Ir para conteúdo

Cicloturismo: Dicas para viagens longas [Deixe a sua!]


Posts Recomendados

  • Membros

Eu comprei um Araraúna 18 lts. Ele é um pouco menos que os convencionais mais está me servindo bem. Uma dica que lhe dou é que mande fazer com um serralheiro seu próprio bagageiro. Eu fiz um de ferro, um pouco mais pesado, mas muito mais resistente. Aqui um link do projeto do bagageiro http://www.pedalarepreciso.com.br/2011/06/bagageiro-traseiro-para-bicicleta.html. Espero que tenha ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá senhores! Sou novo no site e pretendo fazer um mochilão em toda a América do Sul. Duas idéias iniciais: 1- Comprar uma bike e pedaar o máximo possível emtrechos e locais irados; 2- Vender a bike no Brasil pra pagar parte dos custos da Viagem. Alguém me indioca algum roteiro ou algum país por onde começar? De cima pra baixo? De baixo pra cima? Os lugares Vão depender da minha disponibilidade de tempo, porém já tenho parte do roteiro tabulado.... Aceito sugestões, principalmente de onde comprar bikes mais baratas...... Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

1- Não leve bagagem excessiva. Algumas pessoas levam roupas e acessórios suficientes para passarem 1 mês fora de casa, sem repetir roupa!

 

2- Nunca se esqueça de tomar as vacinas necessárias, especialmente contra tétano (3 doses).

 

3- Cuidado com o tráfego em estradas e rodovias. Amarras soltas na carroceria de um caminhão atuam como verdadeiros chicotes nas costas de ciclistas nos acostamentos.

 

4- Verifique o estado de conservação da bicicleta diariamente. Confira o aperto dos parafusos, especialmente do pedivela, freios, câmbios, selim, mesa e guidão.

 

5- Estojo de primeiros socorros contendo iodo, utilizado como antisséptico no pré-operatório em hospitais, bem como gaze e esparadrapo. Atenção para os alérgicos ao iodo, substituir por alcool absoluto.

 

6- Esqueça hotéis, a não ser que esteja viajando sozinho ou tenha medo de corujas piando a noite. :lol: Adquira uma barraca do tipo rede, monte ela em cima de uma árvore e faça turnos de vigia e revezamento com seu(s) parceiro(s) de viajem a cada 3 horas.

 

7- Procure postos da Polícia Rodoviária (federal e estadual) para descansar a noite. A bicicleta é um veículo regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro, sendo assim a polícia rodoviária não pode impedir que o ciclista descanse em suas instalações até prosseguir viajem.

 

8- Evite comer muitas guloseimas pelo caminho. Quem estiver a fim de comer que faça um tour gastronômico, comida em excesso e pedal não combinam!

 

9- Respeite seus limites físicos, não tenha vergonha de empurrar a bicicleta numa subida, lembre-se de que cicloturismo não combina com obrigação de cumprir horário de chegada.

 

10 - Faça um check-up médico antes de pegar a estrada. Isto vale para todos, especialmente para aqueles com mais de 30 anos. Um teste ergométrico na esteira (protocolo de Bruce), exames de vista e sanguíneo completo (hemograma, glicose, triglicerides, TGO, colesterol, etc) são essenciais para se evitar surpresas desagradáveis e garantir maior tranquilidade na viajem.

 

Evitar bebidas alcóolicas antes de sair para o pedal, evitar comidas gordurosas e muito condimentadas, manter uma diurese elevada através de correta hidratação e no mais será só alegria e diversão.

 

Bom pedal para todos!

 

::carai::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

E quanto ao tipo de pneu que devo usar...

Voces tem alguma dica? ::sos::

Não só para uso diário, mas para viagens baixa/média distância...

 

O "mais cravado" é pra andar na terra, certo?

O "mais liso" para asfalto e pisos mais regulares...

 

E aquele tipo "misto", ja viram? Com as bordas cravadas e a região central do pneu lisa...

Qual a utilidade deste pneu? hehe

 

No momento, estou usando um cravado.. e pedalo só na cidade.. casa->trabalho->faculdade->casa

mas estou pensando em mudar para o liso, ou para o misto..

pois parece que a bicicleta vai pesandooo com o pneu cravado no asfalto....

 

Abraços ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • Membros

Cicloturismo: nada mais do que viajar de bicicleta longas distâncias, ou ainda turismo de bicicleta.

 

Condicionamento/Preparação Física: costumo pedalar 4 vezes por semana indo ao trabalho nos dias de tempo bom, fins de semana, ciclovias,

ciclorrotas, ciclofaixas de lazer no domingo, em grupo no encontro de pedal com os amigos, passeios ciclísticos... possuo uma variação

muito grande para utilizar a bicicleta na rotina do dia-a-dia e acredito que essa constância de pedalar é um treinamento muito natural. Porém

há também quem prefira uma rotina pré-determinada como "rolos de treinamento", "bicicletas ergométricas" o que não é meu caso...

realmente meu treinamento e condicionamento está associado à utilizar a bicicleta durante a semana para as atividades (+ de 10km em média/diária)

e sentir menos cansaço ao utilizar para viagens longas de cicloturismo (+ de 50km em média/diária).

