Pico Paraná mudando para o Pico Itapiroca(24 e 25 de julho de 2010) - Fazenda Pico Paraná

Boa tarde galera, vai meu primeiro relato ai...logo posto outros...sou de Taió - SC e minha namorada (Juh) mora em Rio do Sul - SC.

Eu e minha namorada começamos no trekking a pouco tempo, sempre fomos aventureiros, ja fizemos rafting, trilha de bike, eu faço trilha de moto, surf, andamos de sk8 longboard, ela anda de roller tbm, ja treinamos boxe, ela judo eu jiu jitsu,fazemos musculaçao também, ela ja fez rapel,corrida de orientação, voou de parapent (eu tenho medo de altura, sem chance de voar), e há pouco tempo decidimos ir a Urubici - SC, fazer um treeking de 25km no Canion do Espraiado, logo posto como foi, isso foi o inicio do esporte....mais agora vai o relato de nossa ultima aventura a 350km de nossas cidades...

Sai de Taió indo para Rio do Sul no dia 23 de julho, juntamente com meu pitbull Tadeu, que iria ficar em um canil para podermos viajar até no Paraná. Eu estava com dor de ouvido e garganta, e desanimado de ir até no Paraná, pois era muito longe, até ai tudo certo....Haviamos planejado tudo, eu estava de aniversário no dia 16 de julho, havia ganhado equipamentos para a trilha de presente da Juh.....ela estava toda animada para fazer a bendita trilha do Pico Paraná que uma amiga dela tinha indicado....

Quando fomos para urubici levamos um pouco de peso a mais na mochila, pois nunca tinhamos feito treeking nenhuma, e ela ja queria fazer o mais longo da cidade de Urubici - SC, ganhamos varios calos e muitas dores decorrentes do peso, isso que ela carregou a mochila a grande maioria do tempo....

Para o Pico Paraná fomos preparados para o que pudesse vir, compramos uma barraca lafuma para 2600 militros de chuva, 2 isolantes termicos, meias de treeking para mais conforto, fogareiro, levamos 2 bujoes de gás de 190g, 2 litros de leite, 2 pacotes de pao, 2 linguiças e 1 salame, 1 potinho com nescau, um pote de geleia, 5 pacotes de miojo, 3 pacotes de tanque, 1kg de arroz,2 bananas, 2 maças,1 barra de chocolate, uma peça de queijo, remedios, `1 panela, um camel bak de 1,5 l, 2 jaquetas cada um, duas calças, 1 par de bota e tenis reserva, tocas, boné..foi uma lista infindável de coisas que ja nem lembro mais de tudo, achando que seria uma trilha igual fizemos anteriormente, foram 25km mais era de estradas estreitas e planaltos....quem conhece a trilha do Pico Paraná ja imagina o que passamos...

Foto das mochilas antes de sair de Rio do Sul, a verdinha tava socada de comida e a preta com roupas e equipamentos...

Pegamos chuva logo que chegamos na BR 101 em Joinville - SC, muita neblina no Paraná, saimos cedo de Rio do Sul, sofri muito de dor de ouvido durante toda a subida e descida da serra, acabamos passando da entrada da estradinha pra fazenda, fizemos o retorno e aproveitei pra abastecer, chegamos as 10:30 na fazendo Pico Paraná, e tinha sumido minha dor de ouvido, mais minha garganta estava bem feia, conversamos com o Dilson que é super prestativo, haviamos nos comunicado apenas por telefone e email, e batemos uma papo antes de sair para a trilha, pegamos algumas coordenadas, a Juh estava com relogio com a hora errada e pediu pra guardar no carro, eu acabei guardando o celular (pior cagada que fizemos), e fomo em direçao a trilha...foto na saida na frente da placa...

Dia estava bem bonito com sol até então, ja fomos tirando os casacos durante a subida, seguimos rumo ao Pico Paraná, a ideia era chegar até o 2 acampamento, montar a barraca e subir o cume no outro dia de manhã.

