PN Grande Sertão Veredas, Chapada Gaúcha e adjacências - Perguntas e Respostas

Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
Daniel1971
Mensagens: 23
Registrado em: 30 Abr 2007, 09:10

13 Out 2012, 22:33  


Situado nos municípios de Côcos-BA e Chapada Gaucha-MG, no oeste do Estado da Bahia e norte do Estado de Minas Gerais, O perímetro do parque é de 282.341,956 metros, ou seja, uma área de 231.668 ha, situado na divisas dos estados da Bahia e Minas Gerais, com sede localizada no município de Chapada Gaúcha. Atualmente, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).




Chapada Gaúcha - Parque Nacional Grande Sertão Veredas e adjacências

Em dezembro visitarei esta linda região. Pelo que pesquisei, dois dias serão suficientes para visitar o PN Grande Sertão Veredas, e mais um para visitar o Vão dos Buracos, que é um corredor ecológico que liga o PN ao Parque Estadual da Serra das Araras, o qual, dizem, é muito bonito, e ao qual dedicarei o quarto dia de minha expedição.

Postarei mais informações nos próximos meses.

Daniel1971
Mensagens: 23
Registrado em: 30 Abr 2007, 09:10

24 Dez 2012, 14:16  

Chapada Gaúcha é uma cidade pequena, que está crescendo muito rapidamente. Atualmente, são três opções de pouso na cidade: O Hotel Veredas, o Hotel Recanto de Minas e uma pousada em um dos postos de gasolina.

A cidade tem um posto da Petrobras, recentemente aberto, e um outro posto sem bandeira. Ao menos o Hotel Veredas tinha internet wi-fi nos quartos e ar condicionado split, mas isso tudo ao preço de 100 reais a diária de casal. Existe um número decente de restaurantes e bares na cidade. Recentemente, foi completado o asfaltamento de Brasília a Chapada Gaúcha, passando por Arinos.

Já o Parque Nacional Grande Sertão Veredas deve ser aberto oficialmente à visitação no ano de 2013. No momento, é possível visitá-lo acompanhado de guia e assinando um termo de responsabilidades na sede do Parque, que também possui um pequeno centro de recuperação de animais.

O ideal para visitar o Parque é um carro alto, não precisa ser 4x4, embora isso seja recomendável. A Estrada Parque Guimarães Rosa deve ser aberta em alguns meses, englobando não só o Parque, mas outras unidades de conservação ambiental da região. Existem grandes RPPN´s (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) por ali, além de unidades Estaduais de conservação, e o Parque Cavernas do Peruaçu.

Além do Parque, o Rio dos Bois e a região do Vau (passagem) valem a visita. Um dia para o Parque, outra para esses dois atrativos, e outro dia para Vão-do-Buraco (como Guimarães Rosa, em sua obra Grande Sertão Veredas, o chamava), e Buraquinho. Estas áreas lembram a região da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, visualmente falando. Muito arenito, calcário e conglomerado, denotando que ali já houve um mar, milhões de anos atrás.

Em três dias já se pode conhecer esses lindos lugares que mencionei aqui. Mas existem mais atrações.

Recomendo o guia Anderson, cujo telefone pode ser obtido na Sede do Parque.

Avatar
Hélio Jr
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 296
Registrado em: 27 Jan 2015, 08:33
Localização: MG
Contato:

28 Out 2015, 10:49  

Demorou, mas., enfim, o PN abriu oficialmente sua primeira trilha. São só 2km, mas espero que seja a primeira de muitas.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunic ... rilha.html

PalestinoGamboa
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Out 2016, 13:53

26 Out 2016, 13:56  

Pessoal,

é possível visitar o Parque, o Rio dos Bois, a região do Vau e o Vão-do-Buraco de moto? São três dias mesmo? É necessário pernoitar no parque ou dá pra voltar pra Chapada Gaúcha pra ficar no hotel?

Quanto ao guia, ele é obrigatório? Será que consigo um com moto própria?

Valeu!

Avatar
Hélio Jr
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 296
Registrado em: 27 Jan 2015, 08:33
Localização: MG
Contato:

28 Out 2016, 10:19  

PalestinoGamboa escreveu:Pessoal,

é possível visitar o Parque, o Rio dos Bois, a região do Vau e o Vão-do-Buraco de moto? São três dias mesmo? É necessário pernoitar no parque ou dá pra voltar pra Chapada Gaúcha pra ficar no hotel?

Quanto ao guia, ele é obrigatório? Será que consigo um com moto própria?

Valeu!


São aprox. 150km o "tour" pelo Parque Nacional, acredito que seja um passeio de um dia mesmo. Sobre a região do Vau e o Vão, não conheço, mas se ficarem dentro do Parque acredito que dê pra fazer numa tacada só. Pelo que sondei só com guia mesmo, já que as porteiras ficam trancadas e eles conseguem as chaves com o ICMBio.
Entre em contato com o ICMBio que eles te repassam o contato dos guias, aí você vê isso diretamente com eles. De qualquer forma, se quiser ir de moto, se prepare porque tem muita areia pelo caminho! hahaha

Avatar
leogazzola
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Mar 2011, 15:52
Contato:

25 Abr 2017, 17:31  

Pessoal, ainda não há opção de camping nas proximidades ( < 5km ) de Chapada Gaúcha e Serra das Araras ?
Léo Gazzola
DaMontanha.com



  •   Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante