Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores


Posts Recomendados

  • Membros

Fala, pessoal!

 

Tô querendo ir visitar Serra Morena esse fim de semana, já fui lá uns anos atrás mas fiquei no centrinho de Cardeal Mota. Não lembro se existe camping próximo à S. Morena, alguém sabe? Sei que tem a Pousada Serra Morena, próxima do restaurante e por onde a gente passa pra chegar nas cachoeiras.

 

Tô afim de ficar por lá, mas em camping. Se lá não tiver, tem algum próximo com uma estrutura bacana? (O camping farofa da ACM não, pelamordedeus! hahahaha)

Link para o comentário
  • Respostas 250
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Sim, tem camping próximo da Serra Morena.

Tem uns 2 ou 3 com estrutura mediana. Tem um lá que não tinha 1 árvore quando eu fui, e tem uns quartinhos de chalés lá. O foda é ficar fritando na barraca no caso de dia quente. ::dãã2::ãã2::'>

Tem um que a estrutura deixa a desejar.

O negócio é ver, olhar o preço e saber se te agrada. ::otemo::

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Andresimil,

 

Tentei responder a mensagem privativa sobre Tabuleiro que você me passou, mas não consegui enviar.

 

Então é o seguinte:

 

Os dois campings tem estrutura parecidas, com lanchonetes de apoio e banheiros com chuveiros, masculinos e femininos. Quanto a banho quente ou frio, depende muito da questão de energia, que é muito comum faltar por lá nessa época devido ao aumento da demanda.

 

O camping do Pari, sugiro pra ficar mais a vontade embora o acesso ao vilarejo, principalmente em dias de chuva, pode ficar um pouco comprometido principalmente a noite. Serão muito bem atendidos pelo Julio e pelo Renatinho. Em compensação, vocês já não pagam para ter acesso a um dos atrativos naturais da região, que é o próprio Poço Pari.

 

O camping do Tabuleiro, tem uma estrutura maior, que oferece café da manhã, mas acaba saindo mais caro. Em compensação está bem localizado perto do vilarejo, mas se estiverem a pé, fica um pouco mais distante dos atrativos naturais.

 

No período de reveillon é comum todos dois estarem com movimento.

 

Ainda não defini meu reveillon, mas é possível trombarmos pelo tabuleiro afora.

 

Abraços

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Ei Paulo,

Vou pra Serra em meados de abril, mas ainda tô na pesquisa da viagem. Em qual lugar (vilarejo, parque...) é melhor pra ter acesso aos atrativos ?

Vou acampar por lá.

 

leodangelo,

o Cipó tem atrativos por todos os lados, então você precisa ter em mente como vai se deslocar até eles.

A vila da Serra do Cipó (antiga Cardeal Mota) tem a melhor infraestutura da região, lá é tudo bem turí$tico e costuma encher bastante em finais de semana quentes e feriados. Por outro lado, você está relativamente perto de grande parte dos atrativos (Véu da Noiva, Serra Morena, Cachoeira Grande e Pedrão, PARNA Cipó).

 

Lapinha da Serra é um distrito de Santana do Riacho que costumava ser bem tranquilo. Ultimamente a farofa tem tomado conta. Lá a infra é um pouco menor, mas tem pelo menos dois campings e com o preço bem justo. E fica bem perto dos atrativos da região (Cachoeira Lajeado, Pico da Lapinha, Represa, Bicame e outros poços bem pertinhos da vila).

 

Não conheço muito a infraestrutura de Conceição do Mato Dentro, mas levando em consideração o que a galera falou, tem algumas pousadas e campings no distrito de Tabuleiro. Ficar na cidade de Conceição é furada porque não há muitos atrativos perto do centro (grande parte a mais de 15km de distância), e como a mineração toma conta por lá, deve ser bem caro arrumar algum lugar no centro. Por outro lado, aquela região de Conceição tem os mais belos atrativos do Cipó (Cachoeira do Tabuleiro, Rabo de Cavalo, Três Barras, Poço do Val e do Pari, Cânion do Peixe Tolo, etc).

 

Espero ter ajudado.

 

Aquele abraço!

Hélio

http://www.numamoto.blogspost.com.br

Link para o comentário
  • Membros

Léo,

 

Complementando a resposta do Hélio, é importante saber quanto tempo você terá na região e qual será seu meio de transporte...

 

Se for pouco tempo, eu aconselho a ir para o Tabuleiro e conhecer os atrativos de lá (em especial a cachoeira do Tabuleiro, a cachoeira do Rabo de Cavalo, e a cachoeira e o cânion do Peixe Tolo.

 

A Serra do Cipó é um pedaço da Serra do Espinhaço composto por seis municípios (Conceição do Mato Dentro, Itambé do Mato Dentro, Santana do Riacho, Santana de Pirapama, Morro do Pilar e Jaboticatubas) e dentro de cada município existem vários vilarejos e atrativos.

 

Existem vários outros vilarejos maravilhosos na Serra, mas com uma dificuldade maior de acesso dependendo do meio de transporte. Alguns exemplos são Ipoema, Fechados, Inhame, Santana do Rio Preto(Cabeça de Boi), Serra dos Alves, etc... Todos eles fazem parte do complexo da serra do cipó.

 

Aconselho a correr da muvuca de cardeal mota.

 

Me fala quanto tempo terá e como pretende se deslocar pela serra para eu te dar maiores informações e opções.

