Ir para conteúdo

Volta completa de Ilha Grande/RJ -Uma caminhada inesquecível


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Blz Stefano.

 

Como vc estará fazendo a caminhada em uma época de baixa temporada e longe de feriados, creio que a fiscalização não estará em cima.

Mas não é bom confiar. O ideal é se informar com o Silvio (um dos moradores de Parnaioca que tem um camping na praia).

Já se vc quiser arriscar a seguir pela trilha, fique sossegado. Ela tá bem demarcada e se inicia bem do lado direito da praia. É só atravessar o riacho.

Pelo que me informaram a fiscalização, às vezes fica na entrada da trilha ou junto do Costão do Demo.

Qto ao manguezal, a agua bate no máximo um pouco acima do joelho. E depende da maré também.

 

Fiz a caminhada no sentido anti-horário por vários motivos:

1) Primeiro e segundo dia é quase todo no plano. Uma ou outra subidinha leve entre uma praia e outra, por isso não é bom se cansar muito nos primeiros dias, já que a cargueira vai estar cheia.

2) Queria ficar em Palmas mais de 1 dia e isso eu só poderia fazer no final da caminhada, se sobrasse tempo.

3) Queria passar por Lopes Mendes e Santo Antonio e nesses lugares não existem campings estruturados.

4) Eu considero as últimas praias dessa caminhada (Aventureiro, Parnaioca e Caxadaço) as melhores da Ilha e se estivéssemos com tempo sobrando poderíamos ficar mais de 1 dia em qqer uma delas e foi o que aconteceu. Vc fazendo no sentido horário vai pegar essas praias no primeiro e segundo dia.

Entre outros motivos também.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

So para dar um retorno:

 

Fiz a volta da ilha na ultima semana de agosto. Estava quase deserta. Muitas pousadas fechadas e até para come foi complicado em alguma situação (Aventureiro em particular).

 

Não tendo muito tempo não passei por Caxadaco mas direito até Parnaioca desde Abraao, passando por Dois Rios. Parnaioca até Provetá nao encontrei ninguém nas trilhas (talvez a parte mais lagal!!!). Mas também no lado de dentro não teve muitos encontros. Acho que isso cria uma situação ainda melhor...para mim pelo menos!

Não teve fiscalização...até porque não tem ninguém para fiscalizar!! Kkk

 

O mangue não foi difícil para ultrapassar.

 

Se precisar de outras info é so perguntar.

 

Abs

 

Stefano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Blz Stefano.

 

Como vc estará fazendo a caminhada em uma época de baixa temporada e longe de feriados, creio que a fiscalização não estará em cima.

Mas não é bom confiar. O ideal é se informar com o Silvio (um dos moradores de Parnaioca que tem um camping na praia).

Já se vc quiser arriscar a seguir pela trilha, fique sossegado. Ela tá bem demarcada e se inicia bem do lado direito da praia. É só atravessar o riacho.

Pelo que me informaram a fiscalização, às vezes fica na entrada da trilha ou junto do Costão do Demo.

Qto ao manguezal, a agua bate no máximo um pouco acima do joelho. E depende da maré também.

 

Fiz a caminhada no sentido anti-horário por vários motivos:

1) Primeiro e segundo dia é quase todo no plano. Uma ou outra subidinha leve entre uma praia e outra, por isso não é bom se cansar muito nos primeiros dias, já que a cargueira vai estar cheia.

2) Queria ficar em Palmas mais de 1 dia e isso eu só poderia fazer no final da caminhada, se sobrasse tempo.

3) Queria passar por Lopes Mendes e Santo Antonio e nesses lugares não existem campings estruturados.

4) Eu considero as últimas praias dessa caminhada (Aventureiro, Parnaioca e Caxadaço) as melhores da Ilha e se estivéssemos com tempo sobrando poderíamos ficar mais de 1 dia em qqer uma delas e foi o que aconteceu. Vc fazendo no sentido horário vai pegar essas praias no primeiro e segundo dia.

Entre outros motivos também.

 

 

Abcs

 

Augusto essa é mais uma trilha que pretendo fazer seguindo seus relatos sempre completos e detalhados.

Li uma entrevista sua dizendo que essa travessia foi uma das mais belas que vc fez.

