Ir para conteúdo

Mochilão América do Sul ou América Central, qual o destino mais barato no dia a dia?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, sou nova aqui, se eu estiver fazendo algo errado me avisem heh

 

Estou reformulando a pergunta para facilitar :D

 

Mochilão América do Sul ou América Central, qual o destino mais barato no dia a dia?

 

Opção1: Bolivia - Peru - Equador- Colombia-Venezuela

 

Opção2: Panamá-Costa Rica-Nicarágua-El Salvador-Guatemala- México

 

Opiniões por favor, vou ficar mega feliz ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Ruti,

 

Eu tinha visto o seu post original, mas não tive tempo de comentar. Aí ontem à noite eu até escrevi um texto imenso, mas fiquei sem net e depois acabei pensando melhor e deixando ele de molho.

 

Acredito que, de um modo geral, um mochilão pela América do Sul seja mais barato.

 

É meio difícil opinar em um roteiro deste tamanho e duração, sobre qual lugar é melhor ou pior, barato ou caro etc, porque são quase incontáveis os fatores a serem relevados e geralmente é muito subjetiva a escolha.

 

Faltou um pouco você dar mais detalhes sobre a sua trip. Objetivos, preferências, se você pretende trabalhar e, se sim, com o quê, quais são as suas prioridades, etc. Se você detalhar um pouco mais os seus planos, será mais fácil pra galera opinar ;].

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Allan, que legal, você havia lido? Achei que tinha deixado a pergunta muito extensa para o pessoal heh

 

Realmente, você está certo.

 

Estou guardando dinheiro já há mais de um ano para esse mochilão, mas a verdade é que vai ter que ser do estilo barato mesmo heh Eu pretendo utilizar o máximo possível de couchsurfing, carona e ônibus, também sou bem "pão dura" pra comida, não costumo pagar muito caro não..Pretendo sim se possível fazer uns freelas durante a viagem, através de plataformas como WWOOF.

 

Ah verdade é que a vontade é talvez até incluir os dois roteiros, mas não sei se pelo meu estilo de viagem que é curtir o lugar e conhecer as pessoas, o tempo se encaixaria, outra questão é meu dinheiro que não sei se daria. Talvez não pegue bem comentar aqui, mas não terei mais que 20.

 

Ah, você é de Beltrão? Que legal hem, sou de Cascavel, nem é tão longe heh.

 

Até mais, obrigada pelas palavras, o que puder contribuir já fico muito agradecida. Se tiver o texto ainda, manda aí ahahah

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quanto ao seu itinerário... você tinha colocado La Paz e Huaraz, por exemplo, mas você vai passar um tempo em Cusco, certo?

O post original foi meio pontual com alguns lugares e cidades, então, sem muito rodeio, já adianto que eu não faria um mochilão de um ano apenas pela América Central. Mas vamos lá, vou passar as minhas impressões bem pessoais.

 

Como você mesma já tinha falado, Panamá e Costa rica são países caros. A Costa Rica especialmente é assustadora, rs. Mesmo a Nicarágua não é lá aquelas coisas que outrora já foi de econômica. San Juan del Sur, por exemplo, é bem carinha. Falando de San Juan, a propósito, trata-se de uma cidade bem bacana, mas bem pequena, sendo que, fora da temporada, não tem muito movimento. Ela está para os Nicaraguenses como Balneário Camboriú está para a galera do Sul do Brasil (por isso também é meio salgada) kkkkk. Corn Islands, apesar de eu não ter ido, dizem que também é caro. León, fora o Vulcano Boarding, praticamente não há o que fazer. A cidade é feia, suja e perigosa. Manágua então nem se fala. Obs: Só frisei León e San Juan del Sur porque você especificou elas, rs. Daí “pra cima” não posso opinar porque não conheço.

 

Eu digo tudo isso porque, a não ser que você tenha um plano muito específico na Nicarágua, e levando em consideração que Panamá e Costa Rica são países caros, acho difícil adaptar a logística pra passar tanto tempo nestes países.

