atenção...longe do centro, se chega descendo com vontade, muita vontade, a Av. El Sol. rsrsrs
IMG_4509.JPG (262.24 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4514.JPG
Distante do centro, se chega descendo muito e até o fim, a Av. El Sol.
IMG_4514.JPG (294.27 KiB) Exibido 13146 vezes

IMG_4524.JPG
Cusco, longe do centro e a caminho do Monumento Pachacuteq, incluso no Boleto Turístico. Sim, eu desci toda a Av. El Sol e fui a pé até o monumento!
IMG_4524.JPG (271.24 KiB) Exibido 13142 vezes

IMG_4526.JPG
Primeira visão mais próxima do Monumento Pachacuteq.
IMG_4526.JPG (264.36 KiB) Exibido 13142 vezes

IMG_4605.JPG
Monumento Pachacuteq.
IMG_4605.JPG (262.11 KiB) Exibido 13142 vezes

IMG_4600.JPG
Monumento Pachacuteq. Importante história dos Incas no local.
IMG_4600.JPG (245.77 KiB) Exibido 13142 vezes

IMG_4567.JPG
Visão Panorâmica de Cusco, a partir do Monumento Pachacuteq.
IMG_4567.JPG (316.18 KiB) Exibido 13142 vezes

IMG_4583.JPG
Visão Panorâmica de Cusco, a partir do Monumento Pachacuteq.
IMG_4583.JPG (260.73 KiB) Exibido 13142 vezes


Dia 23/7 - Cusco - dia livre
Mais um dia livre em Cusco, aproveitei para explorar o Mercado San Pedro, localizado a duas quadras do hostel Pariwana. O local tem diversas separações por segmentos, como artesanato, gastronomia local, vitaminas, peixes, etc. Dei uma boa explorada e resolvi seguir a recomendação da colega brasileira Tatiane, que me acompanhou no passeio de Puno e na primeira noite em Cusco: me despir dos pré-conceitos e almoçar no Mercado San Pedro. Confesso que foi bem diferente e talvez não muito fácil, mas é uma experiência que recomendo. Você almoça com locais do seu lado, raramente algum turista comendo ali. A comida é absurdamente barata: 4 soles o Menu, que vem com um prato bem fundo de sopa, o prato principal e um mate de coca - opção do dia em que fui. É engraçado que a mulher pega as batatas que vai fritar e a carne com a mão e te dá...rs receio, mas não me pesou o estômago nem fez mal! :mrgreen: ::hein: ::lol4::
Aproveitei também para comprar algumas lembrancinhas para minhas amigas mais chegadas, chaveiros de bonecas, tem muitos lá mega bonitinhos e baratos! Tirei algumas fotos ali e voltei ao hostel, resolvi esticar um pouco as pernas, pois iria ao Centro Qosco de Arte Nativo, ver as danças típicas no começo da noite, espetáculo também incluso no boleto turístico.

Desci do hostel cerca de 17h40, não sem antes parar numa lanchonete muito charmosinha na Calle Marques, onde se vendem empanadas deliciosas por 3 soles! Neste dia não tinha mais empanadas, fui até outra lanchonete em frente, era também boa, mais mais cara, 5 soles, e não tão boa quanto a outra, mas, comi uma e levei outra pra comer enquanto esperava na fila para entrar ao local da dança.

A dica ao ir ao Centro Qosco de Arte Nativo é chegar antes das 18h. Abre 18h30 e começa 19h, mas sempre há filas enormes, a que peguei estava mediana, este local se encontra na Av. El Sol. Apesar da fila, consegui um lugar na primeira fileira, pois tinha intenção de fazer alguns vídeos. Recomendo fortemente este espetáculo, ele é lindo, me emocionei mais do que esperava!!! ::love::

Voltei realizada, fiquei na sala de internet e fui dormir tranquila nesta noite, pois o quarto era tranquilo. Chegaram umas mulheres mais velhas mochileiras, mas estava tão cansada que dormi enquanto elas guardavam suas coisas, e foi bem silencioso o quarto! ::otemo::

FOTOS DO DIA:
IMG_4620.JPG
Mercado San Pedro
IMG_4620.JPG (279.56 KiB) Exibido 13130 vezes

IMG_4621.JPG
Mercado San Pedro
IMG_4621.JPG (326.6 KiB) Exibido 13129 vezes

IMG_4623.JPG
Mercado San Pedro
IMG_4623.JPG (267.56 KiB) Exibido 13129 vezes

IMG_4628.JPG
Mercado San Pedro...peruanos almoçando o famoso "Menu" de 4 soles!
IMG_4628.JPG (289.51 KiB) Exibido 13129 vezes

IMG_4631.JPG
Mercado San Pedro...locais.
IMG_4631.JPG (363.87 KiB) Exibido 13128 vezes

IMG_4633.JPG
Mercado San Pedro...locais.
IMG_4633.JPG (385.16 KiB) Exibido 13128 vezes

IMG_4636.JPG
Mercado San Pedro...pessoas trabalhando como engraxates, aos montes pelas ruas de Cusco.
IMG_4636.JPG (301.05 KiB) Exibido 13128 vezes

IMG_4639.JPG
Catedral San Pedro, em frente ao Mercado de mesmo nome.
IMG_4639.JPG (243.55 KiB) Exibido 13128 vezes

IMG_4646.JPG
Museu de Arte Popular, incluso no Boleto Turístico.
IMG_4646.JPG (185.24 KiB) Exibido 13128 vezes

IMG_4655.JPG
Mais Plaza de Armas!
IMG_4655.JPG (387.68 KiB) Exibido 13128 vezes

IMG_4667.JPG
Centro Qosco de Arte Nativo. Espetáculo de danças típicas. Lindo, super recomendo! Incluso no Boleto Turístico.
IMG_4667.JPG (253.98 KiB) Exibido 13128 vezes


Dia 24/7 - Valle Sagrado e Trem para Águas Calientes
Neste dia o passeio saiu quase 9h, com um pouco de atraso. Antes, deixei no hostel Pariwana minha mochila cargueira, eles guardar num quartinho de depósito e você fica com o comprovante. Entrei no micro ônibus, lá manejaram, porque também estava sozinho, o peruano Jorge, para sentar-se ao meu lado. Começamos a conversar um pouco depois da saída do ônibus, cara gente boa, é músico, e aproveitou para passear uns dias por seu país. Jorge foi minha companhia para tirar fotos e jogar conversa fora!

