Ir para conteúdo

Dicas para Cavalcante - GO - Chapada dos Veadeiros


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!!!

 

Vou relatar aqui algumas dicas sobre Cavalcante pra quem está afim de ir pra lá, ao invés de ficar em Alto Paraíso de Goiás ou São Jorge.

 

Já havia ido a Chapada dos Veadeiros e ficado em Alto Paraíso e São Jorge, mas desta vez queria ir direto pra Cavalcante, onde queria muito conhecer o Vão das Almas e o Dedo do Moleque. Busquei muito em relatos de vários lugares para saber como chegar em Cavalcante indo de busão, pois estava sozinha e não iria alugar um carro como fiz da outra vez. A maioria dos relatos que encontrei todos tinham ido de carro e tal. Mas olhei o mapa, olhei as oportunidades de bus e fui, então seguem algumas dicas que eu espero que possa ajudar quem está indo pra lá só, sem carro e com muita disposição para tudo o que pode acontecer, mas que vale cada imprevisto rs.

 

Fui no feriado da Consciência Negra (novembro) tinha apenas 4 dias pra ficar na Chapada, então bora lá. Novembro não é um mês recomendado para ir devido o início da época das chuvas, mas bora lá, acabei dando sorte nos dias que fiquei ...

 

1º dia

 

Sai de São Paulo direto do trampo e peguei um voo para Brasília. Achei uma super promoção que foi de R$79,90 a ida e R$39,90 a volta, fora as taxas. Então não importa o diluvio vamos aproveitar os dias de folga e a promoção rs.

 

Meu voo atrasou e cheguei em Brasília 20:45, o último bus para Alto Paraíso de Goiás sai as 21:00. Pedi pro taxista voar e ele em incríveis 10 minutos chegou na Rodoviária Interestadual em frente ao Park shopping (existem duas rodoviárias por lá). Tcharam perdi o bus. Aproveitei e já comprei a passagem para o dia seguinte no primeiro ônibus pela Real Expresso R$ 38,00.

 

Táxi Aeroporto para Rodoviária R$ 39,00.

 

2º dia

 

Acabei dormindo numa amiga, e as 10:00 sai direto pra Alto Paraíso.

 

Começam as dicas: No bus, sentou do meu lado um cara gente boníssima que mora em São Jorge, e ele me disse do grupo do facebook que chama Conexão Chapada. (https://www.facebook.com/groups/240194479350012/). Nesse grupo vc posta pra onde vc vai e pode descolar uma carona. Super usual.

 

Cheguei em Alto Paraíso as 14:30. Lá encontrei um amigo de uma amiga de uma amiga, essas coisas, e eu paguei a gasosa e ele me deixou em Cavalcante.

 

Dica: Se for de bus a partir de Brasília, compre passagem direto para Teresina de Goiás, de lá são 22 km até Cavalcante, e entre em contato com o Mazinho (bar) - 62 9996-8548. Ele arranja um esquema que poder ser em torno de R$ 15,00. Recomendável ligar antes. Ou ainda assim dar uma olhada sempre no Conexão Chapada pra ver se rola carona.

 

Paguei R$60,00 de gasolina (ou seja, gastei p caraiiii), mas cheguei em Cavalcante as 16:30 mais ou menos. Chegando lá só tinha eu e eu de fora, me indicaram o Thiago Roots. Tem outro guia que faz uns trekkings mas eu esqueci o nome dele. Thiago Roots é gente boníssima e me encaixou com um casal que ele ia guiar.

 

Improvisos: Com o tempo que eu tinha, e nas condições (sem carro) era impossível chegar no Vão das Almas e muito menos chegar perto do Dedo do Moleque. Tive q abortar essa missão. Mas agora já sei como fazer e quando fazer. Enfim, voltando....

 

Como era época de chuva, recomendaram não acampar, tinha levado tudo, masssss fiquei na pousada R$35,00 com café. Hotel Raio de Luz (na praça da Rodoviária). Dona Iracema e Sr Mário super gente boa tb. Dão altas dicas de locomoção.

 

DSC_0001_2.jpg.ea5aaff1f4d126d0c227f2401c6c2a32.jpg

 

IMG_20141120_183319119_HDR_2.jpg.dc46bcd15d60a8245d2eed7ad9243ef3.jpg

 

3º dia

 

Me juntei ao casal e fomos a Santa Barbara e Capivara. Almoçamos num restaurante Kalunga.

 

Guia: R$50,00/pessoa. (se tivesse mais gente seria menos).

Almoço: R$25,00/pessoa.

