Ir para conteúdo

Sozinha no Peru - Lima, Cusco, Aguas Calientes, Machu Picchu


Posts Recomendados

  • Membros

Como muitos aqui, utilizei várias dicas do mochileiros para fazer minha trip, entao, nada mais justo que compartilhar!

Estou nesse momento em Cusco esperando o onibus para Copacabana-Bolivia, e por isso o teclado nao é muito comum pra mim (faltarao alguns acentos) e o relato vai ser rapido e provavelmente confuso. ::dãã2::ãã2::'>

 

Vim sozinha. Eu, mulher, 26 anos, e nao tive problema nenhum ate agora (a nao ser os normais de um turista, tipo receber dinheiro falso e nao saber identificar). Ou seja, o Peru é um país seguro, pelo menos na maioria da sua parte turística.

 

Cheguei dia 06/09 em Lima pela manha. O cambio do $real no aeroporto estava em $0,70 soles.

Logo que sai no desembarque, um taxista me abordou e nem me deixou pensar, mas consegui fechar o taxi por $50 soles (o preco inicial é sempre S.60).

Dica para os consumistas: o freeshop de Lima estava com precos mais baixos que o de Guarulhos.

 

Fiquei no Ekeko Hostel por $42 soles pelas duas noites, e o hostel é ok. A localizacao nao é das melhores, mas dá pra ir a pé ao supermercado, praia e ao sítio arquiológico que tem no meio de Miraflores. O maior problema do hostel sao as camas, que sao horriveis! conclusao: voce pode achar um hostel melhor pelo mesmo preco.

 

Em Lima, fui a praia, parque del amor, centro velho, e dei uns roles a pé, porque fiquei só 2 dias (mas acho que 3 dias sao suficientes pra conhecer o basico do turistao). Para comer em Miraflores, a média foi $15 soles. Para comer no centro, é possível até com $7 soles, mas voce precisa ter mente aberta ao desconhecido (sem nojinho).

Todos os caminhos voce pode fazer de onibus ou vans que circulam loucamente pelo transito retardado de Lima por $1 ou $2 soles (eu cai no papo do recepcionista do hostel e peguei um taxi no primeiro dia, que me custou $60 soles, e só depois, conversando com peruanos pela rua, descobri que era muito simples pegar as vans ou onibus, pois nos relatos que li todos falam que é super dificil. enfim, nao se iluda. pegue transporte coletivo!).

 

De tudo, particularmente, eu gostei disparado da praia, porque é muito diferente do Brasil e eu nunca tinha ido a um litoral assim. Fora isso, queria ter ido aos museus (Larco e Arte Comtemporanea), mas nao tive tempo (voltarei a Lima dia 20 e tentarei ir). O centro é bacana, mas é como todo centro da américa latina: arquitetura colonial, igrejas e palacetes católicos, conventos, etc. Nao me encantou tanto.

 

Como consegui uma promocao aerea (R$1200,00 pelos 3 trechos: Guarulhos-Lima, Lima-Cusco, La Paz-Guarulhos), fui de Lima a Cusco de aviao. O aviao demora 1h30min, enquanto o onibus, me disseram, cerca de 20h.

 

Em Cusco, o taxi do aeroporto até o hostel custou $40 soles. Eu tentei conseguir desconto, mas foram inflexíveis, e como eu tava meio passando mal pela altitude, eu concordei e vim embora logo.

O Hostel é o Cusco Packers, e é excelente! Ótima recepcao, otimas camas, otima limpeza, otimos cobertores, tudo otimo (menos o cafe, que é horrivel em todos os lugares). Custou $45 soles as 2 noites, e pude deixar de graca (e estou aqui hoje o dia todo na area comum sem pagar nada) minha mochila cargeiro para ir a Aguas Calientes só com a mochila de ataque. Super recomendo esse hostel!

 

Enfim, depois de chegar, tomar banho, esperar uns minutos, desci ao centro da cidade para comprar pacotes, porque nao comprei nada no Brasil (eeeee, menina idiota!). Como é baixa temporada, tinha vaga em tudo e foi tudo muito tranquilo :) nao faca isso se vier em dezembro, janeiro, julho ou agosto! (detalhe: o centro da cidade é bem turístico e fofo. Voce vai achar lindo e elegante! Mas coma em restaurantes mais periféricos, pois eu consegui almocar e jantar bem por $7 e $9 soles)

 

Fechei o tour pelo Vale Sagrado por $70 soles + $70 soles o boleto parcial para os sítios (parcial porque só ia 1 dia visitar os outros sítios arqueológicos que nao Machu Picchu, entao nao valia a pena comprar o integral).