Dentro do ônibus, o guia Alfredo, bem simpático, solicitou que fosse informado sobre as pessoas que ficariam em Ollanta para pegar o trem a Águas Calientes, meu caso.

Nossa primeira parada importante foi em Pisac, onde apresentamos o Boleto Turístico. Caminhamos ali por algum tempo, e de lá fomos para Urubamba, apenas para almoçar. Buffet livre: 20 soles por pessoa. De lá seguimos finalmente a Ollantaytambo! Achei estupendamente bonita Ollanta, tem um clima gostoso, uma energia boa. E as ruínas são incrivelmente altas, como já estava finalmente mais aclimatada, não tive problemas, mas sobe-se muito, e não fomos até o final. Uma riqueza histórica acompanha o lugar!

O passeio terminou para mim por volta das 16h30, onde segui até a estação de trem a pé, não sem antes me informar da localização, cheguei cedo, aproveitei para beber algo, usar o wi-fi, e fazer hora mesmo. Meu trem sairia às 19h, é recomendável estar meia hora antes na estação. Cheguei ainda com tempo, na portaria é bem tranquilo, conferem teu documento e tua passagem, ok, só aguardar. Ao embarcar, achei engraçado como parecia ter sonífero no trem, foi me dando um sono a tal ponto de dormir mais pesado em alguns trechos, cheguei em Águas Calientes cerca de 1h45 depois de embarcar. Estava combinado que uma pessoa do hostel me encontraria na estação. Tumulto ao descer, pensa em um lugar bem pequeno, com pouco espaço, e várias pessoas descendo, enquanto outras aguardavam com placas os recém-chegados. Rodei por ali várias vezes, e nada de avistar alguém me esperando, e de fato, não tinha. Tratei logo de pedir informação, levei um caderno pequeno com endereços de todas as hospedagens, fui perguntando e como é tão pequeno ali, logo cheguei. Não mencionei nada sobre não terem ido me encontrar, ao falar da reserva, mesmo esquema, passaporte, preencher um cadastro, e neste caso, já pagar a diária, pois as pessoas saem cedo, horário em que não há ninguém na recepção. Diária do quarto coletivo: 27,20 soles, com café da manhã a partir das 4h30.

Fui carregar a bateria da câmera e o celular, voltei ao quarto, que estava já com luzes apagadas, umas 23h, e logo dormi. Quer dizer, "dormi", já que estava tão ansiosa para a visita a Machu Picchu, que minha noite foi à prestação rsrsrs.

FOTOS DO DIA:
IMG_4676.JPG
Parada a caminho de Pisac, no Valle Sagrado.
IMG_4676.JPG (318.3 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4678.JPG
A caminho do Valle Sagrado.
IMG_4678.JPG (196.49 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4688.JPG
A caminho do Valle Sagrado.
IMG_4688.JPG (279.81 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4699.JPG
Pisac, Valle Sagrado.
IMG_4699.JPG (277.8 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4705.JPG
Pisac, Valle Sagrado.
IMG_4705.JPG (325.64 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4709.JPG
Pisac, Valle Sagrado.
IMG_4709.JPG (295.43 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4728.JPG
Pisac, Valle Sagrado.
IMG_4728.JPG (304.33 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4735.JPG
Pisac, Valle Sagrado. Eu pequena no meio da magnitude das construções Incas.
IMG_4735.JPG (361.12 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4737.JPG
Construções perfeitas. Pisac, Valle Sagrado.
IMG_4737.JPG (273.26 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4741.JPG
Pisac, Valle Sagrado.
IMG_4741.JPG (273.58 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4767.JPG
Caminho de Pisac a Ollantaytambo, Valle Sagrado.
IMG_4767.JPG (229.14 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4770.JPG
Caminho de Pisac a Ollantaytambo, Valle Sagrado.
IMG_4770.JPG (251.2 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4774.JPG
Chegada a Ollantaytambo. Essas montanhas sao muito características de lá, e acho incrivelmente belas. Enchem os olhos.
IMG_4774.JPG (281.28 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4849.JPG
Chegada às ruínas em Ollantaytambo.
IMG_4849.JPG (232.27 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4796.JPG
Ruínas em Ollantaytambo.
IMG_4796.JPG (419.86 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4798.JPG
Ruínas em Ollantaytambo.
IMG_4798.JPG (299.2 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4806.JPG
Ruínas em Ollantaytambo.
IMG_4806.JPG (312.38 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4809.JPG
Ruínas em Ollantaytambo.
IMG_4809.JPG (282.05 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4814.JPG
Ruínas em Ollantaytambo.
IMG_4814.JPG (335.57 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4823.JPG
Ruínas em Ollantaytambo.
IMG_4823.JPG (305.7 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4835.JPG
Ruínas em Ollantaytambo.
IMG_4835.JPG (145.73 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4847.JPG
Ruínas em Ollantaytambo.
IMG_4847.JPG (342.07 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4848.JPG
Ruínas em Ollantaytambo. Com o colega peruano Jorge.
IMG_4848.JPG (159.96 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4852.JPG
A caminho da estação de trem, em Ollantaytambo.
IMG_4852.JPG (291.18 KiB) Exibido 13125 vezes