Gasosa pro casal: R$20,00

 

Cervejas: nem lembro r$r$r$

 

DSC_0012_2.jpg.a3dc583193eebce6653f3e690bade9a6.jpg

 

DSC_0019_2.jpg.72b172443709905f23cc260f96c98bc6.jpg

 

DSC_0025_2.jpg.827cacf21a5a1f15666a66aeebdfe637.jpg

 

DSC_0027_4.jpg.5c9758e6d8400e233df1299ac7e29fd5.jpg

 

DSC_0074_2.jpg.7d02517f19f4da1f704981edef912594.jpg

 

DSC_0075_2.jpg.8b51cf448712c703a449f2646db5812e.jpg

 

DSC_0080_2.jpg.c879f845049ece5c16162cac1370396d.jpg

 

DSC_0084_2.jpg.6135e3cf069a0f3cada76758275bdcb4.jpg

 

4ºdia

 

Não tinha como eu chegar a nada sem carro. O guia descolou uma bike pra mim e fomos pedalar até a Pedra Oca e Rio das Almas. Almoçamos em baixo da ponte do Rio das Almas. R$13,00 PF. Bom, bom, bom.

 

Formou maior temporal e a chuva caiu solta. Acabou a energia, logo acabou a água e logo acabou o sinal de telefone (lá só pega VIVO). O jeito é ficar na calçada conversando na escuridão e vendo só o contorno da serra...

 

IMG_20141122_104900650_HDR.jpg.0a3d6c82d4a617ff01fc1122b3476e9e.jpg

 

5º dia

 

Quando cheguei lá em Cavalcante, já estava pensando como faria para voltar pra Alto Paraíso pra pegar o bus de volta pra Brasília ou ver o lance do Conexão Chapada. Então descobri o lance de lotações. Lotações são carros que saem todos os dias de Cavalcante para Brasília por R$60,00 às 5:40 da manhã. Valeu, peguei com o Nildo (61) 9962-6311.

 

Dica: Essas lotações são diárias, de Cavalcante para Brasília saem todos os dias as 5:40. De Brasília para Cavalcante saem 7:00. E também na volta das lotações que sairam às 5:40, no qual normalmente é as 12:00 - 13:00 elas estão voltando para Cavalcante.

 

É necessário agendar ao menos um dia antes, mas percebi que rola na hora, você liga pra um que te passa pra outro. Ou seja, onde tem vaga no carro eles te encaixam. Se soubesse desse lance da lotação antes, poderia ter feito esse esquema na ida, iria ter ganho mais tempo pra fazer algum outro rolê por lá.

 

Fiquei em Brasília até meu voo para São Paulo.

 

Mais umas dicas e observações:

 

Se você tem uma mente insana como a minha de não se importar com algumas situações de perrengue, lá vai....

 

Recomendável mesmo pra fazer um trekking por exemplo até o Dedo do Moleque, onde você tem a experiência de adentrar no território Kalunga, ver os meses da seca (abril a outubro). Este trekking precisa de uns contatos com os Kalungas para disponibilizar as mulas, o barco para atravessar o rio e os contatos da família que você vai passar a noite (no "quintal" deles acampado). O guia de Cavalcante por exemplo faz este trekking e agiliza esses lances todos.

 

Vão das Almas é possível chegar sim sem guia, porém são mais de 100 km de Cavalcante sendo uma longa parte em estrada de terra. Dai se está só e sem carro, torcer para encontrar alguém para se infiltrar ouuuu ir de carro mesmo.

 

Veredas por exemplo, é possível chegar de bike. É uma trilha pesada pra bike, mas se tem um preparo, é possível sim chegar. São 4 km de Cavalacante até a entrada da trilha pra Veredas. Depois se não me engano são cerca de mais 3 km de trilha. Veredas com chuva nem pensar ....

 

Cachoeira do Prata, carro tb. Torcer para se infiltrar.

 

Mais lotações:

Cavalcante-Brasília (vice e versa): Ademilton (61)- 9921-0456; Caca (61) 9858-0889; Edmar (61) 9995-3930; Marcos (61) 9836-1855

Goiânia-Cavalcante (vice-versa): Cleiton (Ferrugem) (62) 9936-8191

 

Cavalcante é muito bom!!! Go go go ::love::

 

No mais que eu puder ajudar, só perguntar :wink:

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 anos depois...
  • Membros

Depois que li teu post, resolvi fazer Cavalcante - Veredas de bike. Vou compartilhar aqui. Sando do centro de Cavalcante até a Fazenda Pousada Veredas deu aprox. 5 km e pouco. Na ida é mais fácil, pois tem mais descidas. Logo, na volta mais subidas. É possível ir de bike sim, se você tem um preparo, mais fácil ainda. Eu fiz diversas paradas, pra tirar fotos, o trajeto levou 1h. Dependendo do seu ritmo, faz até 30 minutos. Quem quer ir de bike e não tem preparo, sugiro ir em grupo, fazendo paradas, pois assim fica mais tranquilo o trajeto. Chegando na Fazenda Veredas, após pagar a entrada, vai ter mais 3 km de terreno plano, e 1.800km de subida íngreme, conforme mostra mapa que tem lá na recepção. Tudo vai depender das cachoeiras que vc decidir visitar também. Eu não subi então não posso descrever, começou a chover e decidi cancelar a subida por segurança. Dei meia volta e retornei para a cidade. No caminho fiz uma parada pra conhecer a cerveja produzida no Aracê. Do chileno Manolo. Especial. Recomendo ! Leve água, frutas, um lanche e divirta-se.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...