Foto da Juh com a mochila preta...

Tiramos umas fotos no mirantes e fomos subindo, encontramos umas mulheres no caminho, parentes do Dilson, uma acho que era sua esposa, elas tiraram umas fotos pra gente, e falaram que agente era guerreiro de subir com tanto peso, até ai tudo certo, achamos que estava tudo normal....até que começamos a nos engatar nos galhos, foi ficando mais pesado, pois tinhamos que fazer força pra transpor os galhos...e tiramos essa ultima foto antes que o desanimo e o desespero tomasse conta da gente....essa foto alguns minutos depois o clima fechou completamente, muito vento e neblina, frio, umidade...

Passamos por mais gente descendo a trilha, haviam dormido com chuva, mais um grupo passou pela gente subindo, e por diversas vezes nos cruzamos na trilha, por termos muito peso, muitas dores nas costas e dificuldade de transpor os obstaculos, que são muito pra quem ja conhece a trilha, sabe do que estou falando, pedras, raizes, arvores, banhado, água, muito escorregadio...paramos para encher o camel bak na bica dagua, o grupo q nos ultrapassou estava parado ali também, conversamos um pouco e todos seguiram seu rumo na trilha.....quando chegamos na encruzilhada com a placa Pico Parana e Pico Itapiroca, agente ja estava muito cansado e agora que ficou feia a coisa, lembram que falei que havia deixado celular e relogio no carro....não sabiamos se estava para anoitecer ou não, a mata é fechada, estavamos exautos e molhados, começamos a descer rumo o Pico Paraná ja na esperança de acampar no abrigo 1 já não era mais o 2 conforme os planos, até que resolvemos voltar e subir o Itapiroca com medo de que ficasse escuro e sem lugar pra acampar....começamos a subir o Itapiroca e não parava mais de subir, minha pressão estava baixa, estava tonto e cansado, a Juh estava assustada com medo que eu ficasse ruim, achamos uma arvore caída, falamos que se não achassemos o caminho, dormiriamos no buraco da arvore...ela queria subir sozinha pra mim melhorar,dai ela voltava pra me buscar falei que não, eu iria junto, e continuamos a subida...e nada de chegar...subimos mais até que enfim chegamos, estava tao nublado que nem viamos nada ao redor, e só apenas há alguns metros na frente.....montamos acampamento em frente a uma rocha, estava muito frio e com muito vento, muito vento mesmo, parecia que rasgava a pele de tao frio, acendemos o fogareiro, com a minha pederneira que ganhei de aniversário junto com os equipamentos de trilha (acendi o fogo com algodao em cima do fogareiro, para não queimar a vegetação, afim de que isso se torne hábito, pois ja houve incendios nos picos ao redor, o Caratuva ficou 10 dias queimando). Andamos um pouco pela região para ver onde estávamos, e ja fomos pra barraca que estava muito frio mesmo, eu estava com dor de cabeça e dor de garganta.

Muita neblina

Fizemos arroz com linguiça, tomei um paracetamol para melhorar e fiquei deitado....a Juh ficou cuidando do nosso risoto....logo que ficou pronto comemos e não demorou muito ja escureceu, começava entõ um dilema, que horas são???

O céu estava completamente fechado, acabamos dormindo e acordamos estava meio claro, conversamos e decidimos, vamos arrumar as coisas e ir embora, começamos a arrumar as mochilas e abriu o céu era a Lua que estava gigante no céu...voltamos pra barraca e lembramos da camera digital, vamos ver a hora, estava trocado o dia pela noite, voltamos as fotos anteriores e vimos que era apenas 10 hora da noite, tinhamos dormido 6 horas (nunca durmo tanto tempo durante a semana), tentamos descer na trilha, era um breu, preto igual asfalto, voltamos para barraca e dormimos de volta, acordamos estava mais escuro ainda, ai que o desespero bateu, será que dormimos um dia inteiro e ja eh segunda feira??? Como pode escurecer mais do que ja estava...saimos e tentamos bater umas fotos na escuridao com a lua ao fundo, apenas uma bolinha....Orei muito ao Senhor, pois estava com medo mesmo, não sabia ao certo onde estava e eu tinha que proteger minha namorada, pedi pro Senhor que o dia seguinte fosse um dia bonito para que pudessemos voltar em segurança