 

Alimentação: há amigos que levam todo equipamento de cozinha na viagem (fogareiro, caneca, talheres, comida para preparo, miojo...) enfim uma série

de itens que consiste em ter mais volume e peso junto à bagagem da bicicleta. Eu prefiro sinceramente comprar comida pronta (lanchonetes, restaurantes,

truck foods, comida de rua, feiras livres...) o máximo que levo na bagagem em termos de alimentação são enlatados, frutas, industrializados pequenos de

consumo imediato quando abertos... os demais alimentos que complementam uma alimentação saudável: massas, peixes, carnes, frutas, legumes, verduras,

fibras... enfim opto normalmente por comprar no comércio pronto para consumo.

 

Bicicleta/Equipamento: utilizo bicicleta dobrável pois facilita integrar outros modais (trem, ônibus, barco...) quando necessário, o desempenho não é

muito diferente de outras bicicletas, pois numa viagem longa costumo fazer uma média horária de 15 à 20 km por hora quando trajeto é plano...

um aproveitamento suficiente para mim pois trata-se de viajar de bicicleta, não é uma competição... correr não é importante, e sim a regularidade!

É importante ter uma bicicleta leve, se possível com mecânica de fácil manutenção e marchas ajudam roteiros com muitas subidas!

Utilizo uma Bicicleta + Alforges + Mochila + Barraca de Camping (90kg do ciclista + 12kg da bicicleta + 15kg de bagagem + 3kg da barraca)

 

100_4433.JPG

 

100_3805.JPG

 

Equipamento/Manutenção Básica: é importante levar somente o necessário nas viagens, pois quem já viajou de bicicleta em cicloturismo sabe que a

tendência é desapegar de tudo o que não é utilizado durante a viagem!

Quanto ao equipamento de manutenção costumo carregar o que está na foto: algumas ferramentas, kit reparo (tem um monte de marcas boas tais

como Western, Vipal, Roswheel...), câmara sobressalente, bomba de ar...

 

Foto2572.jpg

 

É interessante o ciclista viajante ter uma noção de reparo básico de bicicletas para não ficar sozinho com problemas sem socorro, pois os melhores

lugares e mais bonitos normalmente não tem bicicletarias próximas!!!!

Fiz um link sobre manutenção básica (reparo de pneu furado, regular freios, regular marchas, consertar corrente quebrada...)

 

02_livro_joaozinho_indice.jpg

 

http://joaozinhomenininho.blogspot.com.br/2014/11/mecanica-basica-bicicletas-dobraveis.html

 

 

Roupas/Vestimenta: somente levo um par de calçado e um par de chinelos, muitas camisetas, 2 bermudas, roupas íntimas, produtos cosméticos e de

higiene pessoal... quando viajo de bicicleta, principalmente cicloturismo eu gosto muito de lugares quentes, sol e praia... raramente escolho roteiro

chuvosos e difíceis.. se acontece esse imprevisto, também levo capa de chuva plástica dobrável e agasalho esportivo leve... costumo usar muito

aquele calçado marca "crocks" pois com ele eu posso tanto pedalar, caminhar e entrar na água do rio, lago, praia... pois ele é facilmente lavável...

 

Roteiros: há muitos caminhos e roteiros famosos dentro e fora do Brasil mapeados, fora o grande material disponível pela internet com relatos de viagens.

 

Principais Roteiros de Cicloturismo:

 

*Acolhida na Colônia

*Caminho do Sal

*Caminho do Sol

*Caminho da Fé

*Caminho do Imperador

*Caminho da Luz

*Circuito Vale Europeu

*Circuito das Araucária

*Circuito Taypa de Pilão

*Costa Verde e Mar

*Estrada dos Romeiros

*Estrada Real

*Passo dos Jesuítas Anchieta

*Rota Márcia Prado

*Roteiro dos Bandeirantes

*Roteiros Internacionais são vários também... (Carretara Austral, Estrada da Morte, Eurovelo, Caminho da Seda...)

 

... desculpe caso esqueci algo, mas é muita coisa mesmo!!!

 

Cicloabraços :D

Joãozinho :D

Santo André-SP :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

OLá, a melhor dica já foi dada pelo Bruno Miranda, logo acima, não há regras absolutas. Cada um vai se adaptando ao seu jeito.

Em viagens curtas, não levo alforges traseiros, e sim uma mochila, dessas de colégio mesmo, na garupa ou nas costas, se estiver leve,(sei de gente que viajou pela cordilheira andina com mochila nas costas e não teve problemas...) pra deixar a bike mais ágil. Eu quase sempre acampo ou durmo em rede de nylon(ocupa pouco espaço). Dependendo do trajeto, as vezes durmo em pousada tambem. Mas nunca acordei dolorido por dormir em barraca ou rede, acostumado....

MInha bike é simples, nada complicado, assim eu sei consertar quase tudo, se não sei, tem sempre alguém num povoado que sabe....

Outro dia, encontrei um alemão viajando pelo litoral do nordeste. Comprou uma caloi por 450 nas casas Bahia, uma mochila de colégio em camelô, um bagageiro e partiu. De salvador a fortaleza. Perguntei: E nao tem garrafa d água? não, só levo essas garrafas de 2 litros presas na garupa, ja estou acostumado a beber agua quente. E o capacete? não uso, é tranquilo, soh viajo pela praia e estradas de terra? E esse câmbio presta? É muito ruim, ja levei em oficinas, nao tem jeito, mas da pra seguir com ele. E se chover? o que é que tem a chuva????kkk. Ele levava só um plastico de bolha pra cobrir a mochila. E por aí vai..... muito simples e eficiente!!! Então é isso, cada um no seu estilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unpinned this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...