Ir para conteúdo

Playa del Carmen - porque conhecer


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Se você sonha em conhecer uma praia do Caribe, com aquele mar verdinho e tudo mais, mas não curte aqueles lugares super turísticos socados de gente, Playa del Carmen é pra você! Playa fica bem pertinho de Cancun (uns 60 km), é tão bonita quanto e tem uma ótima estrutura para os turistas. Ali perto tem vários parques temáticos, como o Xel-Ha, Xcaret e Xplor.

Andar pela cidadezinha de Playa é bem fácil, as ruas são super organizadas. As paralelas à praia são as Avenidas e os nomes contam de 5 em 5 (a primeira é a 5ª Av, a segunda é a 10ª Av. e assim por diante). Já as ruas transversais à praia contam de 2 em 2 e começam a partir da Av. Juarez, que é a principal rua de entrada na cidade (Calle 2 norte, Calle 4 norte etc para um lado, e Calle 2 sur, Calle 4 sur etc para baixo). Very susse!

 

01-playa-del-carmen-14-out-13.jpg

 

COMO CHEGAR

O melhor jeito de ir pra Playa del Carmen é pegar um vôo para Cancun (a Copa Airlines e a Aeroméxico fazem esse vôo). Saido do aeroporto de Cancun você pode pegar um ônibus da ADO (pronuncia A – D – O), também conhecido como shuttle bus, que custa 116 pesos (aprox 11 dólares) e sai de 45 em 45 minutos a partir das 11h15, até às 22h. Dá pra pegar no aeroporto mesmo em frente ao Terminal 2 – o que é um saco é que tem um milhão de pessoas tentando te vender a ida de van ou táxi, e nem deixam você se informar direito. Nem o Centro de Informações do aeroporto informa de verdade... O ônibus leva aprox 1h até Playa (o terminal fica bem central, na Av. Juarez esquina com a 5ª Avenida). Ah, pra ir do centro de Cancun até Playa o valor é de 42 pesos (busão da ADO). http://www.ado.com.br

 

A van é uma boa alternativa, mas vale negociar bastante – o preço por pessoa que me ofereceram era 20 dólares, mas depois de muito choro ficou por 10 doletas, preço de busão, mas com a vantagem de parar na porta do hostel. De van o trajeto leva uns 45 minutos.

 

01-playa-del-carmen-13-out-5.jpg

 

ONDE FICAR

O hostel Rio Playa é uma ótima opção para uma hospedagem barata e super bem localizada. Fica a duas quadras da praia e do ladinho da 5ª Avenida, que é a rua mais turística de Playa. Tem dormitórios ou quartos com banheiros compartilhados a partir de 21 reais por pessoa. Os quartos são legais, pequenos mas limpos, mas o colchão é bem bagacento, dá pra sentir todas as molas nas costas... O pessoal que trabalha lá é muito simpático (tem um argentino lá, o Coco, que fala português e é super gente fina), e tem um bar na frente da piscina bem bacana pra uma pré night (mulheres ganham drinks das 22h às 23h). Não tem café incluso, mas tem cozinha. Tem wi-fi também. http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Hostel-Rio-Playa/Playa-del-Carmen/31321?source=googleadwordshostelsbyname&kid=564125&aid=2&gclid=CNSv28vplK4CFY9X7Aodr0ANKg

 

 

TRANSPORTE

- Táxi: o táxi é bem barato no México, mas é importante você combinar o valor antes de entrar no carro, porque tá cheio de motoristas querendo enganar turistas (e também é legal se informar no hostel quanto vai sair a corrida pra onde você vai, pra poder negociar direito). Outra coisa, se você pegar o táxi nos principais pontos, como 5ª Avenida ou estacionamento do shopping, por exemplo, você vai pagar mais caro – vale a pena andar uma ou duas quadras pra pagar bem mais barato.