Voltamos pra barraca e esperamos o dia amanhacer, e não é que amanheceu...kkkkkkkkkk....Como Jesus não falha nunca, sempre escuta o chamado dos Seus filhos, nos presenteou com o mais lindo nascer do sol de nossas vidas, o dia estava lindo, ceu com nuves, a neblina sumiu conforme foi clareando o dia, conseguimos ver o Pico Paraná, o Caratuva, a represa logo a frente, dava de ver as luzes de uma cidade que até agora não sei qual era...

Começamos então a descer, e com foi tao grande o desespero do dia anterior, acho que o cerebro havia feito um bloqueio, pois não nos recordávamos de como era alto onde haviamos subido....e vimos entao que não tinha tanta dificuldade e que foi mais uma trilha para aprendermos e nos unirmos ainda mais como namorados (ja estamos a 5 anos juntos), e agora dia 7 de setembro voltaremos para chegar no Pico Paraná....ja até deixei o convite na parte de campanhia pra viajar....

Na descida passamos por mais pessoas subindo a montanha, tiramos muitas fotos que não tiramos subindo, por que estava critica a coisa na subida...hahaha...e chegando na fazenda ainda um filhote de ovelha veio ao nosso encontro e quis mamar na alça da minha mochila e ficou no meu colo....conversamos com o DIlson de volta e seguimos para Rio do Sul, eu até tinha esquecido das minhas dores na descida da montanha, mais na estrada elas se lembraram de mim, senti muita dor de ouvido, chegando ao ponto de ter que parar o carro por que não aguentava mais, e ter que tomar paracetamol...seguimos viajem até em casa, e demorou uma semana para ficar bom o ouvido, e estou até hoje com toce....mais valeu muito a pena, e estamos anciosos para a proxima que será em Urubici - SC, uma trilha diferente da que ja fizemos...

Espero que gostem do relato, breve postarei o de Urubici -SC, passamos por pegadas de Puma (Leão Baio ou Leão da Montanha), pegadas de Jaguatirica, por Bufalos, pegamos gelo no caminho, 4 graus dentro da pousada....

Bem vindo ao grupo, Mafra!

O PP, como boa montanha à beira mar, tem disso: neblina, "voo cego". Passei por isso.

Uma dica para não levar tanto peso montanha acima: veja quanto vc come em casa e verá que levar um kg de arroz é demais. E que levar 1,5 litro de água para dois é de menos! Mas é assim mesmo: cada trip a gente aprende mais uma.

Só acho que quando não se está legal não se deve ir pra montanha. Ficar tonto na subida do colo do Caratuva pro PP é realmente perigoso. ::putz::

.................levamos 2 bujoes de gás de 190g, 2 litros de leite, 2 pacotes de pao, 2 linguiças e 1 salame, 1 potinho com nescau, um pote de geleia, 5 pacotes de miojo, 3 pacotes de tanque, 1kg de arroz,2 bananas, 2 maças,1 barra de chocolate, uma peça de queijo, remedios, `1 panela, um camel bak de 1,5 l................

Fome vocês não iam passar!!!! Quanta comida prum final de semana...

Pra se ter uma idéia estou com a mochila pronta pra uma empreitada parecida, e estou levando dois miojos, duas sopas de caneca, 1/4 de salame 1 pacote de banana passa, biscoito, chá e barras de cereal e proteína. 2 litros de leite? Mais fácil (e leve) levar leite em pó, não acha? P/ uma noite 1 carga de gás dá e sobra, a não ser que já esteja no final. O legal é quando não sobra nenhuma comida na volta, ainda mais que no Posto Tio Doca tem até rodízio... ::otemo::

Pra quem não conhece o PP bacana é passar duas noites na montanha, no primeiro dia vai até o A1 ou A2, no segundo sobe o PP de ataque e no terceiro volta, podendo conhecer ainda o Caratuva ou Itapiroca no retorno. Assim não fica tão cansativo e aproveita melhor.