IMG_4853.JPG
A caminho da estação de trem em Ollantaytambo. Huum, poderia expandir este aviso para Lima, lá é caso de necessidade!
IMG_4853.JPG (193.62 KiB) Exibido 13125 vezes


Dia 25/7 - Machu Picchu tão esperada
Acordei toda espavorida para a visita tão sonhada a Machu Picchu, cerca de 4h30. Levantei, e fui encarar o chuveiro sem dó nem piedade, nem preciso dizer que só tinha eu indo tomar banho naquele horário. Desci, tomei o café e resolvi comprar um brownie para levar, também levava uma Pringles pequena e água. Saí, pedi informação pro primeiro cidadão que vi na rua e me guiei por pouco tempo, já que logo vi a enorme fila para pegar o ônibus a Machu Picchu. Também localizei o local de venda, e comprei ida e volta, pois obviamente que eu não voltaria a pé! ::lol4:: Custa U$19 para estrangeiros a ida e a volta, se comprar só ida, fica U$1 a mais. Feito isso, encarei a fila, como haviam muitos ônibus e micro ônibus, logo saí. Pelo ônibus você vê logo que a subida é um tanto tensa para fazer a pé, tem quem prefira economizar, mas você acabaria se cansando muito antes de estar em Machu Picchu...é energia gasta para ficar mais cansado para o que de fato interessa.

Ao chegar, por volta das 6h40, estranhamente: chuva! :o E a chuva estava um tanto persistente, antes de entrar pensei em já fechar com algum guia, pois gostaria de entender as ruínas e a parte histórica ao invés de apenas andar a esmo. Encontrei um guia, mas como faltava mais pessoas para ele fechar a 20 soles, demorou muito e eu comecei a ficar impaciente! Nisso, quando desisti e fui avisá-lo, quem me encontra? Cauã e Fernão, os dois brasileiros que haviam feito o city tour dia 21 comigo. Só que eles haviam feito um contrato de pacote com o hostel de Cusco, e já tinham guia, por sinal simpático e disse que eu poderia me juntar a 20 soles também. Entrei com os meninos, que subiram a pé Machu Picchu, só que na hora de começar o passeio, nos separamos, pois eles falam inglês e preferiram um guia no idioma, já que, não entendo nada, só espanhol, e fui com o guia que eles iriam acompanhar inicialmente. Segui com o grupo, inicialmente na chuva mesmo...uma moça que me deu várias dicas antes da viagem me recomendou levar a capa de chuva antes de viajar, ainda no Brasil, e eu levei, mas deixei em Cusco, na cargueira! rs :lol: tudo bem, a chuva durou pouco, estávamos nas ruínas e a chuva cessou. Caminhamos muito, cerca de 2h30, com o guia, e foram muitos detalhes, gostei de tudo que pude ouvir!

Encerramos o passeio por volta das 10h40, de lá, eu resolvi me informar sobre a Porta do Sol, e apesar de estar bombando a minha fome, eu fui! No caminho, Llamas e, principalmente, paisagens incríveis. Ao chegar, você avista Machu Picchu de modo panorâmico, recomendo fortemente este trajeto da Porta do Sol, anda-se um bocadinho, mas vale a pena e o caminho não tem nada de estreito ou perigoso, é tranquilo! ::cool::

Por volta das 15h não parava de pensar em carimbar meu passaporte! É só se dirigir à saída, no momento havia uma moça dando os carimbos, só indicar a página do passaporte que você quer o seu. Ia voltar para as ruínas, mas minhas pernas estavam calejando, mal parei antes de lembrar que tinha pernas! rs e acabei saindo, fui embora. Havia guardado as coisas mais pesadas no locker, custa 5 soles. Retirei, há um telefone público ali, não resisti e liguei para casa, para compartilhar a experiência mágica que havia tido. Ao chegar em Águas Calientes, resolvi fazer um lanche e esticar as pernas, fiz uma horinha até descer à estação, meu trem sairia às 18h10, às 17h30 cheguei à estação e sentei para aguardar. Saída tranquila, novamente mais sonífero, eu dormi. Por volta de 1h40 depois, estava em Ollanta. Pedir informação e finalmente cheguei ao hotel, Tikawasi Valley. Deixei paga a diária, subi para meu quarto, esticar as pernas, wi-fi, rever milhões de vezes as fotos do dia, e dormir! :D