- Coletivo/van: uma boa opção pra chegar a lugares mais afastados gastando pouco. Você encontra vários pontos de parada dos coletivos na cidade, e a passagens custa 5 pesos por cabeça (menos de 1 real). Normalmente o trajeto da van está escrito no parabrisa. Tem também os coletivos que fazem os trechos entre as principais cidades, como Playa-Cancún (saindo do Centro ou do Aeroporto de Cancún), Playa-Tulum etc – essas vans você pega geralmente próximo à estação rodoviária da ADO.

- Ônibus ADO: esses ônibus são muito bons, super confortáveis. Você encontra todos os horários e trechos disponíveis no site (HTTP://www.ado.com.mx) ou nas rodoviárias, que normalmente são bem centrais. Eles fazem os trechos entre as principais cidades da região.

 

MOEDA / DINHEIRO

A moeda mexicana é o peso, quando fui pra lá em Nov/11 o câmbio era 1 dólar = 12,65 (para converter em reais o cálculo aproximado é dividir o valor em pesos por 6).

Em Playa e Tulum a maioria dos lugares aceitam dólares (mas em geral fazem uma conversão pior do que em casas de câmbio), já na Cidade do México você não consegue usar dólares, precisa pagar tudo em pesos mesmo. E mais um detalhe, na Cidade do México, apesar de ser uma das maiores cidades do mundo, não tem tantas casas de câmbio, então você provavelmente vai precisar trocar nos bancos – nesse caso, você precisa estar com seu passaporte (não serve outro documento), senão eles não fazem o câmbio... vá entender...

É bom sempre ter dinheiro na mão e não só cartão, porque nem todos lugares aceitam. Outra coisa, a maioria das lojas dá desconto para compras “en efectivo” (em dinheiro), ou pelo menos “al contado” (à vista).

 

01-playa-del-carmen-13-out-8.jpg

 

 

COMES E BEBES

- Pizzaria La Famiglia: quem curte uma boa pizza com certeza vai gostar desse restaurante. Fica na Av. 10 (paralela à Principal – 5ª Avenida), entre as ruas 10 e 12. As pizzas são bem gostosas e tem um bom preço, em média 120 pesos (20 reais) por uma grande, que dá pra três pessoas.

- Doña Juanita: restaurante bem gostoso, caseirinho, um pouco afastado do centro de Playa. A comida é bem caprichada e o preço nota dez! Comi o Menu del Día, com direito a entrada, prato principal, tortilhas quentinhas e um suco gostoso por 10 reais (60 pesos)! Fica na Av. Juiarez, próx. À Av. 45. Em geral comer em Playa é meio caro, mas nesse restaurante dá pra comer super bem e gastar pouco! Adorei!

- Sushi Ito: é uma rede de restaurantes japoneses, tem em várias cidades do México. Achei o preço bom (em comparação com a maioria dos restaurantes japas). Fica no começo da 5ª Avenida (rua principal), em um centrinho comercial. Além de ficar fora do vuco-vuco da 5ª Av., tem um ambiente bacana, com mesinhas na calçada e a comida é bem gostosa. Em alguns dias tem promoção de 2x1. Atendimento nota dez. HTTP://www.itosushibar.com.br/

- La Tarruga: restaurante na beira da praia (esquina com a Rua 2). A comida até é gostosa, mas o pessoal é meio picareta, tentam passar troco errado e tudo mais.

- Cervejas: tem várias cervejas mexicanas gostosas, como a Dos Equis (XX), Sol, Corona... As que mais gostei foram a Modelo (clara) e a Mexicali (artesanal).

 

BALADINHAS

- La Bodeguita del Medio: bar cubano delicioso, você se sente num pedacinho de cuba no meio do México. Ambiente super descontraído, banda tocando salsa de primeira, espaço pra ficar curtindo tomando umas sentado ou dançando salsa, mesas também ao ar livre, e ainda por cima não paga entrada! Adorei, pena que não tem desses em Curitiba! Uma ótima pedida é o mojito, um clássico de lá. O bar fica na 5ª Avenida (rua principal) um pouco afastado do cetro, quase esquina com a 32 (uns 15 minutos andando). Tem filiais em outras cidades do México também, como Cidade do México, e a sede, claro, fica em Havana. Desde cedo rola música, pra dançar é bacana chegar lá pelas 22h. Ah, tem uma lojinha bem legal lá também, junto com o bar. http://labodeguitadelmedio.com.mx/