 

Outra impressão que tive é que nestes países da América Central o “turismo mochileiro” é muito incipiente se comparado ao que se vê na América Andina. Na Costa Rica principalmente. Ela respira turismo, há muitos hotéis de luxo, o turismo é profissionalíssimo, tudo lindo, mas pouco backpacker (infelizmente não tive tempo pra conhecer a costa do Pacífico costariquenho, passei por ela meio no tirão :/, mas um dia eu volto). O povo de lá também reclama muito que o custo de vida é bem alto.

 

Mesmo no Panamá são poucos os hostels em que se vê gringo trabalhando em troca de pouso e rango, a maioria dos funcionários é um local contratado, uniformizado etc, rs. Se você quiser trampar pra sustentar a sua viagem, creio que vai ser mais difícil na Am. Central. Cancun então nem se fala. Na Nicarágua talvez seja mais fácil arrumar o trampo, mas o país é muito pobre, o que dificulta muito. Pode ser que eu esteja bem enganado, até porque eu fiz um mochilão meio rápido e nem cogitei a hipótese de trabalhar e tal. Não significa que seja muito fácil trampar na América do Sul, mas esta é mais barata em praticamente todos os aspectos.

 

Quanto à imersão na cultura de cada lugar, nestes três países iniciais da Am. Central eu me decepcionei um pouco com a americanização dos costumes, músicas etc. Na CR eles até misturam inglês no meio das palavras e falam “Costa RHRHRIca” com o érre capira/tio sam ::lol4:: . É lógico que esse tipo de coisa não diminui a riqueza cultural de qualquer país, mas eu os achei muito parecidos com o próprio Brasil. Não tenho dúvidas que o choque cultural que a América Andina proporciona é exponencialmente maior, principalmente na Bolívia.

 

Fica até parecendo que detestei a Am. Central. Não se trata disso, muito pelo contrário, cada lugar lá é fantástico, mas não vislumbro como passar um ano rodando praquelas bandas, ainda mais com orçamento apertado.

Como eu alertei no início, são impressões bem pessoais hahaahha. Creio que se você não pretende se estabelecer muito tempo em alguns lugares específicos, vai ter muito mais coisa pra ver e andar na América do Sul, com mais grana a sobrar ::hãã2::

.

De toda forma, um ano é tempo pra caramba. Acho que dá pra rodar legal pela América do Sul e reservar um tempinho pra Central também, sem que isso implique em um aumento muito grande de gastos e mudança no estilo da viagem. Você poderia deixar uma janela sem comprometer o seu segundo semestre e, conforme o caminhar da trip, analisar se vale a pena ou não.

 

Uma opção para não encarecer os seus planos, caso eles mudem muito no meio do caminho, seria investir pesado em um programa de milhagem pra mais ou menos poder voltar de onde e quando quiser sem ter surpresas desagradáveis com mudanças de tarifas e com passagens compradas sem a antecedência adequada. Inclusive tem muita gente que usa isso nas RTW. Não tenho certeza se está valendo a pena hoje em dia fazer isso, mas vale a pena pesquisar.

 

Seria mais ou menos isso... pode ir falando aí se tiver alguma dúvida. Isso se não ficou ainda mais confusa ::putz::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nooossa, muito bom poder contar com sua impressões Allan, gostei bastante mesmo!!

 

Acredito que vou fazer como você citou mesmo, iniciar pela América do Sul e deixar o segundo semestre da trip para decidir no decorrer da viagem, mas é ótimo ter algumas opiniões de quem já visitou o local.

 

Muita obrigadaaa, não fiquei mais confusa não, ajudou muito hah

 

Obs: Cusco ainda é uma incógnita, acredita? Não gosto de lugares excessivamente turísticos e me parece um pouco caro, mas ainda acho que vou acabar incluindo, afinal é Machu Picchu né hah

 

Vlww, até mais! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...