FOTOS DO DIA:
IMG_4856.JPG
Uma das primeiras visões em Machu Picchu.
IMG_4856.JPG (187.36 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4863.JPG
Machu Picchu com chuva e névoa!
IMG_4863.JPG (229.63 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4866.JPG
Machu Picchu. Chovia neste momento. Um pessoal se reunindo com seus guias.
IMG_4866.JPG (245.27 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4892.JPG
Machu Picchu.
IMG_4892.JPG (200.52 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4896.JPG
Machu Picchu.
IMG_4896.JPG (220.46 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4900.JPG
Machu Picchu.
IMG_4900.JPG (345.11 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4904.JPG
Machu Picchu.
IMG_4904.JPG (326.02 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4909.JPG
Machu Picchu.
IMG_4909.JPG (239.52 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4910.JPG
Machu Picchu.
IMG_4910.JPG (210.48 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4917.JPG
Machu Picchu. Templo do Sol. Arquitetura perfeita!
IMG_4917.JPG (218.81 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4926.JPG
Machu Picchu.
IMG_4926.JPG (263.96 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4936.JPG
Machu Picchu.
IMG_4936.JPG (341.4 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4939.JPG
Machu Picchu.
IMG_4939.JPG (268.44 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4974.JPG
Machu Picchu.
IMG_4974.JPG (231.75 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_4999.JPG
Machu Picchu. Engenharia perfeita dos Incas.
IMG_4999.JPG (344.57 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5006.JPG
Machu Picchu.
IMG_5006.JPG (321.89 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5009.JPG
Machu Picchu.
IMG_5009.JPG (214.81 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5013.JPG
Machu Picchu.
IMG_5013.JPG (281.5 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5014.JPG
Machu Picchu.
IMG_5014.JPG (205.39 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5015.JPG
Machu Picchu.
IMG_5015.JPG (338.84 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5016.JPG
Machu Picchu sem névoa. Um colírio!! *-*
IMG_5016.JPG (255.78 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5018.JPG
Machu Picchu. Felicidade é poder realizar esses sonhos de viagem.
IMG_5018.JPG (207.84 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5022.JPG
Porta do Sol, começa oficialmente por aqui...
IMG_5022.JPG (344.94 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5028.JPG
Llamas em meu caminho, seguindo para Porta do Sol.
IMG_5028.JPG (381.9 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5032.JPG
Porta do Sol. Ao fundo, Wayna Picchu ficando para trás.
IMG_5032.JPG (301.7 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5039.JPG
Porta do Sol. Sempre o visual é muito belo por ali.
IMG_5039.JPG (252.1 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5043.JPG
Porta do Sol. Machu Picchu ao fundo, do lado direito!
IMG_5043.JPG (335.38 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5075.JPG
Porta do Sol.
IMG_5075.JPG (306.12 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5105.JPG
Porta do Sol.
IMG_5105.JPG (221.5 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5135.JPG
Porta do Sol.
IMG_5135.JPG (265.17 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5167.JPG
Porta do Sol. Machu Picchu ao fundo.
IMG_5167.JPG (273.52 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5210.JPG
Porta do Sol.
IMG_5210.JPG (374.61 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5213.JPG
Porta do Sol.
IMG_5213.JPG (384.12 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5259.JPG
Machu Picchu. Brasiiiiil!!!
IMG_5259.JPG (250.67 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5283.JPG
Machu Picchu. Sonho meu.
IMG_5283.JPG (244.65 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5289.JPG
Machu Picchu...um dos últimos olhares...
IMG_5289.JPG (254.51 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5300.JPG
Machu Picchu...quase indo embora!
IMG_5300.JPG (268.02 KiB) Exibido 13123 vezes

IMG_5303.JPG
E assim me despedi de Machu Picchu...vendo o rio Urubamba abaixo.
IMG_5303.JPG (336.67 KiB) Exibido 13123 vezes


Dia 26/7 - Salinas de Maras e Moray e retorno a Cusco
Neste dia, acordei lá pelas 6h30, banho, café da manhã caprichado, fiz check-out e fui buscar um táxi na Plaza de Armas para negociar o tour a Maras e Moray. Sabia que não ia me sair muito barato, pois iria também a Cusco. Consegui por 130 soles, ok, aceitei. O taxista foi me dando diversas explicações sobre os lugares, pegamos um caminho alternativo para seguir primeiramente a Moray. No caminho, algumas paisagens realmente belas, foi um caminho agradável. Ao chegar, tive 40 minutos para explorar o local, e não hesitei em caminhar rápido para estar o mais perto possível.

Dali, seguimos para Salinas de Maras, local que gostei mais. Cada pedaço de sal é destinado a uma família, quanto mais filhos, maior o pedaço. É incrível o visual da salineira com as montanhas. Caminhei por uma hora no local e retornei ao táxi. Dali, seguimos até Cusco, onde cheguei por volta de 12h30. Fui retirar minha mochila e aguardar até 13h para check-in no quarto onde fiquei pra esta última noite em Cusco. Quarto térreo, para seis pessoas e com banheiro. Lá, um grupo de amigos, mas bem mais tranquilos, e um argentino mais velho, Horácio, gente boníssima, que viajava sozinho. Ajeitei minhas coisas, saí para almoçar. Almocei próximo do hostel e dei uma volta na Plaza de Armas, voltei para dar um cochilo, precisava recarregar um pouco de baterias! À noite, saí para comer e caminhar, descobri que o Horário do meu quarto iria para Lima no dia seguinte também e pegaríamos o mesmo voo. Fiz o check-in e combinamos de rachar um táxi para as 13h. Enrolation no Whatsapp até dormir. :)

FOTOS DO DIA:
IMG_5307.JPG
Ollantaytambo, antes de negociar um táxi para Maras e Moray.
IMG_5307.JPG (280.47 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5314.JPG
Caminho a Moray
IMG_5314.JPG (171.83 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5317.JPG
Caminho para Moray
IMG_5317.JPG (164.71 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5467.JPG
Chegando a Moray.
IMG_5467.JPG (186.05 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5320.JPG
Moray!
IMG_5320.JPG (289.03 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5368.JPG
Moray
IMG_5368.JPG (341.58 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5378.JPG
Moray
IMG_5378.JPG (294.37 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5432.JPG
Moray
IMG_5432.JPG (294.28 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5492.JPG
Caminho até Maras
IMG_5492.JPG (154.33 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5501.JPG
Salinas de Maras vista do alto!
IMG_5501.JPG (351.23 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5515.JPG
Salinas de Maras
IMG_5515.JPG (305.79 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5528.JPG
Salinas de Maras
IMG_5528.JPG (290.04 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5533.JPG
Salinas de Maras
IMG_5533.JPG (326.68 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5566.JPG
Salinas de Maras. Peruano cuidando do seu pedaço de sal.
IMG_5566.JPG (332.22 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5572.JPG
Salinas de Maras
IMG_5572.JPG (313.3 KiB) Exibido 13122 vezes

