Ir para conteúdo

Viajar 30 dias (ou+) com uma mochila de apenas 32 litros !


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Uma grande dúvida de todo iniciante (e alguns com alguma experiência também) é saber justamente o tamanho, ou seja, quantos litros deve ter sua mochila. Neste tópico darei prioridade para excluir digamos assim,o famoso "depende". Deixo bem claro que não tenho a intenção de criticar qualquer viajante, e sim de compartilhar o que alguns anos de estrada me ensinou relacionado ao assunto.

 

Estilo de viagem : Mochilão sem camping.

Duração da viagem : 30 dias para cima.

Clima : Verão, inverno (com ou sem neve), chuva.

Tamanho da mochila utilizada: 32 litros.

 

E vamos ao que interessa, montar a mochila. Inicialmente devemos lembrar que certos modelos de roupas,calçados e acessórios ocupam um espaço gigantesco na mochila, busque substituir calça de moletom e jeans por calça tactel, substitua as famosas camisetas de algodão, por camisetas de tecido sintético, de preferência "dry", estas absorvem o suor. Esqueça aquele blusão com capuz de moletom, ou aquelas blusas que parecem que tem uma ovelha dentro dela, estas blusas podem ser bonitas e fazer você até sair chique na foto, mas o espaço que ocupam é enorme, e demora para secar. Opte por uma blusa polartec ou semelhante, aconselho o polartec 200 ou 300 ou polartec power strech. Utilize meias finas e de boa absorção, não opte pelo tradicional algodão, para climas frio busque levar uma meia de lã merino ou semelhante. Para chuva utilize um anorak goretex paclite ou similar.

No lugar de cuecas eu utilizo sunga, sem costuras e sintéticas, proporcionam conforto, absorção e secagem bem rápida. Sejamos sinceros, nada substitui o bom e velho chinelo havaianas, alguns modelos de chinelos "de dedo" possuem uma sola gigantescamente exagerada. Geralmente tênis das marcas Nike e semelhantes são muito grandes, opte por algo semelhante ao clássico all star, não desperdice o espaço interior do seu calçado, o preencha com meias, cabe fácil 2 pares de meias.

Opte por usar segunda pele, resumindo utilize o sistema de camadas, deixarei aqui o link para melhor compreensão do sistema de camadas.

Uma observação importante, segunda pele, anorak e polartec cada uma destas peças possuem digamos assim densidades diferentes, as que utilizo são extremas.

 

Alias as roupas que estou apresentando nas fotos são as mesmas que utilizei para subir o vulcão Cayambe e Cotopaxi no Equador, temperatura por volta de 10 negativos, apenas uma diferença, no vulcão eu usei um anorak goretex hard, algo desnecessário para ambientes digamos "comum".

 

Utilizo um kit S.O.S/ higiene pessoal, com medicamentos básicos e algumas coisinhas para fazer curativos. Não vamos esquecer do papel higiênico, é comum não ter papel nos banheiros rodoviários e até mesmo no banheiro do ônibus, e bom... Nem sempre temos um banheiro. Também carrego um cobertor de emergência.

Junto comigo ainda vem um guia da lonely planet, calculadora,desodorante, lanterna de cabeça (acreditem pode ser muito útil), copo "dobrável"(se for optar por um copo tradicional utilize um de plástico e aproveite seu espaço interior), colher e faca.

Dependendo do caso posso ou não utilizar um GPS, neste caso devo levar pilhas para o mesmo. Costumo ter algumas sacolinhas a minha disposição.

O que ocupa espaço, um bom espaço na minha mochila? Máquina fotográfica semi profissional ! Não tem jeito, ou você utiliza uma compacta digital ou vai ter que ocupar um bom espaço da sua mochila, mas a recompensa são fotos extraordinárias. Mesmo que utilizem uma máquina profissional ou semi, tenha sempre uma compacta de fácil acesso, se possível até no bolso da calça. E se trazemos equipamentos eletrônicos não podemos esquecer de seus carregadores. Já vi que é comum muitos viajantes carregarem notebook, e cabe tranquilamente. Não podemos deixar de lado aquele espacinho básico para uma garrafinha de água.

 

Seria bom também utilizar sacos impermeáveis para nossas roupas e eletrônicos, na falta dos sacos impermeáveis podemos utilizar sacos plásticos, se for usar sacolinha de mercado fique atento aos rasgos, pois o plástico é muito fino.

