Pico da Bandeira - 02/06/2005

Depois de muito organizar e não dar certo, agora é pra valer e não vai ter chuva ou qualquer outra coisa que irá nos impedir, esse foi o pensamento meu e do Chico, já havíamos marcado e nada dava certo, agora era pra valer, saímos de busão de Bh (R$42,50) e na Sexta-feira chegamos a Manhumirim, como já era de madrugada, resolvemos ficar no Hotel

Palace(R$25,00) de frente pra Rodoviária e só então de manhã pegamos um Táxi em direção a Alto Caparaó, e no caminho fui alimentando minha expectativa,e cada vale que passávamos a beleza era imensa e a vontade de chegar me agitava, cerca de 30 minutos e já estavamos na praça da Igreja, não queríamos ficar na Cidade por enquanto e fomos na Pousada do Rui, alugamos seu Jeep e seguimos em direção da Tronqueira, no caminho pagamos a portaria (R$3,00 e do camping R$6,00 por pessoa), a subida é forte e a Beleza das serras azuis são notáveis, vez por outra parávamos pra ver os campos cultivados da cidade, e comecei com as fotos. Chegamos na Tronqueira por volta das 11 hs e pegamos uma água para começar a caminhada de 4,5 km, mochila nas costas e pernas pra que te quero, subindo lado a lado com o José Pedro, fomos nos deliciando com as cachoeiras e com a vista, rápido fizemos uma parada na Araucária, e subida acima, no meio do caminho muita chuva, depois de 2 horas, chegamos ao Terreirão, ninguém a vista e conversando com os Guardas, armamos a Barraca dentro da casa de Pedra, só assim ficamos protegidos contra a chuva que caia insistentemente, Dormimos um pouco e quando saímos fora, parecia mágica, ma era verdade o tempo estava lindo, céu Azul e sem nuvens no Pico. Rapidamente fizemos os preparativos para a subida, água, barra de cereal e um cajado pra ajudar na subida que é mais forte, seguimos a trilha, e pude ver que o Ultimo KM é puxado, Chico meio fora de forma não arriscou a subida e ficou esperando-me logo abaixo, subi calmo e sem preocupação, metro á metro fui me emocionando com a paisagem, Quando o sol começava a baixar cheguei ao Topo, e pasmo fiquei por estar sozinho, o Sol caía mansamente e as cores Intensificavam, amarelo, vermelho, laranjado, e as nuvens abaixo formavam um tapete branco, o horizonte azul, como jamais tinha visto, Câmera na mão e muitas fotos, do lado Mineiro o Sol e do lado Capixaba as nuvens, lindo demais, e eu sozinho, tendo toda aquela beleza diante de mim, a emoção se faz mais forte e bate forte no coração, uma conquista, um sonho, uma esperança a mais, tudo junto e com muita adrenalina. Esperei o por-do-sol e fiz a descida com calma e no caminho encontrei Chico, que de um local legal, também tinha atento visto o Sol e suas nuvens abaixo, seguimos atentos no escuro trilha abaixo, ás 7 hs chegamos no terreirão, cansados e com fome, só comemos umas barras e queijo e fomos dormir, o tempo estava bom, quando deitei a emoção da subida bateu e chorei um pouquinho.

Por volta da meia noite, começou a chegar gente, e cada vez mais gente entrava na casa, ficou cheia e começou a esquentar o local, muita gente com Saco de dormir, cobertores e tudo mais. Levantei por volta das 2 horas e me vesti com muito agasalho, pois iria novamente fazer a subida, só que agora pra ver o sol nascendo, peguei lanterna, água e comida e me juntei a um grupo, saímos meia hora depois, seguindo lento fomos divertidamente conversando, no meio da trilha vimos um grupo a mais ou menos 1km, fora da trilha, começamos a piscar as lanternas. O frio de madrugada era intenso, paramos e um cara colocou um termômetro pra verificar, +3º, o vento cortava junto com a neblina, de trás de uma montanha estava a lua bonita que clareava um pouco o caminho, quando olhamos pra trás, vimos uma cena muito bonita, uma trilha toda iluminada pelas lanternas dos que vinha igualmente subindo e não vimos o grupo dos perdidos. Por volta das 5:10 hs cheguei novamente ao topo, só que dessa vez com muito mais pessoas, me instalei em um cantinho que batia menos vento e fiquei sentado esperando o visual, o sol que iria encantar a todos, os minutos foram passando, o vento soprando forte e as nuvens se movimentando, as primeiras luzes começam a aparecer e chama a atenção de todos, que se ajuntam para combater o frio e pegar o melhor ângulo para as fotos, de posse de minha maquina e filmes na mão comecei a fotografar, e o sol aparece enorme, as nuvens todas abaixo da linha do sol, fazendo com que a impressão de estarmos nas nuvens é maravilhosa, e realmente sentimos as nuvens debaixo de nosso pés, todas brancas, alinhadas e deixando somente o topo das montanhas ao redor visíveis, deixando ainda mais lindo a paisagem dessa alvorada inigualável, cada grupo se ajeitava para as fotos, e a galera era em massa da cidade de Colatina no Es, muita gente mesmo ( 4 ônibus), o cruzeiro lotado de gente e a torre igualmente; Do lado do Es estava o Sol maravilhoso e do lado mineiro estava o Pico do Cristal e o do Calcado, fiquei observando cada pessoa e vi que as razões eram bem diferentes para cada um estar Ali, os que não tinha muita consciência, não curtiam o momento por completo, ainda fiquei mais uns 30 minutos e comecei a descida.