Além disso, fechei o transporte de Cusco até a Hidreletrica em Santa Teresa por $60 soles, e optei por fazer a trilha sem guia e fechar hospedagem por minha conta. Para quem quer comprar o pacote completo, o valor está aproximado de US$130,00 (sim, dolares, que dá cerca de R$500,00 com o dolar a 3,90. Eu paguei R$330,00 pelo transporte + hostel + entrada de machu picchu, e o resto que gastei foi com alimentacao e outras coisas variaveis. ou seja, nao seja trouxa! voce pode perfeitamente fazer esse tour sozinho).

 

Um detalhe importante, o cambio pelas ruas de Lima se manteve em 0.70 soles para cada R$1,00 e 3.20 soles para cada US$1,00. Em Cusco, o cambio esta 0,75 soles para cada R$1,00 e 3.20 soles para cada US$1,00.

Em Aguas Calientes, R$1,00 vale 0,70 soles (o melhor que achei).

 

Bom, voltando ao tour, o Vale Sagrado valeu a pena para ouvir sobre a historia dos Inkas e entender melhor o que é o distrito de Cusco e ver a "realidade" da vida aqui. Se voce for um turista tradicional, provavelmente nao vai reparar em quanta pobreza existe ao lado dos sítios, e quao caro é para entrar. O que é, ao meu ponto de vista, uma contradicao enorme entre o recolhimento do governo peruano com o turismo em Cusco, e o investimento em infraestrutura e qualidade de vida das populacoes locais.

 

Mas, esquecendo minhas opinioes políticas, vale a pena fazer esse passeio, mas vao tentar te vender por muito mais que isso. Nao compre! Lembre-se: $70.00 soles (ou menos, se voce conseguir - detalhes: o onibus te pega no hostel, ou envia algum guia para te buscar, e te deixa na praca central. todo o percurso é feito com um guia peruano, dentro de um onibus confortavel, e o almoco em um restaurante no qual eu nunca comeria se nao fosse pelo tour [porque ia pensar que era muito caro] esta incluso no preco).

 

Muito bem, no dia seguinte estava pronta as 7h da manha para pegar a van para a hidreletrica, conforme a agencia da qual comprei o transporte tinha me indicado. Porem, como nem tudo sao flores, a empresa atrasou e só passou as 8 e meia. Eu, um pouco nervosa, pedi para o cara do hostel ligar umas 4 vezes para a agencia. No fim, deu tudo certo!

A van saiu daqui as 8h30min e chegou a hidreletrica as 15h (sim, o motorista dirige loucamente e voce acha que vai morrer nas cordilheiras dos andes, mas a paisagem é linda e voce só vai morrer se for a sua hora, pensé nisso!). Assim como 90% das pessoas que la estavam, segui o fluxo e entrei na trilha para Aguas Calientes (depois de uns metros de trilho de trem, tem uma subidinha meio bizarra, mas pode ir, é normal, voce nao vai se perder e logo os trilhos reaparecem).

As 17h30min cheguei em Aguas Calientes (um pouco cansada, nao vou negar. Leve na mochila só o que for de extrema importancia, para nao pesar durante o caminho).

 

O Hostel era o Casa Machu Picchu (o ultimo da rua principal, mas bem próximo de tudo, como tudo em A.C.). Muito bom, camas otimas, limpo, seguro e com o melhor café da manha ate agora. Paguei $51,00 soles por 2 noites.

 

Tomei banho e fui para rua comer, quando descobri que é um pouco mais caro que Cusco. Consegui comer bem por $20 e $15 soles (sanduiches de padaria e pratos de comida sao o mesmo preco, entre 15 e 20 soles).

 

No dia seguinte, decidi nao ir a Machu Picchu as 5h da manha, como todos, porque, enfim, a viajem é minha, eu que sei! Sai do hostel as 7h e fui pela trilha a pé.

Sao cerca de 15 minutos andando até chegar na entrada do parque (os últimos 15 minutos alegres da sua vida), e depois mais 1h de escada até chegar na cidade inka ::hahaha::

 

Li relatos no fórum de pessoas dizendo que é super sussa. Mentira cabeluda! ::dãã2::ãã2::'>

 

Todas, TODAS, as pessoas que encontrei na trilha estavam sem ar, devagar e quase morrendo (como eu). Logico que voce vai conseguir, porque todos conseguem, mas se voce tem dores nas pernas, nos joelhos, problemas de saude em geral ou se for mega ultra master blaster sedentario, pense 2 vezes antes de resolver subir aquelas escadas (1,5km de escadas), ok?

