Ir para conteúdo

Ljubliana + Bled/Eslovênia (3,5 dias)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!

Semana passada fiz uma viagem para a Eslovênia e depois para a Polônia. A logística não foi das melhores, pois são dois países bem distantes, então eu fiz assim: Budapeste - Eslovênia - Budapeste - Polônia - Budapeste. Ficou meio bagunçado, rs, mas foi bem barato. Todas as viagens internacionais foram feitas de ônibus, pela Eurolines (esse é o site da Eurolines Hungria, que foi onde eu comprei: http://webelin.volanbusz.hu/nemzetkozi/elovetel/xticmain?lang=en)

O post da Polônia (Cracóvia) vou fazer depois. Aqui, coloquei o meu relato da Eslovênia:

 

Dia 1 (12/03)

Saí da estação de ônibus de Budapeste, Nepliget, às 6:00 da manhã, e cheguei em Ljubljana às 13:00. A estação de ônibus de Ljubljana, na verdade, é um monte de ponto de ônibus no meio da rua, basicamente. Mas o lado bom é que é bem perto do centro histórico. Não aconselho pegar táxi! Dá pra ir andando, demora uns 20 minutos, e no centro histórico não pode passar carro.

 

A cidade é lindíssima, apesar de pequena. Fui direto pro hostel e não tive problema. Estava num quarto para 8, mas dormi sozinha nesse dia ::otemo::

 

Depois, comi alguma coisinha e fui pro castelo. Peguei um hostel bem central, e por causa disso, era bem fácil ir para o castelo. Eu fui pela subida de carros, porque era mais perto do hostel que eu tava. Demorou uns 15 minutos, mas eu sou meio devagar. Depois, descobri que tem uma subida de pedestre e um funicular. A subida de pedestre é mais íngreme mas é mais rápida. Como não dá pra ver nada por nenhuma das duas, desci pela de pedestre.

O castelo, na verdade, é uma fortaleza antiga.Então, não tem visita pelos aposentos, como a gente costuma ver nos outros castelos.

 

A vista lá em cima é linda. Dá pra ver a cidade toda, e como estava um dia bonito, dava pra ver os Alpes no fundo, com neve no topo ainda. São as montanhas mais bonitas que eu já vi!

Lá, vc tem a opção de ver do terraço ou subir a torre. Eu preferi subir a torre nesse dia. Não me arrependi! A vista é muito mais bonita!

b7816eeaa20b13ce6ce8c49bd9328ad3e9188844.jpg

 

Depois, fui pro hostel e dormi até o dia seguinte. :\

 

Preços:

Hostel: AdHoc Hostel - 45 euros (3 diárias)

Comida: Large burrito e Coca Cola na beira do rio - 10,60 euros

Ímã + postal + camisa no castelo - 14 euros

Torre do Castelo - 6 euros (estudante paga meia com a carteirinha da ISIC)

 

Dia 2 (13/03)

Fiz o Walking Tour, que sai às 10 ou 11 da manhã (não lembro) da igreja rosa, em frente à ponte tripla.

Eu gosto de fazer Walking Tour nas cidades pq acho que é uma ótima maneira da gente conhecer elas. Muitas vezes, passamos por lugares históricos sem nem saber.

Esse foi bem rapidinho. A história da Eslovênia é interessante, mas nem se compara com a dos outros países europeus. Principalmente porque, por muito tempo, eles nem existiam como país. Contudo, eles têm uma história comunista diferente do resto. Acho que foi a parte mais legal do Tour.

 

Ljubljana é uma cidade de 200 mil habitantes que cresceu em volta do castelo. Eles têm uma arquitetura muito bonita, com traços italianos e traços germânicos.

O Walking Tour passa pelo mercado, por algumas igrejas, pela universidade (que fica na mesma praça que o Consulado Brasileiro) e por algumas pontes. As pontes lá são uma beleza à parte. Parece que cada uma tem uma história diferente.

 

Nesse dia, voltei no castelo pois queria ver à noite. Não me arrependo. Também é muito bonito, apesar de não dar pra ver os Alpes.

Como estava escuro, preferi subir de Funicular, mas tive que descer a pé pq já tinha fechado.

 

Preços:

Café da manhã: Suco + sanduíche perto do rio - 6 euros

Funicular: 1,50 euros para subir

Walking Tour: Free (vc dá quanto vc acha que vale, como contribuição no final)

 

Dia 3 (14/03)

Nesse dia, fui pra Bled, de ônibus (comprei a passagem na "estação de ônibus" que cheguei). Lá tem um lago e não tem palavras pra descrever o que é aquilo. É o lugar mais bonito que eu já vi.