IMG_5686.JPG
Salinas de Maras
IMG_5686.JPG (401.8 KiB) Exibido 13122 vezes


Dia 27/7 - Despedida de Cusco e retorno ao Brasil
Neste dia, último em Cusco, aproveitei para tomar café, um banho e levar minha cargueira para guardar. Saí pra me despedir de Cusco, caminhar pelas ruas no meu último dia foi gerando algo saudosista misturado com um orgulho muito grande por ter feito essa viagem e realizado um dos meus sonhos. Ao pedir para dois senhores peruanos de Lima me tirarem uma foto, um deles se animou tanto que sugeriu que eu os acompanhasse e fosse tirando mais fotos, de pronto aceitei, foi muita gentileza! Caminhamos cerca de uns 30 minutos, até que eu retornei à Plaza de Armas, fiquei uns minutos ali...e fui ao Mercado San Pedro, fazer a última refeição de Cusco. Comi Milanesa de Pollo, a 5 Soles. Voltei ao Hostel, onde vi Horário na recepção, peguei minha mochila, agradeci ao brasileiro Guilherme no hostel mais uma vez pela força, e seguimos no táxi eu, Horácio e um rapaz inglês que apareceu do nada. Rachamos em 4 soles cada. O taxista cobrou mais do que os 12 soles informados pelo hostel, mas a diferença Horácio pagou e não quis que o ajudássemos. Fui junto com Horário para o despache da minha mochila, aguardamos o voo que atrasou uns 40 minutos para sair. Viagem bem tranquila. Em Lima, fui fazer meu check-in, despachar a mochila e aguardar. Passaria mais de 4 horas ali. Liguei para meus pais, caminhei, caminhei, caminhei...para não dormir, por receio de perder o voo. Não tinha ainda qual seria meu portão de embarque e em Lima eles não anunciam os voos, você tem que ficar acompanhando na tela. Ao sair o portão de embarque, fiquei próxima. O voo atrasou cerca de 40 minutos para sair, mas foi uma viagem bem tranquila. Comida farta dentro do voo, comi massa, e deu pra tirar uns cochilos muito bons.

FOTOS DO DIA:
IMG_5703.JPG
Despedida de Cusco. Arredores do hostel onde me hospedei.
IMG_5703.JPG (301.29 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5704.JPG
Próximo do hostel em que me hospedei. Despedida de Cusco.
IMG_5704.JPG (282.73 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5706.JPG
Calle Marques, descendo para Plaza de Armas, quase uma semana por este caminho.
IMG_5706.JPG (253.63 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5717.JPG
Av. El Sol em reformas...
IMG_5717.JPG (227.21 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5720.JPG
Av El Sol.
IMG_5720.JPG (266.36 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5721.JPG
Av El Sol. Toda cheia de imagens da cultura dos Incas. Muitas cores nas imagens.
IMG_5721.JPG (270.93 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5747.JPG
Centro Histórico, Plaza de Armas.
IMG_5747.JPG (263.21 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5748.JPG
Plaza de Armas.
IMG_5748.JPG (227.95 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5753.JPG
Plaza de Armas
IMG_5753.JPG (255.69 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5756.JPG
Plaza de Armas, Centro Histórico.
IMG_5756.JPG (281.81 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5758.JPG
Centro Histórico.
IMG_5758.JPG (224.11 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5762.JPG
Centro Histórico.
IMG_5762.JPG (267.14 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5770.JPG
Centro Histórico.
IMG_5770.JPG (228.48 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5782.JPG
Centro Histórico. Foto tirada por Peruano de Lima simpático que me acompanhou em uns rolês pelo centro.
IMG_5782.JPG (385.66 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5786.JPG
Centro Histórico. Hino Nacional de Cusco ao fundo.
IMG_5786.JPG (316.42 KiB) Exibido 13121 vezes

IMG_5788.JPG
Centro Histórico. A cabeça de um dos senhores peruanos ao lado! rs
IMG_5788.JPG (264.02 KiB) Exibido 13121 vezes


A chegada ao Brasil foi por volta das 6h do dia 28/7, peguei a mochila, comprei passagens de ônibus, fiz uma baldeação e cheguei finalmente em casa, animada, feliz, realizada.

Viva el Perú!!! ::otemo:: ::love::
Editado pela última vez por Bruna M.Correard em 25 Ago 2014, 21:38, em um total de 3 vezes.
"A vida é curta demais pra focar o que não satisfaz." - Bruna M.Correard

Trip ao Ceará:
http://www.mochileiros.com/9-dias-no-ceara-fortaleza-arredores-e-jericoacoara-jan-2013-t79052.html

Pq. Nacional Serra dos Órgãos e Petrópolis:
http://www.mochileiros.com/teresopolis-e-petropolis-6-a-10-de-julho-de-2013-t84486.html

Curitiba e Morretes:
http://www.mochileiros.com/curitiba-e-morretes-pr-27-a-31-de-marco-de-2013-t84581.html

Salvador e Praia do Forte:
http://www.mochileiros.com/salvador-e-vila-de-praia-do-forte-28-5-a-1-6-2013-t84962.html

PETAR - {núcleo Santana}
http://www.mochileiros.com/petar-parque-estadual-turistico-do-alto-ribeira-nucleo-santana-iporanga-sp-t87450.html

Rolê em Brasília:
http://www.mochileiros.com/a-pe-e-de-onibus-por-brasilia-22-a-25-de-agosto-de-2013-t87783.html

Canela e Gramado:
http://www.mochileiros.com/canela-e-gramado-no-feriado-da-proclamacao-da-republica-2013-t88927.html

Canastra/MG, Réveillon:
http://www.mochileiros.com/delfinopolis-capitolio-e-furnas-na-serra-da-canastra-mg-reveillon-2013-2014-t91619.html#p922092

Bonito/MS
http://www.mochileiros.com/bonito-ms-carnaval-2014-t93478.html

Uruguai - Páscoa 2014
http://www.mochileiros.com/montevideo-punta-ballena-e-punta-del-este-pascoa-2014-t97749.html#p970095

Perú - 15 dias sozinha http://www.mochileiros.com/peru-15-dias-sozinha-lima-huacachina-paracas-arequipa-puno-cusco-e-machu-picchu-t100078.html#p988883

Colômbia: http://www.mochileiros.com/colombia-bogota-cartagena-e-san-andres-14-dias-20-11-a-4-12-2014-t105398.html#p1030706

Bolívia e Norte do Chile sozinha: http://www.mochileiros.com/post1096253.html#p1096253

14 dias de Patagônia Argentina: http://www.mochileiros.com/post1141829.html#p1141829

Avatar
patybds
Mensagens: 472
Registrado em: 30 Set 2013, 22:31
Localização: São Paulo

14 Ago 2014, 21:24  

- Já sei, Marcelo Jeneci para Lilica! Tenho certeza!! Hahaha
- Eu acho que você tem que voltar com sangue no zóio agora, pra comer mais areia de snow!
- Que fófis o taxista e o hostel que não cobraram nada pelo seu banho. Oun! ^^
- E o cara da foto do mototáxi? O.o geeente que povo ajudador! Ahhahaha
- Que charmosinho esse convento.
- O caminho para Chivay é lindo!
- Recepcionista diz: Saudades. Ahhh meu Deus, tenho que ir pro Peru! (ai como sou sensível AND carente hahaha) :cry:
- NÃO ACREDITO QUE VC ESQUECEU A TAO FALADA CAPA DE CHUVAAA! ::grr::
- Saqsayhuamán hahahahahahha.
- Que Plaza bonita e limpa em Cusco.
- Mama africa... já li em vários relatos. Ela que me aguarde quando eu for ao Peru; um dia.
- E de novo, vc esqueCeu a capa? Assim não dá... me vende essa capa aí.

Parabéns! Lindas fotos e coragem. Espero um dia ter ambas as coisas e te importunar bastante pedindo várias dicas, apesar de ter um relato pra eu ler :P
Meu pai dizia: Viva a vida. Eu só acrescentei mais um V.
3 v's: Viva a vida, viaje!

Avatar
Bruna M.Correard
Mensagens: 294
Registrado em: 18 Jul 2011, 21:18
Localização: Pindamonhangaba/SP
Contato:

14 Ago 2014, 22:39  

patybds escreveu:- Já sei, Marcelo Jeneci para Lilica! Tenho certeza!! Hahaha
- Eu acho que você tem que voltar com sangue no zóio agora, pra comer mais areia de snow!
- Que fófis o taxista e o hostel que não cobraram nada pelo seu banho. Oun! ^^
- E o cara da foto do mototáxi? O.o geeente que povo ajudador! Ahhahaha
- Que charmosinho esse convento.
- O caminho para Chivay é lindo!
- Recepcionista diz: Saudades. Ahhh meu Deus, tenho que ir pro Peru! (ai como sou sensível AND carente hahaha) :cry:
- NÃO ACREDITO QUE VC ESQUECEU A TAO FALADA CAPA DE CHUVAAA! ::grr::
- Saqsayhuamán hahahahahahha.
- Que Plaza bonita e limpa em Cusco.
- Mama africa... já li em vários relatos. Ela que me aguarde quando eu for ao Peru; um dia.
- E de novo, vc esqueCeu a capa? Assim não dá... me vende essa capa aí.

Parabéns! Lindas fotos e coragem. Espero um dia ter ambas as coisas e te importunar bastante pedindo várias dicas, apesar de ter um relato pra eu ler :P



Hahahahaha, adorei o comentário, Paty, vamos lá:

-Não sei por qual motivo não apresentei música do Marcelo Jeneci pra Liliana! Escuto bem pouco Marisa Monte atualmente, e me veio ela na cabeça, vai entender! rsrs
-Sangue no zóio eu vou ampliar nas próximas viagens, vamos ver o que eu farei de mais "radical", de preferência sem engolir areia hahahahaha se tiver água é mais atraente.
-Sim, as pessoas são solícitas...o banho free quando eu mais precisava, e o taxista parar o tio do mototáxi só pra eu realizar minha vontade de fotografar do lado do mototáxi...rsrss
-O convento Santa Catalina é lindo. Pena que eu literalmente vi tudo correndo...é um lugar pra degustar com calma, e com guia, claro! rs
-O caminho pra Chivay foi o caminho mais impressionante, de ficar com a boca aberta por horas, admirada!!!
-Recepcionista que já veio ao Paraná, Curitiba e Londrina, usou nossa palavra "saudade", toda brasuca, achei uma graça de fraternidade comigo em tão pouco tempo!
-A Plaza de Cusco é linda, assim como a cidade toda tem um clima muito gostoso pra se caminhar pelas ruas, clima não só em termos meteorológicos, mas o astral, a energia...você precisa ir, um dia, e SENTIR Cusco!
-Mama Africa, pra você que gosta da night, aposto que se divertiria muiiito! rs
-Saqsayhuamán...imagina uma mulher sexy, é a pronúncia do Sítio Arqueológico, mais fácil de memorizar, pois a escrita é complexa!! rs
-Pra você ver...a tão famosa e falada capa de chuva...ficou em Cusco, e eu tomei chuva...hahahahahah, pouca, mas, era para ter levado comigo, já que foi um item especial da mochila. Não te vendo, não! :P :P :P kkkkk.