Adoraria conversar com vc a respeito dessa viagem e de outras, poderia me mandar seu contato via MP?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz André.

 

Para quem curte praias, a volta da Ilha Grande é um prato cheio.

Vc encontra todo tipo de praia por lá: deserta, tranquila, selvagem, sombreada, de costão. propícia para mergulhos com snorkel, com inúmeras pousadas; cada uma diferente da outra.

1 semana é pouco para aproveitar cada praia da Ilha.

Já te enviei uma mensagem PM com meu e-mail.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
Blz Stefano.

 

Como vc estará fazendo a caminhada em uma época de baixa temporada e longe de feriados, creio que a fiscalização não estará em cima.

Mas não é bom confiar. O ideal é se informar com o Silvio (um dos moradores de Parnaioca que tem um camping na praia).

Já se vc quiser arriscar a seguir pela trilha, fique sossegado. Ela tá bem demarcada e se inicia bem do lado direito da praia. É só atravessar o riacho.

Pelo que me informaram a fiscalização, às vezes fica na entrada da trilha ou junto do Costão do Demo.

Qto ao manguezal, a agua bate no máximo um pouco acima do joelho. E depende da maré também.

 

Fiz a caminhada no sentido anti-horário por vários motivos:

1) Primeiro e segundo dia é quase todo no plano. Uma ou outra subidinha leve entre uma praia e outra, por isso não é bom se cansar muito nos primeiros dias, já que a cargueira vai estar cheia.

2) Queria ficar em Palmas mais de 1 dia e isso eu só poderia fazer no final da caminhada, se sobrasse tempo.

3) Queria passar por Lopes Mendes e Santo Antonio e nesses lugares não existem campings estruturados.

4) Eu considero as últimas praias dessa caminhada (Aventureiro, Parnaioca e Caxadaço) as melhores da Ilha e se estivéssemos com tempo sobrando poderíamos ficar mais de 1 dia em qqer uma delas e foi o que aconteceu. Vc fazendo no sentido horário vai pegar essas praias no primeiro e segundo dia.

Entre outros motivos também.

 

 

Abcs

 

O J. Bernardo, que escreveu o Caminhos e Trilhas da Ilha Grande (comprem, valhe muito a pena!) recomenda fazer no sentido horário e o argumento dele é muito bom: fazendo no sentido horário você ve o lado mais selvagem da ilha de cara, quando está atendo e descançado. Depois disso os caminhos vão ficando mais planos e haverá mais infra-estrutura sendo que se cogitar a ideia de voltar até Abraaão, conseguirá um barco facilmente.

 

Planejo fazer em Janeiro (do dia 9 ao 23, 15 dias!) no sentido horário justamente pensando que a cargueira vai estar mais pesada e vou consumir boa parte da comida pois haverá menos infraestrutura. A minha idéia é chegar em Araçatiba com a mochila quase sem comida, comprar snaks no mercado que tem lá e jantar/almoçar nas praias no resto da caminhada.

 

Como vou ter 15 dias, pretendo ficar um bom tempo nas praias "selvagens", caso não de tempo de terminar a travessia, pego um barco para Abraão e de lá volto para o continente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Blz Marcus.

Esse tempo de 3 horas talvez seja bem próximo do total da caminhada mesmo.

Acho que um pouco menos, talvez.

Não coloquei o tempo exato porque ficamos um certo tempo na Praia do Leste e não lembro qto tempo ficamos lá.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá Augusto ! Primeiramente parabéns ... fiz esta travessia com meu primo em 2014 , mas por causa de muuita chuva , não conseguimos ir de Dois Rios a Caxadaço , fomos direto pra Abraão ! Pretendo realizar novamente , porém desta vez "completa" .. agradeço também pois peguei várias dicas suas antes de iniciar , ex: locais para acampar e dica de água (foi muito importante rs ) ... realizamos em 6 dias , 1 dia de Abraão - Freguesia de Santana ; 2 dia Freguesia de Santana - Praia da Longa (2 dias por causa de muita chuva); 4 dia Praia da Longa - Aventureiro ; 5 dia Aventureiro - Parnaioca ; 6 dia Parnaioca - Abraão !! Forte Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...