Sem contar que lá tem outras montanhas também, cada uma com seus atrativos. Minha meta é subir todas... 8)

E parabéns pela coragem de ir mesmo com dores. Isso mostra que vocês já foram mordidos pela mosquinha da montanha, não vão mais se ver livres delas.

Tirando o susto foi muito legal, tanto que ficou o desafio para setembro completarmos...a questao da comida foi muito exageiro mesmo, achamos que ia ser tranquilo, que podiamos fazer um rango muito bom e não tinhamos noção nenhuma do trajeto, ainda mais que foi nossa segunda trilha...a primeira ganhamos calos gigantes, que foi solucionado nessa subida ao Itapiroca, com meias de algodao e enrolei o pé com fita micropore....para a próxima solucionaremos a questao do peso em roupas e comida....vivendo e aprendendo, acredito que não a forma melhor de aprender do que vivenciar na própria pele....de qualquer forma valeu todo sufoco....e a respeito de ir doente, vcs não sabem a namorada que tenho...hahaha....ela pode ta com as duas pernas quebradas, e ainda assim ia querer ir.....para setembro vamos ficar 3 ou 4 dias...pra aproveitar tudo....dormir no acampamento na fazenda e sair bem cedo, pra ver tudo...pois perdemos muito tempo de viajem até chegar na fazenda, e tinhamos que voltar cedo no domingo pois meu cachorro estava em um canil....e nunca tinha ficado fora, não sabia como ele ia se comportar...mais agora ja deu boa..pra próxima será só alegria....a água não estava no planos subir o Itapiroca, iamos pegar mais agua no abrigo 1...mais como subimos o Itapiroca, tinha soh agua na bica e não era muito perto...dai acamos usando a agua pra fazer comida e tomar enquanto subiamos...e bebemos nescau durante a noite e manha até chegar na bica novamente....abraço ai pra todos

Ah.... água no A1? ::hein:

Olha, água confiável é da Bica, especialmente no inverno, quando os córregos ficam mais fracos. Até tem algum riachinho, mas não é exatamente confiável (em qualidade e existência). Outra fonte boa (qualidade quase 100%, mas pode estar fraca no inverno) é a do A2 ::mmm:

Analise melhor a questão água ::cool:::'>

Havia uma semana de chuvas, o Dilson falou que encontrariamos água, mais valeu a dica da água no A2, ja pa setembro sabemos...e segunda feira teve um bazar de produtos apreendidos pela receita federal....comprei 2 reservatorios para camelbak pelo valor de R$7,00 cada um, capacidade de 2 litros....para a proxima teremos 5,5l de agua pois tenho um de 1,5l que ja foi nessa viajem, pra caso ocorra algum imprevisto, e vamos comprar anorak em vez de jaquetas...pra aliviar o peso extra....

PP pelo que tenho estudado não é difícil mas é longo o trajeto...de 6 à 8 horas...então é bom ir preparado, mas com pouco peso...ideal mesmo são 3 dias... o primeiro dia até algum dos abrigos...o segundo pro cume...o terceiro desce...

Bom ter essas experiências para poder prevenir as próximas!

Abraços!

dois dias bem preparado dá e sobra. vá leve, mas se quiser ir leve mesmo, faz o cacius carregar a barraca pra vc. né cacius?

sobre carregar água, existe uma forma ótima: levar garrafa pet. não custa p. nenhuma garrafa pet usada. eu sempre levo umas 2 de dois litros, isso dá pra 4 litros de água.

água no a2 tem que procurar a bica. e cuidar pra não desbarracar de lá. já desbarranquei... hehehehhe

sempre é bom levar também os purificadores de água.