Ir para conteúdo

Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Acho que tudo é psicológico, trabalhei anos na aviação comercial voando a 12000 pés diariamente o máximo que pode dar leve cansaço a noite em algumas pessoas mais velhas, ou tenha problema de saúde, normalmente qualquer aeronave monomotora os pilotos vão até 15.000 e não usam oxigênio.

Na realidade após 17000 pés com longa duração pode começar a dar problemas de oxigenação (6000 metros). ::otemo::

Com isto quero dizer que Cusco ou Salar não é aterrorizante não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera esse lance dos efeitos do soroche é bem relativo de pessoa para pessoa, fui para Cuzco em Agosto de 2014 e senti apenas no primeiro dia um pouco de dor de cabeça, tomei o soroche pills e ficou tudo certo, pelo que vi na composição combate os efeitos como dor de cabeça etc. Mas não é nada excepcional tratamento sintomático, já as mulheres que foram com a gente levaram um pouco mais tempo para aclimatar. Em Machupichu pude ver várias pessoas idosas e crianças também sem qualquer problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Pessoal,

Tenho uma viagem marcada para o Atacama (Chile) agora em Agosto/15, e de lá farei aquela expedição de ida/volta de 4 dias e 3 noites para Uyuni (Bolívia).

 

Tenho lido bastante informação aqui sobre realizar a ascensão lentamente para regiões mais altas, mas a maioria especificamente para quem já está fazendo um roteiro vindo do peru, passando por la paz e chegando em uyuni, exemplo.

 

No meu caso, é indicado que eu espere alguns dias em San Pedro do Atacama antes de ir para Bolívia, ou apenas com 1 dia em SPA eu poderia seguir o passeio pra Uyuni, já que a viagem de carro ao longo desses dias e as pernoitadas durante esse trajeto já ajudaria no processo de aclimatação?

 

Ficaria imensamente grato se alguém me ajudasse com esse dilema... quero ficar e viajar mais tranquilo rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

eai Vinicius,

penso ser recomendável, até pra poder aproveitar melhor o tour, saindo do atacama pro salar vc atingirá rapidamente os 5 mil msnm !!

mas mesmo pelo atacama vc corre risco, pois poderá fazer outros passeios, então procure iniciar pelos que tenham menor variação de altitude, como o vale da lua http://www.umviajante.com.br/chile/157-atacama-valle-de-la-luna-e-valle-de-la-muerte

e boas viagens !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal....

 

Depois de ler muitos tópicos, resolvi consultar um médico do viajante, no Hospital Emílio Ribas em SP.

 

Peguei boas dicas e quero compartilhar.

 

Ele me indicou tomar 3 vacinas além da Febre Amarela. 1. Anti-rábica, 2. Febre Tifóide, 3. Hepatite A. Sendo que a primeira tomei lá mesmo, mas as duas últimas tive que procurar em laboratório particular.

 

Segundo o médico vale a pena prevenir. Recomendou eu carregar minha própria água sendo que há chances de falsificação de garrafas d'agua. Que não se coma alimentos de ambulantes. Não confiar no chá de Coca ou medicamentos qualquer diante dos sintomas do soroche e em caso de dúvidas descer imediatamente.

O chá de Coca apesar de ser bastante utilizado não possui evidências de sua eficácia além da hidratação. Caso passem muito mal, deitar no chão.

 

Deixou prescrito o Diamox caso eu necessite e outro remédio para diarréia caso aconteça.

 

No mais, embarco em setembro. Quem mora em SP vale a pena uma consulta na medicina do viajante.

 

Valeu [THUMBS UP SIGN]

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

achei um estudo interessante sobre os usos da coca, em folha, não como chá... com certeza mastigar com as cinzas faz efeito melhor do que o chá

http://horizon.documentation.ird.fr/exl-doc/pleins_textes/divers13-08/010057947.pdf

pra ir direto ao ponto sugiro conferir das páginas 51 a 71, superficialmente, o que entendi foi que ela diminui a fadiga e pode aumentar capacidade respiratória

claro que descer é o melhor, as vezes o único, remédio.

e, lembro que complicações intestinais tb podem ser consequência dos males de altitudes...

se cuidem e boas viagens !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

da haver diarreia com mal das alturas. Mas quanto a água realmente o tomar chá etc. a água tem muito potássio é o que causa a diarreia. Levar qualquer remaria contra a diarreia faz parte, nunca esquecer. Quanto ao Soroche eu nunca senti nada, acho que é mais cansaço salvo que vá jogar futebol ou coisa parecida pode pesar um pouco mais, mas que 12000 pés ou 4000 mts não falta ar não falta mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...