Ir para conteúdo

Volta completa de Ilha Grande/RJ -Uma caminhada inesquecível


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Amigo Augusto,

 

Turisangra?

Jacarés?

Las personas falan de Jacarès, pero nunca los vì.

En Aventureiro vì algunas personas con pulseras, y se las habìan colocado en Turisangra.

Yo nunca voy en alta temporada, pero es difìcil reservar,

yo adoro el camping do Luis, ahì seguro te van a dar la informaciòn correcta, porque como ellos tienen barco, inclusive te pueden decir los horarios, cualquier cosa me escribes por Mensaje particular y te paso los detalles .

Hay cuartos en casa de Tía Vera y Neneca y ellas cobran una media de 50 rs p/p.

Ahì seguro puedes reservar

Tìa Vera 24 998211070

 

Aventureiro està lindo de màs, sòlo que ahora entre 1 y 2 de la tarde es invadido por las lanchas llenas de turistas, si quieres almorzar debes hacerlo antes que lleguen, porque se acaba todo. El resto del dìa tranquilìsimo.

 

Parnaioca està espectacular, el camping de Silvio es muy buena onda, pero yo tengo miedo de ficar allì despuès que quedamos presas 6 dìas por causa del tiempo. En Parnaioca con lluvia no hay forma de salir desde que derrumbò la trilla.

 

Esa parte de la isla es realmente bonita!!!!! (tambièn adorè la praia da Fazenda (camping Caracol), con varias trilhas lindas saliendo del camping.

 

PD: si no vas en altìsima temporada no creo tengas problemas con el camping, yo nunca vì Aventureiro lotado, pero debo admitir que no fui en Reveillon.

Sugiero me envìes MP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Augusto, boa tarde!

 

Cara, uma última dúvida no que se refere ao trecho Caxadaço - Palmas. Quero fazer a trilha difícil, até porque evito de passar duas vezes por Abraão.

Você poderia dar mais detalhes sobre a trilha. Se não for pedir demais, ficaria muito agradecido se postasse as observações constantes do livro "Caminhos e Trilhas de Ilha Grande" ou, ainda, enviá-las por e-mail: lucao_coutinho@hotmail.com

 

Grato,

 

Lucas.

 

 

Olá Lucas, tenho o livro do José Bernardo e estou postando aqui o pdf das páginas que se referem ao trecho, mas como o Augusto falou ele fez o percurso de Lopes Mendes até o Caxadaço, por isso, provavelmente o texto dele não irá te ajudar muito. Pelo que entendi você tem experiência em trilhas então boa sorte na travessia. Tentamos fazer o trecho no mesmo sentido que ele fez, mas mesmo com o texto dele não sentimos segurança e desistimos. O scan não ficou lá essas coisas, por conta da encadernação você terá que "completar" as palavras no cantinho das páginas; e recomendo a quem tem interesse pela ilha a comprar o livro, pois é muito legal, nem que seja só para ler e acompanhar o percurso dele! Ganhei um exemplar a anos atras e perdi numa mudança, então entrei em contato diretamente com ele e consegui comprar novamente (o e-mail dele era o seguinte: maravilhasdorio@oi.com.br), ele me mandou o livro com uma dedicatória super legal e ganhei o mapa da ilha que ele fez recentemente.

Trilha Santo Antonio - Caxadaço.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Perla.

 

Eu não lembro agora onde foi que eu li um relato de alguém comentando que viu um pequeno jacaré ali na travessia daquele trecho do rio, na Praia do Leste.

Com certeza se eles crescerem, não vão aparecer ali porque a água é bem salobra.

Creio que eles fiquem lá pelas lagoas, bem longe da praia.

 

Só queria saber se na alta temporada ainda vigora essa obrigatoriedade da reserva com a TurisAngra.

Parece que sim né.

 

Nesse Camping Caracol, de Picinguaba já fiquei algumas vezes lá. Até passei um reveillon com lugar lotado.

Mas valeu a pena. Local tranquilo e bem longe do centro de Ubatuba.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Suianni, tudo bem?

 

Valeu por disponibilizar esse trecho, apesar de como vc falou.

E também o e-mail para quem quiser adquiri-lo.

Mas como no seu caso, ele também ajudou pouco. Só em uma ou outra bifurcação que eu consultei, mas todas as bifurcações levam ao costão.

Creio que uma pessoa tendo uma certa experiencia em trilhas de mata fechada, conseguirá sem dificuldades passar por esse trecho.

E com certeza a melhor maneira de fazer essa caminhada é no sentido Caxadaço-Sto Antonio.

 

O livro é quase uma bíblia. Para quem gosta de ler, é um prato cheio. Talvez só dar algumas atualizadas nas últimas edições.