 

Eu subi e desci e to aquí! Porém, nao consegui fazer a trilha pela hidreletrica de volta hoje (sao 11km, ne, gente?!). Por isso, tive que vir de trem, gastei mais e estou o dia todo em cusco de bobeira ::tchann:: hahahaha

 

Se nao tiver um físico tao zuado quando o meu, pode conseguir (muita gente consegue), mas optei por economizar minha vida porque ainda tenho 8 dias na Bolivia.

 

Sobre o trem, ontem a noite, quando conclui que tinha bolhas demais nos pés e que deveria me poupar para o resto da viagem, resolvi ir a estacao em Aguas Calientes e perguntar quanto custava.

Existem 2 empresas, Peru Rail e Inka Rail, a Inka Rail é mais barata e aparentemente menos buscada (sei lá porque), e quando fui comprar a mocinha do guiche, muito simpática, me avisou que eram US$58,00, mas que se eu comprasse hoje meia hora antes do trem sair, eu pagaría US$45,00. E foi o que eu fiz!

Entao fica a dica: se tiver em baixa temporada, va a estacao meia hora antes da partida e compre mais barato.

 

O trem vai de Aguas Calientes até Ollamtaytambo (outra cidade com sítio arqueológico), entao de lá é preciso pegar uma van ou onibus para Cusco. Eu peguei uma van a $10 soles que demorou 1h30min.

 

Sobre Machu Picchu, comprei a entrada pela internet, pois é o jeito mais fácil e barato de comprar (pelo site do governo peruano, unica e exclusivamente por ele, ok?). Custa $133 soles já com as taxas inclusas.

 

Comprei tambem em Cusco a passagem para Copacabana por $60 soles (nao lembro o nome da empresa, mas optei por cadeira normal, sem ser cama, porque li muitos relatos de gente pagando mais caro por cama e sendo enganado). O onibus sai as 22h e a previsao de chegada lá é para as 10h da manha.

 

Conclusao, escrevi loucamente e espero ajudar alguem que esteja procurando informacoes atualizadas!

 

O Peru é lindo, a cultura deles é maravilhosa, as pessoas sao, no geral, muito simpáticas, e a comida é muito boa! E como eu sou uma geógrafa boba, me apaixonei pelo litoral de lima (e seu eterno ceu branco), pelas cordilheiras e pela forma como ocupam e vivem em harmonia com a geografía local.

Desculpem os erros de portugués e espero que os valores e tudo mais sejam uteis ::love::

 

Depois da Bolivia volto e adiciono o resto!

 

Resumo dos custos básicos

Lima

Hostel - $42 soles

Taxi Aeroporto - $50 soles ida e $60 soles volta

Alimentacao - $15 soles por refeicao

 

Cusco

Hostel - $45 soles

Taxi Aeroporto - $40 soles

Alimentacao - $9 soles por refeicao

Passeios - $70 soles e $70 soles de boleto turistico

Transporte Hidreletrica - $60 soles

 

Aguas Calientes

Hostel - $51 soles

Entrada Machu Picchu - $133 soles

Alimentacao - $15 soles

Trem – US$45

Van ate Cusco - $10 soles

 

peru-bandeira.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala colega geógrafa!! Passei por aí em junho e hj to com mta saudade!! A gente gosta de viajar com esse olhar geográfico né?! E todo mundo, inclusive eu, temos histórias de tensão no pouso em Cusco, teu vôo pousou de boa? Curta a trip, Cusco é vida!! Tome mtas cusquenas tbm :;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Também vou sozinha para Cusco em novembro, mas começarei meu mochilão por Santiago > San pedro do Atacama > Salar de uyuni > La paz > Copacabana > Puno > Cusco, mas através dos relatos de vocês que estou conseguindo mais informações. Estou com muitas dúvidas ainda, se você puder passar seu e-mail ou seu contato gostaria de tirar algumas dúvidas em questão.

 

 

Se tiver alguém que vá para estas cidades em novembro, me add no whats pra conversarmos melhor 11 968253566.

 

bjoo galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ótimo relato!

Também estou indo sozinha, tenho 27 anos e estou partindo pra Lima dia 25/10 , vou ficar 10 dias... ainda não comprei passagem pra Cusco, seria arriscar muito deixar pra comprar em Lima?

Se vc puder me passar seu contato eu serei muito grata!

:D

 

vc tem ideia de qt é ideal de levar em reais? pretendo fazer essa viagem tb mas não tenho a menor noção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...