 

Em que situação eu usaria uma mochila maior ?

 

Se fosse uma viagem para frio muito extremo onde seria necessário utilizar jaqueta pena de ganso. Vamos supor que eu fosse fazer o clássico, Chile, Bolívia, Peru, muitos temem o frio do salar na Bolívia, talvez eu até usasse uma jaqueta pena de ganso nele, mas eu não levaria comigo, manteria os 32 litros da mochila e alugaria uma jaqueta por lá mesmo. Porque eu alugaria? Simples, iria usa lá apenas por alguns dias, o resto da viagem ela serviria apenas para ocupar espaço. Agora se eu fosse viajar no inverno para uma longínqua e bela cidade russa seria diferente, iria usar diariamente creio, então iria com uma mochila de 50 ou 60 litros, justamente para roupa pena de ganso ou algo similar.

 

Quando que eu aconselho comprar uma mochila de 32 litros ?

 

Se você está começando a viajar agora e vai comprar sua primeira mochila, compre uma de 50 ou 60 litros. Porque digo isto ... Uma mochila 50/60 litros como diz o Gustavo aqui do site, é uma mochila coringa. Ou seja, tem uma utilização mais ampla, podendo ser usada até mesmo em trilhas e acampamentos de vários dias.

Tenho quer ser o mais transparente possível, não são todas pessoas que se adaptam aos mínimos 32 litros, requer uma certa disciplina. Digo isso porque sou minimalista, não somente em termos de fazer a mochila, mas em geral, meu modo de viver.

 

Quando escrevi que daria prioridade a excluir o famoso "depende" foi para demonstrar que é possível sim viajar com apenas 32 litros para lugares frios, então não depende para onde você vai viajar, e sim do quanto você é capaz de carregar, ou melhor, do quanto você é capaz de não carregar.

 

A mochila que utilizo aqui é uma oakley icon 3.0. Em breve farei um rewiew completo dela. Mas adianto que optei por esta mochila por um gosto muito pessoal meu, simplesmente gosto do desenho desta mochila, mas para grande maioria pode não ser a melhor opção de mochila 30 litros. Aguardem o rewiew para mais detalhes desta oakley.

 

Uma dica valiosa. Vai viajar para o exterior? America do Sul, Europa ...

Compre sua mochila, roupas, equipamentos no exterior. Com grande "tristeza" digo isso, mas os preços no Brasil é de 2 a 3 vezes mais caros. E como levar sua bagagem sendo que você não tem mochila ainda ? Leve em um saco plástico ou em uma caixa, ou até mesmo em uma mochila velha, chegando lá você joga fora. Fazendo isso se surpreenderão com o dinheiro economizado, eu garanto.

Não esquecer de avisar com certa antecedência a loja o que você deseja comprar, assim deixam reservado.

 

Deixarei aqui alguns links úteis.

 

Sistema de camadas/segunda pele

como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t32962.html

 

Dicas sobre qual mochila comprar

mochila-qual-comprar-t4248-4215.html#p1019640

 

Desejo bons ventos a todos e uma excelente viagem.

Caso fique dúvidas no ar, basta perguntar. Assim como eu, diversos outros usuários do site estão dispostos a ajudar. Sugestões também são muito bem vindas. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Lista

 

1 Mochila oakley icon 3.0 ( aconselhável também capa de chuva para mochila)

1 lanterna de cabeça (1 troca de pilha)

1 copo

1 faca

1 colher

1 gps (1troca de pilha)

Sacolinha plástica

2 máquina fotográfica (semi prof. e compacta) (carregadores)

1 cobertor S.O.S

1 kit S.OS / higiene pessoal

1 papel higiênico

1 desodorante

1 guia lonely planet

1 calculadora

1 garrafa água

1 tablet (carregador)

 

1 anorak paclite

3 camisetas dry

3 calça tactel

1 calça impermeável

1 camisa segunda pele

1 calça segunda pele

1 blusa polartec

3 pares de meia

5 cuecas (sunga)

1 havaiana

1 luva

1 balaclava

 

Roupa já vestida no corpo: tênis,meia,calça tactel,sunga,camiseta. Claro que isto pode variar, se estiver frio, chovendo, etc.

 

image.jpg.8233eb41375af897a94ca72af50a10a7.jpg

 

Todos estes itens carrego comigo, e mais umas coisinhas ou outras, e reservo aquele espacinho para carregar um lanche.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...