Ir para conteúdo

Alimentos Não Convencionais (plantas, flores...)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!

 

Uma amiga minha me indicou esse livro:

 

http://www.plantarum.com.br/prod,idloja,25249,idproduto,4689459,livros-em-portugues-plantas-alimenticias-nao-convencionais--panc--no-brasil

 

Parece que se trata de, como sugere o nome do tópico, comidas um pouco "exóticas" comestíveis, como hibiscos, dentes de leão, etc.

 

Ainda não comprei, vou comprar daqui duas semanas quando voltar de viagem e posso dar uma comentada... mas parece muito interessante! Além de usar em casa dá pra ter uma noção no caso de uma emergência.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá!

 

Nossa, muito legal o tópico de plantas não convencionais ser abordado aqui!

 

Eu não comprei o livro ainda, mas conheço o trabalho do Valdely Kinupp e do Harri Lorenzi e posso dizer com toda a certeza que comprar esse livro é uma boa investida! Ele é bem pesado então não dá pra levar em viagens, mas como todos os outros livros sobre plantas, você pode pegar o livro, colocar na mochila e sair por aí identificando as plantas que você encontra pelo caminho. Caso compre o livro, faça isso: pratique bastate, que logo você vai andar na rua identificando essas plantas e vai ver quantas vezes a gente passa do lado delas sem perceber que são plantas que podemos (e devemos!) usar na nossa alimentação. E o melhor: elas nascem em qualquer lugar, então você tem uma variedade enorme de espécies pra complementar sua alimentação de forma nutritiva e de graça! :) O livro custa 80 reais mas o retorno é garantido!

 

Pra quem busca uma autonomia alimentar não somente durante viagens como também no dia a dia, ir além da tradicional alimentação buscando plantas que crescem em qualquer lugar é realmente importante. Infelizmente essas plantas chamadas de "daninhas" são retiradas dos quintais e hortas sendo vistas como indesejadas, quando na verdade são muito mais nutritivas que um pé de alface. Um exemplo é o caruru (Amaranthus sp.) que cresce na beirada de calçadas, hortas, canteiros. A gente passa do lado dele, e desconhece que é uma planta rica em ferro, potássio, e vitamina A, e que também possui usos medicinais. Dá pra usar o caruru no arroz, como risoto, omelete, fazer bolinhos ou panquecas, e refogados. É uma delícia! A mesma coisa vale pra beldroega (Portulaca oleracea), que também cresce em qualquer lugar, e dá pra ser usada numa infinidade de pratos (as sementes podem ser usadas em massa de pão, as folhas em saladas e omeletes).

 

Tem um livro excelente chamado "As ervas comestíveis" (das autoras Cida Zurlo e Mitzi Brandão). O livro possui fotos, ilustrações e receitas, e foi feito com muito carinho pelas autoras.

 

Enfim, compre o livro, e faça uns passeios em lugares onde tem terrenos desocupados, parques e qualquer lugar com verde abundante. Com certeza você vai encontrar várias das plantas abordadas no livro, e vai voltar pra casa com a mochila cheia de plantas pra colocar em prática as receitas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...