 

Abraços,

 

Paulo

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Gente, pra quem tem dúvida sobre o que visitar e onde ficar, detalhei um pouco no blog sobre os diversos locais da Serra do Cipó. Ainda faltam muitos outros, conforme visito vou atualizando, mas tem muitas fotos pra vocês terem uma ideia.

 

Sobre o Parque Nacional da Serra do Cipó e o distrito de mesmo nome, um pouco do que você encontra lá:

 

http://numamoto.blogspot.com/2015/01/serra-do-cipo-parte-1-o-distrito.html

 

Sobre Conceição do Mato Dentro (Tabuleiro e Três Barras):

 

http://numamoto.blogspot.com/2015/01/serra-do-cipo-parte-2.html

 

E sobre o vilarejo de Lapinha da Serra:

 

http://numamoto.blogspot.com/2015/03/serra-do-cipo-parte-3.html

Link para o comentário
  • Colaboradores

leodangelo,

 

Os três lugares que conheço da Serra do Cipó (o distrito de mesmo nome, Lapinha da Serra e Conceição do Mato Dentro) têm área para camping. Sobre as recomendações, você pode dar uma olhada nos links que coloquei acima, vou copiar novamente. Se você for ficar 6 dias por lá, dá pra conhecer um pouco desses três lugares tranquilo, ainda mais se for de carro.

Tem também Ipoema, que é um lugar muito bacana na parte sul da Serra do Cipó. Lá fica afastado da parte mais popular do Cipó, mas tem muitas opções de atrativos.

 

Sobre o Parque Nacional da Serra do Cipó e o distrito de mesmo nome, um pouco do que você encontra lá:

 

http://numamoto.blogspot.com/2015/01/serra-do-cipo-parte-1-o-distrito.html

 

Sobre Conceição do Mato Dentro (Tabuleiro e Três Barras):

 

http://numamoto.blogspot.com/2015/01/serra-do-cipo-parte-2.html

 

E sobre o vilarejo de Lapinha da Serra:

 

http://numamoto.blogspot.com/2015/03/serra-do-cipo-parte-3.html

Link para o comentário
  • Membros

Leo,

 

Você vai de carro? Se sim recomendo dividir sua estadia em pelo menos dois vilarejos.

 

Tabuleiro, sem dúvida, e o outro poderia ser Lapinha da Serra, Fechados ou Cabeça de Boi.

 

Todos eles tem áreas de camping. No Tabuleiro, tem uma excelente opção que é o camping do Poço Pari. Alem de já estar num dos atrativos naturais da região, os responsáveis pelo camping (Julio e Renato) são profundos conhecedores da região e podem te passar muitas infos sobre os atrativos de lá. Indo ao Tabuleiro não deixe de conhecer as cachoeiras do Tabuleiro, Rabo de Cavalo e Congonhas, e se o tempo ajudar procure conhecer a cachoeira do Peixe Tolo, que fica dentro do Canyon do Peixe Tolo (mas só vá ao canyon se tiver certeza de um dia sem chuvas, pois várias pessoas já tiveram problemas por lá (como todo canyon, em dias de chuva a visitação fica bem mais perigosa)). Na Lapinha da Serra tem o camping das Bromélias que fica próximo a cachoeira da vila e sugiro que você conheça a cachoeira do Lageado, a cachoeira do Bicame e Suba o Pico do Breu (ponto mais alto da Serra do Espinhaço e com uma vista de tirar o folego).

Os outros dois distritos são menores e com menores infraestruturas. Mas nada que deixe a desejar e de grande beleza natural.

Cabeça de Boi, você pode acampar perto da igreja, comer no restaurante do Seu Vicente e da Dona Geralda, Tomar uma cerveja escutando a viola caipira do Seu Agostinho e visitar as cachoeiras da Maça, do Intancado e a cachoeirinha, alem de outras cachoeiras próximas a Itambé do Mato Dentro (município aonde fica Cabeça de Boi).

Fechados você pode acampar na D. Amélia e aproveitar o serviço de pensão completa que ela oferece com café da manhã, almoço e janta (alem de sair muito barato, você vai se deliciar com uma comida impar, feita no fogão de lenha e com um tempero de primeira linha) só de falar já deu agua na boca. Visitar a cachoeira de cima, cachoeira do Horizonte, Cachoeira do Flávio, Cachoeira do Rio Preto, entre outras.

Então opção não falta. Isso sem falar em Ipoema, Itambé do Mato Dentro, Inhame, Serra dos Alves, São José da Serra e outros.

Aconselho só ir para Cardeal Mota (onde estão as cachoeiras: grande, véu da noiva, serra morena, farofa, gavião, etc...) se você tiver dificuldades de locomoção.

Alem de ser um lugar muito mais "muvucado" não se compara em beleza aos lugares que te falei.

Se você não for de carro e tiver que optar, sugiro que opte por Tabuleiro.

Como perguntou o que eu recomendo, se eu fosse você dividiria meu tempo entre os distritos de Tabuleiro (Conceição do Mato Dentro) e Fechados (Santana de Pirapama). Tenho certeza de que nunca mais se esquecerá... Esses e outros vilarejos que compõe a Serra do Cipó, são na minha opinião a parte mais bonita do Espinhaço. E olha que competem com a Serra do Caraça, com a Chapada Diamantina, com a Serra da Moeda, com a Serra dos Cristais e outras tantas regiões que formam a Cordilheira do Espinhaço. Já rodei bastante pelo Espinhaço afora e te recomendo com tranquilidade esses lugares.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços,

 

Paulo

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...