Ir para conteúdo

Caminho do Sol


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, pretendo fazer o caminho do sol agora em Julho, porém tenho algumas dúvidas.

 

É obrigatório sair nas datas pré-definidas ou de bicicleta eu posso sair em qualquer data?

Que pneu vocês recomendam? Cravo ou Slick?

 

Alguma recomendação de leitura relacionado a percorrer o caminho de bicicleta?

 

Abraços a todos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá!!

 

Não é obrigatório sair nas datas pré definidas, você pode sair o dia que você quiser.

 

Você deve assistir uma palestra e pagar uma taxa de inscrição para ter o passaporte e o certificado no final.

 

Recomendo utilizar o pneu de cravo, pois a maior parte do caminho é feita em estrada de terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

olá pessoal, eu fiz o Caminho do Sol junto com minha esposa em Julho/2012.

Foram 5 dias, pedalando em média 25k pela manhã e outros 25k na parte da tarde.

O caminho não é tão dificil assim, mas é bom estar preparado para encarar ao menos 25k por dia, com muitas subidas. Nenhuma muito forte, mas que exigem

preparo principalmente na parte da tarde quando já se está um pouco cansado depois de várias horas de pedal.

Em geral o percurso é por estradas de terra na sua maioria em boas condições. Mas existem trechos ruins onde as vezes é mais seguro empurrar a bike e não

levar nenhum tombo.

A bike tem que estar com pneus para uso em estrada de terra. Pneu liso, nem pensar!

Outra coisa importantíssima é levar bastante água, pois as vezes não existe uma casa sequer para pedir água ao longo de trechos com subidas longas no meio de canaviais, sob muito sol e ai ... a sede é tanta ... que não pode faltar agua de jeito nenhum.

É preciso muita atenção na sinalização e no guia do caminho. Em um trecho havia sinalização propositalmente invertida, e outra escondida de modo a fazer os mais distraidos pegarem o caminho errado. Cuidado!!!

Acho que o Caminho do Sol poderia seguir o exemplo do Caminho da Fé e investir mais na sinalização, de modo a evitar distancias muito longas sem sinal algum. Mas no geral, prestando atenção, é difícil se perder no caminho do sol.

Outra coisa importante é ter a credencial do caminho (pagando caro por isto!!!). Sem a credencial as pousadas deixam você se hospedar, e não adianta insistir. Por outro lado, ao pagar pela credencial, o pessoal do caminho avisa cada uma das pousadas sobre a sua chegada. E se você se perder, eles podem mandar alguém atrás para te buscar. Esta segurança não tem preço, certo?

 

Achei o preço cobrado pelas Pousadas um pouco salgado, principalmente levando em conta a simplicidade das instalações oferecidas. Em geral "zero" estrelas.

O que vale é conhecer pessoas interessantes, como a Dona Cidinha. Pessoa de uma simplicidade que encanta qualquer um.

 

Resumindo, achei o Caminho do Sol muito interessante para quem pretende um dia fazer algo mais duro como o Caminho da Fé, ou até mesmo o Caminho de Santiago de Compostela (que era o meu caso na época). Valeu a pena, mas o Caminho da Fé é muuuuiiiiiitttttto mais difícil, bonito e barato.

 

Bom caminho para todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

Bom dia Amigos e Ciclistas...

Faz um tempinho que não escrevo aqui no mochileiros...

Mas espero que os dados e foto que eu coloque aqui

seja útil para outros amigos ciclistas que consultarem o fórum mochileiros...

sempre aberto a novas idéias e amizades... joaozinho:

 

Caminho do Sol

 

100_2334.JPG

 

100_2342.JPG

 

100_2344.JPG

 

aguas_rios.jpg

 

aguas_caminho01.jpg

 

aguas_sol.jpg

 

100_3312.JPG

 

aguas_setas.jpg

 

 

Santana de Parnaíba-SP

 

sdp_01.jpg

 

sdp_03.jpg

 

 

Pirapora do Bom Jesus-SP

 

pbj_01.jpg

 

pbj_02.jpg

 

pbj_04.jpg

 

pbj_03.jpg

 

 

Cabreúva-SP

 

sdp_05.jpg

 

c_01.jpg

 

c_02.jpg

 

c_03.jpg

 

 

Itu-SP

 

itu_01.jpg

 

itu_02.jpg

 

itu_03.jpg

 

itu_04.jpg

 

 

Águas de São Pedro-SP

 

100_2331.JPG

 

lTAA_PSjRAyID4Z1xmCgZZgBni7B91xZEWU1o40Q8n8=w958-h539-no

 

100_2306.JPG

 

J4Zq1XMrry0BFMM-Wy2pPqhBD1jqZjBnkOKANSSHQEQ=w958-h539-no

 

100_2299.JPG

 

100_2300.JPG

 

100_2302.JPG

 

100_2307.JPG

 

100_2308.JPG

 

100_2322.JPG

 

100_2309.JPG

 

100_2314.JPG

 

100_2315.JPG

 

i9ZThhNyDvpdvrGWLgJuG2g1ryTSNiRJoAgXidzkjiA=w958-h539-no

 

 

 

No odômetro da bicicletinha dobrável deu os seguintes números:

* Santana de Parnaíba * 13km * Pirapora do Bom Jesus * 26km * Cabreuva * 30km * Salto * 20km * Indaiatuba * 20km * Elias Fausto * 23km * Capivari * 40km * Piracicaba * 32km * Águas de São Pedro * Pedaladas diversas pelas ciclovias e diversos desvios do roteiro mais uns 13km * Total uns 217km

 

Tirei muito mais fotos, mas essa postagem já deve ajudar um pouco quem deseja pedalar no Caminho do Sol.

Fiz de forma independente sem credencial, e estou disponibilizando o conteúdo pois muitas pessoas me

relatam dificuldade de encontrar os dados para percorrer de bicicleta... acredito ser útil...

 

 

Cicloabraços

::lol3:: Joaozinho ::lol3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...