Obrigada, você terá essa coragem, e ainda conciliaremos nossas datas pra uma trip maior, como essa! Enquanto isso, pensemos nos feriados de 2015! hahahah. Beijo querida, valeu a força em todos os contextos.

::otemo:: ::lol4:: ::love::
"A vida é curta demais pra focar o que não satisfaz." - Bruna M.Correard

Trip ao Ceará:
http://www.mochileiros.com/9-dias-no-ceara-fortaleza-arredores-e-jericoacoara-jan-2013-t79052.html

Pq. Nacional Serra dos Órgãos e Petrópolis:
http://www.mochileiros.com/teresopolis-e-petropolis-6-a-10-de-julho-de-2013-t84486.html

Curitiba e Morretes:
http://www.mochileiros.com/curitiba-e-morretes-pr-27-a-31-de-marco-de-2013-t84581.html

Salvador e Praia do Forte:
http://www.mochileiros.com/salvador-e-vila-de-praia-do-forte-28-5-a-1-6-2013-t84962.html

PETAR - {núcleo Santana}
http://www.mochileiros.com/petar-parque-estadual-turistico-do-alto-ribeira-nucleo-santana-iporanga-sp-t87450.html

Rolê em Brasília:
http://www.mochileiros.com/a-pe-e-de-onibus-por-brasilia-22-a-25-de-agosto-de-2013-t87783.html

Canela e Gramado:
http://www.mochileiros.com/canela-e-gramado-no-feriado-da-proclamacao-da-republica-2013-t88927.html

Canastra/MG, Réveillon:
http://www.mochileiros.com/delfinopolis-capitolio-e-furnas-na-serra-da-canastra-mg-reveillon-2013-2014-t91619.html#p922092

Bonito/MS
http://www.mochileiros.com/bonito-ms-carnaval-2014-t93478.html

Uruguai - Páscoa 2014
http://www.mochileiros.com/montevideo-punta-ballena-e-punta-del-este-pascoa-2014-t97749.html#p970095

Perú - 15 dias sozinha http://www.mochileiros.com/peru-15-dias-sozinha-lima-huacachina-paracas-arequipa-puno-cusco-e-machu-picchu-t100078.html#p988883

Colômbia: http://www.mochileiros.com/colombia-bogota-cartagena-e-san-andres-14-dias-20-11-a-4-12-2014-t105398.html#p1030706

Bolívia e Norte do Chile sozinha: http://www.mochileiros.com/post1096253.html#p1096253

14 dias de Patagônia Argentina: http://www.mochileiros.com/post1141829.html#p1141829

Avatar
Edu Alves
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 197
Registrado em: 03 Nov 2011, 14:27

15 Ago 2014, 09:46  

Excelente relato! Uma viagem cultural fantástica! Lindas fotos!
One life, one world and one chance.
"Nem todos os que vagueiam estão perdidos." J. R. R. Tolkien

Relato: Peru e Bolívia
Imagem Imagem Imagem

Avatar
Bruna M.Correard
Mensagens: 294
Registrado em: 18 Jul 2011, 21:18
Localização: Pindamonhangaba/SP
Contato:

15 Ago 2014, 14:04  

Edu Alves escreveu:Excelente relato! Uma viagem cultural fantástica! Lindas fotos!


Edu, obrigada!!!
Perú esbanja cultura aos montes, não?!
Voltamos abastecidos de uma cultura gostosa de se conhecer.

:)
"A vida é curta demais pra focar o que não satisfaz." - Bruna M.Correard

Trip ao Ceará:
http://www.mochileiros.com/9-dias-no-ceara-fortaleza-arredores-e-jericoacoara-jan-2013-t79052.html

Pq. Nacional Serra dos Órgãos e Petrópolis:
http://www.mochileiros.com/teresopolis-e-petropolis-6-a-10-de-julho-de-2013-t84486.html

Curitiba e Morretes:
http://www.mochileiros.com/curitiba-e-morretes-pr-27-a-31-de-marco-de-2013-t84581.html

Salvador e Praia do Forte:
http://www.mochileiros.com/salvador-e-vila-de-praia-do-forte-28-5-a-1-6-2013-t84962.html

PETAR - {núcleo Santana}
http://www.mochileiros.com/petar-parque-estadual-turistico-do-alto-ribeira-nucleo-santana-iporanga-sp-t87450.html

Rolê em Brasília:
http://www.mochileiros.com/a-pe-e-de-onibus-por-brasilia-22-a-25-de-agosto-de-2013-t87783.html

Canela e Gramado:
http://www.mochileiros.com/canela-e-gramado-no-feriado-da-proclamacao-da-republica-2013-t88927.html

Canastra/MG, Réveillon:
http://www.mochileiros.com/delfinopolis-capitolio-e-furnas-na-serra-da-canastra-mg-reveillon-2013-2014-t91619.html#p922092

Bonito/MS
http://www.mochileiros.com/bonito-ms-carnaval-2014-t93478.html

Uruguai - Páscoa 2014
http://www.mochileiros.com/montevideo-punta-ballena-e-punta-del-este-pascoa-2014-t97749.html#p970095

Perú - 15 dias sozinha http://www.mochileiros.com/peru-15-dias-sozinha-lima-huacachina-paracas-arequipa-puno-cusco-e-machu-picchu-t100078.html#p988883