- Mandala: casa noturna com música eletrônica, point da galera, bem bacana também, super recomendado pela galerinha do hostel. A moçada vai pra lá umas 11h30, e a balada rola até umas 4h. Também tem em outras cidades do México. http://mandalanightclub.com/index.php

- Bar do hostel Rio Playa: o barzinho do hostel também é aberto para o público que não está hospedado e é uma opção bem animada pro esquenta. Lá também é legal pra conhecer uma galera gringa. Abre cedo e fica até umas 23h30. Das 22h às 23h as mulheres ganham drinks (meio esquisitinhos, mas são na faixa...). O barzinho é na frente da piscina, a céu aberto, bem no clima de praia!

- Coco Bongo: baladinha mais conhecida de Playa, são os famosos shows pra turistas. Não fui porque não curto essas coisas, acho bem nada a ver, mas enfim, muita gente vai.

 

01-playa-del-carmen-15-out-23.jpg

 

 

PASSEIOS

- 5ª Avenida: essa é a principal rua turística de Playa. Apesar do nome, não é uma avenida larga, e sim uma rua praticamente só de pedestres, com zilhões de lojinhas, restaurantes, bares e pessoas te oferecendo coisas pra comprar o tempo todo e insistindo pra você entrar nas lojas – meio irritante até... Fora isso, andar por essa rua é um passeio gostoso, principalmente à noite, quando acontece o agito. Os preços em geral são bem salgados por ali (bem turísticos!), pra economizar compensa comer em algum restaurante da rua paralela (Av. 10) e só dar um rolê ou tomar umas por ali.

- Praia: a praia de Playa del Carmen é linda, mar verdinho do Caribe, água super tranquila, um piscinão! Uma delícia ficar lagarteando por lá. Várias agências também organizam passeios para as praias próximas ou para fazer mergulho na região.

- Parques temáticos – X-Caret / Xplor / Xel-Ha: tem vários parques temáticos/aquáticos na região de Playa, os mais conhecidos são o X-Caret, o Xplor e o Xel-Ha (esse último mais perto de Tulum). Não faltam opções de agências oferecendo os passeios – o ônibus pega cada um no seu hotel e depois o pessoal passa o dia no parque, com refeições incluídas no pacote. O preço é bem carinho (em geral uns 100 doletas por cabeça em cada parque). Você pode fazer um pacote e fechar mais de um parque, mas mesmo assim não fica muito barato não. Uma alternativa é comprar a passagem de busão da ADO para os parques e lá só pagar a entrada – o preço fica mais em conta e você fica livre pra fazer o seu horário. OBS: muita gente faz esses passeios saindo de Cancun – se Playa fizer parte do seu roteiro, programe-se pra ir pros parques a partir dali, já que é bem mais perto. Na região de Cancun fica a Isla Mujeres.

- Compras: os principais locais (e mais centrais) para compras em Playa são a 5ª Avenida (lá tem de tudo, mas é meio caro) e o Mercado Central, uma grande loja em frente ao terminal da ADO (Av. Juarez com a 5ª Av.) – lá tem artesanato, roupas, bijuterias, tequilas, pimentas, souvenirs etc etc etc (é legal porque você encontra tudo concentrado em um só lugar).

- Cinemas: se por acaso chover durante os dias em você estiver por lá (como aconteceu comigo...), pelo menos tem cinemas em Playa, em 2 shoppings da cidade. Os dois ão longe do centro, dá pra ir de táxi (+/- 30 ou 40 pesos por trecho) ou de coletivo (bem baratex! 5 pesos por pessoa)). Ficam na Plaza las Américas ou no Centro Maya.

 

01-playa-del-carmen-15-out-8.jpg

 

 

Leia mais sobre viagens de mochilão em http://www.mochilaotrips.wordpress.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...