Ir para conteúdo

Artigo: dicas de como usar internet em aventuras na Europa


Posts Recomendados

  • Membros

Já fazia tempo que não contribuía aqui no fórum, por isso gostaria de compartilhar um artigo abaixo. Creio que seja artigo adequado para quem pretende fazer algum epa.

 

Muitos brasileiros viajam para a Europa. Boa parte já foram para o velho continente mais de uma vez, e tem outro grupo de pessoas que vão pela primeira vez, tanto para turismo, trabalho e estudo quanto para aventuras radicais em locais belos do continente.

 

De acordo com reportagem da Revista Época, a Alemanha abriu para 2015 mais oportunidade de bolsa de estudos para brasileiros, por isso a tendência é de aumento de viagens de estudantes para aquele país.

Entre muitas preocupações, como a língua, adaptações e clima, está como fazer para se comunicar com os familiares que ficam no Brasil, por exemplo, da forma mais barata possível. Alguns estudantes também se preocupam como utilizar a internet para viagens de curta duração na Europa.

 

Existem locais de difícil acesso, muito usados para acampamentos a aventuras radicais e nesses casos há uma forte preocupação com a comunicação.

 

Dicas de como usar internet na Europa

 

1. Contrate empresas especializadas em comunicação móvel temporária ou roaming internacional

No Brasil há algumas empresas que oferecem serviços de telefonia e internet exclusivas para quem viaja. Geralmente esse tipo de serviço contratado aqui no Brasil é mais barato do que utilizar planos nos países de destino.

É muito indicado para quem vai viajar para o exterior em poucas semanas.

 

2. Simcard no aeroporto

Essa opção é ideal para quem pretende ficar por mais de seis meses na Europa. Geralmente, aeroportos europeus possuem ao menos uma loja que vende o simcard. Para comprar, é necessário apenas apresentar o passaporte. Há planos de vários pacotes e custos variados mensais.

 

O grande problema desse recurso são as configurações, que às vezes não são baixadas automaticamente no aparelho, necessitando de configuração manual, e dependendo do seu conhecimento, as dificuldades podem ser enormes.

O importante é sempre se planejar para evitar que fique sem internet ou comunicação fácil em suas viagens.

 

3. Acesso a internet em locais remotos

Para as pessoas que vão acampar ou praticar esportes radicais em locais de difícil acesso, a comunicação pode ser um complicador. Celulares comuns com sistemas de redes convencionais via torre podem não funcionar.

 

Para esses casos, o recomendado é utilizar aparelhos de comunicação via satélite. Mas não é preciso comprar aparelhos ou contratar planos. Tanto no Brasil quanto na maioria dos países europeus, há empresas especializadas que oferecem locação de aparelhos ou canais de comunicação via satélite. A vantagem é não ter a necessidade de contratação de recursos mais caros para usar em pouco tempo.

 

Seja qual for a opção, essas dicas são importantes para quem pretende ter acesso a internet sem muitas complicações.

 

Sou jornalista Paulo Augusto Sebin, autor desse artigo. Já trabalhei em jornal impresso e emissoras de rádio. Trabalho com assessoria de imprensa para campanhas voluntárias populares. Atualmente faço parte da comunicação da empresa PressCell.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Ainda não viajei, mas acredito que possa ajudar em um ponto.

 

Vou passar 20 dias na Europa e como meu objetivo é gastar o mínimo do mínimo possível, vou com meu plano daqui mesmo (Oi) habilitado para roaming e ligações no exterior, mas sem a contratação de plano. Ou seja, apenas se eu utilizar os dados em roaming ou fazer/receber ligações, vou pagar algumas taxas.

Habilitei isso apenas em caso de emergência extrema, pois não pretendo fazer ligações ou atendê-las, muito menos usar meus dados lá.

E para me comunicar com o pessoal aqui no Brasil farei tudo por Wi Fi, mensagens, fotos, e ligações via Voip (WhatsApp e Skype).

 

E para tentar ter acesso ao Wi Fi quando precisar, baixei o app MandiC magic ( http://www.mandicmagic.com/), que localiza redes de Wi Fi, abertas ou não, mais próximas de você.

Pelo o que pesquisei o app funciona no mundo todo como uma rede colaborativa. Se alguém tem a senha de determinado estabelecimento, ela disponibiliza essa senha no app.

 

Já testei na minha cidade, em BH e SP, e minha prima está em Nova York e disse que funciona em 90% das vezes.

Então, é uma mão na roda para quem quiser economizar. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...