Devagar pra descansar fui colocando as idéias em dia, e guardando as memórias daquela manhã que ficará para ser lembrada nos momentos de stress na cidade. Duas horas depois estava no Terreirão, rapidamente eu e Chico arrumamos nossas coisas e descemos Rumo a tronqueira, pelo esforço da subida 2 vezes comecei a sentir o joelho e a descida dos 4,5 km foi feita bem lentamente, ainda melhor observando a paisagem e a todo momento víamos gente subindo: Senhoras, crianças, Patricinhas, etc... . Quando chegamos na Tronqueira o Rui estava nos esperando. Putz que alivio, depois te tanto caminhar iríamos tomar aquele Banho, o primeiro em dois dias, e dormir um Pouco. Na cidade tudo estava sem vagas, e felizmente conseguimos um lugar na Pousada Montanhas do Sol (R$25,00), entre a portaria do Pq e a cidade, a vista da Pousada é o que mais impressiona, o vale onde a cidade esta localizada e de frente para as plantações de café, que maduros davam uma beleza contrastante com o verde. Nos hospedamos e fomos provar a comida Mineira da Pousada Vale verde na Praça (R$6,00). Depois de tudo isso foi só descansar e mergulhar no clima da cidade, conhecer pessoas e prosear com os locais que são muito simpáticos e hospitaleiros, recebendo a todos com um sorriso e atenção.

No domingo, Ultimo dia na cidade, ficamos mais por conta de conhecer e desfrutar do clima local. No começo do dia a manhã nos maravilhou com um céu claro, poucas nuvens e um clima ameno, e mais uma vez nos maravilhamos com a boa comida mineira da cidade. 1 h da tarde, hora de partir, pegamos nossas bolsas na Pousada e ficamos na Praça esperando o ônibus pra Manhumirim (R$2,95), um rápido entrosamento com o pessoal de Colatina que estava partindo naquele horário. Seguimos para BH, deixando muita história pra trás e já uma pontinha de saudade.

Chegamos em Belo Horizonte 12:00 hs. E na segunda-feira começou toda a bagunça de trabalho novamente, só me restava as lembranças e olha que são muitas.

A galera do Mochileiros.com, me ajudaram pra caramba, valeu gente!

Rogério Félix

Legal o relato, realmente o lugar é muito show e o nascer do sol é um espetáculo, eu voltei de lá semana passada, levamos 1:30h da Tronqueira até o Terreirão, e depois mais 1:15h até o Pico, ainda fomos no Calçado e no Cristal, no total deu cerca de 28km de caminhada.

Agora, fiquei na dúvida... o Cristal e o Calçado nào ficam para o lado do ES???

Respondendo ao Thiago, creio que sao 300km de BH até o Parque.

Ah, tem algumas fotos da minha trip em:

[]'s

Também estiquei até o Cristal, e realmente o ParNa do Caparaó é um lugar maravilhoso! Começar a caminhada ao cume à noite para ver o sol nascer é uma experiência única!

E a subida nem é tão pesada assim, qq pessoa com um mínimo de preparo físico consegue apreciar o Pico da Bandeira, ao menos subindo pelo lado de MG.

[]'s

• 2 anos depois...

pessoal, estou postando aqui mesmo, pois sei muito bem o que é este relato, sei o que é ter lágrimas nos olhos, quando se chega lá... estive lá duas vezes, e pretendo ir muitas outras...

a primeira vez ue fui, quase morri de cansaço, pois tinha saído de uma gravidez, e era a primeira trilha que fazia depois de 1 ano e nove meses, somente dentro de casa, sem trilhar para nenhum outro lugar.... Outro motivo para ter chegado ao topo tão morta é que fizems o primeiro trecho (da entrada do parque até a tronqueira) a pé.

subimos a noite, como de costume, e chegamos com meia hora de antecedência, pegamos -5º, e quando estava a 200m do topo, começei a sentir uma tonteira muito forte, e a ter sangramento no nariz... depois de dez minutos sentada, tentando me acalmar um pouco, voltamos a caminhar, desta vez com o auxílio de um bastão.

a segunda vez já foi mais tranquila, fomos de carro até a tronqueira, e eu tbm já estava mais preparada... e deu pra curtir muito mais...

esse ano pretendo ir novamente, caso não vá para o Agulhas Negras, e quem quiser embarcar nessa supr aventura, é so entrar em contato...

vale muito a pena, é o visual mais bonito que já vi!

E aí, rogério, parabéns pelo relato... to programando pra ir lá no pico no feriado de 22 de maio, e agora estou mais inspirado ainda. O pessoal que vai comigo também está te parabenizando pelo relato.

luligiéro, se estiver animada encontre-nos por lá!