É um lago ~perfeito~, com uma ilha no meio com uma igreja, um castelo numa colina e uma outra igreja perto do castelo.

Dá pra pegar o barco para ir até essa ilha e dá para entrar no castelo. Não fiz nenhum dos dois (e me arrependo dos dois). Mas ainda assim, é lindíssimo.

Mesmo não entrando no castelo, dá pra subir a colina. Lá em cima, a vista não é tão bonita por causa das árvores. Mas ouvi falar que no castelo é sensacional.

images?q=tbn:ANd9GcRqRTzTvj2hc_frzV0WhNL3Z9ZrMJM9ZLxRmYya21j6K_1Lunp6GA

Foto gentilmente cedida pelo Google pq nenhuma das minhas conseguiu capturar a beleza do lago decentemente

 

Acabei voltando para Ljubljana às 14:30, pq o outro lugar que eu queria ir estava fechado (só vai abrir 1º de maio). É um cânion chamado Vintgar Gorge.

 

À noite, só fiquei dando volta pelo centro da cidade e tomei um café no rio.

 

Preços:

Não lembro de nada, e esqueci de anotar ::hãã2::

O ônibus para Bled foi por volta de 15 euros.

 

Dia 4 (15/03)

Esse dia foi meu último. Aproveitei para ir no castelo (de novo!), mas dessa vez ir no museu que eu não tinha ido. Foi então que eu descobri que tem um ingresso que permite vc subir e descer com o funicular, entrar na torre e no museu. Maravilhoso descobrir essas coisas no último dia! rs

 

Com esse ingresso, vc tem direito a duas atrações do castelo.

Enfim, lá tem um museu sobre a história da Eslovênia e do povoamento da cidade. Como eu gosto de museu e gosto de história, adorei. Apesar de ser bem pequeno e com bastante textos, fala desde a ocupação pré-histórica da colina do castelo, dos tempo romanos, dos tempos de império austríaco, do nazismo e da era comunista, até o fim da Iugoslávia e a entrada para a União Européia. Achei melhor do que o Walking Tour para contar a história do país.

 

Com o outro ingresso eu queria ver uma exposição que tinha, mas estava fechada. Acabei usando na torre de novo. Esse dia estava nublado e não deu para ver os Alpes, mas foi lindo também.

 

No castelo, tem ainda uma capela e as celas da prisão para visitação (ele já serviu de prisão). A capela é simplesmente bancos e uma cruz. Literalmente, sem nenhum adorno ou diferencial. A prisão são umas quatro ou cinco celas explicando a história. Ambas são gratuitas para entrar, sem precisar de ticket.

 

Lá em cima também tem um restaurante e um café. O restaurante também fica aberto à noite. Tem cara de ser caríssimo, mas para uma viagem em casal, deve ser super romântico.

 

Às 15:30 eu peguei o ônibus para Budapeste, chegando às 22:00 (ainda deu tempo de voltar de metrô!)

 

Preços:

Ticket do castelo - 5 euros (não sei se era meia entrada para estudante, imagino que sim)

Ônibus para Budapeste ida e volta - 10.000 HUF (algo em torno de 100 reais, ou 32 euros)

 

Conclusã: Ljubljana é linda, Bled é linda, e acho que outras cidades da Eslovênia são tão bonitas quanto. Com certeza, vale cada centavo, até pq é bem mais barata que outras capitais do Euro, como Roma ou Berlim (notem que nem estou comparando com Paris!).

Além disso, Ljubljana é uma cidade bem romântica e fofinha. Recomendo!!

 

Um abraço!

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros
Em 3/27/2018 em 23:16, paulogsouza disse:

Excelente relato!
Saberia informar como é a frequência dos ônibus para Bled? Têm em diversos horários ao longo do dia ou é  um pouco mais escasso?

Depende da epoca do ano. No verao europeu tem onibus de hora em hora, mad no inverno a frequencia dininui para a cada 2 ou 3 horas.

 

O que voce tem que ficar atento é com os horários da volta. Nao deixe para voltar no último ou penultimo horário comprando lá na hora durante o verao, pois pode estar lotado e voce nao conseguir embarcar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu tinha programado começar minha trip gringa do ano pela Eslovênia e seguir pelo leste europeu, Sérvia, Bósnia... mas os preços absurdos das passagens me fizeram mudar de continente, rsrsrsrss... mais ainda chego lá, sou doida pra conhecer a Eslovênia! Obrigada por compartilhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...