 

 

Valeu.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Augusto,

 

Las ùnicas personas que te pueden indicar directo son los moradores.

Los fiscales moran en Aventureiro, y se vuelven totalmente estrictos en alta temporada. para evitar que las personas ingresen a una zona protegida.

En cuanto a Turisangra no te puedo informar xq nunca voy en feriado,

y no visito Turisangra.

 

Mi sugerencia es que contactes al camping do Luis vìa facebook o x mail,

salvo en feriados como reveillon (q ya tienen todos los cuartos alugados), el resto del tiempo no hay problema xra llegar.

El camping de Luis es fantàstico, tiene lugares altos con visual al mar.

 

La otra opciòn es el camping de Silvio en Parnaioca: nota 10!!!! ahì tambièn el PF ronda en 18-20 y los prepara Marta. Para llegar a Parnaioca hay que contactar a Mestre Hernani, (barco) o ir desde Aventureiro (tradicional o barco).

El barco Muriti que ofrecia la vuelta a la isla x 100 reales, està aparentemente a la venta.

 

Otro lugar nota 10 es Saco de Mamangùa, (tengo los telèfono de Dona Odette y Lisiño ) puedes llegar x trilla o barco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Augusto,

Teu relato foi providencial para que eu pudesse organizar a minha também caminhada inesquecível com sucesso, agora em dezembro.

Obrigada por sempre compartilhar bons caminhos por aqui. Não é a primeira vez que você ajuda bastante!

 

Aqui segue o meu, com alguns preços atualizados: volta-completa-ilha-grande-dez-2014-com-fotos-e-valores-t106468.html

 

Abraços! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Fiz a volta na ilha grande no final de março e segue algumas atualizações:

 

- Hostel no Bananal está fechado, sem previsão de abertura. Os donos foram viajar.

- Campings encontrados nas praias: Saco do céu, Longa, Araçatiba, Proveta, Aventureiro, Parnaioca e Palmas. Valor dos campings varia de 20 a 30 reais.

- Encontramos PFs em Araçatiba, Proveta (melhor pf da viagem, na padaria), Aventureiro, Parnaioca e Palmas. Valor do PF é 20 reais. Cerveja 5-10 reais o latão.

- Não recomendo ficar na praia da Longa, foi a pior noite da nossa caminhada. Pessoal extremamente hostil, recomendo que passe direto por essa praia.

- Melhores praias para snorkel : Grumixama, Ubatubinha, Araçatibinha e Parnaioca.

- As praias viradas pro oceano são as mais bonitas, destaco Dois Rios, Santo Antonio , Parnaioca e Aventureiro.

- Trilha entre Caxadaço e Sto Antonio está pouco marcada, fica confusa muitas vezes, não recomendo pra quem não tem experiência. Não vi muitas bifurcações, mas não tá fácil tbm. Depois de descer das samambaias, você encontra o riacho, siga pela esquerda, outro ponto é depois de 1h10 de caminhada você chega na pedra com a corda amarrada. Tem muitas arvores e troncos caídos que dificulta a visualização da trilha. Faça bem atento.

- Com os relatos aqui do fórum, você consegue fazer todos os trechos tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz ssirbill.

 

Valeu pela atualização.

Muito boas essas informações.

É bom saber que tem um Camping no Saco do Céu. Para a maioria, esse lugar é o final do primeiro dia e muitas vezes o pessoal estava acampando em selvagem ou nos quintais de alguns moradores.

 

É uma pena o pessoal do Parque não sinalizar o trecho Caxadaço-Santo Antônio.

Depois de tantos anos, a trilha poderia ficar sinalizada.

Conheci várias pessoas que depois de 2 Rios foi obrigado a seguir p/ o Abraão, porque achava arriscado seguir nessa trilha.

Tá parecendo que esse trecho continua do mesmo jeito. Só para pessoas experientes.

 

 

Valeu

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Grande Mano Augusto!

Sem palavras sobe o relato da volta na ilha grande, queria somente te parabenizar por tudo, e pedir dois favores:

1. posta um relato desses também sobre a volta na ilha bela.

2. podia compartilhar os dados do livro que ajudou na parte difícil de Caxadaço x Santo Antonio, ou indicar onde conseguir o livro ou um .pdf, porque entrei em contato com o autor em janeiro e até agora nenhuma resposta.

Bem é isso grande abraço mano, há aproveito pra deixar um convite pra vc e sua esposa e alguns amigos aqui do site, que quiserem partir para a travessia agora em setembro, eu e uma amiga faremos ela, eu já fiz quase todas as trilhas, mas dessa vez vou fazer a travessia toda e apresentar a ela, as maravilhas da ilha... então fica o convite vamos, junto conosco, mês de setembro de 2015.

Abraço e valeu pelas fotos e comentários...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...