Colômbia: http://www.mochileiros.com/colombia-bogota-cartagena-e-san-andres-14-dias-20-11-a-4-12-2014-t105398.html#p1030706

Bolívia e Norte do Chile sozinha: http://www.mochileiros.com/post1096253.html#p1096253

14 dias de Patagônia Argentina: http://www.mochileiros.com/post1141829.html#p1141829

kikinez
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Jul 2014, 10:22

18 Ago 2014, 22:17  

OI Bruna!
Adorei seus relatos, me ajudarão muito pois pretendo ir ao Peru em breve!
Estou fazendo meu roteiro que é bem parecido com o seu. Por que ao invés de ficar em Paracas vc preferiu ficar em Huacachina? Outra coisa, naquele passeio em Colca, que horas terminou e vcs chegaram em Chivay? Pois não quero fazer como vc, ficou até o dia seguinte em Chivay. Quero sair de lá do passeio e ir direto para Puno num ônibus que sairá as 13:30. Vc acha que daria tempo? :?:
Beijos

Avatar
Bruna M.Correard
Mensagens: 294
Registrado em: 18 Jul 2011, 21:18
Localização: Pindamonhangaba/SP
Contato:

19 Ago 2014, 22:14  

kikinez escreveu:OI Bruna!
Adorei seus relatos, me ajudarão muito pois pretendo ir ao Peru em breve!
Estou fazendo meu roteiro que é bem parecido com o seu. Por que ao invés de ficar em Paracas vc preferiu ficar em Huacachina? Outra coisa, naquele passeio em Colca, que horas terminou e vcs chegaram em Chivay? Pois não quero fazer como vc, ficou até o dia seguinte em Chivay. Quero sair de lá do passeio e ir direto para Puno num ônibus que sairá as 13:30. Vc acha que daria tempo? :?:
Beijos



Olá, Kikinez!
Quis ficar em Huacachina por opção pessoal, queria um lugar bem pequeno pra descansar e curti a noite que dormi lá! Mas, é questão de gosto de cada um! hehehe
O passeio do Colca, nós chegamos em Chivay no primeiro dia, por volta das 14h, após termos feito as diversas paradas para fotos que eu ilustrei! Ao chegar, almoçamos e fomos ao hostel, às termais, e somente no dia seguinte é que fomos ao Mirador Cruz del Condor, o ponto principal do passeio. Dali voltamos a Chivay somente para regressar a Arequipa, por volta do meio dia, meio dia e meia mais ou menos, chegamos em Arequipa umas 15h30. Não posso te assegurar que dê tempo de ir a Puno 13h30, teve um pessoal que estava no mesmo grupo que eu e embarcou para Puno em Chivay, mas em ônibus privado de turismo, dá uma sondada! O Colca todo é muito bacana e o passeio de um dia não pára nos locais que eu postei fotos...vai apenas até o Mirador Cruz del Condor.
Qualquer coisa, pergunte! :)
Abraços!
"A vida é curta demais pra focar o que não satisfaz." - Bruna M.Correard

Trip ao Ceará:
http://www.mochileiros.com/9-dias-no-ceara-fortaleza-arredores-e-jericoacoara-jan-2013-t79052.html

Pq. Nacional Serra dos Órgãos e Petrópolis:
http://www.mochileiros.com/teresopolis-e-petropolis-6-a-10-de-julho-de-2013-t84486.html

Curitiba e Morretes:
http://www.mochileiros.com/curitiba-e-morretes-pr-27-a-31-de-marco-de-2013-t84581.html

Salvador e Praia do Forte:
http://www.mochileiros.com/salvador-e-vila-de-praia-do-forte-28-5-a-1-6-2013-t84962.html

PETAR - {núcleo Santana}
http://www.mochileiros.com/petar-parque-estadual-turistico-do-alto-ribeira-nucleo-santana-iporanga-sp-t87450.html

Rolê em Brasília:
http://www.mochileiros.com/a-pe-e-de-onibus-por-brasilia-22-a-25-de-agosto-de-2013-t87783.html

Canela e Gramado:
http://www.mochileiros.com/canela-e-gramado-no-feriado-da-proclamacao-da-republica-2013-t88927.html

Canastra/MG, Réveillon:
http://www.mochileiros.com/delfinopolis-capitolio-e-furnas-na-serra-da-canastra-mg-reveillon-2013-2014-t91619.html#p922092

Bonito/MS
http://www.mochileiros.com/bonito-ms-carnaval-2014-t93478.html

Uruguai - Páscoa 2014
http://www.mochileiros.com/montevideo-punta-ballena-e-punta-del-este-pascoa-2014-t97749.html#p970095

Perú - 15 dias sozinha http://www.mochileiros.com/peru-15-dias-sozinha-lima-huacachina-paracas-arequipa-puno-cusco-e-machu-picchu-t100078.html#p988883

Colômbia: http://www.mochileiros.com/colombia-bogota-cartagena-e-san-andres-14-dias-20-11-a-4-12-2014-t105398.html#p1030706

Bolívia e Norte do Chile sozinha: http://www.mochileiros.com/post1096253.html#p1096253

14 dias de Patagônia Argentina: http://www.mochileiros.com/post1141829.html#p1141829

Avatar
Li Rodrigues
Mensagens: 129
Registrado em: 22 Jul 2013, 17:06
Contato:

22 Ago 2014, 08:12  

Quanta foto linda! Parabéns. Ainda não conheço esses lugares, mas estão na lista.
Conheça meu blog - Uma Sul Americana - apaixonada por seu continente, compartilhando suas viagens e otras cositas más:http://umasulamericana.wordpress.com/
Siga @umasulamericana no instagram http://instagram.com/umasulamericana




  •   Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante